.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 2 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 209
É pra ganhar, Verdão!

Levar 6 x 2 do Mirassol rendeu dias e dias de piadinhas com o Palmeiras. Mas acho que isso valeu mais para fins de folclore do futebol, pois no Campeonato Paulista mesmo não valeu tanto pois o time estará nas quartas. Era um jogo que dava para perder. Claro que não tão vergonhosamente assim, mas dava para perder. Hoje, sim, é que não dá sequer para empatar. É preciso vencer o Tigre num - assim espero - Pacaembu cheio ou quase isso, nem que seja por "meio a zero", mas vencer para chegar aos 6 pontos e à segunda posição no Grupo 2 da Copa Libertadores (contra 8 do Libertad, 5 do Sporting Cristal e 3 do Tigre), depois faltando duas rodadas.

É confiável esse time do Palmeiras? Longe disso. Perdeu para o Tigre na Argentina? Sim. Mas é o que tem por agora, então, não dá para fazer algo a mais a não ser empurrá-lo na base do incentivo e das boas energias para, mais do que jogar bem, acima de tudo, sair com os 3 pontos do Municipal de Sampa City para não ser eliminado antecipadamente da Libertadores. Fiquemos atentos a partir das 9 e meia da noite. Boa sorte ao Palestra.

Em tempo: só hoje li a coluna do Lúcio Ribeiro na Folha de S.Paulo à qual te referistes, Altemir Cezar Alves. Não tem algo propriamente novo para mim, pois tanto a ideia de uma Libertadores com os clubes da Concacaf (não só os do México, impostos à Conmebol pela matriz mundial do Fox Sports) eu mesmo já tive há tempos - o que já escrevi em tantos cadernos de ideias pro calendário do futebol antes de fazer este PB não tá no gibi, eh, eh... - quanto o próprio termo "Libertadores das Américas" já ouço há muitos anos através do Darci Filho, desde que era repórter e apresentador da extinta equipe de esportes da Rádio Pampa. Mas acho que seria muito válido, sim.

Campeonato Goiano

Quatro gols no Rio Verde, quatro vitórias seguidas no torneio e sete nos últimos nove jogos. O Atlético encaminha sua presença na semifinal ao ter 26 pontos e estar na terceira posição, faltando 3 rodadas pro fim desta fase, e ainda garantiu uma terça-feira sorridente para comemorar seus 76 anos de fundação.

Liga dos Campeões da UEFA

As aguardadíssimas quartas-de-final tem início esta tarde com duas partidas que prometem muito - e haja olho para dar conta de duas espiadelas simultâneas (risos). Enquanto de um lado teremos o campeão alemão Bayern de Munique contra a campeã italiana Juventus no enfrentamento mais parelho de forças desta fase, do outro tem o liberado Ibrahimovic pelo Paris Saint Germain contra o indomável Messi pelo Barcelona, sem contar brasileiros como Lucas, Thiago Silva e Daniel Alves dos dois lados. Prepare a pipoca e a soda gasosa, pois o dia promete.

E só para não ser muraldino e quebrar a cara com chutes sem propósito: dá Bayern 2 x 1 e empate por 2 x 2.

Política no futebol

Na mesma segunda-feira em que Romário, Ivo Herzog (filho de Vladimir) e a também deputada federal Jandira Feghali foram à sede da CBF levar a petição online assinada por mais de 54 mil pessoas para reivindicar a saída de José Maria Marin da presidência - petição deixada com uma secretária pois nenhum membro da entidade lá estava, e que será entregue também aos 27 presidentes de federações estaduais, que são os que votam para presidente da CBF -, este canal aqui no YouTube tem postado gravações que se acredita terem sido feitas pelo próprio Marin, demonstrando que ele é efetivamente da mesma laia do Ricardo Teixeira, o que não representa nada de positivo ao feita esta observação. Tão vendo porque não me animei com a troca na presidência?

