.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 15 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 122
10 anos da última final

15 de dezembro de 2002. Neste dia, o Campeonato Brasileiro teve realizada sua decisão derradeira. A partir do ano seguinte e em definitivo, a fórmula dos pontos corridos passou a ser adotada. Se até hoje o debate sobre o melhor sistema de disputa persiste, também acredito que em parte é pelo encerramento maravilhoso daquele Brasileirão, com uma das finais mais divertidas que já assisti em 22 para 23 anos acompanhando futebol.

De um lado estava o Santos de Emerson Leão, com a nova geração de "meninos da Vila" liderada por Robinho e Diego, que tinha avançado em 8° lugar na classificatória (e com as calças e as cuecas nas mãos, pois tinha perdido pro São Caetano na última rodada e só avançou pois o Coritiba surpreendeu ao tomar 4 do rebaixado Gama), mas que deixou São Paulo e Grêmio para trás com grandes atuações na hora do "vamos ver". De outro lado estava o Corinthians treinado por Carlos Alberto Parreira, vencedor da Copa do Brasil naquele ano, que atropelou o Atlético Mineiro nas quartas e suou muito para derrubar o Fluminense na semifinal.

No primeiro jogo decisivo, o Peixe ganhou do Timão por 2 x 0. Até 44 minutos do segundo tempo, a contagem era mínima. Foi quando Renato anotou o gol que mais à frente faria diferença.

Chegava, então, o dia de sabermos o campeão. Doni fez uma defesa muito importante pro Corinthians, mas Fábio Costa fez ali a grande atuação da sua carreira ao salvar o Santos com defesas quase impossíveis. Robinho falou com força para o mundo pela primeira vez neste classicaço. Como esquecer Rogério envolvido pelas suas pedaladas que resultaram no primeiro gol? 3 x 0 no agregado, troféu rumo ao litoral de SP.

Seria mesmo? Deivid empatou aos 30 minutos do tempo segundo. Longe de bastar. Mas aos 39, Anderson testou com força e virou para 2 x 1. Naquele momento, bastaria mais um gol para o Coringão ser campeão pela terceira vez em cinco anos. Tensão explodindo no ar! Mas Robinho foi decisivo outra vez ao cruzar para Elano empatar e de novo ao povo santista tranquilizar, além do desfecho espetacular com drible em dois adversários e no apitante Carlos Simon ao mesmo tempo até servir Léo para um chinelaço no ângulo.

Que jogo foi aquele, amigos do Brasil. Que jogo foi aquele! Certas partidas me impactam e me marcam tanto que, quando são reprisadas na televisão, paro para rever com o prazer da primeira vez, tamanho é o significado. Lembro bem como se fosse hoje de vibrar com aquele 3 x 2 do Peixe olhando pras imagens e ouvindo o relato do fantástico José Silvério na Rádio Bandeirantes. A última final de Campeonato Brasileiro foi uma de suas mais inesquecíveis. Aí, chegou 2003 e o Cruzeiro foi campeão nos pontos corridos de lavada.

Mas essa é uma história que ainda será relembrada nestes escritos quando chegar a hora devida.

Por falar em Campeonato Brasileiro...

...estou devendo o balanção dos palpites da edição de 2012, sei. Mas nesta semana eu simplesmente não tive tempo nem para isso e nem para outras coisas, tantas foram acumuladas ao longo dos dias. Como a princípio não tenho nada urgente para este sábado e estou com o dia livre, exceção ao que destacarei no tópico abaixo, poderei apurar rodada a rodada o desempenho dos convivas para sabermos qual foi o melhor dos melhores. Se tudo der certo, publicado o rescaldão será na coluna deste domingo. Torçam por mim, pessoas (risos).

Tá mais pro Leão levar essa

O atrativo do sábado no futebol nacional está em Sete Lagoas, quando Atlético Mineiro e Vitória decidirem a partir das 9 da noite a primeira Copa do Brasil Sub-20, que já garantiu os dois na Copa Libertadores da categoria em 2013 (e agora qualificados dois egressos de um torneio da CBF, quando em 2012 os classificados foram Corinthians, campeão da pela Federação Paulista promovida Copa SP de Juniores, e América Mineiro, que levou o pela Federação Gaúcha promovido Campeonato Brasileiro Sub-20).

