.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 14 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 164
O confronto está empatado

5 jogos em Copas Libertadores disputados entre Atlético Mineiro e São Paulo, o de ontem o primeiro em 35 anos. Agora, o confronto está empatado pois, se tínhamos três empates e uma vitória paulista, agora temos também uma vitória mineira para contar história. Assim, o encontro deles em abril resolverá qual resultado será o predominante. E diante do visto no Independência, que não demore muito para o jogo do Morumbi chegar.

Foi um jogo de dois tempos distintos, o primeiro com o Galo amplamente superior e o segundo com o Tricolor melhor, mas com a diferença básica de que só o mandante pintou bem no ataque nas duas etapas. Ronaldinho não fez gol, mas foi fundamental nos cruzamentos para os tentos do Jô e do Réver. O segundo gol praticamente foi a única boa ação ofensiva atleticana na etapa complementar. Era preciso mais, se representou justamente a ampliação da vantagem? Talvez sim, para diminuir um pouco a tensão devido à diminuída pelos visitantes. Mas pensando bem, melhor não. Sempre digo que as melhores vitórias são aquelas sofridas. E o torcedor do Galo sofreu. Se Victor não defende aquele chute do Luís Fabiano e se Ganso não manda a pouquíssimos centímetros da trave canhota nos acréscimos, o Tricolor poderia ter tido melhor sorte. Mas não era seu dia, simples assim.

Esta noite, a rodada inicial do Grupo 3 será completada pelo enfrentamento de The Strongest e Arsenal.

Já o Grupo 8 começou com a marca do oportunismo do Fred. Sobrou para ele na cara do gol, caixa e ponto final. Menos emocionante que o encontro brasileiro no Independência, a vitória do Fluminense não foi facinha, pois o Caracas teve no último lance uma oportunidade muito boa e só não deu empate por um triz. O desfalque em cima do laço foi Thiago Neves, que conseguiu usar um remédio proibido antes do jogo. Pela mãe do guarda!

Logo mais, esta chave conclui sua primeira jornada com a estreia do Grêmio, que estreará o pirata Barcos e volta à Arena depois daquele incidente da grade rompida na avalanche com o golaço do Elano e após passar com a calça e a cueca na mão pela fase pré-grupos. O Huachipato é o adversário dos gaúchos, que em 2013 celebram 30 anos da sua primeira Libertadores - onde, por curiosidade, também teve um time carioca pela frente na fase de grupos (se agora será o Fluminense o oponente, em 1983 o adversário doméstico foi o Flamengo).

Quinta-feira também da tensa estreia do Palmeiras sobre o Sporting Cristal. Talvez nem venha a ser tão tensa na bola rolando, mas fora dela estes dias tem sido difíceis - principalmente para o torcedor, cuja reação devemos observar, especialmente se pintar manifestos contra a direção, já em seus primeiros dias muito contestada.

Ontem ainda, duas tradicionais esquadras estrearam na Libertadores, nos dois prélios saindo vitorioso o time de fora. Melhor para o Peñarol contra o Deportes Iquique, pior para o Boca Juniors sobre o Toluca - e isso que os argentinos tiveram seu goleiro Orión defendendo um pênalti antes de tomarem a virada dos mexicanos. Bah!!!

Northeast Champions League

A Copa do Nordeste, assim chamada de maneira criativa no Twitter pelo jornalista Fernando Graziani, teve seis gols em três jogos das quartas-de-final nesta quarta-feira, mas tudo em apenas um deles: o empate de Fortaleza e Santa Cruz, que atendeu às expectativas de quem esperava um clássico nordestino cheio de emoções. Que o mesmo aconteça com outro encontro de grandes da região, Ceará x Vitória, na noite desta quinta-feira.

Sem gols dos dois lados ficaram tanto Campinense x Sport quanto ASA x ABC, este o último jogo do time de Arapiraca em casa no próximo mês a mês e meio (já que, por comum acordo do clube com a prefeitura, o Coaracy da Fonseca será intereditado para removida ser do gramado uma praga que destrói as raízes das plantas). Desta maneira, se o time alagoano conseguir a classificação para a semifinal no próximo domingo, seu mando de campo acontecerá em outro município, cogitados sendo Maceió, Coruripe e Palmeira dos Índios.

