.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 7 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 183
A quarta-feira "não" dos brasileiros

Tudo errado para os times do Brasil na Copa Libertadores ontem à noite. Primeiro, o Palmeiras empatava sem gols um joguinho sem vergonha pra burro com o Tigre, até que Kléber teve a chance do gol da vitória aos 47 do segundo tempo. Mas o que é que se faz quando o vivente faz jus ao bordão do Milton Leite e pensa "agora eu se consagro" ao querer fazer golaço ao invés de, como diria Marco de Vargas, enfiar Cousillas com bola e tudo para dentro do gol? Só espumar de raiva, ainda mais quando o último lance resultou em gol dos argentinos - e um gol legal, pois Peñalba estava na mesma linha da defesa quando recebeu livrinho o cruzamento da direita.

Com este marcador e mais o empate buscado nos instantes finais pelo Libertad diante do Sporting Cristal, o Grupo 2 agora tem o Libertad com 7 pontos, o Cristal com 4 e Palmeiras e Tigre iguais em 3 pontos. Agora, o Verdão terá praticamente um mês até a partida contra os argentinos em território paulista, marcada somente para 2 de abril. Antes disso, terça-feira da semana que vem tem Sporting e Libertad se enfrentando no Peru. (Atualização das 10:45: lamentavelmente, uma consequência da derrota veio ainda no aeroporto de Buenos Aires, com jogadores do Palmeiras agredidos por integrantes da torcida organizada Mancha Alviverde, conforme notícias do Lance!.)

Falei no Sporting Cristal. Pois sua invencibilidade de 17 partidas na década de 60 foi mantida graças à derrota do Corinthians para o Tijuana, em jogo iniciado às 10 da noite no BBB (Big Ben Brasília) e às 5 da tarde no horário daquela cidade mexicana, cujo estádio se chama Caliente e tinha até garçons e garçonetes servindo comida aos torcedores, como se fosse um restaurante (já pensaram se copiam isso nos nossos estádios?). Houve ainda a presença de alguns torcedores da organizada Camisa 12, que entraram mesmo com a punição da Conmebol ao Timão - cujo julgamento da presença de sua torcida nos jogos seria ontem e ficou para hoje.

O gol dos Xolos saiu em um lance polêmico, mas para mim foi legal. Incluo à menção este vídeo aqui (postado por sovideoemhd3), que fica melhor visualizado em 1080 pixels, com qualidade ótima de imagem. Notem bem que, quando Arce cobra a falta, há um jogador impedido. É Gandolfi. Só que o lance não é com ele e sim com Aguilar - que, se repararem congelando a imagem no exato momento do levantamento pra área, como fiz aqui, perceberão que está na mesma linha de um jogador corintiano que não reconheci qual foi. Aguilar sai no exato momento da cobrança, dando a impressão de estar impedido, mas tendo condição de jogo. Quando cabeceia na linha da pequena área com Cássio saindo mal da meta outra vez, Gandolfi está na mesma linha de Aguilar e faz o tento único da peleja. Para mim a arbitragem acertou, assim como nos dois gols corintianos que não valeram.

No mais, é aquilo: se for creditada somente a este gol a análise da derrota do alvinegro paulistano, errado será pois quem é campeão mundial tem condições de fazer muito mais do que isso - e aí também acho independer isso do gramado sintético, ainda que a diferença seja perceptível para quem joga. O fato dos fatos é: o Coringão pode ser bem melhor, mas parece ainda não ter "acordado" do sonho transformado em realidade que foi o título mundial. Enfim, após 3 rodadas do Grupo 5, temos o Tijuana com 9 pontos, o Corinthians com 4, o Millonarios com 3 e o San José com 1. Paulistas e mexicanos se enfrentarão de novo quarta que vem, em Sampa City.

