.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 28 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 133
Daniella Perez: 20 anos de saudade



Curioso isso que acontece comigo e com tantas pessoas: não lembrar direito de uma coisa simples de dois ou três dias atrás, mas recordar praticamente com perfeição de algo de muitos anos antes. O fato aconteceu em 28 de dezembro de 1992, quando eu tinha 11 anos, mas só tomei conhecimento dele no começo do dia seguinte, ao ligar a televisão e, de repente, me deparar com aquela informação assustadora: o assassinato da jovem atriz Daniella Perez, 22 anos, que estava no ar como a Yasmin da novela "De Corpo e Alma", na Rede Globo.

Explicar o que aconteceu é desnecessário, tão famosa ficou e tão repercutida foi e até hoje ainda é esta história policial em relação a outras muitas por envolver circunstâncias únicas, sendo a principal delas o envolvimento de pessoas que entravam em milhões de lares todas as noites, casos de vítima (Daniella) e criminoso (Guilherme de Pádua, o Bira, um dos três interesses românticos de Yasmin na trama da mãe dela, Glória Perez, que desde então concilia sua carreira com uma dor que nenhum pai e nenhuma mãe deveria jamais sentir).

Não foi a primeira produção afetada pela morte de um de seus atores durante seu decorrer. Há o famoso caso de "Sol de Verão", novela da Globo em 1983, cujo protagonista - vê bem: o ator principal - Jardel Filho sofreu um ataque cardíaco e isso abalou toda a equipe, que levou adiante a produção, mas abreviou seu fim. Neste ano de 2012 mesmo tivemos o falecimento da atriz Marly Bueno, que compôs o elenco de "Rei Davi", da Record. Mas foram questões de saúde, de alguma maneira não seria possível evitar estas fatalidades.

Nada na história da TV brasileira, no entanto, se compara à brutalidade da retirada da vida de Daniella Perez, que choca até hoje. Uma moça linda, simpática, com potencial para ser uma grande estrela das novelas e mesmo fora delas, além de muito talento para dança, o que pôde ser comprovado nas produções em que atuou, como "Kananga do Japão", "Barriga de Aluguel" e na própria "De Corpo e Alma", se mostrando sensual sem ser vulgar, envolvente e atraente sem exageros, apenas com o encanto natural que possuía. Puro dom.

Se este crime que 20 anos depois ainda impacta com muita força não tivesse acontecido e não houvesse algum problema de saúde no meio do caminho, Daniella hoje estaria com 42 anos e muito provavelmente uma carreira belíssima, com sucessos e fracassos a exemplo de quase todo bom ator que se preza, mas com muito mais vitórias no balanço da trajetória. Infelizmente, nunca saberemos se assim seria. Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, ainda mais da forma covarde e imperdoável como aconteceu.

Daniella Perez morreu muito antes da hora, mas a saudade sentida por quem a assistiu jamais morrerá. Muitos destes ainda saudosos dela manifestarão isso logo mais, às 7 da noite, em missa que será rezada na Paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, no bairro Ipanema, no Rio de Janeiro.

Memórias de Dani

Tipo do tópico onde não sei se começo aliviando ou direto com a paulada... Bom, vamos lá completar o registro.

Começo aqui (postado por agconline) com um plantão da Rede Globo, apresentado por Leilane Neubarth e com reportagem de Roberto Kovalick. O mesmo plantão também tinha Carlos Nascimento e Heraldo Pereira direto de Brasília na cobertura da renúncia de Fernando Collor de Mello. Só isso já ajuda a dimensionar a repercussão do assassinato da atriz: pôs em segundo plano o desfecho do histórico impeachment de um presidente da república.

Continuo aqui (postado por oldvideocassetetapes) com o "Jornal Hoje" de 31 de dezembro de 1992, com Leilane Neubarth e Cláudia Cruz, que abria com reportagens de André Luiz Azevedo e - vale a curiosidade jornalística - Guilherme Mendes, o repórter esportivo da Globo Minas e atual diretor de comunicação do Cruzeiro, ali a serviço da editoria geral ao cobrir a procura por Guilherme de Pádua em Belo Horizonte.

