.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 11 de janeiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 145
É... eu vivi para ver isso



Crédito a quem merece: vi essa imagem no Twitter, em repostagem nesta madrugada do Ari Aguiar, da ESPN.

Lucas na França

A partir das 6 da tarde no BBB (Big Ben Brasília), o atacante fará sua estreia pelo Paris Saint Germain ao usar a camisa 29 em peleja diante do Ajaccio, que abrirá o segundo turno do campeonato nacional, que tem seu time como um dos líderes com 38 pontos, junto com os Olympiques de Marselha e Lyon.

A grande pedida para muita gente é a primeira atuação do brasileiro, mas a competição em si está muito legal com estes três primeirões. Nesta rodada, Marselha e Lyon visitarão, respectivamente, Sochaux e Troyes.

Os irmãos Alcântara

Enquanto Thiago jogou pelo Barcelona e fez um dos cinco gols no "recreativo apronto dois toques" disfarçado de jogo oficial que foi o "amistosão" contra o Córdoba - que já tinha sido excluído da Copa do Rei ao levar 2 a nada na ida - Rafael foi mantido no banco por Emerson Ávila nos 90 minutos do empate com o Equador, que marcou a má atuação de estreia do Brasil no Sul-Americano Sub-20. Estreia, tudo bem, mas não foi bom o desempenho do time verde e amarelo, que amanhã enfrentará o Uruguai, que ontem igualou em trincas com o Peru.

Enquanto isso, nos juniores...

...a Copa São Paulo teve confirmadas ontem as classificações do Cruzeiro (MG) ao quatrilhar o anfitrião da chave São José, do São Paulo com dobro a nada sobre o São Carlos e do Santos (SP) ao "oxar" com o Corinthians Alagoano, que escapou de perder ao ter sua pele salva três vezes pelas traves.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, publicado nesta temporada pela última semana, no qual é mais fácil eu teorizar sobre como só mesmo a Copa do Mundo fez surgirem obras como as que viraram de pernas pro ar a vida dos motoras que transmitam nas esquinas de Ipiranga com Salvador França e Bento Gonçalves com Aparício Borges (obras que duvido por A + B = C que acontecessem sem a Copa) do que de rumores e especulações. Às últimas:

*O Flamengo confirmou um pacotão: o volante Elias, do Sporting de Lisboa; o meia-atacante Gabriel, do Bahia; e o lateral-esquerdo João Paulo, da Ponte Preta. O rubro-negro tá "se mexendo-se" para fazer jus em 2013 à lei de Noite Ilustrada: levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Tomara que as iniciativas apresentem resultado.

*O Botafogo não conta mais com o atacante Caio.

*O Cruzeiro acertou com o atacante Ananias, da Portuguesa.

*A Portuguesa acertou o empréstimo de 1 ano do meio-campista Souza, do Cruzeiro.

*O Palmeiras renovou com o atacante Barcos até 2016. Certo o Verdão.

*A Ponte Preta adquiriu o meio-campista Cachito Ramirez, do Corinthians, por empréstimo de 1 ano.

*O Bragantino perdeu o meio-campista Luciano Sorriso para o Santa Cruz, onde jogará Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano.

*O Guaratinguetá contratou o atacante Rodrigo Barreto, do francês Pau Football Club, por 1 ano.

*O Boa Esporte renovou com o meia-atacante Marcelinho Paraíba por 1 ano.

*O Internacional apresentou o atacante Vitor Júnior, do Botafogo, e recebeu de volta o atacante Gilberto, que estava emprestado ao Sport.

*O Grêmio comprou o volante Souza, do Porto, por 4 anos, além de fechar com o meia Jean Deretti, do Figueirense, por empréstimo de 1 ano e meio.

*O Figueirense, nesse troca-troca, receberá do Grêmio o volante William Magrão.

*O Atlético Paranaense anunciou o atacante Lucas Dantas, do Botafogo de Ribeirão Preto, por 4 meses.

*O ASA contratou o lateral direito Pedro Silva, do ABC, por 1 ano.

*O Goiás renovou com o volante Juliano por 3 anos e com o lateral direito Vitor, emprestado pelo Palmeiras por mais 1 ano.

*Aquisição curiosa: os torcedores do Corinthians lembrarão do volante Bruno Octávio, que venceu os Brasileiros de 2005 e 2011. Pois ele - que eu não sabia, mas é primo do ex-goleiro Ronaldo Giovaneli - vai jogar o Campeonato Mineiro pelo Araxá, um dos times que subiu no Módulo II de 2012.

