.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 4 de fevereiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 155
Ficou o sábado histórico

Era esperado o Brasil perder para os Estados Unidos na Copa Davis? Era. Era esperado o confronto só acabar nos últimos momentos da derradeira partida? Não. Esperava-se uma vitória tranquila dos americanos. Sexta-feira eu já dava os brasileiros como fora devido às duas derrotas não só por achar que os americanos deixariam de ganhar ao menos um dos três jogos seguintes quanto por achar que os 3 x 0 chegariam no sábado mesmo, na partida de duplas. Mas fomos alegremente surpreendidos pela vitoriaça de 3 sets a 2 de Bruno Soares e Marcelo Melo sobre os poderosos irmãos Bryan, daquelas para eles comemorarem por muito tempo. Fantásticos.

Neste domingo, Thomaz Bellucci enfrentou John Isner. Pensei que não daria, pois sou muito desconfiado com Bellucci (não só eu, diga-se). Mas ele se superou e fez um grande jogo, vencendo de virada por 3 x 2. O Brasil chegou vivo ao último confronto. Thiago Alves foi muito esforçado, mas Sam Querrey fez valer sua superioridade e os Estados Unidos ganharam a melhor-de-cinco por 3 x 2. Procurando ser otimista, os brasileiros mostraram que dá para permanecer no Grupo Mundial pro ano que vem - não se sabe ainda contra quem pois é preciso esperar a definição da repescagem, mas se sabe que será em setembro. Pelo menos ficou o sábado histórico.

Campeão com emoção (e excitação)

O Super Bowl parecia fadado ao tédio, mas ganhou adrenalina e tensão até o final. Nos dois primeiros quartos, o Baltimore Ravens abriu larga vantagem sobre o San Francisco 49ers. Veio o show do intervalo, que sempre é um grande e aguardado momento, este ano ocupado por uma excitantérrima Beyoncé - sem playback, registre-se. Mal começa o terceiro quarto e os Ravens aumentam a vantagem. Acabou tudo? Não propriamente. Acabou foi a luz, pegando a todos de calça curta (sobretudo quem ficou nos toaletes às escuras, conforme relato do André Kfouri). Uns 20 minutos depois, voltam a luz ao Superdome e também os 49ers ao jogo, com touchdowns que encurtaram o marcador e deixaram no ar a expectativa: conseguiria San Francisco uma virada histórica?

Não, não conseguiu. Demorou, foi apenas depois de faltar 2 minutos para o cronômetro zerar, mas Baltimore pôde celebrar a conquista da finalíssima da National Football League. Uma conquista especial pro wide receiver Jacoby Jones, que obteve o touchdown de maior distância percorrida na história dos Super Bowls em um retorno: 108 jardas. Foi o duelo dos treinadores irmãos Harbaugh: John, 50 anos, venceu com seus Ravens, enquanto Jim, com 49, perdeu com seus 49ers. E no mundo dos seriados de TV, "As Visões dos Ravens" superou "San Francisco Urgente". Valeu a juventude de Raven-Symoné sobre a experiência do Michael Douglas.

Mas nada, nada valeu mais no Superdome do que a Beyoncé. Que mulher maravilhosa, que mulher sedutora, que mulher arrebatadora, que mulher!!! E já digo: se alguém quiser me dar um presente antecipado de aniversário no próximo dia 16 de setembro, saiba que três dias antes La Knowles estará no Rock in Rio (este o legítimo, no Rio de Janeiro). Hm... Não. Ninguém me dará de presente ida e volta com hospedagem e ingresso, eh, eh...

Destaques pelo Brasil

São Paulo (5 rodadas) - Alvinegros continuam na liderança. O Santos contou com Miralles inspirado, um pênalti discutível sobre Neymar e um gol mal anulado do São Paulo para chegar aos 13 pontos, a exemplo da Ponte Preta, que barrou a Penapolense no baile. Em Pacaembu quase lotado - não pelo interesse no campeonato, mas por puro amor da torcida pelo time -, o Corinthians atropelou o Oeste e foi aos 10 pontos. Bastaram 3 minutos para Alexandre Pato estrear anotando. Com 8 pontos está o Palmeiras, que deu das tripas coração para igualar em trincas com o XV de Piracicaba na finaleira. Enquanto isso, o Guarani vai de mal a pior. Levou 3 do Botafogo e soma apenas 1 ponto ganho em 15 disputados. Uma campanha ridícula do Bugrão. Como explicá-la?

