.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 22 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 171
Tentando manter a sensatez

Quando concluí a coluna desta quinta-feira, eu estava com a cabeça em outras coisas minhas mesmo, e só depois é que fui mais a fundo na história ao ler bastante, me informar e tudo mais. É um assunto delicado de comentar, não só por envolver algo tão doído como uma estúpida morte em um espaço que deveria ser só de alegria (um estádio de futebol), como também por lidar com algo que gera reações quase que inacreditáveis: o clubismo, seja de torcedores do time envolvido no fato ou dos torcedores do rival do clube envolvido. Fato é que não é uma história com inocentes ou "santinhos". Todos tem sua parcela de culpa, maior ou menor.

Difícil manter a sensatez e quanto mais "agradar" a todos numa hora dessas - se bem que "agradar" não é o objetivo ao dar uma opinião e sim dizer aquilo que você acha, concorde ou discorde esse ou aquele -, mas nos próximos comentários curtinhos deixarei minha opinião, ou ao menos tentar isso. Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, aconteça o que acontecer daqui para a frente, infelizmente isto não trará de volta a vida do jovem que a perdeu aos 14 anos. Mas não dá para deixar isto passar em branco, sob pena de novas tristezas assim.

A tragédia de Oruro

*No fim da noite desta quinta-feira, a Conmebol informou que o Corinthians mandará seus jogos sob portões fechados e sem poder contar com torcedores nas partidas fora de casa. A decisão vale preliminarmente até uma decisão efetiva ser tomada, o que pode acontecer no máximo em 60 dias. Ou seja: se esta decisão sair apenas depois destes dois meses, todo o restante da participação corintiana na fase de grupos estará afetada.

*Em torno de 80 mil ingressos foram vendidos antecipadamente pelo Corinthians para esta fase de grupos. Com a decisão da Conmebol, isto forçará o clube a ter que devolver o dinheiro de quem comprou os bilhetes.

*Primeiro: não sei se seria caso para tanto, mas seria exagero se tanto a instituição Sport Club Corinthians Paulista quanto os torcedores prejudicados por comprarem os ingressos e não puderem ir aos jogos (mesmo que venham a ser ressarcidos) entrassem na Justiça contra os autores do originador de tudo? Isto é: responsabilizar os torcedores que atiraram o sinalizador que atingiu e matou Kevin Espada? Uma coisa não leva à outra?

*E segundo: quando uma torcida apronta uma baderna ou comete um ato grave, pelo menos aqui no Brasil, a perda de mando de campo é convertida na disputa do jogo a 150 km de distância - mas mantendo a presença dos torcedores. Mas neste caso, jogar num estádio às moscas é adequado. A alma de um jogo de futebol é a presença do povo nas arquibancadas, cantando, incentivando, reclamando, enfim, colorindo o espetáculo.

*Têm horas que é preciso ser drástico, e esta é uma delas. Imagina quão baixo astral estará o Pacaembu na quarta que vem, quando de Corinthians x Millonarios, sem um só torcedor nas arquibancadas? Ainda mais com a ausência da torcida corintiana, que sempre leva públicos em, no mínimo, bom número? Que isto sirva de reflexão para as pessoas pararem e pensarem que, se cometerem delitos graves, prejudicarão os times pelos quais torcem. Quer brigar por futebol? Fica em casa e vai para a frente do espelho. Agrida e mate a você mesmo, mas não faça mal a outros. Não sei se me expliquei bem, mas acho que entenderam o espírito do que quero dizer.

*E não custa lembrar tanto que isto vale não só neste caso da torcida corintiana, como para toda e qualquer torcida de todo e qualquer clube de todo e qualquer lugar (e infelizmente cansamos de ver exemplos negativos nesta linha, seja aqui no Brasil ou fora dele), quanto que esta é apenas uma parte do problema.

*A outra parte está no ingresso dos sinalizadores no Estádio Jesús Bermúdez. Se a Liga Boliviana confirmou que eles são proibidos, como é que um desses causou esta tristeza toda? Frouxidão da segurança ao revistar os torcedores? Me parece plausível. Então, dá também para enquadrar uma parcela de culpa para o San José, enquanto mandante - e mesmo não dá para isentar a Conmebol de culpa, pois isso é até recorrente nos seus torneios, mas nada nunca foi feito para evitar estes riscos. Por isso falei que não há "santinhos" neste caso.