Curtinhas

*Incrível, mas a primeira rodada do Campeonato do Rio Grande do Norte, neste domingo, teve mantido o jogo entre Potyguar de Currais Novos e Potiguar, mesmo a equipe de Mossoró abalada com a trágica morte do Neto Maranhão na parada cardíaca durante o treinamento da quarta-feira. O Potiguar confirmou que vai pra partida.

*Memória: lembram da morte do Serginho, em 2004? Daquela vez, pelo menos daquela vez, a CBF teve um pingo de sensibilidade e adiou São Caetano x Paraná, marcado para três dias depois daquele São Paulo x São Caetano. Era o mínimo que se esperava agora para Potyguar x Potiguar, mas nem sempre acontece o certo.

*Torcedores - isto é: vândalos disfarçados de torcedores - do Santos derrubaram um muro que era construído atrás do gol do placar eletrônico da Vila Belmiro. A construção foi pedida pela Polícia Militar sob a alegação de facilitar a passagem pelo local em situações emergenciais. O local é meio que uma "geral" do estádio. O que pega é que quem responde pelas obras na Vila é o superintendente Henrique Schlithler, corintiano assumido.

*Tá bom, não gostou da obra e tal. Mas será que, conversando, não dava para chegar a um ponto comum?

*Greve dos operários da Andrade Gutierrez que trabalham na reforma do Beira-Rio e reivindicam adicional de 100% nas horas extras, melhorias nos alojamentos e aumento no vale-alimentação de 160 para 250 "dilmas", além de salários 15% maiores. A obra já demorou um tempaço para começar devido à demora na assinatura do compromisso. Agora, ainda tem mais essa, independentemente dos trabalhadores terem razão ou não. Difícil.

*Traves recolocadas no Olímpico. Não as mesmas levadas pelo Grêmio pra Arena, mas outras novas. Na hora, muitos passaram a cogitar a hipótese do Velho Casarão receber alguns jogos do Campeonato Gaúcho - o que eu já tinha ouvido a Rádio Guaíba noticiar há algumas semanas. Se não fosse para isso acontecer, creio que seria desmentido no ato. Mas falar em "tem condições de uso para alguma eventualidade", como fez o assessor de futebol Omar Selaimen na Rádio Bandeirantes, faz ser pensado o contrário. Cuidemos o que acontecerá. (Atualização das 12:20: o Grêmio confirmou que fará seus primeiros jogos do Gauchão no Olímpico.)

*5 jogos de suspensão (os dois das quartas-de-final da Copa do Rei e mais três do Campeonato Espanhol) para Sergio Ramos, do Real Madrid, pela expulsão na goleada desta semana diante do Celta. Motivo: chamou várias vezes o apitante Miguel Ángel Ayza Gámez de "sem vergonha". Se é aqui no Brasil, teria punição aos montes.

*Adebayor tinha renunciado à seleção de Togo após a tragédia dos dois jogadores mortos quando o ônibus da equipe foi metralhado por guerrilheiros em Angola, sede da Copa Africana de Nações de 2010, mas foi chamado pelo treinador Didier Six para a edição que será disputada neste mês. O que será que fez ele mudar de ideia?

*O Flamengo atingiu ontem o melhor início da história do Novo Basquete Brasil, atualmente na quinta edição. Com 94 x 67 sobre o Joinville, no Ginásio da Tijuca, o rubro-negro chegou às 9 vitórias consecutivas e superou as 8 atingidas pelo Uniceub (Brasília) na temporada 2009/2010.

*Tênis em três tempos (parte 1): o calendário do Aberto da Austrália, que começa na semana que vem, aponta que Thomaz Bellucci estrerará contra o esloveno Blaz Kavcic, que Novak Djokovic começará diante do francês Paul-Henri Mathieu, que Roger Federer pegará o francês Benoit Paire e que Andy Murray duelará com o holandês Robin Haase. No torneio feminino, Serena Williams estreará contra a romena Edina Gallovits-Hall.

*Tênis em três tempos (parte 2): em dupla com Colin Fleming, Bruno Soares é finalista do ATP de Auckland após vitória sobre Julian Knowle e Filip Polasek por duplo 7/6. A final, nesta sexta-feira, será contra Johan Brunstrom e Frederik Nielsen, que superaram Frantisek Cermak e Michal Mertinak por 6/7, 6/4 e 10/6.

