.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 28 de janeiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 152
O que tem e o que não tem volta

Uma semana e meia depois de acometido por um malware (nome em inglês para software malicioso), que entrou em todas as páginas sem ser convidado e causou um incômodo tanto em mim enquanto editor quanto em vocês enquanto leitores, este Papo de Bola - o Site volta a ser publicado nesta segunda-feira. Quase todo o arquivo de quase 10 anos de publicações está fora do ar pois o salvei em CDs para, pouco a pouco, mexer em cada página para remover o script com vírus que interrompeu o acesso ao site e sua edição nestes dias. Levará tempo para a normalização 100%? Sim, uns dois a três meses, pelo menos. Mas é algo que, de algum jeito, tem volta.

Mas não há volta para as mais de 230 vidas perdidas neste horror acontecido na boate Kiss, em Santa Maria. Eu, que abro um sorriso quando vejo coisas do meu Rio Grande do Sul em nível nacional, desta vez entristecido fiquei pelo que o fez ser notícia em todo o Brasil. A tristeza independe da região, pois eu sentiria o mesmo se fosse em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Nordeste, enfim, em qualquer lugar eu teria o mesmíssimo sentimento, que é de choque, de incredulidade, de impotência por nada que se queira fazer para poder ajudar a reverter isso para o bem ser possível. Sentimento este que não sai do meu coração desde que soube da tragédia, acordado pela minha mãe, pouco depois das 11 da manhã deste domingo. E passando das 4 da madrugada, a ficha ainda não caiu.

Eu pretendia retomar os escritos do PB no sábado, mas tive algumas coisas particulares para resolver de última hora e resolvi deixar para hoje. Eu já tinha todo um escrito de início aprontado, espichado, explicativo e com um título que, diante do que testemunhamos desde este domingo, seria de uma imbecilidade imperdoável para a situação a ele aplicada: "Despertando de um pesadelo". Gente, o que aconteceu comigo nem de longe pode ser considerado um pesadelo pois, mesmo sendo o problema cibernético mais sério que já enfrentei nestes 10 anos, ainda terá um contorno positivo. Mas e as famílias que estão sem saber o que sentir, pensar e fazer pois tiveram entes queridos perdidos nessa estupidez? Este, sim, é um pesadelo do qual será custoso despertar para seguir em frente a vida. Pais enterrando filhos. Existe algo mais doído e terrível? Se tem, sinceramente, eu não sei.

O fato é que eu até retomo as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" nesta segunda-feira, mas retomo pois não quero ficar mais tempo com o site parado. O conteúdo delas é basicamente um resumaço de coisas destes mais de 10 dias, que inclui mesmo algumas já superadas pois acho importante para fins de arquivo histórico - ainda mais que ele será recolocado no seu devido lugar ao longo destes próximos meses (e me empenharei para tudo estar 100% antes do aniversário dos 10 anos, em 2 de junho) e que não são muitos sites independentes, sem ligação com grandes empresas ou afins semelhantes, que duram um tempão desses, com todos os problemas enfrentados ao longo dele, mas que, bem ou mal, nunca me fizeram desistir dele e sempre continuar a fazê-lo.

Mas é uma continuação que faço muito longe do tom habitual, nem sequer de perto com um mínimo esboço que seja de brincadeira ou descontração, pesadíssimo está o clima e muito aéreo que estou com tudo que vi e ouvi ao longo deste domingo. Não tenho pessoas diretamente envolvidas nesta tragédia, mas nem por isso fico menos abalado - até porque, se envolvesse algum amigo ou (pior ainda) um familiar, eu nem sequer escreveria nada pois ficaria devastado e arrasado, que é como estão milhares de pessoas neste momento, como já estiveram em tantas outras tragédias. Me vejo sem saber o que dizer a mais, a não ser expressar por este tópico meu luto.

Por fim, um aviso muito importante: durante toda esta semana, como estou "reajustando a casa" depois do que aconteceu na semana retrasada e preciso evitar uma sobrecarga com a qual não posso lidar agora, não publicarei a seção dos leitores nem na "24" e nem no "PM". Então, nem adianta mandarem comentários para os "Convivas" pois eles não serão publicados. Fiquem tranquilos que avisarei aqui mesmo quando poderei receber novamente suas opiniões. Agora, se eu cometer algum tropeção informativo ou de data - o que de vez em sempre acontece -, não fiquem em silêncio e alertem. Afinal, muitos erros só posso corrigir por seus alertas.

E outra coisa muito importante: esta coluna aqui valerá por segunda, terça e quarta-feira. O andamento normal deste Papo de Bola - o Site será retomado a partir da quinta-feira, apenas com os assuntos da ordem do dia.

Tragédia em Santa Maria

Assim que foi tomado conhecimento do acontecido, a Federação Gaúcha suspendeu as partidas programadas para este domingo pelo Campeonato Gaúcho, que neste fim de semana teve apenas o empate sem gols entre Novo Hamburgo e Juventude, na noite de sábado. Foram suspensos, por exemplo, Caxias x Internacional (que teria a estreia do Colorado principal em 2013) e Grêmio x Santa Cruz (a ser disputado no Olímpico). Os sete jogos foram remarcados para a quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro. Também foram cancelados os eventos que FIFA, Comitê Organizador e governo federal fariam nesta segunda-feira com referência aos 500 dias que faltam para começar a Copa do Mundo de 2014. O pôster dela terá seu lançamento nesta quarta-feira. Neste dia, programado está Grêmio x LDU. O Tricolor pedirá à Conmebol o adiamento do jogo por não haver clima para futebol.

