.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 19 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 195
Não se queira o impossível

"Absurdo". Assim Thiago Pereira definiu numa entrevista ao UOL Esporte a meta do Comitê Olímpico Brasileiro de querer o Brasil entre os 10 primeiros colocados na Olimpíada de 2016, já que há pouco investimento nos atletas e ele só acontecerá efetivamente depois da Copa do Mundo de 2014, sendo que em dois anos não serão formados atletas para ganhar um monte de medalhas. A referência dele também pegou carona em recentes atos como a saída dos irmãos Hypolito da ginástica no Flamengo. Convenhamos: o COB tá mesmo delirando. Do jeito que o esporte olímpico é tratado em nosso país, não é da noite para o dia que tudo mudará, infelizmente.

Curtinhas

*Definida a semifinal da Superliga Masculina: RJX x Minas acontece no próximo sábado (10h, Rio de Janeiro), dia 30 (21h30, Belo Horizonte) e, se necessário, 2 de abril (18h30, Rio); já Sada Cruzeiro x SESI será também neste sábado (21h30, Contagem), dia 30 (10h, São Paulo) e, se necessário, 5 de abril (21h30, Contagem).

*Definida pela FIVB a Argentina como sede da fase final da Liga Mundial de Vôlei, entre 17 e 21 de julho. Isso lhe garante antecipadamente nesta reta decisiva, já que receberá os finalistas. Ajudará seus adversários de Grupo A, que são Brasil, Estados Unidos, França e Bulgária? Só a partir de junho começaremos a ter essa resposta.

*Com 105 x 103 sobre o Boston Celtics, o Miami Heat chegou às 23 vitórias consecutivas, sendo esta a segunda melhor série invicta da NBA na história, atrás apenas dos 33 sucessos dos Los Angeles Lakers em 1971/1972.

*O Goiás meteu 3 x 0 no Anápolis e efetivamente ampliou para 5 a diferença de pontos pro vice-líder Goianésia não preciso dizer em qual campeonato estadual. Tá, eu digo: é no Goiano. O Esmeraldino não só vai passar pra semifinal com os dois pés nas costas como deverá ser o primeiro colocado desta classificatória.

*Ramires é a nova ausência da Seleção Brasileira para enfrentar a Itália, já que sofreu uma lesão muscular na vitória do Chelsea sobre o West Ham. Não é certo que ele duele contra a Rússia. Hm...

*Legal essa: Gabrieli Medeiros, a menininha de 3 anos que torce pro Grêmio virou sucesso na Internet por imitar a comemoração do Barcos - que a visitou neste domingo -, recebeu alta do Hospital Universitário de Santa Maria e ontem voltou para casa com a família, em São Sepé, onde continuará o tratamento contra a leucemia.

*A pedido do Corinthians, Guerrero foi desconvocado pelo Peru do amistoso contra Trinidad e Tobago, na terça da semana que vem. Ele já não enfrentaria o Chile nesta sexta, pelas Eliminatórias da Copa, por estar suspenso.

*Hoje tem mais um jogo-treino do time titular do Atlético Paranaense. É em Minas, contra o Cruzeiro, à tarde. A estreia em partidas oficiais será apenas dia 3 de abril, na Copa do Brasil, contra o Brasil, em Pelotas.

*Campeão brasileiro da Série C em 2011, Arturzinho substitui Artur Neto. Dias melhores para o Joinville?

*Parecia que eu estava adivinhando ao falar da queda do Grêmio Osasco no "The Romance Championship" (Série A2 de SP). Duas quedas, uma igualdade e já mandaram passear o treinador Baltemar Brito. Pois é...

*Atacante do Stoke City, ex-Manchester United, Real Madrid, Liverpool e Newcastle, Michael Owen anunciou que vai pendurar as chuteiras ao fim desta temporada. Na real, na real, essa aposentadoria meio que já aconteceu há bastante tempo, devido às tantas e tão graves contusões que ele sofreu e levam a isso apenas aos 33 anos.

