.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 5 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 212
São Paulo com um pé fora da Libertadores

É inevitável não abrir a coluna com este título. O Tricolor até criou algumas boas chances e foi superior em boa parte do jogo, realizado na sempre complicada altitude, mas quando a pontaria está ruim e o The Strongest dá tanta sorte a ponto de dois chutes de longe serem aceitos por um falho Rogério Ceni, o que fazer? Só resta rezar aos deuses da bola por um milagre daqui a duas semanas, mais precisamente no dia 17. Aliás, chamo Rogério de "falho" ontem, mas não gosto de fazê-lo pois gosto dele enquanto goleiro. Mas foi responsável pela queda - e não só ele, diga-se, mas também quem perdeu as chances criadas e ainda os defensores mal posicionados.

A uma rodada do fim do Grupo 3, temos isto, damas e cavalheiros: o Atlético Mineiro com 15 pontos, o Strongest com 6 pontos e saldo -1, o São Paulo com 4 pontos e saldo -2, além do Arsenal também com 4 pontos. Há duas possibilidades matemáticas mais fortes para classificação são-paulina: uma é ele ganhar do Galo no Morumbi e torcer por derrota dos bolivianos na Argentina; a outra é bater o Atlético por dois ou mais gols de diferença, o que permite classificação se der empate entre Strongest e Arsenal. Mas quer mais uma? Pode dar sorteio, se São Paulo e Strongest empatarem em todos os quesitos de desempate (que, pela ordem, são saldo, gols pró e gols fora de casa). Isso é possível se os paulistas vencerem por 2 x 1 e der empate por 1 x 1 na outra partida.

Outro registro: se o Atlético Mineiro confirmar o primeiro lugar geral - que ainda pode ser do Vélez Sarsfield (com 12 pontos, 7 de saldo, 10 gols pró e 4 gols fora), por isso sendo necessário no mínimo um empate para o Galo (com 15 pontos, 9 de saldo, 16 gols pró e 7 gols fora) -, provavelmente ele pegará o segundo colocado da sua própria chave. A ordem das oitavas-de-final é definida conforme a pontuação dos 16 classificados, não importa de qual grupo. O Strongest tem 6 pontos a exemplo do Palmeiras, só que os bolivianos já completaram 5 partidas e o Verdão mal fechou 4. Ou seja: a possibilidade de Atlético x São Paulo nas oitavas é bem considerável.

Isto é: na matemática, pois na bola eu tenho muitas dúvidas se o São Paulo passará. A combinação da última rodada me faz crer pouco nisso. O Strongest acho que se dará melhor na Argentina e o Galo creio que ao menos empatar no Morumbi conseguirá. Longa será a espera até a 22ª badalada no BBB (Big Ben Brasília) do dia 17.

Quem já está nas oitavas

São sete times já assegurados na próxima fase da Copa Libertadores: Olimpia no Grupo 7 (depois de ganhar ontem da Universidad de Chile), Corinthians e Tijuana no Grupo 5, Vélez Sarsfield no Grupo 4, Atlético Mineiro no Grupo 3 (já assegurado como primeiro colocado) e Nacional e Boca Juniors no Grupo 1 (também ontem à noite, os uruguaios classificaram a ele e aos argentinos ao tocarem 1, 2, 3, 4 a nada no Toluca).

No mais, temos estas equipes ainda com chances:

Grupo 2 (4 rodadas) - Libertad com 8, Palmeiras com 6, Sporting Cristal com 5 e Tigre com 3
Grupo 4 (5 rodadas) - Emelec com 9 (saldo 1 e 5 gols) e Peñarol 6 (saldo -3 e 4 gols)
Grupo 6 (4 rodadas) - Independiente Santa Fé com 8 e Deportes Tolima e Real Garcilaso com 7
Grupo 7 (5 rodadas) - Newell's Old Boys com 9 (saldo 4 e 10 gols) e La U com 6 (saldo -3 e 4 gols)
Grupo 8 - Huachipato com 7 (5 jogos), Fluminense com 7 (4), Grêmio com 6 (4) e Caracas com 6 (5)

Ir em frente na Copa do Brasil ou não?