Infelizmente, o Rio Grande do Sul tem tido uma série de acontecimentos tristes nos anos 2000. Uma memória feita no Facebook pelo conterrâneo Tiago Abech, editor da TV Globo de São Paulo, contabilizou outros cinco: o incêndio na creche de Uruguaiana (12 mortes em 2000), o acidente do ônibus escolar em Erechim (16 mortes em 2004), a tragédia do voo da TAM (93 gaúchos entre os 199 mortos em 2007), o acidente com o ônibus do Brasil de Pelotas (3 mortes em 2009) e o acidente com o ônibus de turismo dos moradores de Santo Cristo (26 mortes em 2011). Cargas emocionais pesadíssimas que é preciso sustentar de alguma forma, seja ela qual for.

A cobertura das televisões

Claro, a tragédia de Santa Maria foi assunto dominante em emissoras abertas e fechadas ao longo do domingo.

A Globo entrou com notícias já no "Esporte Espetacular", perto das 10 da manhã. Longo trabalho principalmente da repórter Juliana Motta, da RBS local, no ar praticamente o dia todo entre participações estaduais e nacionais. Partes do futebol de areia Brasil x Suíça foram cortadas para novos boletins e, encerrado o jogo, o "EE" derrubou todas as pautas e ficou apenas na cobertura direto de Santa Maria, toda liderada do estúdio pelos próprios Ivan Moré e Glenda Kozlowski. O programa avançou até 12h50, cancelando "As Aventuras do Didi". A programação seguiu normal para todo o Brasil, menos na RBS TV, que depois das 2 da tarde começou um plantão que ocupou os espaços do "Esquenta", da "Temperatura Máxima" e do futebol, com ancoragem de Cristiane Silva, Elói Zorzetto, Carla Fachim e Cláudio Brito. A Rede Globo só voltou às 7 da noite, no "Domingão do Faustão".

A maior parte do "Fantástico", nacionalmente, e todo o "Teledomingo", localmente, foram destinados às notícias do triste acontecimento. Muitos repórteres foram deslocados para Santa Maria, tanto da RBS TV daqui de Porto Alegre quanto da própria Rede Globo, casos de José Roberto Burnier e César Menezes. A tudo isso é somada a ancoragem direta de SM dos noticiários para todo o país no dia seguinte à tragédia: Ana Luiza Guimarães pelo "Bom Dia Brasil", Sandra Annenberg pelo "Jornal Hoje", William Bonner pelo "Jornal Nacional" e Christiane Pelajo pelo "Jornal da Globo". O mesmo vale pros três jornais estaduais da RBS TV. Dela, uma tristeza particular: a da apresentadora do "Teledomingo", Maíra Gatto, que tem uma prima de 19 anos entre as vítimas. Por isso mesmo ela ficou fora da cobertura o dia inteiro e o semanal noturno foi feito pela Daniela Ungaretti.

Ainda em nível local de Rio Grande do Sul, as coberturas mais extensas foram as da TVCOM, que ficou de 15 a 16 horas seguidas (também para Santa Catarina) com pessoal do geral e do esporte se revezando no comando no estúdio, e da TV Pampa, esta beneficiando-se da afiliada justamente em Santa Maria, tendo parte da cobertura feita do estúdio da Pampa Centro e outra do estúdio em Porto Alegre. Houve apenas uma interrupção das 12h às 13h, para o programa terceirizado do sorteio Tri Legal. O dia todo, a única formação de cadeia com a RedeTV! foi para uma edição especial do "RedeTV! News", que substituiu o "Tá Gravado" às 9 e meia da noite, com Luciano Júnior apresentando. Foram em torno de 12 a 13 horas de trabalho do canal 4.

A Bandeirantes fez o primeiro plantão apenas depois do meio-dia, interrompendo a "Sessão Livre" e em rede com o BandNews TV, que estava com - a justamente gaúcha - Núria Saldanha apresentando. O filme até voltou, mas acabou antes do fim poucos minutos depois, quando entrou um plantão próprio da Band, liderado por cerca de quatro horas pelo José Luiz Datena e que ocupou o espaço do "Band Esporte Clube". Além dos jornalistas da Band/RS, como Filipe Peixoto e Vanessa Pires, a matriz de São Paulo mandou pra Santa Maria repórteres como Márcio Campos e Eleonora Paschoal. Mais dois plantões de meia hora, um antes e outro depois do "Pânico na Band", foram exibidos. Na manhã de segunda-feira, o que me causou um certo estranhamento foi o canal 10 terminar o "Primeiro Jornal" às 7 e meia para exibir a reprise do "Agroband", ao invés de seguir com ele, que continuou cobrindo na meia hora paulistana a tragédia com entradas ao vivo direto do local.

