.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 26 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 174
TanGalo

Tem algum tempo que o Atlético Mineiro não enfrenta times argentinos por torneios da Conmebol, mas isso já aconteceu algumas vezes nas suas andanças sul-americanas. Esta noite, o Galo estará em território tangueiro para duelar com o Arsenal, abrindo a segunda rodada deste grupo, que completada será na quinta-feira quando o São Paulo receber o The Strongest. Em campos argentinos, o Atlético já decidiu duas vezes a Copa Conmebol. Em 1995, acabou ali o vice-campeonato ao perder nos pênaltis pro Rosario Central, depois de tomar 4 gols. Em 1997, começou ali seu título ao meter 4 gols no Lanús - que, depois, quis ganhar na porrada. E na Mercosul de 2000, os alvinegros das alterosas venceram o San Lorenzo e empataram com o Boca Juniors. E logo mais? No chutômetro puro, no mínimo o empate o Galo conquistará em Sarandi. Mas acho que dá para ganhar, sim.

Mais Libertadores

Quase uma semana após a tragédia de Oruro no empate com o Corinthians, o San José volta a campo pouco depois da meia-noite e enfrentará o Tijuana. Antes do jogo do Galo, sempre vale curtir um encontro de uruguaios e argentinos. O da vez será Peñarol x Vélez Sarsfield. A noite é concluída por Deportes Tolima x Real Garcilaso.

Pacaembu sem torcida

Enquanto o menor de 17 anos se apresentou como autor do disparo do sinalizador que matou Kevin Espada em Oruro, a Conmebol se pronunciou nesta manhã através de Nestor Benitez, diretor de comunicação, tanto no blog do Paulo Vinícius Coelho quanto ao vivo na "Manhã Bandeirantes", da Rádio Bandeirantes, e manteve a punição preventiva de portões fechados ao Corinthians, que pegará o Millonarios ser sem torcida. A questão do Timão terá pena definitiva decidida nos próximos dias. Essa manutenção da punição já tinha sido destacada ontem tanto na Jovem Pan pelo Wanderley Nogueira quanto no Twitter pelo Ricardo Taves, blogueiro do GloboEsporte.com.

Infelizmente, continuo notando poucas pessoas com racionalidade para debater os verdadeiros pontos centrais dessa questão, que envolvem a segurança das pessoas de bem nos estádios e um combate aos atos violentos que tanto tem colaborado para os estádios não serem mais aquele programa saudável dos tempos áureos.

Por um lado, percebo alguns torcedores do Corinthians assumindo tanto a causa do clube que se portam como se a questão fosse "nós contra o mundo", quando não é isso - pelo menos não deveria ser, já que também do outro lado há quem passe da linha, e aí me refiro à torcida do Bragantino no domingo, saindo dos trilhos com os gritos de "assassinos". Generalizar assim é descabido, assim como a defesa escancarada também o é.

Não sei mais o que dizer sobre o assunto, sinceramente. Acho que minha forma de ver este caso ficou bem clara desde a "24" da sexta-feira e também nas de fim de semana e de ontem. No mais, claro que os viventes seguem e seguirão falando disso - e os leitores desta coluna também, claro, seja qual for o ponto de vista, contanto que excessos não sejam cometidos (e, nos últimos dias, publiquei nos "Convivas" e-mails de tons variados).

Campeonato Goiano

Se cada tempo correspondesse ao peso de uma pessoa, o primeiro seria um magricela de 42 ou 43 quilos, com o segundo sendo um gordão fofo de 150 ou 160 quilos. Assim dá para traduzir o atropelamento com "AT" maiúsculo do Goiás sobre o Rio Verde. Um gol na etapa inicial e 1, 2, 3, 4, 5, 6 na etapa final. 7 x 0 e liderança isolada de novo do Esmeraldino, com 20 pontos, três acima do Goianésia. A classificatória está quase na metade.

Campeonato Italiano

Deem logo a taça para a Juventus. Mais uma vez o Napoli negou fogo. O sujeito crente que finalmente chegaria a vez da aproximação esquentar a disputa, mas aí os napolitanos inventam de empatar com a Udinese e deixam a Velha Senhora 6 pontos na frente. E o Cavani, hein? Cavando um buraco mais e mais fundo para enfiar a cara e não mostrar a vergonha que deve sentir pelos sete jogos seguidos sem uma só faturinha que seja. É brabo!