A vantagem do rubro-negro na última terça-feira, na Bahia, é muito boa. São três gols de diferença e, se for feito um gol em território mineiro, só perderá o título se tomar cinco gols. Dificílima a missão do Galo, que pode nos mostrar que nada é impossível se conseguir uma reação extraordinária. Mas não creio que ela aconteça. Apesar de ter feito menos do que poderia no Barradão, tamanho o massacre, o Vitória festejará na Arena do Jacaré.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano, onde a chance de repercussões e cogitações serem mencionadas é a mesma que a da Maria Beltrão vir a Porto Alegre apresentar o "Estúdio i" direto da sede da RBS TV com o mero pretexto de me conhecer pessoalmente: zero mais zero igual a zeraço. Às últimas:

*O Vasco perdeu o volante Auremir, cujo contrato foi rescindido por não pagarem parcelas da aquisição de parte dos direitos econômicos dele, que voltou pro Náutico.

*O Náutico renovou com o zagueiro Alison e os volantes Dadá e Josa.

*O Vitória contratou o atacante Lúcio Maranhão, um dos artilheiros de 2012 pelo ASA, e renovou o empréstimo do goleiro Deola, que é do Palmeiras.

*O Bahia dispensou o meia Vander por deficiência técnica.

*O América de Natal contratou o lateral esquerdo Renatinho Potiguar, do ABC.

*O Goiás acertou com o Porto a renovação de empréstimo do atacante Walter por mais um ano.

*O Figueirense adquiriu o meia-atacante Danilinho, do Atlético Goianiense.

Curtinhas

*O Tigre vai tentar anular o jogo contra o São Paulo e reeditar a final da Sul-Americana. Duvido que consigam.

*Durante amistoso beneficente na Vila Belmiro, ontem à tarde, torcedores do Santos protestaram contra Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro e levaram faixas com dizeres como "LAOR ladrão", pois o clube arrecadou quase 180 milhões de "dilmas" em 2012, mas a grana não tem sido convertida para grandes aquisições pro time.

*Efeito Vanderlei Luxemburgo: a pré-temporada do Grêmio será em Londrina, onde também estava no começo deste ano de 2012 o Flamengo por ele treinado. Haverá um amistoso contra o LEC e outro a ser definido.

*Anselmo Ramon pode ser indiciado por um acidente de carro que matou uma pessoa e feriu outra na Bahia. O atacante do Cruzeiro estava acima da velocidade, sem cinto de segurança e sem carteira de motorista, conforme o delegado João Uzzum. O jogador disse à polícia que perdeu o controle do carro ao desviar de um cachorro.

*Reserva do SESI, Carol Albuquerque perdeu o jogo do seu time contra o Sollys/Nestlé, pela Superliga Feminina de Vôlei. Seu time não costuma se concentrar antes de jogos em SP, então, ela iria de carro até o ginásio José Liberatti, em Osasco. Só que houve um acidente dela com um motoqueiro, ainda bem que sem gravidade.

*O Brasil ganhou bronze no Mundial de Natação em Piscina Curta. Quer dizer: não ganhou, não. Duane da Costa é brasileira de nascimento, mas compete pela Espanha, onde mora desde pequena. Humpf... Sua medalha foi nos 200 metros costas.

*Enquanto isso, Ryan Lochte bateu o recorde mundial dele mesmo nos 200 medley ao marcar 1min49s63.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de fazer televisão no rádio: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Lembram que, na noite do último capítulo de "Avenida Brasil", a Rádio Globo fez uma "transmissão" do mesmo em programa especial das 8 da noite até a meia-noite? Pois creia: o mesmo acontecerá neste domingo com a final do "The Voice Brasil", em plantão das 4 e meia da tarde às 8 da noite, apresentado por Alexandre Ferreira para Rio de Janeiro e parte da rede (enquanto São Paulo, Belo Horizonte e outras afiliadas escutarão Brasil x Dinamarca, pelo Torneio Feminino Cidade de São Paulo). Será que dá certo essa tática?

