.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 15 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 219
Outro comparativo de públicos, Edu?

Sim, leitora bonitona de lábios carnudos e pernas torneadas, outro comparativo de públicos abrindo uma coluna de segunda-feira. Infelizmente, algumas partidas não tiveram suas plateias informadas sabe lá Deus por qual causa, motivo, razão ou circunstância, casos de Linense 2 x 1 Corinthians (em Lins), Novo Hamburgo 0 x 0 Grêmio (em Novo Hamburgo) e Internacional 4 x 1 Juventude (em Lajeado). Mas deu para fazer isso aí, ó:

33.063 - Santa Cruz 2 x 2 Sport (Arruda, Recife, PE)
15.092 (16.092) - Fortaleza 0 x 1 Ceará (Castelão, Fortaleza, CE)
12.334 - Bahia 1 x 1 Vitória da Conquista (Fonte Nova, Salvador, BA)
9.308 - São Paulo 0 x 1 XV de Piracicaba (Morumbi, São Paulo, SP)
9.235 (10.409) - Botafogo 1 x 0 Vitória (Fonte Nova, Salvador, BA)
7.438 (8.570) - Coritiba 6 x 0 Rio Branco (Couto Pereira, Curitiba, PR)
6.937 (7.911) - Palmeiras 4 x 1 Guarani (Pacaembu, São Paulo, SP)
6.392 - CRAC 3 x 2 Vila Nova (Genervino da Fonseca, Catalão, GO)
6.282 - Botafogo 1 x 0 Bragantino (Santa Cruz, Ribeirão Preto, SP)
6.034 (6.374) - Figueirense 1 x 3 Criciúma (Orlando Scarpelli, Florianópolis, SC)
5.588 - Caldense 2 x 1 Atlético (Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas, MG)
4.840 (5.973) - Flamengo 3 x 1 Fluminense (Raulino de Oliveira, Volta Redonda, RJ)
4.677 - Ponte Preta 2 x 0 Mirassol (Moisés Lucarelli, Campinas, SP)
4.311 - Serra Talhada 0 x 2 Náutico (Nildo Pereira, Serra Talhada, PE)
4.045 - Comercial 7 x 0 Portuguesa (Palma Travassos, Ribeirão Preto, SP)
4.018 - União Barbarense 0 x 4 Santos (Antônio Lins Ribeiro Guimarães, Santa Bárbara d'Oeste, SP)
4.015 - Joinville 6 x 1 Juventus (Arena, Joinville, SC)
3.492 (4.249) - CSA 2 x 0 ASA (Rei Pelé, Maceió, AL)
3.344 - Goiás 1 x 0 Grêmio Anápolis (Serra Dourada, Goiânia, GO)
3.179 (3.771) - Metropolitano 1 x 1 Avaí (SESI, Blumenau, SC)
2.464 - ABC 0 x 0 Baraúnas (Frasqueirão, Natal, RN)
2.153 - Villa Nova 2 x 0 América (Castor Cifuentes, Nova Lima, MG)
1.789 (2.325) - Guarani 0 x 3 Icasa (Romeirão, Juazeiro do Norte, CE)
1.630 (1.920) - Potiguar 1 x 0 ASSU (Nogueirão, Mossoró, RN)
1.245 (1.415) - Santa Cruz 0 x 1 América (Iberezão, Santa Cruz, RN)
1.026 (1.456) - Paranavaí 0 x 4 Londrina (Waldemiro Wagner, Paranavaí, PR)
871 (2.393) - Vasco 3 x 1 Quissamã (São Januário, Rio de Janeiro, RJ)
870 (1.605) - Botafogo 4 x 1 Nova Iguaçu (Moça Bonita, Rio de Janeiro, RJ)

Só reforçando: o público destacado preferencialmente é o pagante, com a plateia total entre parênteses.

Os destaques de São Paulo

Concluída a penúltima rodada da longa, interminável, chatonilda e irritante classificatória do Paulistão. Ao menos um grande está confirmado visitante nas quartas-de-final: o Corinthians, que perdeu de virada para o Linense e caiu pela vez primeira após 10 jornadas. O Elefante treinado por Raul Quadros Júnior (mas se chamá-lo de Bruno Quadros dá no mesmo) contou com ótimas defesas de Leandro Santos para segurar a vitória, que lhe faz chegar vivo à rodada final na briga pela última vaga - sim, última, pois sete classificados já estão definidos, um deles o Botafogo, que atuou diante da sua gente e derrotou o Bragantino. O Linense brigará pela vaga derradeira com o Penapolense, que empatou com o São Caetano, que teve confirmado seu rebaixamento pra Série A2.

Aliás, são três rebaixados assegurados: São Caetano, Guarani e União Barbarense. O Bugre foi quatrilhado pelo Palmeiras, que continua na luta para ser um dos quatro mandantes das quartas. Já a Agrícola tomou quatro só do Neymar, que pela última vez tinha feito isso a favor do Santos nos 4 x 1 sobre o Atlético Paraanense, pelo Brasileirão de 2011. O Peixe está igualado na tabela ao Mogi Mirim, que venceu o São Bernardo. Em segundo permaneceu a Ponte Preta, com Chiquinho anotando um golaço e depois dobrando ante o Mirassol, que está com alto risco de rebaixamento. Enquanto isso, o XV de Piracicaba venceu o reservão do São Paulo.

Os oito primeiros estão assim: São Paulo com 41, Ponte com 37, Mogi e Santos com 36, Palmeiras com 34, Corinthians com 32 e Botafogo com 31, sete já garantidos. A última vaga está entre Penapolense, com 28, e Linense, com 27. Lá embaixo, já caíram Guarani, com 10 pontos, e União Barbarense e São Caetano, ambos com 13. O Mirassol tem 15, dois atrás de Ituano, São Bernardo e Paulista.

