.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 20 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 169
Noite de tricolores e alvinegros

Noite movimentada na Copa Libertadores. Atual campeão, o Corinthians vai à Bolívia enfrentar o San José de Oruro depois de ter empatado o clássico com o Palmeiras no Campeonato Paulista. O grupo do Timão começa com o Tijuana em vantagem, depois de ganhar do Millonarios em território colombiano ontem à noite.

Simultâneo à estreia corintiana, já tem segunda rodada para Fluminense e Grêmio, que "se enfrentar-se-ão-se um ao outro e vice-versa" num Engenhão que talvez não esteja muito cheio, devido ao alto preço dos tíquetes (80 "dilmas") e a fatores como o horário tardio das 10 da noite, ter TV aberta pro Rio de Janeiro e ainda não ser jogo decisivíssimo - embora para o Grêmio já seja importante, necessitado de vitória está para compensar a baixa em casa pro Huachipato. Por sua vez, um triunfo deixará o Flu bem encaminhado para as oitavas-de-final, já que terá 6 pontos ganhos nos 6 disputados. Antes dos brasileiros duelarem, o time do Chile receberá o Caracas.

Na terça-feira, os destaques ficaram para o Olimpia metendo 3 a nada na Universidad de Chile e para sucessos dos uruguaios, tanto a contagem mínima do Peñarol sobre o Emelec quanto, já na calada da meia-noite nossa (mas ainda 9 da noite dos mexicanos), o Nacional conquistar uma sensacional virada sobre o Toluca, que por duas vezes esteve em vantagem e concedeu o empate. Dos cinco gols, quatro saíram nos 11 minutos iniciais da etapa final. Depois, podre de sono que eu estava, "capotei". Mas feliz fiquei. Não perdi outros gols, vi todos.

Noite de Estaduais

O Paulista tem recuperado um jogo pendente das primeiras rodadas, quando o São Paulo estava envolvido com a fase pré-grupos da Libertadores. É uma visita ao São Caetano, que agora tem Rivaldo, ausente na data original.

No Catarinense, o Criciúma faz contra o Guarani um jogo atrasado de alguns meios de semana atrás, adiado por terem interditado o Heriberto Hulse para atender melhorias recomendadas pelo Ministério Público de SC.

E a noite é decisiva no Pernambucano, quando a última rodada da fase inicial definirá o primeiro representante do estado na Copa do Brasil de 2014. Belo Jardim x Náutico e Central x Ypiranga são os jogos decisivos. Três times brigam pela primeira posição: Náutico, com 16 pontos, 5 vitórias, saldo 8 e 14 gols pró; Central, com 16 pontos, 5 vitórias, saldo 7 e 12 gols pró; e Belo Jardim, com 14 pontos, 4 vitórias, saldo 3 e 6 gols pró.

Liga dos Campeões da UEFA

Além da Juventus, mais um time já considero classificado pras quartas-de-final: o Bayern de Munique, que tocou 3 x 1 no Arsenal em Londres. Quando estava 2 x 1, teve uma defesa dificílima do Neuer que me fez pensar na hora: "é defesa de quem vai sair vitorioso". Pouco depois, um gol esquisito aumentou a vantagem dos alemães, que mandarão a volta e tem tudo nas mãos para saírem classificados. Não aposto um dólar furado nos Gunners. Por sua vez, Porto x Málaga vai em aberto para a Espanha pois os lusos tem vantagem só de um gol a nada.

A rodada de ida das oitavas será concluída hoje com duas porfias. Uma delas é entre Milan, que foi o segundo do Grupo C (2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 7 gols pró e 6 gols contra), e Barcelona, o primeiro do Grupo G (4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 11 gols pró e 5 gols contra). A outra opõe Galatasaray, vice-líder do Grupo H (3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 7 gols pró e 6 gols contra), e Schalke 04, líder do Grupo B (3 vitórias, 3 empates, 10 gols pró e 6 gols contra). Após estes jogos, as voltas acontecerão em 5, 6, 12 e 13 de março.

A data do basquete

Um dos grandes jogadores da NBA mesmo sem ter sido campeão dela, Charles Barkley completa 50 anos nesta quarta-feira. É mais um que compôs aquela geração excepcional do início dos anos 90, que me fez curtir muito esta modalidade. Eleito o Jogador Mais Valioso da liga em 1993, disputou onze Jogos das Estrelas e teve suas camisas no Phoenix Suns e no Philadelphia 76ers aposentadas. Foi bicampeão olímpico no "Dream Team" de 1992 e de 1996, além de também dar as caras em alguns filmes como ele mesmo, casos de "Olha Quem Está Falando Agora", "Esqueça Paris" e "Space Jam - O Jogo do Século", este último o do agora também cinquentão Michael Jordan. Há muitos anos, "Sir" Barkley é comentarista da NBA na TNT dos Estados Unidos.