Não bastasse as derrotas de Palmeiras e Corinthians, ainda tivemos o Fluminense obtendo um empate com gosto de derrota, em cotejo com um público ridículo em se tratando de Copa Libertadores: apenas 13,6 mil fãs no Engenhão - contrastando bastante, só para ficar dentro da mesma chave, com os 32 mil torcedores que foram à Arena assistir Grêmio x Caracas. O Tricolor perdeu gols aos montes, mas foi em vantagem para o intervalo no pênalti chutado pelo Fred, surgido de uma trapalhada inacreditável do Veloso, que ainda conseguiu meter um chapéu no Deco antes da infração ser cometida. O goleiro depois praticou algumas importantíssimas defesas e salvou a lavoura do time chileno, que castigou a má pontaria carioca ao empatar a 20 minutos do fim.

Grupo adiantado da Libertadores, o 8 terá sua quarta rodada completada na terça-feira que vem por Caracas x Grêmio. O Fluminense soma 7 pontos em 4 jogos, o Grêmio 6 em 3, o Huachipato 4 em 4 e o Caracas 3 em 3. A próxima partida do Fluzão no torneio sul-americano tá longe: 10 de abril, Grêmio, aqui em Porto Alegre.

A semana cheia para o futebol brasileiro na Libertadores será concluída nesta quinta-feira com a terceira rodada do Grupo 3. O São Paulo cumprirá a punição da Conmebol referente à final da Sul-Americana e atuará no Paulo Machado de Carvalho contra o Arsenal. O Tricolor tem 3 pontos e os argentinos nenhum. A seguir, o Atlético Mineiro deverá ir aos 9 pontos ao ganhar bem do The Strongest, que soma 3 - até porque, convenhamos, acho que outra "quase surpresa" dos bolivianos, igual à apresentada no Morumbi, quero crer que não se repetirá.

Destaques dos Estaduais

Ceará - Sem a final da Copa do Nordeste para jogar depois das eliminações no último fim de semana, os dois grandes estreiam hoje na segunda fase do Estadual, o Ceará em casa contra o Guarany e o Fortaleza no Cariri diante do Icasa. Ontem, o Ferroviário venceu o Guarani e teve um empate entre Horizonte e Tiradentes.

Pernambuco - Após 4 de 11 rodadas da segunda fase, a liderança com 9 pontos é do Náutico, que quatrilhou o Salgueiro com dois do "Rocket Man" Elton (John) - um deles de bicicleta, meio sem tanta cara de bicicleta, mas tão valiosa quanto qualquer outra -, e do Santa Cruz, que venceu o Ypiranga na casa deste. Em quinto lugar está o Sport, que foi aos 7 pontos ao empatar por uma fatura com o Pesqueira, isso na Ilha.

Rio Grande do Norte - Pois teve reabilitação dos grandes. O ABC ganhou do Santa Cruz e o Baraúnas foi batido pelo América, que ontem confirmou a volta do técnico Roberto Fernandes menos de um mês após demiti-lo. É...

Pará - Campeão do primeiro turno, o Paysandu estreou no segundo ao marcar dois gols depois dos 39 minutos da etapa final e ganhar do São Francisco. Vice do turno, o Remo estreia hoje no returno contra o Santa Cruz.

São Paulo - Inalterada a liderança dupla do "The Romance Championship" (Série A2). São 27 pontos para a Portuguesa, que fez 3 no Noroeste, e para o Audax, que tocou 4 no Santacruzense. Mas o destaque ficou para a vitória do Osasco, terceiro com 24 pontos, sobre o Capivariano. Dodô - aquele mesmo - fez muito jus ao apelido de "artilheiro dos gols bonitos" e fechou tudo encobrindo lindamente o goleiro. Quem sabe nunca desaprende.

Rio de Janeiro - Segundo jogo do América na Série B e segunda vitória, esta fora de casa e contra a Cabofriense, que estreou Ramon Menezes - aquele mesmo.

Liga dos Campeões da UEFA

Mal consegui ver os gols, mas as partidas em si não tiveram tanto a destacar. O Paris Saint Germain empatou com o Valencia e beneficiou-se da vitória na Espanha para ser quadrifinalista. Já a Juventus, que estava garantida desde os 3 x 0 na Escócia, fez um "treino coletivo rachão apronto com ares de 2 toques" e fez 2 x 0 no Celtic.

Curtinhas

*Faltam 100 dias para começar a Copa das Confederações. Nada que se diga com tranquilidade. Afinal, é Brasil.