No próximo domingo, entre definição da ordem das quartas, último classificado e último descenso, teremos isto: Mogi Mirim x São Paulo, Ituano x Palmeiras, Corinthians x Atlético Sorocaba, Santos x Penapolense, Bragantino x Ponte Preta, XV de Piracicaba x Botafogo, Mirassol x Linense, São Caetano x Paulista e Oeste x São Bernardo. Apenas um jogo poderá ser antecipado para sábado para fins de desafogo da televisão, se assim quiserem, embora melancolicamente tristíssimo promete ser: Guarani x União Barbarense.

Os destaques do Rio de Janeiro

Capital versus Sul? Tem tudo para ser. Este fim de semana deixou encaminhado um clássico carioca em uma semifinal da Taça Rio e um clássico do interior na outra - a não ser que o Fluzão reverta esta situação.

O Fluminense vinha de 7 jogos sem derrota, mas levou 3 do Flamengo em um clássico que para o rubro-negro valeu apenas para chegar com sorrisos até a parada contra o Remo, na Copa do Brasil. O Flu estacionou nos 13 pontos do Grupo B, contra 15 do Resende, que venceu o Audax, resolvendo-se aí a segunda classificação desta chave. Já no Grupo A, o Friburguense foi eliminado ao empatar com o Madureira, assim como o Volta Redonda a mesma coisa no "oxo" com o Olaria, que foi rebaixado junto com o Quissamã, que levou trinca do Vasco. O que ajudou o Voltaço a classificar com 13 pontos foi a derrota do Nova Iguaçu pro Botafogo, que ficou com 18 e tem 8 vitórias consecutivas. Classificados e posições dos classificados já resolvidas nesta chave, portanto.

Domingo que vem, as posições do Grupo B serão definidas em Fluminense x Bangu e Boavista x Resende. Se for da vontade da TV, podem ser antecipados para sábado sem qualquer grilo os "amistosos" Macaé x Flamengo, Madureira x Vasco e Volta Redonda x Botafogo - este podendo ser um amistoso agora, mas talvez não mais à frente, caso seja a final do segundo turno, em confirmado Vovô de um lado e Resende e Voltaço do outro.

Os destaques de Minas Gerais

Eram 55 jogos de invencibilidade contra times do interior pelo Estadual. Eram 13 vitórias seguidas. Eram. O Atlético perdeu pra Caldense, que continua com chances de passagem para a semifinal, assim como o Tupi, que derrotou o Tombense. Mesmo assim, este continua na zona de classificação junto com o Villa Nova, que bateu o América de Belo Horizonte, que está eliminado da competição. Livres do risco de rebaixamento estão Guarani e Boa Esporte, que triunfaram respectivamente ante Araxá e América de Teófilo de Otoni, que amanhã torcerão um monte para o Cruzeiro. Se o Nacional ganhar no Mineirão, Araxá e América de Teófilo já estarão rebaixados. Já uma vitória garantirá por antecipação o primeiro lugar da classificatória para a Raposa.

A uma rodada do fim da fase inicial, temos isto: Cruzeiro com 25 pontos, Atlético com 24, Villa Nova com 18 e Tombense com 16. Seguem com chances Tupi, com 15, e Caldense, com 14. Jogarão por "laranjas" a última rodada América de BH, com 12, e Guarani e Boa Esporte, com 11. O Nacional tem 8, contra 6 do Araxá e do América de T.O. Domingo que vem, teremos Atlético x Villa, América de Beagá x Tombense, Tupi x Cruzeiro, América de Teófilo x Caldense e Nacional x Araxá. Registre-se: o time de Teófilo Otoni pode até escapar, mas precisa vencer a Caldense e torcer pro Nacional perder para Cruzeiro e Araxá, sem contar que precisaria tirar uma desvantagem considerável de saldo para o Araxá (hoje -12 a -16). Na boa: o América de T.O. já caiu.

Os destaques do Rio Grande do Sul

A última rodada da Taça Farroupilha definiu as quartas-de-final em jogo único. De um lado da futura semifinal, temos Grêmio x São Luiz e Passo Fundo x Veranópolis. O Tricolor empatou sem gols com o Novo Hamburgo, o Rubrão de Ijuí deu de seis no Canoas (três só do Washington, um dos ignorados ontem por Tadeu Schmidt e associados), o Galo da Serra tomou no último minuto o último empate do Lajeadense e o VEC "oxou" com o São José, que conseguiu se manter na divisão principal. O outro lado da futura semifinal terá Internacional x Lajeadense e Juventude x Novo Hamburgo. O Colorado deu de quatro no Papo em Lajeado.

Três times foram rebaixados: Santa Cruz, mesmo vencendo o Esportivo fora de casa, o já destacado Canoas e o Cerâmica, que perdeu em seus domínios para o Cruzeiro. Com isso, Porto Alegre manteve seus dois clubes pequenos e a região metropolitana rebaixou dois. Voltando às quartas: com a composição delas, Gre-Nal neste segundo turno só pode acontecer na final. As datas ainda serão confirmadas pela FGF, mas em princípio, o Inter jogará no sábado e o Grêmio no domingo. Porém, o Tricolor quer atuar na quarta da semana que vem devido à Libertadores nesta semana - e claro que, se isso for atendido, o Inter será domingo para atender à TV.

Os destaques de Santa Catarina

A uma rodada do fim, a definição do semifinalista via segundo turno está entre Criciúma e Atlético de Ibirama. O Tigre abriu dois gols de frente em pleno Scarpellão e foi vazado pelo Figueirense, mas retomou a diferença logo no minuto seguinte para subir aos 17 pontos. O Hermann Aichinger encheu uma mão de tentos no Camboriú (três só do Jean Carlos, outro que o "Fantástico" fez que não existiu) e foi aos 15. O Avaí só empatou com o Metropolitano e foi aos 14 pontos. Nessa disputa específica, ele até pode alcançar o Criciúma em pontos, mas já está fora pois é absolutamente impossível reverter a monstruosa diferença no saldo de gols (14 a 2).