Copa do Rei da Espanha

O primeiro finalista começará a ser definido às 5 da tarde no BBB (Big Ben Brasília), quando uma vez mais se enfrentarem o Barcelona do Messi e o Real Madrid do Cristiano Ronaldo. O jogo de ida, no Bernabéu, terminou 1 x 1. Assim, empate sem gols favorece o Barça e, de 2 x 2 em diante, dá Madrid.

Curtinhas

*Reunião com os clubes da Série A deste ano - menos a Portuguesa, que não compareceu sabe lá Deus por qual motivo - estabeleceu que, a partir de 2013, o Campeonato Brasileiro não terá mais os clássicos na última rodada. Assim foi decidido por 11 votos a favor e 8 contra. Além disso, somente a última rodada terá todos os dez jogos no mesmo horário, o que é conveniente para a televisão. Volta o risco das "marmeladas" ou isso já acabou?

*Em tempo: eu, que há tantos anos sou favorável aos pontos corridos, começo a pensar se não é melhor o Brasileirão voltar ao formulismo. Posso voltar ao assunto outro dia, mas tenho pensado nisso recentemente.

*Continuo na minha "cruzada contra quem é os gols contra" (seja a FIFA, seja quem concorde com ela): nunca que o primeiro gol do Bragantino sobre o Corinthians foi do Léo Jaime. Foi contra do Cássio, isso sim. É só ver bem o lance. O jogador do Massa Bruta cabeceia, o goleiro corintiano toca o suficiente para mandá-la na trave, mas acaba mandando ela para dentro do alvo na volta. Se isso não é gol contra, não sei mais o que é um!

*Sem Habite-se concedido pela Prefeitura daqui de Porto Alegre, a Arena não está habilitada a receber jogos. O martelo precisa ser batido em definitivo às 3 da tarde de hoje pelo Grêmio em relação ao local do jogo do dia 5, contra o Caracas. Tá na cara(cas) que a bola vai rolar no Olímpico, salvo uma surpresa de última hora.

*Após deixar recentemente o América de Natal, o goleiro Galatto foi pro CRB. Terá melhor sorte em Alagoas?

*Dica boa para quem está em São Paulo: logo mais, às 7 da noite, será lançada na livraria FNAC, na Avenida Paulista, "Glórias de um Moleque Travesso". É um livro escrito por Ângelo Eduardo Agarelli, Fernando Razzo Galuppo e Vicente Romano Netto, que conta a história de quase 89 anos do popular Juventus da Mooca.

*E essa do Gattuso agora ser, além de jogador, também técnico do suíço Sion? Dará conta das duas funções?

*Completa 40 anos hoje o norueguês Solskjaer, autor do gol da virada do Manchester United no título da Liga dos Campeões da UEFA de 1999, sobre o Bayern de Munique, que ainda hoje é o jogo da minha vida.

*Ficou para hoje a estreia da Venus Williams no WTA do Brasil. Choveu muito ontem em Florianópolis.

*Dudu Barrichello, filho do Rubens, fez sua estreia no kart no último fim de semana. Ele competiu na Copa São Paulo, na Granja Viana, e acabou em sétimo lugar, seis posições acima da sua no grid de largada.

*Entrevistado pelo SporTV, o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Alves, garantiu que a MotoGP voltará a ser disputada no Brasil em 2014. A última prova aconteceu em 2004, no Rio de Janeiro.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A lista de programas de televisão transmitidos pelo rádio aumentou no último fim de semana, quando a CBN passou a veicular nas noites de sábado, das 11 à meia-noite, o "Globo News Painel", apresentado por William Waack. A própria CBN bem sabe o que é isso pois há anos e anos retransmite o "Programa do Jô".

*Enquanto isso, apenas ontem percebi algo: a retransmissão do "Jornal da Band" pela BandNews FM não é mais apenas para São Paulo. Lá ela é integral, mas às 8 da noite as demais emissoras da rede (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador e Ribeirão Preto) veiculam o noticiário em andamento.

