.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 15 de janeiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 149
Nadal voltará ao tênis aqui no Brasil

Sem jogar desde julho de 2012 devido a dores sucessivas no joelho, Rafael Nadal voltará às quadras no Brasil Open, mais especificamente em São Paulo, de 11 a 17 de fevereiro. Organizadora do único ATP realizado em nosso país (250), a Koch Tavares confirmou a participação do tenista espanhol, cuja última conquista foi Roland Garros, também no ano passado e um mês antes da parada - e, por consequência disso, não disputar os Jogos Olímpicos de Londres. A volta de Nadal não acontece no Aberto da Austrália devido a problemas estomacais.

Bom, o fato é que o Ginásio do Ibirapuera precisa encher para prestigiar este grande tenista, que já ganhou o Aberto do Brasil, em 2005, quando a competição acontecia na Costa do Sauípe. É um programaço.

Analisando as possibilidades

A rodada com folga do Brasil no Grupo B do Sul-Americano Sub-20, na noite desta segunda-feira, teve o Peru vencendo a Venezuela e o empate entre Uruguai e Equador. Com isso, a duas rodadas do fim, todos os países estão no páreo pelas três vagas pro hexagonal decisivo: Uruguai com 5 pontos (3 jogos), Peru com 4 (2), Venezuela com 3 (2), Equador com 2 (3) e Brasil com 1 ponto (2 jogos).

Lanterna? Sim. Ruim? Nem tanto. Por justamente ter dois jogos por fazer, o Brasil tem uma vantagem para o Equador - mas, claro, precisa tirar proveito destes 90 minutos a mais em relação a eles. Amanhã, os brasileiros enfrentarão a Venezuela, enquanto o Peru duelará com o Equador. Se o Brasil vencer e o Equador não ganhar, já saltará para a terceira posição e ficará a um ponto do Uruguai. É a melhor possibilidade.

Agora é "fica ou cai fora"

Oito jogos acontecem nesta terça-feira pela segunda fase da Copa São Paulo de Juniores: Audax x Paraná, Ferroviária x América Mineiro, Osasco x São Caetano, Atibaia x Sertãozinho e Velo Clube x Internacional, todos à tarde e sem televisão; Santos x Náutico à tarde, Cruzeiro x Fluminense no fim da tarde e Palmeiras x Desportivo Brasil, todos estes com TV. Agora, não tem conversa: ganha e fica; perde e cai fora.

Ainda sobre públicos

12 mil viventes foram ao Baenão ontem à noite e acompanharam a vitória do Remo sobre o Santa Cruz pela contagem mínima, encerrando a rodada inicial do Campeonato Paraense. Um pouco mais que Paysandu x São Francisco, na manhã de domingo. Um bom começo de 2013 das torcidas azulina e bicolor.

Enquanto isso, o seguidor twitteiro Igor Godines mandou as plateias da rodada inicial do Campeonato Potiguar, que, sendo gentil como talvez nem a Fernanda fosse (risos), parece não ter empolgado muito os torcedores num primeiro momento: 197 pessoas em Alecrim 1 x 0 Corinthians (que foi o primeiro jogo da TV), 453 em Potyguar 0 x 1 Potiguar, 691 em Santa Cruz 0 x 1 Palmeira e, no melhor deles, 1.637 em Baraúnas 1 x 0 Assu.

Vantagens para associados

"Movimento Por um Futebol Melhor" é um projeto que foi lançado nesta segunda-feira, em São Paulo, no qual sócios-torcedores de 15 clubes brasileiros ganharão descontos em produtos e serviços. A ideia é mostrar as vantagens de ser associado de um clube, com benefícios que farão valer o dinheiro investido na associação.

Neste primeiro momento, os clubes que participam serão os paulistas Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo, os cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, os mineiros América, Atlético e Cruzeiro, e os baianos Bahia e Vitória, além de outros cinco a partir de março, que são os gaúchos Grêmio e Internacional, e os pernambucanos Náutico, Santa Cruz e Sport. Espera-se para ainda este ano a adesão dos catarinenses Avaí e Figueirense, do goiano Goiás e dos cearenses Ceará e Fortaleza.

