.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 6 de março de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 182
O ontem e o hoje da Libertadores

O ontem apresentou um Grêmio senhor das ações contra um Caracas que não ofereceu qualquer resistência. Os quatro gols vieram ao natural, com Zé Roberto dobrando nas redes. Nem mesmo o gol dos venezuelanos, quando o Tricolor já tinha 3 faturas, chegou a preocupar. Jogando na Arena - com liberação provisória concedida pela prefeitura daqui de Porto Alegre a menos de 5 horas da bola rolar -, os gaúchos conseguiram a primeira vitória de um mandante na chave que também tem Fluminense e Huachipato, que se encontram logo mais, no Rio. O Flu não ganha no Engenhão há cinco partidas, mas acredito que hoje quebrará esta escrita e também triunfará.

Também nesta quarta-feira, o Palmeiras vai à Argentina enfrentar o Tigre em busca de reabilitação no seu grupo após a queda diante do Libertad, que ao mesmo tempo jogará diante de sua gente contra o Sporting Cristal.

Sporting Cristal, cuja invencibilidade de 17 partidas em Libertadores nos anos 1960 será alcançada hoje à noite pelo Corinthians se ganhar ou empatar com o surpreendentemente positivo Tijuana, no México, em partida pela chave ontem continuada com a vitória do Millonarios sobre o San José. Corinthians, que jogará já sabendo o resultado do julgamento do seu recurso na Conmebol contra a punição da ausência da sua torcida nas partidas fora do Brasil e dos portões fechados nos jogos realizados em São Paulo. Será que vão reduzir sua pena?

Ainda dentro deste assunto: enquanto a Conmebol puniu ontem o Vélez Sarsfield por badernas da sua torcida contra o Peñarol e fará os argentinos receberem os uruguaios com portões fechados na terça-feira da semana que vem, sinalizadores foram disparados ontem no por alguns minutos interrompido segundo tempo da derrota do mandante Newell's Old Boys para a Universidad de Chile, cuja torcida fez isso. Haverá alguma consequência?

Destaques pelo Brasil

Boca versus River. E é um dos destaques pelo Brasil? Sim, pois não são o Boca Juniors e o River Plate da Argentina. Falo do Boca Júnior, de Estância, e do River Plate, de Carmópolis, ambos os times de Sergipe. Será a primeira vez que eles se enfrentarão na história. O Boca existe desde 1993 e o River foi fundado em 1967, mas o profissionalismo é recente para eles (respectivamente surgido em 2004 e 2007). A partida acontecerá no Estádio Augusto Franco, em Estância, com capacidade para 8 mil pessoas. Após quatro rodadas da segunda fase do Campeonato Sergipano, o Boca está em 6°, com 5 pontos, e o River é o 7°, com 4. São dez equipes por lá.

Outras boas desta quarta-feira: na A2 de SP, a agora líder Portuguesa jogará em casa contra o Noroeste; em PE, os destaques são Sport x Pesqueira, Ypiranga x Santa Cruz e, no jogo da TV, Salgueiro x Náutico; no RN, ABC em casa e América fora tentam recuperação diante de Santa Cruz e Baraúnas, respectivamente; e no PA, o segundo turno é aberto com o Paysandu, campeão do primeiro, visitando o São Francisco.

O ontem e o hoje da Liga dos Campeões

Não estive errado nos meus chutes. Um deles era a classificação do Borussia Dortmund, que foi tranquila sobre o Shakhtar Donetsk, 3 gols a nada em território alemão. O outro era o avanço do Real Madrid, mas arrisquei - e, claro, errei - que seria nos pênaltis, quando foi nos 90 mesmo. Foi exagerada a expulsão do Nani, verdade, pois ele não acertou Arbeloa. Porém, isto não influenciou na queda do Manchester United. O principal fator, mesmo, foi Diego Lopez. O goleiro merengue teve uma grande atuação, com no mínimo quatro ótimos momentos.

