.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 26 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 202
Outra vez empatando sem merecer

A Rússia começou dando um caloraço e, mesmo quando o Brasil deu uma estabilizada a partir da metade do tempo primeiro, continuou longe de agradar. Na etapa complementar não foi muito diferente: uma Seleção com pouco entrosamento e talento abaixo da média. O gol marcado pelos russos foi o mais ridículo que já vi o Brasil levar em mais de 20 anos acompanhando os jogos da Seleção. Foi um bombardeio de timaço campeoníssimo para cima de um timeco que não ganha de ninguém. A Rússia não é um timaço, mas o Brasil anda com muita cara de timeco. Outra vez a derrota não aconteceu pois um raro lance bem encaixado resultou em gol, graças ao oportunismo do Fred, que é quem mais sai por cima destes dois amistosos por fazer a sua parte.

Foi o último jogo do Brasil completo (com quem joga fora do país) antes da convocação para a Copa das Confederações. E a bola que o time de Luiz Felipe Scolari apresenta não anima nada, como já não animava na época do Mano Menezes. São tempos desanimadores do escrete canarinho, que oferece pouca perspectiva.

Eliminatórias Sul-Americanas

Fecharemos 12 rodadas de um total de 18 assim que disputadas as quatro pelejas desta noite - somente duas delas ao vivo pelo canal Sports+ (exclusivo da Sky) e pela Rádio Jovem Pan AM de São Paulo. Uma é a da Argentina, visitando a Bolívia às 5 da tarde. A outra é um "Gre-Nal" entre o Chile do gremista Vargas e o Uruguai do colorado Forlán às 8 e meia da noite - aliás, parece proposital este "Gre-Nal" cair no dia dos 241 anos daqui de Porto Alegre. Ainda temos Equador x Paraguai às 6 da tarde e Venezuela x Colômbia às 9 da noite.

A Argentina soma 23 pontos, contra 19 da Colômbia, 17 do Equador, 13 do Uruguai, 12 de Venezuela e Chile, 11 do Peru e 8 de Bolívia e Paraguai. Folgando nesta rodada, o Peru tem um amistoso contra Trinidad e Tobago.

Eliminatórias Europeias

Diversas partidas nesta terça-feira, a mais destacada delas sendo França x Espanha, que o vivente só não vai acompanhar se não quiser, já que exibida ao vivo às 5 da tarde por Esporte Interativo, SporTV e ESPN. Um panorama completo das Eliminatórias Europeias os amigos do Brasil recuperam na coluna do último domingo.

Curtinhas

*Leio no Lauro Jardim que saiu mais uma pesquisa das maiores torcidas de futebol do Brasil, feita pela empresa Pluri Stochos entre novembro e fevereiro, ouvindo 21.049 pessoas de 146 municípios de todos os estados. Nela, 21% não tem preferência por qualquer clube, 16,8% torcem pro Flamengo e 14,6% pelo Corinthians.

*Conforme o jornal peruano Depor, o gol marcado na vitória do Corinthians sobre o Guarani foi o centésimo de Guerrero em sua carreira. Bom para o Timão ele estar suspenso das Eliminatórias na sexta-feira passada, já que isso fez o clube pedir sua desconvocação do amistoso de hoje e, assim, ele esteve anteontem no Brinco.

*Será na Arena Joinville que o Figueirense cumprirá no próximo sábado, contra o Atlético Hermann Aichinger de Ibirama, a perda de mando de campo pela confusão da torcida no clássico contra o Avaí.

*No dia dos seus 90 anos, o Sampaio Corrêa foi "presenteado" com a eliminação no primeiro turno do Campeonato Maranhense ao empatar sem gols com o Bacabal, que tinha vencido o jogo de ida da semifinal e agora vai "se confrontar-se" duas vezes com o Imperatriz, que excluiu o Maranhão da disputa.

*Recurso eletrônico para tentar reduzir erros de arbitragem será adotado pela Confederação Brasileira de Vôlei nas finalíssimas de abril, a feminina (Unilever x Sollys/Osasco) no dia 7 e a masculina no dia 14.