*Por um lado, o São Luiz comercializará 5,4 mil ingressos para a final da Taça Piratini, no Estádio 19 de Outubro, sendo 900 para os torcedores do Internacional e os demais para os do Rubrão de Ijuí. Casa cheia, só cuidar.

*Por outro lado, leio que o Oeste vai mandar o jogo do dia 31 deste mês, contra o Santos, no Alfredo de Castilho, em Bauru, pois o Estádio dos Amaros não tem "condições estruturais" para receber partidas do Rubrão contra os grandes. Se as "condições estruturais" disserem respeito à transmissão de televisão e à cobertura sempre maior que há por tantos jornalistas de rádio, jornal e Internet, acharei uma tremenda bobagem - e, francamente, não me ocorre outro motivo que não seja esse. Falei na segunda-feira em relação ao São Luiz contra o Inter e repriso: todo e qualquer time tem que atuar sempre na sua casa, seja qual for o adversário e a condição da partida.

*E se alguém me perguntar se eu defenderia uma final do Paulistão entre Oeste e Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos realizada nos Amaros, saiba que responderei "sim!" com muito orgulho e muito amor.

*Definidos os apitantes da final da Copa do Nordeste. Neste domingo, ASA x Campinense será dirigido por Pablo Pinheiro (RN). Já Campinense x ASA, no domingo seguinte, terá comando de Jailson Macedo Freitas (BA).

*O Fortaleza tem novo técnico: Hélio dos Anjos, que volta ao clube pelo qual foi campeão cearense de 2004 (o ano da confusão entre ele e o Ceará, resolvida apenas um ano depois nos tribunais).

*Aliás, Hélio dos Anjos completa nesta quinta-feira 55 anos. Treinador de um sem-número de clubes e goleiro contemporâneo de Raul Plassmann tanto no Cruzeiro quanto no Flamengo, ele foi campeão baiano de 1992 pelo Vitória, paraense de 1995 pelo Remo e pernambucano de 1996, 1997 e 2003 pelo Sport, além de vencer a Série B de 1999, a Copa Centro-Oeste de 2000 e os Estaduais de 1999, 2000 e 2009 pelo Goiás.

*Tem eleição presidencial na Confederação Brasileira de Basquete hoje. O atual mandatário Carlos Nunes tenta reeleição para o período entre 2013 e 2017. Seu adversário é Gerasime Bozikis, o "Grego", que já presidiu a entidade de 1997 até 2009. Os 27 presidentes das federações estaduais definirão o vencedor.

A morte de Chorão

A surpreendente partida física do vocalista do Charlie Brown Jr. pegou a todos de surpresa no começo da manhã de ontem. Os próprios noticiários das TVs tiveram que ser mudados em cima da hora para destacar o fato (vindo à tona às 6 horas). Imediatamente, uma grande comoção tomou conta nas redes sociais por parte de fãs tanto do Charlie Brown Jr. quanto só de Chorão - que não era propriamente uma unanimidade, mas cujos tristeza e lamentos por sua partida prematura, a semanas de completar 43 anos, tomaram conta da maioria do pessoal.

Possivelmente a música mais conhecida do Charlie Brown Jr. (mas não a minha preferida deles, tanto que não a destaquei no "Clipe do Dia" de ontem por não curti-la), "Vou Te Levar" encerrou ontem o capítulo de "Malhação" - produção da qual foi o tema de abertura entre 1999 e 2006, período do qual algumas fases estão sendo repetidas pelo Viva. Os fãs pediram isso nas redes sociais e a Globo atendeu ao pedido deles. Bola dentro.

Muita gente foi pega de surpresa ao saber, infelizmente por um acontecimento triste como esse, que Chorão era primo da Sônia Abrão, que foi muito assediada pelos jornalistas para falar sobre o cantor. Eu mesmo sou um dos que soube disso apenas ontem. Claro que há em comum entre eles o próprio sobrenome Abrão e eu devo ser das pessoas que mais imaginam parentesco entre quem tem o mesmo sobrenome, mas dessa eu não sabia mesmo.

E de toda a cobertura da morte do Chorão, o que mais mereceu críticas negativas foi o R7 publicar em destaque a foto dele já sem vida no seu apartamento. Uma enorme falta de sensibilidade, sendo gentil ao fazer a crítica.