Rio de Janeiro (5 rodadas) - O maior destaque ficou pro Vasco, que perdeu pro Bangu. Tsc, tsc, tsc... Os outros grandes fizeram sua parte, especialmente Seedorf pelo Botafogo, na virada sobre o Macaé. 3 gols, dois de pênalti e primeira vez em sua carreira que trincou numa peleja. Primeira vez, também, que vi um cidadão vibrar por cometer uma falta fortíssima. O macaense Diego ganhou de presente um cartãozinho vermelho. Bem feito, eh, eh... Enquanto isso, Hernane tem aproveitado este Carioca para fazer gols e mais gols, salvando o Flamengo no finalzinho diante do Nova Iguaçu. Já o Fluminense, com direito a uma falta batida bem demais pelo Jean, trincou o Quissamã. Os quatro principais são justamente os primeiros das duas chaves: na A, 11 pontos pro Botafogo e 9 do Vasco; e na B, 13 pontos para o Flamengo e 11 do Fluminense.

Minas Gerais - A primeira rodada teve bom movimento dentro de campo, no clássico vencido pelo Cruzeiro sobre o Atlético (onde destacou-se a estreia artilheira do azulado Dagoberto), mas nem tão bom movimento fora dele. Houve muitos protestos relativos ao reinaugurado Magalhães Pinto, sobretudo problemas de falta de luz e até de água. Mas sabe por que causa, motivo, razão ou circunstância não surpreende? Porque isto é Brasil. Não devia ser assim, mas infelizmente é. Estranho seria se só elogios fossem escutados ou escritos. Quem só viu eles foi o governador do estado, que deve viver num mundinho de faz-de-conta igual ao do Ronaldo Nazário. Noves fora essa questão de estrutura, o América estreou mal na competição ao perder fora de casa pro Araxá.

Rio Grande do Sul (4 rodadas) - Erechim recebeu um bom Gre-Nal, que em linhas gerais teve um justo triunfo do Inter, que estava por sair no gol feitaço perdido pelo Leandro Damião a centímetros do alvo sem goleiro e estava por sair no arremate de Dátolo na trave, mas chegou no tiro certeiro do Forlán. Damião teve outra chance muito clara e desta vez não a perdeu, caindo no choro pois enfim compareceu às redes, o que não acontecia desde setembro de 2012. Fernando aproveitou um descuido de Muriel na meta, mas o Grêmio ficou apenas nisso. Se o Gre-Nal teve vencedor, o Ca-Ju ficou no empate. Saiu na frente o Juventude, empatou o Caxias (em papagaiada do arqueiro Fernando) e o Ju perdeu o pênalti da vitória aos 50 do segundo tempo. O Grupo A tem 8 pontos de Caxias e Lajeadense, e o Grêmio é o penúltimo, com 3. No B, o São José tem 12 pontos e o Internacional 8.

Santa Catarina (5 rodadas) - Na rodada anterior, foi a goleira que desmoronou em Chapecoense x Criciúma. Nesta rodada, o fato bizarro foi Guarani x Avaí ser cancelado pois inventaram de interditar o Estádio Renato Silveira por falta de segurança em plena manhã do dia de realização do jogo. Não questiono uma possível falta de segurança, mas tinha que resolver isso a momentos da bola rolar? Bom, o Figueirense venceu o Camboriú diante de sua gente, o mesmo fez o Joinville contra o Atlético de Ibirama, a Chapecoense só bateu o Metropolitano aos 42 do segundo e, já sem Zé Carlos (que despediu-se no sábado e vai pro Jiangsu Sainty, do futebol chinês), o Criciúma trincou o Juventus. A Chapecoense está na frente, com 12 pontos, e o Figueirense soma 10.

Paraná (5 rodadas) - Aleluia, irmãos! Erguei as mãos! O Atlético ganhou uma no Estadual! Fanfarronices à parte (risos), o time de jovens venceu o Cianorte e o CAP foi aos 6 pontos. Time de jovens, pois o profissional está na Espanha e tem nesta segunda-feira o início da amistosa Copa Marbella, iniciada em prélio diante do Ludoboregs. Enquanto isso, Paraná e Coritiba "oxaram" no clássico, mas permanecem dividindo a primeira posição com 11 pontos pois o Londrina subiu apenas para 10, pois não tirou proveito disso e só igualou com o Arapongas.