*Depois de 3 temporadas, a Medley encerrou o patrocínio do time masculino de vôlei de Campinas. Nada bom.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Abro com uma do Paraná: há algumas semanas, Herivelto Oliveira encerrou sua trajetória de 25 anos na RPC (Globo), saída que deu a entender em postagens no Facebook que não foi muito legal da parte da emissora com ele - que foi repórter e especialmente apresentador do "ParanáTV". Pois hoje pela manhã, Herivelto ganhou uma nova casa televisiva, anunciado foi no "Paraná no Ar" como novo contratado da RIC (Record). Na RIC TV, Herivelto Oliveira reencontra uma ex-colega de RPC TV: a apresentadora Alessandra Cônsoli.

*As demissões na Record Rio chegaram ao vídeo. Leio na Patrícia Kogut que, entre quinta e sexta-feira passada, foram cortadas 20 pessoas, entre editores de texto e de imagem, produtores e repórteres. Quatro repórteres não mais integram a estação: Carlos Ferreira, Phelipe Guedes, Leonardo Salles e Cristina Cruz. Seria para mais gente ainda sair, mas a direção conseguiu segurar as vagas. Que coisa lamentável, povo.

*Outra consequência: o "Cidade Alerta Rio", do Rogério Forcolen, agora ficou das 19h45 às 20h30 - ou seja, no horário destinado ao "Praça Record". Antes, ele ia das 18h15 até o "Jornal da Record". Uma hora e meia foi retirada, portanto. Menos gente trabalhando, menos gente para abastecer mais de duas horas de jornal.

*É hoje a volta da Adriana Araújo à apresentação titular do "Jornal da Record", após a saída da Ana Paula Padrão da emissora. La Araújo (de Itabirito para o mundo) já comandou o noticiário entre 2006 e 2009.

*Como consequência disso, Adriana Reid voltou hoje à dupla com Roberta Piza no "Fala Brasil" após fazer a "transição" de Ana para Adriana à noite e ser substituída pela manhã por Thalita Oliveira.

*Leio no NaTelinha que, na última sexta-feira, o "Primeiro Jornal" rendeu à Band apenas 0,1 ponto na Grande Sampa - o equivalente a apenas 6 mil domicílios na audiência do canal 13. Pouquíssimo, heinhô?

*Mais uma consequência da recente troca no comando do Canal Rural (vendido pela RBS ao grupo J&F) e do consequente remanejo de profissionais, com alguns sendo realocados pela RBS em suas outras mídias e outros partindo para rumos variados: quem vi hoje no "Se Liga Brasil" passando a previsão do tempo? Pryscilla Paiva, que tinha ido pro Rural após deixar a Record News. Tomara que coloquem ela no "RedeTV! News".

*Mais uma "mãe do ano" no jornalismo: Eliana Marques, a moça do tempo do "Globo Rural", do "Bom Dia São Paulo", do "Bom Dia Brasil" e do "Jornal da Globo News: Edição das 10". Ganhará Maria Eduarda em julho. O que isso quer dizer em termos de vídeo? No mínimo quatro meses diretos da Izabella Camargo na previsão do tempo, fechando o trio das bonitonas meteorológicas com Michelle Loreto e Flávia Freire.

*Falei em Eliana Marques, falei de economia - pois a acompanho desde que era setorista da Globo News na Bovespa (ela e Heloísa Gomyde se revezando). Há horas eu vejo as chamadas do reformulado "Conta Corrente", a iniciar esta nova fase às 9 da noite do dia 8 de abril, mas não reconhecia o apresentador destacado nelas. Uma entrevista dele ao Portal Imprensa me esclareceu quem é: Dony De Nuccio, que nos últimos dois anos foi repórter dos variados jornais da TV Globo e que já foi investidor do mercado de ações do Citibank.

*Mudando completamente de assunto: leio na Patrícia Kogut que, no confronto direto entre eles das 17h55 às 19h50, no último domingo, o "Programa do Gugu" deu à Record 18 pontos em São Paulo, contra 12 da Globo no "Domingão do Faustão". Os paulistanos amam o anão do "Balanço Geral" do meio-dia, só pode.