A quarta-feira terá um "amistoso" e um jogo pra valer. O "amistoso" é da Juventus, que fará um "rachão coletivo apronto dois toques" de luxo contra o Celtic, ao qual eliminou já na Escócia com o marcador de 3 x 0. O jogo pra valer acontece na França. O Paris Saint Germain tem uma vantagem apertada de 2 x 1 e não terá Ibrahimovic, mas acho que Lucas conseguirá conduzir o time à classificação diante do Valencia. Deixarei por um empate.

Curtinhas

*Diego Cavalieri e Júlio César no gol; Daniel Alves, Filipe Luiz e Marcelo nas laterais; Dante, David Luiz, Dedé e Thiago Silva na zaga; Fernando, Hernanes, Jean, Kaká, Lucas, Luiz Gustavo, Oscar, Paulinho e Ramires no meio de campo; e Diego Costa, Fred, Hulk e Neymar no ataque. É a Seleção Brasileira para enfrentar Itália, no dia 21, e Rússia, no dia 25, "ambas as duas" pelejas neste mês de março e as duas realizadas na Europa.

*Os grandes fatos são a ausência do Ronaldinho Gaúcho, que perdeu crédito em termos de Brasil depois da atuação contra a Inglaterra, e a volta do Kaká, embora eu não veja onde ele faz por merecer a convocação. A surpresa foi a chamada do Diego Costa, do Atlético de Madrid. Como reconheço minha ignorância neste caso por não acompanhar tão detidamente o Campeonato Espanhol, só por isso não direi se vale ou não esta chamada.

*Abri a coluna da segunda-feira com uma lista de públicos em várias partidas do fim de semana pelo Brasil, mas tinha faltado o de São Luiz x Caxias, semifinal da Taça Piratini, realizada no último sábado no Estádio 19 de Outubro. Recebi a dica pelo seguidor twitteiro Rafael Kieling: 3.401 foi a plateia em Ijuí.

*Candidata do Botafogo no Gata do Paulistão, Eliana Roche prometeu fazer um topless com pintura no Estádio Santa Cruz se a equipe de Ribeirão Preto avançar pras quartas-de-final. Todo mundo comigo: Botinha! Botinha!

*Tá virando palhaçada a tabela do Campeonato Cearense. Recém hoje começa a segunda fase e já mudaram outra vez o clássico Fortaleza x Ferroviário. Inicialmente seria no sábado, depois passaram pro domingo por ser amanhã a estreia do Leão do Pici e, agora, transferiram o jogo para segunda-feira. Será que mudarão de novo?

*Completa 45 anos hoje uma das partidas mais importantes da história do Corinthians: os 2 x 0 sobre o Santos, em 6 de março de 1968, que representaram a quebra de uma escrita incômoda. Pela vez primeira em 22 jogos e 11 anos, o Coringão bateu o Peixe pelo Campeonato Paulista. Neste período, os paulistanos até ganharam dos santistas quatro vezes, mas três foram pelo Torneio RJ/SP e uma pela Taça São Paulo.

*Expulso após o último trilar de apitante na derrota do último sábado para o Real Madrid, Valdés não estará no gol do Barcelona nas próximas quatro partidas pelo Campeonato Espanhol, suspenso que foi pelo Comitê de Competição da Federação Espanhola. Claro que o Barça vai recorrer, mas se nada der certo, ele não atuará contra La Coruña, Rayo Vallecano, Celta e Mallorca. Tudo no Nacional pois o time já saiu da Copa do Rei.

*Depois de Unilever x SESI, soubemos ontem a outra semifinal da Superliga Feminina de Vôlei. Ganhando por 3 sets a 1 do Pinheiros, o Vôlei Amil de Campinas se garantiu no enfrentamento contra o Sollys/Nestlé.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Lembram da Kátia Maranhão, jornalista que foi a primeira apresentadora do "Casseta e Planeta Urgente", ainda no começo dos anos 90? Leio no Flávio Ricco que ela voltará à televisão ainda neste primeiro semestre de 2013. Mas nem Kátia e nem o gerenciador de sua carreira, Sérgio D'Antino, disseram qual o canal. Qual será?