"É só isso, Edu Cesar?"

Sim, Carmelita Benevides, dona da confeitaria mais concorrida da zona oeste de Guaxupé, só. Tempo de menos, sono de mais (o relógio biológico ainda não me readaptou ao horário normal) e, para não atrasar tudo e colocar em dia um monte de coisas, deixarei para a próxima edição alguns assuntos ainda da pauta de ontem.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às últimas:

*A famosa logomarca com ares de galáxia do Sistema Guaíba está de volta, ao menos no Correio do Povo. Como veem aqui, desde hoje, o centenário jornal impresso pertencente ao Grupo Record desde 2007 deixou de usar a logomarca dela e voltou ao antigo símbolo, mas em linguagem moderna e não mais todo verde, como foi na fase final da TV2 Guaíba e sim em verde, vermelho e azul, que são as cores do logotipo da Rede Record.

*A Revista Imprensa divulgou ontem as ganhadoras da 9ª edição do Troféu Mulher Imprensa, que distingue as melhores jornalistas do ano anterior. Primeiro, as cinco indicadas em cada categoria são definidas através de um júri de mais de 50 especialistas. Depois, uma votação na Internet define as vencedoras. Entre os jurados, alguns nomes familiares: Alan de Faria, autor da "Zapping" do Agora S.Paulo; Augusto Nunes, de Veja; Flávio Ricco, o "guru" do "Canal 1"; Heródoto Barbeiro, da Record News; Keila Jimenez, do "Outro Canal" da Folha de S.Paulo; Magaly Prado, referência em rádio paulista; Marcelo Di Lallo, tradicional cronista esportivo; Marcelo Rech, do Grupo RBS; Rodrigo Viana, repórter do SBT; e Sérgio D'Ávila, correspondente da Folha de S.Paulo.

*Nas categorias de rádio, as ganhadoras foram: em Âncora, Ana Paula Rodrigues (SulAmérica Trânsito), que venceu Thays Freitas (Bandeirantes), Tatiana Vasconcellos (BandNews FM), Fabíola Cidral (CBN) e Alessandra Romano (Estadão/ESPN); em Repórter, Carolina Ercolin (Bandeirantes), que derrotou Michelle Trombelli (BandNews FM), Aline Martins (Globo), Kelly Matos (Gaúcha) e Marilu Cabañas (Brasil Atual); e em comentarista ou colunista, Inês de Castro (BandNews FM), superando Miriam Leitão, Mara Luquet (ambas da CBN), Lúcia Guimarães (Estadão/ESPN) e Roseann Kennedy (também da CBN). O Grupo Bandeirantes sobrou legal.

*Nas televisivas, as vitoriosas: em Âncora, Maria Cristina Poli (Cultura), que enfrentou Renata Vasconcellos (Globo), Ana Paula Padrão (Record), Christiane Pelajo (Globo) e Ana Paula Couto (Globo News); em Repórter, Monalisa Perrone (Globo), que duelou com Sônia Bridi (Globo), Adriana Araújo (Record), Délis Ortiz e Neide Duarte (ambas da Globo); e em colunista ou comentarista, Miriam Leitão (Globo) venceu Cristiana Lobo (Globo News), Denise Campos de Toledo (SBT), Rosana Hermann (Record News) e Renata Lo Prete (Globo News).

*As ganhadoras do Troféu Mulher Imprensa receberão suas distinções em evento a ser realizado em março.

*Viram quem está de volta à televisão? Olga Bongiovanni. Leio no Flávio Ricco que ela voltou para Cascavel e, de certa forma, para a Rede Bandeirantes - claro que não a matriz, mas agora terá um programa na TV Tarobá. O "Atualidades" estreará na segunda-feira, às 11 e 10 da manhã. Ah, antes que alguém estranhe o horário, saibam que a Tarobá não mostra o "Jogo Aberto" pois há anos usa seu horário para exibir programas regionais.

*Outra do Ricco é forte: mesmo sem ter falado com a Band sobre isso, Danilo Gentili deseja se afastar da TV no fim deste ano, pois perdeu a vontade de continuar após viajar no fim do ano e ver como as coisas funcionam fora daqui do Brasil. Então, se ele resolver parar, o "Agora é Tarde" durará apenas mais este ano. Que coisa, né?

