.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 25 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 173
Ainda a tragédia de Oruro

O argumento da Gaviões da Fiel, de prometer apresentar hoje um menor de 17 anos como responsável pelo disparo do sinalizador que matou o torcedor Kevin Espada em San José x Corinthians, foi visto com olhares tortos por muita gente, pelo que acompanhei principalmente nas redes sociais. No caso, uma desconfiança manifestada por muitas pessoas, como se essa fosse uma tática para limpar a barra de gente com culpa no cartório. Claro que, daqui a pouco, pode ter um fundo de verdade na história. Mas li poucas damas e cavalheiros acreditarem nela.

A Globo mostrou no "Fantástico" deste domingo uma entrevista com este menor. Algumas impressões que vi o pessoal soltar do material do Valmir Salaro (que não assisti): não convenceu muita gente a justificativa do jovem, de ir na 25 de Março, ver um sinalizador e comprá-lo para o jogo, assim, na maior; o guri pareceu muito calmo para quem assumiu um crime chocante desses, estando a mãe mais sentida por isso do que ele.

Outros questionamentos do pessoal: não ficou explicado como o menor, de origem humilde e que não trabalha, conseguiu dinheiro para viajar pra Bolívia num meio de semana; não ficou especificado se a autorização para ele viajar foi assinada pela mãe, se teve outro responsável ou se houve alguma falsificação (hoje pela manhã, em depoimento aos jornalistas na Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, o advogado disse que sim); não foi destacado se ele já tinha se envolvido em brigas de torcida e se já tinha viajado para outros jogos.

Além disso, pegou muito mal a história do advogado do guri servir à Gaviões da Fiel e dizer que tem como provar que foi ele o autor do disparo do sinalizador (tanto por ele ser advogado de uma parte interessada na história e por ser completamente incomum um advogado dizer que pode provar que seu cliente cometeu um delito). Isso, sem contar o fato do jovem primeiro ter dado entrevista para a Rede Globo antes de se entregar à Polícia. Enfim, uma história que não pareceu muito bem contada, mas que deve ser devidamente averiguada, evidentemente.

Enquanto isso, os 12 corintianos detidos na quarta-feira continuam presos na Bolívia. Cuidemos as novidades deste caso, que tem como plano central essa questão da punição ou ausência de punição ao Corinthians (e infelizmente continua, para um tantão de gente, vista unicamente sob ótica clubista, seja de quem defende o clube mais do que defende a própria vida, seja de quem quer que ele se dê mal como se nada mais importasse na vida), mas que, acima de qualquer coisa, envolve uma morte e a busca pelo seu autor para a devida condenação, além de uma tomada de ação contra riscos de novos casos assim, sempre em benefício da gente de bem nos estádios.

Destaques pelo Brasil

Paulista - Após 9 de 19 rodadas, 19 pontos são somados pelos líderes São Paulo, que trincou o Linense (e está com um jogo a menos), e Ponte Preta, que só empatou em casa com o São Bernardo. 17 pontos quem têm são Mogi Mirim e Santos, este ganhando de virada sobre o XV de Piracicaba. Vencedor pela contagem mínima diante da União Barbarense, o Palmeiras está com 16 pontos, a exemplo do Linense. Ganhador sobre o Penapolense após uma hora de paralisação, o Botafogo tem 15 pontos, enquanto 14 quem tem é o Corinthians, que empatou na finaleira com o Bragantino. O destaque negativo é o São Caetano, que levou 3 do Mirassol e é o lanterna, com 5 pontos. Enquanto isso, no "The Romance Championship" (Série A2), a Portuguesa derrotou o Rio Claro e está na liderança junto com o Grêmio Osasco, que estreou Viola - aquele! - no empate com o São José.

Carioca - Enquanto o Flamengo cumpriu tabela ganhando rapidinho do Olaria com direito a um espetacular gol de falta do Renato Abreu, a briga pelas outras vagas na semifinal da Taça Guanabara deu o tom do domingo. E não foi fácil a treta. O Vasco precisou virar para ganhar do Duque de Caxias, o Botafogo empatou com o Boavista e o Fluminense a mesma coisa com o Madureira. Então, a semifinal terá Vasco x Fluminense, às 6 e meia da tarde do domingo, e Flamengo x Botafogo, às 4 da tarde de domingo. Consequentemente, todos com semana livre para trabalhar com vistas a estes jogos, menos o Flu, que vai ao Chile enfrentar o Huachipato, pela Libertadores.

Mineiro - Concluída a terceira rodada (aberta ainda no fim de semana da primeira pelo clássico vencido pelo Cruzeiro sobre o Atlético), o América jogou em Belo Horizonte e venceu a Caldense, chegando aos 4 pontos. O Galo soma 6 e a Raposa tem 7. Lá, a parada é rápida, apenas 11 rodadas para saírem as semifinais.

