.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 7 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 114
Tentando ajustar a questão

Já há algum tempo, ficou na minha cabeça por ler nos noticiários que os classificados para a Sul-Americana de 2013 seriam definidos pela Copa do Brasil do mesmo ano e não mais pelo Brasileirão do ano anterior. Domingo passado, inquietado fiquei ao escutar diversos cronistas pernambucanos exaltando uma classificação do Náutico pro segundo torneio da Conmebol no ano que vem. Então, é bom esclarecer que ele está habilitado para tanto, mas não classificado ainda pois há a dependência do mata-ou-morre nacional para tanto.

Infelizmente esqueço agora qual seguidor twitteiro me passou a dica durante a semana para creditá-lo, mas ele me passou um print de um ofício distribuído pela CBF às federações estaduais ainda em 8 de agosto e assinado por Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade. Ali está claro e cristalino feito a água que bebemos: os 8 times do Campeonato Brasileiro que vierem na sequência dos classificados à Libertadores até estarão na Copa Sul-Americana, mas desde que não estejam na quarta fase da Copa do Brasil. No caso específico do Náutico, pelo que comentei acima: se ele for para a quarta fase da CB, cai essa qualificação para a Sul-A.

O ofício da CBF às federações estaduais diz bem assim (não está completo, mas quase):

No critério anterior (até 2011), as vagas eram oriundas diretamente do Campeonato Brasileiro da Série A, após as posições que indicam os clubes para a Copa Libertadores. Com o advento da Copa do Brasil ampliada para 86 clubes e com período de disputa mais extenso - como forma de possibilitar a participação dos clubes que classificam-se para a Copa Libertadores -, torna-se impossível indicar os clubes diretamente a partir do campeonato nacional, já que alguns deles poderão estar participando da 4ª fase da Copa do Brasil. Dessa forma, tornou-se necessário mudar o critério da definição de vagas para a Copa Sul-Americana.

Para a Copa Sul-Americana de 2013, classificar-se-ão os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série A de 2012, excluídos os clubes classificados para a 4ª fase da Copa do Brasil de 2013 (nessa 4ª fase estarão presentes os clubes oriundos da Copa Libertadores).

Na hipótese de não ser completado o número de oito vagas para a Copa Sul-Americana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da Série A 2012, serão então chamados sucessivamente os quatro primeiros classificados do Campeonato Brasileiro da Série B de 2012 e, depois, os quatro últimos classificados da Série A 2012.


Portanto, os oito que estarão na próxima Sul-A - desde que não avancem à tal quarta fase da Copa do Brasil - são Vasco, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico e Coritiba. Porém, somente bem perto da competição continental iniciar é que saberemos se serão realmente estes os 8 times brasileiros nela ou se chegará alguém da "lista de espera", que nesta ordem inclui Ponte Preta, Bahia, Portuguesa, Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense, Vitória, Sport, Atlético Goianiense e Figueirense (Palmeiras fora pois tá na Libertadores).

Estará devidamente esclarecido este assunto após este tópico ou ainda ficou alguma dúvida?

Os mandos de campo

Foram definidos os da finalíssima da Copa do Brasil, entre Atlético Mineiro e Vitória, ambos os jogos na semana que vem. Terça, às 8 da noite (7 locais), será no Barradão. E sábado, às 9 (8 baianas), é na Arena do Jacaré.

Liga Europa

Encerrada a fase de grupos, os 24 classificados nas 12 chaves são: no A, Liverpool e Anzhi; no B, Viktoria Plzen e Atlético de Madrid; no C, Fenerbahce e Borussia Monchengladbach; no D, Bordeaux e Newcastle; no E, Steaua Bucareste e Stuttgart; no F, Dnipro e Napoli; no G, Genk e Basel; no H, Rubin Kazan e Internazionale; no I, Lyon e Sparta Praga; no J, Lazio e Tottenham; no K, Metalist e Bayer Leverkusen; e no I, Hannover e Levante. A eles e a Basel ou Videoton se juntarão os oito "rebaixados" da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA: Dínamo de Kiev, Olympiacos, Zenit, Ajax, Chelsea, BATE Borisov, Benfica e Cluj.

Entre os times conhecidos que rodaram já nesta fase de grupos da UEFA Europa League, estão Udinese, Olympique de Marselha, PSV Eindhoven, Athletic Bilbao e o próprio Sporting de Lisboa.

