.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 15 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 191
Quais serão os semifinalistas?

A UEFA sorteou na manhã de hoje as quartas-de-final dos seus dois torneios - e só as quartas, pois desta vez as semifinais terão sorteios também, a ser realizados em 12 de abril. Então, tudo pode acontecer.

A Liga dos Campeões da UEFA está com estas quartas-de-final:

Barcelona x Paris Saint Germain - 2 de abril na França e 10 de abril na Espanha
Juventus x Bayern de Munique - 2 de abril na Alemanha e 10 de abril na Itália
Galatasaray x Real Madrid - 3 de abril na Espanha e 9 de abril na Turquia
Borussia Dortmund x Málaga - 3 de abril na Espanha e 9 de abril na Alemanha

Já a Liga Europa definiu ontem os quadrifinalistas e os confrontos dos dias 4 e 11 de abril terão: Rubin Kazan x Chelsea (ida na Inglaterra e volta na Rússia), Basel x Tottenham (ida na Inglaterra e volta na Suíça), Lazio x Fenerbahce (ida na Turquia e volta na Itália) e Newcastle x Benfica (ida em Portugal e volta na Inglaterra).

Chute sem convicção: na UEFA Champions League, avançarão Barcelona, Juventus, Real Madrid e Borussia Dortmund; e na UEFA Europa League, vão Chelsea, Tottenham, Fenerbahce e Benfica. Quanto disso acertarei?

O Galo virou o fiel da balança

É o fataço depois da noite desta quinta-feira, com a derrota do São Paulo para o Arsenal, que faz paulistas e argentinos somarem 4 pontos no Grupo 3, contra 3 do The Strongest, a duas rodadas do fim. Partida com vários momentos malucos e lances eletrizantes, com defesas impossíveis dos goleiros e tentos perdidos sabe lá Deus como. Os três gols saíram na etapa final, o time de Sarandi na frente, o Tricolor empatando e o desempate dos donos da casa a 5 minutos do fim. A defesa são-paulina é um caso sério ao som de um bolero, como cantaria Rita Lee. Não há como tapar o sol com a peneira - e, sendo a peleja à noite, nem mesmo a lua: este São Paulo é muito irregular e altamente inconfiável. Até acho que vai classificar, mas não tenho mais convicção disso.

A bola só volta a rolar na primeira semana de abril. Na quarta, dia 3, o Atlético recebe o Arsenal. Já na quinta, dia 4, o São Paulo duelará com o Strongest na Bolívia. Sinceramente? Não sei se o Tricolor ganhará na Bolívia, não. Aí entrará o que falo do "fiel da balança". O Galo não precisa mais vencer para fins de classificação pois já está nas oitavas, mas óbvio que não negará fogo diante de sua gente, ainda mais em busca da melhor campanha. Depois, será esperar pelo dia 17, com São Paulo x Atlético e Arsenal x Strongest. Ficou em aberto esta chave.

Abre o olho, Timão

O San Jose ganhou do Millonarios ontem e reagiu no Grupo 5. Os bolivianos foram aos 4 pontos, contra 3 dos colombianos, 7 do Corinthians e 9 do Tijuana. Fundamental para o Coringão vencer o Millonarios na Colômbia no dia 3 de abril, não só para se manter na zona de classificação, mas também para não dar sopa pro azar. Nada, por exemplo, do time da Colômbia ganhar e ir aos 6 pontos e o da Bolívia bater o mexicano em seu reduto, o que o levaria aos 7 pontos e o igualaria ao atual campeão do mundo. O melhor é a esquadra paulista vencer, subir aos 10 pontos e, para já garantir sua presença nas oitavas sem qualquer risco mínimo, o San Jose não triunfar.

Enquanto isso...

...Riquelme fez a fatura solitária do sucesso do Boca Juniors no Uruguai e foi aos 6 pontos no Grupo 1, contra 7 do Nacional, 5 do Toluca e 3 do Barcelona. Román foi aos 24 gols em 68 jogos e se tornou o maior artilheiro do Boca na história da Libertadores. O time argentino talvez não seja o campeão, mas seu camisa 10 fez história.

Bola parada na Libertadores. Agora, ela só tem movimento de novo na primeira semana de abril. Dias 22 e 26 deste mês, tem mais uma rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2014, a da sexta-feira com Colômbia x Bolívia, Uruguai x Paraguai, Argentina x Venezuela e Peru x Chile, tendo a rodada de terça-feira Bolívia x Argentina, Equador x Paraguai, Chile x Uruguai e Venezuela x Colômbia.