É um dilema que a Ponte Preta enfrenta, isso que é impressionante. Alguns times estarão garantidos na Copa Sul-Americana via Campeonato Brasileiro do ano passado se caírem fora do mata-ou-morre nacional antes das oitavas-de-final. A Macaca é um deles, e sua vontade maior está demonstrada: jogar o torneio da Conmebol. Ontem, ela até mandou reservas pro Sergipe. Mas faltou combinar com o Itabaiana (eh, eh, eh), pois a Ponte ganhou por 3 x 0, eliminou o jogo da volta e espera na segunda fase por Águia Negra ou Bragantino. Aliás, neste primeiro grande meio de semana, apenas Ponte Preta e Internacional eliminaram os confrontos da volta.

E muito importante: o STJD decidiu por 6 votos a 1 incluir o Sousa no lugar do CSP, valendo aquilo de que a Copa Paraíba não poderia qualificar pra Copa do Brasil por não ter o mínimo de quatro times para levar seu campeão ao certame da CBF. Agora, é esperar pela marcação do primeiro jogo entre Sousa e Coritiba.

Algumas paulistas

Com 11.476 fãs (10.780 pagantes) no Municipal de Sampa City, o Santos só empatou com o São Caetano, em jogo adiantado do fim de semana. Valeu pelos belos gols de falta do Jael e do Neymar. Agora, a Série A1 está com quatro quadrifinalistas assegurados por antecipação: São Paulo, Ponte Preta, Santos e Mogi Mirim. Este último se garantiu na quarta-feira, graças à derrota do Bragantino para o XV de Piracicaba.

Ainda deste meio de semana, duas da "Copa Ménage à Trois" (Série A3) que merecem registro: jogador "adotado" por esta coluna pelo divertido folclore do apelido associado ao seu nome, Jackson Five deixou duas vezes sua marca nos 3 x 2 do Flamengo de Guarulhos sobre o Independente - que, amanhã pela manhã, estará na tela da Rede Vida, recebendo o Palmeiras B em Limeira; e ao levar este mesmo marcador do Joseense, o União São João foi rebaixado para o "Torneio Primeiro dos Segundos" (Série B1). E pensar que até hoje não sai da minha cabeça a presença do time de Araras na divisão principal do Brasileirão, no fim dos anos 90.

E na manhã deste sábado, a Portuguesa abrirá sua presença em um dos dois grupos do quadrangular semifinal do "The Romance Championship" (Série A2), atuando fora de casa diante da Catanduvense.

E a Liga Europa?

Chelsea e Benfica deram passos importantes para suas classificações à semifinal ao marcarem 3 x 1, embora respectivamente Rubin Kazan e Newcastle precisem de apenas 2 x 0 em suas canchas para avançarem. Já o Fenerbahce fez a mesma vantagem de dois gols, mas ainda melhor, pois não foi vazado pela Lazio. Desta feita, marca um na Itália e só cai fora se levar quatro. Já Tottenham e Basel ficaram iguais em duas proezas.

Curtinhas

*Lembram do ex-apitante Antônio Pereira da Silva? É ele que dirigirá a Comissão Nacional de Arbitragem. E aí?

*Clubes brasileiros preocupados com uma tentativa da UEFA junto à FIFA de proibir inscrições de jogadores que estejam ligados a fundos de investimento no mundo inteiro. Um trololó de times daqui sofreria demais.

*O Botafogo decidiu não mais pagar os custos do Engenhão durante sua interdição. Pois é, cidadão...

*Joel Malucelli disse à Rádio 98 FM que os presidentes de J. Malucelli, Paraná, Coritiba e Atlético devem se reunir hoje para discutir um retorno da Copa Sul/Minas. Fiquemos atentos quão adiante irá esta boa ideia.

*Em entrevista que a Band mostrará amanhã no "Deu Olé!", Andres Sanchez disse que provavelmente a Arena Corinthians não ficará pronta até a Copa do Mundo de 2014. Ué, mas não estava bom o encaminhamento?

