.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 1 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 208
O enésimo comparativo de públicos

Uma vez mais, esta "24 Horas" abre com alguns dos públicos pagantes e totais deste fim de semana pelos mais diversos Campeonatos Estaduais. Não tenho dados aqui do Rio Grande do Sul pois não divulgaram as plateias de Internacional 2 x 0 Esportivo e Passo Fundo 1 x 1 Grêmio - mas quem estava no Vermelhão da Serra afirma que uns 15 mil fãs estavam presentes. Vamos com o que temos (públicos totais entre parênteses):

20.930 - São Paulo 1 x 2 Corinthians, Morumbi, São Paulo (SP)
15.677 - Náutico 0 x 2 Santa Cruz, Aflitos, Recife (PE)
14.443 - Atlético 4 x 1 Tupi, Independência, Belo Horizonte (MG)
12.592 - Oeste 1 x 2 Santos, Alfredo de Castilho, Bauru (SP)
7.770 - Joinville 3 x 0 Avaí, Arena, Joinville (SC)
6.623 (7.520) - Coritiba 3 x 2 Arapongas, Couto Pereira, Curitiba (PR)
5.189 (5.786) - Atlético 1 x 1 Londrina, EcoEstádio, Curitiba (PR)
5.151 (5.954) - Palmeiras 2 x 1 Linense, Pacaembu, São Paulo (SP)
4.971 - XV de Piracicaba 2 x 2 Ponte Preta, Barão da Serra Negra, Piracicaba (SP)
4.131 - América 1 x 0 Corintians, Nazarenão, Goianinha (RN)
4.016 - Aparecidense 1 x 2 Goiás, Aníbal Batista de Toledo, Aparecida de Goiânia (GO)
3.508 - Vitória 4 x 1 Feirense, Barradão, Salvador (BA)
2.425 (3.713) - Fluminense 2 x 0 Boavista, Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
2.005 (3.120) - Flamengo 1 x 2 Audax, Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
1.929 - Villa Nova 2 x 4 Cruzeiro, Castor Cifuentes, Nova Lima (MG)
1.279 - Guarani 0 x 3 Atlético Sorocaba, Brinco de Ouro, Campinas (SP)
1.031 - Portuguesa 1 x 0 São Carlos, Canindé, São Paulo (SP)
900 - Volta Redonda 2 x 1 Quissamã, Cidadania, Volta Redonda (RJ)*
837 - Vila Nova 2 x 2 Anápolis, Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO)
704 (919) - Guarani 2 x 1 Fortaleza, Romeirão, Juazeiro do Norte (CE)
453 - Figueirense 1 x 1 Atlético de Ibirama, Arena, Joinville (SC)
419 (475) - Rio Branco 2 x 0 Paraná, Fernando Farah, Paranaguá (PR)

*"Asterisquei" (essa é nova) este jogo do Campeonato Carioca pois 900 foram os pagantes pois foi a carga de ingressos disponibilizada. Porém, cada bilhete custou uma "dilma" e nada mais. Um montão de gente foi ao Sílvio Raulino de Oliveira e a direção liberou suas entradas. Resultado: em torno de 4 mil presentes.

Destaques dos Estaduais

São Paulo - Nada de "oxo", ufa! Um gol do São Paulo, dois do Corinthians e assim ficamos. Gol do Jadson logo de cara, golaço do Danilo empatando e o controverso pênalti do Rogério Ceni no Alexandre Pato, que dividiu as opiniões do povo - eu, por exemplo, não marcaria. O Santos penou, mas bateu o Oeste, a exemplo do Palmeiras diante do Linense. Já o Mirassol não passou de um sonho de uma noite de outono e perdeu pro Penapolense. A Ponte Preta saiu atrás, virou e deixou o XV empatar em Piracicaba. Já o Guarani levou 3 do Atlético Sorocaba em casa e Branco caiu fora. Após 16 de 19 rodadas, os oito primeiros: São Paulo, 35; Ponte Preta, 34; Santos, 32; Mogi Mirim, 30; Corinthians, 29; Botafogo e Palmeiras, 28; e Penapolense, 24. E os quatro últimos: Ituano, 13; União Barbarense, 12; São Caetano, 11; e Guarani, 10. Que contraste tremendo dos campineiros este ano.

