.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 16 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 220
Carga pesada

3 pessoas mortas em duas explosões e mais de uma centena de feridos no final da Maratona de Boston. Ato qualificado como terrorista no feriado da cidade norte-americana, conhecido por Dia do Patriota. Menos de uma hora antes das explosões, tinha acabado no Fenway Park a vitória por 3 x 2 do Boston Red Sox sobre o Tampa Bay Rays, pela Major League Baseball. O jogo entre Boston Celtics e Indiana Pacers foi cancelado pela NBA e, por falta de datas devido ao início dos play-offs, eles terão uma partida a menos na temporada regular. Também cancelado o jogo marcado para hoje, entre Boston Bruins e Ottawa Senators, pela National Hockey League. O fato vai originar mudanças no esquema de segurança da Maratona de Londres, no próximo domingo.

Quase ao mesmo tempo, em São Paulo, um operário morreu e outro ficou ferido num desabamento de viga nas obras da ampliação do Palestra Itália, estádio do Palmeiras, cuja obra é respondida pela empresa WTorre.

A carga desta segunda-feira foi muito pesada no noticiário esportivo, amigos do Brasil. Não deveria ser assim. Mas fora do nosso alcance estão acontecimentos como estes, embora evitados pudessem ser. E eu, que nesta segunda-feira estava na espera de uma novidade muitíssimo importante em termos particulares para minha família e para mim (mas ela não veio ainda), não estava triste, mas também não estava feliz. Eu estava meio "muraldino emocionalmente falando". E estas tragédias nos EUA e aqui no Brasil não ajudaram nada o meu astral.

Bola em jogo

Vamos em frente pois é o que resta, né... Bom, dois jogos hoje pela Copa do Brasil, ambos de volta. Num deles, Vitória e Mixto se enfrentam em Salvador. Os baianos se classificam com marcador mínimo favorável, mas os mato-grossenses jogam pelo empate por terem feito 2 x 1 na ida - e, justamente por isso, forçarão o Leão a precisar de dois ou mais de diferença se comparecerem às redes. Fortes emoções teremos no Nordeste, até porque o rubro-negro precisa responder positivamente após duas derrotas (esta da CB e a do Estadual no último sábado), ainda mais pelo impacto que causou aqueles benditos 5 x 1 sobre o Bahia na Fonte Nova.

Na sequência, a Portuguesa recebe o Naviraiense. Empate sem gols na ida, então, qualquer igualdade com gol classificará os sul-mato-grossenses, enquanto os paulistas são obrigados a vencer - e também indo a campo sob forte pressão, já que os 7 x 0 sofridos diante do Comercial no sábado foram tão fortes que até o treinador perdeu o emprego. E isso que Péricles Chamusca vinha bem no clube, com 14 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Vamos e convenhamos: derrota doída demais, claro, mas se o retrospecto do treinador vinha sendo bom e mesmo não há terra arrasada em termos de Série A2 de SP, pra quê demiti-lo? Tremenda bobagem cometeu a Lusa, que será treinada interinamente por Coronel Pimenta. Vamos ver se a vida dos adversários ficará mais ardida assim.

Os dois times do Centro-Oeste estão nas semifinais dos seus regionais e começaram bem no fim de semana, o Naviraiense fazendo 1 x 0 no Itaporã no Mato Grosso do Sul e o Mixto fazendo 2 x 1 no Luverdense no MS.

Ainda na Copa do Brasil, mas em termos femininos, Santo Antão vai à final contra o Vale do Paraíba. O Vitória derrotou o Centro Olímpico no Pacaembu, em São Paulo, e decidirá o torneio das damas contra o São José.

Ainda hoje, concluído será o fim de semana do Campeonato Mineiro, com Cruzeiro x Nacional. A Raposa vai a 28 pontos se ganhar e, assim, garantirá a primeira posição desta fase inicial pois terá 4 a mais que o Atlético, com 3 por disputar. Já se empatar ou perder, a liderança da classificatória será resolvida somente no domingo que vem. Enquanto isso, uma vitória do clube de Nova Serrana o levará a 11 pontos e rebaixará hoje mesmo Araxá e América de Teófilo Otoni, ambos com 6. Empate ou derrota manterá vivos os atuais dois últimos.

