.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 6 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 113
Adeus ao centenário Oscar Niemeyer

Muitas vezes a Internet "matou" ele nos últimos tempos, mas apenas ontem senti que seria verdade o fato quando li no Twitter algumas postagens do Jorge Bastos Moreno, jornalista de O Globo, sobre a família de Oscar Niemeyer já esperar pelo pior após o boletim médico que dava conta de seu estado de saúde ser gravíssimo. Aí tô eu escutando a Copa Sul-Americana na Rádio CBN quando entra a vinheta do seu plantão (a que me dá mais medo de ouvir, excetuando-se a do plantão da TV Globo) e noticia a morte dele, a 10 dias de fazer 105 anos.

Maior arquiteto do Brasil e um dos maiores do mundo, Niemeyer tem um caminhão de obras por ele assinadas, como Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Passarela do Samba do Rio de Janeiro e Memorial da América Latina em São Paulo, entre outros. Este infográfico aqui, do portal G1, ajuda a dar uma ideia de um pouco de sua produção. O arquiteto também disputou umas poucas partidas de futebol pelo Fluminense (e veem aqui a súmula de uma delas, 4 x 0 no São Cristóvão, em 1918, publicada pelo Extra).

Duas para encerrar: assista aqui a íntegra de uma entrevista concedida por Niemeyer ao "Roda Viva", da Cultura, em 1997; e embora obituários de personalidades famosas serem preparados com antecedência seja a coisa mais normal do mundo (eu disse a mais normal e não boa), não deixa de soar esquisito o do arquiteto brasileiro publicado pelo jornal britânico The Guardian ter como um de seus autores Martin Pawley, que morreu em 2008.

Que Oscar Niemeyer descanse em paz.

Teve Sul-Americana ontem?

Acho que não teve, não. Na verdade teve, mas foi tão ruim o empate sem gols entre Tigre e São Paulo que é como se não tivesse acontecido. O ponto alto - e de desestabilização do Tricolor em termos ofensivos - foi mais uma papagaiada do Luís Fabiano, que é um artilheiraço que gosto muito, mas cujo temperamento explosivo só prejudica a ele e ao time que defende. Verdade que Donatti, também expulso, foi um baita ator (de qualidade terrível) ao fingir com "três meses" de atraso ter levado um chute do atacante. Mas a intenção já foi suficiente para mandá-lo para a rua. Agora é torcer para a peleja no Cícero ser muitissíssimo melhor num todo.

Nordeste x Sudeste

É a final da Copa do Brasil Sub-20, que já tinha definido anteontem o Atlético Mineiro e ontem definiu o Vitória como seu adversário em partida de final alucinante no Passo D'Areia. Logo aos 2 minutos de jogo, o Grêmio abriu o placar e empatou o agregado, o que geraria pênaltis. Estes caíram aos 43 do segundo quando os gaúchos marcaram 2 x 0, só que aos 45 foi a vez dos baianos diminuírem e avançarem pelo gol fora de casa.

Agora, Galo e Leão farão a finalíssima na semana que vem, na terça e no sábado, em ordem de mando de campo a ser sorteada hoje pela CBF. Além disso, serão eles em 2013 os brasileiros da Libertadores Sub-20.

Confirmado o fracasso

Quando um time faz gol demais em um só jogo, me dá sempre aquela desconfiança. É o Chelsea de ontem comprovando meu pensamento. Do que adiantou fazer meia dúzia de tentos no Nordsjaelland? Se tivesse feito um desses 6 gols em uma das duas partidas contra o Shakhtar Donetsk, teria vantagem no confronto direto. Mas assim não aconteceu e os Blues chegaram à rodada final do Grupo E precisando ganhar e torcer por derrota da Juventus, que tinha a vantagem no confronto direto. Sua parte ele fez, mas a Velha Senhora ganhou na Ucrânia e acabou a chave em primeiro lugar. O Chelsea vai pro Mundial de Clubes fazendo história pela porta dos fundos ao ser o primeiro campeão da Liga dos Campeões da UEFA eliminado na fase de grupos. Brincadeira! Tsc, tsc...

Enquanto isso, Messi entrou no segundo tempo de Barcelona e Benfica, que empataram sem gols, e deixou todos preocupados ao sentir uma contusão no joelho esquerdo e deixar o campo na maca, ainda mais que a última vez que ele tinha se machucado foi há mais de dois anos. Ainda bem que o temor inicial de algo grave parece ter sido descartado a ponto dos médicos deixarem no ar a possibilidade dele voltar a campo domingo, contra o Betis, pelo Campeonato Espanhol. Pior do que para o Barça este jogo foi para o Benfica, que não foi pras oitavas pois o Celtic venceu o Spartak Moscou e tomou dele o segundo lugar no Grupo G.