Capixaba - Teve clássico neste fim de semana e deu Desportiva, com 2 x 1 sobre o Rio Branco. Enquanto quem ganhou está com 13 pontos, quem perdeu soma 6. Lá, são 10 times e já foram disputadas 5 rodadas.

Gaúcho - Naquele que não foi o jogo 200 do D'Alessandro (recontaram em cima da hora as partidas e definiram que ele completou 197), o Internacional foi superior aos reservas do Grêmio e, com autoridade, foi pra semifinal da Taça Piratini em um Gre-Nal que foi bem chatinho. O adversário será o Esportivo, que segurou o empate nos 90 minutos com o Lajeadense e se deu bem nos pênaltis. O mando de campo é colorado, logo, a partida será no Centenário, às 4 da tarde no domingo. No mesmo horário, mas no próximo sábado, a outra semifinal terá o São Luiz recebendo o Caxias. O rubro de Ijuí venceu o Cerâmica e o Bepe aplicou três no São José.

Catarinense - A Chapecoense está na semifinal, resolvido foi o primeiro turno a uma rodada do seu fim. Ela fez sua parte ao quinar o Guarani e ir aos 21 pontos. A mãozona do Criciúma foi providencial, pois seu triunfo deixou o Figueirense parado nos 16. Enquanto isso, Avaí e Joinville foram derrotados por Metropolitano e Juventus.

Paranaense - No "Atle-Tiba do rádio", o Coritiba venceu o Atlético e chega à última rodada do primeiro turno na liderança, com 24 pontos (enquanto o rubro-negro soma 11). Com isso, tanto faz o Paraná ter perdido para o Cianorte e parado nos 17 pontos, pois nem vitorioso chegaria vivo no próximo domingo. Quem brigará pelo turno com o Coxa é o Londrina, que venceu o J. Malucelli e foi aos 23 pontos. Aliás, coincidência daquelas: a disputa na última rodada será justamente entre Londrina e Coritiba, na casa do Tubarão. Não é final, mas "é" final.

Goiano - O Goianésia chegou à liderança com 17 pontos após vencer o Aparecidense. Também com 17, o Goiás terminará a rodada esta noite ao duelar com o Rio Verde. O Vila Nova foi aos 13 pontos ao aplicar 5 tentos no Itumbiara - com três do Hyanthony. Já o Atlético foi aos 8 pontos e está três acima da zona de descenso ao empatar com o Grêmio Anápolis.

Paraense - O Paysandu saiu na frente, o Remo empatou nos acréscimos do tempo final e empatado acabou o clássico que abriu a final do primeiro turno. Na volta, o campeão será quem ganhar o jogo, e empate é do Remo.

Potiguar - A primeira fase foi concluída com empate entre Baraúnas e Potiguar, no clássico de Mossoró, e triunfo do Santa Cruz nos instantes finais sobre o ASSU. O Santa acabou vencedor desta primeira fase.

Pernambucano - A segunda fase começou com o Náutico aplicando 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 no Petrolina, sendo três só do Rogério - e Kieza não jogou pois deve deixar o Timbu para jogar no futebol chinês. No encontro que não ocorreu na Copa do Nordeste, o Sport perdeu fora de casa para o Salgueiro. Já o Santa Cruz derrotou de virada ao Pesqueira. E no grande jogo da rodada, Ypiranga e Porto empataram em 3 gols (0 x 2, 1 x 2, 1 x 3 e 3 x 3).

Copa do Nordeste - Início intenso de semifinal. O Fortaleza abriu dois gols de vantagem, mas o Campinense diminuiu e voltou à ação (ainda mais que gol fora é critério de desempate). Com isso, vitória por 1 x 0 bastará à Raposa, enquanto o Leão joga por vitória e empate. Empate foi o resultado de um agitado ASA x Ceará, com o time alagoano na dianteira, o Vozão virando e depois sendo igualado. É um cenário igual ao de Fortaleza x Santa Cruz, ou seja: 0 x 0, 1 x 1 e 2 x 2 são do Ceará; de 4 x 4 em diante, do ASA; e quem vencer o jogo é finalista. As voltas acontecerão no domingo que vem, a de Campina Grande às 4 da tarde e a de Fortaleza às 6 e meia.