As empresas que já estão nessa são Ambev, Danone, PepsiCo, Seara e Unilever, e a partir de fevereiro também entrarão Burger King, Bradesco, Netshoes e Sky. Além disso, as redes varejistas Carrefour e Extra terão selos indicativos de participação da promoção e, como o sistema das lojas estará integrado aos sistemas dos clubes, o sócio deverá informar seu CPF ao pagar para obter o desconto.

A ideia, vista assim, parece boa para um leigo nestas questões comerciais e mercadológicas do futebol. Se na prática funcionará, eu não sei. Mas soa uma boa sacada para fazer torcedores se associarem aos clubes.

Curtinhas

*Completa 70 anos nesta terça-feira um dos mais famosos árbitros da história: Arnaldo Cezar Coelho, que apitou nas décadas de 60, 70 e 80. Ele participou de sete Copas do Mundo, sendo quatro como apitante e três como bandeirinha. Itália 3 x 1 Alemanha, final de 1982 por ele dirigida, foi a primeira com um árbitro de fora da Europa. Desde o fim de 1989, Arnaldo é comentarista da Rede Globo. Ele também é dono da TV Rio Sul, de Resende.

*Por falar em apitantes: a Conmebol confirmou ontem que, na quarta-feira da semana que vem, o uruguaio Roberto Silvera dirigirá São Paulo x Bolívar e o colombiano Wilmar Roldán comandará LDU x Grêmio. Dos brasileiros, Heber Roberto Lopes estará no México para León x Deportes Iquique.

*Revivendo o "Só Fatos, Sem Boatos": atacante Araújo no Atlético Mineiro, lateral direito Edílson no Botafogo, lateral direito Nei no Santos, zagueiro Welinton fora do Flamengo, meia Guilherme Biteco fora do Grêmio, meia-atacante Maranhão no Atlético Paranaense e lateral direito Marcos e defensores Fabrício e Cardoso no Vitória.

*A estreia do Internacional no Campeonato Gaúcho será neste sábado, com o time B recebendo o Passo Fundo no Complexo Esportivo da Ulbra. O torcedor levará dois quilos de alimentos não perecíveis e ganhará um tíquete.

*Enquanto isso, as obras no Beira-Rio estão novamente paradas. Os funcionários da Andrade Gutierrez não aceitaram a proposta de 8% de reajuste salarial. Eles querem 15%. Como não levaram, entraram em greve.

*Esta tarde, o Sport faz mais um amistoso rumo à Copa do Nordeste. Será contra o sergipano Boca Júnior.

*Paulo Autuori não é mais técnico da seleção do Qatar. Você gostaria de tê-lo dirigindo seu time, leitor?

*E essa da Sasha, que tem 14 anos, ser convocada pela CBV para treinamentos com a seleção sub-19 de vôlei de praia? Isso que ela é jogadora de quadra, levantadora da base do Flamengo que é. Mesmo que a guria tenha talento, ficará aquele estigma de ser chamada só pela fama (sim, tô falando da filha da Xuxa Meneghel).

*Flamengo, que aumentou para 11 as vitórias consecutivas no BB ao aplicar 83 x 75 no paulista São José.

*Enquanto Roger Federer começou com 3 x 0 (6/2, 6/4 e 6/1) sobre Benoit Paire, o Aberto da Austrália não tem mais Thomaz Bellucci, que levou 3 x 0 (6/3, 6/1 e 6/3) do esloveno Blaz Kavcic. Nem falo mais nada!!!

*Falo sim, mas de outro assunto: segundo a Associated Press, Lance Armstrong confessou na entrevista para Oprah Winfrey ter se dopado para ganhar a Volta da França. Aliás, importante: a entrevista do ciclista será vista aqui no Brasil simultaneamente aos Estados Unidos pelo Discovery Channel, da meia-noite à 1 e meia de quinta para sexta-feira desta semana. O programa "Oprah's Next Chapter" é da OWN, canal da própria Oprah.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de baixas e reposições: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Rádio Globo com saídas e chegadas. A saída é de Gilberto Nascimento, que apresentava nas madrugadas de sábado para domingo o "Sucessos da Globo" (rede nacional) e estava nela desde 2004. A chegada é de Rubens Palli, que estava na Super Rádio Tupi AM/FM e já trabalhou na Rede Bandeirantes e na própria Rádio Globo.