Destaques dos Estaduais

São Paulo - O Palmeiras ganhou do Paulista, em jogo pendente de uma semana e meia atrás, e foi pra sexta posição, com 20 pontos, a 3 da liderança e 4 acima do primeiro que está fora do G-8. Agora tem apenas um jogo a ser recuperado: União Barbarense x São Paulo, mudado de 30 de janeiro para 10 de abril.

Paraná - O Atlético derrotou o Nacional, no complemento da segunda rodada do segundo turno, ainda com seu time sub-23 no Estadual. Já os titulares perderam jogo-treino pros reservas do xará Goianiense, no Centro-Oeste, e voltam para as araucárias com duas derrotas nestes testes para a Copa do Brasil.

Pernambuco - O Santa Cruz perdeu pro Chã Grande e permaneceu com 12 pontos, na vice-liderança. Assim, após 6 de 11 rodadas desta segunda fase, agora o Náutico isolou-se na primeira posição, com 15 pontos.

Ceará - Se fora de campo não foi uma boa quinta-feira com as duas perdas de mando de campo a ser cumpridas na próxima Série C do Brasileirão, dentro de campo o Fortaleza se deu bem e ganhou do Guarany.

Curtinhas

*Foi mesmo um golaço o que definiu a vitória da Portuguesa sobre o Velo Clube, quarta-feira, pelo "The Romance Championship" (Série A2 de São Paulo). Veem aqui os gols da peleja, especialmente o último. Ivan dominou na intermediária e invadiu a área cortando cinco marcadores até estufar as redes. Um grande tento rubro-verde.

*Cancelado por enquanto aquilo de venda de cerveja nos jogos do Campeonato Carioca. A FFERJ ficou com medo dos jogos acontecerem com portões fechados, ameaça feita pelo Ministério Público se não lhe entregassem laudos técnicos atestando a segurança dos estádios. A federação preferiu primeiro ir em busca dos laudos.

*Ceará sem treinador. Ricardinho caiu fora. Não emplacou no Vozão igual foi no Paraná. Com isso, sabem quem dirigirá o time no Clássico Rei de domingo, contra o Fortaleza? Claro, o "bombeiro oficial" Dimas Filgueiras.

*Mantida pelo STJD a suspensão de 2 anos ao atacante Max por uso de cocaína detectado após a vitória do América de Natal sobre o Ipatinga, em julho de 2012, pela Série B do Brasileirão.

*Definidas as datas da semifinal da Copa da Inglaterra, ambas em abril e disputadas em Wembley: no dia 13, Wigan x Millwall, e no dia 14, Manchester City x Manchester United ou Chelsea ("replay" em 1° de abril).

*Gostei dessa: terei a chance de assistir no fim deste ano a um grande evento brasileiro de natação. De 18 a 21 de dezembro, acontecerá aqui em Porto Alegre o Troféu Open no Grêmio Náutico União, dos mais importantes junto com os Troféus Maria Lenk e José Finkel. Programa garantido para o Natal da aldeia pampeana.

*Fechada a primeira semifinal da Superliga Masculina de Vôlei. Com 3 sets a 1 (30/28, 25/22, 20/25 e 25/19), o Minas bateu o Medley/Campinas, fechou em 2 x 0 a melhor de três e será o adversário do RJX.

*Às 3 horas da próxima madrugada no BBB (Big Ben Brasília), será realizado o primeiro treino oficial da Fórmula 1 em 2013. Hora para cuidar quem será o primeiro pole position da temporada. Mas quem dá bola para isso se The Sun informou que Tamara Ecclestone, filha do titio Bernie, será capa da Playboy dos States em maio?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que o "Rio Grande Record" atingiu nesta quarta-feira seu melhor "Ipobre" nos últimos dois anos. O jornal noturno apresentado pelo Rafael Rocha marcou 8,4 pontos e 14% de participação aqui em Porto Alegre.

*Na mesma quarta-feira, mas em Sampa City, leio no NaTelinha que o "Jornal do SBT: Manhã" foi segundão em quase todo o período das 6 às 8, com 4 pontos de média, contra 2,9 da Record ("Balanço Geral" e "SP no Ar").