*Leio na Keila Jimenez duas novelas que devem pintar em breve no Viva. Uma sucederá "Felicidade" às 3 e meia da tarde e é "Pecado Capital". A colunista não especificou qual versão, se a original de 1975/1976 ou a versão de 1998/1999. Já para suceder "Rainha da Sucata" à meia-noite, uma forte candidata é "Selva de Pedra" (1986).

*Outra da Keila: terça-feira da semana passada, a volta dos inéditos do terceiro ano de "The Walking Dead" não só deu a liderança ao canal Fox na televisão paga no horário, como ainda por cima rendeu a quarta posição em todos os canais transmitidos pelas operadoras - incluindo os abertos, o que lhe deixou à frente de Bandeirantes e RedeTV!, e atrás somente do terceiro SBT, da segunda Record e da primeira Globo. Mortos muito vivos esses.

*Leio no NaTelinha que os seriados de Chespirito tiraram terceirão na volta à hora do almoço na segunda-feira, em São Paulo. "Chapolin" ficou com 5 pontos, contra 6 da Record ("Balanço Geral") e 11 da Globo ("Globo Esporte" e "Jornal Hoje"). Já "Chaves" registrou os mesmos 5 pontos, contra 7 do "Balanço" e 9 da Globo ("Jornal Hoje" e "Vídeo Show"). Mas em breve, Roberto Gomez Bolaños haverá de derrubar Geraldo Luís.

*Primeiramente, corrigi na coluna de ontem a falta do link para o episódio inédito do "Chapolin" apresentado na segunda-feira (a versão de 1979 de "O Vazamento de Gás") - e grato ao Victor Faria pela chamada de atenção. E "segundamente", não só inéditos, mas também perdidos parecem entrar nessa leva de retorno do Vermelhinho. O episódio exibido ontem foi "A Casa Dada Não Se Contam os Fantasmas", que é aquele da casa mal assombrada onde Florinda e Carlos têm de passar uma noite para receberem uma gorda herança. Esta versão de 1974 não era exibida desde 2003 - ano em que o Polegar começou a passar apenas aos sábados e com vários episódios inéditos. Passava apenas a refilmagem "Em Casa de Fantasmas Até os Mortos Se Assustam", de 1976.

*Atualização das 13:35: SBT sempre surpreendendo. Hoje, o episódio do Chapolin Colorado é mais um inédito: "O Retorno da Corneta Paralisadora", versão de 1979, com Edgar Vivar no lugar do Carlos Vilagran.

*Completa 70 anos nesta quarta-feira o diretor Mike Leigh, que foi indicado duas vezes ao Oscar, pelos filmes "Segredos e Mentiras" e "O Segredo de Vera Drake". Será que estraguei o segredo de sua idade ao revelá-la?

*A saideira: também hoje, faz 65 anos a atriz Jennifer O'Neill, que é norte-americana, mas nasceu no Rio de Janeiro (então é brasileira, ora bolas! risos). Ela ficou famosa em 1971 pelo filme "Houve Uma Vez um Verão", mas basicamente ficou só neste sucessão, depois prosseguindo sua carreira sem outros grandes brilhos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos episódios mais tristes da história das telenovelas completou ontem 30 anos: a morte de Jardel Filho, grande ator de cinema, teatro e televisão, que sofreu um infarto aos 56 anos. À ocasião, ele era o protagonista de "Sol de Verão", novela das 8 da Rede Globo - embora seu nome fosse o último nos créditos da abertura, com aquele destaque especial para nomes de ator e personagem. A produção estava a 20 capítulos de concluir suas filmagens. Abalado, Manoel Carlos não pôde prosseguir a autoria da trama, assumida por Lauro César Muniz e Gilberto Braga, que abreviaram o fim. Como a substituta "Louco Amor" ainda não estava pronta, um compacto de três semanas de "O Casarão" ocupou a faixa das 8 neste meio-tempo. Mais trágico que este episódio, creio que só mesmo o assassinato da Daniella Perez no fim de 1992, enquanto fazia "De Corpo e Alma".

Eis duas memórias de Jardel Filho: veja aqui (postada por pugaman77) uma coleção de chamadas de "Sol de Verão", estreada em outubro de 1982 e que iria até abril de 1983, mas que terminou um mês antes, além da abertura ao som de "Tô Que Tô", de Kleiton & Kledir, com Simone; e assista aqui (postado por hkuniochi) um quadro dele com Jô Soares como dois alemães enrolados na "Praça da Alegria", apresentada por Miéle na Globo em 1977, mas em gravação feita em 1990, do SBT, quando do terceiro aniversário da "Praça é Nossa".