Certo está que serão dois índices técnicos que completarão a semifinal junto com o melhor do segundo turno e mais a Chapecoense, melhor do primeiro e que "oxou" com o Guarani - que acompanhará o Camboriú para a Divisão do Acesso no ano que vem pois parou nos 15 pontos. Por isso, mesmo tomando impiedosa meia dúzia do Joinville, o Juventus não teve um dia todo desastroso pois seus 19 pontos bastaram para mantê-lo na elite.

Para fins dos dois índices técnicos, a classificação geral aponta: Figueirense com 29, Criciúma com 28, Avaí com 26, Metropolitano com 25, Joinville e Atlético com 24. Próximo domingo, teremos Criciúma x Metropolitano, Chapecoense x Atlético, Juventus x Figueirense, Avaí x Camboriú e Guarani x Joinville.

Os destaques do Paraná

Mesmo com time sub-23, o Atlético chegou aos 10 jogos sem derrota neste Estadual (8 vitoriosos) após bater o J. Malucelli e chegar aos 23 pontos, a duas rodadas do fim do segundo turno. O Londrina meteu quatro a nada no Paranavaí, três só do Neílson (esse, sim, Tadeu Schmidt lembrou que existe, talvez por ter medo do Tubarão do Steven Spielberg). São 22 pontos para o LEC, que teve o outro gol anotado pelo Dirceu, que não foi feliz só neste jogo - mas disso falarei mais abaixo, no tópico "Sintonia PB". O Coritiba, que entregou uma camisa 86 para Chuck Berry por ocasião da sua passagem pelas araucárias neste fim de semana (86 é a idade do lendário músico), fez 1, 2, 3, 4, 5, 6 a nada no Rio Branco e foi aos 18 pontos. Matematicamente, até dá para o Coxa sonhar com a conquista do segundo turno e o título sem necessidade de finalíssima. Mas é muito difícil.

Enquanto isso, o Paraná só empatou sem gols com o Arapongas, fora de casa, e na hecatombe apocalíptica deste fim de semana no futebol brasileiro - se é que não foi mundial mesmo -, Rolândia está em choque. Não é que, depois de 20 rodadas, o Nacional ganhou a primeira neste Campeonato Paranaense??? (Aleluia, irmãos!!! Aleluia!!! Deus existe!!!) O Operário merece um troféu de latão por conseguir esta "proeza" - ainda mais que o Nacional recém atingiu 5 pontos (sim, 5 pontos ganhos em 60 disputados!) e que o jogo foi em Ponta Grossa! Em termos de descenso, hoje quem tá caindo é o Rio Branco, com 18 pontos, mesma pontuação do Paranavaí. Continuam ameaçados Cianorte, com 20, e Arapongas, com 21, mas esses ainda têm um certo respiro.

Na próxima rodada, os destaques ficam para Rio Branco x Paranavaí na quinta-feira, Paraná x Cianorte no sábado e Nacional x Arapongas, Londrina x Malucelli e Atlético x Coritiba no domingo. Atle-Tiba onde, doutor?

Os destaques de Goiás

Ai, ai, ai, Vila Nova! Ai, ai, ai! Queda diante do CRAC, que completou uma semana excelente após o triunfo sobre o Náutico, pela Copa do Brasil. O Vila parou nos 17 pontos e está a dois do Rio Verde, que ficou no empate com o Aparecidense. Está entre eles para ver quem cairá pra Série B junto com o Itumbiara, que venceu o Goianésia, que está com 31 pontos. Já confirmado em primeiro, o Goiás foi aos 42 pontos ao ganhar do Grêmio Anápolis (são 49 jogos invicto como mandante). Com 27, o Atlético encerra a rodada hoje à noite diante do Anápolis. O visitante precisa pontuar pois tem 19 pontos. Se perder, correrá um risco mínimo de queda. Muitíssimo mínimo, pelo saldo de gols, mas existente. Ah, quer saber? O Anápolis tá fora, é só mesmo Rio Verde ou Vila Nova.

A quarta vaga na semifinal está entre três times: Aparecidense, com 23 pontos; Grêmio Anápolis, com 21; e CRAC, com 20. Da última rodada da classificatória, apenas um jogo pode ser antecipado sem qualquer grilo para sábado, se assim desejado for: Itumbiara x Goiás. Os demais ainda valem alguma coisa: Aparecidense x Anápolis, Grêmio Anápolis x CRAC, Atlético x Goianésia e Vila Nova x Rio Verde.

Os destaques do Nordeste

Na Bahia, dose dupla em Salvador e nenhum sucesso dos grandes. O Vitória perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo Botafogo e o Bahia reestreou Joel Santana empatando com o Vitória da Conquista. Passadas 5 de 8 rodadas nesta fase, o Grupo 1 traz Bahia com 6 pontos, Botafogo e Juazeiro com 4, e Feirense com 3. No Grupo 2, Vitória e Juazeirense somam 12 pontos, Bahia de Feira 8 e Conquista 6. No próximo fim de semana, dose dupla de Salvador versus Juazeiro: na capital, Vitória x Juazeiro; e no interior, Juazeirense x Bahia.

Em Pernambuco, o clássico entre Santa Cruz e Sport teve dois gols de cada lado, enquanto o Náutico estreou Silas com dobro a nada diante do Serra Talhada, além de outro 2 x 2 ser o do Ypiranga com o Pesqueira. Desta forma, a ordem da semifinal ficou Sport x Ypiranga e Náutico x Santa Cruz (voltas em Ilha do Retiro e Aflitos). Os outros 8 times jogarão um torneio anti-rebaixamento - entre eles os dois de Caruaru, que ontem realizaram o clássico citadino, com 3 tentos do Central e nenhum do Porto. Dois destes oito serão rebaixados. A lamentar demais alguns incidentes violentos entre torcedores tricolores e rubro-negros no clássico recifense. Teve até um motorista sacando um revólver para atirar no ônibus do Sport em seu retorno à Ilha. Pelo amor de Cristo!

