.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 10 de janeiro de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 144
Tragédia no Nordeste

Não há como tratar de outra forma que não tragédia a morte de Neto Maranhão, de 28 anos, que tinha chegado ao Potiguar de Mossoró e sofreu uma parada cardiorrespiratória. O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte afirma que ele não tinha carteira de trabalho assinada e nem seguro de vida, mas o pior de tudo é que a direção confirmou não ter feito testes cardiológicos no jogador - até porque, normalmente, são exames médicos que costumam adiar um pouquinho mais o anúncio da oficialização de uma negociação.

Providências devem ser tomadas para evitar novos casos assim, mas infelizmente nada poderá trazer de volta a vida do jogador Neto Maranhão, que será enterrado em sua cidade natal, Fortaleza. Enquanto isso, o Sindicato reivindica o adiamento do começo do Campeonato Potiguar, marcado para este domingo. Não sei se o torneio em si será adiado, mas no mínimo o jogo do Potiguar contra o Potyguar de Currais Novos precisa ser remarcado pois a equipe de Mossoró não terá a menor condição psicológica para atuar. Neste caso, que haja sensibilidade.

Sul-Americano Sub-20

Enquanto é hoje a estreia do Brasil, diante do Equador, às 9 da noite, o primeiro dia do torneio teve a Colômbia ganhando do Paraguai - e tendo salva a pele duas vezes pela trave - e a surpresa que foi o Chile bater a anfitriã Argentina, mesmo tendo dois jogadores a menos.

Enquanto isso, nos juniores...

...o grande fato da quarta-feira na Copa São Paulo - e do torneio num todo, a bem da verdade - foi o Grêmio levar 2 x 0 do Espigão de Rondônia. Juniores? Sim. Mas não importa. Para o Espigão, é um resultado memorável.

Copa Centenário

O torneio amistoso que reúne quatro times do Rio Grande do Sul que chegam aos 100 anos em 2013 e é disputado no Passo D'Areia será decidido às 7 da noite de domingo por São José, que passou nos pênaltis pelo Cruzeiro após empatar nos 90 minutos, e por Juventude, que derrubou o Santa Cruz no tempo normal mesmo.

"Pelas Zoropa"

As copas dão o tom do meio de semana na Europa.

Na Espanha, o Real Madrid quatrilhou o Celta com trinca só do Cristiano Ronaldo e avançou pras quartas-de-final da Copa do Rei, que hoje terá o Barcelona enfrentando o Córdoba sem a presença do treinador Tito Vilanova, que foi para Nova York fazer exames dentro do tratamento contra o câncer extraído da glândula parótida.

Na Inglaterra, o Chelsea surpreendeu ao tomar dobro a nada do Swansea, diante de sua gente, no primeiro jogo da semifinal da Copa da Liga. Ficou uma bronca daquelas para os Blues resolverem na volta, dia 23.

E na Copa da Itália, o Milan foi eliminado pela Juventus em jogo único das quartas-de-final. Robinho não jogou.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, em sua última semana de publicação nesta temporada, onde é mais fácil eu contar o sonho que tive nesta madrugada, com um jornalista e uma jornalista se beijando na boca no estúdio nos créditos finais de um programa esportivo da TV brasileira (e, diferentemente de outras brincadeiras descontraídas que faço neste espaço, desta vez o sonho foi muitíssimo a sério), do que de rumores e especulações. Às últimas:

*O Cruzeiro demorou, mas oficializou o volante Nilton, que saiu do Vasco e acertou por 3 anos.

*O Corinthians vendeu o atacante Martinez para o Boca Juniors.

*O Guarani tinha anunciado o lateral direito Diego Macedo, mas ele resolveu bater pé que jogará o Campeonato Paulista pelo Bragantino, criando-se um impasse.

*O Grêmio acertou a permanência do lateral direito Pará por mais 3 anos.

*O América de Natal contratou os atacantes Rodrigo Tiuí, do Criciúma, e Renan Marques, do sul-coreano Jeju United.

*O Paysandu fechou com o lateral esquerdo Rodrigo Alvim, ex-Joinville.

Curtinhas

*Alexandre Pato já está no Brasil para ser atleta do Corinthians. Agora é que a "Timãopress" e, principalmente, os jornalistas da editoria de "celebridandos" entram em êxtase na busca de qualquer coisa relativa a ele.

*Fábio Aurélio foi vetado pelo departamento médico por sentir dores musculares e é desfalque do Grêmio para enfrentar a LDU, daqui a duas semanas, no Equador.

*Na NBA, afirma o Yahoo! dos Estados Unidos que a franquia Kings trocará Sacramento por Seattle a partir de 2013/2014, sendo vendida para um grupo investidor que inclui o presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer.

