.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 11 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 187
Vantagem do outro? O Fogão derruba ela

Na semifinal, o Flamengo jogava pelo empate para decidir a Taça Guanabara. Mas o Botafogo marcou duas vezes e o derrubou. Na final, o Vasco também podia ser campeão se empatasse. Mas nos minutos finais, o Fogão foi às redes - em gol ilegal, pois o impedido Vitinho tirou a atenção do goleiro no chute de Lucas. O Cruzmaltino deveu futebol, a própria final não foi legal. Assim, assistido por 39 mil pessoas no Engenhão, o Glorioso já é no mínimo finalista do Campeonato Carioca, mas pode resolvê-lo sem finalíssima se levar também a Taça Rio.

Agora, aquilo depois do último apito foi patético. Treta de funcionários do Botafogo e da FFERJ e, por isso, a entidade máxima do futebol fluminense não queria dar o troféu de campeão para o alvinegro. Ainda bem que isso não foi adiante e jogadores e torcedores puderam festejar por completo. Seria de última se assim não fosse.

O Botafogo venceu a Taça Guanabara tendo 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, marcando 20 gols e sofrendo 7. Já o Vasco consegue uma marca incrível e negativa: quatro turnos seguidos no Campeonato Carioca como vice. Da Taça Rio de 2011 em diante, o Cruzmaltino decidiu todos. E perdeu todos. Assim fica difícil, companheiro.

A Taça Rio começa pra valer no próximo fim de semana, mas uma partida já acontecerá depois de amanhã: Flamengo x Resende, antecipado para não forçar a televisão a mostrar filme ou futebol paulista no Rio.

Não teve jogo, foi um sumário monólogo

O Internacional destroçou, atropelou, arrebentou, estraçalhou e humilhou o São Luiz em plena Ijuí. Era o favorito, claro, mas eu não achava que fosse ganhar tão facilmente assim. O Colorado resolveu a parada já no primeiro tempo, quando tinha 2 x 0 de vantagem. Ao marcar o terceiro, então, aí acabou a graça. Ou não, pois ela veio com tudo naquele gol sensacional do Leandro Damião (seu segundo). Dunga triunfou na sua cidade e o Inter faturou a Taça Piratini, sendo campeão gaúcho direto se levar também a Taça Farroupilha. Treinador que ergueu o Rubrão neste primeiro turno, Paulo Porto saiu do clube e vai dirigir um time - não revelado - da Série B do Brasil.

O Internacional ganhou a Taça Piratini com 7 vitórias, 3 empates e 1 derrota, marcando 20 gols e sofrendo 6.

A Taça Piratini terá início só no próximo fim de semana.

Boa vantagem da Raposa

Logo aos 5 minutos, o Campinense fez que não era com ele e saiu na frente. Muito importante, já que gol fora de casa é critério de desempate na Copa do Nordeste. O segundo não veio em milagre de Gilson, que impediu de estufar as redes um arremate de Zé Paulo na pequena área. Jogando em casa, o ASA precisava reagir e acertou duas vezes a trave. A Raposa de Campina Grande ampliou o marcador e estava praticamente com o título nas mãos, já que tinha dois gols de vantagem longe dos seus domínios. No entanto, a 1 minuto do fim, o Fantasma das Alagoas diminuiu e renasceu. Ainda tá difícil para ele, que precisará marcar dois ou mais de diferença na Paraíba, mas não é mais tão difícil quanto antes. O Campinense tá na boa, até derrota por 1 x 0 lhe servirá.

Destaques dos Estaduais

São Paulo - Primeiro tempo horroroso, segundo tempo legal, mas São Paulo e Palmeiras só "oxaram". Humpf... O Corinthians jogou com reservas e, por duas vezes tomando o empate do Ituano, ganhou apenas nos minutos finais, em noite de chuvarada em Sampa City. E depois de sábado, não deixem mais o Emerson bater pênalti! Fora de casa, o Santos contou com Montillo indo às redes para vencer com aperto ao Atlético Sorocaba. Dos campineiros, o Guarani só empatou com o Mirassol e a Ponte Preta venceu o São Caetano, em jogo marcado pelo chocante lance de Ferrugem, que quebrou o tornozelo e terá de passar por cirurgia, parando por alguns meses. Foi numa entrada de Danielzinho, que permaneceu no jogo e até fez o gol do Azulão. Passadas 11 de 19 rodadas, os oito primeiros: São Paulo* e Ponte, 23; Santos e Botafogo, 21; Mogi Mirim, 20; Corinthians, 18; Palmeiras* e Linense, 17. O asterisco indica um jogo a menos. O Guarani tem 9 pontos e é antepenúltimo.