*Outra da Kogut é um susto de Manoel Carlos, que ontem deu entrada na emergência da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com um corte no supercílio após sofrer uma queda. Felizmente, ele foi atendido e já recebeu alta. Maneco, que há poucos dias completou 80 anos e voltará ao vídeo com uma nova novela em 2014.

*Ontem, o Atlético Mineiro completou 105 anos. Leio na Mônica Bergamo que quem ganhou o presente foi um ilustre torcedor seu: o poeta Ferreira Gullar. Ele ganhou uma camisa do Ronaldinho Gaúcho, que foi entregue por outros três atleticanos: o cartunista Paulo Caruso e os jornalistas José Maria Rabêlo (parente do Guto, da Rede Globo?) e Petrônio Gonçalves. Ferreira agradeceu e mandará ao R49 um livro de poemas "para inspirá-lo".

*A saideira: completa hoje 80 anos Tinto Brass, que foi diretor de um filme erótico histórico e que deu muito rebu: "Calígula", co-financiado pela revista Penthouse em 1979 e histórico por ser o primeiro filme com atores famosos (John Gielgud, Peter O'Toole, Helen Mirren e o intérprete do personagem-título, Malcolm McDowell) envolvidos em cenas de sexo explícito. Aqui no Brasil, uma grande polêmica aconteceu em 1992, quando a Rede OM (atual CNT) resolveu exibi-lo em duas partes, entre o fim da noite e o início da madrugada, devido à longa duração - de fato, nos vídeos dos jogos do São Paulo na Libertadores disponíveis no YouTube, lembro de ouvir chamadas do filme feitas pelo Galvão Bueno. Mas uma liminar em cima da hora impediu a exibição devido ao sexo explícito.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gislene Bastos

Gislene Bastos, apresentadora da RIC/Record, onde faz todas as manhãs o "Paraná no Ar". Foi com esta dama no vídeo que Herivelto Oliveira foi apresentado como novo reforço da emissora.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

E-mails enviados desde domingo, comentando ainda assuntos do fim de semana.

"O São Paulo foi razoável na vitória sobre o Bragantino, ainda dando alguns espaços na defesa, mas com bom controle de posse e toque de bola. Desastrosa a entrevista do Luís Fabiano ao insinuar deixar de lado uma proposta financeira maior do Corinthians, como se fizesse um grande favor ao Tricolor. *** Não precisava muito esforço para o Campeonato Paulista ser mais interessante: 20 times divididos em dois grupos de 10, grupo contra grupo em 10 rodadas, com quatro clássicos e classificando quatro de cada chave para o mata-mata - não apenas o 'mata'. 16 datas, sete a menos que hoje. Não seria o ideal, mas faria o torneio ser mais emocionante. A fórmula afasta os torcedores, assim como um certo bombardeio da imprensa, que muitas vezes desqualifica os Estaduais, mas não propõe algo melhor. Não tenho certeza se Regionais como o RJ/SP seriam a solução. O público é baixo de uma forma geral, como mostrou a pesquisa divulgada pelo Wanderley Nogueira, além de Paulo Vinícius Coelho sempre lembrar do público medíocre do Brasileirão. *** Clayton Moreira, Portugal não quis jogar a Copa de 1950 por convite pois não achou justo. O mais bizarro é que outros países foram convidados e não quiseram ir por motívos insólitos, desde a França, que achou a distância entre as cidades-sede muito grande, até a Índia, que gostaria de jogar, mas com os atletas descalços! Essa a FIFA não engoliu e o primeiro Mundial do Brasil ficou só com 13 seleções. *** Claro que Sebastian Vettel não deveria atacar Mark Webber se a Red Bull 'combinou' as posições, mas ele não fez o correto em termos de competição ao brigar até o fim? A Red Bull se mostrou igual às outras equipes, quando foi muito elogiada de forma errada em 2010 por 'liberar' os pilotos para brigarem - só porque Vettel ainda tinha chance de ser campeão. Bom que Vettel pediu desculpas, mas é engraçado ele se desculpar por vencer. A Fórmula 1 vive em uma ética paralela. *** Gosto tanto de 'Wish You Were Here' e 'The Wall' quanto de 'The Dark Side of The Moon', que é um disco do Pink Floyd marcou época. *** Matt LeBlanc participou bastante de 'Um Amor de Família' como filho de um malandro, não é? *** Era muito engraçado o Seu Mazarito do Costinha, do qual a gente sentia vontade de rir só de olhar para ele. Outro dia, vi a 'Escolinha do Professor Raimundo' no Viva e não me recordei de uma personagem que apareceu, uma morena de cabelos curtos, sentada na segunda ou terceira fileira. Quem é ela?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: sim, Matt fez alguns episódios dos Bundy, era filho do personagem de Joseph Bologna. Os dois chegaram a estrelar praticamente sozinhos um episódio inteiro - no qual apenas Al apareceu em duas rápidas cenas -, que seria uma espécie de piloto para uma série só deles, que não chegou a acontecer. E segundo: eu vi algumas vezes esses dias, mas não lembro da moça. Observarei novamente.