*Também no NT, leio que a Record ficou 4 horas e 39 minutos na liderança em São Paulo na quinta-feira, no período das 7h às 17h40, com a cobertura do último dia do julgamento de Mizael Bispo, condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima, no primeiro julgamento autorizado pela Justiça de SP a ter transmissão com imagens ao vivo. "SP no Ar", "Fala Brasil", "Hoje em Dia", "Balanço Geral SP" (meio-dia) e "Programa da Tarde" foram líderes na prévia, com o programa do Geraldo Luís marcando 10 x 8 sobre o "Vídeo Show", da Globo, e a atração de Britto Jr., Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro fazendo 10 x 9 sobre "O Profeta".

*Mudando completamente de assunto, uma data desta sexta-feira: há 80 anos, nascia o diretor francês de cinema Philippe de Broca, falecido em 2004. Ele dirigiu obras estreladas nos anos 60 e 70 por Jean-Paul Belmondo, como "O Homem do Rio", "Fabulosas Aventuras de um Playboy" e "O Magnífico". Aliás, tem um tempaço que os filmes do Belmondo não passam na televisão. Na aberta, então, há "séculos" não passam.

*Outro diretor nascido em 15 de março ainda está vivo e completa 70 anos: David Cronenberg, de "Sua Mente Pode Destruir", "A Síndrome do Vídeo", "A Mosca", "Gêmeos: Mórbida Semelhança" e "Estranhos Prazeres".

*A saideira: completa 70 anos nesta sexta a Rádio Gazeta AM 890 de São Paulo, que substituiu a Sociedade Rádio Educadora Paulista, que foi a primeira emissora oficial do rádio paulistano. A estação adquirida por Cásper Líbero começou dedicada à música clássica e, a partir dos anos 60, incluiu jornalismo e esportes na sua grade. O esporte ganhou muito destaque na Gazeta a partir da década de 80. Hoje, a rádio tem grande presença dos estudantes de Jornalismo da Fundação Cásper Líbero na programação diária. Hoje à noite, um evento realizado no Teatro Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900) vai celebrar os 70 anos da Gazeta AM 890.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Anna Billò

Anna Billò, jornalista da Sky da Itália. Ela é namorada do Leonardo, diretor do Paris Saint Germain, e foi pedida em casamento por ele hoje, durante entrevista pós-sorteio das quartas-de-final da Liga dos Campeões. Lógico que ela foi muito surpreendida e ficou sem reação, mas com um empurrãozinho dos seus colegas aceitou a proposta.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Os e-mails dos leitores serão publicados na coluna de sábado. Continuam escrevendo que todos são bem vindos.

Tristeza musical

Há quase 4 meses internado, Dominguinhos está em coma irreversível e não deve mais acordar. Esta lamentável e triste notícia foi reportada aos familiares do músico pelos médicos do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas somente agora é divulgada ao público por Mauro da Silva Moraes, filho mais velho do casamento do artista, à jornalista Carolina Santos, autora do blog "Play" no site do jornal Diário de Pernambuco. Mauro disse é por consideração aos fãs de Dominguinhos que decidiu tornar pública a notícia, também confirmada por Luiz Ceará, dono do restaurante Arriégua, onde o cantor e compositor encontrava os amigos para tocar sanfona. Terrível.

Momento Raridade Rara

Há 15 anos hoje completados, uma semana depois de abandonar uma gravação de especial pro Multishow - onde era nítida a precariedade de sua saúde -, Tim Maia nos deixou. Apenas 55 anos. Para lembrar do racional mais soul da história da música verde e amarela, destaco aqui a íntegra de um "Bem Brasil", programa da TV Cultura com shows ao vivo nas manhãs de domingo, apresentado por Wandi Doratiotto direto do SESC Interlagos. Tim e a banda Vitória Régia mandaram ver em clássicos como "Descobridor dos Sete Mares", "Azul da Cor do Mar", "Não Quero Dinheiro", "Gostava Tanto de Você", "Me Dê Motivo" e "Sossego", entre outras. Show de 1996.

Clipe do Dia

Completa 45 anos nesta sexta-feira a cantora italiana Sabrina Salerno, que no fim da década de 80 lançou um som bem típico deste período, um pop descartável muito do meu agrado: aqui está "Boys (Summertime Love)". O videoclipe é um show à parte, com Sabrina usando um biquíni tomara que caia - e ele cai! E como cai...

Arremate

Deu no site: "Cristiano Ronaldo revela ser fã de Justin Bieber". CR7 desceu 5 mil degraus no meu conceito.

"24 Horas" volta antes que outro craque da bola revele uma preferência horrorosa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.