Minas Gerais - O Cruzeiro saiu perdendo, virou, tomou o empate, mas ganhou do Araxá, em peleja complicada demais. A Raposa lidera após 5 de 11 rodadas, com 13 pontos. O Atlético, que teve transferido seu jogo contra o América de Teófilo Otoni, soma 9 pontos. Já o América de Belo Horizonte foi apenas aos 6 ao empatar com o Nacional, em porfia que resultou na demissão do treinador Vinícius Eutrópio. O lanterna é o Guarani, 2 pontos.

Santa Catarina - O segundo turno começou com uma derrota inacreditável do Avaí, que abriu 2 gols de frente em Ibirama, foi vazado pelo Atlético, mas chegou aos 3 x 1. Tudo resolvido, certo? Errado. O Hermann Aichinger foi marcando, marcando e, aos 46 do segundo, virou para 4 x 3. Consequência: o técnico Sérgio Soares foi para o olho da rua. Outra virada nesta rodada foi da Chapecoense, que tomou 2 tentos do Joinville, mas triunfou ao fazer 3 na despedida de Xanxerê, com pouco mais de 600 torcedores presentes. O Figueirense trincou o Guarani e o Criciúma derrotou o Camboriú por 2 x 1, com todos os gols saindo depois dos 41 minutos da etapa final.

Paraná - Abertura do turno segundo teve o Coritiba empatando diante de sua gente com o Operário. O Atlético ganhou do Rio Branco, o Paraná venceu o Nacional e o Londrina bateu o Toledo. Só triunfos dos visitantes. A do Furacão foi a primeira fora de casa desde os 3 x 2 sobre o ASA, pela Série B, ainda em novembro de 2012.

Pernambuco - Após 5 de 11 rodadas da segunda fase, o líder com 12 pontos é o Náutico, que deu de 3 no Belo Jardim. Com 10 pontos vem o Sport, que dobrou ante o Porto e, depois da partida, fechou a aquisição do técnico Sérgio Guedes, que estava no XV de Piracicaba. O Santa Cruz, que tem 9 pontos, joga hoje contra o Central.

Bahia - Acabou a primeira fase, que não tinha Bahia, Vitória e Feirense, que estavam na Copa do Nordeste. O vencedor dela foi o Vitória da Conquista, que se garantiu na Copa do Nordeste de 2014. A segunda fase terá oito times divididos em duas chaves: na 2, estão Bahia, Botafogo, Feirense e Juazeiro; e na 3, temos Vitória, Bahia de Feira, Juazeirense e Conquista. Os primeiros jogos da dupla Ba-Vi acontecem no fim de semana: Vitória x Botafogo no sábado e Conquista x Bahia no domingo. Os rebaixados pra Série B foram Fluminense e Atlético.

Ceará - A segunda rodada da segunda fase teve ontem o quatrilho do Ceará sobre o Tiradentes. Esta noite, acontece o Clássico das Cores, entre Fortaleza e Ferroviário, que trocou "36" vezes de data nos últimos dias.

Rio Grande do Norte - O América ganhou do Santa Cruz e o ABC empatou sem gols com o Baraúnas. Após 3 rodadas da segunda fase, o ABC tem 4 pontos, o América soma 6 e o líder é o Corintians, com 7.

Pará - A segunda rodada do segundo turno teve o Paysandu trincando o Paragominas e o Remo vencendo o clássico contra a Tuna Luso pela contagem mínima.

Goiás - Vencedor do clássico deste domingo, o Goiás permaneceu na liderança e chegou aos 26 pontos, enquanto o Vila Nova parou nos 13 e está na quarta posição. Com 11 pontos, o Atlético é sexto colocado e joga esta noite contra o Aparecidense. Lá, são vencidas 10 de 18 rodadas da classificatória.

Distrito Federal - O Brasília ganhou do Brasiliense por 3 x 1, na primeira decisiva da Taça Juscelino Kubitschek. Na volta, por ter melhor campanha, será vencedor mesmo se perder por até dois tentos de diferença.

Ponte Aérea - No "The Romance Championship" (Série A2 de SP), a Portuguesa perdeu o jogo e a liderança para o Audax, que foi aos 30 pontos, enquanto a Lusa parou nos 27. Com gol salvador de Dodô na finaleira, o Grêmio Osasco empatou com o Monte Azul e é o terceiro, com 25 pontos. Os oito primeiros passam à fase seguinte e já aconteceram 14 de 19 rodadas. Enquanto isso, na Série B do RJ, o América lidera o Grupo B após três jogos, com 7 pontos, e empatou nesta rodada com o xará de Três Rios. Rio de Janeiro, que viu ainda a final da Taça Guanabara de Juniores, com título do Fluminense sobre o Botafogo por um gol a nada.