A falha no "Jornal Nacional"

Praticamente tudo quanto é telejornal tem a escalada gravada. Escalada é a abertura com as manchetes do dia, seja com os apresentadores aparecendo no vídeo ou com imagens dos fatos ilustradas por suas vozes. Não sei de algum noticiário com escalada ao vivo, mas certamente tem alguns que assim procedam. Mas é fato que os principais das redes nacionais adotam a gravação. O "Jornal Nacional" é um deles. Só que ontem deu rolo. Veja aqui (postada por deividicorreadesouza) a escalada desta segunda-feira iniciar normalmente, mas um erro fazer o VT ser rebobinado no ar - e a trilha sonora tocando normalmente pois essa é disparada na hora mesmo. Chega a imagem ao vivo e, quando Patrícia Poeta ia falar do erro técnico, William Bonner tomou à frente e, nitidamente atravessado como comandante que é do "JN", que ele seguiria sem as manchetes do dia.

É por isso que, da forma mais amável possível enquanto telespectador, acho que as escaladas deveriam ser ao vivo quando os apresentadores aparecem no vídeo - casos de "Jornal Nacional", "Jornal da Band", "RedeTV! News" ou, quando tinha manchetes, do "Jornal da Record". Problemas podem acontecer ao vivo? Sim. Mas problemas também podem acontecer em gravações. E como sou preferencialmente sempre pelo ao vivo, ainda mais em jornalismo, não acho que custasse adotar isso. Ficou essa gafe que normalmente já teria repercussão por ser em um momento crucial de um noticiário. Sendo na Globo e no seu carro-chefe, já é histórica.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Má nova daqui de Porto Alegre, que li no Coletiva: Nilton Fernando não é mais apresentador da Rádio Pampa, onde estava há quatro anos e apresentava nos fins de semana o programa "Pampa Saúde", que foi retirado da programação. Que esse craque do microfone, com passagem por um caminhão de veículos, volte logo ao rádio.

*A primeira missa rezada no Vaticano pelo Papa Francisco ganhou atenções dos noticiários e das emissoras jornalísticas no início desta terça-feira. A Globo transmitiu quase toda ela a partir das 4h45, mas terminou os trabalhos às 7h30 para 10 minutos dos "Bom Dia" locais e, logo a seguir, o "Bom Dia Brasil". A Bandeirantes dedicou quase todo o "Primeiro Jornal" ao fato e manteve a cobertura depois dele, em plantão com José Luiz Datena, que substituiu o "Dia Dia". O "Jornal do SBT: Manhã" fez algumas intervenções ao vivo tanto na hora nacional quanto na regional paulistana. E a cobertura foi total nos canais fechados Globo News e BandNews.

*A campanha "vem aí: Plim-Plim" tem comerciais exibidos há alguns dias. Imagino eu que seja para divulgar a programação de 2013 da Rede Globo. Agora, quatro reclames reunindo muita gente de áreas específicas estão no ar: um só com artistas das novelas, outro com o departamento de esportes, outro com comunicadores da linha de shows e este aqui (postado por abernardogf), do departamento de jornalismo.

*Tá certo que faz alguns dias que não tenho acompanhado com mais regularidade o "Encontro com Fátima Bernardes", mas tenho a impressão que Lília Teles deixou a equipe dele pois voltou a aparecer regularmente nos noticiários nacionais da Globo - e a equipe do "Encontro" é somente dele, não comparecendo ao jornalismo em si da emissora. Agora mesmo lembrei de fazer este tópico ao ver Lília reportando pro "Bom Dia Brasil" a nova situação tristíssima na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas já a vi nos outros jornais nos últimos dias.

*Desde esta segunda-feira, os noticiários nacionais do SBT estão com cenários renovados e letreiros novos. O "SBT Brasil" começou as novidades, como veem aqui (postado por 6320daniel) em vídeo com som de apenas um dos lados. Há um novo formato de escalada, nova abertura e um telão na mesa que informa data e hora certa antes de Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade começarem a apresentar as notícias. Aliás, outra novidade é no vozeirão que agora os anuncia: a de Antônio Freitas, um dos titulares da Jovem Pan - logo, colega radiofônico do Joseval. Só mais um fato para reforçar a mística em torno da Pan ser a rádio predileta do Silvio Santos.