Rio de Janeiro - Se o Fluminense fez sua parte contra o Boavista, o Flamengo foi feio demais ao perder na troca do sinal amarelo para vermelho pro Audax. Quando o jogo estava 1 x 1, tanto Wellington perdeu a virada para o Audax quanto depois Hernane desperdiçou o desempate. Terrível, terrível. O Mengão está quase fora da Taça Rio pois foi aos 4 pontos no Grupo B, contra 10 do Fluminense e 12 do Resende, a 3 jogos do fim da classificatória. O Grupo A é liderado pelo Volta Redonda, com 12 pontos e 100%, enquanto Friburguense (3 jogos) e Botafogo (2) somam 6 pontos cada. Nesta quarta-feira, atenções voltadas para o clássico Vasco x Botafogo, no Cidadania.

Minas Gerais - A dupla de grandes se garantiu por antecipação na semifinal. O Cruzeiro foi aos 22 pontos após abrir dois gols de frente, levar dois do Villa Nova, mas contar com dobra do Ricardo Goulart para triunfar. Por sua vez, o Atlético foi aos 21 pontos ao quatrilhar o Tupi, que escapou de levar mais graças ao arqueiro Tadeu. Josué estreou e estufou as redes, mas a preocupação ficou para a Libertadores devido à lesão sofrida por Bernard e às três semanas de afastamento. Após 8 de 11 rodadas, os quatro primeiros são completados por Villa, com 15, e Tombense, com 13. O América de Belo Horizonte está com 12 pontos. Já os dois últimos são Araxá e América de Teófilo Otoni, ambos com 3 pontos e a cinco de Caldense, Boa, Guarani e Nacional. Quedas encaminhadas.

Rio Grande do Sul - De luto pelo falecimento da mãe do Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio tirou o primeiro zero do placar com Vargas, artilheiro também fora dos campos (mas isso merecerá menção no fim desta edição). Mas com um tantão de gente enchendo o Vermelhão da Serra, o Passo Fundo chegou à igualdade num golaço de Diego Miranda, instantes depois de Kléber Gladiador perder ótima chance. No Grupo A, o Passo Fundo lidera com 11 pontos, contra 10 de Grêmio e Novo Hamburgo, que dobrou ante o zerado Caxias. Já no Grupo B, os primeiros classificados antecipados pras quartas-de-final são Internacional e Juventude, ambos com 13 pontos. O Colorado venceu o Esportivo, na noite de sábado no Vale dos Sinos, e o Papo deu de ombros pro Veranópolis no Alfredo Jaconi, ontem à noite. Disputadas 5 de 7 rodadas desta classificatória do segundo turno.

Santa Catarina - Figueirense e Atlético Hermann Aichinger empataram em Joinville (perda de mando do time da capital) e mantiveram a distância de 1 ponto de um para outro, o Furacão do Estreito liderando o segundo turno. O Criciúma igualou o time de Ibirama na vice ao ganhar do Guarani. O Avaí poderia ir aos 13 pontos, mas levou 3 do Joinville e ficou em quarto. Passadas 6 de 9 rodadas, além da briga pelo semifinal via segundo turno, há os dois índices técnicos via geral - dois, pois a Chapecoense não ganhará este returno, batida que foi ontem pelo Juventus. Na soma das 15 rodadas, temos: Figueirense, 29; Metropolitano, 23; Joinville, 21; Atlético, 20; e Avaí e Criciúma, 19. Contra o descenso, para dois caírem, temos: Juventus, 16; Guarani, 14; e Camboriú, 12. Decisivo para este cenário favorável ao Metropolitano seu quatrilho diante do Camboriú, que vai de mal a pior.

Paraná - O empate fez Londrina e Atlético seguirem separados por dois pontos (19 a 17, respectivamente), após 7 de 11 rodadas deste segundo turno. Cara de pau do senhor apitante Rafael Traci ao dar para Edigar Júnio o gol contra do Gilvan para o Furacão. Tô falando que querem mesmo acabar com o autogol, tanto a FIFA quanto quem a obedece - e, neste caso, não tem que seguir a ordem tola dela e sim dar gol para quem faz a bola entrar, seja atacante ou defensor. Bom, o J. Maucelli poderia chegar aos 18 se ganhasse, mas perdeu pro Operário. Levando dois do Arapongas, o Coritiba reagiu e conseguiu virar com tento decisivo do Alex aos 47 do segundo. 12 pontos pro Coxa, contra 9 do Paraná, que perdeu pro Rio Branco. Perdendo pro Toledo, o Nacional parou em 2 pontos no geral e já está rebaixado. A outra vaga está entre Paranavaí com 15, Cianorte com 17 e Rio Branco com 18.

