.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 19 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 126
Tito Vilanova sofre recaída do câncer

Má nova reportada hoje pelo jornal catalão Mundo Deportivo, especializado na cobertura do Barcelona, é uma recaída no câncer do treinador Tito Vilanova. Então, é por isso que o jantar de Natal do clube foi cancelado, assim como uma conferência do presidente Sandro Rosell com a imprensa. Péssima notícia de fim de ano.

Com 43 anos e sucessor de Josep Guardiola no comando da máquina de jogar futebol que é o Barça de Messi, Xavi e cia., Tito foi alvo de um incidente na Supercopa da Espanha de 2011, disputada contra o Real Madrid, cujo treinador José Mourinho acertou seu olho com o dedo durante uma treta entre todos. Aí, os meses passaram e o então auxiliar de Pep recebeu um diagnóstico de tumor na glândula parótida, necessitando de operação. A recuperação foi rápida e ele voltou a trabalhar. Porém, agora surge esta informação que só chateia.

É prometido para esta tarde um pronunciamento de Sandro Rosell sobre o que acomete o treinador do Barça.

Sobre justiças e injustiças

Sheilla, no feminino, e Arthur Zanetti, no masculino, foram anunciados os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2012, em evento realizado ontem à noite no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. A escolha dos indicados se deu através de votação com jornalistas, ex-atletas, dirigentes e personalidades esportivas, que também escolheram os melhores do ano em cada modalidade específica. Já a Internet definiu os vencedores.

Aí é que mora o perigo, pois muitas vezes a mobilização de uma torcida pode se sobrepor à efetiva justiça dos fatos. A vitória de Zanetti foi corretíssima pois sua medalha de ouro na ginástica foi digna da distinção. Já Sheilla ganhar eu não achei tão justo pois, embora ela jogasse muito na seleção feminina medalha de ouro, acho que mais merecedora do prêmio era Sarah Menezes, injustamente ganhadora em 2009 (ano em que Poliana Okimoto deveria ser a vencedora) e que, em 2012, se tornou a primeira mulher do judô a levar uma medalha de ouro.

Ainda acho que, em situações como o Prêmio Brasil Olímpico, um júri especializado soaria mais confiável.

E têm mais distinções a caminho: logo mais, às 8 da noite, acontece o Prêmio Brasil Paralímpico.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, onde é mais fácil especulações e rumores serem destacados do que eu fazer carinhos e afagos em uma barata ao invés de dar uma sapatada para eliminá-la deste mundo. Às últimas:

*Atualização das 12:35: o Grêmio confirmou há pouco a contratação do goleiro Dida, da Portuguesa.

*O Vasco perdeu o volante Nilton, que teve rescindido pela Justiça o seu compromisso por falta de pagamentos, e não quis manter o atacante Pipico, que vai jogar no FC Dallas.

*O São Paulo contratou o zagueiro Lúcio, que rescindiu com a Juventus, por dois anos. Não é mais o mesmo que já foi titularíssimo da Seleção Brasileira, mas tomara que consiga oferecer bons préstimos ao Tricolor.

*A Portuguesa perdeu o volante Zé Antônio, que vai voltar pro Botafogo de Ribeirão Preto.

*Guarani e Bragantino têm novos técnicos para 2013: respectivamente Zé Teodoro e Mazola Júnior. Portanto, ao sair do Massa Bruta, Vagner Benazzi está no mercado.

*A Ponte Preta renovou com o lateral esquerdo Uendel por 3 anos (a partir de maio sendo dela mesma, quando encerrado seu vínculo com o Grêmio).

*O São Caetano adquiriu o lateral e volante Pirão, da Ponte Preta, mas que jogou a Série B pelo Avaí.

*O Avaí contratou o zagueiro Alex Lima, do Barueri.

*O Paraná renovou por um ano com o zagueiro Alex Bruno.

*O Atlético Goianiense efetivou Jairo Araújo como seu treinador para o ano que vem.

*O Náutico perdeu o zagueiro Ronaldo Alves, que voltará ao Internacional, que o tinha emprestado.

*O Ceará renovou com o lateral direito Apodi por um ano e contratou o atacante Adílson, do Corinthians, também por um ano.

*O ABC contratou o volante Leandro, do Fortaleza, por um ano.