No Campeonato Goiano, o Atlético derrotou o Anápolis e chegou aos 30 pontos, contra 31 do Goianésia. Dragão e Goianésia se enfrentarão no sábado para resolver qual deles será o segundo colocado. Já o Anápolis parou nos 19, mas o risco de queda é mínimo. Ficará mesmo no jogo direto Vila Nova (17) x Rio Verde (19).

Esta noite, a Copa Libertadores vai concluir o Grupo 6, com Cerro Porteño x Deportes Tolima e Independiente Santa Fé x Real Garcilaso. O Santa Fé já está nas oitavas, com 11 pontos, mas joga por vitória ou empate para confirmar o primeiro lugar da chave. Já o Garcilaso se garante com empate na próxima fase. Por sua vez, o Tolima tem que ganhar e torcer por derrota do Garcilaso. Basta 1 x 0 nos dois jogos e tudo resolvido.

Por fim, a Europa teve ontem a Juventus confirmando mais um pouco seu quase resolvido matematicamente scudetto ao vencer a Lazio fora de casa, pelo Campeonato Italiano, e hoje o semifinalista europeu Bayern de Munique estará em campo pela Copa da Alemanha, contra o Wolfsburg.

Curtinhas

*Liberado para voltar ao trabalho, Muricy Ramalho comandou ontem o treino do Santos e estará na casamata da Caldeira do Urbano amanhã à noite, contra o Flamengo do Piauí, pela Copa do Brasil.

*Já Paulo Pereira será auxiliar do Silas no Náutico, mas só a partir da próxima semana. Antes, ele dirigirá o Guarani amanhã, contra o Confiança, e no próximo domingo, diante do União Barbarense.

*Baixa no Vasco: com lesão no ligamento da perna esquerda, Bernardo fica 6 meses fora dos campos. Bah...

*Vasco, que pode jogar entre 12 e 14 de junho um quadrangular em Belém contra Flamengo, Paysandu e Remo.

*O Campeonato Paraense teve confirmado o início da semifinal do segundo turno para o próximo fim de semana, com Re-Pa às 6 e meia da tarde de sábado e Paragominas x Tuna Luso às 9 e meia da manhã de domingo.

*Aqui, o Campeonato Gaúcho ficou assim nas quartas do returno: sábado, Juventude x Novo Hamburgo às 9 da noite; domingo, Internacional x Lajeadense (em Caxias do Sul) às 4 da tarde e Passo Fundo x Veranópolis às 6 e meia; e na segunda-feira, Grêmio x São Luiz às 9 da noite. O Tricolor jogará neste dia por conta do show do Rei Roberto Carlos na Arena no sábado, o que garante a partida ali mesmo e não em mais um retorno ao Olímpico. A ideia gremista era jogar na quarta-feira, mas este meio de semana pode ser usado para fins de Libertadores.

*A boa não é mais Boa. Radamés deixou o Boa Esporte. Acabou o trocadilho perfeito com Viviane Araújo.

*Completa 65 anos hoje o ex-ponteiro Dé, o Aranha, que foi campeão brasileiro de 1974 e da Taça Guanabara de 1976 pelo Vasco, além de ganhar o Campeonato Português de 1974 e a Copa de Portugal de 1975 pelo Sporting, mais a Copa do Rei Saudita de 1980 pelo Al Hilal e o tricampeonato capixaba entre 1983 e 1985 (esses dentro das quatro linhas, mais o título de 2010 como treinador) no Rio Branco. Dé também jogou por Bangu, Botafogo, Bonsucesso, Desportiva e Ferroviária. Após pendurar as chuteiras, treinou um caminhão de times.

*A vitória sobre o Zaragoza, sábado passado, fez o Barcelona completar 300 jogos seguidos com mais posse de bola que o adversário. A última vez que ele perdeu na posse de bola foi pro Real Madrid, em maio de 2008.

