.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 24 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 200
Eu mando em mim mesmo

Assim deixou claro Sebastian Vettel quando, a menos de 10 voltas do fim do Grande Prêmio da Malásia, não deu bola para as ordens da Red Bull para Mark Webber ser mantido na primeira posição, foi para cima e, em grande disputa, ficou na frente e chegou na primeira posição. O clima ficou nitidamente tenso entre eles no pódio, que não foi tão festivo quanto em outros tempos - ainda mais que a tensão também esteve presente da parte da Mercedes, pois Lewis Hamilton tirou o terceirão por ordem da equipe, ficando Nico Rosberg na pior. Hamilton protagonizou um momento inacreditável ao quase parar no box da McLaren na volta 8. Felipe Massa acabou na quinta posição e Fernando Alonso abandonou. Agora, a Fórmula 1 volta na China, às 4 da madrugada de 13 para 14 de abril.

Panorama da Eliminatória Europa

Nove grupos reúnem 53 seleções. Todos têm seis países, menos o último, que traz cinco. Portanto, cada grupo é composto por 10 jogos totais, menos o I, onde cada time joga 8 vezes. Cada primeiro colocado de chave está diretamente classificado pra Copa do Mundo, enquanto os oito melhores segundos colocados - ou seja, todos, menos o pior - vão para um mata-ou-morre que definirá mais quatro europeus presentes aqui no Brasil.

Eis a situação de cada grupo e as próximas partidas deles, depois de amanhã (alguns só voltam em junho):

Grupo A - Bélgica e Croácia, 13 pontos; País de Gales, 6; Sérvia e Macedônia, 4; e Escócia, 2. Todos com 5 jogos. Nesta terça: Bélgica x Macedônia, Gales x Croácia e Sérvia x Escócia.

Grupo B - Itália, 10 pontos (4 jogos); Bulgária, 9 (5); Dinamarca e República Tcheca, ambas 5 (4); Armênia, 3 (3); e Malta, 0 (4). Nesta terça: Malta x Itália, Dinamarca x Bulgária e Armênia x Tcheca.

Grupo C - Alemanha, 13 pontos (5 jogos); Suécia, 8 (4); Áustria e Irlanda, ambas 7 (4); Cazaquistão, 1 (5); e Ilhas Faroe, 0 (4). Nesta terça: Alemanha x Cazaquistão e Irlanda x Áustria.

Grupo D - Holanda, 15 pontos; Hungria e Romênia, 10; Turquia, 6; Estônia, 3; e Andorra, 0. Todos com 5 jogos. Nesta terça: Holanda x Romênia, Turquia x Hungria e Estônia x Andorra.

Grupo E - Suíça, 11 pontos; Islândia e Albânia, 9; Noruega, 7; Chipre, 4; e Eslovênia, 3. Todos com 5 jogos.

Grupo F - Rússia, 12 pontos (4 jogos); Israel e Portugal, ambos 8 (5); Irlanda do Norte, 3 (4); Azerbaijão, 3 (5); e Luxemburgo, 2 (5). Nesta terça: Azerbaijão x Portugal e Irlanda do Norte x Israel.

Grupo G - Bósnia, 13 pontos; Grécia, 10; Eslováquia, 8; Lituânia, 5; Letônia, 4; e Liechtenstein, 1. Todos com 5 jogos.

Grupo H - Montenegro, 13 pontos (5 jogos); Inglaterra, 11 (5); Ucrânia e Polônia, ambas 5 (4); Moldávia, 4 (5); e San Marino, 0 (5). Nesta terça: Montenegro x Inglaterra, Ucrânia x Moldávia e Polônia x San Marino.

Grupo I - França, 10 pontos (4 jogos); Espanha, 8 (4); Geórgia, 4 (5); Bielorrússia, 3 (4); e Finlândia, 2 (3). Nesta terça: França x Espanha.

A questão dos públicos

É um tema que tem sido recorrente nesta coluna em tempos de Campeonatos Estaduais e Copa do Nordeste, ainda mais que os dois mais destacados e divulgados historicamente (Paulista e Carioca) sofrem com pouca gente nos estádios. Este sábado trouxe mais um elemento bom para debater essa questão.