Importante observar: o gol fora de casa é critério de desempate. Desta maneira, embora sejam mandantes, tanto Sport no sábado quanto ABC no domingo só jogam pela vitória, pois novo "oxo" resultará em tiros livres a onze passos da marca fatal (mas dá no mesmo se chamar de pênaltis) e todos os empates com gol serão tanto do Campinense no Recife quanto do ASA em Natal, assim como a vitória, claro. Em contrapartida, o Santa Cruz terá a seu favor os empates de 0 x 0, 1 x 1 e 2 x 2, com o Fortaleza beneficiado com igualdades de 4 x 4 em diante.

Destaques dos Estaduais

Pernambucano - O Náutico ganhou do Petrolina e, após 6 rodadas da primeira fase, lidera com 16 pontos. O jogo teve o início do segundo tempo atrasado devido à falta da ambulância no Estádio Paulo Coelho, pois ela tinha ido atender uma ocorrência em outro ponto da cidade e, só quando regressada, permitiu que a bola rolasse.

Cearense - O Icasa bateu o Tiradentes pela contagem mínima e, após 11 rodadas da primeira fase, está na quarta posição, com 17 pontos, sete atrás do líder Ferroviário, que ganhou do Crato fora de seus domínios.

Paraense - O primeiro turno está na rodada de ida da semifinal, ontem o Paysandu triunfando com dois gols de frente sobre o São Raimundo e esta noite o Remo visitando o Paragominas em seu reduto.

Gaúcho - A uma rodada do fim da fase inicial do primeiro turno, três quadrifinalistas já estão definidos, sendo um do Grupo A (Lajeadense, que ganhou do São José e foi aos 15 pontos) e dois do Grupo B (Internacional, que fez dobra a nada no Caxias em encharcadérrima cancha do Centenário - até agora não entendo como o apitante teve a cara de pau de autorizar o início desta peleja sob condições impraticáveis -, e São Luiz, que superou o Pelotas longe de sua gente, os dois triunfantes chegando aos 14 pontos). As outras três vagas no Grupo A estão entre Caxias (12 pontos), Grêmio - cujos reservas trituraram o Santa Cruz -, Cerâmica e Cruzeiro (todos com 9), Passo Fundo (8) e Pelotas (6). O Grupo B tem São José com 13 e Juventude com 11. Se hoje o Esportivo (8 pontos) só empatar com o Cruzeiro, o Zequinha já estará classificado. Se o time de Bento perder, o Ju também avança.

Paranaense - Após 8 de 11 rodadas do primeiro turno, o pega nas primeiras posições continua à toda. Mesmo tendo Deivid no olho da rua, o Coritiba chegou aos 18 pontos trincando o Toledo. Mesmo em território alheio, o Londrina fez sua parte diante do Operário - com gol do Dirceu, o irmão da jornalista Lara Mota - e atingiu os 17 pontos. Empatados no jogo da tarde, J. Malucelli e Paraná também estão empatados na classificação, com 16 pontos. Já os jovens do Atlético empataram com o Arapongas e mantiveram a média de 1 ponto por rodada.

Paulista - A Ponte Preta agradeceu à força dada pelo XV de Piracicaba, que empatou com o Linense, que está a dois pontos da agora confirmada líder isolada, passadas 7 de 19 rodadas desta fase inicial mais chata que jogo de damas entre tiozinhos sonolentos na casa do seu primo chato numa tarde de domingo sem futebol. No "The Romance Championship" (Série A2), a Portuguesa foi ao Vale do Paraíba e derrotou o São José, agora estando na quarta posição, com 12 pontos, dois atrás dos líderes. Foi se recuperando a Lusa nas últimas rodadas.