*Tênis em três tempos (parte 3): o calendário da WTA para 2013 e 2014 prevê pro ano que vem dois torneios aqui no Brasil, ambos em fevereiro. O torneio do Rio de Janeiro acontecerá uma semana antes do de Florianópolis, cuja primeira edição acontecerá já no mês que vem. Não deixa de ser algo legal.

*Marcelo Rodrigues, do SporTV, informou que o novo treinador da seleção brasileira de futsal será Ney Pereira, há dois anos afastado da modalidade e que jogou por Vasco, Fluminense, Flamengo e América, além da própria seleção, e que terá como auxiliar o eterno craque Manoel Tobias. Enquanto isso, Marcos Sorato - cuja rescisão consta que será oficializada no dia 24 - disse à Bradesco Esportes FM que pode ir pra base do Milan.

Mundial Masculino de Handebol

Disputado na Espanha, tem início nesta sexta-feira e vai até o dia 27 deste mês. São 24 países divididos em quatro chaves de 6 cada. Os três melhores de cada grupo formarão dois novos grupos de 6 países cada, saindo daí os semifinalistas do dia 25. Os perdedores da semi jogam no dia 26 e os vencedores fazem a final no dia 27.

O Grupo B terá Catar, Chile, Dinamarca, Islândia, Macedônia e Rússia. O Grupo C traz Arábia Saudita, Bielorrússia, Coreia do Sul, Eslovênia, Polônia e Sérvia. O Grupo D apresenta Argélia, Austrália, Croácia, Egito, Espanha e Hungria. Já o grupo do Brasil é o A e aponta este calendário de jogos: Alemanha amanhã, Argentina depois de amanhã e, na semana que vem, França na terça, Tunísia na quarta e Montenegro na sexta-feira.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de reaparecer no vídeo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Pelo menos que eu tenha visto, foi no "SBT Brasil" de ontem a estreia de Fernanda Bak como correspondente em Nova York, cobrindo a licença-maternidade da Yula Rocha (que é uma das repórteres mais duradouras da fase atual do jornalismo da emissora, presente desde a reformulação estreada com a Ana Paula Padrão ainda em 2005). Foi em matéria sobre uma polêmica com pulseiras coletoras de informações pessoais dos usuários da Disneylândia - logo, não é apenas Minnie trair Mickey com Pateta que faz o kissuco ferver por lá (risos).

*Aliás, um reparo devido: falei na coluna de ontem que lembrava da Fernanda nos tempos de Record e Globo - tanto que, quando a publiquei de "Bela do Dia" em 2005, ela era da Record -, mas a TV onde ela apareceu por mais tempo foi a Bandeirantes, somando quase 8 anos em duas passagens, a última delas acabando em 2010 e sendo a última aqui no Brasil. No ano passado, Fernanda começou a trabalhar nos Estados Unidos.

*O NaTelinha publicou uma entrevista bem legal com Adriana Araújo, que agora é mais uma apresentadora do "Domingo Espetacular". Ela explicou o que a levou a aceitar o convite para o "Jornal da Record", em 2006, quando era repórter da Rede Globo Brasília: além da motivação profissional de apresentar um noticiário em rede nacional no horário nobre, sua filha precisava de um tratamento médico caro e longo, possível somente em São Paulo. Juntou a renovação profissional com a necessidade pessoal e o resultado vemos nestes mais de 6 anos, com Adriana sendo uma das melhores presenças do jornalismo da Rede Record.

*Ela ainda falou sobre a saída do "Jornal da Record" em 2009, quando Ana Paula Padrão chegou do SBT, e admitiu ter sido difícil este momento pois tinha grande afinidade com a equipe de trabalho e a missão era bem cumprida. A emissora lhe deu a opção de apresentar um outro noticiário, mas Adriana preferiu outra novidade profissional e passou a correspondente em Nova York, onde ficou até 2010 e voltou ao Brasil para ser repórter especial, agora sendo apresentadora novamente via "Domingo Espetacular". Gosto demais desta mineirinha, mas isso não é novidade nenhuma. Antes ainda da Record, eu via o "Jornal Hoje" só à espera dos seus vivos.

*Adriana Araújo, que amanhã encontrará Adriana Araújo no "Esporte Fantástico". Demorou um tempão, mas a Record finalmente reuniu sua jornalista com a homônima boxeadora, que representou o Brasil na Olimpíada de Londres, para uma matéria com as duas. Isso explica a Adriana jornalista ter feito recentemente uma entrevista com Maguila pro "DE": treinamento grátis para o encontro com a Adriana lutadora de boxe, eh, eh, eh...