*De um lado, o treinador do Borussia Dortmund dizendo que apostaria seu traseiro (ou, como disseram ontem no "Giro Esportivo" da Rádio Tupi... não, não vou reproduzir, haha) que Jupp Heynckes ligaria para Josep Guardiola para pegar dicas de como o Bayern pode anular o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões. Do outro lado, Karl-Heinz Rummenigge, executivo do clube de Munique, dizendo que a bunda de Jurgen Klopp vai parar no museu do Bayern, embora fosse mais fácil ele apostar o cabelo implantado, que seria mais fácil de transportar.

*Eu bem que gostaria de Real Madrid x Barcelona na final da Champions League para ver mais um Cristiano Ronaldo x Messi, mas esse show de provocações e xingamentos me faz curtir a ideia de Bayern x Borussia.

*Vice-campeã desta temporada e melhor atacante da Superliga, Fernanda Garay vai sair do Sollys/Nestlé e jogar no exterior, em destino a ser anunciado.

*Daniel Bortoletto publicou em seu blog no Lance! um extenso e-mail de Vittorio Medioli, empresário dono do Grupo Sada aos dirigentes da CBV. Sada, que é o patrocinador do Cruzeiro, vice-campeão da Superliga no último domingo, diante do RJX. Disse ele que fez as ponderações tardiamente e que deveria ter tido coragem para fazê-las no ano passado, mas que o título daquela Superliga e sua saúde não permitiram isso. É, é? Arrã. Sei... Mesmo assim, Vittorio emitiu uma série de críticas à situação atual do vôlei brasileiro, como leem aqui. E verdade seja dita: Vittorio Medoli acerta em muitos pontos. Assunto bom para debater muito.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O primeiro dia da Rádio Bandeirantes de Goiânia (novo nome da antes conhecida por Jornal 820 AM) teve uma programação mesclando atrações locais com outras de São Paulo via Bandsat. O que me surpreendeu demais foi alguns programas essencialmente paulistanos da Bandeirantes serem transmitidos para Goiânia, como a primeira metade do "Jornal da Hora" e, especialmente, a "Ciranda da Cidade". Essa eu não entendi!

*A grade ficou assim: 6h, programa religioso; 6h30, "Pontapé Inicial" (esportivo local); 7h, "Primeira Hora" (edição nacional); 7h30, "Manhã Bandeirantes" (jornalístico local); 10h30, "Esporte em Debate" (local); 12h30, "Esporte Notícia" (edição nacional); 13h, "Jornal da Hora" (rede tanto na primeira metade paulistana quanto na segunda metade nacional); 14h, "Ciranda da Cidade" (SP); 15h, "Contato Direto" (entretenimento local); 17h, "Jornal em Três Tempos" (edição nacional); 18h, "Debate Bola" (esportivo local); e 19h, "A Voz do Brasil".

*Só hoje vai dar para saber como será a programação noturna da Bandeirantes Goiânia. Ontem teve a "Jornada Esportiva" de Anápolis x Atlético, seguida do "Terceiro Tempo". A transmissão acabou às 23h30, depois voltando o Bandsat, pegando em andamento a retransmissão do "CQC" com a TV Band. Depois do humorístico, veio algo incrível: ao invés de ficar somente a programação específica do Bandsat enquanto o AM e FM de São Paulo têm "A Voz do Brasil", os dois canais do satélite ficaram ligados ao mesmo tempo. Como é que pode? Bom, aí vieram todo o "Bandeirantes a Caminho do Sol", o "Na Estrada" e a primeira meia hora do "Pulo do Gato".

*Em tempo: à noite, a Bandeirantes de São Paulo tem "Esporte em Debate" às 20h, "Jornal de Amanhã" às 22h e reprises às 23h (a das terças é do "Você é Curioso?" e a das sextas é do "Antenados"). Mas não sei se será esta a programação de hoje pois não sei se a RB transmitirá Portuguesa x Naviraiense, já que seu site não publicou a grade desta terça - não, ao menos, até eu acabar este parágrafo, às 7 da manhã.