Goiás (5 rodadas) - No encontro dos dois primeiros colocados, o Goiás foi aos 13 pontos ao trincar o Vila Nova, que parou nos 9 e foi passado pelo Goianésia, que soma 12 pontos após ganhar do CRAC. Já o Atlético ainda não venceu a primeira. Mal chegou ao terceiro empate, desta vez sem gols com o Aparecidense. Brabo...

Pará (6 rodadas) - De virada, o Paysandu detonou de 3 a Tuna Luso e foi aos 13 pontos. Esta noite, o 100% Remo completará a sexta rodada ao defrontar-se com o São Francisco (quadragésimos nonos?).

Pernambuco (4 rodadas) - Na estreia do time principal, com a transição entre o ex-técnico Alexandre Gallo e o ainda não estreado novo treinador Vágner Mancini, o Náutico fez 3 no Porto e tem 10 pontos.

Copa do Nordeste (5 rodadas) - No Grupo A, o Ceará foi aos 10 pontos ao trincar o Itabaiana e está nas quartas. Sobra uma vaga entre os sergipanos, com 4, e Bahia e ABC, com 7. Os potiguares marcaram trinca a nada em território baiano. No Grupo B, o Sousa foi eliminado aos 47 da etapa final. Fortaleza vencedor, 7 pontos e páreo aberto com os ontem "oxados" Confiança, com 8, e Sport, com 9. Duas vagas entre três times, portanto. No Grupo C, o Vitória venceu o Salgueiro, tem 12 pontos e está classificado. Os pernambucanos pararam nos 6 pontos e empatados estão com América de Natal e ASA. Os alagoanos ganharam na casa potiguar. Por fim, o Grupo D é o único resolvido com uma rodada de antecipação. O vencedor Santa Cruz foi aos 12 pontos ao bater o já garantido Campinense, com 10. Isso tornou inútil o triunfo do CRB sobre o Feirense, ambos estão fora.

Destaques pelo mundo

Espanha (22 rodadas) - 12 jogos seguidos com Messi guardando, mas o Barcelona só empatou com o Valencia. Nada que anulasse sua folga na dianteira, com 59 pontos, enquanto o Atlético de Madrid foi aos 50 ao superar o Betis. Agora, da série "raridade rara", o Real Madrid perder para o Granada e parar nos 43 já seria chamativo demais. Com gol contra? Paciência, é da vida. Mas gol contra logo do Cristiano Ronaldo? Jesus, Maria, José!!!

Inglaterra (25 rodadas) - Não vejo ninguém na minha frente. É o recado mandado pelo Rooney após derrubar o Fulham e levar o Manchester United aos 62 pontos, enquanto o City só foi aos 53 ao sair na frente, levar a virada e buscar a igualdade com o Liverpool. Já o Chelsea tá numa fase horrorosa com "HO" maiúsculo. 46 pontos, começou perdendo, virou e tomou a revirada do Newcastle aos 46 do tempo segundo. Deus me livre...

Itália (23 rodadas) - Enquanto Balotelli estreou com duas faturas no triunfo polêmico do Milan diante da Udinese, a briga que interessa tem a Napoli ganhando do Catania e subindo aos 49 pontos, mas ainda perseguindo a primeira posição pois a Juventus derrotou o Chievo e foi aos 52. Até quando teremos a perseguição?

Alemanha (20 rodadas) - Zzzzz... Bayern de Munique trincando o Mainz e indo aos 51 pontos. O mais próximo dele é o Borussia Dortmund, que suou pra vencer o Bayer Leverkusen e só tem 39. Chato isso, não?

França (23 rodadas) - A 9 minutos do fim, o Olympique bobeou e perdeu em casa para o Nancy, estacionando nos 42 pontos. O Lyon também pisou na bola e levou 3 de virada do Ajaccio, parando nos 45. Resultados que deixaram mais feliz o Paris Saint Germain após ir a 48 pontos depois do quatrilho diante do Toulouse.