Curtinhas

*Enquanto Fábio Koff tomou posse ontem à noite para mais um mandato presidencial, o Grêmio agora se vê em mais uma polêmica: o vereador Pedro Ruas (PSOL) protocolou na Câmara de Vereadores daqui de Porto Alegre um pedido de tombamento do Estádio Olímpico. Nada contra e nem a favor da ideia, só uma pergunta se faz necessária: faz anos que se sabe que o Monumental será demolido pela OAS, o que é parte do acordo dela com o clube na construção da Arena. Por qual causa, motivo, razão ou circunstância propor isso apenas agora?

*O Atlético Mineiro fechou um contrato com a Lupo para fornecimento de material esportivo por 25 milhões de "dilmas" por dois anos, contra 8 milhões anuais pagos atualmente pela Topper. Sendo bem empregada esta dinheirama, dá para imaginar melhores contratações e um time mais forte para tentar chegar aos títulos.

*Oficializado para 13 de janeiro, às 5 da tarde, em São Januário, o amistoso Vasco x Ajax, no qual Pedrinho se despedirá dos gramados. Outra vez o Ajax passando pelo Brasil, igual foi contra o Palmeiras em 2012.

*Confirmado São Paulo x Kashima Antlers, pela Copa Suruga, para 7 de agosto, no Japão.

*O Napoli agora está a 10 pontos da Juventus na classificação do Campeonato Italiano e perdeu duas posições pois teve retirados 2 pontos devido a uma punição por envolvimento em escândalo de manipulação de resultados.

*Após passar por um transplante de fígado em abril, Abidal foi autorizado pelos médicos a voltar a jogar futebol, o que deverá acontecer em 2013 no Barcelona. Tomara que os piores dias dele tenham acabado de vez.

*Deu no site: "ex-lutador do The Ultimate Fighter 'quebra' pênis em relação sexual". Considerações?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de mais uma premiação dos melhores do ano: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Associação Riograndense de Imprensa anunciou ontem pela manhã os ganhadores de 2012 do Prêmio ARI de Jornalismo, há 54 anos elegendo os melhores trabalhos do jornalismo gaúcho. Desta vez, 186 pautas foram inscritas em 13 categorias e 65 delas foram premiadas com primeiro lugar, segundo lugar ou menção honrosa.

*Os trabalhos que ficaram em primeiro lugar foram: em Reportagem Geral Impressa, "Filho da Rua", de Letícia Duarte (Zero Hora); em Reportagem Econômica Impressa, "Martelo Salvador", de Marcos Graciani (Amanhã); em Reportagem Cultural, "Saudade do Brasil", de Patrícia Rocha (Zero Hora); em Crônica, "Três Atos de uma Vida: Tortura, Sequestro e Morte no Forno", de Mário Marcos de Souza (Blog do Mário Marcos); em Fotojornalismo, "Chão em Brasa", de Jean Schwarz (Zero Hora); em Planejamento Gráfico, "Gastronomia", de Ana Maria Sampaio Benedetti (Zero Hora); em Charge, "Confusões com o Horário", de Tacho (Correio do Povo).

*E ainda: em Reportagem Geral de Radiojornalismo, "Delegacias do Passado", de Cid Martins (Gaúcha); em Reportagem Geral de Telejornalismo, "Mensagem na Garrafa", de Andrei Rossetto (SBT); e em Webjornalismo, "Os Farrapos Chegaram", de Gilmar Fraga (ZeroHora.com). Categorias esportivas destaquei no "Papo de Mídia".

*Logo mais, 9 da noite, a Rádio SulAmérica Paradiso FM do Rio de Janeiro apresentará a edição deste mês do programa "No Estúdio com Roupa Nova", onde o grupo musical recebe sempre dois convidados, sendo um do universo musical e um de outras áreas. Enquanto Leoni e Zinho foram os convidados de outubro e Toni Garrido e Alex Escobar compareceram em novembro, Jorge Vercilo e Tássia Camargo serão as atrações de dezembro.

*Leio na Keila Jimenez que, há poucos dias saído da direção operacional de jornalismo e esportes da Band, José Emílio Ambrósio está em conversas com a Record. Entendo...