*Boa essa que li no Rádio Amantes: durante toda esta semana, a Rádio Nativa FM de São Paulo vai dar um presente a mais aos seus ouvintes em sinal de protesto. Cada ouvinte que for premiado na programação ganhará o brinde normal e mais um... um... um... quilo de tomate! Eh, eh, eh!!! Já pensou se a moda pega pelo Brasil?

*Na coluna do último sábado, observei que estreará no próximo domingo o jornal "Semana SBT", das 5 e 15 às 6 e meia da manhã. Leio no Flávio Ricco que a apresentação será de Carolina Castelo Branco, com pauta que vai recuperar os fatos da semana anterior. O "Semana SBT" estreará para atender uma cota diária de informação, pois ela não existia aos domingos - o "De Frente com Gabi" não conta pois começa na virada pra segunda-feira.

*Dony de Nuccio no SporTV. Não há erro nisso. Ele, desde a última semana apresentador do "Conta Corrente" na Globo News, estará às 2 da tarde de hoje no "Arena SporTV", que terá na pauta as finanças do esporte.

*Voltando à seriedade: em meio à cobertura extensa da Globo News na tarde de ontem a respeito das bombas no fim da Maratona de Boston, uma jornalista foi entrevistada por telefone pela Leila Sterenberg: Susan Trindade, que na segunda metade dos anos 2000 foi repórter da RPC TV (Curitiba). Esse vídeo é assistido aqui.

*Leio no NaTelinha que, da programação da Globo a partir dele e até começar "Malhação", o "Bom Dia Brasil" foi o "Ipobre" mais alto em São Paulo na última sexta-feira: 10 pontos, contra 6 da Record com "SP no Ar" e 3 do SBT com "SBT Manhã" e "Carrossel Animado". O "Bom Dia Brasil" teve dois dígitos, o que não se repetiu com os 9 pontos de "SPTV", "Globo Esporte", "Jornal Hoje", "O Profeta" e "Sessão da Tarde", os 8 do "Mais Você", os 7 do "Vídeo Show", os 6 do "Bem Estar" e os 5 do "Encontro com Fátima Bernardes". Muito bem!

*"Bom Dia Brasil", que sofrerá mais uma mudança depois da saída da Carla Vilhena dele e do "Bom Dia São Paulo", nos quais estará em breve Rodrigo Bocardi. Leio no Daniel Castro que vai mudar a apresentadora em Brasília. Giuliana Morrone substituirá Zileide Silva, que pediu para deixar o jornal e voltará para a reportagem. As duas, não custa completar, que compõem o rodízio de apresentadores do "Jornal Hoje" aos sábados.

*Leio na Patrícia Kogut que o "Esquenta" será fixo na Globo a partir de agora e mudará de horário a partir do próximo dia 28, invertendo com a "Temperatura Máxima". O filme é que chegará na sequência do "Esporte Espetacular", com Regina Casé antecedendo as transmissões do futebol. Compreendo...

*Leio na Mônica Bergamo que vem aí duas apresentações de Derico, do Sexteto do Jô, a ser realizadas em Curitiba, no Teatro Guaíra, em novembro. Elas vão celebrar seus 35 anos de carreira e chegarão ao público em CD e DVD da Som Livre. Nos convidados, Toquinho, Frejat, João Carlos Martins, Ney Matogrosso e Lenine.

*Leio na Keila Jimenez que uma nova série estreará na Globo: "Família de Heróis", que sucede "The Good Guys" a partir da semana que vem, depois do "Programa do Jô", de quarta para quinta-feira. Nos coadjuvantes do elenco estão Stephen Collins, que era o pai da família do seriado "Sétimo Céu" (que passou há muitos anos no SBT e na Bandeirantes), e Lucy Lawless, eternamente Xena em nossos corações - mais ainda no da Gabrielle...

*Enquanto isso, leio no Alan de Faria e no NaTelinha que "Revenge" estreou muito bem na Globo em Sampa City: 15 pontos, liderança na boa e quarto programa mais visto da emissora no domingo, empatando com Linense x Corinthians e perdendo apenas para "Temperatura Máxima", "Domingão do Faustão" e "Fantástico". Além disso, o segundão "Programa Silvio Santos" rendeu ao SBT 11 pontos. Recuperaram a audiência nesta primeira vez.