*O "Jornal Nacional" anunciou ontem o "Globo Repórter" exibido para todo o Brasil - o da Glória Maria na cidade da longevidade e na do champagne -, mas no fim da chamada do Sérgio Chapelin foi feita pelo William Bonner a observação de que o RS assistiria a edição especial sobre os 50 anos da RBS TV.

*Por falar neste "Globo Repórter" regional: dele mesmo, só a presença do Chapelin apresentando o programa. No mais, foi tudo feito pela própria RBS mesmo, com cinco de seus repórteres (Rosane Marchetti, Guacira Merlin, Patrícia Cavalheiro, Eduarda Streb e Glauco Pasa) dividindo o vídeo nos 40 minutos de arte. O programa está no G1, mas em vídeos separados. Então, achei melhor juntar todas as partes neste vídeo único aqui.

*Não quis abordar este assunto até aqui por não ver qualquer sentido nele, mas agora preciso fazê-lo: leio no NaTelinha que a Record negou o publicado pela colunista Anna Ramalho no site do Jornal do Brasil, de que teriam pago 18 mil mangos a Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez, para dar uma entrevista ao Marcelo Rezende, que foi exibida no último "Domingo Espetacular". Francamente, pra quê fazer entrevista com esse camarada, que fez o que fez e acabou com as vidas dele e daquela moça linda e promissora?

*Em tempo: no momento em que exibiu isto, a Record dividiu a liderança com a Globo em Sampa (16 pontos).

*Mudando completamente de assunto: leio no NaTelinha que prévia do "Ipobre" apontou vitória por 6 x 3 de "A Usurpadora", do SBT, sobre o "Programa da Tarde", da Record, na quinta-feira. Paolla Bracho é fogo, meu!

*Demorou um pouquinho, mas um elemento que já tem sido tradicional nos fins de ano chegou nesta semana: o gorro de Papai Noel junto do logotipo marca d'água do SBT no canto baixo da tela. É simpático.

*Veja aqui (postada por muitissimoalemdojg) a primeira chamada de "Os Simpsons" na Bandeirantes, feita em cima de uma de suas aberturas, esta parodiando a famosa do "Agente 86".

*Completa 50 anos neste sábado a morte de Charles Laughton, grande ator britânico, que morreu com 63 anos. Ele venceu o Oscar por "Os Amores de Henrique VIII" (obra de 1933) e trabalhou ainda em filmes como "O Corcunda de Notre Dame", "O Grande Motim", "Testemunha de Acusação" e "Spartacus", além de dirigir Robert Mitchum em "O Mensageiro do Diabo".

*A saideira boa demais: Luis Fernando Verissimo recebeu alta ontem, após quase um mês de internação no Hospital Moinhos de Vento, aqui em Porto Alegre, onde chegou a ficar em estado grave. Longa vida para LFV!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Aline Scherer

Aline Scherer, jornalista, que até ontem era repórter da TV Pampa. Agora, a guria bonita que hoje estrela a principal seção deste site parte para novos rumos. Boa sorte para ela no que fizer e que reapareça logo no vídeo.

Convivas

Ontem não foi possível pois admito que fui vencido pelo sono pois tinha dormido apenas duas horas nas 36 anteriores e até tentei editar as mensagens dos leitores para publicá-las, mas o máximo que consegui foi o que para vocês talvez não importe tanto: meus pitacos e comentários dos assuntos do dia. Mas hoje, sim, será colocada em dia a conversa pendente dos últimos dois dias, em dia estou após 9 horas de sono revigorante.