Jogo mais destacado deste sábado no Campeonato Paulista, São Paulo 2 x 0 Bragantino teve 9.254 pagantes no Morumbi às 6 e meia da noite. Pelo Campeonato Carioca, a estreia de Jorginho em Boavista 0 x 0 Flamengo levou 4.171 pagantes (6.203 totais) ao Engenhão, no mesmo horário. Mais cedo, às 4 da tarde, Duque de Caxias 0 x 0 Fluminense conquistou 1.288 pagantes no Cidadania, em Volta Redonda.

Estes três jogos somados tiveram um público de 14.713 pagantes. Vê bem: quase 15 mil pagantes precisando somar três partidas. Só Grêmio 2 x 0 Caxias - na primeira vez que Kléber Gladiador fez dois gols pelo Tricolor no mesmo jogo e com Barcos sendo detido pelo goleiro Anderson em cobrança de pênalti - levou 15.530 pagantes (17.749 totais) à Arena. Detalhe: a bola rolou às 9 da noite. De um sábado. E sozinho, este jogo do Campeonato Gaúcho teve mais gente deixando pilas na bilheteria do que três da ponte aérea somados.

Considerações a respeito do tema, senhoras e senhores do conselho?

As datas do domingo

Há 5 anos, quando tinha 93, morreu o ator Richard Widmark, que foi indicado ao Oscar de coadjuvante por "O Beijo da Morte", de 1947. Ele fez filmes como "Pânico nas Ruas", "Minha Vontade é Lei", "Crepúsculo de uma Raça" e "Os Impiedosos" (Madigan), que deu origem a um seriado de TV, do qual também fez parte.

Há 40 anos, nascia o ator Jim Parsons, vencedor de dois Emmy e um Globo de Ouro como melhor atuante em série de comédia pelo hilário Sheldon Cooper de "Big Bang: a Teoria", papel que faz desde 2007 e que pode ser assistido diariamente tanto no Warner Channel, em som original com legendas, quanto no SBT, dublado.

Momento Raridade Rara

Às 11 da noite deste domingo, uma edição especial celebrará 20 anos do programa brasileiro de televisão paga mais antigo e duradouro: o "Manhattan Connection", lançado em março de 1993 pelo GNT e no ar desde janeiro de 2011 pela Globo News. A formação mais clássica foi a inicial, com Lucas Mendes, Caio Blinder, Paulo Francis e Nelson Motta. Francis morreu em 1997 e, posteriormente, Arnaldo Jabor o substituiu. Em 2001, Nelson deixou os debates e entrou Lúcia Guimarães, que já atuava no programa. Em 2003, Ricardo Amorim se tornou fixo nos debatedores, além de Jabor sair e ser substituído por Diogo Mainardi. Lúcia saiu em 2008 e, no ano seguinte, entrou Pedro Andrade. Hoje, o quinteto tem Lucas, Caio e Pedro em NY, Diogo em Veneza e Ricardo em SP.

Seguem dois vídeos: de 1995 (postada por agconline), uma chamada do "MC" quando exibido pelo GNT; e de 1997 (postada por gmorais27), a íntegra da edição especial dedicada a Paulo Francis após sua morte, com Ana Gregati na apresentação e uma coleção dos melhores momentos do jornalista em seus 4 anos de participação.