Curtinhas

*Não tem como reproduzir tudo e mesmo comentar só um ou dois pontos, pois toda ela é muito interessante. Então, para quem não tem acesso ao jornal O Globo, o blog do Juca Kfouri reproduziu aqui uma entrevista ótima de Marcos Penido e Maurício Fonseca com o treinador do Vasco, Paulo Autuori, que expõe pontos de vista bem interessantes sobre o futebol brasileiro atual, a Seleção, formação tática, craques de hoje, enfim. Vale muito ler.

*O mesmo tantão que acho errada a postura do Corinthians ao minimizar a morte do torcedor do San José pelo sinalizador disparado por seus torcedores só para tentar soltá-los é o mesmo tantão que acho errado quando torcedores de outros times usam essa situação para chamar os jogadores corintianos de "assassinos". Assim fez, por exemplo, a torcida do Bragantino no primeiro jogo do alvinegro logo após a tragédia. Assim repetiu a do São Paulo no último domingo. Ataque tão idiota quanto a declaração do Mário Gobbi aqui mencionada ontem.

*Não é só a cobertura? Tem outros pepinos a ser descascados? O Engenhão tá mais para "Problemão" mesmo.

*Dias após renunciar à seleção da Bolívia após marcar o gol dela no empate com a Argentina, Marcelo Moreno foi chamado pro amistoso de sábado, contra o Brasil. O que achará o pai dele a respeito desta convocação?

*Vi pelo Rogério Bohlke que apenas ontem a direção do Passo Fundo divulgou o público pagante do empate com o Grêmio: 17.050 fãs no Vermelhão da Serra. Colocou os Gre-Nais deste Campeonato Gaúcho no chinelo. Não sei se foi assim, mas não duvido que a maioria dos presentes fosse de gremistas, já que a última vez que o Tricolor de Porto Alegre tinha enfrentado o Tricolor de Passo Fundo no Vermelhão da Serra antes de agora foi em 2000.

*Baixa no Vitória pro clássico de domingo, contra o Bahia. Marcelo Nicácio fora, lesão no adutor da coxa direita.

*Completou ontem 1 ano a invencibilidade do Goiás no Serra Dourada. Desde os 3 x 2 feitos pelo Vila Nova (mandante naquele 1º de abril de 2012), foram 35 jogos do Esmeraldino, com 27 vitórias e 8 empates.

*Definida a tabela da segunda e penúltima fase da Série A2 do Campeonato Paulista, com oito times divididos em dois grupos, subindo os dois primeiros de cada para a Série A1 em 2014 e passando o primeiro de cada chave para a finalíssima. A Portuguesa começará no sábado, fora de casa, contra a Catanduvense, pelo Grupo 3, que terá ainda Capivariano x Comercial. Já o 2 largará com Red Bull x Audax e Rio Claro x Guaratinguetá.

*Após sair do Corinthians em janeiro, Thiago Pereira nadará pelo SESI, com Fernando Vanzella como treinador.

*Um jogaço ontem pelo Novo Basquete Brasil. Na metade do último quarto, o Flamengo tinha 12 pontos de frente jogando fora de casa. Mas não é que o Pinheiros reagiu e ganhou por 93 x 91? Mas até no basquete, Mengão?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha alguns "Ipobres" de Salvador na semana passada: o "Balanço Geral", das 6h30 às 8h40, fez a Record empatar em 8 pontos com a TV Bahia (Globo) na terça e na quarta-feira, contra 2 pontos da Aratu (SBT). Na terça da semana passada, ainda em Salvador, o "Fala Brasil" marcou 5,3 pontos de média e 7 de pico.

