.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 12 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 162
A folia da bola na Europa e na América

Último dia de carnaval, mas quem curte futebol já deixou ele para trás. Embora não haja times brasileiros em campo, esta terça-feira tem atrativos: Liga dos Campeões da UEFA à tarde e Copa Libertadores à noite.

No fim da tarde, dois jogos abrem as oitavas-de-final no Velho Continente. Um deles traz o Valencia diante do Paris Saint Germain. Os espanhóis terminaram o Grupo F em segundo lugar, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, marcando 12 gols e sofrendo 5. Já os franceses lideraram o Grupo A, com 5 vitórias e 1 derrota, sendo 14 gols a favor e 3 gols contra. O outro jogo é Celtic x Juventus. Os escoceses foram vice-líderes do Grupo G, com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, sendo 9 gols a favor e 8 contra. Os italianos acabaram em primeiro lugar o Grupo E, com 3 vitórias e 3 empates, sendo 12 gols marcados e 4 sofridos.

À noite, a vez é dos sul-americanos, que abrem a fase de grupos com três jogos que não envolvem chaves dos brasileiros: Nacional do Uruguai x Barcelona, Emelec x Vélez Sarsfield e Universidad de Chile x Deportivo Lara.

Curtinhas

*Válido pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol, o clássico Real Madrid x Barcelona foi marcado para dia 2 de março, um sábado, à 1 da tarde no BBB (Big Ben Brasília). Os merengues tentaram levar o embate para sexta, pois assim teriam um dia a mais de repouso até a volta contra o Manchester United, mas não levaram.

*Campeã da Copa Africana de Nações, a Nigéria ficou sem treinador. Stephen Keshi - que já tinha vencido a competição jogando pela seleção nigeriana, em 1994 - pediu as contas pois vivia relação tensa com os atletas. Tu vê só: os caras não se bicavam e, mesmo assim, atingiram seu objetivo. Imagina se eles se gostassem!

*Leio no Bruno Voloch que a Unilever deverá mandar um jogo das oitavas-de-final pela Superliga Feminina - possivelmente o segundo - em Curitiba, no que seria uma homenagem à cidade onde o time surgiu em 1997, inicialmente denominado Rexona Vôlei.

*Ricardo Mello encerrou ontem sua carreira no tênis ao perder para Martin Alund por duplo 6/4. O brasileiro chegou a ser o 50º melhor do mundo em 2005, ano seguinte ao título do ATP de Delray Beach. Sua despedida até mereceu uma homenagem dos organizadores do Aberto de Tênis do Brasil, em São Paulo.

Sintonia PB

Começa o tópico fixo desta "24 Horas", que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O triste registro deste carnaval veio desta madrugada, no desfile das escolas de samba de Santos. Um carro alegórico de uma delas, a Sangue Jovem (pertencente a uma torcida organizada do Peixe), pegou fogo quando tocou fios elétricos em um poste. Foram quatro mortos e seis feridos graves. Quem escapou dessa por ter saído um pouco antes do carro foi o eterno ídolo santista Coutinho. Com falta de clima para festejo diante de algo tão trágico, os presidentes das escolas e a prefeitura suspenderam o desfile, que teria outras três agremiações.

*Uma curiosidade: o locutor oficial da avenida no desfile de Santos foi o jornalista Luciano Faccioli. Justamente por estar neste evento (acabado tão tristemente), Marina Machado conduziu o "Primeiro Jornal" de hoje na Band.

*No carnaval carioca, aconteceu aquilo mesmo: a "Sessão da Tarde" com filme diferente e menor em relação ao da rede nacional foi parte da programação diferenciada da Globo para o Rio de Janeiro, onde o desfile foi ao ar na íntegra ao vivo, enquanto todo o país só recebeu imagens depois das 10 e 15 da noite. No RJ, a programação foi assim: 16h, "Sessão da Tarde"; 17h30, "Malhação"; 18h, "Lado a Lado"; 18h45, "RJTV"; 19h05, "Guerra dos Sexos"; 20h, "Jornal Nacional"; 20h30, "Salve Jorge"; 21h, "Big Brother Brasil"; e 21h10, carnaval.

*Para permitir a exibição na íntegra em rede nacional do desfile da São Clemente, a Globo atrasou e tirou espaço dos "Bom Dia" locais nesta terça-feira, iniciados às 7h e levados até 7h40, quando iniciado o "Bom Dia Brasil". O mesmo horário valeu pro "Bom Dia Rio", depois de novamente reprisados compactos de todas as escolas.

*A última diferenciação da Plim-Plim neste carnaval se dará nesta terça-feira, com a rede nacional transmitindo a apuração do desfile de São Paulo - desta vez sem público, para não dar bode igual ao do ano passado -, com exceções de algumas regiões (como o Rio Grande do Sul, com a apuração do carnaval de Porto Alegre, e algumas praças do Nordeste, tipo Pernambuco e Bahia, no último dia de seus festejos). Exceções que incluem o Rio de Janeiro, que terá uma "Sessão da Tarde" regionalizada, com "Como Se Fosse a Primeira Vez".