*Leio no Coletiva que, na quarta-feira da semana passada, aqui em Porto Alegre, o noticiário noturno "Rio Grande Record" chegou à sua melhor audiência de 2013: média de 8 pontos e participação de 13%.

*Leio no Flávio Ricco que, além dos dois programetes diários na Rádio Globo, Rosana Jatobá voltará em breve à televisão. Será no Nat Geo, um dos canais fechados do Grupo Fox, no qual apresentará a partir do dia 3 o "Super Domingo", às 9 da noite, com documentários variados. "Mataram o Presidente!" abrirá os trabalhos.

*Depois da Oração ao Angelus no último domingo, tem mais Papa Bento XVI na tela da Globo neste meio de semana. Amanhã, tanto às 6h25 quanto às 7h05, será transmitida a última audiência pública dele. Na quinta, a abertura da audiência do líder da igreja católica será exibida às 7h05 e o embarque de despedida dele vai ao ar à 1 da tarde. Todas essas jornadas serão ancoradas pela Renata Vasconcellos (que, só para brincar e descontrair, mesmo cobrindo a saída do Bento XVI, não bate Ilze Scamparini como "o rosto global no Vaticano", eh, eh).

*Quer dizer que Boninho vai dirigir o "Encontro com Fátima Bernardes"? Deus... Eu torcendo pro Boninho cair fora da televisão por não valer meio pé do seu pai e a Globo dá mais um programa para ele comandar. É dose.

*Leio no NaTelinha que o Rio de Janeiro prestigiou bastante a nova despedida de Preta e Paco. O último capítulo da segunda reprise de "Da Cor do Pecado" rendeu 30 pontos à Globo, que em São Paulo marcou 20 pontos - e não há prejuízo em 10 pontos a menos em relação ao Rio pois a participação em Sampa City foi de 54%.

*Leio no Flávio Ricco que Walker Blaz deixou de ser voz-padrão da TV Bandeirantes pois foi surpreendido com uma proposta para renovação que entendeu ser absurda: redução salarial de 70% e apenas gravações especiais. Ele continua como voz dos canais HBO, da 20th Century Fox e em locuções publicitárias, e está em vias de retornar à voz-padrão na televisão aberta, mas sem entrar em detalhes sobre a emissora.

*Cabe esclarecer, até para quem pensar isso, que Walker Blaz saiu da TV Band. Felizmente, ele segue firme e forte na Rádio Bandeirantes, fazendo todas as manhãs a locução do jornal falado "Primeira Hora" junto com Dedé Gomes e Dimas Aguiar, além de seguirem no ar todas as vinhetas com sua excepcional voz.

*Leio na Patrícia Kogut que o Oscar na Globo marcou 9 pontos e 33% de participação em São Paulo no domingo.

*Completa 105 anos hoje o nascimento de um dos maiores cartunistas de todos os tempos: Tex Avery, que fez história na Warner e na Metro, além de trabalhar para Walt Lantz. Tex colaborou no desenvolvimento de Gaguinho e Picolino, além de ser o criador de Pernalonga, Patolino e Droopy. Só por isso, celebremos ele eternamente.

*A saideira: exibido ontem pelo SBT, "O Retrato do General Valdés" é um episódio já regular para quem assistia "Chapolin" no Cartoon Network desde 2010, quando estreou para o Brasil. Mas no SBT, só ontem foi ao ar. Logo, em termos específicos da emissora do Silvio Santos, este foi mais um episódio inédito do Vermelhinho.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Abigail Esquivel