*Entrevistado pelo Rafinha Bastos em seu canal de vídeos no YouTube, José Luiz Datena disse que não acha bom fazer e nem que a TV brasileira tenha um programa como o "Brasil Urgente", que por ele sairia do ar e do qual só não sai por questões contratuais com a Band, pois já teve que pagar multas enormes e abrir mão de muitos pertences por quebra de contrato, não tendo mais condições de fazer algo assim. Então, ele vai ficar mais uns tantos anos apresentando a contragosto o "Brasil Urgente", pois é ruim da Band abrir mão dele.

*Datena, que disse no "Manhã Bandeirantes" desta terça-feira que ficará somente até o fim deste mês na Rádio Bandeirantes de São Paulo e priorizará a TV por cuidados médicos relativos à sua voz, que está ficando boa novamente, mas não pode ser desgastada demais.

*Leio no Flávio Ricco que diretores da Band se reuniram com Douglas Camargo, apresentador do "Se Liga Brasil" - que continua no ar pois a RedeTV! adiou a estreia do novo matutino do João Kléber. Será que vão contratá-lo?

*Volta hoje a programação habitual das terças à noite na Globo, da qual "Louco Por Elas" vinha passando normalmente, mas agora de novo precedida por "Tapas e Beijos" e sucedida por "Profissão Repórter".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Caram

Bruna Caram, jovem cantora que escutei pelas primeiras vezes recentemente na programação musical da Rádio Transamérica Light. Talentosa ela, que faça muito sucesso. 

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Pena o Napoli ter uma defesa tão fraquinha. Se não fosse isso, poderia estar disputando o título com mais igualdade frente à Juventus. E a entrada do Cambiasso no Giovinco foi terrível. *** Decepcionante a temporada do Manchester United. Para quem esperava três títulos igual a 98/99, fica abaixo da expectativa 'apenas' o Campeonato Inglês. *** Será que o Bayern, pelo que vem jogando, conseguirá mostrar o mesmo futebol na Champions? A campanha no Alemão é histórica, mas a sensação de frustração também se abaterá se o título europeu não vier. *** O nível do basquete feminino disputado hoje no Brasil não permite muitos placares elásticos e, quando se enfrentam as melhores equipes - no caso de Sport e Americana -, o que vale é o maior equilíbrio. Mas o nível técnico por aqui não está tão alto quanto deveria, e o mesmo vale para o masculino. *** Parabéns ao José Paulo de Andrade pelo aniversário do 'Pulo do Gato', grande programa do rádio brasileiro! *** Concordo sobre o 'Primeiro Jornal', que é muito paulista para ter espaço fora de São Paulo e que mudou muito de estilo para ter uma cara, além de ser instável de 'Ipobre' por receber da Igreja Mundial. *** O que atrapalha a exibição de filmes na TV aberta é o excesso de reprises dos mesmos títulos. No começo do ano as emissoras anunciam aquele pacotão de inéditos, mas muitas vezes eles são esquecidos por reprises daqueles mesmos filmes de Jackie Chan, Vin Diesel, Rob Schneider e outros atores manjados. Sei do prazo para exibição de alguns dos filmes de maior relevância, mas se variarem um pouco o cardápio, não será necessário a Globo acabar com as sessões de cinema." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Eu não gostava do Neymar até a metade do ano passado, mas de lá para cá, passei a gostar. Então, não tem nada a ver com não gostar dele. Eu tinha lido em algum lugar que ele fez o gesto da zica ao comemorar o gol contra o Oeste e achei que era verdade. Se eu tivesse visto a comemoração do gol de Neymar, não teria falado aquilo." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Mas onde você leu isso da zica? Pode dizer? Foi blog, site, jornal, enfim?