O SBT começou normalmente o "Domingo Legal", que foi cortado aqui no RS depois do meio-dia para entrar um especial do "SBT Rio Grande", com Wilson Rosa. Menos de meia hora depois, o SBT/RS passou a colaborar pra rede nacional, que entrou de cabeça na cobertura por todo o restante do programa do Celso Portiolli - ainda mais que uma das assistentes de palco dele, Bruna Manzon, é gaúcha, é de Santa Maria e volta e meia vai na boate Kiss quando visita a cidade natal. Repórteres locais foram deslocados para lá, como Gabriela Lerina e Cassius Zeilmann, e as notícias da tragédia ficaram no ar até por volta de 5 e meia da tarde, ocupando até boa parte do programa "Eliana", feito ao vivo pela própria. Um novo plantão de 15 minutos entrou à meia-noite e, no começo da segunda-feira, a curiosidade ficou para a exibição aqui pro RS do segmento paulistano do "Jornal do SBT: Manhã" (7 às 8), feito interinamente por Neila Medeiros e quase todo dedicado às atualizações do horror na boate.

Uma surpresa que tive foi com a Record, que é presença certa em coberturas emergenciais, mas demorou muito para acionar seu plantão, aberto somente perto da 1 da tarde e basicamente com Reinaldo Gottino (SP) e André Haar (POA) segurando as pontas dos estúdios, com os repórteres deslocados ao local entrando por telefone, mas sem links diretos de SM o domingo todo. "Programa do Gugu" e "Domingo Espetacular" abriram muitos espaços para noticiar os fatos, mas mantiveram boa parte das atrações normais. A Record/RS não chegou a fazer uma cobertura própria no domingo, tipo, pegar parte do horário nacional depois das 10 da noite ou algo assim. O trabalho dos repórteres - muito deles enviados daqui de Porto Alegre até Santa Maria - entrou às ganhas na manhã da segunda-feira, em materiais ao vivo e gravados a partir de "Direto da Redação", "Rio Grande no Ar" e "Fala Brasil", além da matriz de SP ter enviado os repórteres Eduardo Ribeiro e Marcus Reis.

A TV Brasil fez seguidos plantões pelo domingo e mandou a repórter Lia Kunzler até Santa Maria. Enviado pela Globo News foi o repórter Rafael Coimbra, em cobertura que durou umas 14 horas. A Record News também ficou direto nas notícias da tragédia, mas observou-se uma vez mais um problemão desta sua nova fase: transmissão ao vivo apenas num período X, com reprises espichadas durante horário Y (obs.: depois que ela deixou de exibir parte da posse do Barack Obama ao vivo para exibir por uma hora o "Record News Paulista", nada mais digo). Já o BandNews TV também passou o domingo inteiro detido nos fatos, ao longo da manhã e da tarde por diversas vezes formando rede com a Rádio Bandeirantes de São Paulo, cujo "Domingo Esportivo" do Milton Neves deixou o futebol de lado e, com ele auxiliado pelo jornalista Cláudio Junqueira, abordou bastante os acontecimentos.

Não é um relato completo, com certeza tem muita coisa que não vi ou mesmo vi e esqueci de registrar. Mas fica para fins de arquivo o que observei ao longo de todo um dia focado praticamente só nesta desoladora ocorrência, sem cabeça que eu estava para acompanhar o futebol regular de todos os domingos. E também procurei neste relato me deter basicamente a observações e registros, sem opinião (salvo uma que outra muito pontual).

O basquete de luto

Segunda-feira de grande perda para o esporte brasileiro. Vencido pelos problemas renais e cardíacos que o levaram ao hospital no fim de outubro de 2012, Ary Vidal morreu aos 77 anos. Foi um dos maiores treinadores da história do nosso basquete, ganhador do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 com aquele histórico triunfo do Brasil sobre os Estados Unidos. Aqui no RS, Ary marcou em 1994, com o Corinthians (Santa Cruz do Sul) campeão brasileiro.

Panorama das competições

Copa São Paulo de Juniores - 29 anos depois da primeira e até então única vez, o Santos ganhou o segundo título ao derrubar o Goiás e encerrar uma campanha invicta de 8 jogos, com 5 vitórias e 3 empates (sem contar as duas vitórias nos pênaltis), marcando 17 gols e sofrendo 6 (quase 3 gols marcados para cada gol sofrido). Parabéns aos santistas e que, destes vencedores, possam surgir futuros campeões do profissional.

Copa Libertadores - O São Paulo está na fase de grupos e teremos dois duelos brasileiros entre ele e o Atlético Mineiro, pois não há como o Bolívar reverter a desvantagem de 5 x 0, mesmo em casa - ainda mais que, se levar um gol, precisará marcar 7 x 1 para classificar. Muito mais preocupante é a vida do Grêmio, que precisará de gols na Arena e, ao mesmo tempo, se preocupar em não ser vazado pela LDU. Os outros confrontos estão em aberto.

Campeonato Paulista - Passadas 3 rodadas, três times lideram com duas vitórias e um empate: Santos, que só no final empatou com o Bragantino; Mogi Mirim, que derrotou o XV de Piracicaba; e Ponte Preta, que conquistou aquele que pode ser o único derby campineiro de 2013 - e na casa do Guarani, com direito ao improvável golaço do Ramirez e ao Zé Teodoro pedindo as contas no Bugre. O Corinthians ganhou do Mirassol (único 0% até aqui) e o Palmeiras, não conseguindo engatar uma boa sequência, levou 3 do Penapolense ante sua gente. O único 100% é o São Paulo, que fez apenas seu segundo jogo (pois aquele com o São Caetano ficou para fevereiro por causa da fase pré-grupos da Libertadores) ao ganhar do Atlético Sorocaba, com direito ao primeiro tento do Ganso. Enquanto isso, a Portuguesa reabilitou-se da derrota na estreia pela Série A2 ao bater o Santo André.