*Veem aqui (postado por gabrielkaizer) o começo do primeiro "Cidade Alerta Rio" apresentado por Rogério Forcolen. Dá para notar que o jornal agora é feito direto da redação da Record, que pelo vídeo parece muito bonita. Ano passado, quando por algumas semanas a Sky foi forçada pela Justiça Eleitoral a mostrar para todo o país a imagem da Record Rio devido ao horário político de São Gonçalo, deu para perceber que o "Cidade" era feito de um cenário que parecia pequeno, com Luiz Bacci do lado de um monitor de plasma o tempo todo.

*Ainda sobre isso, leio no Flávio Ricco que o novo programa do Luiz Bacci abordará não apenas temas policiais, mas também gerais. Porém, não se sabe se ele apresentará sozinho ou junto com alguém e em qual horário seria encaixado. Atualmente, a grade local diária tem "RJ no Ar" das 6h30 às 8h40, com Gustavo Marques, e "Balanço Geral" das 12h às 14h45, com Wagner Martins, além do "Cidade Alerta" das 17h30 às 20h30.

*Enquanto isso, o Comunique-se noticiou que Bacci poderia ter seu contrato rescindido pela Record Rio, o que a emissora desmentiu em nota oficial e gerou manifestos muito bronqueados do apresentador no Twitter.

*O mesmo C-se publicou que, nesta semana, quem deverá gravar um piloto é o repórter Daniel Penna-Firme na apresentação do "SBT Rio" - que, após a saída do Forcolen, interinamente é conduzido por Isabele Benito.

*Leio no Flávio Ricco que o SBT completará hoje 10 mil boletins jornalísticos apresentados nos intervalos da programação, o que é feito desde o fim de novembro de 2011. É um complemento que acho uma boa ideia.

*Leio no Lauro Jardim que será nesta semana que Marcelo Adnet assinará contrato com a Globo, onde começará em abril com um novo seriado de Alexandre Machado e Fernanda Young (do qual já tinha saído algo na coluna da Patrícia Kogut, o que mencionei nesta coluna à ocasião).

*Globo, que a partir de hoje e durante esta semana, mostrará "Gonzaga - De Pai Pra Filho", uma minissérie que, na verdade, é o filme ainda exibido em algumas salas de cinema do Brasil, mas com algumas adaptações.

*Mudando completamente de assunto para a saideira: há 100 anos hoje completados, nascia o ator Lloyd Bridges, que morreu em 1998 e é o pai dos também atores Jeff e Beau Bridges. Lloyd fez várias participações na televisão, como nos seriados "Aventura Submarina" e "Joe Forrester", e um caminhão de filmes ao longo da vida, tanto clássicos do faroeste como "Matar ou Morrer" quanto, da década de 80 em diante, as comédias "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu..." (1 e 2), "Top Gang: Ases Muito Loucos" e "Top Gang 2: a Missão".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Há 90 anos hoje completados, nascia um dos grandes comunicadores de auditório da televisão brasileira: Flávio Cavalcanti, que marcou época com suas chamadas de intervalo levantando o braço, destacando o dedo indicador e dizendo: "nossos comerciais, por favor!" Iniciado no rádio na década de 50, pouco depois chegou à televisão. Na Tupi, quebrou discos após criticá-los no programa "Um Instante, Maestro!". Ele trabalhou tanto nela quanto na TV Rio. Com o fim da Tupi, Flávio foi para a Bandeirantes no começo dos anos 80, mas logo em seguida migrou para o SBT, nele encerrando sua carreira. Um pouquinho dela é lembrada neste tópico.