"Mesmo sendo nascido e criado num país periférico como a Jamaica, Usain Bolt não conseguiu ficar imune a um clichê amplamente divulgado mundo afora. Foi botar os pés no Brasil e ele foi logo dizendo que queria praias e mulheres. A torcida da Dinamarca sempre se destaca nos Mundiais pela estonteante beleza de sua ala feminina. Alguém imagina um estrangeiro chegando em Copenhague e ir logo perguntando pelo mulherio? É a velha sina do país do carnaval. Desde a Segunda Guerra Mundial que o Brasil é tido e havido como uma espécie de playground do mundo. Não enxergo nisso de forma alguma um valor positivo. *** No dia em que Elymar Santos apareceu pra dar palpite, quem acabou 'escancarando de vez' toda sua ruindade intrínseca foi o time do Flamengo, que não poderia jamais passar sem chocolate no Domingo de Páscoa. É perfeitamente lícito duvidar que um time que não conseguiu derrotar Resende, Boavista e Audax tenha condições de segurar o Remo, sem nenhum favor um dos times mais tradicionais do país, empurrado por um Mangueirão lotado. *** Parece razoável que a Globo pense em acabar com suas sessões de filmes. Salvo raras exceções, o que passa lá parece feito sob medida para quem não tem mais que dois neurônios, coisas como 'O Fada do Dente' e associados. Li que, no dia seguinte a uma das mais recentes ocupações de favela no Rio pela Polícia, a equipe de uma operadora de TV paga já foi subir o morro a fim de vender pacotes e os mais procurados pelos moradores eram justamente os canais Telecine e HBO. Isso acaba diminuindo consideravelmente o impacto de uma estreia como a de 'Tropa de Elite 2'. Já cansei de ver esse filme, já passou até nos canais do pacote básico! E assim como eu, muitos também viram. Talvez fosse outro o efeito se tivesse estreado na TV aberta tão logo saiu dos cinemas. A audiência não deverá ser lá grandes coisas!" (Clayton Moreira)
Não é tão assim, não, Clayton. Ontem à noite, por exemplo, Twitter e Facebook estavam inundados de repercussões, comentários e narrativas do filme da "Tela Quente". Quando o filme é bom, o povo vê. Quando não vê, é porque não é bom. E outra: pode dizer sem problema nenhum o nome da operadora, não tenho qualquer grilo nesse sentido - a não ser que você não lembre o nome dela.

"Lembrei do 'Todo Mundo Odeia o Chris' porque a Record não tem outro desenho a não ser o 'Pica-Pau', e essa série tem um público infantil muito grande, apesar de não ser voltada para as crianças. *** Não faz o menor sentido essa noticia do Flávio Ricco sobre a Globo querer acabar com as sessões de filmes. Nenhuma emissora tem conteúdo suficiente pra viver sem eles, nem mesmo a Globo, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Às vezes eu penso que o Ricco não tem notícia pra colocar na coluna e inventa alguns boatos, porque tem dia que nada que ele fala se concretiza." (Fernando Clemente)
Como que a Record não tem outros desenhos? Claro que tem - ou pelo menos tinha, Fernando. "Popeye", "A Pantera Cor-de-Rosa", "He-Man", "Snoopy"... Todos esses, até outro dia, eram da Record. "Popeye" saiu pra Band, os outros não sei se ela ainda detém. Enfim, o problema nunca foi não ter outros desenhos e sim a Record insistir apenas com o "Pica-Pau".

"Por mais que seja de uma forma profissional, é fato que Nadja Haddad teve seu lugar tirado pela Paloma Tocci. Eu sabia que aquela 'guerrinha' de mais sexy no 'Pânico na Band', valendo um carro, ia dar problema." (Ricardo da Silva Trindade)

E só por fim: sei bem do "Pulo do Gato" local aqui em Porto Alegre na Rádio Bandeirantes, Paulo Reus Fachel Nunes, e não cheguei a escutar nessa época, mas lembro do Maurício Saraiva apresentar esta versão gaúcha por ver chamadas com ele nos intervalos da TV Band (a época que peguei foi com apresentação do Paulo Gilvane, hoje na Agência Radioweb, e depois com comando do Wilson Rosa, hoje no SBT, e seu substituto imediato Cid Martins, hoje na Rádio Gaúcha). Eu mesmo já falei no site algumas vezes ao longo dos anos do Maurício no "Pulo" da RB. Só não falei na coluna de ontem pois quis deixar um destaque exclusivo para o programa original de SP mesmo.