No Ceará, infelizmente foi ainda pior: dois mortos em briga entre torcedores no caminho ao Castelão. Isso é de tirar o ânimo de qualquer um. Delinquentes assim afastam as pessoas de bem dos estádios. Então, com a bola em jogo, o Ceará venceu pela contagem mínima um duelo fraco diante do Fortaleza. Outro clássico dominical foi o centésimo de Juazeiro do Norte pela Série A do Campeonato Cearense. O Icasa aplicou 3 no Guarani, que é só derrota nos últimos dias: primeiro, o fiasco do diretor invasor que não queria deixar o Guarany cobrar o pênalti; depois, eliminado da Copa do Brasil pro Santa Cruz; e agora, isso. Passadas 10 de 14 rodadas, o Icasa lidera com 22 pontos, contra 19 de Ceará e Fortaleza. Domingo que vem, tem Guarany x Fortaleza e Ceará x Icasa.

No Rio Grande do Norte, o líder da classificatória do segundo turno é o Potiguar, 9 pontos em 3 rodadas depois de superar o ASSU por um gol a nada. O América foi aos 7 com a vitória sobre o Santa Cruz. Já ASSU e ABC, que "oxou" com o Baraúnas, tem 4. A destacar ainda a goleada do Alecrim sobre o Corintians por 5 e nada.

Além de Santa Cruz x Sport e Fortaleza x Ceará, outros dois clássicos merecem registro - e nenhum deles "oxado", para minha felicidade (risos): em Alagoas, CSA 2 x 0 ASA; e na Paraíba, Botafogo 1 x 0 Treze.

Trocadilhos infames (ih, lá vem...)

A vida de algumas potências da América do Sul não foi nada mole neste fim de semana. Depois de cair fora da Libertadores por sua parte feita não adiantar devido ao empate do Vélez Sarsfield com o Emelec, o Penarol não teve boa sorte no Amazonas e caiu por 3 x 1 diante do Princesa do Solimões. Já o Boca Júnior teve dias, então, inqualificáveis. Sábado, na Argentina, tomou 6 x 1 do San Martín. Ontem, pelo Sergipano, não ficou tão atrás, tomando 4 x 1 do Sergipe - e ainda por cima tendo que ver o River Plate tocar 4 x 2 no Olímpico. Por fim, na véspera do seu aniversário, Casagrande anotou dois nos 4 x 2 do Maranhão sobre o Balsas. Bah!!!

(O "bah!!!" foi para mim mesmo, pelas cretinices inacreditavelmente tontas que acabaram de ler.)

Por falar em cretinices...

...essa não tem nada a ver comigo: Serra x Tupy, pelo Campeonato Capixaba, foi adiado pois faltou ambulância no estádio. O apitante esperou 45 minutos, mas ela não chegou e ele pegou seu banquinho e saiu de mansinho.

Divisões inferiores

No "The Romance Championship" (Série A2 de SP), o grande destaque ficou para o atropelamento sem socorro levado pela Portuguesa, simplesmente triturada, amassada e espatifada pelo Comercial por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 a nada em Ribeirão Preto - só do Macena foram três. Postou Flávio Gomes no seu Twitter que o último 7 x 0 que a Lusa tinha levado foi pro Fluminense, no RJ/SP de 1961 (mesmo ano em que posteriormente, aí pelo Paulistão, a rubro-verde tocaria o mesmo marcador sobre o Corinthians). Bafo e Lusa estão com 6 pontos no Grupo 3 após 3 de 6 rodadas, enquanto Capivariano e Catanduvense empataram, ficando com respectivamente 4 e 1.

No Grupo 2, Guaratinguetá e Rio Claro podem confirmar seus acessos à elite já na próxima rodada - pois não custa lembrar que os dois primeiros de cada grupo vão pra Série A1 em 2014, enquanto o vencedor de cada chave decidirá o título desta A2. Ambos tem 7 pontos depois de ganharem, respectivamente, de Audax (nenhum ponto) e Red Bull (que tem 3). Um grupo mais desnivelado em comparação ao outro.

Na "Copa Ménage à Trois" (Série A3 de SP), os grandes destaques ficaram para o Flamengo perdendo para o Guaçuano sem ao menos um gol do Jackson Five (que esta coluna "adotou" bem antes dele finalmente ganhar espaço nacional na televisão, embora pareça que o "Esporte Fantástico" da Record tenha zicado ele, eh, eh), o América escapar do descenso mesmo perdendo pro Votuporanguense (com direito a Pilo cobrando um dos pênaltis mais ridículos de todos os tempos) e o Palmeiras B empatar com o Sertãozinho (com 58 pagantes na Rua Javari para o último jogo da história do Verdão 2, que veio a ser rebaixado nesta Terceirona).

Na Série B do Carioca, o América encerrou a classificatória vencendo o Tigres do Brasil e terá pela frente na semifinal a Cabofriense, que tocou 5 x 2 no Angra dos Reis com direito ao primeiro gol do Ramón Menezes (aquele!) pelo time dos Lagos. A outra semifinal do primeiro turno será Bonsucesso x Portuguesa.

Já na Divisão de Acesso daqui do Gauchão, o Brasil de Pelotas "oxou" com o xará de Farroupilha, mas continua liderando o Grupo B depois de 5 rodadas, com 10 pontos, um a mais que o Glória.

Outras duas

No início do hexagonal decisivo do Sul-Americano Sub-17, o Brasil venceu pela contagem mínima ao Uruguai, agora voltando a campo na quarta-feira, contra a Venezuela.

Já a Copa Feminina do Brasil confirmou ontem seu primeiro finalista: o São José, que deu de 3 no São Francisco em território baiano. As paulistas do Vale do Paraíba esperam agora por Centro Olímpico ou Vitória de Santo Antão, que se enfrentarão hoje à noite, no Municipal de Sampa City (acabou 1 x 1 na ida).

