.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 31 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 207
Bom dia, Elizabeth

É o que teremos nesta segunda-feira, quando Chelsea e Manchester United se enfrentarem às, como diria Seu Madruga, 8 e meia da "madrugada" na casa oficial da Seleção Brasileira (também conhecida pela alcunha de Stamford Bridge). Será o "replay" das quartas-de-final da Copa da Inglaterra, o que acontece somente quando o jogo original termina empatado, aí sim ocorrendo a volta com a inversão do mando. No dia 10, eles ficaram no 2 x 2. Importante: é saldo simples na FA Cup. Então, amanhã pela manhã, não importa se acabar 0 x 0 ou 3 x 3 nos 90 minutos, haverá prorrogação - e, se não tivermos um ganhador, aí sim teremos pênaltis.

Blues e Red Devils se enfrentaram 156 vezes na história, com 66 vitórias vermelhas, 44 azuis e 46 empates. Com mando de campo do Chelsea, foram 77 jogos, com 24 vitórias dele, 33 do United e 20 empates. Só pela Copa da Inglaterra, foram 7 partidas, com 4 triunfos do Manchester, 1 do time de Londres e 2 empates. Quem passar do confronto desta segunda terá pela frente na semifinal o Manchester City, que resolveu a questão na ida ao massacrar o Barnsley por 1, 2, 3, 4, 5 a 0. A outra semi terá o Wigan, que fez 3 a nada no Everton, diante do Millwall, que também precisou do "replay" para se dar bem pela contagem mínima contra o Blackburn.

Em tempo: Chelsea x Manchester United será nesta segunda pois é tradicional na Inglaterra o dia seguinte à Páscoa ser feriado. 8 e meia da manhã nossas corresponderão a meio-dia e meia locais. E como há um toque brasileiro das antigas na parada (e não digo isso de maneira positiva), eles se enfrentarão apenas dois dias após jogarem pelo Campeonato Inglês. Os Red Devils ganharam do Sunderland e foram aos 77 pontos após 30 de 38 rodadas, contra 62 do Manchester City, que quatrilhou o Newcastle. Os Blues estão a dois pontos do Tottenham e sua posição é a quarta, com 55 pontos, após a derrota pro Southampton. Aliás, baita maratona terão os azuis londrinos, já que na próxima quinta-feira eles atuarão pelas quartas da Liga Europa, diante do Rubin Kazan.

Espetacular Messi

O Barcelona empatou com o Celta no último jogo antes da aguardada contenda de depois de amanhã, contra o Paris Saint Germain, pelas quartas da Liga dos Campeões. Mas não abala tanto a chegada aos 75 pontos após 29 de 38 rodadas pois o Real Madrid, mesmo com Cristiano Ronaldo estufando as redes, ficou na igualdade com o Zaragoza e subiu aos 62 pontos. A vitória da vida no empate catalão foi do Abidal, relacionado pela vez primeira após a descoberta do tumor no fígado, mas o grande destaque evidentemente foi Messi, que deixou sua marca pela 19ª rodada consecutiva - ou seja, anotando contra todos os times deste Campeonato Espanhol.

45 anos de César Sampaio

É uma das datas deste domingo: o aniversário do até o início deste ano gerente de futebol do Palmeiras, do qual foi volante na década de 90, após muitos anos no Santos e com passagens por Corinthians e São Paulo (dos poucos a fechar passagem pelos quatro grandes), além de jogar pelos japoneses Yokohama Flugels, Kashiwa Reysol e Sanfrecce Hiroshima, mais o espanhol La Coruña e, claro, a Seleção Brasileira.

Não ganhou títulos no Santos, mas por ele venceu a Bola de Ouro da Placar no Campeonato Brasileiro de 1990. A segunda veio em 1993, pelo Palmeiras, time pelo qual passou duas vezes e ganhou Paulista e Brasileiro em 1993 e 1994, RJ/SP em 2000 e Libertadores de 1999. No futebol do Japão, venceu apenas pelo Flugels: a Supercopa da Ásia em 1995 e a Copa do Imperador em 1998. Seu outro título em clubes foi pelo La Coruña: a Supercopa da Espanha de 2000. Na Seleção Brasileira, César Sampaio ganhou as Copas América e das Confederações em 1997, além de ser vice-campeão mundial em 1998.

Superliga Masculina

Se ontem pela manhã soubemos que o Sada/Cruzeiro já é finalista por ter resolvido a questão com o SESI ainda no segundo jogo, ontem à noite o RJX não repetiu aquela jornada mágica do fim de semana anterior e o Minas conquistou uma maiúscula vitória por 3 sets a 0 (25/21, 27/25 e 25/20), forçando a terceira partida, a ser feita na próxima sexta-feira. Teremos uma final entre mineiros e cariocas ou uma decisão toda das alterosas? E se for a final toda mineira, como bem li ontem no Twitter o jornalista Marco Astoni dizer, seria de bom senso que a CBV transferisse o jogo de 14 de abril do Maracanãzinho para o Mineirinho. Cuidemos o que acontecerá.

"Dupla de duas"

Melhor do que todos os ovos de chocolate do mundo, o coelho da Páscoa contente me deixou no "Globo Rural" deste domingo, pois Nelson Araújo ganhou folga neste feriado e Helen Martins teve a companhia na bancada da "musa-mor" Cristina Vieira. Eu perderia a rodada do futebol, mas não perderia o mais bonito "Globo Rural" dessas mais de três décadas no ar (eh, eh, eh). E qual vivente com a cuca nos eixos não faria igual?