Clipe do Dia I

Há 85 anos completados nesta terça-feira, nascia o francês Serge Gainsbourg, que morreu em 1991 e foi um músico que ficou famoso ao gravar canções com Brigitte Bardot nos anos 60, mas que teve seu maior momento com Jane Birkin, que vinha de cenas de nudez em "Depois Daquele Beijo". A canção de 1968 que está aqui é melhor apreciada depois das 10 da noite e entre quatro paredes (eh, eh): "Je T'Aime... Moi Non Plus".

Clipe do Dia II

Há 10 anos, quando tinha 61, morria o cantor de R&B e funk (o legítimo funk norte-americano e não essa gosma bate-estaquenta inapropriadamente chamada por este nome aqui no Brasil) Edwin Starr. Seu tema maior, sem sombra de dúvida, é "War", lançado em 1970 no álbum "War & Peace". Mas destaco aqui outro torpedaço de som dele, vindo em 1980 e que conheci há alguns anos pela Rádio Ipanema FM: "Get Up Whirpool".

Momento Raridade Rara

30 anos sem a Guerreira. E só tinha 40 anos. Mais triste ficou o Brasil em 2 de abril de 1983, quando reportada a morte de Clara Nunes, uma de nossas grandes cantoras. Mineira de Paraopeba, ela surgiu na década de 60 em concursos musicais, depois cantando por três anos na Rádio Inconfidência de Belo Horizonte e, a seguir, tendo um programa de TV na extinta Itacolomi (cujo canal 4 foi a seguir ocupado pela Manchete e hoje pertence à RedeTV!). Depois, ela se mudou para o Rio de Janeiro e ganhou a consagração nacional. O primeiro disco de Clara veio em 1966 e o último saiu em 1982. Sucesso sempre pautou a vida dela, tanto que o choque com seu falecimento fez com que 50 mil pessoas passassem pro seu velório na quadra da Portela.

Ainda melhor do que trazer cinco ou seis clipes dela, é destacar aqui (postada por grandesflashs) uma tremenda raridadaça: o especial "Clara Guerreira", exibido pela Rede Globo no dia seguinte à morte da cantora, com 48 minutos de duração e apresentação de Bibi Ferreira. Há participações de músicos como João Nogueira, Alcione, Dona Ivone Lara e Leci Brandão, registros jornalísticos do enterro de Clara, trechos de sua última entrevista na TV - para Marília Gabriela, no "TV Mulher", em 1982 - e estas canções: "Mineira", "Banho de Manjericão", "Você Passa, Eu Acho Graça", "Quando Vim de Minas", "Ijexá", "Peixe com Côco", "Uricuri", "É Doce Morrer no Mar", "Feira de Mangaio", "Nação" e aquela que é minha predileta dela, "Morena de Angola". Infelizmente, o som do vídeo postado está em apenas um dos lados. Mas vale um esforço para curtir esta joia rara.

E não é só isso: assista aqui (postada por grandesflashs) uma coleção de trechos de reportagens e entrevistas feitas por diversas emissoras, como Globo, Manchete e SBT, sobre a morte de Clara Nunes - no caso da Rede Manchete, materiais posteriores à sua morte, já que surgida apenas dois meses depois. Dois pontos especiais: a 3:45, um noticiário da Globo apresentado por Augusto Xavier, hoje no "RedeTV! News"; e a 7:20, um trecho do "24 Horas", jornalístico exibido pela Manchete nos anos 90 e apresentado pelo ator Marcos Wainberg.

Arremate

No fim da tarde, tem a convocação do Brasil para o amistoso de sábado, contra a Bolívia. Só atletas daqui.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem Luiz Felipe Scolari terá chamado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.