O enterro do vocalista do Charlie Brown Jr. acontecerá hoje à tarde, em Santos. A causa da sua morte ainda é investigada pela polícia e a hipótese de homicídio não é muito considerada. Que Chorão descanse em paz. E como sempre digo nessas horas, a vida continua para os aqui permanecidos, que seguem em busca do êxito e da felicidade, procurando sempre o melhor para nós e para quem queremos bem. Vamos em frente.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Janaína Nunes que Regina Volpato vai sair da RedeTV! assim que acabar nos próximos dias o "Se Liga Brasil", que é - e aí não tem como ser gentil nas palavras - um sumário fracasso, que não faz o menor jus a uma moça tão talentosa, linda e encantadora como esta apresentadora, das que mais gosto de assistir na televisão. Regina deverá rumar aos Estados Unidos, lá permanecendo por uma temporada. Tremendo pecado isso.

*Enquanto isso, a RedeTV! estreará hoje "Sob Medida", nova investida da Daniela Albuquerque. Medo. Medo...

*Leio no vcfaz que "Maysa - Quando Fala o Coração" será a próxima minissérie do Viva na faixa das 11 da noite (horário ocupado atualmente por "Um Só Coração"), a partir de 15 de abril. Minissérie que é até o momento a grande presença televisiva da Larissa Maciel, que recentemente deixou a Globo e foi para a Record.

*Mudando completamente de assunto: a Princesa Lea voltará à saga "Guerra nas Estrelas". Falando à revista Palm Beach Illustrated, Carrie Fisher disse que interpretará novamente a famosa personagem no próximo filme da franquia, que será produzido pela Walt Disney, que no ano passado comprou a produtora de George Lucas. "Guerra nas Estrelas" ganhará uma nova trilogia a partir de 2015. O primeiro filme será dirigido por J. J. Abrams.

*Hoje não serão eles que fecharão o tópico, mas destacados uma vez mais evidentemente que serão. Falo dos episódios inéditos do "Chapolin" exibidos pelo SBT. Mais dois foram ao ar nesta quarta-feira (ambos postados por cantinhochsite). Um é de 1973 e está aqui: "A Casa Mal Assombrada". É da época que Maria Antonieta de Las Nieves participava dos episódios do Vermelhinho. O outro é de 1976 e está aqui: "O Anel Perdido". É refilmagem de um clássico episódio da série, apenas trocando Ramón Valdés por Ruben Aguirre como dono do anel.

*Das datas do dia: completa hoje 40 anos Rafael Ilha, que surgiu nos anos 80 pelo grupo Polegar, época em que chegou a ser namorada de Cristiana Oliveira, então no ar como a Juma de "Pantanal" - e ela com 26 anos e ele com 17. Esse é um que, infelizmente, estragou boa parte da sua vida ao se envolver com drogas e polêmicas como ser preso e tentar o suicídio. Atualmente, Rafael faz matérias para o "A Tarde é Sua", da RedeTV!.

*A saideira é para lembrar de um grande homem do meio artístico, que morreu em fevereiro de 2009 e, se vivo estivesse, faria 80 anos nesta quinta-feira: Walter Silva, o "Pica-Pau". Ele foi radialista de emissoras como Cultura e 9 de Julho em São Paulo e Mayrink Veiga e Nacional no Rio de Janeiro. Foi disc-jóquei pioneiro com a "Toca do Disco", na Rádio Record, em 1957, e apresentou "O Pick-Up do Pica-Pau" na Rádio Bandeirantes. Trabalhou nas TVs Record, Band e Globo, além de ser repórter esportivo na TV Tupi e o primeiro narrador de futebol americano na América Latina. Além disso tudo, foi produtor musical e trabalhou com Chico Buarque, Milton Nascimento e Renato Teixeira, entre outros. Um currículo brilhante, sem qualquer dúvida.