Destaco aqui (postado por mab01081991) o fim do capítulo de "De Corpo e Alma" em 19 de janeiro de 1993, quando foi ao ar a última cena da personagem Yasmin e todo o elenco se despediu de Daniella. De todos os depoimentos, o que mais dá um aperto no coração é o de Beatriz Segall, ao dizer que teve a idade da colega de trama, mas que ela não teria a sua - à ocasião, Beatriz estava com 66 anos.

Aqui está (postada por alxqueiroz) a chamada de elenco de "De Corpo e Alma", que estreou em agosto de 1992 e sucedia "Pedra Sobre Pedra". Com tudo o que aconteceu, seu fim foi antecipado para março de 1993, quando estreou a produção atualmente reprisada pelo Viva às 16h30 e às 2h15, que é "Renascer".

Em "De Corpo e Alma", Yasmin teve duas canções: a primeira está aqui e foi a lindíssima "Romance Rosa", com Juan Luis Guerra, e a segunda está aqui e foi "Wishing On a Star", com The Cover Girls. Este segundo tema era o que estava no ar quando Daniella morreu e, a exemplo da circunstância que tirou sua vida, também transcendeu a ficção e ficou eternizado não só para a personagem, mas para a própria atriz, sendo impossível escutá-lo sem dela lembrar. O detalhe é que a versão das Cover Girls é uma regravação, sendo a original lançada em 1977 por Rose Royce. Nos últimos anos, regravações de "Wishing On a Star" foram feitas por Beyoncé e Seal.

Em 1991, Daniella Perez participou do "Sexolândia", famoso quadro de perguntas e respostas sobre relações entre homens e mulheres no "Domingão do Faustão", o que assistem aqui (postado por linocorrea2008).

Encerro com duas amostras desta moça maravilhosa mostrando seus dotes de dançarina - era para ser três, mas lamentavelmente não teve jeito de achar sua cena com Carlinhos de Jesus em "De Corpo e Alma". Então, a primeira que destaco aqui (postada por marcosabbag) é sua despedida de "Barriga de Aluguel", recentemente reprisada pelo Viva. Daniella saiu mais cedo da novela de Glória pois foi direto para "O Dono do Mundo".

E a segunda cena está aqui e, na ausência da íntegra no original, resolvi improvisar. É a estreia dela na TV, em "Kananga do Japão", produção da Manchete iniciada em 1989 e concluída em 1990, na qual entrou a pouco mais de um mês para o fim e onde conheceu o protagonista dela, Raul Gazolla, que viria a ser seu marido em seguida. A cena mais marcante é este tango dançado pelos dois. Como não achei a cena completa com o tema original, resolvi unir a canção de abertura desta novela: "Minha", com Misty. Espero que tenha ficado bom.

Clipe do Dia I

Não, não estou encerrando já agora a edição de hoje. É que, para não "quebrar" o roteiro de assuntos, resolvi inverter tudo mesmo. De vez em quando é necessário adaptar-se a algumas circunstâncias e hoje achei ser um destes momentos. Pois como percebem pelo título, são dois clipes nesta sexta-feira. O primeiro está aqui e lembra dos 75 anos da morte de Maurice Ravel, o francês que faleceu com 62 anos e compôs em 1928 uma das músicas mais fantásticas de todos os tempos: o "Bolero", que ouvem aqui conduzido por Herbert von Karajan.

Clipe do Dia II

A coluna está em tom póstumo, mas os assuntos do dia assim a fazem. O segundo clipe homenageia Fontella Bass, cantora norte-americana de soul, que morreu na última quarta-feira, aos 72 anos, de complicações de um ataque cardíaco sofrido no começo deste mês. Seu grande sucesso foi lançado em 1965 e está na trilha sonora da comédia "Salve-me Quem Puder", estrelada por Whoopi Goldberg. Aqui está "Rescue Me".