Destaques pela Europa

Espanha - Após 25 de 38 rodadas, o Barcelona lidera com 68 pontos depois de vencer o Sevilla, de virada, com Messi chegando às 15 rodadas seguidas com pelo menos um gol. Nem tem mais graça. (risos) Na distante segunda posição, o Atlético de Madrid foi aos 56 pontos com Falcao Garcia salvando a lavoura sobre o Espanyol. Com 52 está o Real Madrid, que bateu de virada do La Coruña, com direito a empate marcado pelo Kaká. Agora, é aguardar neste meio de semana a Copa do Rei, com Barcelona x Real e Sevilla x Atlético abrindo a semifinal.

Itália - Passadas 26 de 38 rodadas, a Juventus fez sua parte e soma 58 pontos depois da trinca diante do Siena. O Napoli está com 51 e joga hoje contra a Udinese. Medo. Medo... No clássico milanês, Internazionale e Milan empataram em 1 gol. O jogão mesmo teve o Cagliari na frente, o Torino virando, o Cagliari "revirando" aos 42 do segundo tempo, o Torino chegando aos 3 x 3 aos 46 e o Cagliari finalmente vencendo aos 49. Que maravilha!

Inglaterra - Depois de 27 de 38 rodadas, o Manchester United está tranquilo na dianteira, com 68 pontos depois de fazer sua parte contra o Queens Park Rangers. Nem fez diferença o Manchester City ir aos 56 com o sucesso contra o Chelsea, que tem apenas 49 e tem mais é que se contentar de ter passado de fase na Liga Europa.

Alemanha - 6 x 1 do Bayern no Werder Bremen. 1 x 1 do Borussia Dortmund com o Monchengladbach. Jogadas 23 de 34 rodadas, o time de Munique tem 60 pontos, 17 a mais que o Dortmund. Qual é a graça da Bundesliga este ano, vivente? Espero que Bayern x Dortmund, pela Copa da Alemanha, seja ao menos mais divertido.

França - Concluídas 26 de 38 rodadas, o Paris Saint Germain mantém a primeira posição após ganhar o clássico com o Olympique. Na hora, cheguei a ler no Twitter que Lucas tinha feito seu primeiro gol pelo PSG. Mas nada. Foi tudo obra daqueles que, a exemplo da FIFA, querem abolir o gol contra do futebol e fazer de conta que ele não existe. (risos) Foi do N'Koulou o tento creditado pelo povo twitteiro ao brasileiro - que ainda guardará o seu, evidente que sim. O PSG tem 54 pontos, três a mais que o Lyon, vencedor diante do Lorient.

Portugal - Após 20 de 30 rodadas, é inacreditável, mas o empate de Porto e Benfica na liderança persiste. Um derrotou o Rio Ave e o outro superou o Paços Ferreira. 52 pontos para os co-líderes. Lá embaixo, o Sporting tem 7 pontos acima da zona de rebaixamento, mas deu sopa pro azar ao perder para o Estoril, fora de casa.

Curtinhas

*O Boa Esporte tem interesse mesmo em contratar Bruno para seu goleiro, caso ele seja inocentado no julgamento do próximo dia 4 de março, ou diz isso só para aparecer na mídia e ganhar holofotes?

*Mais Minas Gerais: sabe o Poços de Caldas? Acabou. Não foi em um jogo. Foi no todo. O clube comunicou a Federação sobre o fim das suas atividades por falta de condições financeiras. Primeiro, o Amaral "Coveiro". Depois, o Cléber sair do comando técnico. Agora, acabar tudo. O Vulcão parou no fundo do vulcão.

*Campeão da Taça Brasil de 1966, da Copa Libertadores de 1976 e de dez Mineiros (1965 a 1969, 1972 a 1975 e mais 1977) pelo Cruzeiro, além da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, Wilson Piazza completa hoje 70 anos. Volante e zagueiro, ele é um dos maiores jogadores da história da Raposa, da qual foi capitão.

*Que coisa esse acidente na Nationwide Series da Nascar, eita nóis... 12 carros envolvidos e 32 feridos. Bah...

*Vôlei feminino: o Brasil soube que terá China, Rússia e Suíça no seu grupo do Montreux Volley Masters, ao passo que Alemanha, Itália, Japão e República Dominacana estarão no Grupo B. O torneio vai de 28 de maio a 2 de junho. Bem que as gurias brasileiras poderiam ser campeãs no dia em que este PB completará 10 anos.

*Logo mais, SESI x Praia Clube começa a fase quartas-de-final da Superliga Feminina de Vôlei.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Como se sabe, José Luiz Datena não apresenta a "Manhã Bandeirantes" dos estúdios da Rádio Bandeirantes, em São Paulo, e sim de um estúdio com linha digital montado na sua residência, em Barueri. Nesta segunda, o homem estava tiririca da vida com a Vivo, que deixou a linha desconectada. Com isso, ele teve que apresentar o programa por telefone convencional - e, claro, isso resulta num som bem diferente do habitual. Sobrou queixas do homem também para a Sky, cuja imagem tá fora do ar no seu lar e até agora não resolveram o problema.