Curtinhas

*Eurocopa de 2020 sem sede fixa e sim girando por todo o continente. Não curti. Tira o charme da sede única, de um país sendo "o país" por um período curto de tempo, mas grande na repercussão. Tomara que não role.

*Adversário do Grêmio no jogo de inauguração da Arena, na noite deste sábado, o Hamburgo pega no fim da tarde desta sexta-feira (no nosso horário) o Hoffenheim, pela Bundesliga. É muito doido esse trem, camarada.

*Por falar em Grêmio: segunda-feira tem ele e o Internacional no banco dos réus. STJD vai julgar o incidente do rojão no Olímpico e também Muriel, Leandro Damião, Saimon, Vanderlei Luxemburgo e Osmar Loss.

*Pertencente ao River Plate, Román foi dispensado pelo Palmeiras e será emprestado à LDU. Coitada da Liga.

*Dos treinadores: enquanto Alexandre Gallo fica no Náutico para 2013, o Avaí adquiriu Sérgio Soares para suceder Argel Fucks, que perdeu o emprego nesta semana.

*O TJD/RJ decidiu incluir o Goytacaz no Campeonato Carioca do ano que vem e excluir o Quissamã, punido por não cumprir todas as exigências do regulamento da competição, embora classificado no campo enquanto um dos melhores da segunda divisão em 2012. Mas é lógico que o Quissamã vai recorrer. Cuidemos o que virá.

*Pancadaria entre torcedores em Corinthians x Palmeiras, pelo Paulista Sub-20 de futsal. Coisa de dementes.

*Enquanto isso, ainda no futebol de salão, o Joinville sagrou-se tricampeão catarinense ao perder no tempo normal para o Jaraguá do Sul, mas vencer na prorrogação. O Joinville já tinha vencido a partida de ida.

*As vitórias por 2 sets a 1 de Bob e Mike Bryan sobre Bruno Soares e Marcelo Melo no jogo de duplas (6/2, 3/6 e 6/3) e de Thomaz Bellucci sobre Roger Federer no de simples (7/5, 3/6 e 6/4) abriram em São Paulo a Gillette Federer Tour, que prossegue hoje com Maria Sharapova x Caroline Wozniacki e Federer x Jo-Wilfried Tsonga.

*Vamos voltar a fita só um pouquinho: Thomaz Bellucci ganhou de Roger Federer! Sim, o mundo acabará dia 21.

*O Regatas é campeão da Liga Sul-Americana de Basquete. Na rodada final, disputada ontem na Argentina, ele perdeu por 82 x 81 para o Flamengo, mas ficou com o título pois, devido ao triunfo do Uniceub sobre o Peñarol argentino por 87 x 77, os cariocas só levariam o troféu se ganhassem por 13 pontos de diferença.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de continuar a disputa onde todo mundo tem sua parcela de público: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Rio de Janeiro: Rogério Forcolen divulgou no Facebook que, no mês de novembro, o "SBT Rio" fechou com 7,2 pontos, contra 7,1 da Record e 10,8 da Globo. Como o SBT abre seu jornal às 11h50, pega ainda os finaizinhos de "Hoje em Dia" e "Encontro com Fátima Bernardes" antes de duelar com "Balanço Geral" e "RJTV".

*Segunda-feira, a estreia do Bozo na apresentação do "Bom Dia e Cia." tinha rendido ao SBT 4,3 pontos em São Paulo das 9h às 12h50, contra 5,2 da Record ("Fala Brasil", "Hoje em Dia" e "Balanço Geral") e 6,8 da Globo ("Mais Você", "Bem Estar", "Encontro" e "SPTV"). Pois leio no UOL que ontem o infantil marcou 5,8 pontos contra 5,1 da Fátima entre 10h40 e 12h. Mesmo assim, leio no Lauro Jardim que, para 2013, a intenção do SBT é ter Bozo no combate direto com Ana Maria Braga e não o "Encontro". Mas e Patati e Patatá, como ficarão?

*Há pouco tempo, o "Vídeo Show" resolveu exibir na tela mensagens via Twitter de telespectadores na audiência. Só que vi no blog da Rádio Cidade algo engraçado que olham aqui: um tweet de um vivente dizendo que teria que comprar uma TV widescreen para assistir o programa pois só assim André Marques caberia na imagem (risos). Me lembrei daquela piada do Chaves, que dizia que Nhonho só apareceria inteiro em 5 canais ao mesmo tempo.