Bela do Dia: Helen Cris

Helen Cris, ex-bailarina do "Domingão do Faustão". Mas como é que me tiram uma loiraça zebu dessas? Loiraça que faria uma festa inesquecível com qualquer bailado.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"A punição a Luís Fabiano comprovou que o bastidor do São Paulo está fraco, mas isso pode até ser bom, pois sem ele o time não corre risco de ter um a menos em jogo decisivo, ainda que os substitutos não sejam de altíssimo nível. A punição de 4 partidas foi um pouco exagerada e denota a já tradicional falta de critério da Conmebol, já que esqueceram de fazer o Corinthians cumprir mais jogos sem torcedores. *** A saída do Oscar e a manutenção do Hulk não foram as melhores decisões do Luiz Felipe Scolari. A zaga sem Thiago Silva e com David Luiz dá arrepios. O Brasil perdeu muito tempo com Mano Menezes e não será o título em 2014 que apagará tudo de errado que foi feito nos últimos anos. *** Surpreendente a Espanha empatar com a Finlândia, mas mesmo assim ela vai pra Copa, nem que seja na repescagem. A Alemanha não parece sentir esse problema, mas precisa mostrar em jogos valendo título esse seu futebol, que é o melhor da atualidade. *** O mais lamentável da reintegração de posse no Rio de Janeiro é que os índios já estavam no museu desde 2006. Se não houvesse eventos internacionais, provavelmente eles permaneceriam ali. Só estão saindo para os órgãos públicos fazerem obras e dilapidar o patrimônio histórico da cidade, ainda usando a polícia para agir de forma truculenta. *** Lindíssima Daniela Assayag, bela moça do Norte do país. Vanessa Libório, da Record, tem a voz muito semelhante à dela. *** Muito legal a lembrança do hilário episódio de 'Um Amor de Família', com Al obcecado pela música regravada pelos Beatles. O mais bizarro é o namorado da Kelly destruir o LP!" (Alexandre Rodrigues Alves)
E reparou quem é o namorado que quebra o disco? Matt LeBlanc, o eterno Joey Tribbiani de "Friends".

"A Espanha deu mole sexta-feira, mas vai se classificar. Preocupa é o desempenho de Portugal e Uruguai. Consta que Portugal ficou em segundo no seu grupo nas Eliminatórias para 1950, mas foi convidado pela FIFA para a Copa do Brasil, no entanto recusando o convite e gerando protesto da colônia em frente à Embaixada no Rio. Ficar de fora novamente agora seria frustrante. E já pensou se o Uruguai não se classifica? Vai ter uruguaio se jogando no Rio da Prata! *** Sons da Banda Black Rio, como 'Maria Fumaça', podem ser chamados de 'legítimo funk'?" (Clayton Moreira)
Samba-funk, neste caso.

"Dois jogos com Felipão e até agora não vi evolução no Brasil. Neymar e Hulk jogaram em posições invertidas contra a Itália. Hulk é melhor na direita e Neymar na esquerda. Diego Costa foi fraco, mas não teve tanta culpa pois a bola não chegava. Pra quê levar Osvaldo se nem deu uma chance a ele? E as lesões limitaram demais o grupo de convocados, pois não tinha nenhum fora-de-série ou diferenciado no banco além de Kaká. O melhor é levar o máximo possível de opções ofensivas. *** Se os telejornais já se submetem ao erro sendo ao vivo por completo, a escalada seria o de menos. Deveriam parar de gravar as manchetes." (Fernando Clemente)

"É bom destacar que o cinegrafista do Marcelo Tas no quadro do Ernesto Varela era Fernando Meirelles, hoje consagradíssimo diretor de cinema." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
O Kléber também mandou uma menção muito... assanhada sobre a Lise Oliveira, "Bela do Dia" da coluna de ontem, mas não posso publicá-la pois este é um site de família (hahaha). Digo apenas que ela é mesmo estimulante, ainda mais com aquele decote altamente sugestivo.

"Seria excelente uma volta da Sul/Minas, para o público e para os times. Imagina Cruzeiro x Internacional, Grêmio x Atlético Paranaense, Atlético Mineiro x Coritiba... Volta, Sul/Minas." (Muriel Basso Costa)
Se referindo à possibilidade discutida por clubes dos três grandes de Curitiba e mais o J. Malucelli, sobre um retorno da Sul/Minas ou da Copa Sul para 2015, como noticiado nesta semana pela Nadja Mauad.

"CBF e federações estaduais não conseguem fazer tabelas decentes. Mais uma vez um clássico do Vasco é marcado para um meio de semana, enquanto há vários fins de semana sem clássico estadual, o que por si só já é um meio de tirar público dos estádios." (Vinicius Fernandes Batista)

Clipe do Dia

Canção que escutei hoje no "Arquivo Musical", da Rádio Bandeirantes: curta aqui "Love Me Like a Stranger", com The Lettermen.

Arremate

Quer dizer que morreu Boris Berezovsky, o magnata russo envolvido com a parceria MSI/Corinthians? Entendo...

"24 Horas" volta antes que eventuais novidades sobre aquela associação venham à tona!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.