*Agostinho Teixeira concluiu o programa sozinho pois a linha telefônica do Datena caiu antes do fim e não voltou.

*Leio no Flávio Ricco que a TV Band está promovendo algumas mudanças no "Primeiro Jornal", que afetam até mesmo Luciano Faccioli. Ele não bate mais palmas e, a pedido da direção, vai aposentar o "olha a hora".

*Como se sabe, Luciana Liviero está retornando ao Brasil - a cuidar para qual atividade. Deu para sentir isso mais um pouco no "Fala Brasil" desta manhã, quando apareceu a nova correspondente da Record em Nova York: Paula Moraes, que estava na emissora do Rio de Janeiro. Foi dela a reportagem sobre o Oscar.

*Não deixa de ser curioso: mesmo agora estando no rodízio de apresentadores do "Jornal Nacional" aos sábados, Evaristo Costa apresentou o "Globo Rural" deste domingo, formando dupla com Helen Martins.

*Para não deixar de registrar: assista aqui (postado por cantinhochsite) o episódio perdido do "Chapolin" que o SBT resgatou no último sábado, "Chapolin Vemos, Cérebros Não Sabemos". Sem exibição desde 2003, esta versão de 1974 é a original e tem Ramon Valdés como o doutor maluco. Desde então, transmitiam somente a versão posterior, com Ruben Aguirre no autor da terrível e diabólica experiência.

*Rápidos pitacos do Oscar: Anne Hathaway me surpreendeu por ter enfeiado, não apenas pelo cabelo "joãozinho" (que dá certo na Mariana Godoy e na Sandra Annenberg, mas não nela), mas pelo rosto ter perdido o encanto e a doçura adorável que me conquistaram em "O Diário da Princesa" e outros filmes; muito melhor que ela estava Jane Fonda, aos 75 anos, mesmo vestida de gema de ovo; no obituário, perfeito o gancho ao encerrá-lo com a lembrança de Marvin Hamlisch seguida da espetacular Barbra Streisand cantando "The Way We Were"; o empate na categoria Edição de Som foi apenas o terceiro na história do prêmio (somado a Melhor Ator em 1932 e Melhor Atriz em 1969); e Jennifer Lawrence ganhou duas estatuetas: Melhor Atriz e Melhor Tombo.

*Menção à parte: viva Swansea! Primeiro, o time da cidade ganhou a Copa da Liga Inglesa ao atropelar sem dó e nem piedade o Bradford. Depois, Catherine Zeta-Jones apresentou-se majestosa no Oscar, fosse com o vestido dourado ou fosse enlouquecendo o macharedo ao reviver ao vivo no palco um número do musical "Chicago".

*A saideira: completa hoje 30 anos a morte do dramaturgo Tennessee Williams, que tinha 71 anos quando morreu e é autor das peças "Um Bonde Chamado Desejo" e "Gata em Teto de Zinco Quente", que venceram o prêmio Pulitzer e renderam dois grandes filmes ("Bonde" com Marlon Brando e "Gata" com Elizabeth Taylor).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jeri Ryan

Jeri Ryan, atriz, que aparece na Globo toda sexta para sábado em "Prova do Crime". Eu já tinha notado essa loira bonita (filha de americanos, mas que é alemã de Munique e que se mudou pros EUA ainda criança) em outros filmes e seriados. Ela tem algo que não sei direito o que é, mas é irresistivelmente atraente.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Hoje, excepcionalmente, deixo de atender às mensagens dos amigos do Brasil. Volto a publicá-los na coluna de amanhã, com a tranquilidade e a atenção que merecem, além de um destaque maior por, como sabem, a segunda-feira ser apenas uma "extensão repercutidora do domingo".

Clipe do Dia

"Here Comes The Sun", "Taxman", "While My Guitar Gently Weeps", "All Those Years Go", "Give Me Love", "My Sweet Lord"... Tem como não gostar de George Harrison? Hoje, completa 70 anos o nascimento de mais um dos tão marcantes Beatles, que nos deixou no fim de novembro de 2001. Separei três momentos dele: começo aqui com "Something", um dos maiores clássicos dos Beatles; continuo aqui com "This Is Love", que é uma das que mais gosto particularmente; e concluo aqui com "Faster", onde George declara seu amor pela Fórmula 1.

Arremate

A cidadã que parou na Internet pelo selinho no Fred tá com convite para posar nua? Brasil, sil, sil...

"24 Horas" volta antes que a guria invente de aceitar a proposta para faturar uma grana!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.