*Em tempo: tá bom, é engraçado isso daí, mas também embaraçoso e meio constrangedor. Poderiam evitar.

*Mudando completamente de assunto: logo mais, às 10 e meia da noite, a TV Brasil apresentará o documentário "Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro", produzido em 2007 e dirigido por Fabiano Maciel.

*A saideira vem de Joaquim Ferreira dos Santos em O Globo: viram quem tá processando quem? Carlos Seidl ao SBT, do qual cobra direitos conexos de intérprete pelos 28 anos de exibição de "Chaves". A voz do Seu Madruga disse não ter topado dublar novos episódios recentemente adquiridos (que sucedem ou antecedem partes de sagas não exibidas por inteiro, como "A Venda da Vila" e "Festival da Boa Vizinhança") pois houve uma proposta contratual de abrir mão dos direitos conexos para todos os meios de comunicação já existentes e que venham a ser criados pelo período de 25 anos. Como dificilmente há acordo nestas situações, a solução é ir pra Justiça.

*A advogada de Carlos Seidl é Deborah Stajnberg, que atendeu Waldyr Santanna em vitória dele sobre a Fox em 2006, relativa à dublagem de "Os Simpsons", e também ganhou uma ação para Marco Antônio Costa, a voz de George Clooney no Brasil, referente ao seriado "Plantão Médico". O SBT disse que não se pronuncia sobre o caso do dublador do Seu Madruga pois ainda não foi notificado pela Justiça.

*É uma pena a coisa chegar a esse ponto, mas infelizmente o dublador é uma classe muito mal tratada no nosso país. Se você assistir dublagens feitas em outros países, verá que a nossa é a melhor que existe, a que mais se aproxima dos originais e a que dá mais graça a originais que não tenham tanta graça. Só que estes profissionais brilhantes ganham uma merreca muito aquém do devido. Imagina quanto cada voz de "Chaves" e "Chapolin" ganharia se recebesse o equivalente devido pelos 28 anos de exibição no SBT (fora agora os canais pagos, como Cartoon Network e TLN)? Em outro exemplo bem destacado, imagina quanta grana não ganharia o grande Garcia Jr., tanto pelos desenhos multireprisados do "Pica-Pau" feitos por ele ainda criança quando por um catatau de filmes e seriados - sobretudo encomendados pela Globo - estreados a partir da década de 80? É brabo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Florença Castro

Florença Castro, assistente de conteúdo de Zero Hora. Vi esta loira pela vez primeira ontem, no comercial das manchetes de hoje do jornal, que sempre roda na RBS TV e na TVCOM. É lógico que a vi com olhares mais especiais no momento. Aí está a consequência.

Convivas

"Luís Fabiano é um grande atacante, mas parece que tudo conspira contra ele no São Paulo para finalmente ser consagrado com um título maior. Além disso, dizer que ama o clube eu não valorizo tanto. Às vezes é melhor ser 'pistoleiro' do futebol - 'pistoleiro' de passar por várias equipes -, como era Luizão, mas não afinar na hora de decidir, como prova a Libertadores de 2005. Inacreditável que Willian José, mesmo sendo bem limitado, possa ser o herói do título mesmo já negociado com o Santos! Ele fez os 2 gols mais importantes da campanha até agora, contra a Universidad no Chile, e pode fazer o do título. Futebol é um troço incrível mesmo. *** O Grêmio vai treinar no Olímpico até o começo do ano que vem e só então ele será demolido? *** Pela bola da primeira fase, o Borussia Dortmund foi a melhor equipe da UEFA Champions League, com um futebol leve e envolvente. Mas agora, como diz o chavão, 'começa outro campeonato' e não podemos desprezar os fortíssimos Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique. *** Kobe Bryant conseguiu se livrar da sombra de lidar no começo da carreira com o peso de ser um 'novo Michael Jordan' e conseguiu se tornar um jogador completo e uma dos maiores de todos os tempos na NBA. *** Essa onda de demissões em veículos de imprensa é algo inexorável, que irá só aumentar devido à informatização crescente no mundo e a também crescente falta de pessoal qualificado para fazer jornalismo no país, ainda mais que hoje em dia qualquer um pode trabalhar na área? *** 'SPTV' direto do Japão? Se lembrarmos que no ano passado nem transmitiram o jogo da semifinal do Santos... Depois, as pessoas da imprensa reclamam das outras torcidas chiarem do protecionismo claro que fazem com o Corinthians. *** Marquito vereador? Pior do que está fica, sim. Ah, se fica. *** Pelo que vi na Internet, esse 'Got Talent' da Record nada mais é do que o 'Astros' do SBT com grife, ou seja, mais do mesmo em nossa TV. *** Sandy pode ser bonita de rosto, mas não inspira nada mais quente, fantasiosamente falando. Ela fazendo propaganda de cerveja era tão verdadeiro quanto Chico Lang falar que 'o Palmeiras é Brasil na Libertadores'. Lindsay Lohan pode não ser uma deusa, mas é mais apropriada e sexy para para ser a 'Devassa'." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: sim, o Olímpico receberá os treinos do Grêmio até março. E segundo: mas é que eu tenho uma antipatia tamanha pela Lindsay que prefiro até a "bonequinha" Sandy dando uma de "i'm too sexy" (risos).