*Outra do Ricco: no fim da tarde desta terça-feira, alguns travestis fizeram um protesto com trio elétrico na frente da Rede Record, em São Paulo, por não gostarem de um comentário considerado preconceituoso, feito pelo Marcelo Rezende no "Cidade Alerta", sobre a morte de um travesti na semana passada. Os travestis que fizeram este protesto disseram que há três homens na Record que resistem em sair do armário. Só não deram nomes.

*Mais uma do Ricco: estreado recentemente, o novo "Balanço Geral RJ: Manhã" se mostra uma aposta certeira da Record, que subiu 125% seu "Ipobre" no Grande Rio e tem girado na casa dos 3,6 pontos entre 6h30 e 7h30.

*Leio no Ricardo Feltrin que, embora não se pronuncie a respeito, a TV Cidade de Fortaleza pode trocar de rede. Atualmente afiliada à Record, ela tem recebido assédios do SBT, que ficou sem sinal VHF desde a volta da TV Jangadeiro para a Rede Bandeirantes - e, embora continue exibido no Ceará pela NordesTV, o é em UHF. O SBT marcou 8,1 pontos de média na capital do Ceará em janeiro de 2012, ainda via Jangadeiro, mas em janeiro deste ano só registrou 2,6 pontos. Enquanto isso, a Band marcou 4,6 pontos pela Jangadeiro em janeiro de 2013, contra 0,5 ponto em janeiro do ano passado, quando captada em UHF em retransmissão da Band de Natal.

*Um "Momento Milton Neves": leio no Lauro Jardim que a empresa Procter & Gamble mandou para a Globo uma proposta para Fátima Bernardes fazer reclames dos seus produtos no "Encontro". Porém, a emissora ainda não abriu espaços para estes merchans no programa matinal, mesmo que ele seja da Central Globo de Produção e não do departamento de jornalismo. Devem estar esperando a imagem da Fátima ficar mais desvinculada do jornalismo para colocá-la no mesmo patamar de Fausto Silva, Luciano Huck, Ana Maria Braga e outros.

*Pouco frequente nos últimos tempos mesmo que tenhamos notícias impactantes em alta escala, o "Plantão" da Rede Globo deu as caras nesta terça-feira ao interromper "Lado a Lado" (na grade normal) e "Malhação" (grade fuso) para noticiar o anúncio do falecimento do presidente venezuelano Hugo Chavez, aos 58 anos, de câncer. Girando pelos canais, também vi espaço para a notícia ser aberto por Record e Bandeirantes - mas apenas a Globo estava em todo o Brasil, pois o anúncio da morte veio depois das 18h55 de Brasília, quando o "Cidade Alerta" estava apenas para parte da rede e o "Brasil Urgente" já estava somente em SP Capital.

*Leio na Patrícia Kogut que Bianca Rinaldi está saindo da Record, com quem não renovou contrato e onde estava desde 2004, sendo um símbolo da atual fase da dramaturgia da casa e protagonista de "A Escrava Isaura". Quer ver como ela vai seguir o caminho de alguns outros atores que também deixaram a Record e vai parar na Globo?

*A saideira é com mais dois episódios inéditos do "Chapolin", exibidos nesta terça-feira pelo SBT, ambos de 1977 (ambos postados por cantinhochsite). O primeiro está aqui e é "O Mal das Fotografias É Que Elas Saem Tremidas", que refilma aquele clássico esquete do Dr. Chapatin atrapalhando o casamento, mas desta vez com o Vermelhinho complicando a vida dos noivos. O outro está aqui e é "O Mistério do Mandarim Celeste".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Completa 45 anos nesta quarta-feira Mara Maravilha, a baiana que ganhou olhares generosos de muitas crianças nas décadas de 80 e 90. Ela começou fazendo programas infantis em 1976, na TV Itapoan (então afiliada do SBT e atual Record Bahia). Em 1983, foi convidada por Silvio Santos a se transferir para sua emissora, em São Paulo. Jurada do "Show de Calouros", estourou mesmo a partir de 1987, quando foi ao ar o programa infantil "Show Maravilha", que ficou no ar até 1994. Neste período, chegou a ser capa da Playboy em 1990. Ao fim do "Show", Mara seguiu carreira internacional. Voltou aos programas infantis em 1996, na Rede Record. Por um ano, fez o "Mara Maravilha Show". Por outro ano, apresentou o "Mundo Maravilha". Em 1998, deixou os programas infantis. Sua última atração em uma grande rede foi na mesma Record: o "A Noite é Nossa", exibido em 2002.