Pernambuco - Os dois gols do Santa Cruz no Clássico das Emoções diante do Náutico, na casa deste, saíram apenas depois dos 30 do segundo e num espaço de 3 minutos - o primeiro deles, de Natan, em impedimento flagrante para todos, menos pro bandeirinha. São 19 pontos para o Tricolor, contra 18 de Timbu e Sport, após 9 de 11 rodadas desta segunda fase. Quem completa hoje o G4 é o Ypiranga, 15 pontos após bater o Salgueiro.

Bahia - Disputadas 3 de 6 rodadas desta segunda fase. No domingo de Salvador versus Feira de Santana, 4 pontos para a capital e apenas 1 pra cidade interiorana. O Vitória deu de quatro no Feirense, sem traumas. Já o Bahia de Feira de Santana fez dois gols com Rômulo - o segundo numa bicicleta lindona - e o Bahia de Salvador igualou com dois do Barack Obina (que tal?). No Grupo 1, o Bahia soma 5 pontos e o Juazeiro 4, enquanto no 2 o Vitória está com 100% (mas dá no mesmo dizer que tem 9 pontos), contra 6 do Juazeirense.

Ceará - O Icasa lidera após 8 de 14 rodadas. São 18 pontos pro Verdão do Cariri, que levou 2 gols do Ferroviário, mas venceu pois fez 4 e deixou o adversário com apenas 4 pontos, na lanterna. O Fortaleza ficou em segundo, com 15, depois de perder de virada pro Guarani em jogo de um golaço de cada time: o de Assisinho pro Tricolor e o segundo do Gustavo pra equipe de Juazeiro do Norte. Já o Ceará foi aos 13 pontos ao "oxar" com o Horizonte.

Rio Grande do Norte - Nova vitória do América sobre o Corintians e primeiro turno da segunda fase assegurado, assim como no mínimo uma vaga na finalíssima e também a presença nas Copas do Nordeste e do Brasil no ano que vem. Agora, claro que ele foi fundamental na ida, mas o que foi o gol perdido pelo Índio Oliveira, cacilda??? Para quem não viu, sabe o do Deivid naquele Vasco x Flamengo? Quase igual, só que ele mandou por cima.

Maranhão - O Imperatriz ganhou do Bacabal e conquistou o primeiro turno, cuja final teve empate na ida.

Goiás - Além de classificado, o Goiás confirmou a primeira posição desta classificatória após o triunfo sobre o Aparecidense, pois foi aos 38 pontos, dez a mais que o Goianésia, faltando 9 por disputar. O terceiro colocado é o Atlético, que chegará aos 26 pontos se ganhar esta noite do Rio Verde, que tem 15 e briga para não cair. O Aparecidense ficou nos 22 pontos e fecha os quatro primeiros. O Vila Nova foi aos 17 ao empatar em casa com o Anápolis. Os dois últimos, que hoje seriam rebaixados, são CRAC, com 14, e Itumbiara, com 9.

Amazonas - O Fast ganhou por 4 x 3, mas o primeiro turno e a vaga na Copa do Brasil de 2014 são do Princesa de Solimões pois ele tinha feito 2 x 0 na ida e, portanto, acabou no agregado com 5 x 4 favorável.

São Paulo (Série A2) - O Audax acabou a primeira fase na liderança ao fazer uma mão cheia de gols no São José e chegar às 11 vitórias seguidas. Seu grupo na próxima parte do torneio terá Guaratinguetá, Rio Claro e Red Bull. Já a Portuguesa, que triunfou pela contagem mínima diante do São Carlos, ficou na chave de Comercial, Catanduvense e Capivariano. O Osasco, do Viola e não mais do Dodô, conseguiu ser eliminado. Já a Ferroviária ganhou do Santo André e seguem na A2. Os rebaixados pra A3 são Noroeste, São Carlos, Santacruzense e Juventus. E que despedidinha mequetrefe do Juventus: levando 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 do Comercial.

Rio de Janeiro (Série B) - O América ganhou do Bonsucesso e soma 14 pontos em 6 jogos no Grupo B, atrás apenas dos 15 pontos em 7 pelejas do Goytacaz. E se no tópico acima eu falei que Dodô não era mais do Osasco, é porque ele vai jogar no Barra da Tijuca, que divide a lanterna do Grupo A com o Tigres, ambos com 4 pontos - só que o Tijuca não ganhou nenhuma em 5 jogos e o Tigres já venceu uma de 6 partidas.