O outro grupo indefinido era o H, onde o Manchester United cumpriu tabela e perdeu para o Cluj, que foi superado pelo Galatasaray, que abateu o Braga e ficou com a vaga na próxima fase. Ontem acabou também o Grupo F, mas este já tinha Bayern de Munique e Valencia assegurados desde a rodada anterior.

O que vem por aí

Os confrontos das oitavas-de-final serão sorteados no próximo dia 20. Observações importantes: nesta fase, estão vetados duelos entre clubes do mesmo grupo (exemplo: nada de Borussia Dortmund x Real Madrid nas oitavas) e também jogos entre times do mesmo país (exemplo: nada de Málaga x Valencia). Feitas as devidas observações, sempre um primeiro colocado enfrentará um segundo colocado.

Os 16 times que avançam: do A, Paris Saint Germain e Porto; do B, Schalke 04 e Arsenal; do C, Málaga e Milan; do D, Borussia Dortmund e Real Madrid; do E, Juventus e Shakhtar Donetsk; do F, Bayern de Munique e Valencia; do G, Barcelona e Celtic; e do H, Manchester United e Galatasaray. Quatro espanhóis, três alemães, dois ingleses, dois italianos, um escocês, um francês, um português, um turco e um ucraniano.

Bola em jogo no Japão

Sanfrecce Hiroshima x Auckland City definiu o time japonês para enfrentar no domingo o Al Ahly e, daí, sair o oponente do Corinthians na semifinal da quarta-feira da semana que vem. Jogo chumbrega de ruim, com o dono da casa atropelando os neozelandeses, embora ganhassem somente pela contagem mínima. E pensar que deixei de ver Mariana Ferrão no "Bem Estar", Regina Volpato no "Se Liga Brasil" e as deusas do "Fala Brasil" para isso...

Curtinhas

*Enfim no Japão para disputar o Mundial após a longa viagem com escala em Dubai, o Corinthians acabou este Campeonato Brasileiro com a melhor média de público nas quatro séries, mesmo apenas "passando o tempo" nele: 25.222 pagantes por jogo. Depois dele vieram Santa Cruz com 24.347, São Paulo com 24.298 e Grêmio com 23.530. O campeão da Série A, Fluminense, teve 12.644, menos que os 14.185 do Goiás, campeão da Série B, e menos até que o Sampaio Corrêa, campeão da Série D com 19.527 fãs e quinto lugar no geral.

*Entrevistada pelo GloboEsporte.com, Patrícia Amorim disse que não tentará mais nada em termos políticos, seja pública (tá acabando seu mandato de vereadora no Rio de Janeiro) ou no Flamengo. Não deixará saudade.

*Kobe Bryant anotou 29 pontos na vitória por 103 x 87 do Los Angeles Lakers sobre o New Orleans Hornets e chegou aos 30.016 pontos na carreira. É o mais jovem atleta a superar os 30 mil na liga norte-americana de basquete e o único dos 5 primeiros a atingir a marca por uma única franquia. À frente de Kobe estão Wilt Chamberlain (31.419 pontos), Michael Jordan (32.292), Karl Malone (36.928) e Kareem Abdul-Jabbar (38.387).

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de continuar lamentando más notícias de fim de ano: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Infelizmente, a onda de demissões nos veículos jornalísticos nestes últimos meses de 2012 prossegue. Leio no Portal Imprensa que, no começo da semana, a Editora Abril demitiu 150 funcionários de diversas revistas e das áreas de marketing e administrativa. E li no Comunique-se que 13 funcionários de Meia Hora e O Dia foram demitidos pela Ejesa, que já tinha reduzido a circulação do Brasil Econômico e encerrado o Marca Brasil.

*Curiosidade que somente a última rodada do Campeonato Brasileiro me fez saber: uma das boas repórteres da Record/RS, Adriene Lacerda chegou à emissora no ano passado egressa da Rede Família, canal UHF do Grupo Record no interior paulista (onde se chamava Adriene Emergente). Logo, eu achava que era paulista. Só que ela é mineira, isso sim. Percebi isso, e a própria me confirmou, ao ver no Facebook uma postagem sua contente pelo vice-campeonato do Atlético. Mais de 1 ano assistindo suas matérias e nem sabia que era das alterosas. Legal!

*Jornalista do ano no Prêmio Press de 2012, André Machado, não vai mais apresentar o "Chamada Geral" das 4 da tarde, assim afirmou José Luiz Prévidi, o jornalista de web do ano. Momentos depois, André contatou o Prévidi e disse que sua continuidade no jornalístico será decidida neste mês, pois ser editor-chefe da Rádio Gaúcha - na qual também apresenta o matutino "Gaúcha Atualidade" - lhe tem exigido mais o tempo. Caso saia mesmo do "Chamada", a sucessora nele será Sara Bodowsky, que o tem conduzido nos últimos tempos e assim deixaria após quase uma década o "Brasil na Madrugada", há algum tempo apresentado por Fernando Zanuzo.

