.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 21 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 170
Morte no futebol: até quando?

Conhecida por sua omissão em diversos incidentes que caracterizam a Copa Libertadores, como pancadarias entre times e atos de selvageria de torcedores (ou de bandidos travestidos de torcedores), a Conmebol tem agora uma chance ótima para virar o jogo a seu favor: tomar alguma ação com este episódio muito triste ocorrido em San José 1 x 1 Corinthians, onde um jovem torcedor morreu ao ser atingido por um sinalizador vindo, conforme as autoridades policiais, do setor dos torcedores corintianos, tanto que muitos deles foram detidos. A bola seguiu em jogo durante todo o segundo tempo, mesmo com o fato já sabido por destacado pela imprensa. Mas já não se encarava mais a partida do mesmo jeito, vide as reações do técnico Tite e do diretor Edu Gaspar depois dela.

Eu não sei o que acontecerá diante desta tragédia. Não sei se condenarão alguém por ter cometido este crime, não sei se responsabilizarão o Corinthians pelo sinalizador partir da sua torcida, enfim, não sei o que acontecerá e confesso nem ter qualquer opinião formada neste momento, assimilando o fato que ainda estou. Só o que sei é que, se continuar "passando a mão na cabeça", a Conmebol só ficará mais desacreditada do que sempre foi. E é preciso fazer algo para não termos mais famílias tristes, igual à deste jovem. Estamos em 2013, puxa vida. Isso vale pra Conmebol na Libertadores e vale para tudo quanto é campeonato. Sinalizadores? Fogos? Vetem tudo.

E outra coisa que sei é que, para evitarmos uma perda ainda maior de crença na decência do ser humano, é melhor não ler as áreas de comentários de notícias que abordarem este assunto. Seja favoráveis ou contrários a este ou aquele lado, certas falas sobre uma tristeza dessas são de espantar pela estupidez manifestada.

Baile tricolor gaúcho no Rio

O esperado jogaço foi um horror no primeiro tempo, fraco, sem chutes em gol, enfim, pro sujeito largar tudo de mão. A partir do autogol do Bruno, tudo mudou. O Grêmio assumiu o controle da parada, foi pro intervalo em vantagem e o Fluminense não viu a cor da bola. Fred, tão comentado nestes últimos dias pelo tal vídeo do beijo na Internet, desta vez decepcionou. Por sua vez, mesmo enlutado pela morte do cunhado, Barcos teve grande atuação, colaborando para os três tentos. Só não foi 4 pois o disparo do Elano parou na trave. Maiúsculo triunfo gremista, aí sim mostrando o que se espera do time de Vanderlei Luxemburgo. Vitória para ser muito celebrada. Por sua vez, a esquadra do Abel Braga foi uma sumária decepção, de todas as partes.

Em tempo: houve impedimento no segundo gol, do André Santos. Errou a arbitragem? Claro que errou. Porém, não é caso de creditar a vitória do Grêmio a este erro pois, como sempre digo, time bom supera tudo, até erros de arbitragem. E o Fluminense poderia ter reviravoltado a situação. Mas não jogou nada e foi dominado.

E curiosíssimo: a chave está com todos os times empatados em 3 pontos após duas rodadas e com vitórias somente dos visitantes, pois o Caracas tocou 3 tentos no Huachipato, em território chileno.

Destaques dos Estaduais

Pernambucano - O Central até fez sua parte ao ganhar do Ypiranga e o Belo Jardim deu um susto, mas o Náutico saiu vencedor e, ganhando a primeira fase, classificou-se para a Copa do Brasil de 2014. Vale lembrar que esta primeira fase não contou com Sport, Santa Cruz e Salgueiro, envolvidos com a Copa do Nordeste.

Paulista - Enquanto na Série A1 o São Paulo quatrilhou o São Caetano em peleja pendente, na Série A2 foi nos minutos finais que a Portuguesa derrotou o Barueri, mantendo a terceira posição, a 2 pontos do líder Osasco.

Catarinense - E o Guarani ganhando do Criciúma na casa do adversário, hã? Bela vitória do time de Palhoça.

Liga dos Campeões da UEFA

2 x 0 sobre o gigante da vez. Tudo bem que não é um Milan à altura de outros ótimos que já assistimos, mas a força desta camisa não pode ser desconsiderada. E eu não perco por nada neste mundo o duelo de 12 de março. Apesar de expressiva a vantagem rossonera, não dou por vencida esta parada pois acho perfeitamente possível o Barcelona, por exemplo, marcar 2 x 0 e levar para a prorrogação. Mas que será muito interessante acompanhá-lo pressionado a buscar isso, será. Se na temporada passada já tivemos isso com o Chelsea fazendo 1 x 0 em Londres, agora será bem mais forte a pegada - até pelo Milan ter bem mais tradição que o Chelsea.

Enquanto isso, Galatasaray e Schalke 04 empataram por 1 gol e as possibilidades são bem mais variadas.