Abro com Flávio na TV Rio em 1973 (postado por gilgrespan), prossigo com "A Grande Chance" em 1974 (postado por robsoncerqueira), continuo com sua entrevista para Sargentelli no "Abertura" em 1979 (postado por arquivos1000), destaco o "Boa Noite Brasil" na Band em 1982 (postado por andreiam30), registro o encontro dele com Marília Gabriela, Hebe Camargo e Edson "Bolinha" Cury também nos anos 80 (postado por analistadoorkut) e incluo o "Programa Flávio Cavalcanti" pelo SBT entre 1983 e 1986 (postado por claudiard1981).

O destaque final está aqui (postado por guily2006) e traz Sônia Abrão, jurada de Flávio, lembrando do último programa dele. Em 25 de maio de 1986, o comunicador chamou os comerciais e, como reparam no vídeo, quem estava em seu lugar na volta deles era Wagner Montes, explicando a ausência de Flávio. Ele teve uma isquemia miocárdica durante o programa e foi para o hospital, lamentavelmente morrendo quatro dias depois.

Bela do Dia: Danúbia de Souza

Danúbia de Souza, repórter da RIC (Record) de Blumenau. Lindindinha que vi pela vez primeira agora por esses dias, participando em rede nacional no "Fala Brasil".

Convivas

"Por que não reduzir os preços dos ingressos e fazer promoções para os tão desprestigiados Estaduais? Poderíamos ter mais gente e fazer com que eles tenham ao menos a vibração das torcidas em jogos nem tão interessantes. *** Com o 'gramado' de São Januário, não era melhor a despedida do Pedrinho ser contra a seleção de futebol de areia? E no nível atual do Vasco, ao menos vaga no elenco ele tem. *** Palpite: Barcelona campeão espanhol com 5 rodadas de antecedência. *** A Juventus é boa, mas não para ganhar dois campeonatos nacionais com tanta folga como aconteceu na temporada passada. *** Gosto do estilo de estratégia do futebol americano, que tem muitas paradas no jogo, mas não é tão monótono quanto o beisebol. *** A Rádio Globo de São Paulo transmite o 'Show do Antônio Carlos' há quanto tempo?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: obrigado por me alertar mais uma vez que ainda não coloquei Julianne Moore de 'Bela do Dia', eu jurava que ela já tinha sido publicada. E segundo: desde 2002, quando começou a grade nacional.

"Não costumo varar a noite assistindo o Grupo de Acesso do carnaval carioca, mas como a Globo vai se arranjar este ano? Vão transmitir tudo na íntegra? E se havia alguma dúvida sobre repórteres titulares e reservas, a escala do carnaval a dissipou de vez. Só estranho Gabriela de Palhano estar na sexta e no sábado, ao passo que Fernanda Graell, que não costuma aparecer na rede, foi para o Grupo Especial. Em tempo: até hoje não sei se acho a Fernanda bonita ou não. *** Vagner Love não desenvolveu com a nova diretoria do Flamengo a mesma afinidade que tinha com a anterior e, por isso mesmo, não criou drama nem caso nesta nova saída. Patrícia Amorim foi à festa dele para, de certa forma, celebrar uma íntima e inconfessável satisfação com o primeiro fracasso da nova diretoria, que não conseguiu segurá-lo. Ela, bem ou mal, trouxe Ronaldinho Gaúcho, o próprio Love e Thiago Neves. Tenho medo que a nova diretoria insira o Flamengo num processo de apequenamento semelhante ao do Vasco de uns anos pra cá." (Clayton Moreira)
Você precisa assistir um pouco mais os noticiários nacionais da Globo, Clayton. Fernanda tem aparecido seguidamente na rede, sim, eu mesmo tenho visto ela aparecer bastante.