"Pelas Zoropa"

Na Espanha, Messi esteve fora do Barcelona, que trincou o Zaragoza, enquanto Cristiano Ronaldo faturou duas vezes nos 3 do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao. Na Itália, a líder Juventus jogará hoje contra a Lazio. Pela Inglaterra, enquanto o Manchester United encaminhou mais um pouco o título da Premier League ao derrotar o Stoke City, Manchester City e Wigan decidirão a Copa da Inglaterra em 11 de maio após ganharem de Chelsea e Millwall. Na Alemanha, quatrilho do Bayern de Munique sobre o Nuremberg e sena do Borussia Dortmund diante do Greuther Furth. Na França, Paris Saint Germain mais próximo do título após vencer o Troyes. E em Portugal, a Taça da Liga teve sua finalíssima vencida pelo Braga, que marcou uma vez contra nenhuma do Porto.

A seguir, um panorama de cada competição:

Espanha (31 de 38 rodadas) - Grupos da Liga dos Campeões: Barcelona, 81; Real Madrid, 68; e Atlético de Madrid, 65. Pré-grupos da UCL: Real Sociedad, 54. Liga Europa: Málaga e Valencia, 50 (o mais próximo é o Bétis, com 48). Rebaixamento: Mallorca e Celta, 24; e Zaragoza, 27 (o último fora é o Granada, com 28).

Itália (32 de 38 rodadas) - Grupos da Liga dos Campeões: Juventus, 71; e Napoli, 63. Pré-grupos da UCL: Milan, 59. Liga Europa: Fiorentina, 55; e Roma, 51 (mesma pontuação da mais próxima, a Lazio). Rebaixamento: Pescara, 21; e Genoa e Palermo, 28 (o último fora é o Siena, com 30).

Inglaterra (serão 38 rodadas totais) - Grupos da Liga dos Campeões: Manchester United, 80 pontos e 32 jogos; Manchester City, 65 e 31; e Arsenal, 59 e 32. Pré-grupos da UCL: Chelsea, 58 e 31. Liga Europa: Tottenham, 58 e 32 (o mais próximo é o Everton, com 55 e 32). Rebaixamento: Reading e Queens Park Rangers, 24 e 33; e Wigan, 31 e 31 (os últimos fora são Aston Villa, Stoke City e Sunderland, todos com 34 e 33).

Alemanha (29 de 34 rodadas) - Grupos da Liga dos Campeões: Bayern de Munique, 78; Borussia Dortmund, 58; e Bayer Leverkusen, 50. Pré-grupos da UCL: Schalke 04, 46. Liga Europa: Freiburg, 45; e Eintracht Frankfurt, 42 (os mais próximos são Borussia Monchengladbach e Hamburgo, com 41). Rebaixamento: Greuther Furth, 15; e Hoffenheim, 24. Play-off anti-descenso: Augsburg, 27 (o último fora é o Fortuna Dusseldorf, com 30).

França (32 de 38 rodadas) - Grupos da Liga dos Campeões: Paris Saint Germain, 67; e Olympique, 58. Pré-grupos da UCL: Lyon, 56. Liga Europa: Saint-Etienne, 54 (mesma pontuação do Nice, o mais próximo). Rebaixamento: Troyes, 25; Brest, 29; e Nancy, 31 (o último fora é o Sochaux, com 32).

Ainda a destacar da Turquia o 1 x 0 do Galatasaray, treinado interinamente pelo Taffarel, sobre o Karabukspor.

Curtinhas

*E essa do Los Angeles Lakers perdendo Kobe Bryant para a reta final da NBA por contundir o Tendão de Aquiles na última virada de sexta para sábado, no triunfo sobre o Golden State Warriors? Absolutamente lamentável.

*Já campeão da Liga das Américas de Basquete, o Pinheiros encerrou perdendo por 85 x 81 para o Uniceub. Mesmo assim, o Brasília foi o pior do Final Four pois o Lanús foi vice com 91 x 82 sobre o Capitanes.

*31 vitórias na carreira e quarto maior vencedor de GPs da Fórmula 1 na história, igualando-se a Nigel Mansell. Este é Fernando Alonso após um chato Grande Prêmio da China, com poucos momentos de real emoção, um deles uma incrível ultrapassagem dupla das duas Ferrari (uma de cada lado) sobre Lewis Hamilton, que ficou em terceiro, atrás de Kimi Raikkonen. Sebastian Vettel foi o quarto, Jenson Button o quinto e Felipe Massa o sexto - e só foi sexto pois Paul Di Resta, atrás do qual ficou um tempaço, fez um pit stop a mais. Mark Webber caiu fora bem antes do fim, num fim de semana horroroso. A próxima corrida é domingo que vem, no Bahrein.

*O primeiro quarentão campeão da segunda-feira: Robert Scheidt, velejador 11 vezes campeão mundial (oito na classe Laser e três na Star), ganhador de quatro medalhas em Pan-Americanos (ouros em 1999 e 2003, pratas em 1995 e 2007) e de cinco medalhas em Olimpíadas (bronze em Londres 2012, pratas em Sydney 2000 e Pequim 2008, e sobretudo os ouros em Atlanta 1996 e Atenas 2004).

*O segundo quarentão campeão da segunda-feira: Emanuel, craque do vôlei de praia, três vezes campeão mundial (1999 e 2003 com Ricardo e 2011 com Alison), dois ouros em Pan-Americanos (2007 com Ricardo e 2011 com Alison) e três medalhas em Olimpíadas (prata em Londres 2012 com Alison e bronze em Pequim 2008 e ouro em Atenas 2004, ambos com Ricardo).