*Leio no Flávio Ricco uma boa nova: Cláudia Barthel não vai mais sair da RedeTV!. Estão renegociando seu contrato, mas não se sabe o que ela fará. Pro "Leitura Dinâmica" não voltará, ali entrou Érica Reis nesta semana. As possibilidades da Cláudia são o departamento esportivo ou um novo jornal local de São Paulo.

*Mudando completamente de assunto: veem aqui (postado por muitissimoalemdojg) o SBT anunciar para janeiro o retorno de "Três é Demais", o divertido seriado dos anos 80, ainda sem horário especificado. A única coisa que achei sem graça é a chamada falar em "estreia", como se fosse algo novo, quando o originalmente denominado "Full House" não só já passou no SBT há quase 10 anos, tendo por ele diversas temporadas estreladas, como chegou ao Brasil no começo da década de 90 pela Globo, que mostrou as duas primeiras temporadas.

*Logo mais, às 11 da noite pelo BBB (Big Ben Brasília), acontece nos Estados Unidos o Miss Universo 2012, com a conterrânea Gabriela Markus representando o Brasil. Transmissão ao vivo por TNT e Bandeirantes - esta última, por conta das misses, viabilizou a antecipação em uma hora do último dia do Torneio Feminino Cidade de São Paulo, com o terceiro lugar Portugal x México às 18h30 e a final Brasil x Dinamarca às 20h50.

*A caminho da Band, "Os Simpsons" foi exibido pela última vez na Globo no fim de semana passado. Já a partir deste próximo, volta "American Dad" a ser o desenho exibido lá pelas 3 da madrugada, após "Altas Horas".

*"Surpresa surpreendente", como diria o Sr. Redundância Redundante: a programação de filmes da Globo para a próxima semana aponta para a "Sessão da Tarde" de sexta-feira "Space Jam: o Jogo do Século", com Michael Jordan contracenando com Pernalonga, Patolino e cia. Este filme é praticamente um clássico recente do SBT, que o reprisou incontáveis vezes em tudo quanto foi horário. O SBT agora não tem mais exclusividade e sim a prioridade nos produtos da Warner, ficando com alguns e, em querendo, liberando outros pros demais canais.

*Mal comparando e guardadas as devidas proporções, é mais ou menos o mesmo estranhamento que senti ao, depois de determinados anos, ver as comédias de Jerry Lewis - clássicos das sessões da Globo por anos a fio - passando em diversas emissoras (CNT, Band, RedeTV! etc.) ou a trilogia "De Volta Para o Futuro" passar da Globo pra Record, assim como a comédia "Férias do Barulho" migrar do SBT para a Globo.

*Vin Diesel interpretando Kojak no cinema em 2013? Volta do além, Telly Savalas!!!

*Mais uma daquelas datas que me faz encarnar o Sargento Roger Murtaugh e pensar que "estou ficando velho demais para isso": completa 40 anos nesta quarta-feira a atriz Alyssa Milano, que surgiu molequinha nos anos 80, no seriado "Quem é o Chefe?" (aqui no Brasil exibido há mais de uma década pelo Warner Channel), e muitos anos depois foi uma das protagonistas de "Jovens Bruxas" (que passou em vários canais fechados e também na Bandeirantes), além de participar de filmes como "Medo".

*Medo tenho eu do que passará pela minha cabeça quando eu chegar aos 40, hahaha...

*A saideira: e o Thiaguinho xingando o Palmeiras durante a festa do Corinthians? Lamentável e dispensável.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Alana Gazoli

Alana Gazoli, repórter da RPC TV (Globo) de Maringá. Não demora muito e essa gatinha vai para Curitiba.

Convivas

Antes de atendê-los, digo que demorou muito, mas finalmente conseguirei publicar na coluna de amanhã tanto o rescaldo final dos palpites dos convivas no Campeonato Brasileiro (já peguei todos os rescaldos das 19 rodadas do returno e agora só tenho que somar a pontuação final) quanto a mensagem de fim de ano deste PB. Dois dias sem grandes atividades externas ajudam bastante ao me permitir tempo livre para desenvolvê-las.