"Até quando a Record vai usar seus programas para meter o pau na Globo? Todos sabemos que a Globo não é santa, mas a Record se supera e não tem moral nenhuma pra falar nada. *** Me ocorreu que Mariana Godoy e seu marido Dalcies Biscalquin são concorrentes, pois ele apresenta na Rede Vida a 'Tribuna Independente', que começa no mesmo horário do 'Jornal das 10' na Globo News." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Dos 105 anos de vida de Valdemar Caracas, 89 foram dedicados ao Ferroviário, que ele fundou, treinou, onde jogou e fez de tudo, menos presidir. Tomara que este ano o Ferrão faça uma boa campanha toda dedicada a este grande homem, que criou um time que é o amor de milhares de pessoas, inclusive a minha. Segunda grande perda da família coral, já que na sexta-feira faleceu o grande torcedor Padre Haroldo. *** A regra da FIFA, das 66 horas entre um jogo e outro, é jogada no lixo pela Federação Cearense. O Ferroviário jogará nos dias 20, 22, 24 e 26. Quatro jogos em sete dias, o que é irresponsável e imoral." (Filipe Matias Pinheiro)

"As transmissões da Globo no carnaval caíram muito desde que Roberto Talma as assumiu. As trocas das duplas de narração ajudaram muito para isso." (Leonardo Dantas)

"Interessante notar na escala dos desfiles aqui no RJ que sexta e sábado ficaram para os repórteres locais e domingo e segunda ficaram com os repórteres de rede. Senti as faltas de Vandrey Pereira, Renata Capucci e Ana Luiza Guimarães, provavelmente porque eles comandarão os telejornais nesta época." (Ricardo Horss)

"Uma correção: o show do Elvis Presley no Havaí, em janeiro de 1973, foi transmitido para o Brasil, sim. Não tenho certeza por qual canal, mas acho que foi pela TV Piratini, que na época era afiliada da Tupi aqui em Porto Alegre. Eu tinha 16 nos na época e gravei o áudio do show numa fita k7 Mallory, especialmente comprada para ele numa daquelas lojas de componentes eletrônicos da Alberto Bins. Gravei diretamente da velha TV Orbiphon, num gravador National, com cabo coaxial. De um lado, um plug na entrada de microfone do aparelho; do outro, dois plugues tipo jacaré conectados nos bornes do altofalate da TV. Pura gambiarra! Este cabo estava turbinado com uma resistência em série, no fio positivo, para ajudar a eliminar o inevitável 'zumbido'. Foi dica de um amigo que estudava eletrônica no Parobé. Fiquei a tarde inteira armando a gambiarra e, lógico, tive que abrir a carcaça da televisão. Foi fácil convencer a mãe, mas quando meu pai chegou em casa, levei o maior carão. Porém, apesar de contrariado, o velho permitiu que eu realizasse o projeto e ficou feliz quando o resultado da gravação ficou satisfatório. Lembro disso como se fosse ontem. Durante muito tempo, ouvi a voz de Elvis naquela gravação tosca, mas muito valiosa para mim, e sempre guardei a fita como a relíquia que realmente era. Mas, infelizmente, ela se perdeu numa das tantas mudanças de residência que fiz durante a minha vida. Acontece... Hoje guardo tudo isso como uma agradável lembrança." (Sérgio Vasconcellos)
Belíssima história, Sérgio! E obrigado pela correção. As pesquisas que eu faço às vezes me derrubam... (risos)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Há 20 anos, a seis meses de completar 80 de vida, morria o compositor Sammy Cahn, que deu ao mundo muitas joias musicais, várias delas eternizadas pelos velhos olhos azuis e pelo vozeirão de Frank Sinatra. Exemplos? "All The Way", ganhadora do Oscar de melhor canção pelo filme "Chorei Por Você", e "Love and Marriage", o clássico tema da série "Um Amor de Família", ambas em conjunto com Jimmy Van Heusen. Já com Jule Styne, Sammy compôs "Three Coins In The Fountain", trilha do filme "A Fonte dos Desejos" e música que marcou a inauguração da Rádio Guaíba de Porto Alegre, em 1957, em versão de Frank Pourcel. Mas a canção que trago ao tópico é de um filme que gosto demais e há um tempaço não passa na TV: "Um Toque de Classe", com Glenda Jackson e George Segal. A melodia está aqui, com Madeline Bell, e se chama "All That Love Went To Waste".

Arremate

Manchester City? Bayern de Munique? Nada! Josep Guardiola vai dirigir o Vila Xurupita, isso sim! (até parece...)

"24 Horas" volta antes que, algum dia, alguém acerte o novo time a ser treinado pelo Pep!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.