Tudo igual pela Europa

Não foi "massacre", como li na grande rede, mas o Real Madrid foi mais presente no campo adversário, até por começar estas oitavas-de-final da Liga dos Campeões diante de sua torcida. Welbeck deixou o Manchester United em vantagem, Cristiano Ronaldo empatou (e pegaria mal ele não estufar as redes no jogo onde era o grande protagonista) e outras tentativas não resultaram em gol, fosse pela trave atrapalhar Coentrão, fosse por De Gea fazer uma sensacional defesa com o pé em carrinho do mesmo Coentrão ou fosse por Xabi Alonso tirar em cima da linha uma tentativa do muito ativo Van Persie. Vem aí uma bela volta no Teatro dos Sonhos.

Também promete uma boa diversão a volta entre Borussia Dortmund e Shakhtar Donetsk, empatados em duas proezas na Ucrânia. Se durante a bola em jogo os sorrisos apareceram no raciocínio ágil do Douglas Costa no segundo gol do Shakhtar e na comédia pastelão que foi dois do time ucraniano "se colidindo-se" na furada do Lewandowski antes do primeiro gol do Borussia (Joaquim Barbosa não curtiu, eh, eh), antes do apito inicial a tristeza deu as cartas no respeito de um minuto de silêncio em referência ao acidente com um avião que ia até Donetsk com alguns torcedores do time alemão, mas caiu e matou quatro pessoas. Muito triste isso.

Curtinhas

*Li no GloboEsporte.com que sabem quem vai jogar o Campeonato Matogrossense? Jean Carlo, aquele mesmo dos anos 90, que jogou em Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Paraná, Santa Cruz, Guarani, Juventude e mais uns "852" times. Ele está com 42 anos e seu último time foi o Comercial de Campo Grande.

*Acontece às 8 da noite de hoje a estreia de Rafael Nadal no Aberto de Tênis do Brasil - do qual participará só do torneio de simples, ausentando-se do de duplas para não se sacrificar tanto fisicamente. O primeiro oponente do espanhol será o verde e amarelo João "Feijão" Souza. Se tênis fosse jogado com o pé, valeria a piadinha. (risos)

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que Carlos Viana, apresentador do "MG Record", tem comemorado bons "Ipobres" em Belo Horizonte do "Balanço Geral", por ele conduzido no começo desta semana durante folga de carnaval do titular Mauro Tramonte (aliás, Viana já foi titular do "Balanço" antes de Tramonte sucedê-lo). Na segunda-feira, o jornal popular empatou na liderança e, no dia seguinte, a prévia de audiência apontou vitória por 11 pontos a 9.

*Leio na Cristina Padiglione que a Globo trabalha com o segundo semestre deste ano como período - diga-se, bastante tardio para uma emissora do seu porte - para começar a exibir jornalismo em alta definição. Nenhum noticiário nacional transmitido diariamente é exibido assim, até hoje todos estão em SD (4:3). O único programa de jornalismo todo feito em HD é o "Bem Estar". É importante observar que várias emissoras da rede já exibem seus conteúdos em 16:9, o que pode ser notado por vídeos delas publicados no Globo TV.

*Também na Padiglione, li que programas de entretenimento também vão aderir à alta definição. O "Altas Horas" será exibido assim pela vez primeira já neste fim de semana, e o "Programa do Jô" será 16:9 a partir de março.

*Vila Isabel campeã do Grupo Especial no carnaval do Rio de Janeiro, com "medalha de prata" para a Beija-Flor e "bronze" para Unidos da Tijuca. Inocentes de Belford Roxo rebaixada pra Série A, da qual chegará em 2014 a deste ano campeã Império da Tijuca. No fim das contas, ficou de bom tamanho este resultado. E Martinho da Vila jamais esquecerá o carnaval de 2013, pois o desfile campeão foi dentro do dia dos seus 75 anos.