*Fecho o tópico destacando aqui (postada por jordaoqualquer) uma entrevista de Walter Silva com uma artista que também foi produzida por ele: Elis Regina. Foi na "Pick-Up do Pica-Pau", na Rádio Globo, em 1979.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

O tópico hoje é especialíssimo pois 25 anos de uma segunda-feira importantíssima para a televisão brasileira são completados. Em 7 de março de 1988, Jô Soares finalmente estreou seu programa de humor no SBT: o "Veja o Gordo", que era nada mais do que uma continuação do clássico "Viva o Gordo", tanto na abertura quanto nos quadros e mesmo no elenco e na equipe de retaguarda, boa parte levada com ele para a nova emissora.

A Globo contra-atacou a estreia de Jô com o lançamento de uma sessão de filmes que viraria histórica: a "Tela Quente". Desde então, produções inéditas passaram a dar o tom das segundas-feiras. A primeira compõe uma trilogia aqui destacada mais acima: "O Retorno de Jedi", que fechou em 1983 a primeira série de "Guerra nas Estrelas". Aquele dia também teve alterações nas outras duas grandes redes nacionais. A Manchete estava com a novela "Carmem" às 9 e meia da noite, mas não a exibiu no dia da estreia do "Veja o Gordo". Foi ao ar Vasco 4 x 1 América, pelo Campeonato Carioca. E a Bandeirantes também fez mudanças. O humorístico "Agildo no País das Maravilhas" passou para as terças-feiras, em sugestão dada a Agildo Ribeiro pelo próprio Jô Soares. No seu lugar, entrou "Desafio", apresentado por Luciano do Valle, que trazia eventos do "Canal do Esporte".

Há 25 anos, a Record estava basicamente restrita aos paulistanos, tanto que seu slogan era "Ligada em São Paulo". No máximo, alguns de seus programas eram exibidos em outras regiões - caso do Rio de Janeiro, onde a TV Corcovado exibia o "Record em Notícias" e os programas "À Moda da Casa", de Etty Fraser, e "Comer Bem", do chef e jornalista esportivo Silvio Lancellotti. Na noite de estreia do "Veja o Gordo", o "Cine Record" mostrou o faroeste "O Parceiro do Diabo", com Gregory Peck. Enquanto isso, a TV Cultura apresentou no "Roda Viva" uma entrevista com Cauby Peixoto e a Gazeta de São Paulo foi com o clássico seriado "Além da Imaginação".

Começo destacando vídeos do "Veja o Gordo", que ficou no ar até 1990: esta aqui (postada por tractorrgs) é uma chamada do humorístico; esta aqui (postada por hkuniochi) é a abertura do programa, acabada com uma menção de Jô à troca da Globo pelo SBT; e este aqui (postado por andreiam30) é um esquete onde Jô faz inicialmente o Piloto e depois encarna um vendedor de escândalos que tenta levar Hebe Camargo na sua conversa.

Destaco agora duas chamadas da "Tela Quente" - que, nesta semana em que completa 25 anos no ar, teve na última segunda-feira o filme de ação "Os Mercenários", com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger (como é que coube tanto fortão em uma só película? E isso que Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme só participaram do segundo filme!).

Esta chamada aqui (postada por newmathewvideo1) abriu um intervalo da transmissão do carnaval de 88 e destaca os filmes "O Retorno de Jedi", "A Dama de Vermelho", "Jornada nas Estrelas 3 - À Procura de Spock", "Vestida Para Matar", "Tudo Por Uma Esmeralda" e "Alien - O 8° Passageiro". Já esta aqui (postada por casedchristo) anuncia "Os Caçadores da Arca Perdida", "Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan", "Comando Para Matar", "Inimigo Meu", "Aeroporto 80 - O Concorde" e "Rocky 3 - O Desafio Supremo".

Por fim, concluo trazendo a seguir a programação original das emissoras abertas de São Paulo e Rio de Janeiro naquela segunda-feira, 7 de março de 1988, com base nos arquivos da Folha de S.Paulo e do Jornal do Brasil.