"Pelas Zoropa"

Espanha - Após 29 de 38 rodadas, a liderança ainda é do Barcelona, 75 pontos após o empate com o Celta. O Real Madrid segue em segundo, com 62, mesmo empatando com o Zaragoza, mas só porque o Atlético de Madrid também ficou na igualdade, a sua com o Valencia, o que lhe oferece 61 pontos.

Itália - A Juventus ganhou da Internazionale e lidera com 68 pontos, contra 59 do Napoli, que protagonizou uma vitória extraordinária sobre o Torino - digna de valer uma espiadela na reprise de hoje, 6 da tarde, no Fox Sports: saiu na frente aos 10 do primeiro, levou o empate aos 30, saltou na frente aos 2 do segundo, tomou o empate aos 29 e a virada aos 33, mas igualou aos 35, virou aos 40 e ampliou aos 45. Que coisa linda!!!

Inglaterra - 77 pontos em 30 jogos pro Manchester United, 62 em 30 pro Manchester City e é isso que temos no tocante à disputa pelo título após a dupla da "Sorocaba inglesa" vencer, respectivamente, Sunderland por fatura única e Newcastle por quatrilho. Nesta manhã, aconteceu Chelsea x United, pela Copa da Inglaterra. Jogo fraco no primeiro tempo e melhor no segundo, teve apenas um gol para os Blues, que enfrentarão o City na semifinal pois o United não fez nenhum (a outra semi é Wigan x Millwall). O golaço de Demba Ba valeu a manhã.

Alemanha - Pizarro fez quatro e o Bayern de Munique destroçou, humilhou, pisoteou, arregaçou, amassou e apatifou com o Hamburgo por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 2. Haja hamburguer para afogar as mágoas pós-derrota... O Bayern só não foi campeão ainda neste fim de semana, mesmo chegando aos 72 pontos, pois o Borussia Dortmund ganhou do Stuttgart e foi aos 52, após 27 de 34 rodadas. Preocupação? Rá, nenhuminha!

França - A vitória sobre o Montpellier deixou o Paris Saint Germain com 61 pontos, sete acima do Olympique, que fez sua parte ao ganhar do Nice. Vencidas 30 de 38 rodadas em Le Championnat.

Portugal - Segue a diferença de 4 pontos do Benfica para o Porto. Os benfiquistas atropelaram o Rio Ave por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1, sendo três só do Lima, enquanto os portistas fizeram três na Académica, o último do André Castro - aliás, que beleza de fim de semana dele: gol pelo Porto no Lusitanão no sábado e gol pelo Audax no domingo pelo Carioca. (risos) De 30 rodadas, já foram disputadas 24.

Curtinhas

*Mário Gobbi conseguiu ser imbecil demais. Tá que faz muitas semanas que os 12 torcedores do Corinthians acusados de disparar o sinalizador do San José continuam presos na Bolívia, mas afirmar que o caso deles é mais brutal que a morte do Kevin Espada é uma brutalidade com a nossa inteligência. Bem ou mal, os 12 corintianos ainda prosseguirão com suas vidas, mesmo que detidos mais algum tempo. E o Kevin não.

*Segunda-feira dos 55 anos do ex-atacante Tita, raro avante a defender dois grandes rivais em duas metrópoles, sendo bem mais sucedido em um do que no outro. No Rio de Janeiro, ele jogou no Flamengo e venceu Mundial e Libertadores em 1981, Brasileiro em 1980 e 1982, e os Cariocas de 1978, 1979 (normal e especial) e 1981. Mais à frente, pelo Vasco, venceu o Carioca de 1987 e o Brasileiro de 1989. Já aqui em Porto Alegre, conquistou pelo Grêmio a Libertadores de 1983 e foi artilheiro do Gaúcho de 1985 pelo Internacional, mas sendo vice-campeão.

*Pela Seleção Brasileira, Tita venceu a Copa América em 1989. Fora do país, conquistou a Copa UEFA de 1988 pelo Bayer Leverkusen, o Mexicano de 1992 pelo León e o Guatemalteco de 1997 pelo Comunicaciones.

*Os 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/0) sobre Maria Sharapova no WTA de Miami, Serena Williams chegou ao sexto título do torneio (os outros em 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008) e superou os cinco de Steffi Graf. Serenão é fogo!

