.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 18 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 222
A história apenas começou

O jogo foi bem ruinzinho, mas o São Paulo foi empurrado por 50.403 torcedores, fez valer o apoio deles com muita disposição, contou com o que Paul McCartney chamaria em 1978 de um pouquinho de sorte e venceu o Atlético Mineiro com 2 tentos a nada, quebrando a invencibilidade do Galo e assegurando sua presença nas oitavas da Libertadores. Este confronto já é confirmado pois não há mais nem como os mineiros deixarem de ter a melhor campanha entre os 16 e nem como os paulistas deixarem de ter a pior campanha. Mais duas jornadas entre eles vem aí. Favorecido o Tricolor foi pelo próprio Atlético, pois o Arsenal venceu pelos mesmos 2 x 0 ao The Strongest, mas caiu no saldo de gols - e para isso colaboraram os dois 5 x 2 atleticanos sobre o time argentino.

Acho cedo para dizer que "o campeão voltou" e que "o Galo desmoronou", como já vi alguns dizerem. Ontem foi uma circunstância diferente. Embora jogando pouco em termos técnicos, o São Paulo mostrou muita vontade pois precisava fazer sua parte e torcer pela combinação necessária. Foi, mal comparando, que nem o Palmeiras com o Libertad: desacreditado, conseguiu o que objetivava. Já o Atlético atuou descansado pois para ele de nada valia essa partida. Quando chegarem as oitavas, a história deverá ser diferente em termos de empenho, já não sei quanto ao classificado pois mata-ou-morre permite tudo. O time mineiro ainda é melhor, mas lógico que os paulistas têm uma das camisas mais fortes na Libertadores - e é aquilo: deixou chegar, agora aguenta.

O que importa é que a história apenas começou. Ontem foi o começo. Faltam ainda o meio e, para um deles, o fim. Que sejam dois belos jogos - mas dois belos jogos m-e-s-m-o, pois esse de ontem só valeu pela tensão. E no fim das contas, meu palpite realista foi afundado gloriosamente. Ainda bem que o otimista prevaleceu.

Também nesta quarta-feira, o Grupo 1 acabou com as derrotas dos classificados Nacional e Boca Juniors para Barcelona e Toluca. A derrota dos argentinos pros mexicanos foi numa peleja bem elétrica, 3 x 2 no fim.

Esta quinta-feira terá o encerramento da fase de grupos. O 2 apresentará Sporting Cristal x Palmeiras e Libertad x Tigre. Vale para definir a posição do Verdão, que tem 9 pontos, e para sabermos o outro classificado da chave. O confronto direto entre paraguaios, com 8, e argentinos, com 6, apontará isso. Avançará o Libertad, acho. Já o Grupo 8 tem Fluminense x Caracas e Huachipato x Grêmio. Cariocas com 8 pontos, gaúchos e chilenos com 7 e venezuelanos com 6. Pode dar de tudo, mas acho que o Flu ganha e o Grêmio empata, ambos se classificando.

Os destaques da Copa do Brasil

O único jogo de ida teve Sobradinho e Botafogo "oxando". Melhor pro time do DF, pois qualquer empate com gol lhe será favorável no Rio, restando ao Glorioso vencer, ganhar ou triunfar. Mas isso fica pra semana que vem.

Enquanto isso, com 3.614 fãs (2.578 pagantes) em Volta Redonda, Hernane foi o primeiro trincador do Flamengo desde Thiago Neves há 87 partidas, nos 5 x 1 sobre o Cruzeiro, pelo Brasileiro de 2011. Remo eliminado e vem aí o Campinense, que superou uma enlouquecedora disputa de pênaltis com o Sampaio Corrêa. Vitória por 1 x 0 de cada visitante e Pantera brilhou ao defender três cobranças e levar o campeão da Copa do Nordeste à próxima fase. E não, o nome dele não é Donizete e sim Eliel. Mas dá no mesmo, é tudo Botafogo de igual maneira.

477 resistentes assistiram o "oxo" que levou o América Mineiro à segunda fase, pois tinha feito 3 x 2 no Gurupi em Tocantins. O Veranópolis, que tinha feito 1 x 0 em casa, levou 2 x 0 do Santo André, que continua em ação. Com 3.212 torcedores na Ilha do Retiro, o Sport dobrou sobre o Vitória da Conquista, a quem já tinha batido na Bahia. Outro pernambucano classificado foi o Salgueiro, que empatou com o Boa Esporte após derrotá-lo em casa. Criciúma também segue em frente, após 8.141 pessoas assistirem o 3 a nada sobre o Noroeste. Outro paulista eliminado foi o São Caetano, que venceu nos 90 ao Arapongas, que levou a melhor nos pênaltis.