"Fucile não é um excepcional lateral, mas poderia ser útil no São Paulo pois joga nos dois lados do campo e tem experiência internacional. Lúcio é um ótimo zagueiro e, mesmo estando mais velho, pode ajudar na campanha. *** Porque o Barcelona não faz logo um contrato vitalício com o Messi? *** Não recordo o motivo do apelido, por isso pergunto: Adriano Chuva é chamado assim porque ele só jogava bem quando chovia? (risos) *** Acho que a distância do Centro no caso da Arena do Grêmio pode ser compensada por um bom acesso ao campo por meio de ônibus, metrô, vias bem iluminadas etc. *** Belo Horizonte e Natal prestam um desserviço ao país ao usar dinheiro que deveria e estava reservado à educação em obras da Copa do Mundo, que deveriam ser feitas independentemente da sua realização. Além do silêncio da grande mídia nacional, existe o silêncio das mídias locais, normalmente alinhadas com esses governantes. *** Acho até que o 'The Voice Brasil' cabe como programa de TV no rádio pois o que conta ali é a voz, mas 'CQC' e 'Programa do Jô', entre outros, não. *** A Record News é uma boa ideia de péssima execução e futuro nada animador. *** Discordo um pouco. A imitação do Boris Casoy pelo Carioca é boa, mas a do Edir Macedo é melhor ainda. *** Gosto do estilo mais leve do Luís Fernando Verissimo, mesmo que muitas vezes ele tenha um tom mais ameno em seus textos. Ele conta as coisas do cotidiano de forma simples, mas com uma ironia fina e sem apelar. De cronistas com temática mais virulenta sobre os temas atuais, gostava ultimamente mais do Fausto Wolff." (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Chelsea, já agora em janeiro, tem que vender Fernando Torres, que foi muito mal no Mundial, e tentar Falcao Garcia. Também precisa de um zagueiro, pois Cahill é horrível e não merece ser titular de nenhum clube grande. *** Mais certo uma rádio transmitir um programa musical, como o 'The Voice Brasil', do que o último capitulo de uma novela. Mas ainda foi um pouco errado, pois Tiago Leifert falava em alguns momentos pra votar em tal candidata final 0, pra votar em outra digite no final 1 e assim sucessivamente. Quem estava ouvindo no rádio deve ter pensado como faria para votar, se não estava vendo o número na TV?" (Fernando Clemente)

"Alexandre Rodrigues Alves, quem tirou a bola do Barcelona em cima da linha em 1992 foi o 'segundo goleiro' do São Paulo, o lateral esquerdo Ronaldo Luís, que em vários jogos salvou o time." (Fernando Grimaldi)

"É de uma música a expressão 'bando de loucos', criada por um torcedor chamado Tuca Veiga e tão cantada nos estádios que a mídia começou a chamar a torcida corintiana de 'um bando de loucos'. Depois, esse torcedor resolveu processar o Corinthians por lançarem uma camiseta com essa expressão, pois o clube afirmava ter registrado a música. Tem uma matéria no blog do Vitor Birner que explica tudo." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Não conheço e nem achei nenhuma referência sobre o termo 'bando de loucos', mas descobri que o 'vai, Corinthians!' remete a uma música de 1974, de Osvaldinho da Cuíca." (Matheus Marcon de Andrade)

"Até agora estou emocionado com a conquista do Mundial, tudo foi perfeito. O que mais me chamou a atenção foi a postura do Corinthians após fazer o gol: não recuou ao extremo e jogou o jogo. Perfeito. Nada poderia ter sido melhor. *** Não entendi a contratação do Renan. O Goiás acabou de renovar com Harlei por dois anos e Renan é um goleiro experiente e famoso. Será que ele ficará satisfeito em ser reserva do Harlei até que se aposente? E será que compensa pra ele isso? Acho que Renan teria mercado em outros clubes e não será lucrativo para o Goiás arcar com seu alto salário enquanto fica no banco. Se veio para ser titular, por que renovar com Harlei por dois anos, sendo também que ele tem um alto salário?" (Paulo Henrique Gonçalves)

"Acho Carolina Thomeu, do BandNews TV, parecida com Kelly McGillis na fase morena, dos filmes 'Acusados' e 'A Testemunha'. Achei elas bem parecidas ao ver o canal ontem, no almoço." (Rodrigo Pereira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Uma clássica dos Doobie Brothers, ainda sem Michael McDonald: aqui está "Listen To The Music".

Arremate

E o golaço do Falcão no amistoso de futsal no Mineirinho, ontem à noite? Quem não viu deve curti-lo aqui.

"24 Horas" volta antes que eu quebre 10 janelas tentando repetir isso aqui em casa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.