*E não é que o projeto do Eike Batista deu certo? 3 sets a 1, de virada (15/25, 25/18, 25/18 e 25/14), e o RJX ganhou do Cruzeiro a Superliga. Primeiro título brasileiro de vôlei masculino desde o Atlântica, em 1981. Vamos torcer para Eike não inventar de acabar com o projeto e, isso sim, aumentá-lo para a próxima temporada.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Segunda-feira de estreia da Rádio Bandeirantes de Goiânia, em AM 820 (que é a emissora antes chamada de Jornal). A nova emissora do Bandsat é afiliada e adota o nome da matriz. A programação regional abriu nesta manhã, às 6 e meia, com o esportivo "Pontapé Inicial". Depois, seguiu com o "Primeira Hora" via rede e estreou às 7 e meia a versão local do "Manhã Bandeirantes", apresentada por Emerson Vargas e Alípio Nogueira. Às 10 e meia, entra o "Esporte em Debate", também uma versão regional de programa original de São Paulo. Outros programas regionais serão o "Contato Direto", das 3 às 5 da tarde, e o "Debate Bola", das 6 às 7 da noite.

*Informação muito importante: depois de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Belo Horizonte, Bahia, Pernambuco, Vale do Paraíba e regiões de Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto, mais uma região brasileira terá programa regional de domingo à noite na emissora da Rede Globo. Será o Ceará, onde a TV Verdes Mares começará já no próximo domingo o "Destaque VM", uma revista eletrônica toda local, que terá como apresentadores Amenhotep Rodrigues, ex-TV Diário, e Khrisley Karlen, ex-assistente de palco do "Caldeirão do Huck". Programa que, devido à ontem estreada "Revenge", será exibido à meia-noite.

*Leio no NaTelinha que o "Programa da Tarde" tem apostado em uma tática para tentar segurar a audiência na Record: colocar seus apresentadores para interagirem com apresentadores dos jornais e programas regionais apresentados imediatamente antes. Isso explica, então, dia desses eu ter topado com Britto Jr. tendo à sua direita Geraldo Luís ("Balanço Geral SP") e à sua esquerda Zé Eduardo ("Se Liga Bocão", Record Bahia).

*Segunda-feira de novidade em Santa Catarina: a estreia de Karem Fabiani, ex-RBS (Globo), apresentando o "Ver Mais" na RIC/Record, à 1 de meia da tarde. Ela sucederá Vanessa Martinelli, que continua nele como repórter.

*Novo gerente de jornalismo na TV Bandeirantes daqui de Porto Alegre: Luiz Eduardo Rezende, que atualmente era coordenador de operações do SBT e, antes ainda, trabalhou na Record e na RBS TV.

*RBS, que leio no NaTelinha que rendeu 38 pontos e 63,2% de participação ao "Jornal Nacional" no período de 1 a 6 de abril, enquanto "Salve Jorge" marcou 43 e 72,4%, contra 3 pontos das vice-líderes Record e SBT. Wow!

*Por falar em "JN", um "Momento Jassa": felizmente, foi pegadinha da Carla Vilhena o lance dela mudar o corte de cabelo (eh, eh). Sábado, em meio às tão comentadas férias nestes dias pós-saída do "Bom Dia São Paulo", lá estava ela com o penteado de sempre, que ajuda a realçar ainda mais sua boniteza natural.

*Leio no Flávio Ricco que, após o reformulado "Conta Corrente" ser feito todo dos estúdios em São Paulo, a Globo News pode estender esta experiência de produções fora do Rio de Janeiro a outras cidades. Acho isso muito bom. Lembram daquilo que a Record News tinha, de noticiários regionais (dos quais só sobrou o do interior paulista)? Acho que a Globo News tem totais condições de fazer algo semelhante ou até ainda maior, e até me admira que nunca tenha feito isso nestes 17 anos de existência. Vamos ver o que é que surge.

*Globo News, que foi a surpresa negativa na cobertura da eleição presidencial da Venezuela, acontecida neste domingo. A confirmação do resultado veio perto da 1 da madrugada e foi encaixada em um intervalo da reprise do "Fantástico". O pior não foi isso e sim depois ela não interromper este repeteco para fazer jus ao seu slogan "nunca desliga" e mostrar ao vivo os discursos do vencedor Nicolás Maduro e do perdedor Henrique Capriles. Registros jornalísticos importantes que foram perdidos nos momentos de acontecimento. Quem mandou bem foi o BandNews TV, que exibiu ambos ao vivo com exclusividade entre os canais de notícias - e quando digo isso, entendido está que nada passou na Record News (mas essa eu já abandonei, infelizmente).

*Muito boa essa: Paula Valdez apresentou no sábado o "Jornal da Band", junto com o tradicional Sérgio Costa, da Band Rio. Nem completou 1 ano de TV Bandeirantes de São Paulo e Paulinha já ganhou status para comandar o principal noticiário da emissora. Eu sempre confiei no taco da filha do saudoso Bira, lá em cima todo contente.

*E essa da Flávia Noronha, mesmo que brincando, pedir aumento salarial ao vivo durante o "TV Fama", depois de matéria sobre o aumento salarial do anão Marquinhos na Record? Considerando-se a crise financeira que vive a RedeTV! há um tempão, não pegou bem essa brincadeira entre os funcionários, leio na Janaína Nunes.

*RedeTV!, que entrou nesta madrugada na Claro TV, presente no canal 128. Até agora, ela não a transmitia.

*Helen Ganzarolli já é uma gostosíssima de marca maior ao natural. Usando o decote quase pornográfico que usou no "Programa Silvio Santos" de ontem, só melhorou mais e mais. Buscarei vídeos para aqui destacar.

*Mais SBT: ontem, Carlos Villagrán (tanto ele mesmo quanto como Kiko) foi no "Domingo Legal". Isso gerou uma matéria pro "SBT Manhã". A repórter foi a Lara Mota, irmã do Dirceu, jogador do Londrina. Pois ela pegou uma foto dele todo vestido como o personagem do "Chaves" e, enquanto o entrevistava, lhe passou a foto e Carlos a autografou, como veem aqui. O gol contra o Paranavaí não foi a única felicidade de ontem do Dirceu.