Campeonato Carioca - Único 100%, o Vasco manteve a condição ao quatrilhar o Resende. O Flamengo precisou esperar até 48 do segundo para vencer o Volta Redonda e ter duas vitórias e um empate. Já o Botafogo está com uma vitória e dois empates depois de sair atrás e igualar o Fluminense, que divide a liderança tripla do Grupo B com Flamengo e Audax, que precisou de 3 minutos para virar sobre o Friburguense. Um detalhe sobre o clássico Vovô, primeiro do futebol do Rio de Janeiro em 2013, disputado na noite de domingo e com televisionamento só pelo pay-per-view: o Engenhão recebeu 10.474 fãs (7.367 pagantes). Na manhã de sábado, com TV aberta direta e pela Superliga Masculina de Vôlei, RJX 2 x 3 SESI levou 8.200 pagantes ao Maracanãzinho.

Campeonato Catarinense - O vencedor Figueirense e a perdedora Chapecoense são líder e vice-líder respectivos, com 7 e 6 pontos ganhos em 9 disputados. Criciúma e Avaí têm, respectivamente, 5 e 4 depois do empate entre eles. O Joinville venceu o Metropolitano e também foi aos 4 pontos. O único 0% até aqui é o Camboriú.

Campeonato Paranaense - 9 pontos disputados, 9 pontos conquistados. É o Londrina depois dos 4 a nada diante do Nacional. Dois pontos atrás estão Coritiba, cujos reservas derrotaram o Cianorte (no dia seguinte aos titulares empatarem no finalzinho o amistoso de reestreia do Alex contra o Colón), e Paraná, que pela vez primeira após 9 encontros - 8 deles perdidos - bateu o Atlético (que estava com juniores, sim, mas fica pra história o resultado). O Furacão, restrito às emissoras de rádio por não topar a grana da TV, empatou duas vezes e perdeu essa.

Campeonato Goiano - No clássico que deu ao Atlético seu primeiro ponto em três rodadas, o Goiás foi aos 7 pontos e divide a liderança com o Aparecidense, que derrubou o CRAC. Com 6 pontos está o Vila Nova, que venceu o Goianésia.

Campeonato Paraense - Com mais de 40 mil pessoas no Mangueirão e atraso de meia hora devido à chuvarada em Belém, Iarley reestreou no Paysandu, mas o Remo ganhou o primeiro Re-Pa do ano. O Azulino soma 100% em quatro rodadas e o Papão permaneceu com 7 pontos.

Campeonato Pernambucano - Único dos grandes nordestinos fora do torneio regional (pois não se classificou), o Náutico jogou pela segunda vez no Estadual e, com o triunfo diante do Ypiranga, levou seus primeiros 3 pontos.

Copa do Nordeste I - Lamentavelmente, o público da reinauguração do Castelão ficou muito abaixo do esperado, embora não tivesse sido divulgado oficialmente até o fim deste domingo. Duas razões para isso, pelo que li em mensagens do Twitter, podem ter sido os ingressos muito caros (entre 50 e 80 mangos) - o que é pra arrebentar o ânimo do cidadão - e um próprio receio de incidentes violentos por quatro grandes torcidas estarem envolvidas nessa rodada dupla. Infelizmente, se faltou público, também faltaram mais gols. Nada do Fortaleza, nada do Sport, nada do Ceará e a jornada dupla só não passou em branco pois Kléberson garantiu o triunfo do Bahia. Enquanto isso, Vitória 2 x 1 ASA reuniu o ainda único 100% versus o ainda único 0% do certame.

Copa do Nordeste II - Transcorrida metade da fase inicial, seriam hoje estes os quadrifinalistas: no Grupo A, Bahia e Itabaiana; no B, Confiança e Sport; no C, Vitória e América de Natal; e no D, Campinense e Santa Cruz.

Amistoso - No fim de semana que antecedeu o começo do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro quatrilhou o Mamoré.

Campeonato Espanhol (21 rodadas) - O Barcelona tocou 5 gols no Osasuna, quatro apenas do Messi. Agora, são 11 jogos consecutivos com pelo menos um gol dele. Cristiano Ronaldo não fez feio e anotou três vezes nos 4 do Real Madrid sobre o Getafe. Os catalães estão com 58 pontos e os merengues com 43, entre eles estando o Atlético de Madrid, que levou 3 do Athletic Bilbao e estacionou nos 47 pontos. E no jogo mais disputado do fim de semana, o Valencia perdia por 2 x 1 pro La Coruña, mas empatou e, aos 46 do segundo, virou.

Campeonato Italiano (22 rodadas) - A Juventus foi aos 49 pontos após empatar com o Genoa. Proveito disso tirou o Napoli, que derrotou o Parma e foi aos 46. O mesmo quem não fez foi a Lazio, parada nos 43 ao cair para o Chievo. E na goleada da rodada, a Sampdoria meteu 6 a nada no Pescara, quatro só do Icardi.

Campeonato Alemão (19 rodadas) - O Bayern de Munique segue rumo ao título ao somar 48 pontos depois do trunfo sobre o Stuttgart. Mais próximo dele, o Bayer Leverkusen foi só aos 37 no empate com o Freiburg.