*Se ganhar no próximo sábado, o Sport dispensará o terceiro jogo diante de Americana e conquistará a Liga de Basquete Feminino. Agora, eu - que não consegui ver a partida do último sábado - espantado fiquei com o placar final: 54 para as pernambucanas e 44 para as paulistas. Para basquete feminino, não é muito pouco?

Homenagem: 40 anos de "O Pulo do Gato"

2 de abril de 1973. Surgia naquele ano um programa que se tornaria histórico para o rádio não apenas de São Paulo, mas do Brasil: "O Pulo do Gato", da Bandeirantes AM 840. Um noticiário às 6 da manhã era novidade, e o "Pulo" reforçou uma grade matutina que já tinha o jornal falado "Primeira Hora" e Vicente Leporace no "Trabuco". A criação do programa foi do então diretor artístico da RB, Hélio Ribeiro, que também comandava "O Poder da Mensagem". O nome "O Pulo do Gato" surgiu por causa do seu primeiro patrocinador: as Pilhas Eveready, que tinham como slogan "a pilha do gato". Não deixou de ser um nome diferente e, por isso mesmo, muito atrativo - que foi alguns anos depois, ainda na década de 70, título de novela da TV Globo.

Algumas coisas sobre a criação do "Pulo" foram contadas há bastante tempo numa excepcional entrevista do José Paulo de Andrade ao site Bastidores do Rádio. O programa que se tornou recordista na união de emissora, horário e apresentador não teve Zé Paulo como primeiro condutor pois ele e Hélio não se bicavam, simplesmente não iam com a cara um do outro. Hélio comandava com mãos de ferro a Rádio Bandeirantes e escalou Gióia Jr., que fazia o "Chega de Prosa" no fim da tarde, também para o "Pulo". Mas o próprio Gióia pediu para sair das manhãs após duas semanas no ar. Aí, sim, veio o Zé, que desde então nunca mais deixou de ser o titular.

"O Pulo do Gato" começou com meia hora de duração e passou a ter hora cheia a partir de 4 de abril de 1977. No ano 2000, o AM 840 ganha a companhia do FM 90,9. E em 6 de julho de 2009, a Bandeirantes dá mais meia hora ao programa, que vai das 5 e meia às 7 da manhã. Quando chegou ao "Pulo", José Paulo de Andrade era locutor de "Primeira Hora" e repórter e narrador da equipe de esportes Scratch do Rádio. Em 1977, Hélio Ribeiro saiu da Bandeirantes e Zé deixou o esporte e assumiu a direção de jornalismo, cargo que deixou em 1994. A partir de 1978, as manhãs ganharam dose dupla de José Paulo de Andrade com a estreia às pressas do "Jornal Gente" - que foi ficando e ficou a ponto de, daqui a duas semanas, completar 35 anos no ar.

Além da Rádio Bandeirantes de São Paulo, "O Pulo do Gato" é transmitido ao vivo para outras emissoras via Bandsat, casos da Bandeirantes AM de Campinas, da Cidade AM de São José dos Campos e da BandVale FM de Campos do Jordão, além de recentemente sua primeira meia hora ser escutada diariamente aqui em Porto Alegre pela Bandeirantes AM. Em 2011, segundo reportagem de Veja SP quando do aniversário de 38 anos, o programa que põe a boca no trombone estava com 85 mil ouvintes por minuto, segundo medição do Ibope. O produtor mais longevo foi Gualberto Curado, que nele ficou até morrer em 1997, quando sentiu um mal estar ao chegar em uma banca para comprar os jornais do dia e levá-los à RB. Hoje, a produção é de Silvania Alves, que também é a substituta imediata do Zé Paulo na apresentação em suas férias, folgas e ausências forçadas.

Das 5 e meia às 7 da manhã desta terça-feira, não perco por nada o "Pulo" no dia dos seus 40 anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Além da Globo com "Bom Dia São Paulo" e "Bom Dia Brasil", da Record com "Balanço Geral" e "SP no Ar", do "SBT Manhã" e da Band com o "Primeiro Jornal", os inícios de manhã em Sampa City ganharam mais jornalismo ao vivo. A Cultura encerrou o "Guia do Trânsito" e lançou nesta segunda-feira o "Guia do Dia", noticiário geral com trânsito, informações do dia, resumo esportivo e destaques culturais. Apresentadores do programa extinto, Cadu Cortez e Adriana Cimino seguem neste novo projeto, que tem como apresentador principal Aldo Quiroga. A faixa é a mesma: das 7 às 8 da manhã. O leque de opções informativas do paulistano aumentou mais ainda, portanto.