Abigail Esquivel, modelo paraguaia. Um banquete em forma de fêmea.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Esse esquema com apenas um volante não é o mais seguro para o São Paulo usar em grandes jogos pois dá muitos espaços na defesa, como contra o Linense. *** A Conmebol punir o São Paulo com perda de mando e multa foi dentro do esperado, mas é inaceitável o Tigre ser punido apenas financeiramente, quando deveria no mínimo ter tido o dobro da perda de mandos por ter feito o anti-jogo na final da Sul-Americana, causar confusão no vestiário e não voltar para o segundo tempo. *** Já passou da hora da maioridade penal no Brasil valer a partir dos 16 anos. Se o cidadão é capaz de votar, é capaz de responder seus atos. *** O Campeonato Carioca perdeu muito do charme e da possibilidade de surpresa aumentado para 16 times. Com 12, os pequenos tinham mais chance de surpreender, principalmente na Taça Guanabara; com mais jogos. *** Exagerada essa pré-temporada do Atlético Paranaense até março ou abril. Tudo bem preparar o time, mas como não é uma equipe brilhante tecnicamente, poderia ir ganhando ritmo de jogo no Paranaense. *** Anne Hathaway ficou um pouco estranha com cabelo 'joãozinho'. Não vi muito do Oscar, mas chama a atenção um filme ambientado no Irã ter ganho como o melhor. Ainda não vi 'Argo', mas parece ser interessante. *** Complementando a lista de belas de 'Salve Jorge' citadas pelo Hugo Leonardo Souza Pinto, lembro de Tânia Khalil, Cléo Pires, Paloma Bernardi e mesmo Totia Meirelles, que está em ótima forma." (Alexandre Rodrigues Alves)
Veneninho da minha parte: o Hugo só citou as que curte. As não citadas ele não curte. (risos)

"Os corintianos devem estar muito temerosos com a possibilidade do recurso impetrado pela diretoria não passar e procuraram de todas as formas sensibilizar a Conmebol. Acredito do fundo da alma no sentimento dos atletas, mas as manifestações da Gaviões... Me poupem! Eu preferia mil vezes uma faixa com os dizeres 'Kevin, vá direitinho para a escola amanhã' ao invés desse 'Kevin, fica em paz', frase escrita de forma errada se eles queriam expressar um desejo. Aliás, eu preferia não ter lido nada e mesmo jamais ter tomado conhecimento da existência do garoto boliviano. Seria um sinal de não teria ocorrido aquela tragédia. Mas ela existiu e o exemplo tem que ser dado. E não é porque é o Corinthians, não! Se a Conmebol afinar, ficará mais desmoralizada do que já é. E não tenho dúvidas que o Corinthians será vaiado em todos os países em que for jogar nesta Libertadores, tal a má vontade criada com o time e a sua torcida. *** Wilson Simonal era um craque da canção e isso fica claro no documentário sobre ele. Se tivesse que escolher uma única música dele, esta seria a impagável 'Mamãe Passou Açúcar em Mim'. Pelo excelente arranjo, acho que César Camargo Mariano devia ouvir muito Chris Montez à época. *** Não me lembro de ouvir 'Vesti Azul' no 'CBN Esporte Clube', mas 'Trem Azul' lembro que era tema do Cruzeiro. Se você diz que tocava o tema do Simonal, então devia ser para o Grêmio." (Clayton Moreira)
Então, você não era ouvinte atento do programa do Juca Kfouri, pô (eh, eh). Pelo menos desse eu posso falar com alguma propriedade a mais, ouvinte que sou do esporte da CBN desde 2000.

"Tem corintiano simplesmente ridicularizando, dizendo que é melhor sair da Libertadores, que o clube não tem culpa, que o cara que lançou o sinalizador nem corintiano é, entre outros. Nenhuma punição vai trazer de volta a vida do garoto, falando no lado esportivo da coisa, mas até concordo que essa punição é a mais adequada ao caso, pois a torcida vai pensar duas vezes antes de cometer essas atrocidades. Se ocorrer de novo, se aplica a punição máxima por ser reincidente. E muito tem se falado na questão econômica, em que pese a Libertadores não ter muitos atrativos financeiros em termos de premiação e cotas. Simples: não participa. Dá a vaga para outros que queiram participar. Realmente, hoje o Campeonato Paulista tem uma rentabilidade maior do que a Libertadores, mas então vem outra questão: os clubes deveriam pressionar a Conmebol para mudar esse quadro." (Fabiano da Silva Dias)

"O San José também tem culpa pois deixou o torcedor entrar com o sinalizador. Se jogar sem torcida, duvido muito que o Corinthians mantenha o mesmo desempenho de 2012. *** Em vez de gastar os tubos em contratações milionárias, o Flamengo preferiu jogadores de qualidade a custo zero ou por empréstimo e apostar na base, o que vem dando muito certo. Se continuar mantendo essas atuações, Rafinha tem um futuro brilhante. João Paulo vem resolvendo o problema da lateral, carente desde a saída do Juan. E quando se encaixar e recuperar ritmo de jogo, Carlos Eduardo será muito importante no 4-3-3 ajeitado do Dorival Júnior. *** O Barcelona não mostra o mesmo futebol da Era Guardiola. Não arrisca chutes de fora da área e não tem um centroavante finalizador. É um super time e ninguém discute isso, mas tem que contratar urgentemente um camisa 9 para ajudar quando Messi for bem marcado ou anulado." (Fernando Clemente)