*Estreada neste domingo, após o "Fantástico", "Revenge" foi exibida pela Globo sem intervalos comerciais. Não quiseram dar qualquer margem para Silvio Santos e "Pânico na Band". Mas não será assim sempre. Acho...

*Completou 40 anos neste domingo Adrien Brody, vencedor do Oscar de ator em 2002 por "O Pianista".

*Completa 75 anos hoje a tunisiana de nascimento e italiana de essência Claudia Cardinale, belíssima atriz das décadas de 60 e 70, vista em filmes como "O Leopardo", "Era Uma Vez no Oeste", "Rocco e Seus Irmãos", "Os Profissionais", "Fellini Oito e Meio" e "A Pantera Cor-de-Rosa".

*Ainda hoje, há 80 anos, nascia Elizabeth Montgomery. Ela, que morreu em 1995, ficou eternizada na televisão em 254 episódios de "A Feiticeira", vivendo a adorável Samantha Stephens entre 1964 e 1972.

*Há 5 anos completados nesta segunda-feira, com 82 de vida, morria a atriz Renata Fronzi, que atuou em vários filmes e diversas produções na TV Globo, mas cuja grande personagem foi a Helena da "Família Trapo", exibida pela Record entre 1967 e 1971, revivida na Bandeirantes em "Bronco", de 1987 a 1990.

*A saideira: comemora 85 anos hoje Vida Alves, uma pioneira da televisão brasileira, atriz do famoso primeiro beijo (dado em Walter Forster em "Sua Vida Me Pertence", na Tupi, em 1951). Ela terminou a carreira regular em 1969, na Excelsior, com "Dez Vidas". A última aparição na telinha foi em 2004, como ela mesma, na minissérie "Um Só Coração", da Globo. Tive a alegria de conhecê-la em 2012, quando fui no lançamento da exposição "60 Anos da Telenovela Brasileira", onde ela se mostrou enormemente simpática e bem disposta.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Dasha Kapustina

Dasha Kapustina, modelo e namorada do Fernando Alonso. Fico na torcida por mais vitórias dele só para a FIA filmá-la sempre, eh, eh...

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"A queda do Guarani é muito consequente da 'dinastia' de Beto Zini. Enquanto ele ficou, o time até se sustentou nas primeiras divisões, mas os efeitos colaterais de seus desmandos são sentidos até hoje, além de quem entrar no seu lugar não fazer algo muito melhor. Bizarro lembrar que o time jogou a final do Paulista no ano passado. *** O Corinthians está no seu direito de defesa, mas a Conmebol não tem critério e nem moral ao anunciar uma pena dura e depois voltar atrás como se nada tivesse acontecido. *** Deveria existir um critério para exibição na TV de imagens horrendas de crimes. Lembro de uma cabeleireira morta pelo ex-companheiro aqui em Minas Gerais. Alguns canais frisavam a imagem antes dos disparos e outros mostraram a execução completa, o que é lamentável. *** A extrema repercussão da simples troca de apresentação da Carla Vilhena pelo Rodrigo Bocardi no 'Bom Dia SP' mostra bem o poder de influência que qualquer coisa da Globo ainda causa na TV brasileira. *** André Marques e Ana Furtado não convencem no 'Vídeo Show'. São de irritar os diálogos forçados e ensaiados dos dois. As montagens de atores e atrizes em novelas diferentes são sem graça. O programa tem tudo para ser melhor quando investe em quadros como o 'Túnel do Tempo'. Mesmo assim, é inacreditável que ele perca em São Paulo para o inqualificável 'Balanço Geral'. *** Se a TV aberta continuar insistindo em programas de qualidade duvidosa, vai perder cada vez mais espaço para a Internet. Só que Marcelo Tas tem que lembrar que muita gente ainda não tem acesso à grande rede, sem contar o hábito e o gosto que muitos possuem de sentar em frente à telinha tradicional. *** Por mais que seja utópica, seria ótima uma intervenção nesses canais que usam as concessões para lotear suas grades de programação ao invés de servir ao público, como os casos escabrosos de CNT e Canal 21." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Não sou bugrino, mas o primeiro jogo que assisti no estádio foi no Brinco de Ouro. Desde junho do ano passado, quando me tornei setorista do Guarani pelo Correio Popular, essa relação com o clube aumentou. Ver o décimo rebaixamento - sendo nove nos últimos 13 anos - é muito triste. O pior é ser difícil imaginar que haja uma luz no fim desse túnel. São times cada vez mais ruins e diretorias que se dizem bem-intencionadas e pouco fazem de efetivo pra mudar a situação, haja vista essa interdição do Brinco de Ouro. A solução da vez é vender parte do patrimônio para sanar as dívidas. Mas no futuro, o dinheiro vai embora. Como não permitir que os problemas voltem? Agora, o foco é na Série C, em mais um triste capitulo na história do clube. E por tudo o que foi visto do Guarani em 2013, o risco de brigar contra outro rebaixamento tende a ser maior do que a briga pelo acesso." (Carlos Rodrigues)

"Apesar de ser meia-boca, o 'Balanço Geral SP' consegue às vezes segurar o telespectador pelas besteiras do Geraldo Luís com o anão. Assisto pela parabólica assim que terminam 'Globo Esporte' e 'Jornal Hoje', pois é dose pra mamute ver o 'Vídeo Show', que perdeu a graça faz tempo. E 'A Usurpadora' só vale mesmo pela Gabriela Spanic." (Diogo Mattos)
E precisava de algo mais além da Paola Bracho para o estrago ser grande até a ponto da Liga dos Campeões pela Globo vencer por apenas 11 a 9? Eh, eh, eh!!!