Com 649 pessoas na plateia, o Barueri levou de 3 do Cianorte, que já tinha se dado bem no Paraná. De lá saiu outro classificado: o Atlético, com 6.172 torcedores (5.458 pagantes) assistindo no EcoEstádio mais uma vitória sobre o Brasil de Pelotas. Com um casal recém-matrimoniado entre os 8.732 espectadores na Vila Belmiro, o Santos penou demais, mas contou com um golaço do meio da rua de Galhardo para superar o Flamengo do Piauí. Para alegria de Carlos Villagrán, Neymar também deixou o seu. Com 8.668 torcedores, o Joinville fez só um gol, mas como o Aracruz não fez nenhum, melhor se viu e prosseguido no torneio está.

O Betim (ex-Ipatinga) ganhou mais uma vez do Bangu e foi um mineiro classificado, diferentemente do Tupi, que não sustentou a vantagem da ida e levou 3 a nada do Luverdense, que é Mato Grosso na segunda fase. E outras duas disputas de pênaltis definiram mais histórias. Numa delas, com 372 heróis no Major Levy Sobrinho, não é que o Guarani conseguiu aos 48 minutos do segundo tempo o gol necessário? Só que o Confiança atropelou nas penalidades máximas e avançou, assim como o Fortaleza, que passou pelo Luziânia (goiano geograficamente falando, mas brasiliense futebolisticamente falando). Isso que o goleiro do time do Centro-Oeste, com um dos mais sensacionais nomes do futebol brasileiro, chegou a pegar dois chutes. Seu apelido: Sucuri.

Três jogos encerram hoje a semana da CB. Um deles é de ida: Sousa x Coritiba. Enfim o Coxa vai a campo contra o representante da Paraíba, que era para ser o CSP, mas mudou pro Sousa depois da papagaiada da Federação Paraibana com sua copa estadual. Outros dois são de volta. O Caxias precisa da contagem mínima para superar o Resende, que tem o empate a seu favor. Já o Náutico tem que marcar duas vezes sem ser vazado para continuar. Um gol que o CRAC anote e só será excluído se tomar 4. É isso: os goianos jogam por um gol.

Como será a segunda fase?

A ordem está assim (de dois a dois, temos um encontro da terceira fase) - e na segunda, ainda vale a regra do visitante do primeiro jogo dispensar a realização do segundo se fizer dois ou mais gols de diferença:

Flamengo x Campinense
Ceará x ASA ou Santa Cruz (RN)
Internacional x Santa Cruz (PE)
Avaí ou Volta Redonda x América Mineiro
Goiás x Santo André
Sport x ABC
Vitória x Salgueiro
Paraná ou São Bernardo x Criciúma
Coritiba ou Sousa x Nacional (AM)
Ponte Preta x Bragantino
Botafogo ou Sobradinho x CRB ou Fast
Figueirense x Arapongas
Cruzeiro x Caxias ou Resende
Atlético Goianiense x Cianorte
Atlético Paranaense x América de Natal ou Ji-Paraná
Naviraiense x Paysandu
Santos x Joinville
Náutico ou CRAC x Betim
Bahia x Luverdense
Confiança x Fortaleza

Duas dos Estaduais

Enquanto o Cearense terá hoje o Ceará recebendo o Guarani, o Potiguar foi movimentado ontem na 4ª de 7 rodadas do segundo turno, com o ABC dobrando ante o Corintians e, com 1.336 torcedores em Goianinha, o América dando de 4 no Potiguar. São 10 pontos pro América, contra 9 do Potiguar e 7 de ASSU e ABC.

Futebol da base

Segunda de cinco rodadas da fase final do Sul-Americano Sub-17 e o Brasil só empatou com a Venezuela, ambos tendo 4 pontos a exemplo da anfitriã Argentina - próxima adversária dos brasileiros, às 7 da noite do próximo domingo. O Paraguai tem 3 pontos, o Uruguai apenas um e o Peru continua zeradinho.