*E falei na coluna de anteontem que uma ausência do Press neste ano foi da Carla Fachim, pra quem fui pé quente pois apostei no seu bicampeonato como apresentadora de TV e assim aconteceu. Ela não pôde ir devido a um probleminha médico, um alimento que não caiu bem e a "nocauteou". Nada grave, nem perto disso, mas o suficiente para impedi-la de ir à festa e de, na manhã seguinte, apresentar o "Bom Dia Rio Grande". Mas um dia de descanso e a "Sharon Stone de São Sepé" já estava ontem de volta à tela da RBS, linda e maravilhosa.

*Enquanto isso, leio na Keila Jimenez que o "SPTV" do meio-dia será feito direto do Japão entre os dias 10 e 15. Sim, a Globo também vai mandar César Tralli ao Japão, do qual ele regressará para voltar aos estúdios em São Paulo na edição do dia 17, o seguinte à final do Mundial de Clubes. Que é que o Corinthians não faz, eh, eh...

*Já o "RJTV" do meio-dia desta sexta-feira, leio em O Dia, terá uma reportagem especial sobre o novo Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro, gravada por Mariana Escobar e Alex Gross (ou seria o contrário?) no Parque de Madureira, que reuniu componentes de todas as escolas participantes.

*Divisão de rede e junção de rede no mesmo noticiário? O "Primeiro Jornal" de hoje fez isso. A Band abriu a transmissão de Sanfrecce Hiroshima x Auckland City apenas às 8h15, então, o noticiário voltou para todo o Brasil após os 30 minutos dos noticiários locais em todo o país (para quem tem o seu, evidentemente).

*Viram quem será vereador de Sampa City? Marquito. É, o do "Programa do Ratinho". Ele tinha sido o primeiro suplente de Celso Jatene, que será o secretário de esportes do prefeito Fernando Haddad. Que tal?

*A Record confirmou a contratação de Rafael Cortez, que estreará no primeiro semestre de 2013 a apresentação da versão brasileira do programa "Got Talent". Ele ficará no "CQC", da Bandeirantes, até o fim deste ano.

*Leio no Lauro Jardim que a Band continua buscando um religioso para preencher suas madrugadas a 5 milhas de "dilmas" mensais. Não dá vontade de mandar a Band catar coquinho por algo assim? Finalmente ela deixou razoavelmente decente sua grade corujona ao preenchê-la com filmes, séries e desenhos, mas vai querer apatifar tudo por um punhado de reais, como diria Clint Eastwood se nossa fosse a moeda do faroeste estrelado por ele.

*Memória: se não tivesse falecido naquele acidente de barco há dois anos, no Tocantins, completaria 70 anos hoje Arnaud Rodrigues, para sempre parceiro de Chico Anysio em Baiano e os Novos Caetanos, componente da "Praça é Nossa" e o cego Jeremias de "Roque Santeiro", além de dirigente do Palmas Futebol e Regatas.

*Primeiro foi Luís Fernando Verissimo, agora é Ney Latorraca. Duas situações que foram delicadíssimas em boa parte dos últimos dias, mas que graças a Deus melhoram e vão deixá-los firmes e fortes novamente.

*Estrelado em 1962 por Rock Hudson, Gina Lollobrigida, Sandra Dee e Bobby Darin, "Quando Setembro Vier" é a atração das 10 da noite de hoje no "Clube do Filme", da TV Cultura. Tem um tempaço com "TE" maiúsculo que este filme não passa em canal aberto. A última lembrança dele que tenho é num "Corujão" na época que a Globo ainda apresentava filmes da década de 70 para trás, isso em mil novecentos e guaraná de rolha.

*Único comentário que tenho para isso de Lindsay Lohan poder ser musa da cerveja Devassa no carnaval do ano que vem: volta, Sandy, que eu era feliz contigo e não sabia!!! (hahahaha)

*A saideira excepcional: Elton John na aldeia pampeana! Será dia 5 de março de 2013, no Estádio Passo D'Areia, depois da apresentação de 27 de fevereiro no Jockey Club de São Paulo e antes do show de 8 de março no Centro de Convenções Internacional de Brasília. A turnê "40th Anniversary of the Rocket Man" terá tíquetes entre 180 e 750 mangos. É lógico que aí está um espetáculo que tenho que dar um jeito de acompanhar, sendo ele um dos meus cantores prediletos desde sempre. Melhor do que isso, só se ele cantasse "Blue Eyes" após anunciá-la assim: "this is dedicated to the Papo de Bola's musa-mor". Bah, viajei agora! Eh, eh, eh...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Iara Ruffini

Iara Ruffini, repórter e apresentadora da EPTV Central (Globo de São Carlos). Seja no centro, à direita ou à esquerda, esta moça encanta Carlos e demais santos. E interessante: em 9 anos escrevendo esta "24 Horas", a bonita aí da foto é apenas a primeira Iara nesta seção.