Destaques pela Europa

Espanha - Não jogou bem, mas ganhou. Assim foi o Barcelona diante do La Coruña, com direito a Messi fazendo um gol espetacular e anotando por 17 rodadas consecutivas. Caiu o recorde de gol em 16 rodadas seguidas do polonês Pewterek, do Ruch Chorzów, no Campeonato Polonês de 1938. Agora, Lionel é o maior goleador por rodadas seguidas em campeonatos nacionais. São 40 gols só neste Espanhol e 51 na temporada 2012/2013. O Barça foi aos 71 pontos, enquanto o Real Madrid chegou aos 58 ao bater o Celta, com dois do Cristiano Ronaldo - que foi aos 24 na Liga das Estrelas. O Atlético de Madrid tanto "pediu" que perdeu a vice-liderança ao parar em 57 pontos com a derrota pra Real Sociedad. Faltam 11 rodadas para acabar o Campeonato Espanhol.

Itália - Reforço: a Juventus é campeã de 2012/2013. Ganhou do Catania e foi aos 62 pontos, contando com outra "ajudona" do Napoli, que estacionou nos 53 ao perder pro Chievo. E se bobear, o Napoli vai reprisar o Atlético de Madrid e perder a vice-liderança pro Milan, que foi aos 51 pontos com a vitória da sexta-feira, sobre o Genoa.

Inglaterra - O fim de semana teve a Copa da Inglaterra como destaque. O Manchester City meteu 1, 2, 3, 4, 5 no Barnsley e já avançou - só o Tévez fez três. Na semifinal, os Citizens duelarão contra o ganhador de Manchester United x Chelsea, empatado em 2 gols. A outra perna terá Wigan x Millwall ou Blackburn.

Alemanha - Campeoníssimo, o Bayern de Munique ganhou do Fortuna Dusseldorf e foi aos 66 pontos, 20 a mais que o vice-líder Borussia Dortmund, que caiu diante do Schalke 04 - que perdeu o atacante Huntelaar por uma grave lesão no joelho esquerdo para o cotejo de amanhã, contra o Galatasaray, pela Liga dos Campeões.

França - Lucas machucou bastante o tornozelo esquerdo na vitória do Paris Saint Germain sobre o Nancy. São 57 pontos para o PSG, contra 53 do Lyon, que "oxou" com o Olympique. São 28 de 38 rodadas já realizadas.

Portugal - A 8 rodadas do fim, os dois postulantes ao título fizeram sua parte. O Benfica atropelou o Gil Vicente e foi aos 58 pontos, dois acima do Porto, que derrotou o Estoril em seus domínios.

Curtinhas

*Leio no Lauro Jardim que o slogan da Copa do Mundo de 2014, decidido pela presida Dilma Rousseff, será "a pátria de chuteiras". Histórica tirada de Nelson Rodrigues, cuja família cedeu os direitos de uso da mesma.

*Antônio Oliveira, presidente do CSE, decidiu aposentar a camisa 7 do clube em homenagem a Túlio Maravilha, que atuou pelo time de Palmeira dos Índios por três meses. Que acham disso, senhores?

*Egito em situação muito tensa e terrível depois da confirmação da pena de morte para 21 acusados de liderar a tragédia que matou 74 pessoas no ano passado, durante um jogo do Al Ahly, o que levou à suspensão de todo o futebol naquele país. Incêndio na sede da Federação Egípcia por torcedores do Ahly neste fim de semana.

*Coaracy Nunes reeleito para o sétimo e último mandato na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, na qual está desde 1988. Não houve outras chapas inscritas nesta eleição. Assim fica muito complicado.

*Noite de Prêmio Laureus no Rio de Janeiro. Falei bastante dele no abre da "24 Horas" deste domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Dia de estreia no Ceará. À meia-noite, começou a Rádio Tribuna BandNews FM 101,7 de Fortaleza, pertencente ao Sistema Jangadeiro, que já é parceiro do Grupo Bandeirantes com sua TV, que recentemente se afiliou outra vez à Rede Band. Os âncoras Ricardo Boechat e Eduardo Barão, além do colunista esportivo Milton Neves, viajaram para prestigiar o lançamento. De lá, Boechat comandou a programação nacional às 7 da manhã.