*Nesse mesmo assunto, li no Leandro Quesada que haveria um movimento articulado por Marco Polo Del Nero, governo do Distrito Federal e deputados brasilienses para a abertura do Mundial acontecer na Capital Federal - o presidente da Federação Paulista apoiaria isso para detonar o ex-presidente corintiano. Será?

*Flamengo de Teresina x Santos, quarta que vem, pode não ser no Albertão. O Ministério Público Estadual do Piauí recomendou à Fundação de Esportes do estado que interdite o estádio por falta de adequação a normas de acessibilidade - que são solicitadas há quatro anos. Só falta o local da peleja ser trocado em cima da hora.

*Os troféus dos Campeonatos Baianos de 2004, 2005, 2007 e 2009 podem ser perdidos pelo Vitória, já que foram penhorados pelo Tribunal Regional do Trabalho para pagar uma dívida do clube com o ex-técnico Marco Aurélio.

*Edson Gaúcho é o treinador que substitui Vinícius Eutrópio no ASA. Cuidemos quanto tempo ele ficará.

*Quem não ficou é Cleimar Rocha no Bangu, demitido foi após a derrota pro Betim. Alfredo Sampaio o substitui.

*Peguei a dica durante a semana pelo Fabiano Bernardes: logo mais, às 8 da noite, será lançado aqui em Porto Alegre (mais especificamente na Casa de Cultura Mário Quintana) o documentário "Xavante - O Centenário Rubro-Negro", dirigido por Bruno Frantz e Felipe Fabião, produzido ao longo de dois anos e que conta a história de 100 anos do Brasil de Pelotas. Na cidade do clube, o lançamento teve mais de 1,3 mil fãs no Theatro Guarany. Para quem gosta do Xavante ou apenas de futebol mesmo, a pedida é muito boa.

*Segundo levantamento próprio, o empate contra o Paris Saint Germain fez o Barcelona completar 500 jogos internacionais em seus 113 anos. O primeiro foi em 1949, contra o Reims, pela extinta Copa Latina. O detalhe é que há competições não reconhecidas pela FIFA, por isso, segundo ela a contagem não sendo esta. Nestes 500 jogos, foram 279 vitórias, 114 empates e 107 derrotas, com 988 gols a favor e 504 gols contra.

*Novak Djokovic na Copa Davis. É hoje, quando Sérvia e Estados Unidos disputarem na americana Boise o primeiro de três dias pelas quartas-de-final. Seu jogo das 4 e meia da tarde de hoje é contra John Isner, depois vindo Sam Querrey versus Viktor Troicki. Será que Nole Djoko levará sua seleção à semifinal?

*Às 10 da manhã deste sábado, saberemos se o Sport conquistará diante de sua gente a Liga de Basquete Feminino ou se o Americana provocará um terceiro jogo decisivo. Minha torcida é declarada para a equipe de Pernambuco, pois gostaria de ver um time do Nordeste brilhando no universo basqueteiro mulherístico.

*A ótima das 9 e meia da noite desta sexta-feira: RJX contra Minas. Quem decidirá a Superliga Masculina de Vôlei no dia 14, contra o Sada/Cruzeiro? Seja qual for o vencedor, só quero que ganhe por um 3 x 2 fantástico.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Não foi hoje a despedida de José Luiz Datena da Rádio Bandeirantes de São Paulo pois ela já aconteceu. Liguei para escutar o "Manhã Bandeirantes" pensando que seria a última edição do apresentador do "Brasil Urgente", mas antes dela começar, José Paulo de Andrade fez referência a ele, falando dos problemas de garganta enfrentados e que, como a voz foi recuperada, não dava para abusar e, por isso, o comando do "Manhã" é do Agostinho Teixeira - que já fazia o programa junto com o Datena e, como para bom entendedor meia palavra basta, claro ficou que passa a ser o titular isolado. Então, agora aconteceu mesmo: Datena saiu da RB, onde estreou em 2010 ao suceder Haisem Abaki no "Manhã Bandeirantes", e fica somente na TV Band.

*Desavisado, esqueci de gravar este trecho final do "Jornal Gente", mas assim que sua íntegra for publicada mais tarde no site da Rádio Bandeirantes, separarei este trecho, subirei ao YouTube e destacarei na "24" de amanhã.