"Dúvida: o Santos x Corinthians do próximo domingo será o primeiro no Morumbi desde a histórica final de 2002?" (Fernando Henrique França Gemignani)
Com mando santista, sim, mas não no geral. Já aconteceram dois com mando corintiano: empate por 1 x 1 no Brasileiro de 2003 e vitória santista por 1 x 0 no Paulista de 2006.

"No 'Pânico na Band', Emílio Surita se confundiu e disse que estavam ao vivo na Jovem Pan. Aí, corrigiu dizendo que era na Band, e que na Pan FM o programa era na segunda-feira." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Só eu acho muito esquisita essa combinação da TV Bandeirantes mostrar a versão televisiva de um programa da Jovem Pan FM, sendo as duas redes fortes concorrentes no AM tanto no jornalismo quanto no esporte? Sei lá, sempre acho estranhas essas "cruzadas" entre TV de um grupo e rádio do outro, igual era na época do Milton Neves ao mesmo tempo na TV Record e na Rádio Bandeirantes. Não soava qualquer estranhamento assim - pelo menos para mim - quando o "Pânico" estava na RedeTV! pois ela nunca atuou no meio rádio, a exemplo do SBT e diferentemente da Record, da Bandeirantes e da Globo.

"Esse tipo de solução da organizada do Corinthians só daria certo aqui no Brasil, onde apresentar um menor para assumir um crime é um fato corriqueiro. O time tem que ser excluído da Libertadores. Recentemente, destruíram até o aeroporto e ficou por isso mesmo. Enquanto os políticos desviam dinheiro dos cofres paulistas para a construção do estádio, os corintianos pagam 40 milhões para contratar Alexandre Pato. Isso é um absurdo, mas graças a Deus lá no Paraguai e na Bolivia tem justiça e isso não vai ficar impune." (Renato Resende)

"Carlos Alberto deu um carinho frontal, uma cotovelada e não aconteceu nada, além de ser marcado errado um impedimento. Já os zagueiros do Duque de Caxias foram minados pelo juiz com os cartões em faltinhas. Esse foi um típico juiz que apita a camisa. E Charles Chad estava inspirado em Diego Souza e Deivid. Se estivesse inspirado em Edivaldo - artilheiro do Tricolor da Baixada na Série C 2008 -, o Duque teria vencido o desinteressado time do Vasco." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia I

Cantor fácil de ser encontrado nas rádios FM light, Michael Bolton completa 60 anos nesta terça-feira. Quem vê as novelas lembrará dele por "All For Love", tema dos personagens de Giovanna Antonelli e Murilo Benício em "O Clone". Mas ele se popularizou mesmo em 1991, ao ganhar o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo tema que está aqui: "When a Man Loves a Woman". Este vídeo que peguei traz Michael em registro ao vivo junto com Percy Sledge, que imortalizou esta canção em gravação original.

Clipe do Dia II

Histórico cantor de rock e R&B, Fats Domino chega hoje aos 85 anos. Dele, curta aqui "I'm Walking".

Clipe do Dia III

Se não tivesse falecido em 1993, a "Personalíssima" completaria 90 anos nesta terça. Assim Blota Júnior chamou Isaurinha Garcia, uma das grandes cantoras da música popular brasileira, com carreira de mais de cinco décadas. Um destes momentos está aqui, infelizmente com som apenas de um dos lados, mas tão histórico que preciso trazê-lo: "Nos Seus Braços", cantada por Isaura na TV Record dos áureos tempos da década de 60.

Arremate

A dois gols do tal milésimo (segundo ele, claro), Túlio Maravilha tá inscrito no BID pelo Botafogo. Será que...?

"24 Horas" volta antes que o Fogão resolva colocá-lo em campo num jogo oficial!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.