*Leio no Flávio Ricco que Paulo Roberto Costa, o "Galo", é acusado por companheiros de Rede Massa de gritar, ameaçar e xingar a todos, talvez afetado pela baixa audiência de sua "Tribuna da Massa", que é apresentada de segunda a sábado, às 12h15. Diz o "guru" que um desses funcionários da afiliada do SBT no Paraná chegou a parar no hospital por ter crise nervosa. Eita nóis...

*O Grupo RBS não mandou apenas um, mas dois repórteres ao Vaticano para cobrir o conclave que definirá o novo Papa. Já tinha viajado Daniel Scola daqui de Porto Alegre e, agora, Florianópolis mandou Renato Igor.

*Leio no NaTelinha que a Record/RS está em fase de corte de gastos, já notada no ano passado com a saída do repórter irreverente Antônio Sacomory. Agora, mais dois repórteres deixaram o canal 2: Cícero Moura e Guilherme Rivarolli, este último também apresentador substituto nos últimos meses. Não são boas estas novidades.

*Quem anda ausente da Record é André Haar, mas por questões médicas. O apresentador está fora do ar há algumas semanas devido a uma cirurgia causada por um cisto, comum na mandíbula, como explicou no Twitter. Desde então, quem apresenta o matutino "Rio Grande no Ar" é Simone Santos, que normalmente comanda o "Direto da Redação", neste período feito às vezes por Aline Schneider e às vezes por Luiza Zanchetta.

*Leio na Patrícia Kogut que a Record Rio suspendeu até segunda ordem as férias de todos os funcionários do jornalismo, o que leva seus profissionais a acreditarem que a direção quer fazer caixa para pagar encargos de futuras demissões. Chegou a ter uma reunião com a equipe do "Balanço Geral", onde Wagner Montes pediu a todos mais entusiasmo no trabalho. "Balanço", que na semana passada voltou a começar às 11h50, depois de apenas uma semana abrindo às 12h45, sucedendo o "Pica-Pau". Tudo por causa da batalha com o "SBT Rio".

*Mais uma saída da Rede Record vem de Brasília, informada pela própria jornalista no Facebook: Tatiana Flores deixou a emissora, onde apresentava o "DF Record" junto com Luiz Carlos Braga - e não deixou só a Record Brasília, mas a rede em si. Ela começará uma nova etapa profissional no Rio de Janeiro, mas não disse onde.

*Paula Valdez ganhando a primeira chance como apresentadora nestes poucos meses de TV Bandeirantes em São Paulo. É no "Primeiro Jornal", ao lado de Luciano Faccioli, durante esta semana. Leio no Flávio Ricco que Patrícia Maldonado estará fora por causa de uma cirurgia, mas felizmente não é nada grave. Ufa, ufa!

*Leio no Lauro Jardim que a Rede Globo vai mudar seu slogan depois de apenas dois anos, pois a emissora acha que "a gente se liga em você" não emplacou igual a "Globo e você, tudo a ver" e "a gente se vê por aqui".

*Não tão simples é a situação da atriz Márcia Cabrita. Leio no NaTelinha que ela está passando por novas sessões de quimioterapia para tratar do câncer no ovário. É por isso que não há mais certeza da presença da doméstica Neide Aparecida nos novos episódios de "Sai de Baixo", a ser gravados pelo Viva. Que pena!

*Perda para a televisão na noite de sábado: aos 92 anos, de falência múltipla dos órgãos, morreu a atriz Rosita Thomas Lopes, que atuou em diversas peças de teatro e em vários filmes a partir dos anos 60, depois estando também na TV, onde fez algumas produções em emissoras como TV Rio, Tupi e Manchete, mas basicamente no ar o tempo todo pela Globo. Sua última novela foi ainda em 1999, das 6 da tarde, "Força de um Desejo".

*Segunda-feira que marca os 90 anos do nascimento de Herbert Richers, empresário que nasceu em Araraquara e se radicou no Rio de Janeiro, onde produziu diversos filmes e, principalmente, foi pioneiro na dublagem ao abrir o mais famoso estúdio deste ramo, infelizmente fechado em 2010, um ano depois do seu falecimento.

*Mudando completamente de assunto: veja aqui esta foto de Mateus Baranowski, do G1, feita no show de Elton John no último sábado, em Belo Horizonte. Ele segura uma bandeira do Atlético, atirada por um torcedor.