*Mais Record: Luiz Bacci entrou de férias e volta a fazer o "Cidade Alerta" do Rio de Janeiro em 4 de fevereiro.

*Mudando de assunto: leio na Mônica Bergamo que Nelson Motta se disse extasiado com o resultado de "O Canto da Sereia", minissérie que a Globo termina de exibir hoje e é baseada em um romance seu, a ponto de gostar mais da minissérie até que do livro.

*Bem que eu tinha visto ontem um comercial ontem nesse sentido, mas apenas lendo a nota do Flávio Ricco pude entender mesmo: pela primeira vez, mulheres que quiserem ser miss terão a chance. A Bandeirantes abriu inscrições pelo site oficial do Miss Brasil para damas que quiserem tentar uma vaga nos concursos estaduais. Para 2013, as vagas só não estão disponíveis para os concursos aqui do Rio Grande do Sul (já realizado no mês passado) e no do Amazonas (programado para o dia 22 deste mês). Nos outros 25, está valendo.

*Band, que informou ter atingido o terceiro lugar nesta quarta-feira em São Paulo com a estreia de "The Walking Dead", que marcou 6 pontos de média, 7 de pico e 10% de participação, tendo 17 minutos de vice-liderança.

*Veja como eu ando "atento" às coisas do cinema desde que passei a editar este Papo de Bola - o Site, há quase 10 anos: apenas ontem me toquei que o Oscar não tem mais apenas 5 indicados a melhor filme e sim 10 em 2010 e 2011, caindo para 9 em 2012 e agora em 2013. Entonces, temos indicados "Indomável Sonhadora", "O Lado Bom da Vida", "A Hora Mais Escura", "Os Miseráveis", "As Aventuras de Pi", "Amor", "Django Livre", "Argo" e "Lincoln", de Steven Spielberg, que concorrerá a 12 prêmios. A grande curiosidade fica pra indicada a melhor atriz por "Indomável Sonhadora", Quvenzhane Wallis, de apenas 9 anos.

*Sexta-feira dos 90 anos do nascimento do cronista Sérgio Porto, criador do personagem Stanislaw Ponte Preta, que trabalhou a partir do fim dos anos 40 em revistas como Sombra e Manchete, e em jornais como Última Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca. Stanislaw Ponte Preta surgiu em ideia de Sérgio com o ilustrador Tomás Santa Rosa. O escritor é o compositor da canção "Samba do Crioulo Doido" e autor de "As Cariocas", obra que originou um filme de 1966 e a série de 10 episódios da Rede Globo em 2010. Ele morreu aos 45 anos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Daniela Bandeira

Daniela Bandeira, apresentadora da TV Guará, afiliada da Record News em São Luís, na qual faz o programa "Maranhão Acontece". Apenas ontem vi pela vez primeira esta lindindinha, que entrou ao vivo no "Jornal da Record News" (que, nas férias do Heródoto Barbeiro, é feito pela loira linda Patrícia Costa). A bem da verdade, eu estava devendo jornalistas do Maranhão por aqui. Não devo mais, boa representante que Daniela é.