*Mudanças também aconteceram na madrugada, no "Jornal do SBT", e apenas hoje - para não furar o noticiário do horário nobre - com o "Jornal do SBT: Manhã", que nas vinhetas agora é chamado apenas "SBT Manhã".

*Leio no Flávio Ricco o novo destino de um dos ex-apresentadores da Record News: João Santos é da RedeTV!. A saber o que ele fará na nova emissora, se boletins, um novo jornalístico, mesmo "RedeTV! News", enfim.

*RedeTV!, que li no NaTelinha que teve 2 pontos de média e 4 de pico com o detestável "Teste de Fidelidade" na noite de domingo, quando agora será exibido o inédito, ficando a meia-noite e meia de sábado para domingo com o repeteco. Sim, terão a audácia, a coragem e a falta de vergonha na cara de exibir isso duas vezes.

*Leio na Patrícia Kogut que o "Programa do Gugu" deu uma turbinada no "Ipobre" de Sampa City e foi segundão com 12 pontos das 15h10 às 19h30, com direito a uma tranquila vitória da Record por 16 x 11 sobre o "Domingão do Faustão" no confronto direto a partir das 17h55. O assunto mais explorado pelo Augusto Liberato foi a entrega de uma casa a Marquinhos, o anão que divide com Geraldo Luís o "Balanço Geral" de São Paulo do meio-dia.

*Em linhas gerais, foi boa a volta do "CQC" à tela da Band nesta segunda-feira. Altos e baixos, como sempre, mas com altos muito destacados, como um "Top Five" engraçadíssimo, uma estreia legal da Dani Calabresa, mas com o grande golaço sendo de uma reportagem muito séria e onde o humor não se manifestou: a do Felipe Andreoli gravada no Japão e no RJ, mostrando que, enquanto os japoneses se recuperaram bem após 2 anos do tsunami, infelizmente a região serrana fluminense não teve qualquer mudança para melhor depois da tragédia.

*Aliás, como esta matéria do Felipe e também o "Proteste Já" do Oscar Filho foram totalmente pautados por um tratamento sério, sem brincadeiras, gozações ou piadas, isso explica a presença da equipe do "CQC" no velório das vítimas da boate Kiss, em Santa Maria, e dá uma diferenciada no tratamento do programa a algumas pautas, não necessariamente fazendo humor o tempo todo e sim abordando algumas a sério. Importante mudança.

*A má da segunda-feira: aos 94 anos, morreu a atriz Dinorah Marzullo, mãe de Marília e Sandra Pêra. Ela fez diversos espetáculos teatrais e muitos filmes, além de algumas novelas na década de 70. Seu último papel na televisão foi na "Zorra Total", como Dona Giovanna, mãe do mafioso Don Gorgonzola. Que descanse em paz.

*Um registro estrangeiro legal: completa hoje 80 anos Renée Taylor, atriz que os fãs dos seriados americanos bem lembrarão como Sylvia, a mãe da babá Fine em "The Nanny", atualmente reprisada pelo Comedy Central.

*A saideira: completa hoje 55 anos Francisco Barbosa, um dos grandes comunicadores do rádio carioca. Ele é mineiro de Juiz de Fora, começando nela em 1973, nas rádios Difusora e Sociedade. No Rio de Janeiro a estreia foi em 1981, pela Cidade FM. Francisco passou ainda por Del Rey, Nacional FM, Estácio FM e Globo FM. Em 1986, foi contratado pela Globo AM após se sair bem ao cobrir férias de Haroldo de Andrade. Saiu e começou na Carioca AM em 2000. No ano seguinte foi pra Tupi, voltou para a Globo em 2002 e retornou em 2006 para a Tupi, na qual comunica atualmente de segunda a sábado, das 9 da manhã ao meio-dia. Além do rádio, Francisco - que é tio do nosso conviva Flávio Barbosa - foi dublador, sendo sua a voz do Tygra no desenho "Thundercats".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camilla Belle