"Se o Brasil jogar na Copa das Confederações essa bolinha que jogou contra a Rússia, vai ganhar a duras penas do Japão, empatar com a Itália e perder para o México! Pobre Brasil! *** Claro que vou torcer para a França! Esse time da Espanha não me convence com seu 'toque pra lá, toque pra cá'. Bem disse José Trajano: parece faltar alguma coisa. Falta sim: é o Messi! *** Dando de ombros pras ordens da Red Bull, Sebastian Vettel deixou bastante claro porque rapidamente se tornou três vezes campeão da F-1, ao passo que Felipe Massa jamais será campeão. Em sã consciência, alguém imagina Senna abrindo a porta pro Alain Prost passar?" (Clayton Moreira)

"Se não fosse Fred, o Brasil perderia para a Rússia. Marcelo jogou muito bem e mostrou que é absoluto na lateral esquerda, por mais que Filipe Luís também seja ótimo. Não entendo é alguns jogadores ainda serem convocados e outros serem ignorados. Kaká é um reserva de luxo no Real Madrid e não merece ser chamado, pois não dá para viver de passado na Seleção. Júlio César está se destacando, mas Diego Alves não merecia ser reserva, além de Jefferson nem ser chamado. E pra quê levar Jean, Hulk e Diego Costa, e ignorar Ralf, Bernard, Wellington Nem, Jadson e Réver? *** Desfalcado de Borges, o 'quarteto mágico' do Cruzeiro foi muito mal contra a Caldense. Dagoberto foi muito improdutivo, apesar do gol. Élber arrebentou com o jogo e tem que tomar logo a vaga do lamentável Diego Souza. Vinícius Araújo parece jogador de jogo-treino, que treme nos jogos oficiais. Marcelo Oliveira tem que desistir do Leandro Guerreiro, não tem como o meio-campo ser rápido com ele. *** Já não basta o Campeonato Paulista ser interminável devido a essas imprestáveis 19 rodadas iniciais e nem os clássicos estão com bom público e mesmo bom nível técnico. *** O jogador que você 'adotou' no Campeonato Cearense do ano passado, André Cassaco, não está muito bem no Mirassol. É reserva e só jogou três partidas desse Paulistão, sempre entrando no segundo tempo. *** Se bem entendi, Adriana Araújo é um plano C para o 'Jornal da Record'? Sim, pois o A seria manter Ana Paula Padrão e o B seria contratar outra apresentadora da Globo. A Record precisa respeitar quem veste sua camisa, como não fez quando tirou Adriana da bancada assim que Ana chegou para 'revolucionar' seu jornalismo, o que não aconteceu." (Fernando Clemente)