*Leio no NaTelinha que o jornal O Globo informou ter sido surpreendentemente boa a audiência da transmissão da nova Série A (acesso) no Grande Rio: 12,2 pontos de sexta para sábado e 12,6 de sábado para domingo.

*Como era de se esperar, o "Jornal Nacional" foi quase todo dedicado à renúncia do Papa Bento XVI. De 32 minutos líquidos (na edição de todo o país, menos RJ), 20 foram para a grande notícia desta segunda-feira. E, confirmando aquilo que esta "24 Horas" publicou ontem por volta do meio-dia, efetivamente Ilze Scamparini estava em férias no Rio de Janeiro, onde fez uma reportagem completa antes de viajar de volta pra Itália. Nada que muita gente, que perguntava por ela no Twitter e no Facebook durante o dia ontem, ficasse sem saber se viesse aqui - e não estou querendo ser "mascarado", pelo amor de Deus, e sim querendo valorizar um espaço que não é de todo inútil.

*Já o "Jornal da Record" - e não preciso explicar eu destacá-lo - abriu sua edição de 49 minutos totais com uma manchete sobre a renúncia do Papa e depois a abordou em três matérias que, juntas, somaram 6 minutos.

*Por falar em Record, sua caixinha de surpresas voltou: a reprise dos dois primeiros episódios de "José do Egito" não foi ao ar às 9 da noite e sim depois das 10 e 15, com "Balacobaco" indo mais cedo. Causa, motivo, razão ou circunstância: confrontar a minissérie bíblica com a abertura da transmissão do carnaval na Globo para a rede (leia-se para São Paulo). Mas já não se sabia há dias que seria assim? Sim. Então, pra quê programar "José" para 9 da noite e, no dia de exibição, alterá-lo para mais tarde, ainda mais colocando a novela mais cedo?

*A saideira com duas datas da terça-feira no cinema: enquanto quem chega aos 90 anos é Franco Zeffirelli, italiano diretor de obras como "A Megera Domada", "Romeu e Julieta" (1968), "Irmão Sol, Irmã Lua", "Jesus de Nazaré" e "Amor Sem Fim", 80 anos quem completa é Constantin Costa-Gavras, grego naturalizado francês que se especializou em filmes de teor político, como "Z", "Estado de Sítio" e "Desaparecido: um Grande Mistério".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gisele Loeblein

Gisele Loeblein, jornalista, editora do caderno "Campo e Lavoura" de Zero Hora. Bonita, simpática e graciosa.

Já tá acabando?

Já. Segunda-feira de carnaval não rendeu assunto, e ainda não acompanhei nada à noite, nem de esportes e nem mesmo de carnaval, pois fui forçado a descansar um pouco sob pena de "ter uma pane". O resultado está aí. Infelizmente, não sou mágico para fazer colunas gordas todos os dias. Mas a partir de amanhã vai melhorar. Ou não, pois sinceramente ando pensando se não tá na hora de parar ou fazer alguma mudança. Sei lá, é como se não houvesse mais o mesmo prazer em fazer isso aqui (e, quando eu falo "isso aqui", me refiro ao Papo de Bola - o Site no todo, incluindo a coluna "Papo de Mídia" - que muitos consideram mais prestigiada, mas que não é mais prezada por mim do que esta "24" - e outras tantas seções que suspendi pois senti que fracassaram por ninguém repercuti-las ou comentá-las). Talvez eu esteja no momento de "encerrar o ciclo de 10 anos" e começar outro, saber parar quando outras pessoas que fazem algo parecido ou semelhante estão com mais destaque, mais atenção e mais repercussão, talvez por ter mais competência e saber "vender melhor seu peixe" do que eu. Enfim, faz semanas que estou com esse desabafo na cabeça e resolvi soltá-lo hoje pois é terça-feira de carnaval e provavelmente quase ninguém lerá, poucos são os que estão on line neste dia. E aos que lerem, peço desculpas por enchê-los com tudo isso, mas era isso ou continuar com aquela dor incômoda no peito - não de um problema de saúde, não, mas por querer dizer algo e deixar isso "trancado".

Aviso aos navegantes

Suas participações através de e-mails para papodebola@gmail.com voltam a ser publicadas nesta quarta-feira.

Clipe do Dia

Um de nossos melhores sambistas, Martinho da Vila comemora 75 anos nesta terça-feira. Separei cinco temas dele para embalar este último dia de carnaval: começo aqui com "Quem Pode, Pode" e "Volta Pro Morro", em apresentações na TV Record dos anos 70; prossigo aqui com "Aquarela do Brasil", em dueto com o rei Roberto Carlos; continuo aqui com "Maré Mansa", em união com Paulinho da Viola; e encerro aqui com a dupla bastante curiosa com Roberto Leal em "Chora Carolina", exibida em 2008 na TV Gazeta de São Paulo.

Arremate

Sabem quem invadiu o campo no treino de ontem no Internacional? Um cachorro. Esse é o legítimo "cãolorado".

"24 Horas" volta antes que o latidor seja confirmado como um novo mascote do Colorado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.