.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 15 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 165
Deliciosas incoerências

Um dos bons lados do futebol é ser uma das poucas modalidades esportivas - talvez a única entre as principais - que permite deliciosas incoerências, como esperarmos muito de alguém e não sermos atendidos, mas termos objetivos alcançados da parte de quem menos temos expectativas. Acho que estou exagerando, até porque foi só uma noite, mas é o que me veio à cabeça depois dos jogos de ontem pela Copa Libertadores.

O Grêmio é um dos times dos quais mais se espera, até pelos tantos investimentos feitos. Porém, a equipe não está entrosada ainda. Mal os reforços chegaram e já jogaram. Isso teve um preço: a derrota pro surpreendente Huachipato, desconhecido pela maioria e, apesar disso - ou justamente por isso -, subestimado. Na Arena com bastante chuva, o Tricolor até diminuiu o marcador na etapa final e buscou o empate até o fim, tanto que o time chileno só pôde comemorar os 3 pontos no último lance, quando seu goleiro defendeu um cabeçaço. Mesmo assim, já foi o suficiente para começar um diz-que-me-diz que pode não ser o mais proveitoso neste momento, especialmente nisso de continuar na Arena, com seu gramado ruim, ou retornar para o tradicional Olímpico. O Grêmio tem tudo para melhorar, mas já vai pressionado para o confronto com o Fluminense lá no Rio.

O Palmeiras é, dos brasileiros, o time do qual menos se espera devido ao elenco não muito bom, que ainda teve a perda do Barcos. Mesmo assim, parindo uma bigorna diante do Sporting Cristal, mas procurando superar este porém de ordem técnica - o que foi simbolizado na violência da pancada do Patrick Vieira no segundo gol -, o Verdão começou vencendo diante de sua gente e encerrou bem a quinta-feira de uma chuvarada master em São Paulo. Neste momento, era isso mesmo que tinha que acontecer: a vitória. Mais do que jogar bem, importante era abrir a trajetória com 3 pontos, para dar confiança e deixar o torcedor animado, apesar das dificuldades.

Sem brasileiros em campo, mas de interesse de dois deles, o The Strongest ganhou do Arsenal pela chave de Atlético Mineiro e São Paulo. Somando a isso as vitórias do Newell's Old Boys sobre o Olimpia e do Deportes Tolima diante do Cerro Porteño, assim encerramos a primeira semana da fase de grupos da Libertadores.

Destaques pelo Brasil

Copa do Nordeste - Com direito a Deola pegando pênalti, o Vitória abriu uma vantagem muito boa sobre o Ceará e tem tudo para ser semifinalista, já que até derrota por um gol lhe permitirá tal condição. Aliás, único encontro da rodada de ida das quartas-de-final a ter um vencedor, já que os demais terminaram empatados.

Campeonato Gaúcho - Ao ganhar do Cruzeiro, o Esportivo deixou parelha a situação do Grupo B para a rodada final do primeiro turno, neste domingo. Ele foi aos 10 pontos e está no páreo por uma das duas vagas restantes, assim como o Juventude, com 11, e o São José, com 13.

Campeonato Paraense - O Remo empatou fora de casa com o Paragominas e basta um novo empate no fim de semana para avançar à decisão do primeiro turno, provavelmente diante do Paysandu.

Curtinhas

*Apitantes da Libertadores na próxima semana: Paulo César de Oliveira em Fluminense x Grêmio e Carlos Vera (Equador) em San Jose Oruro x Corinthians. Tem ainda Sandro Meira Ricci em Peñarol x Emelec.

*Segundo a assessoria de imprensa, o Atlético Paranaense vai estrear seu time principal em termos domésticos somente na Copa do Brasil, dia 3 de abril, contra o Brasil de Pelotas. Não é um pouquinho demais isso? Um mês e meio só treinando não tá demais da conta? E o Estadual foi abandonado? Assim parece ser.

*Furacão, que Joel Malucelli disse à 98 FM que pretende levar partidas de menor expressão para o EcoEstádio e as de maior peso para estádios onde a Copa do Mundo acontecerá. Se bem entendi, por exemplo, poderia rolar por exemplo um Atlético x Paysandu aqui em Porto Alegre, no Beira-Rio (estando ele liberado, claro)?