Campeonato Francês (22 rodadas) - Paris Saint Germain e Lyon, que respectivamente bateram Lille e Valenciennes, empatam no primeiro lugar com 45 pontos. Atrás ficou o Olympique, com 42 pontos depois do empate com o Rennes. O time de Marselha vencia até 44 do segundo, quando tomou o 2 x 2.

Campeonato Português (16 rodadas) - O Benfica venceu o Braga e foi aos 42 pontos, três a mais que o Porto, com jogo contra o Gil Vicente programado para esta segunda-feira. Lá embaixo, o Sporting empatou com o Vitória de Guimarães e distanciou 5 pontos da zona de rebaixamento.

Copa da Inglaterra - Manchester City, Arsenal e Manchester United classificados. Normalidade. Chelsea empatou e precisará do replay. É... E o Liverpool perdeu pro Oldham e foi eliminado. Danado.

Curtinhas

*O Mundial Sub-20 deste ano, na Turquia, será o primeiro organizado pela FIFA em 83 anos (seja qual for a categoria) que, ao mesmo tempo, não terá nem Brasil e nem Argentina. Sempre teve um ou outra. Sempre teve. Apenas isso acho que já dimensiona bem o micaço com "MI" de "minha mãe do céu" no Sul-Americano. Na derrota pro Peru, só não enfiei a cara em um saco de papel de tanta vergonha pois eu não tinha esse saco.

*Pelo que li no "Painel FC" da Folha de S.Paulo, a CBF levou Brasil x França aqui para Porto Alegre pois a FIFA exige liberados para ela os estádios da Copa das Confederações a partir de 26 de maio - e o amistoso será em 9 de junho. Neste dia, o Mineirão já estará com os patrocinadores do torneio oficial, que não são os mesmos da entidade brasileira, que pegou a Arena para destacá-los. Mas para não ficar mal com Minas Gerais, por isso a Seleção enfrentará o Chile no Mineirão no fim de abril, quando dá pra expor os anunciantes da CBF. Eita nóis...

*Cada time que joga o Campeonato Goiano é obrigado por regulamento a relacionar ao menos quatro jogadores abaixo de 22 anos por jogo. Tá bom que é preciso estimular a juventude, mas assim não me parece legal. Cada um escala a equipe como achar melhor, mesmo que daqui a pouco ela tenha 18 "velhinhos". Ou não é assim?

*Tomara que Paulo Nobre seja um bom presidente para o Palmeiras, tomara mesmo. Se não matar a torcida de vergonha igual ao Arnaldo Tirone, já será meio caminho andado. E será que José Carlos Brunoro vai dar samba?

*Nestes mais de 10 dias, diversos negócios aconteceram nos clubes: Flamengo com Carlos Eduardo, Vasco mantendo Dedé até o meio deste ano, Fluminense recontratando Felipe, São Caetano com Rivaldo e Fábio Costa, Atlético Paranaense com Everton, Goiás com Neto Baiano e o "fico" de Walter, Bahia com Obina, Pablo, Magal e Démerson, Vitória com Escudero, Náutico com Elton e CRB com Schwenk. Cuidemos todos.

*Deu Espanha no Mundial de Handebol Masculino, 35 x 19 na final diante da até este domingo atual campeã Dinamarca. Terceiro lugar para a Croácia após 31 x 26 diante da Eslovênia. O Brasil ficou na 13ª posição.

*Primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália foi vencido no feminino por Victoria Azarenka, após 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 6/3) em Na Li, e por Novak Djokovic no masculino, com 3 x 1 (6/7, 7/6, 6/3 e 6/2) sobre Andy Murray. O sérvio ganhou a terceira edição consecutiva e, agora, buscará Roland Garros, único GS que não tem.

"Sintonia PB"

Tópico para assuntos fora dos esportes, recuperando o que aconteceu nestes ,aos de 10 dias.

*Leio no Anderson Cheni que, por decisão do Grupo Bandeirantes, Campinas terá troca de rádio nos 106,7 em fevereiro: sai a BandNews e entrará a Band FM.

*Ano passado, especulava-se qual seria o futuro da Rosana Jatobá após sair da TV Globo. Falavam dela ir pra Record, falavam dela virar atriz, mas parou na Rádio Globo. Começou com um programete, recentemente ganhou um segundo programete e, li no Comunique-se e no Anderson Cheni, agora terá um programa só seu: "Conversa com a Jatobá", veiculado para São Paulo, ainda sem data de estreia, mas que será veiculado das 12h às 13h aos sábados e com gravação da primeira edição feita no último sábado, no Teatro Eva Herz. Conceito da atração: entrevistar gente envolvida em ações que melhorem a vida das pessoas. O primeiro convidado é Lenine.

*Enquanto isso, no rádio aqui de Porto Alegre, a Gaúcha promoveu uma dança das cadeiras entre os seus apresentadores: Sabrina Thomazi saiu do "Chamada Geral" das 10 da noite, agora feito por Felipe Chemale, e foi para o "Chamada" das 4 da tarde no lugar da Sara Bodowsky, agora repórter especial da emissora (e também apresentadora do "TVCOM Tudo +"); Sara agora é oficialmente sucedida no comando do "Brasil na Madrugada" por Fernando Zanuzo (que, neste começo de ano, tem narrado diversos jogos do Gauchão no Premiere FC e na TVCOM); o "Correspondente Ipiranga" passa a ter Artur Chagas dividindo as quatro edições diárias com Rafael Colling (que também comenta o Gauchão na TVCOM); e Leandro Staudt é outro que virou repórter especial.