*Segunda-feira de início do "CNT News", novo noticiário da Central Nacional de Televisão, da 1 à 1 e meia da tarde. Com isso, o "Notícias e Mais" passa a ser das 2 às 3 da tarde. Como nem tudo são boas novas - ainda mais em termos de CNT -, o "Jornal das Onze" acaba, os semanais noturnos ficam das 23h05 às 23h40, o "CNT Jornal" agora entrará às 22h45 e "Lei e Ordem" ficará somente aos domingos, às 21h30 (menos Rio de Janeiro e Curitiba, que veem o "Balanço Esportivo", e menos Londrina, onde passa o "Esporte com Cabral"). Já a Igreja Mundial entrará das 5 da manhã ao meio-dia e das 5 da tarde até 15 para 11 da noite. É mole??? (Atualização das 13:20: o "CNT News" nada mais é do que o "Jornal das Onze" com outro nome e outro horário, pois o cenário é igual e a apresentadora é a mesma Adriana Perroni. Aliás, preciso dizer que acabou o "Jornal das Onze"?)

*Curioso: semana passada, Patrícia Kogut citou em sua coluna os nomes de quatro repórteres que perderam o emprego na atual crise no jornalismo da Record do Rio de Janeiro. Entre eles, o de Cristina Cruz. Porém, uma das últimas reportagens do "Fala Brasil" de hoje foi dela - e factual. O que terá acontecido? Passaram errado o nome dela para a colunista de O Globo ou reverteram de última hora sua situação?

*Leio no NaTelinha que o "Fala Brasil" deste sábado deu à Record 5,2 pontos em São Paulo das 8 às 10, contra 4 do SBT ("Sábado Animado" e "Bozo") e 5,8 da Globo ("Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Turma da Mônica" e "TV Globinho"). Já o "Sábado Animado", das 7 às 9, fechou com 4, contra 6 da Globo e 2,5 da Record.

*Leio no Flávio Ricco que Celso Freitas disse que ainda não começou a conversar uma renovação do contrato com a Record simplesmente porque ainda falta bastante tempo - mais um ano - pro fim do compromisso atual.

*Outra do "guru": a Band resolveu manter tudo como está no "Primeiro Jornal", sem maiores mudanças por enquanto. Nisso, é mantida a presença do Luciano Faccioli na apresentação, ao invés dele sair do jornal.

*Lembrança do Ricco: Nadja Haddad ainda não voltou ao ar na Band, mesmo passado o carnaval e passadas suas férias. Seu contrato acaba em junho - ou seja, daqui a dois meses. Qual bicho que tá pegando?

*Essa é da Keila Jimenez: o diretor geral Carlos Henrique Schroder disse que, segundo pesquisas, 77% dos entrevistados assistiriam à Globo estando no trânsito ou em locais sem acesso à TV, se possível fosse. O estudo foi feito em São Paulo, da qual a emissora já tem há alguns meses a transmissão simultânea do "SPTV" do meio-dia pelo G1 e da edição paulista do "Globo Esporte" pelo GloboEsporte.com (o que, diga-se de passagem, é excelente e seria bom que acontecesse com outros noticiários e outros "GE"s).

*Mais uma do "pouco" citado hoje Flávio Ricco: a Globo já discutiria internamente a possibilidade de não mais apresentar sessões de cinema, tanto para apostar em mais conteúdo nacional quanto pelos filmes custarem um dinheirão e não representarem mais tanto a favor no "Ipobre" devido à popularização da TV paga e a sistemas como o Netflix. Isso afetaria "Sessão da Tarde", "Supercine", "Tela Quente" e cia. Será? Não sei, não, hein...

*A saideira é uma data do cinema: os 60 anos hoje completados por Barry Sonnenfeld, diretor de filmes como "A Família Addams" (os dois), "Homens de Preto" (os três), "O Nome do Jogo", "As Loucas Aventuras de James West" e "Por Amor ou Por Dinheiro".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Elinda Olivares

Elinda Olivares, modelo. É ela a garota do Medel, do Sevilla, que seu colega de Chile, o gremista Vargas, pegou às ganhas. Nota 7,5 a bonitinha aí. 