*Ramon Menezes vai jogar o Campeonato Carioca pela Cabofriense. Será que emplaca?

*Lembram do Paulinho Kobayashi? É o novo técnico do Santacruzense, lanterna da Série A2 de SP.

*Completa 50 anos nesta sexta-feira Edu Marangon, importante jogador da Portuguesa na década de 80, sendo vice-campeão paulista de 1985. Campeão da Copa do Brasil de 1990 pelo Flamengo, da Série A2 de SP de 1996 pela Inter de Limeira, português de 1990 pelo Sporting, japonês de 1993 pelo Yokohama Flugels e pan-americano de 1987 com a Seleção Brasileira, ele também atuou em Santos, Palmeiras, Coritiba, Bragantino, Torino e Porto.

*Thomaz Bellucci eliminado do Aberto do Brasil ao tomar 6/3 e 6/2 de Filippo Volandri e com vaias ilustrando sua saída de quadra. Mesmo com a vitória reabilitadora no último dia da Copa Davis, o povo não lhe dá crédito.

*Rafael Nadal foi para mais uma rodada após 6/3 e 6/4 sobre João "Feijão" Souza. Claro que a expectativa dos torcedores é que o espanhol esteja na final da tarde deste domingo, e mais ainda que seja o campeão.

*Ouvindo e lendo mais adiante algumas novidades sobre o caso da sua namorada assassinada, fiquei ainda mais chocado ao saber do envolvimento do Oscar Pistorius nessa história. Por mais que sua história de vitória sobre um limite físico para se tornar um ícone paralímpico seja fantástica, muito do encanto dela perde diante de algo como a perda de uma vida, ainda mais da forma como acontece. História mal explicada, homem mal visto.

*O pior de tudo é eu ler no Meio & Mensagem que ele estrelava uma campanha da Nike cujos dizeres traduzidos para o português são "eu sou a bala no tambor do revólver", comparando a velocidade dela com a sua. Mamãe.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um dos símbolos do telejornalismo do Paraná encerrou sua atividade de um quarto de século. Após mais de 26 anos, Herivelto Oliveira anunciou em sua página no Facebook que deixou a RPC TV, onde foi repórter e, depois, apresentador e editor. Só não entendi pela sua mensagem se ele sai por vontade própria ou se foi desligado da empresa. Mesmo assim, é uma grande perda pois Herivelto (que, ultimamente, também apresentava programas no canal fechado ÓTV) sempre foi uma figura marcante do canal 12, destacando-se ao longo dos anos também em reportagens nacionais pela Rede Globo. A cuidar seu futuro profissional, mas evidentemente já deve ter gente da RIC (Record) de olho, assim como a Rede Massa (SBT), a Band Curitiba, a E-Paraná, enfim. Surpreendente.

*Última segunda-feira de "RJ no Ar" com mais de duas horas de duração. A partir de segunda-feira, conforme já divulgado, estreará o "Balanço Geral RJ: Manhã", que deixará a grade da Record Rio igual à de SP. Assim, Luiz Bacci enfrentará Ana Luiza Guimarães no "Bom Dia Rio" e Gustavo Marques duelará com o "Bom Dia Brasil".

*Entendo via Comunique-se por qual motivo Fernando Mitre entrou ao vivo na Rádio Bandeirantes de São Paulo direto de Roma na semana passada, poucas horas após noticiada a renúncia do Papa Bento XVI: o agora diretor nacional de jornalismo e esportes de todo o Grupo Bandeirantes embarcou no fim da semana anterior para a Europa, onde começou a ser produzido um documentário a ser gravado em Paris. Tá certo.

*Roberto Cabrini postou em sua página no Facebook: a prévia do Ibope neste começo de madrugada em São Paulo apontou 7,2 pontos e liderança pro SBT, com seu "Conexão Repórter", contra 6,9 da segunda colocada.

*Leio no Flávio Ricco que, também em Sampa City, a Band marcou 3,6 pontos depois das 9 e meia da noite da quarta-feira com o programa "Zoo", que neste período do carnaval tem sido apresentado pela Paloma Tocci e que normalmente não é exibido neste dia da semana, mas que foi ao ar pois não teve futebol para ser transmitido.