Desmanchamentos à parte, a grande curiosidade do "Globo Rural" de hoje (que repete às 17h05 na Globo News e às 20h10 desta terça no Futura) ficou para duas mulheres apresentando juntas um noticiário global. Sim, segmentado, mas é algo incomum nos últimos anos - com exceção de várias duplas femininas no "Esporte Espetacular", formadas entre Glenda Kozlowski, Cristiane Dias e, quando ainda global, Mylena Ciribelli. Mas no jornalismo geral, isso é raro - e falo de apenas duas mulheres apresentando, logo, descontados os tempos de Sandra Annenberg e Fátima Bernardes no "Fantástico" pois Celso Freitas fechava trio com elas. Por outro lado, duplas masculinas são comuns, vide Márcio Gomes e Heraldo Pereira no "Jornal Nacional" nesta semana.

Se aconteceu depois, eu não soube ou mesmo não lembro. Mas de vários vídeos antigos que já assisti ao longo destes anos em tantas pesquisas para pautas do site, duas ocasiões com uma dupla feminina comandando um jornal da Globo que recordo estão aí, ambas do "Jornal Hoje": uma aqui (postada por guibla), com Márcia Peltier e Fátima Bernardes, em 1990; e outra aqui (postada por oldvideocassetetapes), com Leilane Neubarth e Cláudia Cruz. Detalhe curioso: o jornal de abril de 1990 ainda foi assistido pelos paulistas pois o "São Paulo Já", que estreou naquele ano, começou em 9 de julho. Só em 1994 o "Hoje" voltou ao ar para o território bandeirante.

História quase cinquentenária

A Rede Bandeirantes de Televisão vai completar 46 anos no dia 13 de maio, já que fundado nesta data o canal 13 de São Paulo. A emissora produziu um vídeo institucional, cujos 3 minutos de duração veem aqui (postados por tuliohd3d). Interessante observar a coletânea de cenas, que abrange programas e pessoas de todas as épocas.

Não falou apenas dele mesmo?

Leio no Alan de Faria que não há mercado na TV aberta para o público infantil. Assim disse Alexandre Raposo, presidente da Record, emissora que já teve espaços infantis bem legais em tempos idos, mas que atualmente faz apenas o programa "Ídolos Kids" para as crianças - sem contar filmes exibidos nas sessões de cinema e os indispensáveis desenhos do Pica-Pau. Afirma Raposo que as produções infantis têm espaço e investimento pra valer é em canais pagos, tipo o Gloob ou o Discovery Kids.

Me equivoco ou, ao falar em "TV aberta", o presida da Record não reduziu a conversa à sua emissora e à Globo? Afinal, espaços infantis - ainda que só em desenhos - continuam firmes e fortes em horários privilegiados nas grades diárias de RedeTV! e Bandeirantes, além do SBT até hoje ser campeão no gênero e dele tirar pontos importantes na "neurose do Ipobre" contra globais e recordianos.

Bela do Dia: Giselly de Marchi

Giselly de Marchi, que li no UOL que há 4 meses é diretora executiva de futebol do Espírito Santo e mais poderosa no clube que o presidente. A bonitona aí de lábios carnudos está com 31 anos e lida com o futebol desde os 19, quando secretária do também capixaba Rio Branco. Seu marido é Vito Capucho, o técnico do time. Eles foram empresários de atletas na Europa até o regresso ao Brasil. E mais: a gata da foto foi modelo antes de ir pro futebol. Só uma pena que o Espírito Santo está em último lugar no Campeonato Capixaba, com 6 pontos após 12 jogos. Logo mais, às 3 da tarde, ele enfrenta o Rio Branco. 

Morte em cena

Há 20 anos hoje completados, o mundo do cinema ficou em choque. Filho de Bruce Lee, Brandon Lee tinha 28 anos durante as filmagens de "O Corvo". Quando gravada uma cena em que seu personagem levava um tiro, ali acabou sua vida pois as balas não eram de festim e sim de verdade. Com pouco tempo de carreira, antes de "O Corvo", Brandon tinha feito filmes como "Massacre no Bairro Japonês" e "Rajada de Fogo".

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Os e-mails enviados hoje serão reunidos aos remetidos ontem para publicação na coluna de amanhã.

Clipe do Dia I

Domingo dos 5 anos do falecimento de Jules Dassin, diretor de cinema que foi um dos nomes da famosa Lista Negra de Hollywood, que reunia simpatizantes do comunismo com o objetivo de não deixá-los ter emprego nos Estados Unidos. Ele teve de se exilar na Grécia com sua esposa, a atriz grega Melina Mercouri. Juntos, eles fizeram em 1960 o filme "Nunca aos Domingos", que deu a ela o troféu de melhor atriz no Festival de Cannes e a Manos Hadjidakis o Oscar de melhor canção por esta aqui: "Never On Sunday".

Clipe do Dia II

Neste domingo, completa 70 anos Christopher Walken, Oscar de ator coadjuvante por "O Franco Atirador" e indicado por "Prenda-me Se For Capaz". Ele também fez filmes como "Projeto Brainstorm" (o último de Natalie Wood), "007 Na Mira dos Assassinos" (último James Bond de Roger Moore), "Batman: o Retorno" e "Mulheres Perfeitas", entre outros tantos. É um recordista de apresentações do histórico humorístico "Saturday Night Live", com sete aparições entre 1990 e 2008. Mas neste tópico, o destaque é sua atuação que rendeu os títulos de melhor ator no VH1 Awards e melhor coreografia no Video Music Awards da MTV. De 2001, curta aqui o muito bem sacado videoclipe de "Weapon of Choice", um torpedo de Fatboy Slim, com vocal de Bootsy Collins.

Arremate

Usain Bolt venceu o Desafio Mano a Mano, em Copacabana, mas não baixou os 14s35. Sua marca foi de 14s42.

"24 Horas" volta depois que ele inventar de voltar ao Brasil para tentar de novo um tempo menor!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.