*Os torcedores do Corinthians presos na Bolívia garantem ser inocentes, mas a investigação continua e, sendo apontado um ou alguns deles como autor(es) do crime, que pague(m) por isso, tanto ficando preso(s) quanto nunca mais entrando em um estádio de futebol. Não pode é a morte do jovem ter seu autor, seja ele qual for, impune.

*Este episódio que chocou a todos e deixou um clima de baixo astral nesta quinta-feira também causa debates sobre o subsídio de torcedores por parte dos clubes, sobretudo aos ditos organizados. Isso foi perguntado ao presidente corintiano Mário Gobbi em coletiva ontem à tarde e, claro, ele não gostou do questionamento.

*Enquanto isso, completamente desnecessária e grosseira a manifestação de Marcos Ferrufino, treinador do San José, que disse que os torcedores do Corinthians são mais perigosos que a altitude de 3.700 metros, que "não mata". Devem imaginar as palavras mais baixo nível que dá vontade de dizer para um idiota desta laia. Não é isentar os corintianos que lançaram o sinalizador, não. Mas o que raios tem que lembrar da questão da altitude num momento em que esta e toda e qualquer outra questão dentro das quatro linhas perde a importância?

*Por fim, foi aquilo que falei ontem por alto no tópico inicial: pautar a conversa sob ótica clubista - seja torcedores do Corinthians querendo livrar a cara do seu time a qualquer custo ou seja torcedores de outros times querendo que o Corinthians se exploda a qualquer custo - só me faz perder a crença no ser humano. O que li de besteira, de babaquice e de idiotice nestas pouco mais de últimas 24 horas não está no gibi. As manifestações racionais foram poucas, infelizmente. A questão não tem a ver com Corinthians, San José ou o raio que o parta. Tem a ver com um expediente arriscadíssimo, que causou a perda de uma vida e que precisa ser impedido de vez.

Copa Libertadores

Completando a primeira rodada do grupo do Palmeiras, o Libertad saiu na frente ao derrotar o Tigre na Argentina por dois gols de diferença, por este gol a mais de saldo sendo o time paraguaio o primeiro colocado da chave. Será justamente ele, em seus domínios, que o Verdão enfrentará na quinta-feira da semana que vem.

Liga Europa

Concluída a fase dezesseisavos-de-final, o grande destaque ficou pro Chelsea, que conseguiu a classificação diante do Sparta Praga com um gol salvador aos 46 minutos do segundo tempo. As oitavas-de-final terão estes jogos: Viktoria Plzen x Fenerbahce, Benfica x Bordeaux, Anzhi x Newcastle, Stuttgart x Lazio, Tottenham x Internazionale, Levante x Rubin Kazan, Basel x Zenit e Steaua Bucareste x Chelsea.

Curtinhas

*A derrota por 3 x 0 para o Bahia, em Salvador, em setembro de 2011, foi a última do Fluminense por três ou mais gols de diferença antes dessa para o Grêmio, primeiro a derrubar assim o Flu após 90 jogos.

*Alegando quebra de vínculo, a Eletrobras cancelou o patrocínio do Vasco, que tá num mato sem cachorro.

*O Santos desistiu de tentar o efeito suspensivo para liberar a Vila Belmiro e confirmou pro Morumbi o clássico de daqui a dois domingos, contra o Corinthians. Desta forma, Palmeiras x Paulista sai do Pacaembu a pedido da Polícia Militar e vai pra Arena Barueri, já que os dois confrontos serão simultâneos às 4 da tarde.

*A volta dos que não foram: líder da Série A2 do Paulistão, o Grêmio Osasco contratou Viola e Dodô. Ó...

*Enquanto isso, após ser passado para trás pelo empresário chileno e deixar o Poços de Caldas sem sequer ter estreado, o volante Amaral vai disputar o Campeonato Goiano pelo Itumbiara.

*Já o Boa Esporte adquiriu o atacante Betinho, aquele mesmo do gol do título da Copa do Brasil pelo Palmeiras.

*Lembram do Josiel? "Aquele", ex-Paraná e Flamengo? Reforçará o Volta Redonda na Taça Rio. Que tal?