*Quem me lê de longa data sabe que sou fã declaradíssimo de "Chaves" e "Chapolin". Cito constantemente os bordões e volta e meia dou um jeito de encaixar algo das séries nestes escritos. Contudo, todavia, entretanto (e não fico contente em fazer isso, mas é preciso), deve se separar as coisas para criticar algo completamente injustificável, por mais que eu goste um monte dele: o que é que Carlos Villagrán fez aqui por Porto Alegre para ser nomeado embaixador da cidade para a Copa do Mundo de 2014? Sim, assim será depois de amanhã, com título entregue pelo prefeito José Fortunati no Salão Nobre do Paço Municipal. Com isso, o eterno Kiko se junta ao ex-beque Elias Figueroa, ao treinador Mano Menezes e ao zagueiro Lúcio nesta condição.

*Em qualquer outro momento e por qualquer outro motivo, eu ficaria muitissíssimo contente com uma associação do filho da Dona Florinda e de suas bochechas de buldogue velho à minha cidade. Mas neste caso específico, contrário sou. Se era para designar esta condição a alguém do humor, muito mais merecedor dela seriam três nomes daqui da aldeia pampeana: Jair Kobe, sucesso com seu hilariante Guri de Uruguaiana; Zé Victor Castiel, de atuações nacionais em novelas da Globo; e André Damasceno, autor do ótimo Magro do Bonfa.

*Mas enfim, confirmado está isso e resta torcer pro campeoníssimo Quase Nada fazer bom uso desta condição e levar adiante de boa maneira o nome daqui de Porto Alegre, onde já é um sucesso antes mesmo de fazer sua despedida do Kiko pois inicialmente seria apenas uma apresentação, mas tiveram que abrir uma sessão extra.

*A saideira muito triste: morreu ontem à noite, aos 89 anos, a atriz Cleyde Yáconis, que estava internada em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Irmã de Cacilda Becker e com grandes atuações no teatro e no cinema, ela fez diversas novelas na televisão, a última delas "Passione", em 2010. Atualmente, Cleyde pode ser acompanhada pelo canal Viva, à meia-noite e ao meio-dia, no repeteco de "Rainha da Sucata". Mais uma perda enorme.

*Duas memórias de Cleyde Yáconis: esta aqui (postada por tvbrasiil) é uma cena dela como Brigida em sua última novela, "Passione", de 2010, na Rede Globo; e esta aqui é uma entrevista dela para Ronnie Von no quadro "Grandes Mulheres" do programa dele na TV Gazeta de São Paulo, o "Todo Seu", em 2011.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

São Tomás de Aquino, Minas Gerais. 26 de janeiro de 1912. Nascia ali um dos maiores comunicadores do rádio brasileiro em todos os tempos: Vicente Leporace. Participante da Revolução de 1932, iniciou carreira na Rádio Clube Hertz de Franca, em 1941. Depois, foi para Atlântica de Santos, Mayrink Veiga do Rio e Cruzeiro do Sul em São Paulo. Pelos 1000 da Record, ele criou o "Jornal da Manhã" em 1951. No canal 7 da Record, apresentou a "Gincana Kibon", junto com Clarice Amaral, por 16 anos. Foi ator de vários filmes. Em 1962, Vicente Leporace ingressou na Bandeirantes e estreou "O Trabuco", das 8 às 9 da manhã, de segunda a sábado, onde comentava as notícias dos jornais do dia. Em tempos de ditadura, seu programa marcou época ao defender os oprimidos. Ele fez ainda os "Titulares da Notícia", na TV Band. O último "Trabuco" foi ao ar em 15 de abril de 1978.