*Já o Charlotte Bobcats completa hoje 10 anos de existência, tendo como um de seus fundadores o proprietário atual, Michael Jordan. O time, que manteve a cidade na NBA depois que os Hornets foram para Nova Orleans, jogou apenas uma vez os play-offs, em 2010. Por enquanto, os gatos do Bob não assustam com seus miados.

*Completa 60 anos nesta quinta-feira o ex-piloto Bobby Rahal, um dos grandes da Fórmula Indy nos anos 80 e 90, sendo campeão em 1986, 1987 e 1992, além de ganhador das 500 Milhas de Indianápolis em 1986. Ele, que disputou duas corridas de Fórmula 1 em 1978, atualmente é dono de um time na Indy que leva seu nome.

"Sintonia PB"

Hoje, o tópico está mais magro do que o parceiro do gordo. Mas vamos com o que temos de assunto:

*Leio no Lauro Jardim que, além da Marcha Para Jesus em maio, a Globo abrirá espaço de cobertura jornalística e divulgação na programação para outros eventos evangélicos no Rio de Janeiro, que serão feitos em Nova Iguaçu, São João de Meriti e São Gonçalo. Demorou décadas, mas expandiram os horizontes religiosos. Não totalmente ainda, claro, mas perto do histórico habitual de falar apenas da religião católica, já é bastante.

*Leio no Flávio Ricco as novas funções da Carla Cecato na Record após deixar o "Fala Brasil" e não ingressar no "Programa da Tarde", diferentemente do anunciado por um tempo: ela apresentará o "Jornal da Record" aos sábados e terá em breve um novo quadro no "Domingo Espetacular". Que assim seja, pois é um desperdício deixar sem atividade uma profissional com a bagagem dela na emissora.

*Outra do Ricco: o SBT terá por algum tempo uma nova correspondente nos Estados Unidos, que será Fernanda Bak, repórter conhecida principalmente do público carioca dos tempos em que trabalhou na Record e na Globo. Ela faz um doutorado em Nova York e substituirá Yula Rocha, que sairá em breve pois será mamãe.

*"Charada", produção dirigida por Stanley Donen em 1963 e estrelada por Audrey Hepburn, Cary Grant, Walter Matthau, George Kennedy e James Coburn, vai passar às 10 da noite de hoje no "Clube do Filme", da Cultura.

Bela do Dia: Carla Simon

Carla Simon, repórter do SBT de Porto Alegre. Sabem de quem é filha esta lindindona lançada pelo canal 5? Carlos Eugênio Simon. O próprio que foi apitante de três Copas do Mundo e agora é comentarista do Fox Sports.

Convivas

"Parabéns à Alexandra Nascimento. O crescimento do handebol brasileiro é nítido e tomara que o esporte possa também se expandir para além das escolas brasileiras. *** Não deixa de ser chamativo o fato do Brasil Sub-20 ter, em seu time base, os baixinhos Ademilson e Marcos Jr. no ataque. É interessante fazer a opção pela velocidade, mas espero que o time tenha presença na área com os dois em campo. *** Se essa regra de 'não-expulsão' da Copa Centenário for levada a sério em outros torneios, Cocito, Sandro Goiano e outros do mesmo naipe vão jogar até os 50 anos (risos). *** Interessante a postura do Iarley, que disse no Fox Sports de forma alguma se sentir mal por ser dispensado pelo Goiás, agradecendo o período que viveu por lá e dizendo ser normal a postura do time goiano em rejuvenescer seu elenco. *** Não acompanhei a fundo a campanha para a presidência do Grêmio, mas sempre me pareceu claro que Vanderlei Luxemburgo gostaria que Paulo Odone ganhasse. *** Precisamos ver se o Oeste repetirá a postura de mandar jogos maiores em Araraquara também na Série B. *** Seria interessante ver o público de Rio Negro x Nacional pelo campeonato de um estado que vai receber a Copa do Mundo. *** O horário dos 'Simpsons' na Band não é o ideal para explodir em audiência, mas eles são melhores do que as outras atrações do horário. *** Ultimamente tenho visto na Internet muita gente, inclusive da própria imprensa, dizendo que assiste o 'Big Brother Brasil' e criticando quem gosta de esculhambá-lo, insinuando que quem critica gosta de ver escondido, numa espécie de 'patrulhamento ao contrário'. Até acredito que muita gente faz isso, mas da minha parte eu critico pelo pouco que sou obrigado a saber só de abrir a Internet ou ligar a TV, sendo que até o Multishow abre espaço para isso. *** Essa bonitona do seu sonho é jornalista?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: mágoa consta que o Iarley tem é do Internacional, que não foi correto com ele quando o dispensou. E segundo: 99% dos meus sonhos são com jornalistas bonitonas, eh, eh... Mas acho que é mais fácil o Íbis ser campeão pernambucano do que um dia eu romancear alguma delas.