*Em outras circunstâncias, eu registraria isso com alegria, pompa, circunstância e tudo mais que quem lê esta "24 Horas" bem sabe. Mas nesta edição, me limito ao simples registro: desde segunda-feira da semana passada, Cristina Vieira está apresentando a versão diária do "Globo Rural", onde ficará até julho pois Ana Paula Campos foi cumprir licença-maternidade. Além disso, neste domingo foi ela que dividiu o comando com Nelson Araújo.

*Se a Globo/SP ganhou Cristina Vieira, há algumas semanas não tem mais Ana Brito, tanto repórter quanto seguida apresentadora do "Radar SP" desde os tempos de microjornal. Agora, ela está na Globo Brasília.

*E mais uma chegada à Globo: a de Amanda Valery, que era garota do tempo do "Jornal do SBT: Manhã" até poucos dias atrás. Por isso mesmo que a função tem tido um revezamento de jornalistas desde então, uns dias com Carolina Castelo Branco, outros com Marcela Araújo, outros com Carolina Aguaidas e daí por diante.

*As mudanças na Rede Globo acontecem no ar - o que inclui o ingresso, desde o último sábado, de Evaristo Costa no rodízio de apresentadores do "Jornal Nacional" - e fora dele também, como na troca do diretor da Central Globo de Programação, saindo Roberto Buzzoni e entrando o jornalista Amauri Soares.

*Mais Globo: li na Patrícia Kogut que o comentarista dos desfiles da Série A do Rio de Janeiro (a ser feitos por Mariana Gross e Alex Escobar) será Milton Cunha, já rodado nestas coberturas desde a Band e a CNT.

*E vem mudança também no "RJTV" das 7 da noite. Em julho, Márcio Gomes vai deixar de apresentá-lo pois será correspondente em Tóquio, substituindo Roberto Kovalick, que agora será repórter em Londres, de onde sairá Marcos Losekann, que passará para Brasília. Antes ainda, em março, um troca-troca de repórteres: Rodrigo Boccardi voltará para São Paulo e será substituído nos Estados Unidos por Alan Severiano.

*Desde o fim de semana retrasado, a Bandeirantes voltou a apresentar o "Brasil Urgente" aos sábados. Desta vez, não é só para São Paulo às 18h50 mais esta participação do José Luiz Datena, mas sim às 16h50 mesmo.

*Na Record, o "Cidade Alerta" voltará a ser nacional diariamente a partir de hoje, entrando para toda a rede às 17h30. Depois, às 18h15, Marcelo Rezende ficará para São Paulo e outras praças até 19h45, enquanto algumas emissoras seguirão com "Todo Mundo Odeia o Chris" até 19h45 (horário dos "Praça Record") e mais algumas ficarão com as versões locais do "Cidade Alerta", como a hoje estreada edição regional do Pará.

*Li no fórum do NaTelinha que a RedeTV! mostrou pela última vez neste domingo o "Olhar Digital", programa independente sobre o universo da informática. Sai da emissora pois a Microsoft não renovou o patrocínio.

*O fim da novela foi o de sempre: Carlos Alberto de Nóbrega renovou com o SBT por mais 4 anos.

*Desde a semana passada, a Bandeirantes exibe "The Walking Dead" às terças-feiras por conta do futebol às quartas. O repeteco ainda está na faixa da meia-noite de sexta para sábado, depois do "Pânico na Band".

*Dias tristes estes no obituário aqui no Brasil e fora dele: Zózimo Bulbul, ator e diretor que foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, "Vidas em Conflito", realizada em 1969 pela Excelsior (75 anos); Lídia Mattos, atriz de novelas como "O Bem Amado", "Selva de Pedra" e "A Próxima Vítima", e avó da também atriz Vanessa Lóes (88 anos); Walmor Chagas, de tão histórica trajetória em palcos, telas e telonas, que foi amigo da minha avó quando morou aqui em Porto Alegre - onde morou e não onde nasceu, diferentemente do erro cometido em reportagens da Globo e da RBS TV, que não corrigiram que ele era de Alegrete -, e cujo provável suicídio me chocou assim que soube dele (82 anos); Adalgisa Colombo, Miss Brasil de 1958 e vice-campeã do Miss Universo (73 anos); e Michael Winner, diretor de filmes como "Desejo de Matar" (77 anos).

"Sintonia PB" voltará ao seu andamento normal na coluna da próxima quarta-feira.

Datas e datas

Algumas que já se passaram, mas que faço questão de registrar rapidamente, e outras que vem e ainda virão. Datas, observo para quem ainda não percebeu ou mesmo chegar agora e não souber, sempre em 0 e 5, pois me é humanamente impossível registrar todas de todas e as datas acabadas em 0 e 5 tem um simbolismo a mais. Datas que abrangem o futebol, os esportes, o jornalismo, as artes, enfim, os temas sempre tratados nesta "24".

Dia 18

*100 anos do nascimento de Danny Kaye (comediante de filmes como "Natal Branco" e "Cara de Pau", que morreu em 1987).

*80 anos de John Boorman (cineasta de filmes como "À Queima-Roupa", "Amargo Pesadelo", "Excalibur" e "Esperança e Glória").