"Pelas Zoropa"

No Campeonato Inglês, o Manchester United foi aos 81 pontos em 33 jogos ao empatar fora de casa com o Presunto do Oeste (lá pra eles conhecido por West Ham), enquanto o Manchester City subiu aos 68 em 32 com a vitória pelo marcador mínimo sobre o Wigan. Já o santista Galhardo foi antecipado por David Luiz em arremate portentoso do meio da avenida na primeira de três faturas do visitante Chelsea diante do Fulham.

Na Copa da Alemanha, o sonho da Tríplice Coroa do Bayern de Munique teve confirmado alguém que tentará derrubá-lo: o Stuttgart, que passou pelo Freiburg e estará na decisão de 31 de maio - portanto, seis dias após a final da Liga dos Campeões da UEFA, se nela estiverem os bávaros.

Fora do torneio europeu está o Paris Saint Germain, que também foi excluído da Copa da França ao ser eliminado nos pênaltis pelo Évian, com direito a chutes perdidos por Ibrahimovic (bah!) e Thiago Silva (bah!!!).

Enquanto isso, a final da Copa da Itália será da capital. A Lazio já estava nela por derrubar a Juventus. Ontem, a Roma se qualificou ao triunfar de virada sobre a Internazionale. A decisão acontece em 26 de maio.

Por fim, o Benfica soube que decidirá a Taça de Portugal com o Vitória de Guimarães, que bateu o Belenenses.

Curtinhas

*Um dos maiores ídolos da história do Grêmio completa 40 anos nesta quinta-feira. Danrlei, marcante para todo e qualquer tricolor gaúcho, é para muitos o maior goleiro da história do clube, maior até mesmo que o mítico Lara, citado no hino composto por Lupicínio Rodrigues. Hoje deputado federal pelo PSD, ele venceu a Libertadores de 1995, o Brasileiro e a Recopa Sul-Americana de 1996, a Copa Sul de 1999, as Copas do Brasil de 1994, 1997 e 2001, além dos Campeonatos Gaúchos de 1993, 1995, 1996, 1999 e 2001. Nunca mais alguém o igualou.

*Campeonato Carioca paralisado? Pior que não descartam isso. O TJD/RJ concedeu ontem uma liminar que impede a homologação do resultado de Flamengo 1 x 1 Duque de Caxias. Tudo isso porque o Mengão reclama daquele gol anulado por - vamos e convenhamos - nítida interferência externa. Se demorar um pouco mais para o inquérito ser concluído, a própria semifinal da Taça Rio pode atrasar, pois seria necessário primeiro redisputar Mengão x Duque para o grupo no qual garantidos estão Fluminense e Resende poder acabar mesmo.

*Com 1,8 mil lugares liberados, o Guarani conseguiu junto à Federação Paulista a liberação do Brinco de Ouro e é nele que encerrará sua presença na Série A1 deste ano, contra o União Barbarense, naquele que promete ser um dos jogos mais melancolicamente tristíssimos dos últimos anos, rebaixados já estão os dois oponentes.

*Definidas as datas da final da Copa Feminina do Brasil, entre o paulista São José e o pernambucano Vitória: dia 27 deste mês, em Vitória de Santo Antão, e dia 4 de maio, em São José dos Campos. Horários a confirmar - e, espero, algum televisionamento também, para não ficarmos dependentes somente das rádios locais.

*Confirmados os play-offs da NBA (o time citado primeiro fará quatro jogos em casa, incluindo o primeiro e, se necessário, o sétimo): Miami Heat x Milwaukee Bucks, New York Knicks x Boston Celtics, Indiana Pacers x Atlanta Hawks, Brooklyn Nets x Chicago Bulls, Oklahoma City Thunder x Houston Rockets, San Antonio Spurs x Los Angeles Lakers, Denver Nuggets x Golden State Warriors e Los Angeles Clippers x Memphis Grizzlies.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um dos clássicos do jornalismo do rádio brasileiro completa nesta quinta-feira 35 anos no ar: o "Jornal Gente", da Bandeirantes de São Paulo. O surgimento foi às pressas, como relatei na coluna de anteontem, por ocasião da morte de Vicente Leporace, o "Trabuco". José Paulo de Andrade e Salomão Ésper tiveram como parceiro mais constante Joelmir Beting, em duas passagens (uma até a saída para a Globo, em 1985, e outra de 2004 até seu falecimento, no ano passado). Também foi debatedor do "Gente" José Nello Marques, hoje na Tupi paulistana. Teve uma fase também com Fernando Vieira de Mello Filho e Maria Lydia. Atualmente, Zé Paulo e Salomão tem um trio completado por Rafael Colombo, o que causa um interessante choque de gerações.