"Li uma matéria na Veja que confirmou uma suspeita que há muito eu acalentava: Alfred Hitchcock era um tremendo sádico, praticamente um tarado. Tava na cara. É só lembrar como sofrem as louras de seus filmes, bastando citar 'Psicose' e 'Os Pássaros'. *** De fato, tem muita droga no cinema brasileiro, como muitas comédias envergonhadas que se pretendem 'com emoção' e também muita bobagem pretensamente 'cult' que só parece fazer sentido na cabeça do diretor. Mas também há muita coisa que vale uma conferida. 'É Proibido Fumar', com uma Glória Pires desglamourizada como nunca se viu, e 'Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos', com Caio Blat, Maria Ribeiro e Daniel Dantas roubando o filme nas duas únicas cenas em que aparece, são dois exemplos de filmes que foram pouquíssimo falados e não fazem vergonha." (Clayton Moreira)

"O Botafogo fez grande negócio liberando o fraco Fábio Ferreira pro Criciúma. Rodrigo Defendi e Bolívar são melhores que ele. O único problema do Bolívar é que cai de produção a cada ano. *** O Criciúma tá montando um time que, se não lutar pra não cair, vai ser a maior zebra da história. Só contrata refugos dos times grandes, vide essa barca do Cruzeiro, cujo melhor jogador que recebeu foi Diego Renan, que caiu em desgraça com a torcida, mas é ainda jovem e pode se recuperar. O problema é apostar em Tartá, que é um foguete molhado. *** O Cruzeiro, sim, está montando um grande time, um dos melhores que já terá tido. Desde 2003 não vejo um time tão encorpado e um elenco tão forte se apresentando na Toca da Raposa. *** O Palmeiras preocupa. Só contratou dois jogadores, recebeu de volta outros dois, não contratou mais ninguém, dispensou outros 20 e está com um elenco reduzido e fraco. *** O Santos seria inteligente se trouxesse Marcos Assunção de volta. Sua bola parada formaria um bom meio-campo ao lado de Montillo e Cícero. *** Sugiro Larissa Chimbem, Cristiane Pinto, Betina Kopp, Cláudia Sardinha, Bebel Mesquita, Clarice Falcão, Letícia Lima, Júlia Rabello e Sil Esteves para 'Belas do Dia'." (Fernando Clemente)
Você não tá "sugerindo" belas, Fernando, tá praticamente é querendo pautar um mês inteiro da seção com tantas de uma só vez (risos).

"Cuca já conta com cinco volantes no Atlético Mineiro e disse que quer mais um. Celso Roth faz escola. *** Quando voltarem o futebol e o 'Agora é Tarde', em qual dia e horário a Band vai passar 'The Walking Dead'? *** Indico Audrey Kleys para 'Bela do Dia'." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Confesso que não entendi. A Globo se propõe a fazer uma série de reportagens nas escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro e na segunda delas, na Caprichosos de Pilares, Alex Escobar não estava. Ficou estranho. Sei que ele tem compromissos nos esporte, mas ficou esquisita demais a ausência. E esse VT ficou melhor um pouco. Ao menos o áudio melhorou 100%." (Leonardo Dantas)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Em dose tripla nesta quinta-feira, generosa é a data de 10 de janeiro.

Destaco primeiro a cantora Pat Benatar, que completa 60 anos e, a rigor, tem apenas um sucesso, mas que vale a pena: aqui está a oitentíssima "Love Is a Battlefield".

Continuo com os 70 anos do nascimento de Jim Croce, cantor de folk rock falecido num acidente aéreo em 1973 - portanto, com apenas 30 anos, uma pena! Um de seus melhores momentos veio justamente no ano da sua morte e, aqui no Brasil, foi trilha da novela "A Próxima Vítima": curta aqui "I Got a Name".

E encerro com os 65 anos de um cracaço que gosto demais: Donald Fagen, o vocalista e co-fundador do Steely Dan, com sua voz inconfundível sendo uma das peças fundamentais deste maravilhoso grupo, a outra sendo o guitarrista Walter Becker. Fica até difícil escolher apenas duas ou três canções, tantas que gosto do Steely, mas separei três exemplos perfeitos: esta aqui é a clássica "Do It Again", das mais famosas da banda; sigo aqui com "FM (No Static At All)", tema de um filme chamado "FM", que passou há muitos anos nos canais Telecine; e fecho aqui com tudo de "Aja", excepcional disco de 1977, que inclui a preciosa canção-título (8 minutos de música excelente) e outras joias, como "Josie", "Peg" e "Deacon Blues".

Arremate

Quais justificativas para o escândalo do doping serão dadas por Lance Armstrong à Oprah na quinta que vem?

"24 Horas" volta antes que saibamos o que o ciclista dos títulos cassados alegará!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.