Portugal (17 rodadas) - Porto e Benfica estão empatados em primeiro, com 45 pontos, após respectivamente detonarem os Vitórias de Guimarães e de Setúbal. Enquanto isso, o Sporting está 5 pontos acima da zona de descenso, o que é bom. Mas perdeu de virada pro Rio Ave e parou nos 19, o que é ruim.

Copa Africana de Nações - Definidas as semifinais desta quarta-feira. Uma delas terá Mali, que passou nos pênaltis pela anfitriã África do Sul, contra a Nigéria, que venceu a Costa do Marfim do Drogba. A outra confronta Burkina Faso, que passou por Togo, versus Gana, que abotoou Cabo Verde. Chute meu: Nigéria x Gana.

Sul-Americano Sub-20 - Finalmente acabou essa competição, que está eternamente marcada pela fiasqueira patética aprontada por Brasil e Argentina (tô irritado até agora, eh, eh). A campeã foi a Colômbia, que resolveu isso em tira-teima direto com o Paraguai. A eles no Mundial a ser realizado na Turquia se juntam Uruguai, que venceu o Equador, e Chile, que passou ao empatar com o Peru. E o Brasil e a Argentina fora... Humpf!!! (risos)

Fabiana Murer

Tirou prata no meeting Russian Winter ao saltar 4,65 metros, 10 centímetros a menos que a vencedora britânica Holly Bleasdale. O próximo evento da Fabiana será o Estrelas do Salto com Vara, neste sábado, na Ucrânia.

Sintonia PB

Tópico fixo que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sábado à noite, a RBS TV do Rio Grande do Sul não exibiu a "Zorra Total" e sim o especial "Força, Santa Maria", ancorado do estúdio daqui de Porto Alegre por Cristina Ranzolin e Elói Zorzetto, que transmitiu ao vivo direto da cidade da Região Centro uma missa em homenagem às quase 240 vítimas da tragédia na boate Kiss.

*RBS TV, que no "Bom Dia Rio Grande" desta segunda-feira (por algumas semanas apresentado pela Cristiane Silva durante férias da titular Carla Fachim) teve como novidade a garota do tempo: Lilian Lima, estreando na emissora e que já desempenha há anos esta função no Canal Rural, da própria RBS.

*Voltando à tragédia de Santa Maria: leio no Flávio Ricco que a assessora de imprensa do Grupo Bandeirantes, Eliane Leme, informou que a passagem do "CQC" pelo velório das vítimas é para um material sério e que não passa pela cabeça de ninguém brincar com um assunto desses. É o mínimo que se espera a ser visto quando o programa da TV Band voltar das férias, em março. Mas por suas características, ficou um temor natural.

*Mudando de assunto, mas dentro da mesma rede: a segunda-feira marca a volta das férias do José Paulo de Andrade, naturalmente saudado no ar por seus colegas pelos 50 anos de Rádio Bandeirantes, completados na última sexta-feira e que mereceram uma homenagem desta "24 Horas" na edição deste fim de semana. Ele, que começou no esporte em 1963, mas há 40 anos é popular pela condução de jornalísticos gerais matutinos.

*Zé Paulo, que há algum tempo voltou a aparecer na televisão através do BandNews, que todos os dias faz uma conexão com o estúdio da Rádio Bandeirantes às 8h45, com Vanessa Cochi apresentando do estúdio da TV e interagindo com o "Jornal Gente" (Zé, Salomão Ésper, Rafael Colombo e Thays Freitas) por 10 minutos.

*Mudando novamente e completamente de assunto: semana de carnaval em quatro das principais redes abertas, duas delas mantendo normais seus noticiários de fim de noite na sexta-feira em pausas das coberturas foliãs ("Jornal da Noite" na Band e "Jornal do SBT") e outras duas cancelando os seus ("Jornal da Globo" dando vez para os desfiles paulistanos na rede nacional, cariocas do acesso pro RJ e outros locais, como o daqui de Porto Alegre, e na RedeTV! o "Leitura Dinâmica" abrindo espaço para os sempre inacreditáveis bastidores).

*Outro registro fica para o próximo fim de semana na Bandeirantes, que no sábado não terá o "Brasil Urgente" pois rolará o Campeonato Paulista (e só ele do eixo, pois o Campeonato Carioca não terá TV aberta no fim de semana de carnaval) e no domingo cancelará o "Canal Livre" pois o "Band Folia" chegará depois do "Pânico".