Convivas

"Não me espanto com as gêmeas na capa da Playboy. Muitas ex-'BBB's também são ilustres desconhecidas, mas a fama momentânea que a maioria obtém não as credenciaria para serem capa da revista. Como o praxe hoje em dia é despi-las tão logo saem da casa, não é nada estranho outras quase desconhecidas pintarem na capa. *** A história do 'Rumours' é bem peculiar, já que os dois casais do Fleetwood Mac estavam brigando e se separando na época, além de estarem bem ligados às drogas. Mesmo assim, conseguiram fazer um disco muito vendido e com boas músicas. *** Também lembro da Monalisa Perrone na Rádio Bandeirantes. Outro que lembro de ter escutado mais ali era Marco Antônio Sabino, que também foi para a TV Globo, mas anda meio sumido. *** O posicionamento do Romário em relação à CBF muitas vezes parece esquizofrênico. Uma hora apóia a mudança de comando, outra hora quer abrir uma CPI. Ainda não dá para entender e confiar totalmente no deputado. *** Mais uma vez o São Paulo faz um bom primeiro tempo e um segundo tempo pífio, não tendo um preparo físico tão bom quanto poderia ter. Mais uma vez Luís Fabiano prejudica o time com uma expulsão que me pareceu até forçada, pois tenta acertar Donatti na frente do juiz. Se o São Paulo não ganhar a Libertadores ano que vem, o ciclo dele tem grandes chances de terminar pois a torcida não vai aguentar mais tantas falhas em momentos decisivos. Ney Franco deveria ter deixado Willian José no banco. É limitado, mas é o único atacante de área que o time tem para a reserva. De toda forma, o Tigre mostrou suas limitações e, se o Tricolor conseguir ir bem no primeiro tempo em casa, deve levar o título. O juiz foi caseiro, mas isso não é novidade. Se ele quisesse prejudicar o São Paulo, teria expulsado só Luís Fabiano, mas fez o normal de tirar um de cada lado e não influenciou diretamente no resultado do jogo. *** O Brasileiro Sub-20 poderia ser estendido para termos uma noção melhor dos times e maior divulgação, além de algumas partidas serem preliminares dos jogos principais." (Alexandre Rodrigues Alves)
Não tem como, Alexandre. Não sendo a competição da Federação Gaúcha de Futebol e não da CBF, o que impediria algo como viagens para jogos ali e aqui, enfim, não é assim tão simples como podes imaginar. Muito mais fácil mesmo todos reunidos no mesmo local por um curto espaço de tempo. Ademais, isso que tu propões eu até acho legal e gostaria disso, mas só a CBF mesmo poderia fazer. Porém, tendo a Copa do Brasil Sub-20, é esta que ela privilegiará sempre.

"Não é de hoje que sei de um procedimento adotado pelos jornais, que é o de deixar obituários prontos para pessoas célebres que já estão pela bola sete. Mas não sabia que as TVs faziam o mesmo. Se não, como explicar todas essas reportagens em tom memorialista exibidas pelo 'Jornal das Dez', levado ao ar minutos após a morte de Niemeyer?" (Clayton Moreira)
Simplesmente noticiar a morte não sustenta uma cobertura imediata em canais noticiosos. Além do mais, todos os veículos noticiosos já fazem isso, não apenas jornais impressos.

"Vi suas últimas fotos da 'Galeria do PB'. Você, sempre oportunista tal qual Túlio Maravilha, Dadá Maravilha ou Luís Fabiano, tira uma casquinha da galera famosa. Parabéns. Mas devo lhe dizer que poderíamos fazer uma campanha para te levar à próxima edição do 'Medida Certa', que tal? Tá precisando (risos)." (Jean Carlos Silva Lacerda)
Sou acima do peso, mas sou feliz. Não nasci pra ter corpo de top model (eh, eh, eh).

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

A um dia de completar 92 anos, uma falência cardíaca tirou a vida do pianista de jazz Dave Brubeck, um dos grandes nomes do gênero. O grande momento do Dave Brubeck Quartet está aqui: "Take Five", lançada em 1959 no álbum "Time Out" e, neste vídeo, apresentada ao vivo em 1966. Este tema, salvo engano meu, recentemente serviu de trilha pro comentário diário do Paulo Roberto Falcão no "Hoje nos Esportes", da Rádio Gaúcha.

Arremate

Jorginho permanecerá no Bahia até o fim de 2013. Vamos ver se o novo ano não terá sustos para o Tricolor.

"24 Horas" volta antes que eu lance a versão 2013 do tópico anual "Só Fatos, Sem Boatos"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.