*Algumas emissoras da Rede Bandsat também têm versões locais do "Jornal Gente". A de Campinas é feita por Rodrigo Neves, Zezé de Lima e José Arnaldo, este da programação de esportes. Já a daqui de Porto Alegre ruma para 18 anos no ar, tendo apresentadores como o falecido Bira Valdez, Denian Couto (hoje na Rede Massa - SBT Paraná) e Felipe Vieira (hoje na Rádio Guaíba), atualmente sendo comandado por Oziris Marins. Os debatedores já tiveram Políbio Braga, Hélio Gama e Renato Martins, atualmente sendo Fernando Albrecht e Affonso Ritter - este último o único que faz o "Gente" gaúcho, carro-chefe da Bandeirantes daqui, desde a estreia.

*Falei no Felipe Vieira, que atualmente apresenta o matinal "Guaíba Cidades". Pois hoje, a TV Urbana (a que retransmite o Esporte Interativo aqui em Porto Alegre e mostra programas independentes de variados gêneros) estreará às 8 e meia da noite o "Histórias de Risco". Nada a ver com situações de perigo assim, pois jornalismo participativo é a proposta. O título faz um trocadilho com sua apresentadora: Ieda Risco, que é a companheira do Felipe Vieira nas manhãs da Guaíba e faz aí sua estreia na televisão. Gosto muito desta moça, desde que a escutei pelas primeiras vezes como repórter da Rádio Bandeirantes, e espero que faça sucesso na telinha.

*Leio no Flávio Ricco que a TV Cidade, afiliada da Rede Record em Fortaleza, tem atingido o segundão até com certa folga. O policialesco regional "Cidade 190" tem chegado ao primeiro lugar - e vai ao ar de manhã, imagine.

*Os recentes descuidos técnicos no jornalismo da Globo vão me fazer pensar que tem alguém querendo derrubar alguém ou algo muito delirante assim, hahaha... E é tudo nas costas do William Bonner! Primeiro, a escalada do "Jornal Nacional" que trancou no meio da gravação; depois, o distintivo do Arsenal de Londres substituindo o do homônimo argentino na matéria dos 5 x 2 do Atlético; e ontem, como veem aqui (postado por douglasoliveirajuri), o homem entraria no ar no fim da tarde para um boletim sobre as explosões na Maratona de Boston, mas... mas... mas... nada! 30 segundos dele no ar sem saber que estava no ar. O boletim mesmo só entrou no intervalo seguinte, aí com a Patrícia Poeta. Vou dizer o quê pra dona Fátima lá em casa? Eh, eh...

*Mudando completamente de assunto: completa 60 anos hoje Rick Moranis, ator muito conhecido de comédias das décadas de 80 e 90, como "Os Caça-Fantasmas", "A Pequena Loja dos Horrores", "Querida, Encolhi as Crianças" (e suas sequências) e "Pequeno Grande Time", além do Barney em "Os Flintstones - O Filme".

*Também hoje, chega aos 50 anos o ator Eric McCormack, que entre 1998 e 2006 formou com Debra Messing a dupla central do divertido seriado "Will e Grace", com 194 episódios.

*E sabem quem comemora 40 anos nesta quinta-feira? Adriane Galisteu, que surgiu para todos como a última namorada do Ayrton Senna, daí fez alguns trabalhos de modelo e, na "bola de neve" que se formou, parou no meio artístico, tendo algumas incursões como atriz, mas se estabelecendo mesmo como apresentadora, o que faz desde 1995, quando estreou na CNT, com o "Ponto G". Em 1998, ela conduziu o "Quiz MTV". No ano seguinte, foi a primeira apresentadora do "Superpop", na estreada RedeTV!. Entre 2000 e 2003, apresentou o "É Show" na Record. De 2004 a 2008, trabalhou no SBT, tanto no programa "Charme" quanto no "Fora do Ar" (com Hebe Camargo, Jorge Kajuru e Cacá Rosset). Em 2009, foi pra Band. Nela fez "Toda Sexta", "Projeto Fashion" e "Muito +", além de concursos de miss. Agora, ela está para sair e dizem que pode voltar pro SBT. Será?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carla Bigatto