Tudo isso é destacado porque hoje completa 35 anos a morte de Leporace. Um ataque do coração na noite de domingo, 16 de abril, o levou aos 66 anos. Não mais escutada seria a abertura com o simpático jingle: "Seu Leporace agora com o Trabuco (bang!) // vai comentar as notícias dos jornais // Seu Leporace agora com o Trabuco (bang!) // vai dar um tiro nos assuntos nacionais" São Paulo ficou em choque com a notícia pois o programa da Bandeirantes era campeão de audiência. O enterro do comunicador foi acompanhado por milhares de pessoas, em mobilização popular à altura da sua repercussão. E foi a partir disso, às pressas, que em 18 de abril daquele 1978 surgiu o "Jornal Gente", apresentado por José Paulo de Andrade e Salomão Ésper - que, passados 35 anos e alguns parceiros (uns duradouros e outros rápidos), continuam ali, firmes e fortes.

A seguir, três registros de Vicente Leporace, que ainda hoje é uma figura de enorme relevância:

Começo aqui (postado por danielradiologia) com um depoimento dele sobre o funcionamento do rádio e da TV.

Prossigo aqui (postado por mundoespirita) com sua participação na histórica edição do "Pinga Fogo", da TV Tupi, que no final de 1971 entrevistou o médium Chico Xavier.

Concluo aqui com a abertura do último "Trabuco", naquele sábado que foi a véspera da morte do apresentador.

Bela do Dia: Dani Moreno

Dani Moreno, atriz, no ar em "Salve Jorge", pela Globo. Salve Dani, salve!

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Impressionante o declínio do Vila Nova, time de grande torcida e que esteve a um passo de subir para a Série A do Brasileiro em 2008. *** Pena o Borussia Dortmund ter deixado o Bayern de Munique escapar tanto no Campeonato Alemão. Caso isso não tivesse ocorrido, teríamos uma disputa e tanto na reta final do torneio. *** Fernando Alonso realmente merece estar na lista dos maiores vencedores da Fórmula 1. Começou na Minardi e, mesmo lá, conseguiu fazer valer seu talento, assim como Sebastian Vettel na Toro Rosso. São grandes pilotos e acredito que eles, junto com Kimi Raikkonen, disputarão o título esse ano. *** Como você assiste a Record News para saber das coisas dela? De fato, seria uma boa a Globo News fazer alguns noticiários regionais pelo país durante a programação diária. *** O problema da bela Flávia Noronha não é pedir um aumento salarial e sim conseguir receber em dia o que já ganha... *** Pegando carona na história do decote da Helen Ganzarolli: lembro de um dia você ter destacado em uma foto um decote arrasa-quarteirão da Christiane Pelajo no 'Jornal da Globo'. Nunca mais encontrei uma foto desse dia. Na Internet existe uma foto dela com a blusa branca decotada e com um colete preto por cima, mas essa é até manjada. A que me refiro é uma com uma blusa meio esverdeada, mas essa eu não encontrei. Você ainda possui essa foto?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: desde a estreia, em 2007, recebo a Record News aqui em Porto Alegre pelo canal 18 UHF - que a Record já usa desde o início dos anos 2000 e pelo qual já passaram Rede Família, a própria TV Record (nos três primeiros meses de 2003) e a Rede Mulher. E segundo: pesquisarei nos meus arquivos.

"Na simulação da Libertadores que fiz, deu Atlético Mineiro x Arsenal, Vélez Sarsfield x Grêmio, Palmeiras x Boca Juniors, Nacional x Libertad, Fluminense x Tijuana, Olimpia x Emelec, Independiente Santa Fé x Newell's Old Boys e o lendário Corinthians x Tolima. Seriam três jogos de brasileiros contra argentinos. *** A artilharia da Champions League não será de novo do Messi. Ele está a três gols do Cristiano Ronaldo, que teria que parar de fazer gols para, ao mesmo tempo, Messi fazer dois por jogo. *** Daniel Alves é o maior assistente de gols do Messi porque é para quem mais interessa dar a bola. Se dependesse do Pedro e, principalmente, do Alexis Sanchez, seria o fim, pois são dois fominhas. *** O critério dos cabeças-de-chave na próxima Copa do Mundo de 2014 será o mesmo da última, que foi através do ranking da Fifa? *** 'Esse Cara Sou Eu' para o Theo de 'Salve Jorge' é a maior aberração da teledramaturgia brasileira. Não cabe a ele esta música." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Primeiro: não sei. E segundo: aberração é muito forte, mas "Esse Cara Sou Eu" é a canção famosa mais chata que já escutei do Rei Roberto.