*O debate da vez aqui na aldeia pampeana: titulares ou reservas? A pergunta é direcionada ao Grêmio para o clássico contra o Internacional? Vanderlei Luxemburgo quer time misto, mas os titulares querem jogar. E aí?

*Já tem iluminação artificial no EcoEstádio Janguito Malucelli. Assim, os jogos tanto do Campeonato Paranaense quanto dos demais torneios ali realizados poderão ser realizados à noite, provavelmente o primeiro deles sendo Atlético x Nacional, no dia 14 do mês que vem. Dado o uso constante, até que demorou para isso acontecer.

*Completa 40 anos nesta sexta-feira o ex-meia-atacante Juninho Paulista, hoje presidente do Ituano, clube onde iniciou e encerrou sua carreira, que pela Seleção Brasileira teve os títulos da Copa das Confederações de 1997 e da Copa do Mundo de 2002, além da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996.

*Por clubes, Juninho se destacou no São Paulo ao ganhar Libertadores, Supercopa e Intercontinental em 1993 e Recopa e Copa Conmebol em 1994, também pintando bem no Vasco, vencedor da Copa Mercosul e da Copa João Havelange em 2000. Seu outro título no futebol brasileiro foi o Carioca de 2007 pelo Flamengo. Ele também jogou no Palmeiras. Fora do Brasil, o Paulista defendeu Sydney, Atlético de Madrid, Middlesbrough (por ele ganhando a Copa da Liga Inglesa em 2004) e Celtic (pelo qual faturou a Copa da Escócia em 2005).

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no José Luiz Prévidi a nova e surpreendente união romântica jornalística daqui do Rio Grande do Sul: Lasier Martins, o consagrado comunicador da RBS TV, está namorando desde o fim do ano passado sua colega Janice Santos, que apresenta o "Jornal do Almoço" em Passo Fundo. A própria Janice tem postado fotos do casal em sua página no Facebook. Bom, que os pombinhos sejam felizes. E quer ver como, já, já, ela vem para POA?

*Leio na Patrícia Kogut que Renata Capucci já é mãe pela segunda vez. A repórter da Globo ganhou Diana.

*Uma foto reunindo três jornalistas do SBT: Carolina Castelo Branco, Karyn Bravo e César Filho. Carol colocou de legenda pra foto nas redes sociais: "aguarde..." Será que vem aí algum novo projeto envolvendo este trio?

*O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a proibição da imitação de Sílvio Santos por parte do "Pânico na Band". Com isso, é considerada ilegal aquela imitação feita na volta ao vivo, no último domingo. Entendo...

*Ancelmo Gois publicou que a Playboy quer Nanda Costa na capa e que teria oferecido um milhão e meio de "dilmas" à protagonista de "Salve Jorge". Primeiro: Nanda não é mulher para ser capa da Playboy, muito "nota 6" que acho ser. E segundo: se ela vale 1 milhão e meio de pacotes, quanto valerão lindas e gostosas de verdade? Só para ficar na própria novela das 9: se Nanda vale R$ 1,5 milhão, Flávia Alessandra vale uns US$ 15 milhões.

*Da série "estou ficando velho demais": Debby Lagranha, que um dia despontou na televisão ainda menininha ao apresentar o "Clube da Criança", na Manchete, e depois participar da "Turma do Didi", será mãe. Pois é...

*Há 5 anos hoje completados, a arte brasileira perdia dois atores de uma só vez. Aos 76 anos, partia Rubens de Falco, marcado pelo Leôncio de "Escrava Isaura", na Globo - e cuja última atuação na televisão foi justamente na refilmagem feita pela Record em 2004. E aos 95 anos, falecia Oswaldo Louzada, de presença forte em filmes e constante na TV a partir dos anos 70, mais lembrado como o avô da Regiane Alves em "Mulheres Apaixonadas".

*A saideira: quatro dias de "Chapolin" retornado ao SBT e o saldo é surpreendente, com três episódios inéditos e um perdido. Os dois inéditos que ainda não registrei nesta coluna (ambos postados por cantinhochsite) são este aqui, "O Regresso da Corneta Paralisadora", e este aqui, "Um Bairro Muito Tranquilo". O da corneta é em versão de 1979 e tem Edgar Vivar no lugar do já saído Carlos Villagran como a mala ricaça que quer casar com Florinda Meza, enquanto o do bairro é de 1976 e seria refilmado em versão passada no Velho Oeste e com Tripa Seca dando lugar ao Racha Cuca, ambos os brilhantes vilões do Ramón Valdés.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos mais conhecidos jornalistas da TV brasileira, Paulo Henrique Amorim completa hoje 70 anos.