Carla Bigatto, repórter da BandNews FM em São Paulo. A imagem está em preto e branco, mas ela sempre informa a cores.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Isso que pode ocorrer com times como Ponte Preta e Criciúma em relação à Copa do Brasil e à Sul-Americana foi uma bola que cantei a bola assim que vi o regulamento, em meados do ano passado. Só agora o pessoal está despertando para isso. *** Podemos - e devemos - copiar tudo do futebol inglês, menos o ridículo calendário. Tem sábado em que o Manchester United está jogando a Copa da Inglaterra enquanto, no mesmo dia, o Manchester City tá jogando a Premier League." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Mais uma vez ficou clara a falta de um outro grande atacante no São Paulo. Eu, se fosse da diretoria, contrataria alguém de qualidade antes do jogo das oitavas! (risos) De todo modo, com a entrega dos jogadores em campo, o time fez uma ótima partida em termos de marcação e vontade, sempre tendo o controle do jogo, com Rogério - pela frieza na hora do pênalti -, Carleto, Wellington e Ganso sendo os destaques. Pela força moral que ganhou ontem, o São Paulo tem condições de reverter o favoritismo que muitos da mídia estão dando ao Atlético. Alguns chegaram a dizer que a classificação seria um milagre. No dia em que precisar ganhar um jogo no Morumbi por 1 x 0 for um milagre, eu paro de torcer para o Tricolor. Mas alguns infelizmente sempre comentam apenas analisando os resultados, o que é uma pena. *** O Nacional de Nova Serrana, nesse Campeonato Mineiro, na verdade tem sido de Patos de Minas. Como a prefeitura da terra do calçado não apoiou mais o grupo que cuida do time, ele se mudou para jogar na terra do Mamoré e da URT. *** O São Paulo já conseguiu ser eliminado da Copa do Brasil de 1996 por ter escalado de forma irregular o volante Lima, que veio do Nacional do Amazonas e depois fez até algum sucesso na Roma. Ele tinha contrato no time amazonense e não o tinha rescindido antes de ter assinado novo vínculo. Se CSA e Rio Branco conseguirem provar suas razões, Cruzeiro e Inter podem sim ser eliminados se não valer sua maior força política. *** Inacreditável quererem colocar abaixo um parque aquático que poderia ser útil à população do RJ apenas para termos mais e mais obras para eventos de curta duração. Que o Ministério Público fique em cima dessa situação ridícula. *** Sem querer ser moralista, mas essa exploração dos anões nesses programelhos da Record já passou de todos os limites. Sempre os colocam de forma jocosa, bizarra e degradante. *** Você falou qual novela será refilmada pela Globo em 2013 e em 2015. E em 2014, qual será a escolhida?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Boa pergunta... que confesso não saber responder.

"Ater-se ao que parece óbvio pode por vezes nos livrar de bancar o 'profeta a posteriori', mas escurece nossa vista no que tange ao imponderável do futebol. Eu, você e tantos mais tostamos a língua ao dizer que o São Paulo não iria passar. Passou, e não tenho mais dúvidas de que um indissociável caso de amor une a Libertadores ao São Paulo e a sua torcida. Atleticanos - eu entre eles em 10% - devem colocar as barbas de molho, pois inevitavelmente me recordo do Flamengo em 2010: deixou chegar? Agora é que eu quero ver. *** Hernane pode ser ruim de bola, trombador, brocador e os tomates, mas vou crendo cada vez mais que ele tem a sorte dos predestinados." (Clayton Moreira)

"Vasco e Criciúma tem que reforçar seus elencos para não brigarem para cair no Campeonato Brasileiro. O Vasco ganha dinheiro e alguns jogadores na negociação do Dedé, mas precisa de qualidade, ainda mais que fica sem Bernardo e Carlos Alberto. O Criciúma é que nem publicou o R7: tem um monte de refugos, com poucos da base ou sem passagem por grandes clubes." (Fernando Clemente)