"Uma mulher bonita protagonizando uma minissérie sobre música, como 'Maysa', torna-se uma combinação irresistível. Pena Larissa Maciel se tornar atriz de um papel só. De lá pra cá, ela só fez cair. Ir pra Record, então... Sinônimo de decadência! *** Triste o falecimento de Cleyde Yáconis, por quem eu tinha carinho até por ser muito parecida com a regente do coral do qual eu participava e minha professora informal de canto, que veio a se tornar minha amiga." (Clayton Moreira)

"Justamente no momento em que a CNT acaba de esculhambar a sua já complicada programação, a NGT lança uma linha bem interessante de programas locais diários aqui no Rio de Janeiro. Embora sem maior estrutura, a maioria dos programas é em externas e tem temas como roteiro cultural, responsabilidade social e empreendedorismo, entre outros. Os horários são meio ingratos, como 20h e 4h30, mas não invalida a ótima iniciativa. Aqui no Rio, muitos produtores terceirizados querem mostrar seu trabalho, mas enquanto as concessões estiverem nas mãos erradas das CNT's e RedeTV!'s da vida, a coisa continuará complicada, embora tenho uma certa cisma de que, para os grandões - Globo, SBT, Record e Band -, não é lá mesmo muito interessante uma emissora desenvolver uma grade 100% local com relativo baixo custo, focada no público carioca, pois certamente essa emissora chegaria rápido à vice-liderança e poderia tirar um naco expressivo do bolo publicitário, talvez não afetando a Globo, mas sim às outras." (Diogo Oliveira)

"Vi algumas pessoas comemorando os rebaixamentos de São Caetano e Canoas. Rebaixamento nenhum deveria ser comemorado. Na sede de defender os clubes tradicionais, muitas pessoas extrapolam e se referem a esses times 'sem torcida' como se a existência deles fosse a morte do futebol. Errado! O futebol morre quando um time como o Guarani, com uma torcida grande e apaixonada, não consegue se reerguer. A defesa que se faz aos times tradicionais e 'com torcida' é absurda. *** Foi sofrido, suado e duro, mas escapamos do rebaixamento, que era a meta do Duque de Caxias no Carioca, já que entramos sempre economizando. Agora, é fechar o Estadual contra o Audax e esperar até junho pelo início da Série C. *** Os Estaduais têm muitos jogos, o que os torna desinteressantes. Porém, acabar com eles é uma forma de afastar o cidadão do interior do time grande. Os Estaduais poderiam muito bem ter 11 datas, tendo 6 ou 7 jogos no interior, onde o grande não vai o ano todo. Garanto que seria rentável para os clubes. E algo precisa ser feito para que mais do que 100 clubes joguem o ano todo. As Copas Estaduais deveriam apostar nas rivalidades e no marketing, mas para isso é necessário que as federações deixem a inércia e trabalhem pelo futebol do estado. *** A queda do Quissamã era esperada desde o início do ano. Estranho que não tenha recebido jogos em Quissamã, onde é sua maior força. Já a queda do Olaria mostra algo que se desenha há muito tempo: times de bairro não podem competir com times de cidades. Nas três divisões cariocas, existem 15 clubes pequenos que jogam na capital. Se esses clubes se fundissem, teriam maior poder de competição do que estando separados. E olha que o juiz expulsou dois jogadores do Volta Redonda, de forma direta." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia

Dois aniversariantes do dia em datas redondas: Peter Garrett, ex-vocalista da banda de rock Midnight Oil e atual Ministro da Educação da Austrália, que completa 60 anos; e Akon, cantor de R&B e hip-hop, que chega aos 40. Confira aqui "Blue Sky Mine", com Midnight Oil, e curta aqui "I Wanna Love You", com Akon e Snoop Dogg.

Arremate

Entrega do Mané Garrincha adiada para 18 de maio, a oito dias de Santos x Flamengo. Mamãe me proteja.

"24 Horas" volta antes que o Brasil ainda nos faça passar uma vergonha maior ainda por causa da Copa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.