*Vale o lembrete relativo aos seriados do SBT: a partir de segunda-feira, enquanto a hora do almoço terá "Três é Demais" às 12h45, "Chapolin" às 13h15 e "Chaves" às 13h45, o fim de tarde apresentará "Um Maluco no Pedaço" às 18h15, "As Visões da Raven" às 18h45 e "Eu, a Patroa e as Crianças" às 19h15.

*Aliás, dentro da série "o povo não perdoa nada" e com essa queda do meteorito na Rússia (que tem dominado os noticiários deste começo de sexta-feira) despertando à mente a lembrança da frase "não são pedras e sim aerolitos", já pensaram se o SBT inventa de retomar o Vermelhinho justamente com este episódio?

*A saideira que leio na Keila Jimenez: "Menino de Ouro" é um novo programa que o SBT estreará em março, aos domingos, às 11 da manhã (mas dentro do "Domingo Legal" ou Celso Portiolli entrará mais tarde?). É aquele programa que quer revelar um novo bom de bola entre 13 e 15 anos. Três campeões do mundo estarão nessa: Paulo Sérgio como coordenador técnico e Zetti e Edmílson treinando os dois times de candidatos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camila Kosachenco

Camila Kosachenco, repórter do jornal Zero Hora, que vi pela vez primeira dia desses, em uma das chamadas que rodam na RBS TV e na TVCOM. Lindindona encantada.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Estive no Independência e foi vergonhoso o tratamento da Polícia Militar com a torcida do São Paulo. Para chegar no estádio, não havia sinalização clara para se chegar no local reservado aos são-paulinos e eu subia por uma rua em que também atleticanos subiam. Para quem não conhecia ou queria arrumar briga, poderia causar uma confusão. Só lá perto de onde se dividia a torcida que mandaram dar a voltar por um quarteirão (!!!) para se chegar ao cubículo reservado aos tricolores. Depois do jogo, fomos obrigados a ficar quase uma hora dentro do campo, esperando os atleticanos saindo do campo. Tudo bem esperar um pouco, mas acho que o tempo gasto e a forma que foi feito o aguardo, de forma bem desorganizada, causaram revolta em muitos são-paulinos. Sobre o jogo: primeiro tempo sonolento, sem o São Paulo chutando a gol ou penetrando na área do Atlético. Falta um atacante de maior peso na frente. Mesmo sem esse cara acima da média, Aloísio foi melhor que Douglas no setor. Aquele gol de lateral não se toma nem em pelada. Rafael Tolói deveria ser testado no lugar do Rhodolfo. O Tricolor merecia o empate no segundo tempo, mas era esperado um jogo complicado." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Domingo passado, na Super Rádio Tupi, qualificaram a Copa do Nordeste como um fracasso de público. E a causa dita por eles, foi a transmissão de TV para a praça. Mas será que é pra tanto? Como andam os públicos? Sei que a reinauguração do Castelão não lotou, mas no borderô estão lá os lucros de quase 60 mil pros times cearenses." (Wanderson Ferreira)
Não tem estádios lotados o tempo todo, mas li dia desses - esqueço agora onde para dar o devido crédito - que o Nordestão está com melhor média de público que Estaduais como Carioca e Paulista. Agora com a reta final, creio que a tendência seja ela aumentar, esperando-se casas cheias no Recife, em Natal e em Salvador.

Clipe do Dia

Um som setentista bem legal nesta sexta-feira: de 1978, curta aqui "Kiss You All Over", com Exile.

Antes do Arremate...

...e essa do Aurélio Miguel ter aumentado seu patrimônio em 25 milhas de notas em dois mandatos na Câmara de Vereadores de São Paulo? Vergonhoso. Entra na turma de Lance Armstrong e Oscar Pistorius, dos atletas vencedores que não honraram o espírito esportivo pelos mais distintos motivos. Ou estou exagerando?

Arremate

Dá para achar normal ou posso achar ridículo o Brasil estar apenas em 18º lugar no bendito ranking da FIFA?

"24 Horas" volta antes que a Seleção invente de cair fora das 20 mais!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.