Convivas

"A Argentina parece não passar um grande momento na base. Já não conseguiu classificação para a Olimpíada de Londres e agora estreia o Sul-Americano Sub-20 com derrota. O mais engraçado é que o país teve uma boa geração de talentos nessas categorias menores, comandados em sua maioria pelo José Pekerman no meio do anos 90 e começo dos 2000, mas mesmo assim não conseguiu grandes conquistas nas categorias maiores. *** Triste o falecimento do Neto Maranhão. Pena que muitos clubes e federações não levem a sério a preparação da saúde dos jogadores, o que infelizmente causa essas situações lamentáveis. *** Rafa Benítez deve estar pensando onde foi amarrar seu burro. O Chelsea tem bons talentos, mas tem um elenco muito desequilibrado, além do treinador ter a torcida contra ele e a favor do Roberto Di Matteo. *** Até que Pará não foi tão mal no Grêmio quanto o esperado. É limitado, mas conseguiu fazer bons jogos. E que falta de sorte do Fábio Aurélio. Grande lateral, tecnicamente falando, mas sempre sofreu muito com contusões. *** Fernando Clemente, também acho que o Cruzeiro supriu bem a ausência do Montillo do meio pra frente, mas Dagoberto e Diego Souza são jogadores meio complicados. Dagoberto muitas vezes parece desinteressado em campo, além de jornalistas relatarem que não é um 'cara de grupo', e Diego Souza não se firma em time nenhum. Pelo ano passado, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart jogaram mais que os dois. Se 'as estrelas' forem para o banco, será que o clima ficará bom? Além disso, a zaga ainda parece abaixo do nível do restante da equipe. De todo modo, o time é superior ao do ano passado. *** Essa expansão religiosa da Globo tem claros interesses mercadológicos, que infelizmente é o modo como muitos tratam a religião, seja de qual igreja for. É compreensível a nova postura, pois condiz com o mundo em que vivemos. *** Alguma surpresa em um filme que fala de Abraham Lincoln e é dirigido pelo Steven Spielberg ter o maior número de indicações ao Oscar? Por melhor que o filme possa ser - e não o vi, até porque ainda não estreou aqui no Brasil -, é uma baita combinação para exaltar os sentimentos dos EUA, o que prova que o Oscar é uma festa deles para eles. Não digo que não assisto pois muitas vezes vejo, mas não é o único parâmetro para qualidade cinematográfica no mundo. *** Aproveito e sugiro Jennifer Lawrence, de 'O Lado Bom da Vida', como 'Bela do Dia'." (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Botafogo deixou de contratar o bom jogador Anderson Aquino. Agora, o que vai fazer? Manter o horrível Rafael Marques ou tentar contratar outro jogador, seja do interior do Rio ou de algum time da Série B? Loco Abreu teve que sair do Botafogo para disputar a Libertadores, pois nele não conseguiria isso tão cedo. *** Algo não pode dar uma audiência razoável que já querem desgastar. 'Os Simpsons' tá indo bem, mas não tem que passar todo santo dia. O ruim da Band colocá-lo no domingo é que, no mesmo horário das 8 da noite, a Fox passa a 24ª temporada, ainda inédita na TV aberta." (Fernando Clemente)
Mas uma coisa é a TV fechada e outra é a TV aberta, Fernando, e a Band não tem que pensar nos canais fechados e sim na Globo, na Record, no SBT e na RedeTV!.

"Você disse que Iarley tem mágoa do Internacional, mas está redondamente enganado. Ele falou no 'Fox Sports Rádio' que um dia ele voltará ao Inter, mas como dirigente. Portanto, se ele tivesse mágoa, sequer pensaria em passar na porta do Beira-Rio e muito menos se tornar dirigente do Inter." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Você é que se enganou, Kléber, pois talvez não tenha acompanhado com afinco e tão detalhadamente o noticiário da época que ele deixou o Colorado. Houve mágoa do Iarley, sim, todo mundo aqui sabe disso pois amplamente destacado à ocasião foi. Não é do clube em si, mas da direção de então, que não o tratou como deveria no episódio da sua saída. Isso foi muito repercutido sobretudo porque a torcida colorada ficou a favor do Iarley nessa questão.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 50 anos nesta sexta-feira a inauguração da considerada primeira discoteca dos Estados Unidos: a Whisky a Go Go, localizada em West Hollywood, na Califórnia. Discoteca não do gênero marcado pelo filme "Os Embalos de Sábado à Noite" - e, no nosso caso, pela novela "Dancin' Days" -, mas clube musical noturno, com apresentações de diversos cantores e bandas de pop rock. Só que, quando leio "Whisky a Go Go", o que é que vem à minha cabeça? A famosa canção do Roupa Nova, tema de abertura da novela global "Um Sonho a Mais", que curtem aqui em apresentação no "Viva a Noite", do SBT, para embalar o seu dia.

Antes do Arremate...

...uma atualização das 11:30: o presidente tricolor Fábio Koff confirmou há pouco que a Arena do Grêmio receberá em 9 de junho o amistoso Brasil x França. 9 de junho é exatamente uma semana depois do aniversário de 10 anos deste Papo de Bola - o Site. Posso considerar este um presentaço? O curioso é que este jogo estava apontado para o Mineirão. Só falta a mudança ter sido obra do Felipão... (risos) Volto à coluna originalmente publicada.

Arremate

Há 5 anos morria Sir Edmund Hillary, primeiro alpinista bem sucedido na escalada do Monte Everest, em 1953.

"24 Horas" volta antes que alguém tope patrocinar minha ida ao Everest! (tá louco, haha...)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.