*40 anos de Schiavi (zagueiro multicampeão: pelo Boca Juniors, da Libertadores e Intercontinental de 2003, da Sul-Americana de 2004 e 2005, da Recopa Sul-Americana de 2005 e do Argentino de 2003, 2005 e 2011; pelo Grêmio, do Gaúcho de 2007; e pelo Estudiantes, da Libertadores de 2009).

Dia 19

80 anos do nascimento de Luiz Carlos Arutin (ator atualmente revisto no Viva como o turco Rachid de "Renascer" e falecido em 1996).

*5 anos da morte de Suzanne Pleshette (atriz de filmes como "Os Pássaros" e "Candelabro Italiano").

Dia 20

*55 anos de Lorenzo Lamas (ator do seriado "O Renegado").

*30 anos da morte de Mané Garrincha (o Anjo das Pernas Tortas que venceu as Copas do Mundo de 1958 e 1962 pelo Brasil, os Campeonatos Cariocas de 1957, 1961 e 1962 e os Torneios Roberto Gomes Pedrosa de 1962 e 1964 pelo Botafogo, o RJ/SP de 1966 pelo Corinthians e o Colombiano de 1978 pelo Millonarios, que morreu aos 49 anos).

*20 anos da morte de Audrey Hepburn (atriz vencedora do Oscar por "A Princesa e o Plebeu" e vista também em filmes como "Bonequinha de Luxo", "Minha Bela Dama", "Cinderela em Paris", "Sabrina" e "Além da Eternidade", falecida aos 63 anos).

Dia 21

*50 anos de Hakeem Olajuwon (jogador de basquete bicampeão da NBA pelo Houston Rockets em 1994 e 1995, e medalha de ouro com os EUA na Olimpíada de Atlanta).

Dia 22

*40 anos de Rogério Ceni (goleiro que chegou nesta semana aos 108 gols na carreira, jogador que mais defendeu o São Paulo e que nele venceu o Intercontinental de 1993, o Mundial de 2005, as Libertadores destes dois anos, o tri-brasileiro de 2006 até 2008, a Sul-Americana de 2012, os Paulistas de 1992, 1998, 2000 e 2005, a Supercopa de 1993, a Copa Conmebol de 1994, a Recopa destes dois anos e o RJ/SP de 2001, além do Brasil nas Copas das Confederações de 1997 e do Mundo de 2002, tudo começando no Matogrossense de 1990 pelo Sinop).

*5 anos da morte de Dora Bria (windsurfista seis vezes campeã brasileira e tricampeã sul-americana, que morreu aos 49 anos).

*5 anos da morte de Heath Ledger (Oscar póstumo de ator coadjuvante pelo Coringa de "Batman: o Cavaleiro das Trevas" e visto também em "O Segredo de Brokeback Mountain", morto aos 28 anos).

Dia 23

*85 anos de Jeanne Moreau (atriz francesa de filmes como "Os Amantes" e "Uma Mulher Para Dois").

Dia 24

*85 anos do nascimento de Michel Serrault (ator que fez a Zazá na trilogia "A Gaiola das Loucas" e que morreu em 2007).

*70 anos do nascimento de Sharon Tate (atriz dos filmes "Não Faça Ondas", "A Dança dos Vampiros" e "O Vale das Bonecas", casada com Roman Polanski e assassinada pela Família Manson aos 26 anos).

*40 anos da estreia de "O Bem Amado" (novela de Dias Gomes estrelada por Paulo Gracindo e Lima Duarte, que a Globo mostrou em 178 capítulos e depois renderia um seriado que durou quatro anos e, muito tempo depois, um longa-metragem com elenco diferente).

*30 anos da morte de George Cukor (Oscar de diretor por "Minha Bela Dama" e autor de obras como "Nasce Uma Estrela" e "Ricas e Famosas").

Dia 25

*70 anos de Tobe Hooper (diretor de filmes de terror como "O Massacre da Serra Elétrica" e "Poltergeist: o Fenômeno").

*35 anos da Rádio Capital de São Paulo (que começou no prefixo AM 560 e foi para o AM 1040 em 1981, substituindo a Tupi, então pertencente aos Diários Associados).

Dia 26

*85 anos do nascimento de Roger Vadim (diretor dos filmes "E Deus Criou a Mulher" e "Barbarella", que foi casado com Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Jane Fonda, falecido em 2000).

*70 anos de Bernard Tapie (presidente do Olympique de Marselha entre 1986 e 1994, responsável pelo escândalo que fez o time perder o direito de disputar com o São Paulo a Copa Intercontinental de 1993, indo o vice-campeão Milan no seu lugar).

*55 anos de Ellen de Generes (apresentadora e atriz da série "Ellen" e de filmes como "EdTV").

*50 anos de José Mourinho (técnico do Real Madrid, pelo qual venceu o Espanhol de 11/12, a Copa do Rei de 10/11 e a Supercopa da Espanha de 2012, além de ganhar: Liga dos Campeões, Copa da UEFA, dois Portugueses, uma Taça e uma Supertaça de Portugal pelo Porto; Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra e dois Ingleses pelo Chelsea; Liga dos Campeões, Copa Itália, Supercopa da Itália e dois Italianos pela Internazionale).