Rede Globo
6h30 - Telecurso 2° Grau
7h - Bom Dia Brasil
7h30 - Bom Dia São Paulo (SP) // Bom Dia Brasil (reprise RJ)
8h - Xou da Xuxa
12h25 - SPTV // RJTV
12h40 - Globo Esporte
13h - Hoje
13h25 - Diário da Constituinte
13h30 - Vale a Pena Ver de Novo (Amor com Amor Se Paga)
14h20 - Sessão da Tarde (O Beijo da Despedida)
16h20 - Sessão Aventura (Rambo)
16h50 - Sessão Aventura (She-Ra)
17h20 - Sessão Comédia (As Supergatas)
17h55 - Bambolê
18h50 - Sassaricando
19h40 - Diário da Constituinte
19h45 - SPTV // RJTV
20h - Jornal Nacional
20h30 - Mandala
21h30 - Tela Quente (O Retorno de Jedi)
23h40 - SPTV // RJTV
23h50 - Jornal da Globo
0h20 - Globo Economia
0h25 - Cine Clube (O Grupo)

SBT - TVS
7h - Telecurso
7h15 - Patati Patatá
7h30 - Gato Félix
8h - Oradukapeta
11h - Bozo
15h - Show Maravilha
18h15 - Carrossel (SP) // Ducktales (RJ)
18h45 - Jornal Local
19h15 - Noticentro
19h45 - Show da Lucy (SP) // Chaves (RJ)
20h15 - Tarzan (SP) // Lucan (RJ)
21h15 - Desenho
21h30 - Veja o Gordo
22h30 - O Homem Que Veio do Céu (SP) // Bronk (RJ)
23h30 - Cidade Infernal
0h30 - Ideia Nova (SP) // Jornal 24 Horas (RJ)
1h - Filme (Os Heróis Não Se Entregam)

Rede Bandeirantes
6h15 - Educativo (RJ)
6h30 - Educativo (SP)
6h45 - Jimmy Swaggart (SP)
7h15 - O Despertar da Fé (SP) // Desenhos (RJ)
7h45 - Brasil Hoje
8h - Flash
9h - Dia a Dia (SP) // Ela (RJ)
10h55 - Dia a Dia (RJ)
11h55 - Programa Boa Vontade
12h - Diário da Constituinte
12h05 - Esporte Total (SP) // Discomania (RJ)
13h - Super Special (SP)
13h35 - Fórmula Única (RJ)
14h - TV Fofão
16h - Zyb Bom
18h - Topo Gigio
18h15 - Jeannie é um Gênio
18h55 - Diário da Constituinte
19h - Jornal de São Paulo // Jornal do Rio
19h35 - Jornal Bandeirantes
20h10 - Dinheiro
20h15 - A Feiticeira
20h45 - Tudo em Família
21h30 - Desafio
22h30 - Canal Livre
23h30 - Investigação Nacional (SP) // Jornal da Noite (RJ)
23h50 - Flash (RJ)
0h30 - Jornal da Noite (SP)
0h50 - Flash (SP)
1h - Videoclube (RJ)
2h - Videoclube (SP - A Marca do Zorro)

Rede Manchete
7h30 - Programação Educativa
8h - Repórter Manchete
11h55 - Boletim da Constituinte
12h - Manchete Esportiva
12h30 - Jornal da Manchete - Edição da Tarde
13h - Clô Para os Íntimos
14h - Mulher 88
16h - Clube da Criança
18h - Romance da Tarde (Tudo ou Nada)
18h55 - Boletim da Constituinte
19h - Manchete Esportiva
19h15 - Jornal Local
19h30 - A Ilha da Fantasia
20h25 - Primeira Fila
20h30 - Jornal da Manchete
21h30 - Copa Rio (Vasco x América)
23h30 - Momento Econômico
23h35 - Jornal da Manchete
0h15 - Esporte e Ação

TV Record de São Paulo
7h30 - Manto Sagrado
7h45 - A Hora da Eucaristia
8h - Igreja Internacional da Graça de Deus
8h30 - Telescola
9h - Programa Ferreira Netto (reprise)
10h50 - À Moda da Casa
11h05 - Comer Bem
11h20 - Jornal do Interior
11h50 - E Agora, Gil Gomes?
12h - Record em Notícias
13h - Diário da Constituinte
13h05 - Record nos Esportes
13h30 - A Mulher Dá o Recado
16h - Tarde Maior
18h45 - Record nos Esportes
19h - Jornal da Record
19h45 - Diário da Constituinte
19h50 - Natureza - O Reino Selvagem
20h20 - Sessão Bang Bang (Chaparral)
21h25 - Cine Record (O Parceiro do Diabo)
23h25 - Programa Ferreira Netto