"Não gosto de Marcelo Oliveira não por seu passado atleticano e sim porque ele não ganhou títulos importantes e não tem experiencia em grandes clubes. O Coritiba é um time médio e ele foi bi-vice campeão da Copa do Brasil. Quer algo mais broxante? Ficou dois meses no Vasco sem receber, mas também foi muito mal pois escalava mal o time e não dava chance aos garotos da base. No Coritiba não usava a base, quase sempre contratava muito jogadores e foi só ele sair que o time melhorou sua situação no Brasileiro ao dobrar o aproveitamento de pontos e revelar o técnico Marquinhos Santos. *** Quem diria que Paulo Miranda, tão criticado quando contratado, terminaria o ano titular da lateral direita e considerado intocavel no São Paulo e um dos melhores da posição no Brasil? A contratação de Rafael Toloi feita por Ney Franco foi precisa nesse sentido, pois consertou a defesa e não teve mais que escalar Paulo Miranda no miolo da zaga. *** Também não entendi a Playboy escolher essas duas gêmeas desconhecidas em vez das panicats, que, querendo ou não, são mais conhecidas e venderiam mais revistas. Deve ter algo por trás, como um patrocinador ou um 'padrinho' forte as ajudando. *** A Record atacar o diretor da Globo só porque ele falou mal do Pica-Pau mostra que gostam de ganhar audiência fácil e chamar a atenção das pessoas para algo que a maioria nem percebeu, pois não são todos que tem Twitter ou mesmo conhecem o diretor do 'TV Xuxa'." (Fernando Clemente)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

A canção que trago aqui é do fim do ano passado: "Somebody That I Used To Know", do belgo-australiano Gotye e da neo-zelandesa Kimbra. É usado um sample de "Seville", composição do brasileiro Luiz Bonfá em 1967. Além de ser uma boa música, ela já rende extras. Extras como este aqui: "O Figueira Que Eu Conhecia Se Acabou", uma paródia do videoclipe feita em cima da situação ruim do Figueirense, que foi rebaixado pra Série B do Campeonato Brasileiro. A sátira foi exibida pelo "Jogo Aberto SC", da TV Bandeirantes (ex-Barriga Verde), e o guri que estrela o vídeo é filho do narrador Claudionir Miranda, da Rádio Band FM de Florianópolis. Em tempo: vi essa dica muito legal da paródia do Furacão do Estreito pelo Rômulo Balbinotti, repórter da Band/SC, no Twitter.

Antes do Arremate...

...digo que demorou, mas adicionei à "Galeria do PB" algumas imagens registradas no Prêmio Press do começo desta semana, do qual leram um relato completo na coluna da terça-feira. Poucas este ano, mas não faltaram. Vamos encerrar a edição de hoje, pois sou eu, Bola de Fogo, e o calor tá de matar (putz!).

Arremate

Adversário do Grêmio amanhã à noite, na Arena, o Hamburgo pega hoje o Hoffenheim, pela Bundesliga. Pois é.

"24 Horas" volta antes que o time chucruteiro tome uma canseira filha da mãe com esse agito todo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.