Recorde aqui (postada por maurorveiga) um trecho do maior sucesso de Mara, o "Show Maravilha", em 1989.

Bela do Dia: Bruna Scirea

Bruna Scirea, repórter da editoria Geral do jornal Zero Hora. Geral, numerada e cadeiras gostam dela aqui.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"A expulsão do Nani é duvidosa e rigorosa, mas Alex Ferguson errou ao deixar Rooney no banco, tirando o poder de decisão do Manchester. José Mourinho usou melhor seu banco e o Real mereceu a classificação. *** Ingresso caro, péssima organização na entrada para o campo, falta de higiene nos banheiros e nas cadeiras, violência, mau estado do transporte público e preços caros para a alimentação dentro do campo. Quem vai no estádio hoje em dia tem de gostar muito, até porque o PPV permite assistir o jogo em casa com mais conforto. Ingresso mais em conta ajuda o público a ser maior na Copa do Nordeste. *** Não sabia que o Campeonato do Nordeste já teve outras versões nos anos 70. *** Achei o Internacional no domingo passado muito parecido com a Seleção quando treinada pelo Dunga, com três caras cumpridores no meio campo, D'Alessandro na armação e Forlán e Damião mais à frente. *** Não achei a bandeirinha de Santos x Corinthians tão fora de forma assim, pelo contrário, achei ela até bonita. *** Temos tantas aberrações dizendo-se jornalistas - e falo de aberrações referindo-me ao conteúdo que levam ao ar -, nas mais variadas áreas, que não acho um absurdo Nicole Bahls trabalhar na área. Se mostrar vontade de aprender e competência, ela pode evoluir. Não é porque foi paniquete que não tem qualidade para ser jornalista de talento no futuro. *** Já vi 'Tratamento de Choque'. É como se Charlie Harper tivesse parado de beber e virasse terapeuta. Tem boas tiradas, mas fica devendo à graça de 'Dois Homens e Meio'." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: outras versões não; só uma outra versão, que foi o Torneio José Américo de Almeida Filho, em 1976. Segundo: mas ninguém falou mal da forma física da Maria Núbia Ferreira Leite. Eu apenas dei uma tremenda volta para não dizer às claras - e agora terei que dizer, por mal compreendida pelo amigo minha frase na coluna de anteontem - que, quando falei que a forma física dela foi muito comentada, foi porque muitos homens mais assanhados chamaram ela de "gostosa" e afins, elogiando seu bumbum. Só isso. E terceiro: não é apenas ter sido paniquete, mas o próprio jeito barraqueiro no pior sentido do termo "celebridando" que não me faz conseguir enxergar uma jornalista na Nicole Bahls.

"Ou foi pouquíssimo divulgado pela imprensa ou eu que passei desligado esse tempo todo. Só soube da mudança de nome do Ipatinga pra Betim pela "24 Horas". *** São Paulo não perde nada com a saída do 'Show do Antônio Carlos' da Rádio Globo. Esse cara é muito chato! Todo mundo que era legal na Globo saiu ou morreu, mas este senhor permanece firme e forte há mais de 25 anos e, o que é pior, por anos a fio com os mesmos cacos batidérrimos do tipo 'nosso operador Toninho Malvadeza, que no fundo, no fundo é o Toninho Bondade'. O santo do homem é mesmo forte! Dizem até que o dele é o único horário em que a Globo ganha da Tupi aqui no Rio, vê que coisa! Se bem que o 'Show do Clóvis Monteiro' já foi bem melhor e o que salva ali são as intervenções de Maurício Menezes, Jorge Nunes e Washington Rodrigues. *** Os outros não confiarem na gente é até normal e compreensível, mas a grande tragédia é a gente mesmo não confiar no próprio taco. Esse parece ser o caso da Nicole Bahls ao não dizer ser jornalista formada para não envergonhar a classe. Ora, se ela não comprou o diploma, como poderia envergonhar a classe? E até onde sei, gostosa ainda não é profissão. Como a Lei da Gravidade é irrevogável e um dia aquilo tudo vai cair mesmo, ela tem que se garantir de alguma forma. E por que não imaginar a Nicole militando no jornalismo de celebridades? Agora, jornalismo político não rolaria mesmo. *** Da mesma forma que 'Minduim', os primórdios da Mônica eram uma tosqueira que só foi depurada ao longo dos anos e hoje prima pela qualidade. Deixando o patriotismo de lado, sempre gostei mais da turma do Charlie Brown. Perto dela, a 'Turma da Mônica' sempre me pareceu infantilzinha demais." (Clayton Moreira)