*Leio na Patrícia Kogut as audiências consolidades do carnaval da Globo na sexta e no sábado: enquanto em São Paulo o desfile no Anhembi registrou 8 pontos e 42% de participação na sexta (contra 10 e 52% em 2012) e 10 pontos e 43% no sábado (contra 10 e 49% no ano passado), no Rio de Janeiro o desfile do novo Acesso na Sapucaí apontou 10 pontos e 54% de participação na sexta (contra 9 e 46% do desfile paulistano em 2012) e 10 e 53% no sábado (contra 9 e 40% do carnaval de São Paulo no ano passado).

*Leio no Alan de Faria que o Grupo Especial do Rio de Janeiro diminuiu sua audiência em São Paulo em relação ao ano passado. No domingo, a Globo marcou 7,6 pontos (contra 8,3 de 2012), e na segunda-feira foram 9,3 (contra 9,6). Pena que não foi informada a audiência média de SBT, Record e Bandeirantes na mesma faixa das 10 da noite até perto das 7 da manhã. Não sei se elas chegaram a fazer frente ou algo assim, até acho que não.

*Engraçada essa: no mesmo dia em que concluiu sua participação no "Globeleza" comentando o desfile do Rio de Janeiro ao participar da apuração junto com Márcio Gomes, Milton Cunha confirmou ingresso na Record para ser jurado do novo "Got Talent Brasil" - ao menos assim li no Flávio Ricco e no Daniel Castro, onde li que outros jurados do programa apresentado pelo Rafael Cortez serão Sidney Magal e a sumida Daniella Cicarelli.

*O "Se Liga Brasil" está por acabar, conforme já destacado pelos colunistas especializados, pois a RedeTV! vai estrear uma nova atração das 10 ao meio-dia, com João Kléber - que, só por ser apresentada por ele, já dá para sacar que será inacreditável. Mas aqui em Porto Alegre, ele já acabou. Há alguns dias, a TV Pampa parou de mostrá-lo (só passava a segunda hora, das 9h30 às 10h30, pois antes tem programa local terceirizado da Igreja Universal) e passou a preencher o espaço com desenhos exibidos pela própria RedeTV!. Entendo...

Bela do Dia: Jade Barbosa

Jade Barbosa, ginasta. A menina virou mulher. E que mulher, meu...

*A saideira: "O Homem Que Sabia Demais", mais um dos tesouros de Alfred Hitchcock estrelados por James Stewart, será exibido às 10 da noite de hoje pela TV Cultura no "Clube do Filme". Esta é uma refilmagem de obra do próprio Hitch, feita 22 anos antes. Além do próprio filme ser um sucesso, outro elemento colaborador para sua fama é "Que Será, Será", a famosa canção vencedora do Oscar, entoada pela co-protagonista Doris Day.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Absolutamente louvável a lembrança de Radamés Gnattali, uma das minhas maiores admirações na música, mas ele morreu em 3 de fevereiro e não no dia 13. A informação que consta na Wikipedia está errada e inclusive fui corrigi-la outro dia, mas algum espírito de porco metido a sabichão resolveu deixar tudo errado como estava antes." (Clayton Moreira)

Clipe do Dia I

Mestre do chorinho, Jacob do Bandolim nasceu há 95 anos, mas não produziu tanto quanto poderia, pois faleceu ainda em agosto de 1969. Ouça aqui ele e o grupo Época de Ouro em "Noites Cariocas", gravada em 1959.

Clipe do Dia II

Também nesta quinta-feira, nascia há 90 anos a rainha do baião. Carmélia Alves foi notícia recentemente por ter morrido em novembro do ano passado. De 1977, assista aqui um encontro dela com o rei do baião. São três canções no pout-pourri com Luiz Gonzaga: "Baião", "Viola de Peneado" e "Dezessete e Setecentos".

Antes do Arremate...

...registro que hoje completa 10 anos a morte da Ovelha Dolly. Um minuto de "bééé" em sua homenagem.

Arremate

E essa do Oscar Pistorious ser preso acusado de matar sua namorada, a quem confundiu com um ladrão? Bah!

"24 Horas" volta antes que a próxima notícia chocante dos esportes venha à tona!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.