*Em 15 anos escutando a AM 840 e FM 90,9, o "Manhã Bandeirantes" já trocou de apresentação tantas vezes que tenho medo de perder a conta. Quando o ouvi pelas primeiras vezes, em 1998, era com Monalisa Perrone. Aí, ela saiu e não lembro se quem a sucedeu foi Cláudia Matarazzo ou a dupla Anderson Afonso & Silvania Alves - que já fazia aos sábados a "Revista Bandeirantes". Mas foram os que vieram na sequência. Veio o período do José Nello Marques, aí ele saiu da emissora e entrou Haisem Abaki. Ele deixou a emissora e, em 2010, entrou José Luiz Datena. Com o passar do tempo, principalmente a partir da saída por 43 dias para a Rede Record, Agostinho Teixeira entrou no programa, permanecendo com a volta do Datena, que passou a fazer o programa de um estúdio montado em sua residência, em Barueri. Agora, fica o Agostinho como titular.

*A péssima da semana que leio no Comunique-se: a Band Rio Interior praticamente acabou. A emissora de Barra Mansa demitiu 30 dos seus 52 funcionários sob alegação de problemas financeiros. Até mesmo o diretor geral Ivan Fogli, o gerente jornalístico Adriano Lizarelli e os demais gerentes foram dispensados.

*Desta forma, a Band Rio Interior agora virou uma mera retransmissora da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro. Saíram do ar "Acontece Regional", "Band Cidade", "Entrevista Coletiva" e o esportivo "Tô na Área". Assim, Barra Mansa passa a receber os espaços regionais do canal 7 carioca, como o "Jogo Aberto Rio", "Brasil Urgente" e o "Jornal do Rio", para o qual ficaram somente duas equipes de reportagem e uma produtora, que abastecerão o noticiário com informações do Sul Fluminense. Simplesmente lamentável a situação chegar a esse ponto.

*Outra do Comunique-se: em até três meses, o RJ Capital passará a assistir a TV Senado em canal aberto. Assim foi anunciado anteontem pelo ministro das comunicações, Paulo Bernardo.

*Uma da aldeia pampeana: repórter de geral a partir desta semana, Camila Martins agora só volta a ser garota do tempo quando precisa substituir uma das duas titulares. Assim foi no "Bom Dia Rio Grande" de hoje, quando lá estava ela falando da meteorologia no lugar da Cristiane Silva, que substituiu Carla Fachim na apresentação.

*Leio no Flávio Ricco que a Globo preparou um filme comemorativo aos 460 anos que Santo André completará nesta segunda-feira, incluindo a presença de uma ilustre andreense: a quase quarentona Angélica. Na certa, vai rolar também matérias especiais para o aniversário da cidade no "Bom Dia São Paulo" e no "SPTV".

*Depois da escalada que travou, o "Jornal Nacional" teve mais uma falhaça daquelas: em reportagem da Maíra Lemos sobre os 5 x 2 do Atlético Mineiro, apareceram os distintivos dos dois times. Só que o do Arsenal que assistimos não foi o da equipe argentina e sim o dos Gunners da Inglaterra. William Bonner percebeu a bobagem e, na volta para ele, disse que não foi ironia e sim um erro muito feio. Vai ferver o kissuco.

*Leio na Mônica Bergamo que a Rede Globo vai estrear uma nova identidade visual a partir do dia 26 deste mês, criada pelo mesmo Hans Donner que desenvolveu há 39 anos sua famosa logomarca. Diz ele que o novo símbolo será mais limpo e ganhará vida e movimento. A marca mudará da canopla do microfone ao carro, passando por papeis, uniformes e todas as inserções no vídeo. Donner disse ainda que o logo global foi castigado pois os computadores interferiram muito na filosofia e na limpeza do símbolo pois cada novo designer queria colocar reflexo ou metal, destruindo a marca acidentalmente, e por isso ele vai "limpar meu filhote e adicionar vida".

*Lado bom de ter dança no "Bem Estar": o requebrar da Mariana Ferrão melhora a manhã de qualquer vivente.