Carioca e torcedor do Fluminense, começou a carreira em 1961, no jornal impresso A Noite. A partir da década de 70, foi correspondente estrangeiro tanto da revista Veja quanto depois da TV Globo, na qual também foi editor de economia. Curiosamente, após deixar a Plim-Plim em 1996, passou a atacá-la bastante. Foi a partir dele que o "Jornal Bandeirantes" foi renomeado "Jornal da Band" e ganhou um novo perfil. Nesta emissora, também fez o programa de debates "Fogo Cruzado". Paulo Henrique saiu da Band em 1999. Foi para a TV Cultura e conduziu o programa de economia "Conversa Afiada". Desde o fim de 2002, ele está na Record, onde fez "Jornal da Record: 2ª Edição", "Edição de Notícias" e o saudoso "Tudo a Ver" em formato original. Desde 2006, é apresentador do "Domingo Espetacular". Até pouco tempo atrás, fez na Record News o "Entrevista Record: Atualidade".

Este tópico traz alguns vídeos antigos do PHA, que é marcado tanto atualmente pela postura política totalmente pró-esquerda e anti-direita (especialmente no blog Conversa Afiada) quanto por ser uma das figuras públicas que os humoristas mais adoram, por sua voz e forma de se comunicar serem um prato cheio para ótimas imitações.

De 1986 (postado por oldvideocassetetapes), um "Globo Repórter" especial debatendo a reforma na economia brasileira do governo José Sarney, programa apresentado por ele e por Joelmir Beting.

De 1991 (postado por rogermania), sua participação na campanha "Invente, Tente, Faça um 92 Diferente".

De 1996 (postada por helnascimento), uma incursão esportiva: ele e Fátima Bernardes recebem no estúdio da Globo em Atlanta a seleção brasileira feminina de vôlei, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

De 1998 (postado por jwscomunicacao), um trecho do "Jornal da Band" por ele apresentado a dias da eleição presidencial. Neste período, um fato curioso: uma série de reportagens de denúncia contra Luiz Inácio Lula da Silva rendeu uma vitória judicial do então candidato, que ganhou direito de resposta de quase 10 minutos.

De 2004 (postado por rdutrabh), um trecho do "Edição de Notícias", exibido no fim da noite. Do tempo que a Record tinha jornal no fim da noite, o que não mais acontece há uns seis ou sete anos, desde que acabou o noticiário que levava o nome desta coluna aqui - mas sem relação com ela (risos) -, o "Jornal 24 Horas".

De 2004 (postado por blog48horas), um trecho do "Tudo a Ver" no dia de inauguração da nova redação da Record e da estreia de Patrícia Maldonado, que formou uma dupla muito boa com Paulo Henrique. Aliás, uma pena que este "Tudo a Ver" - cujo nome atualmente é usado por uma tranqueira inútil exibida nas tardes de domingo - tenha acabado, pois era informativo, variado nas pautas, enfim, um programa pensado de maneira inteligente.

Bela do Dia: Bianca Celoto

Bianca Celoto, repórter de TV TEM (Globo) de Sorocaba. Bonita e com graça adorável.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atualização das 18:15: por problemas de última hora, fiquei impedido de publicar as mensagens dos leitores e somente agora consigo avisá-los disso. Mas seus e-mails estão guardados na caixa de entrada e, na coluna conjunta de sábado e domingo, serão devidamente registrados. Hoje não me foi possível mesmo, mas sigam na leitura e continuem se correspondendo que bem-vindas vossas senhorias são.

Clipe do Dia

Escutei esta canção no início desta madrugada na Rádio Ouro Verde FM. É de 1976 e, do gênero leve, tem como título traduzido literalmente pro português "O Lamento de um Drogado". James Taylor a lançou no álbum "In The Pocket" e Art Garfunkel colabora com este tema. Acompanhem aqui "A Junkie's Lament".

Arremate

"Novo Pelé"? Menos, revista Time. Neymar ainda não chega a tanto. O Neymar de 2013, então, nem em sonho.

"24 Horas" volta antes que se convençam que Pelé só teve um!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.