Em tempo: a página de Jardel Filho na Wikipédia informa 20 de fevereiro como dia de sua morte, mas o correto é 19 de fevereiro de 1983, um sábado. Consultei os arquivos da Folha de S.Paulo e ali confirmei a data correta.

Bela do Dia: Emily Blunt

Emily Blunt, atriz britânica. Lindindona até não poder mais. Não sei se é pelo cabelo ou pelo que mais, mas tem alguma coisa nela que me lembra uma conterrânea daqui da aldeia, a Gabriela Duarte, jornalista da TVCOM.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Essas candidaturas a grandes eventos esportivos parecem destinadas a quem se dispor a fazer grandes obras, que, muitas vezes, são desnecessárias. Para que fazer instalações olímpicas tendo que destruir um autódromo, só para depois ter de fazer outro? Os interesses financeiros pesam mais do que os ideais esportivos. *** Amistoso só com jogadores locais até que não é ruim - em que pese a troca de favores políticos implícita nesse Brasil x Chile de Belo Horizonte. O problema é saber o quanto esse jogo deve atrapalhar nosso calendário. *** Essa perda de mando de campo do Santos pode até ser boa, se levar o clássico contra o Corinthians para um local que seja possível obter uma grande renda. *** O Shanghai Shenhua vai perder um título conquistado em 2003 por corrupção? Já pensou se a moda pega? *** Também vi umas duas reportagens do Mauro Tagliaferri sobre a renúncia do Papa e não notei nenhuma crítica mais exacerbada da Record à Igreja Católica. *** O Pânico perdeu muito sem Carlinhos e Vinícius Vieira, que também perderam indo para a Record, e investe em alguns quadros com produtores fazendo o papel de 'atores', sendo que não têm graça nenhuma. *** 'Crazy' é boa, mas 'Kiss From a Rose' é o melhor momento do Seal. *** Altemir Cezar Alves, não critiquei a Globo e sim SBT e Band, que não transmitiram o desfile das campeãs como em anos passados. Apenas especulei que isso pudesse ter acontecido por preferirem outra coisa por causa da baixa audiência do carnaval baiano. Mas se a Globo não deixou, então a culpa não é delas. *** Rochelle só veio para o carnaval do RJ porque ela podia, pois o marido dela tem dois empregos! (risos)" (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Bayern demonstrou muita superioridade técnica e tática, demonstrando que é um sério candidato à conquista da Champions - a não ser que tenha o azar de enfrentar o Barcelona logo nas quartas. Arsene Wenger já deu o que tinha que dar no Arsenal. 16 anos e muitos títulos depois, está na hora dele seguir seu caminho e o Arsenal também dar uma mudada. *** A estreia do Corinthians me preocupa não só por ser fora de casa, na altitude e contra um time desconhecido, mas porque a equipe não tem apresentado ultimamente um bom futebol, principalmente no setor defensivo." (Paulo Henrique Gonçalves)

"A Copa do Nordeste tem algum critério de rebaixamento? E é verdade que Maranhão e Piauí serão incluídos no ano que vem?" (Raider Lopes Martins)
Primeiro: não. E segundo: não sei.

"Hernane será um bom reserva para uma temporada tão desgastante como a do Flamengo. Mais que Wanderley e Amaral ele já está fazendo! A renovação por 3 anos não me parece absurda, desde que o sálario dele esteja dentro da realidade do clube e do próprio jogador. *** Se Ney Franco não botar Ganso pra jogar, vão ficar ainda com a imagem do Paulo Henrique de 2010. Só botando em campo os torcedores verão que aquele Ganso não voltará nunca mais." (Wanderson Ferreira)

Clipe do Dia

Rihanna completa 25 anos hoje. Não é uma cantora que eu curta muito, na verdade eu até não acho ela tudo isso - nem como cantora e nem mesmo como mulher. Mas esta aqui, "Hate That I Love You", com Ne-Yo, é boazinha.

Antes do Arremate...

...peço que, se alguém souber onde fica o consultório da psicóloga feita pela Christine Fernandes no episódio de ontem de "Louco Por Elas", me avisem que vou marcar uma consulta no ato - e pago o que for preciso para tanto, só para ser tratado por aquele fascínio de loira. Ai, ai...

Arremate

O empresário chileno Celestino Zapata aprontou mais uma. Cléber não é mais técnico do Poços de Caldas.

"24 Horas" volta antes que o embromador que enrolou Amaral "Coveiro" apronte outra!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.