"Sintonia PB"

Tópico antenado no que ocorre fora dos esportes, hoje sem a introdução habitual. Às novidades:

*Seguindo na linha das homenagens, vai mais uma: completa 20 anos hoje a morte de Otto Lara Resende, um dos grandes jornalistas brasileiros, que também escreveu diversos livros e foi imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele, que tinha 70 anos quando faleceu, trabalhou em O Globo, Diário Carioca, Revista Manchete, Jornal do Brasil, Rede Globo de Televisão e Folha de S.Paulo, entre outros veículos. Eis aqui (postado por emimello) ele entrevistando Nelson Rodrigues na TV Globo, em 1977. Um encontro histórico.

*Primeira data em vida que registro na edição de hoje: quem chega aos 90 anos é Stan Lee, o super-herói das criações da Marvel, autor de "Homem Aranha", "Incrível Hulk", "X-Men", "Demolidor" e "Os Vingadores".

*Mudando completamente de assunto: destaquei esses dias, citando Flávio Ricco, que a Bandeirantes estaria interessada em Mônica Waldvogel para apresentar o "Canal Livre", que tem sido feito por Fábio Pannunzio desde a internação e posterior falecimento de Joelmir Beting. Porém, leio na Keila Jimenez que a apresentadora do "Entre Aspas" tem contrato com a Globo News até outubro de 2013. Espera até lá ou dá um jeito já agora?

*Marcelo Rezende está de férias, mas o "Cidade Alerta" continua numa boa em audiência. Leio no NaTelinha que o jornal interinamente apresentado por Reinaldo Gottino deu à Record 6 pontos e a vice-liderança em São Paulo anteontem, contra 15 da Globo (com "Sessão da Tarde", "Malhação", "Lado a Lado", "SPTV" e "Guerra dos Sexos") e 4 de Band ("Brasil Urgente" e "Jornal da Band") e SBT ("Casos de Família", "Chaves" e "SBT Brasil").

*Leio no Flávio Ricco que o incêndio na RIC TV, afiliada da Rede Record em Florianópolis, foi causado por um curto-circuito em uma lâmpada de emergência, conforme conclusão da perícia. Cerca de 800 mil dólares foram investidos em novos equipamentos para a emissora, que teve perdas importantes e precisou transmitir desde então direto dos estúdios da Record News SC, que fica em um prédio diferente do da RIC TV.

*A saideira serve para dar uma aliviada: ontem à noite, a Globo mostrou "Doce de Mãe", comédia dramática estrelada por Fernanda Montenegro, que foi toda rodada aqui em Porto Alegre e que pode virar seriado em 2013. Uma curiosidade legal: a personagem Dona Picucha foi inspirada na tataravó de Gabriella Bordasch, a lindíssima guria do tempo da RBS TV e da TVCOM - tataravó que é bisavó tanto da mãe de Gabriella quanto de Ana Luiza Azevedo, que dividiu a direção com Jorge Furtado. A jornalista era festa pura ontem à noite no Facebook.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Curtinhas

*Daqui para a frente, entro nos assuntos futebolísticos, que bem sabem ser pouquíssimos nestes dias.

*Drogba foi confirmado ontem nos 23 convocados da Costa do Marfim para a Copa Africana de Nações, que começará em 19 de janeiro e definirá o último país a jogar a Copa das Confederações no Brasil.

*Túlio Maravilha marcou duas vezes nos 4 x 1 do Botafogo em amistoso contra o Rio Branco de Campos e, segundo suas questionáveis contas, chegou a 995 gols. Nem falo mais nada...

*No dia em que Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência em substituição a Patrícia Amorim, que não deixará saudades, o Flamengo deixou de ter Zinho como diretor de futebol, o que só era questão de tempo.

Só Fatos, Sem Boatos

*O Vasco contratou o goleiro Michel Alves, do Criciúma, por dois anos.