Camilla Belle, atriz norte-americana, aí vista em foto da revista Alfa. Esta bela morena é filha de uma brasileira e ganhou este nome dela em referência à personagem de Renata Sorrah na novela "Cavalo de Aço". Legal.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Tudo bem Ney Franco querer mostrar forçando peitando os jogadores pela imprensa, mas ele tem capacidade para contornar um possível ambiente ruim? A maioria dos jogadores de futebol é acomodada, principalmente quando não gosta muito de um treinador. Tem de ter autoridade, mas fazer isso pela mídia não é a melhor saída. E ele vem insistindo demais no esquema com três atacantes, deixando o meio-campo muito aberto. *** O São Paulo tem que ir para a Bolívia mais cedo para se adaptar à altitude e jogar com reservas contra Paulista e Corinthians, mas não sei se a Globo acharia legal um time reserva no clássico. *** A fase da Internazionale é tão ruim que só tem um jogador convocado pela seleção italiana e é Ranocchia! *** O mais engraçado nesse comunicado da CNT é dizer que se esforça para manter 'a melhor qualidade de programação a ser entregue à família brasileira'. Só se consideram a presença da Igreja Mundial por quase 24 horas no ar uma programação de qualidade. *** Pena o Mix TV também ter quase metade da programação com televendas, inclusive com aquela loira que se faz de louca para incentivar a participação naquela adivinhação de palavras. Fica a dica para Gabriela Serafim ser 'Bela do Dia'. *** Como tem muito tempo que não escuto a Rádio Bandeirantes nesse horário, pergunto: o que é exibido agora entre 11 e meia-noite? E muito legal a lembrança sobre o 'Arquivo Musical', retrospectiva muito bem feita." (Alexandre Rodrigues Alves)
Não entendi o amigo perguntar isso se tudo já foi respondido em tópico da coluna da terça-feira passada. Só se você não conseguiu vê-la por qualquer impeditivo na hora, por isso que deixo sempre o arquivo das colunas para o pessoal recuperar edições não lidas originalmente.

"Chovia em vários pontos do Rio durante Fluminense x Audax. Menos de 3 mil pessoas no Engenhão. Claro, quem se dispõe a sair de casa com uma chuva pendurada pra ir ver uma pelada na casa do Judas? Na verdade, sempre foi assim, só que vem chamando mais a atenção agora. Acompanho futebol há 24 anos e a diferença de agora em relação ao início dos anos 90 é que, naquela época, jogos contra os pequenos o Flamengo mandava na Gávea, o Fluminense nas Laranjeiras e o Botafogo no Caio Martins. Públicos de no máximo 5 mil pagantes eram super-comuns, mas não chamavam tanto a atenção porque os jogos aconteciam em estádios acanhados, os chamados alçapões. Nos clássicos, costumeiramente se colocavam 50 mil pessoas no Maracanã e o pessoal acabava até achando graça. Com o tempo, isso de Maracanã num dia e alçapão no outro acabou dando meios de se criar a conversa mole de que o Carioca é o 'campeonato mais charmoso do Brasil'. Grande papo furado! Só não concordo com a comparação do público de mil e pouco em Flamengo x Resende com um público de mil e pouco em Edson Passos num Flamengo x Madureira de 2004. Proporcionalmente foi muito pior agora, dadas as dimensões do Engenhão e do antigo estádio do América. Seja em que estádio for, contudo, o Flamengo se apresentar para um público de menos de 10 mil pessoas é vergonha." (Clayton Moreira)
Apenas esclarecendo: 2.800 foram os pagantes no domingo à noite, mas os presentes foram 4.375. Bem ou mal, mesmo sendo um público ridículo para um jogo do atual campeão brasileiro, ainda foi mais que o dobro desse Flamengo x Resende de menos de 2 mil presentes, por isso mesmo um "feito" chocante.