"Vimos que ainda há pequenos problemas com os estádios já prontos para a Copa do Mundo, casos de Castelão e Mineirão. Pequenos problemas que podem ser resolvidos. Sabemos que o Maracanã tem o estilo diferente de montar as suas redes, aquele estilo 'véu de noiva' ao qual estamos habituados. Será que a FIFA vai requerer mudanças nelas? Sabemos que ela tem aquele estilo padrão quadradão. *** Foi dos melhores momentos do 'Big Brother Brasil' no Multishow que Fábio Júdice saiu para a TV Globo?" (Pablo Souza)
Não. Foi já pelo "BBB" que ele chegou à Globo. Era ele que apresentava aqueles boletins nos intervalos por muitos anos até parar de fazê-los depois que passou a ser colunista cultural do "RJTV".

"Alex Ferguson errou ao deixar Rooney no banco, mas o Manchester United jogava bem e a expulsão injusta do Nani causou sua derrota. O Real tinha mais posse de bola, mas não criava chances claras. Só depois da expulsão é que as coisas mudaram. Pena um jogo como esse, com tantos craques que poderiam brilhar, ser decidido por um erro de arbitragem. *** A cada ano que passa, mais certeza tenho que um dos motivos para o futebol brasileiro continuar muito distante da qualidade do europeu é por culpa dos Estaduais, com seus jogos sem público, sem audiência, sem atrativos e ruins. Antes, a culpa era por não termos jogadores de qualidade pois todos estavam na Europa. Mas hoje em dia, cada time grande tem no mínimo um ou dois jogadores em nível de Seleção. Mesmo assim, esse problema continua. Já passou da hora de nossos dirigentes terem um mínimo de profissionalismo e dar um pouco de organização ao nosso futebol. É um absurdo perdermos quatro meses do nosso calendário com Estaduais. O Campeonato Brasileiro tem que ser o ano todo, por exemplo, terminando em 5 de dezembro e começando em 5 de fevereiro, com um mês de férias e um mês de pré-temporada. Sou a favor da extinção dos Estaduais, mas reconheço essa história de que eles fazem parte de nossa cultura e que não podem simplesmente acabar. Quie façam deles torneios de pré-temporada ou que diminuam as datas e coloquem eles paralelos aos outros campeonatos ao longo do ano. É o primeiro passo para melhorarmos nosso futebol." (Paulo Henrique Gonçalves)

Clipe do Dia

A surpreendente e má novidade do início desta quarta-feira é a morte do Chorão, vocalista da banda de rock Charlie Brown Jr., a um mês de completar 43 anos. Ele foi encontrado sem vida no seu apartamento, em São Paulo, de causa não informada até o fechamento desta coluna. Alexandre Magno Abrão fundou a banda em Santos e sempre esteve nela, mesmo em meio a algumas mudanças de componentes. Um dos principais sucessos do Charlie está aqui: "Proibida Pra Mim", de 1997, composta por Chorão para a namorada Graziela.

Arremate

Diego Hypólito disse que o fim dos esportes olímpicos no Flamengo é retaliação à direção anterior. Será?

"24 Horas" volta antes que saibamos o que será dos atletas que não são mais do rubro-negro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.