*Fora do carnaval, a quarta à noite será diferente na Globo devido ao amistoso Inglaterra x Brasil às 5 e meia da tarde (Brasília). Os jornais locais serão dentro do intervalo, em edições micro de 5 minutos, e não serão exibidas "Malhação" e "Lado a Lado". Sacrifícios que a famosamente "imexível" grade global só faz de vez em nunca.

*Saideira triste de pensar: se não tivesse falecido há menos de um mês, hoje completaria 90 anos Conrad Bain, o Sr. Phillip Drummond do seriado setentista e oitentista "Arnold".

"Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriela Paulette

Gabriela Paulette, desde o fim de semana a Sra. Thiago Pereira. Bonita a guria que o nadador escolheu para chamar de sua.

Aviso aos navegantes

Para quem perdeu os colunões da semana passada, reforço: durante também esta semana, como sido "reajustando a casa" depois do que aconteceu entre os dias 17 e 28, e como preciso evitar uma sobrecarga com a qual não posso lidar agora, sigo sem publicar a seção dos leitores nas duas colunas. Então, por enquanto não mandem comentários para os "Convivas" pois eles não serão registrados. Fiquem tranquilos que avisarei por aqui quando poderei receber novamente suas opiniões. Agora, se eu cometer algum tropeção informativo ou de data - o que de vez em sempre acontece -, não fiquem em silêncio e alertem. Afinal, muitos erros só posso corrigir por seus alertas.

Clipe do Dia I

Hoje é em cinco tempos, preparem-se. O primeiro lembra dos 30 anos sem uma cantora que faz muita falta, cuja belíssima voz poderia ter entoado muito mais melodias com o passar dos anos, não fosse a anorexia vitimar sua dona. Falo da Karen Carpenter, que embalou tantos clássicos de The Carpenters, mas muito mais poderia ter nos brindado. Um deles está aqui e tem a ver com o dia da semana, mas não com o clima meteorológico (não, ao menos, aqui em Porto Alegre - não hoje, pois assim foi neste domingo): "Rainy Days and Mondays".

Clipe do Dia II

65 anos dele, que assumiu para si o nome da banda da qual era vocalista. Gótico e de dar medo, Alice Cooper é um ícone do rock pesado, mas curto mesmo as baladas românticas dele, uma delas esta aqui: "You and Me".

Clipe do Dia III

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Oscar de la Hoya completa 40 anos nesta segunda-feira. E por que cargas d'água ele está nesta seção, interrogação? Porque o homem inventou de "se aventurar-se" de cantor. E até que não fez feio, não ao menos nesta versão de "Run To Me", dos Bee Gees.

Clipe do Dia IV

O que tem a ver as Olimpíadas, o Campeonato Carioca, a Rede Globo de Televisão, o filme "O Guarda-Costas" e a seleção da Holanda? Meio brabo esse rocambole que fiz, mas a resposta é: Clarence Seedorf. Como fez os 3 gols do Botafogo sobre o Macaé, ele entrou na história do artilheiro musical do "Fantástico". E seu pedido saiu do trivial habitual da boleirada brasileira, com um som que homenageou sua família e, especialmente, a avó que faleceu há 10 dias. Aqui está Whitney Houston com "One Moment In Time", tema olímpico de Seul 1988.

Clipe do Dia V

Recordarão da coluna que escrevi há alguns domingos, onde falei do prazer de escutar música pelo rádio e da sensação diferente que tem ouvir um som do seu apreço em uma AM e/ou FM. Pois tô acompanhando neste domingo o "Arquivo Musical", da Bandeirantes (o que faço há quase 15 anos dos quase 50 desta atração no ar), e me vi frustrado. Tudo porque uma bela canção que gosto muito foi anunciada e desanunciada, mas não rodou. O programa é gravado e o apresentador Ronald Gimenez não tinha como saber disso, mas é algo que há muitos anos de vez em quando acontece na programação musical da RB: o CD é disparado e simplesmente tranca e a música não roda. Ontem, assim foi com este tema aqui: "The Old Fashioned Way", com Charles Aznavour.

Arremate

Diego Tardelli de volta ao Atlético é bom. Sorriam, atleticanos. Luan no Cruzeiro é ruim. Temam, cruzeirenses.

"24 Horas" volta depois do próximo clássico com uma boa e uma má para cada um dos dois times!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.