"Se Luís Fabiano não tivesse sido expulso no primeiro jogo, teria arrumado alguma confusão na quarta-feira? O único momento em que escutei a torcida gritar o nome dele foi no final do primeiro tempo, com os argentinos já querendo arrumar confusão. E a festa pro Lucas foi muito legal, marcante, mas temo que ele, não indo bem lá fora, volte para o Brasil e não venha para o São Paulo. No futebol de hoje em dia, essa coisa de declamar amor a um time é bem perigosa. Claro que ele é profissional, mas a partir do momento em que você diz uma coisa, passa a ser cobrado por ela. *** Mário Sérgio disse que o maior problema do Willian José é jogar muito fora da área para um centroavante, e foi justamente o que aconteceu na maior parte do 'meio jogo' contra o Tigre. Na única vez que entrou dentro da área em um lance decisivo, saiu o primeiro gol. É um centroavante com chute forte e força física, mas com poucos fundamentos. *** O Atlético Paranaense perdeu mesmo Luiz Alberto ou teria ganho um reforço com sua saída? (risos) *** Izabella Camargo tem todas as condições para apresentar telejornais na Globo: ótima voz, postura muito boa e é linda. *** Pelo visto, o que está assando na RedeTV! não é uma carne para o Natal e sim a batata da emissora toda pela péssima administração, o que não parece afetar o 'bom humor' dos seus donos. *** Grazia Pinto, mais uma bela vinda da Itália, lindíssima mesmo." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Não há ninguém mais vago, mais irrelevante, mais contínuo do que ex-ministro. Posso dizer o mesmo de um ex-presidente de clube, no caso, Patrícia Amorim. Quem ainda se importa com ela na Gávea? Eu não ouvia falar nela há dias até ver sua nota de ontem. Estes dias que faltam para concluir o mandato devem estar sendo longuíssimos para ela. *** Mais irrelevante do que Patrícia é Xuxa. Ao ver as chamadas do 'Festival Promessas', meu irmão me perguntou se Xuxa tinha saído do ar de vez. Claro que ele não deve ter sido o único a pensar assim. Aliás, o que teria a dizer Mário Meirelles sobre Xuxa sair do ar por conta dos crentes? Vai chamá-los de 'fanáticos' nas redes sociais? Parece que nem a direção da Globo dá bola para ela, quanto mais os fãs do 'Pica-Pau' ou os amigos da tecla off do controle remoto!" (Clayton Moreira)

"O Corinthians jogou como time pequeno contra o Al Ahly, que em nenhum momento se mostrou um 'super time'. O Chelsea, sim, passou com autoridade pelo Monterrey. Quero saber qual a motivação para uma pessoa acordar às 5h30 de um domingo para ver a disputa do terceiro lugar. *** O Grêmio deu um chapéu no Santos para levar Willian José, que na Vila teria mais oportunidade de ser titular pois concorreria com André, do mesmo nível, enquanto no Grêmio vai brigar com Marcelo Moreno e André Lima, que são mais jogadores. *** Foi tudo muito estranho no Morumbi, pois o Tigre começou a confusão ao bater em campo nos jogadores do São Paulo. Ficaram tanto tempo no vestiário que não duvido que tenham 'fabricado' provas. A Conmebol tem que investigar isso amplamente e punir os responsáveis, mas duvido que isso aconteça enquanto seu presidente for Nicolas Leoz. Por jogar só um tempo do segundo jogo, este é o título mais estranho da história do São Paulo, que terá um 2013 maravilhoso pois pode vencer até 5 títulos internacionais." (Fernando Clemente)
"Cinco" títulos, Fernando? Não me força a barra com Copa "Suruba"... digo, Suruga, vai... (risos)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Logo mais, à meia-noite de hoje para amanhã, o Multishow mostrará ao vivo o último de quatro shows que celebram os 50 anos dos Rolling Stones, a ser realizado no Prudencial Center, em Nova Jersey. Curta aqui uma prévia do que veremos: eis "You Got Me Rocking" e "Jumpin' Jack Flash" no 12.12.12. Concert, esta semana.

Antes do Arremate...

...já deixo alertado: publicada antes ou depois de Corinthians x Chelsea, a "24 Horas" terá no seu "abre" um comentário sobre a decisão do Mundial de Clubes. Então, se a domingueira já estiver publicada antes das 8 da manhã ou mesmo que apenas depois das 11, apareçam aqui durante o domingo para ler a opinião do jogo.

Arremate

Chute no escuro, daqueles que tá na cara que errarei: Corinthians 1 x 0. Mas no fundo, tá mais pro Chelsea.

"24 Horas" volta quando soubermos se meu palpite terá sido errado ou inacreditavelmente certo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.