*A Portuguesa anunciou o zagueiro Moisés Moura, do Shangai Shenhua, por um ano.

*O Coritiba não conta mais com o atacante Marcel, que busca um novo clube.

*O CRB definiu Heriberto da Cunha como seu novo treinador.

*O ABC renovou com o zagueiro Vinícius, que continuará cedido pela Caldense, e com o lateral esquerdo Alexandre, ambos por um ano.

Bela do Dia: Ava Gardner

Ava Gardner, saudosa e lindíssima atriz, definida como "o mais belo animal do mundo" pelo poeta Jean Cocteau pelo seu fulminante olhar de gata, que ajudou a imortalizá-la em filmes como "Mogambo", "A Noite do Iguana" e "A Condessa Descalça".

Convivas

"O 'pojeto' de Vanderlei Luxemburgo como presidente do Flamengo inclui alguma parceria com o Iraty? (risos) *** Não acho tão necessário um link ao vivo em programas gravados. No caso de uma notícia de última hora realmente relevante, já interrompem tudo e mudam de assunto. No mais, o fim do ano nas TVs abertas é aquela mesmice de sempre: parece que o único lugar que os paulistanos fazem compras é na 25 de Março, que só o pessoal de SP e RJ viaja, e mostram os preparativos para os fogos de fim de ano. Não há uma enorme necessidade de uma parte dos programas ser ao vivo, para isso já existem os jornalistas de plantão mesmo. *** Chato a Band não exibir um bom seriado como 'Família Soprano' em um horário menos ingrato. *** Serão sempre dois episódios de 'Os Simpsons'? Só espero que não o encerrem no mesmo horário que 'Salve Jorge' acabar. *** O 'Encantador de Cães', que passa na Bandeirantes, é o mesmo da RedeTV!? *** Esse 'Tudo a Ver' que querem retornar na Record seria similar ao feito inicialmente?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: sim. Mas fique tranquilo pois a Band não faz isso com programas que não sejam ao vivo, vide o "Quem Fica em Pé?" não ser cortado nestes momentos. Segundo: sim, mas cada emissora tem temporadas diferentes. E terceiro: não. Aquele era um jornalístico com tom descontraído e o de agora passou de vez pra linha de shows.

"Eduardo Bandeira de Mello já começa mal no Flamengo, porque faz pouco caso com a revelação Wellington Silva, que deve ir de mala e cuia para o Fluminense, mas já se movimenta para renovar com os 'coroas' Renato Abreu e Leonardo Moura. E pensar que Adílio e Andrade, personagens fundamentais da história rubro-negra, não mereceram a mesma atenção. Adílio foi dispensado em 1987, aos 31 anos, e a Andrade não foi permitido retornar em 1989, aos 32 anos, após uma passagem pela Roma. Por quanto tempo ainda será tão difícil ser Flamengo? *** Você não lembra da Debralee Lorenzana, que se notabilizou por ser demitida do Citibank em 2010 por ser 'atraente demais'? Mudam os personagens e o cenário, mas a hipocrisia é a mesma." (Clayton Moreira)
Pra você, ela é memorável. Eu nem lembrava da existência dela, típica "celebridade de ocasião". Além do mais, outra vez você não entende uma menção que faço mais em tom brincalhão do que propriamente a sério. Aliás, pensei que fosse você que dissesse que não era preciso identificar brincadeiras se confiado na inteligência do leitor, igual disseste naquele "sermão" passado no Fabrisio Cardoso.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Antes do Arremate...

...registro que a coluna conjunta deste fim de semana trará um especial muito espichado sobre os 50 anos que a RBS TV de Porto Alegre completará neste sábado. Será o mais abrangente possível, assim espero. Fechemos.

Arremate

Menos de 10% das obras da Copa de 2014 prontas e quase 20% ainda nem começaram. Como estranhar?

"24 Horas" volta antes, muito antes, do Brasil deixar não digo tudo, mas quase tudo ajustado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.