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O São Paulo jogou bem no primeiro tempo, com Jadson mais aberto pela direita e Ganso mais consistente. Porém. mais uma vez faltou força ofensiva. Um outro atacante de maior qualidade no elenco poderia fazer diferença. O Corinthians não se desesperou em nenhum momento e conseguiu empatar ainda no primeiro tempo, o que fez muita diferença. O lance duvidoso do Rogério no Pato definiu um segundo tempo igual, o que mostra que - salvo exceções - o Tricolor ainda não mostrou tanta força para reagir quando fica em desvantagem no placar. Não foi pênalti, pois foi uma dividida e Rogério não teve intenção nenhuma de acertar Pato, mas acho compreensível a marcação pois o goleiro acerta o atacante. Fico só na dúvida se o juiz marcasse a penalidade se fosse no Luís Fabiano e não no Pato. A regra da interpretação muitas vezes causa situações complicadas, mas o São Paulo tem de reclamar mais da sua falta de poder de decisão, que tem se repetido durante o ano." (Alexandre Rodrigues Alves)

"As pessoas dizem que a queda de produção do Neymar pode ser por causa do namoro com Bruna Marquezine. E por que ele tem que ser tão cara de pau? O repórter perguntou se foi afastada a zica com o gol de ontem e ele disse que a imprensa inventou isso. Mas como, se fez aquele gesto de sair a zica?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Gesto de "sair a zica"? Desculpa, Carlos, mas você está absolutamente, completamente, totalmente e redondamente enganado. Tá em todos os sites esportivos desde ontem à noite que a comemoração do Neymar foi uma homenagem ao Usain Bolt, que esteve ontem no Rio de Janeiro pro desafio dos 150 metros livres. O Neymar queria conhecer o Bolt e não pôde ir ao Rio por estar concentrado pro jogo em Bauru. Só isso. Difícil crer que nunca chegaste a ver a famosa comemoração do velocista jamaicano em uma de suas tantas provas para associar a presença dele aqui no Brasil com a comemoração do Neymar, Carlos. Nada contra não gostares dele, pois não és o único deste clube e tens total, absoluto, completo e irrestrito direito de torceres o nariz pra ele. Mas não teve nexo esse seu achismo, só isso.

"O presidente da Record deve estar de brincadeira ao dizer que não há público infantil na TV aberta, quando a maior audiência do SBT é justamente com 'Carrossel'. As crianças veem muita TV paga porque não encontram desenhos legais na TV aberta. Se toda emissora fixasse um horário para as crianças, é claro que a audiência seria garantida. Não pode é a Record colocar o 'Pica-Pau' em qualquer horário e querer vencer assim os outros canais. Tem que ter horário fixo e mais desenhos também, pois só 'Pica-Pau' e 'Todo Mundo Odeia o Chris' enjoa." (Fernando Clemente)
Se bem que "Todo Mundo Odeia o Chris" não entra no mérito da questão pois não é atração infantil.

"É com muita pena que vejo a atual situação do Guarani, o maior time do interior do Brasil. O rebaixamento está sacramentado - o nono em 12 anos. A melhor coisa seria fechar as portas por um tempo, colocar a casa em ordem e recomeçar lá da 4ª divisão do Paulista, pois a situação está insustentável. *** Até que enfim um clássico decente no Paulistão. O jogo começou quente, esfriou um pouco no começo do 2º tempo, mas terminou a todo vapor. Vamos ver se esse resultado influenciará algo na vida dos dois na Libertadores." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Só uma correção: César Sampaio só venceu o RJ/SP de 2000. O Vasco foi o vencedor em 1999." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Já corrigido na coluna de ontem.

"Depois de muito tempo tivemos um jogo bom, principalmente no primeiro tempo. Os dois foram mais incisivos, buscaram mais o gol e tocaram melhor a bola. O Corinthians não esteve bem no segundo tempo, errando muitos o Corinthians não jogou bem, errou muitos passes e foi inferior ao São Paulo. E foi pênalti, pois Pato chegou antes, tirou a bola e foi tocado." (Paulo Henrique Gonçalves)