"Depois de ouvir a repercussão de jornalistas e jogadores, acredito que assisti outro jogo. Rogério disse que Ganso jogou muito e regeu a orquestra, quando deu um belo passe e só. Pelo visto, a orquestra só tem operário, pois não vi nenhum maestro. O 'Jornal da Globo' falou que foi um jogo emocionante. Emocionante como? Só duas bolas foram chutadas dentro do gol, e uma em um cruzamento errado do Carleto. Réver e Cuca disseram que o São Paulo jogou muito bem, quando foi raçudo e só, mas continuando a jogar mal. O jogo foi tenso pelo lado do tricolor e esqueci qual comentarista ou repórter disse na Itatiaia, mas resumiu bem: 'vou falar que o jogo tá truncado, para dizer que não tá uma pelada'. Assim como Grêmio 0 x 0 Fluminense, na semana passada, e mais longe ainda Corinthians 1 x 1 Santos, ano passado, infelizmente foi mais um jogo de Libertadores em que se espera muito e nada de produtivo acontece. E antes que alguém diga que é dor de cotovelo pela derrota, já assisti derrotas do Galo para o Cruzeiro por 4 x 3, 4 x 2 e 3 x 2, onde mesmo ele saindo derrotado o foi em um grande jogo, com grandes chances, muitos gols e emoção." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"José Paulo de Andrade deu uma de Bartolomeu Guimarães ao dizer no 'Jornal Gente' de ontem que o Naviraiense é de Mato Grosso. Me lembrei de Plínio de Arruda Sampaio, quando foi candidato a presidente em 2010, ao chamar a Rússia de União Soviética no debate da Record." (Marcelo Cioti)

"Eu até queria assistir Fluminense x Caracas no estádio, mas fica muito difícil por causa do local e do horário. São Januário é muito ruim pra se ir, pois poucas linhas de ônibus passam perto e nenhuma delas passa na minha casa. Trem e metrô também deixam longe, assim como a maioria das linhas de ônibus. O estacionamento parece que também não é dos melhores. Se o jogo fosse pelo menos mais cedo eu até iria. Agora, sair de lá por volta da meia-noite, encarar uma volta pra casa complicada e, depois, ainda ter que acordar cedo fica difícil. E olha que eu agora moro na Zona Norte mesmo, no famoso bairro de Madureira. O Engenhão seria bem mais fácil, pois tem muita mais opções de ônibus e trem na porta. Mas, com certeza, pra muita gente o Maracanã é melhor. Pra mim, o Engenhão é mais perto e tão prático quanto. Se os clubes grandes se unissem, podiam fazer uma adaptação no estádio de Moça Bonita e mandar jogos lá, igual foi feito há alguns anos no Luso Brasileiro, na Ilha. O estádio do Bangu atenderia o pessoal da Zona Oeste e seria até melhor que São Januário pra muita gente, pois o trem deixa bem próximo. *** Com a entrada em várias operadoras de TV por assinatura, a RBTV aproveitou para vender horários para o Polishop e para aqueles programas tipo quiz. Só não podem é exagerar. Por falar nisso: por que a NGT não está nessa lista de canais obrigatórios nas operadoras de TV paga? E por que a Sky não incluiu ainda a RBTV?" (Victor Faria)

"Marcelo Cioti, gostaria de saber em que regulamento está escrito que a vaga do Carioca tem que ser do América? Caso não saiba, o Duque de Caxias se classificou na segunda divisão estadual de 2007 e o Audax foi vice-campeão de 2012. Já o tradicional América não chegou à semi-final da Série B de 2012. Em termos de população, o bairro da Tijuca nem se compara ao tamanho da cidade de Duque de Caxias. Audax e Nova Iguaçu investem na base, algo que o América poderia fazer. E por que eles não merecem a vaga na Série A? Acabando com os Estaduais, o que os pequenos jogariam? E o Corinthians vai passar de janeiro até abril jogando seis jogos apenas? Acabar o Estadual porque ele está desvalorizado é um erro! Transforme o Estadual em algo que seja viável e valorizado. Não é só o Estadual que desrespeita a pré-temporada. A Conmebol marca o início da Libertadores para meados de janeiro e ainda incha a Sul-Americana. Acabar com os Estaduais seria um meio de intensificar a rivalidade artificial - e idiota - entre Corinthians e Flamengo e outras rivalidades inter-estaduais." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia

Peguei do Facebook da Cecília Flesch, apresentadora da Globo News, uma dica bem legal de som atual que está aqui, com uma letra bem sacada: "Aos Meus Heróis", com Renato Assis.

Arremate

Oficializada a aquisição de Dedé pelo Cruzeiro junto ao Vasco. O "Mito" sai da Colina e vai pra Toca da Raposa.

"24 Horas" volta antes que o zagueiro atue pela vez primeira com a camiseta azul mineira!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.