Curtinhas

*As manifestações do Wagner Ribeiro contra Pelé, respondendo críticas dele ao seu agenciado Neymar, só reforçam a impressão ruim que este senhor passa e reforça que quem dá atenção a ele perde muito tempo.

*Atlético Acreano x Desportiva, às 9 e meia da noite (Brasília) da quarta-feira da semana que vem, na Arena da Floresta, abrirá a Copa do Brasil de 2013. A volta, em Cariacica, será às 8 e meia da noite de 13 de março.

*Uma chuvarada daquelas deixou Porto Alegre em situação muito complicada ontem à tarde, mas outras regiões gaúchas também sofreram. Lembram das imagens do Centenário durante Caxias x Internacional? Foi ainda pior que aquilo o visto no Bento Freitas, estádio do Brasil de Pelotas. Olhem aqui (em foto de Sidney Kwecho, da Rádio Viva News, de Bento Gonçalves) como ele ficou tomadinho pela água. Muito impressionante.

*Da série "não tá fácil pra ninguém": enquanto o Passo Fundo não tem mais o volante Claiton (aquele Claiton), o América de Natal dispensou o praticamente não utilizado goleiro Galatto (aquele Galatto).

*Campeão paranaense de 1990 e brasileiro da Série B de 1995, Paulo Rink completa 40 anos nesta quinta-feira. Ele, que se naturalizou alemão e chegou a defender a seleção chucruteira, hoje é vereador em Curitiba.

*Medalha de ouro na Olimpíada de 1996, o búlgaro Valentin Yordanov vai devolver seu prêmio ao Comitê Olímpico Internacional. É um protesto contra a ideia de exclusão da sua modalidade, a luta olímpica, dos Jogos de 2020.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Em abril de 2012, uma grávida em trabalho de parto conseguiu chegar à maternidade para ter seu filho ao ser orientada pelas dicas da Rádio SulAmérica Trânsito FM de São Paulo. Pois um caso igual aconteceu anteontem. Uma moça grávida teve sua bolsa estourada e ela e o marido estavam em um congestionamento na Rodovia Ayrton Senna. As orientações das apresentadoras Ana Paula Rodrigues e Daniela Florenzano, além de dicas de outros ouvintes, felizmente deram certo e a moça chegou ao hospital, teve seu filho e o final foi feliz. Boa!

*Fundado em 1996, o Canal Rural não é mais da RBS. O grupo gaúcho vendeu a emissora para a empresa J&F Investimentos. Leio no José Luiz Prévidi que a negociação ainda precisa ser aprovada pelo CADE e que grande parte da equipe daqui de Porto Alegre deve ser reaproveitada pela RBS, enquanto quem está em São Paulo ficará com os novos donos. E leio no Flávio Ricco que a empresa que adquiriu o Rural pertence ao Grupo JBS, cujo dono é Joesley Batista, que vem a ser o vivente que casou com a Ticiana Villas Boas, do "Jornal da Band".

*Leio no Flávio Ricco que a Record conclui uma proposta de não só enviar uma equipe de reportagem até o Vaticano para cobrir a escolha do novo Papa, como também de convidar um padre para servir de consultor. Ó...

*Leio no Comunique-se que um ex-funcionário da RedeTV! - que prefere não ser identificado, certamente para não sofrer consequências ou algo grave - criou no Facebook uma página chamada "RedeTV! me deu calote", onde denuncia a falta de cumprimento de compromissos da emissora. O autor da página, por exemplo, não recebeu a segunda parcela do 13° salário, a multa de aviso prévio, a rescisão contratual e o FGTS. Que barbaridade.

*A saideira é com datas desta quinta-feira: 95 anos do nascimento de Alberto Ruschel, ator do cinema brasileiro e astro do filme "O Cangaceiro" (1953), que morreu em 1996; 70 anos de David Geffen, um dos fundadores do estúdio Dreamworks junto com Steven Spielberg e Jeffrey Katzenberg; 60 anos de William Petersen, que foi o Gil Grissom de "CSI"; e 50 anos de William Baldwin, um dos vários irmãos atores da família do Alec.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jennifer Lawrence

Jennifer Lawrence, atriz, indicada ao Oscar por "O Lado Bom da Vida". Olhando esta gatinha, dá para pensar que o título do filme se refere a ela.