"O que aconteceu para a Portuguesa levar 7? Só no primeiro tempo foram 4 gols. *** Mesmo que o Boca Juniors se importe mais com a Libertadores do que com o Argentino, levar 6 x 1 do San Martín é demais. Se bobear, essa campanha vai prejudicá-lo demais para o promedio e ele terá que brigar contra o rebaixamento nos próximos torneios." (Fernando Clemente)

"Não sou homem, mas não acho Caroline Portaluppi com estampa para aparecer na Playboy, apesar que hoje qualquer uma vai para a capa. Essa menina só tem 18 anos e há tempos é tão falada. Lógico que há mulheres bonitas, mas as cariocas em geral são feias. Notei isso na primeira vez em que fui ao Rio de Janeiro. *** Gerald Thomas é acostumado com esse tipo de coisa não de hoje, mas não é porque Nicole Bahls seja panicat que ele vá passar a mão. Não sou feminista, mas se as pessoas vão achar que uma moça é fácil só porque usa roupas decotadas, vamos voltar ao passado das saias e dos vestidos abaixo dos tornozelos. O Brasil está ficando muito moralista." (Isabel Pinheiro)

"Para dar mais emoção a esse Paulistinha, a Federação poderia pegar 48 clubes e dividi-los em 8 grupos com 6 times cada, colocando cada um dos quatro grandes em grupos diferentes, com os dois primeiros de cada indo para o mata-mata em jogo único a partir das oitavas-de-final. No formato atual, os dois finalistas jogam 23 vezes. No meu modelo, os finalistas jogariam 9 vezes. Essa redução de datas seria muito boa para os times porque aumentaria o tempo de pré-temporada e permitiria aos clubes fazerem excursões em outros países. *** Qual a necessidade do Corinthians colocar os titulares em um jogo pífio como esse contra o Linense, quando já estava classificado? Resultado: time sem vontade nenhuma de mostrar algo bom e vencer. Seria mais adequado dar chance aos reservas e aos garotos da base, que não tiveram nenhuma chance neste Paulista, único campeonato na temporada em que poderiam mostrar algo e ganhar experiência. Tite é um grande técnico, mas não usar a base é um ponto fraquíssimo dele. O único campeão da Copa SP do ano passado que foi aproveitado no time principal foi Giovanni. A Roma comprou Marquinhos, que em pouco tempo seria o melhor zagueiro do Brasil, por uma miséria. Matheusinho, Douglas Tanque e Antônio Carlos foram emprestados e ninguém sabe mais onde foram parar." (Italo Queiroga)

"No caso daqui, outros concorrentes do agora chamado 'Acre TV' são o 'Gazeta Alerta', na afiliada da Record, e o 'Boa Tarde Rio Branco', na afiliada do SBT." (Natan Negreiros)
Mas vai ver a audiência deles não seja boa o suficiente para fazer frente à afiliada da Globo e, desta forma, ganhar menção na notícia do NaTelinha.

"Alonso mostrou porque a Ferrari lhe dá tamanha prioridade. Venceu como quis o GP da China e deu uma aula de pilotagem. As 5 primeiras posições tiveram os cinco campeões mundiais que disputam a temporada esse ano. Raikkonen é outro que faz milagre com o carro, ainda mais com boa parte da asa dianteira quebrada. Quanto ao Massa, não adianta botar a culpa no 'macarrãozinho' que se forma nos pneus. Ele ainda tem de entender que, na atual conjuntura das provas, é mais importante ter um ritmo de prova consolidado do que ser agressivo ao extremo e detonar os pneus de cara. Ele tem de olhar como trabalharam Alonso e Raikkonen nessa prova. Claro que está infinitamente superior ao desempenho do ano passado, mas não posso achar bom largar em 5° e acabar em 6°. *** Se alguém precisar de um sonífero para superar a insônia, use a gravação de Novo Hamburgo x Grêmio. Que joguinho mequetrefe. Um atentado à bola. Como disse Paulo Brito: Celso Roth estava se deliciando em casa vendo 6 volantes em campo, três para cada lado. Tá na hora de Vanderlei Luxemburgo dar um padrão de jogo. Essa história de poupar aqui, não jogar ali, uma hora pensar em 3 volantes, na outra em 3 atacantes, em outra colocar Barcos mais fora da área do que dentro... Depender da qualidade técnica do Zé Roberto para resolver na frente e torcer para Cris 'Calamidade' não aprontar e entregar a rapadura é brincadeira. *** Algo me diz que esse vexatório 6 x 0 em casa para o São Luiz representou a derradeira partida da história do Canoas, um time sem torcida alguma. Se a primeira divisão do Gaúcho é uma caravana da miséria, imagine o que são as divisões inferiores - pois alguém teve a brilhante idéia de criar uma Série C por aqui. Os regionais já estão em um modelo falido e ainda criam mais e mais divisões. Enquanto isso, federações estaduais e CBF estão cada vez mais ricas." (Natanael Felipe Rhoden)

Clipe do Dia I

Completou 45 anos neste domingo o ator Anthony Michael Hall, que na década de 80 foi o Rusty do primeiro filme "Férias Frustradas" e o Gary Wallace de "Mulher Nota 1000", além de protagonista do seriado "O Vidente" entre 2002 e 2007. De "Mulher Nota 1000", aqui está o dançante tema do Oingo Boingo: "Weird Science".

Clipe do Dia II

Se não tivesse falecido em 2003, completaria 65 anos hoje Michael Kamen, compositor das trilhas de filmes como "Highlander, o Guerreiro Imortal", "Máquina Mortífera" e "Duro de Matar". Ele, Mutt Lange e o cantor Bryan Adams emplacaram duas canções indicadas ao Oscar: "Have You Ever Really Loved a Woman", de "Don Juan de Marco", e a que registro aqui: "Everything I Do", de "Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões".

Arremate

Confirmado o Major Levy Sobrinho, em Limeira, para Guarani x Confiança, nesta quarta, pela Copa do Brasil.

"24 Horas" volta antes que saibamos se o Bugre conseguirá uma classificação milagrosa ou não!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.