*A saideira é com os episódios do "Chapolin" no SBT. Dois inéditos de 1977 foram exibidos no sábado (ambos postados por cantinhochsite): este aqui é "A Corneta na Fazenda"; e este aqui é "O Extrato de Energia Vital".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Adenízia

Adenízia, central do Sollys/Nestlé. Cheia de graça esta bela moça do vôlei, que tá com tudo para ser finalista da Superliga, já que seu time ganhou do Vôlei Amil no primeiro jogo da melhor-de-três, sábado.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Impressionante o treinador que poupar um jogador, mas o leva para o banco. Jadson e Osvaldo, que seriam preservados para quinta-feira, tiveram de atuar ontem e até correr mais do que o necessário para suprir a ausência de um jogador no São Paulo. Expulsão exagerada do Lúcio, não pela cotovelada, mas por parecer um chega pra lá, que acontece durante muitos jogos. Fora do Brasil a arbitragem não expulsa necessariamente num lance desses, ao contrário dos juízes daqui, que gostam de controlar o jogo. No mais, foi evidenciado o problema do São Paulo nas laterais, muito mal com Douglas e Cortez. Ganso tem de entender que, com o time tendo um jogador a menos, Ney Franco pensou em compor o meio-campo com um jogador mais rápido, e ele não estava tão bem em campo para não ser substituído. *** A crítica pertinente do Tite em relação ao jogo do Corinthians tem a ver o que penso: é muita data para o Estadual de SP, e isso causa esse acúmulo de jogos. *** Vendo os gols do Goiás, me chamou a atenção a substituição das já clássicas redes 'véu de noiva' do Serra Dourada por aquelas estilo 'caixote'. Desde que me entendo por gente, as redes eram as mesmas. *** Luciano Bivar precisa dizer quem teria recebido o dinheiro da propina pela convocação do Leomar. O ônus da prova é de quem acusa. Só que, parando para pensar sobre a quantidade de convocações estranhas que vimos por aí nos últimos anos, se fossem investigar a sério mesmo, poderíamos ter muitas outras histórias reveladas. *** Uma vez, Tostão disse com propriedade que, antes da Copa de 1998, o jogador francês mais citado por aqui não era Zidane e sim Djorkaeff. Por desconhecimento, pelo fato dele ter jogado junto do Ronaldo na Inter ou mesmo pelo sobrenome diferente, muitos se referiam mais a ele do que ao Zinedine, o que se revelou um equívoco com o passar do tempo. Djorkaeff era bom jogador, mas evidentemente não do nível do Zidane. *** Sharon Stone está para sempre na história do cinema por sua beleza e talento. Além evidentemente da Catherine Tramell de 'Instinto Selvagem', a atuação dela em 'Cassino' foi ótima." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Os torcedores do Cruzeiro vão ter que ter paciência com Diego Souza, que não joga regularmente há 4 meses, além dos treinos na Arábia serem completamente diferente e haver todo um processo de adaptação. Alisson e Elber estão pedindo passagem, mas ainda não é a hora de titularidade. Melhor continuarem como opção para o 2º tempo." (Fernando Clemente)

"Um jogador que o Corinthians poderia contratar é Christian Fiel, do Dinamo Dresden. Imagina um ataque com Fiel e Guerrero? *** Dante e Diego Costa podem até ser bons jogadores e, quem sabe, façam história na Seleção, mas acreditar que essas convocações foram meramente futebolísticas é difícil. *** Tá que Chorão era ídolo de muitas pessoas, mas essa overdose de Charlie Brown Jr. na MTV durante todo o sábado foi ridícula. *** Nada a ver a ideia de um jogo FIFA Soccer em versão feminina. Querer comparar futebol masculino com feminino é brincadeira. *** Assisti no Futura o filme brasileiro 'Amélia', que mostra o que faz a falta de dinheiro. Atores brasileiros interpretando personagens estrangeiros, como Betty Gofman arranhando no espanhol, e uma cena totalmente bizarra de uma discussão onde uma pessoa falava em francês, a outra em português e as duas se entendiam mesmo não falando nada da língua da outra. Surreal." (Ricardo Haertel)

Clipe do Dia

Sábado, o Palmeiras B perdeu por 2 x 0 para o Flamengo, pela "Copa Ménage à Trois" (Série A3 do Campeonato Paulista). O Alviverde "ficha 2" está em 17° lugar, na zona de rebaixamento. Um dos gols do time de Guarulhos foi marcado por - juro que assim está no informe que li - Jackson Five. Sério. Depois daquele jogador Adriano Michael Jackson (que foi do próprio Verdão), agora temos um apelidado com o nome do grupo! Eu vou te contar, eh, eh, eh... Então, pretexto dado, brecha preenchida: curta aqui "I Want You Back", com Jackson Five.

Arremate

Cerveja liberada pela FFERJ nos estádios durante o Campeonato Carioca - mas não durante a bola rolando.

"24 Horas" volta antes que o sujeito leia este fim de coluna tomando uma loira gelada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.