A saideira

Várias mensagens no Twitter e no Facebook eu deixei pendentes, outros assuntos abordarei nas próximas colunas. Vou atendendo ao longo desta quinta e sexta-feiras, essa readaptação ao horário normal não tem sido fácil. O sono chega forte após meia-noite, "capoto", acordo lá pelas 6 e meia e tenho de fazer tudo do site na correria. Peço sua compreensão, tentarei ajustar isso. Difícil pra vocês, mais difícil ainda para mim.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Tudo bem que essa fase do Paulista permite testes e que Ney Franco pareceu querer 'acordar' Wellington depois do jogo ruim contra o Atlético Mineiro, mas não começaria ontem com ele no banco. Além disso, Douglas marca muito mal na lateral e não há uma vantagem tão grande entre Cortez e Carletto, apenas razoáveis. De todo modo, do meio para a frente, o São Paulo mostrou qualidade para revirar contra o São Caetano. E pena que Jobson é muito problemático, pois jogou demais no primeiro tempo e cansou no segundo. *** Claro que o Grêmio está desentrosado e isso pesou na primeira derrota, mas é um time de qualidade e não poderia ser dado como eliminado já no primeiro jogo. Muita gente embarcou nessa até por birra contra Vanderlei Luxemburgo. O grupo é razoavelmente tranquilo e ele e o Fluminense devem passar. *** O Milan tem bons e experientes jogadores do meio para a frente, nenhum genial, mas com qualidade e vontade. Faltou ao Barcelona um atacante mais efetivo para ajudar Messi e mais profundidade ofensiva. *** Em que pese o Málaga jogar a volta em casa, o Porto tem uma boa vantagem. *** Para simbolizar o espírito 'jovem' de muitas de suas contratações, o Arsenal poderia mandar um time sub-15 para a Alemanha, pois a vaga já era e o Bayern de Munique é fortíssimo candidato ao título europeu. *** Comecei a gostar do Phoenix Suns na época do Charles Barkley, que jogava muito. Foi uma certa injustiça perderem a NBA de 1993, pois fizeram a melhor campanha, mas do outro lado tinha um tal de... Michael Jordan. *** Para uma televisão como a brasileira, que tem apresentadoras lamentáveis como Christina Rocha e Sonia Abrão como 'atrações', Olga Bongiovanni faz muita falta em alcance nacional. *** Achei estranho o Troféu Mulher Imprensa considerar Adriana Araújo ainda repórter, pois hoje vejo ela mais como apresentadora." (Alexandre Rodrigues Alves)
Mas a eleição se refere ao ano de 2012, faz poucos meses que a Adriana passou a apresentar o "Domingo Espetacular" e, mesmo assim, ela continua repórter, sim. Apresenta o programa no domingo, mas continua gravando reportagens especiais ao longo da semana.

"O Corinthians deveria ser expulso da Libertadores até para servir de exemplo. Que ensinem seus torcedores a se comportar em estádios antes de pensar em disputar torneios! Mas nada acontecerá e o regulamento deverá ter como destino a lata do lixo. *** Assistir a um jogo do Barcelona é garantia de diversão: se joga bem e vence, satisfaz o senso estético de quem aprecia futebol; se perde, agrada a aqueles que não abandonam a velha mania de torcer para o mais fraco, ou seja, todo e qualquer oponente seu. *** Está caindo um bocado o nível das reprises do Viva. 'Rainha da Sucata' eu já abandonei pois os horários de meio-dia e meia-noite são inviáveis e está longe de ser um clássico. 'Selva de Pedra' de 1986 foi uma bomba que nem chegou perto do êxito da versão original. Alguém quer rever aquilo? E 'Pecado Capital' original é um megaclássico da telenovela e seria uma excelente pedida para o horário nobre. Logo, está claro que a versão que substituirá 'Felicidade' é a de 1998, que lembro bem ter sido um fracasso de crítica e público. Claro, tinha que ter o dedo da Glória Perez. *** 'Louco Por Elas' é um tratado sobre a 'bundamolice' que acomete certos homens nestes tempos pós-modernos. O protagonista é um panaca que vive à sombra da ex-mulher e é controlado pelas filhas. Tipo do homem do qual as mulheres fogem. Acho um programa bobo. Mas talvez o problema seja meu, pois não gosto de séries." (Clayton Moreira)

"Tanto San José quanto Corinthians deveriam ser punidos, o time boliviano por não oferecer condições de segurança em seu estádio (pois revista e segurança dos torcedores são de responsabilidade do mandante) e o paulista por mau comportamento da sua torcida. Exclusão é exagero, mas o Corinthians deveria jogar todas as outras partidas da Libertadores deste ano com portões fechados e sem direito a ingressos nas partidas fora de casa. Mas é Conmebol. Duvido que algo aconteça, infelizmente. As pessoas só mudarão seus comportamentos se houve punição exemplar." (João Arruda)

"Wagner Ribeiro não merece meus comentários. Só espero que não culpe o vinho ou seu primo. Talvez esta postura mercantilista e partenalista dos empresários expliquem os tantos problemas das jovens promessas brasileiras." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia

80 anos do nascimento da grande cantora Nina Simone, que morreu em 2003. Curta aqui "Love Me or Leave Me".

Arremate

Re-Pa deste domingo com arbitragem de fora. Heber Roberto Lopes, paranaense, agora da Federação de SC.

"24 Horas" volta antes do homem começar o jogo e o risco de aprontar ser alto!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.