TV Corcovado do Rio de Janeiro
9h - Qualificação Profissional
9h20 - A Hora da Eucaristia
9h35 - Igreja da Graça
10h - Posso Crer no Amanhã
10h20 - O Gênio Maluco
10h35 - Assim é a Vida
11h10 - Viva com Saúde
11h20 - Em Tempo
12h - Record em Notícias
13h - À Moda da Casa
13h15 - Comer Bem
13h30 - Som na Caixa
14h30 - O Gênio Maluco
15h - Férias no Acampamento
15h30 - Rio Turismo
18h30 - Vibração
19h - Programa da Noite
19h45 - Os Garotinhos
20h15 - Informe Econômico
20h30 - Pontos do Rio
21h30 - Sessão Vista Chinesa (Os Dez Gladiadores)
23h30 - Encontro Marcado
0h - Última Palavra
0h05 - Rio Turismo

TV Gazeta de São Paulo
7h - Brincando na Paulista
7h55 - Condição de Mulher
8h - TV Mix
13h15 - Condição de Mulher
13h20 - Diário da Constituinte
13h25 - Programa Boa Vontade
13h30 - Destaques
14h15 - Forno, Fogão e Cia.
14h45 - Mulheres em Desfile
17h - Brincando na Paulista
18h - Realce
19h40 - Diário da Constituinte
19h45 - Jornal do Esporte
20h30 - Paulista 900
21h30 - Além da Imaginação
22h30 - Dinheiro Vivo
23h - Vamos Sair da Crise
1h - Programa Boa Vontade

TVE do Rio de Janeiro
7h50 - Telecurso 1° Grau
8h05 - Telecurso 2° Grau
8h20 - Qualificação Profissional
8h50 - Sítio do Pica-Pau Amarelo
9h20 - Canta Conto
9h50 - Supertelinha
10h20 - Reino Selvagem
10h50 - Huckleberry Finn
11h20 - Sessão Documentário
11h50 - Telecurso 1° Grau
12h05 - Telecurso 2° Grau
12h20 - Diário da Constituinte
12h30 - Qualificação Profissional
13h - Sítio do Pica-Pau Amarelo
13h30 - Canta Conto
14h - Supertelinha
14h30 - Reino Selvagem
15h - Huckleberry Finn
15h30 - Sessão Documentário
16h - Defesa do Consumidor
16h05 - Viver
16h30 - Sem Censura
19h30 - Este Mundo Encantado
20h30 - Diário da Constituinte
20h35 - Tempo de Esporte
21h30 - O Advogado do Diabo
22h30 - Brasil Notícias
23h15 - 1988

TV Cultura de São Paulo
9h - Bambalalão
10h45 - Catavento
11h - Revistinha
12h - É Hora de Esporte
12h40 - Primeira Edição
13h - A Cidade Faz o Show
14h - Tempo de Férias
15h - Bambalalão
16h45 - Catavento
17h - Revistinha
18h - Orientação
18h30 - Good News
19h - Boca Livre
20h - Documentário
20h30 - Jornal da Cultura
21h25 - Roda Viva
23h25 - Informação
23h40 - Olimpíada de Inverno do Canadá