"O Nacional, do qual o Atlético ganhou aqui em Patos de Minas, não tem torcedores na cidade. O acordo dele com o Mamoré permite que os sócios-torcedores do Mamoré entrem sem ingresso. Como o estádio está liberado para 8.372 pessoas, só pôde ser vendido este número de ingressos. Como foram 7.270 pagantes e mais 1.600 sócios-torcedores do Mamoré, com certeza tinha mais de 9 mil pessoas no estádio." (Lúcio Netto)

"A vitória de Hinchclliffe foi sua primeira na Fórmula Indy. Helio Castroneves precisa manter a regularidade, perdeu a vitória na última relargada. Tony Kanaan também fez ótima prova em São Petersburgo, saindo de 11° para acabar em 4°. Scot Dixon fez excelente corrida, largando em 20° e encerrando em 5°. Pena Simona de Silvestro finalizar em 6°, pois fez grande trabalho e tinha seu primeiro pódio na categoria garantido a 2 voltas pro fim, mas os pneus foram os vilões. *** Pelo andar da carruagem, mais alguns anos e não precisaremos de pilotos para dirigir os carros de F1, sendo necessário apenas o rádio. A Ferrari fez escola. A atitude da Mercedes foi ridícula, pois Nico Rosberg era claramente muito mais rápido que Lewis Hamilton, mas foi obrigado a ficar atrás por ordem de equipe. Como é um frouxo como piloto, ficou ali atrás, claro. Ross Brawn foi o primeiro a fazer isso na Ferrari. A Red Bull ordenou o mesmo, mas Vettel desobedeceu e venceu a corrida. Por isso ele é tricampeão mundial, por não se sujeitar às ordens de equipe. Aí se discute a ética e moral. Então, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Michael Schumacher são anti-éticos e imorais, mas são aplaudidos pelo que fizeram na pista. Pior foi a transmissão da Globo concordar com a Mercedes. E se fosse a Ferrari segurando Felipe Massa de propósito? Aliás, cada vez que ela faz algo para favorecer Fernando Alonso, é a 'choradeira' outrora. Porém, como no dos outros é refresco, se concorda com a atitude. Quero ver disputa na pista e não comunicação de rádio decidindo provas." (Natanael Felipe Rhoden)

"Fraquíssima atuação do Brasil, ficou no lucro o empate. Muito pouca movimentação, sem criatividade. Fred fez o gol, mas foi a única vez que ele tocou na bola. Será que esse esquema é ideal?" (Paulo Henrique Gonçalves)

"Não vejo lógica nesses mandos de campo do Campeonato Carioca. Um exemplo é Madureira x Botafogo ser disputado em Moça Bonita e Bangu x Flamengo ser no Raulino de Oliveira." (Victor Faria)

"A reclamação carioca com os horários deve ter relação com os clássicos às 18h30, ao contrário de São Paulo, que tem clássicos às 16h. *** Então, o quarto arbitro - tão participativo no lance do impedimento - se omitiu na hora de avisar que Cidinho já tinha saído no lugar do Seedorf..." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia

Pai de Liv Tyler e vocalista do Aerosmith desde 1970, Steven Tyler completa hoje 65 anos. Melhor do que falar sobre o homem mais bonito que o rock'n'roll já apresentou ao mundo (hahaha), é curtir cinco torpedaços:

De 1986, "Walk This Way", com Steven e o guitarrista Joe Perry participando da versão do grupo de hip-hop Run-DMC, lançada em seu álbum "Raising Hell".

De 1987, "Dude (Looks Like a Lady)", do disco "Permanent Vacation" e do filme "Uma Babá Quase Perfeita".

De 1989, "Janie's Got a Gun", do LP "Pump", tema do personagem de Guilherme Fontes na novela global "Gente Fina".

De 1993, "Amazing", do disco "Get a Grip", um dos três do grupo que é protagonizado pela gatíssima Alicia Silverstone.

De 1998, "I Don't Want To Miss a Thing", da trilha sonora do filme "Armagedon".

Arremate

Sábado, foi em Arapiraca. Hoje, é em Maceió. Mais uma vez CRB x ASA, pelo Campeonato Alagoano.

"24 Horas" volta depois que soubermos quanto terá encerrado este duelo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.