"Jorginho fez muita besteira ontem. A diretoria tá querendo enxugar a folha salarial e diminuir as dívidas, mas com isso fica difícil brigar por títulos. O Flamengo precisa balancear as coisas. Enquanto isso, faz a alegria dos rivais - principalmente dos torcedores de Fluminense e Botafogo. *** Está complicada a situação do futebol carioca quanto aos estádios. Moça Bonita e Conselheiro Galvão não podem receber jogos à noite. O Raulino de Oliveira receberá os clássicos, mas talvez não com sua capacidade máxima devido a uma interdição parcial. O Engenhão não tem data pra voltar, e o Maracanã só deve ser liberado aos clubes depois da Copa das Confederações. Há vários estádios que não têm condições de receber jogos de times grandes, talvez por ser difícil o trabalho da televisão nas cabines ou por outros motivos. O Vasco tem um estádio, mas este foi vetado para receber clássicos - a não ser que um dos clubes recebesse uma carga de apenas 10% dos ingressos, enquanto o outro ficasse com os 90% restantes. Isso nenhum clube grande aceitaria na condição de visitante. *** Muita besteira da Globo colocar 'Bob Esponja' para preencher a grande depois de SESI x Sada/Cruzeiro, pois o jogo terminou às 11h50. Não dava pra enrolar um pouco e já entrar direto com a programação local às 12h?" (Victor Faria)
"Bob Esponja"? Deve ter sido só aí no Rio de Janeiro. Aqui no RS, a RBS TV aproveitou e entrou com o "Jornal do Almoço" cinco minutos mais cedo, às 11h55, quando encerrada a transmissão da Superliga.

"Algumas mulheres que merecem ser 'Belas do Dia': Gabriela Mayer, da Record News; Luciana Vitorino, do 'Mais Esportes' da TV Aparecida; e Renata Betti, da Globo News." (Wilson Sforza Diniz)
Só a Gabriela eu conheço, as outras não. Mas pesquisarei.

Clipe do Dia I

Aos 72 anos, de aneurisma, morreu no último sábado Phil Ramone - que não é dos Ramones do rock'n'roll, mas fez história no meio musical ao ser um renomado produtor, que foi apelidado "Papa do Pop" e ganhou mais de uma dezena de vezes o Grammy. Separei cinco exemplos que renderam o prêmio a ele.

De 1964, "Corcovado", com Astrud Gilberto, do álbum "Getz/Gilberto", de Stan Getz e João Gilberto. Phil venceu em Melhor Engenharia de Som (não clássico).

De 1975, "Still Crazy After All These Years", com Paul Simon, do álbum homônimo. Phil produziu o ganhador de Álbum do Ano, que tem Art Garfunkel em dueto com Simon em "My Little Town", Ralph McDonald e o brasileiro Sivuca nos instrumentistas, além de Patti Austin e Valerie Simpson como backing vocals.

De 1977, "Just The Way You Are", com Billy Joel, do álbum "The Stranger". Ramone venceu o Grammy de Gravação do Ano enquanto produtor dela. A versão vista aí no vídeo é uma especialmente feita por Billy em sua participação no programa infantil "Vila Sésamo", junto com o boneco Gugu e a atriz surda Marlee Matlin.

De 1978, "My Life", novamente com Billy Joel, de "52nd Street", vencedor de Álbum do Ano.

De 1983, "He's a Dream", com Shandi, do filme "Flashdance - Em Ritmo de Embalo", do qual Phil Ramone foi supervisor do disco e por ele ganhou em Melhor Trilha Sonora de Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual.

Clipe do Dia II

Completa 65 anos nesta segunda-feira o cantor jamaicano Jimmy Cliff, que sempre fez sucesso aqui no Brasil. Separei cinco dos seus melhores momentos, todos eles trilhas de novelas da Rede Globo.

De 1978, "Love I Need", do álbum "Give Thanx" e de "Água Viva".

De 1983, "Reggae Night", do álbum "The Power of Glory" e de "Voltei Pra Você".

De 1990, "Rebel In Me", do álbum "Images" e trilha de Regina Duarte e Tony Ramos em "Rainha da Sucata".

De 1992, "Peace", do álbum "Breakout" e trilha de Vivianne Pasmanter em "Felicidade".

De 1993, "I Can See Clearly Now", regravação de som de Johnny Nash feita para o filme "Jamaica Abaixo de Zero" e trilha de Renata Sorrah em "Desejos de Mulher".

Antes do Arremate...

...lembro aos amigos do Brasil que este PB foi atualizado normalmente ontem e anteontem. Recuperem as edições anteriores da "24" e leiam assuntos interessantes nelas destacados, inclusive alguns do fim de semana que não estão nas edições desta segunda-feira por já destacados tanto ontem quanto mesmo anteontem.

Arremate

Vida dura pra Giselly de Marchi, "Bela do Dia" da coluna de ontem. O Espírito Santo levou 4 x 0 do Rio Branco.

"24 Horas" volta antes que eu veja Inter ou Grêmio ter uma dirigente tão bonitérrima assim!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.