Bela do Dia: Elisângela Reghelin

Elisângela Reghelin, delegada de polícia, que descobri há alguns meses numa matéria do caderno "Donna", da Zero Hora, sobre as por ele chamadas "delegatas". Boniteza feminina a serviço da lei e da ordem. Charmosa que não alivia com os criminosos.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Teoria interessante para a convocação do Diego Costa: a Espanha pensava em chamá-lo e naturalizá-lo para atuar por lá. Pode ter sido algo providencial para não 'reforçar o inimigo'. É um centroavante com qualidades, mas até agora não tantas para Seleção. Gostei da volta do Kaká e das chamadas de Diego Cavalieri e Luís Gustavo, e nem tanto das saídas de Miranda e Adriano. *** Maracanã sem vistoria porque o gramado virou uma piscina? Será que vão fazer outra obra para combater esse problema? O mais lamentável é que tudo que foi gasto até agora vai se repetir para a Olimpíada pois certamente irão fazer 'reestruturações' no estádio. Chega a dar nojo o que fazem com o dinheiro público no Brasil. *** Por muitos anos achei que a escrita de 22 jogos do Corinthians sobre o Santos fosse no geral, mas só quando comprei uma Placar com resultados de clássicos eu soube dela ser restrita ao Campeonato Paulista. *** Esse River Plate de Carmópolis é aquele que já jogou a Copa do Brasil? *** Depois de ver fotos da Eliana Roche, também espero que o Botafogo se classifique no Paulistão. *** Realmente achei que você tinha dado a entender que tinha achado a bandeirinha de Santos x Corinthians fora de forma, entendi mal. E os elogios que ela recebeu são merecidos. *** Demorou para a bela Regina Volpato sair da RedeTV!. Profissional muito competente e talentosa para um canal tão fraco e para atrações tão fraquinhas. *** Seja quais forem, os apresentadores dos programas policialescos adoram desancar pessoas muitas vezes ainda apenas suspeitas de cometer algum delito, o que é um desrespeito enorme. É muito fácil criticar quem está por baixo, ainda mais quando não é alguém de muito destaque na sociedade, financeiramente falando. *** Eu até gostava de algumas músicas do Charlie Brown Jr., principalmente as mais pesadas do início. Não era totalmente fã, mas não deixa de ser uma triste surpresa o falecimento do Chorão, torcedor fanático do Santos." (Alexandre Rodrigues Alves)
Sim, é o mesmo River Plate que enfrentou o Grêmio na Copa do Brasil do ano passado.

"Incômoda não é a escrita e sim a mania que os corintianos têm de querer criar uma trajetória mítica para o time, inventando narrativas mirabolantes para jornadas supostamente heróicas e tal. Tome-se como exemplo este jogo de 1968. Desde sempre ouço falar nos 11 anos que o Corinthians passou sem derrotar o Santos. Mas isso foi no Campeonato Paulista! No entanto, querendo dar contornos épicos à coisa, os corintianos fazem questão de escamotear essas quatro vitórias obtidas em torneios de menor importância. Mas se havia trio de arbitragem e os times entraram com uniforme de jogo, então, eram partidas tão oficiais quanto as disputadas pelo Paulistão. *** Não era Renata Capucci quem fazia aqueles boletins do 'Big Brother Brasil' nos intervalos da Globo do mané Vinícius Valverde? Não lembro do Fábio Júdice mexendo com 'BBB' na Globo." (Clayton Moreira)
De fato, me confundi. Fábio Júdice apresentava era programas do "BBB" no Multishow, isso sim, e não os boletins nos intervalos da Globo, que eram mesmo com a Renata. É que essa época do Fábio você não deve ter pego por não possuir TV por assinatura, mas durou muitos anos até ele ficar só no "RJTV".

"O Corinthians perdeu por que não conseguiu se impor diante do Tijuana, não conseguiu trocar passes e nem criar jogadas. A grama sintética também atrapalhou e o máximo que seria conseguido era um 0 x 0. Mas não acho que essa derrota comprometa o andamento do time na competição. *** O PSG demonstrou ser outro time sem Ibrahimovic, muito ruim, mas não acredito que vá longe mesmo com ele." (Paulo Henrique Gonçalves)

Clipe do Dia

Filho de Dorival e irmão de Dori e Nana, Danilo Caymmi comemora hoje 65 anos. Na ativa desde 1964, tem como um de seus bons registros a composição - junto com Guarabyra - de "Casaco Marrom", sucesso de Evinha. Além disso, ele escreveu trilhas sonoras para algumas novelas e minisséries da Rede Globo. Danilo Caymmi é destacado nesta seção por aqui, ao cantar "O Que É o Amor" junto com Selma Reis.

Arremate

Com 149 pagantes no Augusto Franco, em Estância, Boca Júnior x River Plate acabou empatado sem gols.

"24 Horas" volta antes que aconteça novamente o "clássico argentino" pelo Campeonato Sergipano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.