*Leio no Flávio Ricco que Rachel Sheherazade, apresentadora do "SBT Brasil", renovou por 2 anos com o canal.

*Confirmado que o antecederá o "Você na TV", programa do João Kléber que a RedeTV! estreará na próxima segunda, às 9 e meia da manhã: o "Se Liga Brasil". Sim, ele continuará, mas com apenas uma hora.

*Noite de cuidar a bendita estreia do Marcelo Adnet na Globo, com o seriado "O Dentista Mascarado".

*Uma memória da sexta-feira: há 80 anos, nascia o intérpreta do Charada no "Batman" da televisão, produzido na década de 60 e aqui no Brasil muito lembrado do SBT nos anos 90. Frank Gorshin morreu em 2005.

*Outra memória de hoje: há 5 anos, o cinema perdia um grande nome. Charlton Heston morreu com 84 anos. Vencedor do Oscar de ator por "Ben-Hur", de 1959, ele também brilhou em filmes como "O Maior Espetáculo da Terra", "A Marca da Maldade", "El Cid", "Planeta dos Macacos", "Terremoto" e "Os Dez Mandamentos". Deste filme, uma das cenas mais marcantes da telona: Moisés (Charlton) abrindo as águas do Mar Vermelho.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Daniela Luján

Daniela Luján, atriz mexicana que, ainda criança, fez novelas exibidas pelo SBT, como "Luz Clarita", "O Diário de Daniela" e "Primeiro Amor a Mil Por Hora". Hoje, a gatinha aí vista faz aniversário (25 anos).

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: excepcionalmente, os e-mails dos leitores não serão atendidos nesta sexta-feira. As mensagens remetidas ontem serão reunidas às enviadas hoje para publicação neste sábado.

Clipe do Dia I

Completa 60 anos hoje o saxofonista e flautista Raul Mascarenhas, que tem quatro décadas de carreira e compôs o grupo de Johnny Alf. Ele foi casado com Cissa Guimarães e é pai do Rafael, o filho deles infelizmente falecido daquela maneira trágica em 2010. Curta aqui Raul tocando "Can't Help Falling In Love".

Clipe do Dia II

45 anos nesta sexta-feira de Paula Cole, que entoou um famoso tema de seriado da TV do fim dos anos 90: "Cena de Cinema" (mais conhecido pelo título original "Dawson's Creek"), que trouxe ao mundo Katie Holmes como grande destaque. Separei aqui o tema de abertura da série: "I Don't Want To Wait", de 1996.

Clipe do Dia III

Falecida em 1989, nasceu há hoje completados 105 anos uma das maiores atrizes da história do cinema: Bette Davis, ganhadora do Oscar por "Perigosa", de 1935, e "Jezebel", de 1938, além de ser indicada por "Servidão Humana", "Vitória Amarga", "A Carta", "Pérfida", "A Estranha Passageira", "Vaidosa", "A Malvada", "Lágrimas Amargas" e "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?". Ela foi citada em duas canções: "Desolation Row", do Bob Dylan, e "Vogue", da Madonna. Mas claro que trago aqui, de 1981, Kim Carnes com "Bette Davis Eyes".

Clipe do Dia IV

Sexta-feira também dos 105 anos do nascimento de um austríaco falecido em 1988: Herbert von Karajan, um dos maiores maestros do pós-guerra, mas que foi envolto em polêmicas por ter sido membro do Partido Nazista em Salzburgo, onde nasceu. Por isso mesmo, o violonista israelense e judeu Ithzak Perlman se recusou a participar de concertos com ele, além da Orquestra Filarmônica de Berlim - da qual Karajan foi regente por 35 anos - só poder se apresentar em Israel em 1989, após a morte dele. Conheci este maestro através daquele programa "Concertos Internacionais", que a Globo apresentou na primeira metade dos anos 90. Destaco aqui a belíssima interpretação do "Bolero" de Maurice Ravel, liderada por Karajan em 1985.

Arremate

Amanhã pela manhã, o Bayern de Munique confirmará o título alemão com vitória sobre o Eintracht Frankfurt.

"24 Horas" volta antes que saibamos por quanto os bávaros terão vencido na casa do oponente!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.