Dia 27

*80 anos de Ary Fontoura (ator de filmes, peças de teatro e novelas como "Saramandaia", "Tieta", "Roque Santeiro" e "A Favorita").

*60 anos de Mazaropi (goleiro multicampeão: Brasileiro de 1974 e Cariocas de 1977 e 1982 pelo Vasco; Paranaense de 1979 pelo Coritiba; Pernambucano de 1984 pelo Náutico; Libertadores e Intercontinental de 1983, Copa do Brasil de 1989 e Gaúcho entre 1985 e 1990 pelo Grêmio).

*50 anos de Paulo Roberto (lateral direito campeoníssimo: Brasileiro de 1981 e de Libertadores e Intercontinental de 1983 pelo Grêmio; Carioca de 1987 e 1988 pelo Vasco e de 1990 pelo Botafogo; Mineiro de 1992 e 1994, Supercopa de 1992 e Copa do Brasil de 1993 pelo Cruzeiro; e Mineiro de 1995 pelo Atlético).

Dia 28

*95 anos do nascimento de Castro Gonzaga (ator de novelas como "Saramandaia", "Gabriela" e "O Profeta", que morreu em 2006).

*75 anos de Raul Gil (animador de auditório do SBT em segunda passagem, que antes trabalhou por duas vezes na Record e também em Excelsior, Bandeirantes, Tupi e Manchete).

*65 anos de Mikhail Baryshnikov (bailarino e ator de filmes como "Momento de Decisão" e "O Sol da Meia-Noite").

*55 anos de Maitê Proença (atriz no ar em "Guerra dos Sexos" e nas reprises de "Da Cor do Pecado" e "Felicidade", de novelas como "O Salvador da Pátria" e "Felicidade", e apresentadora e/ou participante de atrações como "Vídeo Show" na Globo, "Programa de Domingo" na Manchete e "Saia Justa" no GNT).

*40 anos de Cynthia Benini (atriz, modelo e jornalista, de comerciais como o do cartão de crédito American Express, integrante do elenco de produções de Globo, Record e SBT, participante do confinamento televisivo "Casa dos Artistas", apresentadora de diversos canais - entre eles o SporTV, no qual lembro dela fazendo o "Basketmania" junto com Fábio Sormani na segunda metade dos anos 90 - e jornalista do SBT desde 2007, atualmente nos boletins informativos da tarde e na apresentação substituta dos noticiários).

*35 anos de Buffon (goleiro vencedor pelo Parma das Copas da Itália e da UEFA de 1998/1999 e da Supercopa da Itália de 1999, e pela Juventus dos Italianos de 2001/2002, 2002/2003 e 2011/2012, da Série B de 2006/2007 e das Supercopas da Itália em 2002, 2003 e 2012, além da Copa do Mundo de 2006 pela seleção italiana).

*30 anos de Sandy (cantora e atriz, filha do Xororó, líder do elenco da novela "Estrela Guia" na Globo e que formou a dupla Sandy & Júnior na música, em um programa na Manchete e em um seriado na Globo).

Dia 29

*100 anos do nascimento de Victor Mature (ator de filmes como "Sansão e Dalila", que morreu em 1999).

Bela do Dia: Elizabeth Whitmere

Elizabeth Whitmere, atriz. A imagem é do filme "O Último Assassino", que passou na madrugada desta segunda-feira só para São Paulo no "Corujão", da Rede Globo.

Convivas

Sem publicação por alguns dias, conforme explicado no explicativo "abre" visto no começo desta coluna. Mesmo assim, o papodebola@gmail.com fica ao dispor de damas e cavalheiros no que for necessário de mais urgente.

Clipe do Dia

Também entra no embalo das datas fechadas em 0 e 5 dos últimos e dos próximos dias.

Dia 19

*70 anos do nascimento de Janis Joplin, que morreu aos 27 anos. Aqui está "Summertime".

*50 anos de Luiz Caldas. Aqui está "Haja Amor".

Dia 20

*40 anos de Luciano, da dupla com Zezé di Camargo. Aqui estão os dois, junto com Julio Iglesias, em "Dois Amigos".

Dia 23

*65 anos de Anita Pointer, uma das três Pointer Sisters. Aqui está "I'm So Excited", da trilha do filme "Férias Frustradas", com seu vocal.

Dia 25

*70 anos de Leny Andrade, cantora brasileira de jazz. Aqui está "Rio".

Dia 26

*70 anos de Jean Knight, cantora de R&B. Aqui está "Mr. Big Stuff".

*55 anos de Anita Baker, cantora das minhas prediletas da música negra. Aqui está o tema do seriado "Louco Por Você", com direito ao protagonista e criador Paul Reiser ao piano.

*50 anos de Andrew Ridgeley, que formou com George Michael a dupla Wham!. Aqui está "Everything She Wants".

Dia 27

*45 anos de Mike Patton, vocalista do Faith no More. Aqui está "I Started a Joke".

Dia 28

*45 anos de Sarah McLachlan, cantora de trilhas de filmes (como "Blackbird", de "Uma Lição de Amor") e de novelas da TV brasileira (como "U Want Me 2", de "A Favorita"). Aqui está "Angel", do filme "Cidade dos Anjos".

Arremate

Dias muito difíceis serão estes próximos. Que os pais que perderam seus filhos sejam muito, muito fortes.

"24 Horas" voltará ao seu andamento normal nesta quarta-feira.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.