"Pra quê a Band criou o 'Zoo' para ser o programa da Nadja Haddad se ela não voltou depois de acabar suas férias? Nessa brincadeira toda de colocar Paloma Tocci neste programa e do 'Band Esporte Clube', quem se deu mal foram Nadja e Marina Ferrari. *** Podem dizer que é armação, mas é sensacional a repercussão do 'Teste de Fidelidade' no Twitter. *** Título merecido do Campinense na Copa do Nordeste. Belo trabalho de Oliveira Canindé, bom técnico da nova safra. Metade de Campina Grande ficou em festa e a metade de torcida do Treze ficou com raiva. *** Tudo bem que o Palmeiras está muito mal, mas empatar com um São Caetano lanterna e desfalcado de quatro jogadores? Acredito que Gilson Kleina será demitido em breve. *** Dorival Júnior ser demitido depois de duas derrotas mostra que a nova administração do Flamengo não é tão diferente das anteriores. A única justificativa lógica é se for mesmo o salário do Jorginho ser metade do ganho pelo Dorival. *** É um saco só Estadual até o começo da Copa do Brasil em abril. O Cruzeiro tem que se classificar para a Libertadores porque eu não vou aguentar em 2014 um ano igual ao atual. *** A cada jogo, o Cruzeiro vai se entrosar mais e melhor. O elenco atual é animador, mas é errado Marcelo Oliveira não dar chance ao Luan. Desse jeito ele vai querer sair no meio do ano por não aceitar a reserva. *** Depois desses três gols do Réver, vai ter que acabar com a expressão 'finalizou como zagueiro'. *** Por que o Atlético precisava poupar Ronaldinho e Bernard contra o América? Só tem Libertadores daqui a três semanas." (Fernando Clemente)
Como assim "Bernard poupado"? Acho que você não acompanhou o clássico, Fernando, porque ele jogou os 90 minutos, sim. Só quem foi poupado foi mesmo o Ronaldinho, por estar desgastado fisicamente pela partida contra o The Strongest, segundo o Cuca.

"As duas traves do novo Castelão foram desvirginadas pelo 'Mais Querido' contra o Fortaleza. A subida do Ceará na tabela é questão de dias." (Ionêda Benevides Ellery)

"O ano se inicia na Fórmula 1 e vemos mais do mesmo: a Ferrari preferindo descaradamente Fernando Alonso. Mas não vou culpá-la. Se sabe que ela é assim e que Felipe Massa assinou a renovação sabendo disso, então, ele que cumpra sua função de segundo piloto. Show de Kimi Raikkonen e da Lotus, que entenderam como funcionaria o desgaste dos pneus na Austrália e venceram na estratégia de prova. Algumas boas disputas por posição na pista e as equipes que se preparem agora para o calor infernal na Malásia e suas tempestades no fim da tarde, ou seja, bem na hora da prova. *** Dessa vez não pude assistir à Stock Car. Quando li 'Rubinho marca seus primeiros pontos', não imaginei que era com o glorioso 19° lugar. O homem devia era assumir posto na transmissão da Globo na F-1 por que tá difícil. Ele muda de categoria e os resultados não mudam. *** Os acontecimentos na Arena em Grêmio x Lajeadense são culpa da entrega da administração a quem não entende nada sobre isso. Em jogos do Campeonato Gaúcho, a maioria deixa para chegar na hora da partida, comprar seu ingresso e entrar para o campo. O estádio é lindíssimo, mas até agora mais causa problema ao clube do que ajuda. Espero que tudo se acerte entre as partes e que o clube, realmente, venha a ganhar com o novo estádio. Por enquanto, pelas notícias, a única coisa que o Grêmio está ganhando é uma dívida astronômica, pois os contratos fazem a Arena estar por custar mais de R$ 1 bilhão, ou uns dois estádios." (Natanael Felipe Rhoden)

"Achei um grande erro o Flamengo demitir Dorival Júnior." (Victor Faria)

"Jogador fora de campo não poderia ser considerado corpo estranho, já que ele entra intencionalmente. E tiro livre indireto não pode ter duzentos jogadores dentro do gol, senão beneficia o infrator. Ou seja, a regra está errada." (Wanderson Ferreira)
Se referindo ao lance em Bangu x Duque de Caxias, quando um jogador do Bangu entrou em campo sem a autorização do árbitro depois de ser atendido do lado de fora e impediu o terceiro gol do Duque.

Clipe do Dia

Uma bem legal de 1990, que há horas eu não escutava e ouvi hoje pela manhã na BandVale FM de Campos do Jordão: aqui está "All Together Now", com The Farm, que foi trilha da novela "Perigosas Peruas", da Globo.

Arremate

Sites de "celebridandos" se superam. Deu num deles: "com seios à mostra, apresentadora lava calcinha".

"24 Horas" volta antes que alguma dessas páginas publique outra barbaridade dessas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.