.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 1 de dezembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 108
O sorteio da Copa das Confederações

O sorteio aconteceu no Anhembi, em São Paulo, no fim da manhã deste sábado. Li relatos no Twitter de que deu bode no meio do referido, que não acompanhei. O que importa dele é o que aí acompanham: grupos e jogos.

Ah! Os horários destacados são sempre de Brasília.

Grupo A - Brasil, Itália, México e Japão
Grupo B - Espanha, Uruguai, Taiti e representante africano

Tabela do Grupo A
15/6, 16h, Brasil x Japão (Brasília)
16/6, 16h, México x Itália (Rio de Janeiro)
19/6, 16h, Brasil x México (Fortaleza)
19/6, 19h, Itália x Japão (Recife)
22/6, 16h, Brasil x Itália (Salvador) e Japão x México (Belo Horizonte)

Tabela do Grupo B
16/6, 19h, Espanha x Uruguai (Recife)
17/6, 16h, Taiti x africano (Belo Horizonte)
20/6, 16h, Espanha x Taiti (Rio de Janeiro)
20/6, 19h, africano x Uruguai (Salvador)
23/6, 16h, Espanha x africano (Fortaleza) e Uruguai x Taiti (Recife)

Fases finais
26/6, 16h, 1° A x 2° B (Belo Horizonte)
27/6, 16h, 1° B x 2° A (Fortaleza)
30/6, 13h, terceiro lugar (Salvador)
30/6, 19h, final (Rio de Janeiro)

E chegamos aos últimos palpites

A última rodada do Campeonato Brasileiro tem início neste sábado com dois clássicos amistosos.

Num deles, Flamengo e Botafogo estão mais com a cabeça em 2013 e usarão a partida de um provavelmente melancólico Engenhão para mostrar seu valor e ajudar a garantir o emprego.

O outro até poderia ser histórico caso Neymar se tornasse o maior artilheiro do Santos em um só ano desde que Pelé saiu do clube. Mas ele não vai fazer quatro gols no Palmeiras para superar os 45 de Serginho Chulapa em 1983. Seria legal pelo Neymar, mas não vai acontecer. O que ficará deste clássico é a despedida do Verdão da Série A, além das homenagens que o clube fará a Joelmir Beting, como esta camisa aqui.

O que interessa é que amanhã temos a briga pelo vice-campeonato (fase de grupos da Libertadores) e pelo último descenso, mas destas disputas falarei melhor justamente na coluna de amanhã.

Por hoje, deixo os últimos 10 palpites do ano: Santos 3 x 1 Palmeiras, Flamengo 1 x 1 Botafogo, Fluminense 2 x 0 Vasco, São Paulo 2 x 2 Corinthians, Grêmio 2 x 0 Internacional, Atlético Goianiense 0 x 1 Bahia, Atlético Mineiro 3 x 2 Cruzeiro, Náutico 2 x 1 Sport, Portuguesa 1 x 0 Ponte Preta e Coritiba 0 x 0 Figueirense.

Quem será o campeão?

Oeste e Icasa decidirão a Série C na tarde deste sábado. O empate sem gols em Juazeiro do Norte foi melhor para o Verdão do Cariri, que jogará por vitória e qualquer igualdade a partir de 1 x 1 para ser campeão nos 90 minutos. Resta ao Rubrão ganhar no tempo normal. Rolando um novo 0 x 0, Itápolis terá disputa de pênaltis.

Chutômetro em ação: Oeste campeão nos 90 minutos.

Curtinhas

*Melhor goleiro do futebol brasileiro em 2012, Diego Cavalieri celebra hoje seus 30 anos. Merece festejar muito.

*O calendário de 2013 não permitirá que um clube dispute dois torneios simultaneamente, então, se o São Paulo for campeão da Sul-Americana e automaticamente for para a próxima, estará fora da Copa do Brasil. Absurdo.

*Ex-atacante do Paysandu vencedor da Copa dos Campeões de 2002, Vandick Lima agora é presidente do clube. Ele venceu o pleito realizado ontem à noite e assumirá o cargo no dia 6 de janeiro. Que ele vença fora do campo.

*A tabela do Campeonato Mineiro de 2012 aponta para a primeira rodada Boa Esporte x Nacional no sábado, dia 2 de fevereiro, e Araxá x América, Villa Nova x Tupi, Caldense x Guarani e, principalmente, o Cruzeiro x Atlético de reinauguração do Estádio Magalhães Pinto, tudo isso no domingo, dia 3.

*Os clássicos do América: dia 17 de março, contra o Atlético, e dia 7 de abril, diante do Cruzeiro.

*A FFERJ incluiu o nome do Goytacaz junto com o do Quissamã na tabela do Campeonato Carioca de 2013. O Quissamã foi campeão da Série B neste ano e o Goytacaz tirou terceirão, mas entrou na Justiça para subir, alegando que o Quissamã perdeu o prazo para informar com laudos e tudo em qual estádio jogará a Série A.

*Prazo extinto para entrega de Habite-se e Plano de Prevenção Contra Incêndios motiva o Ministério Público do Rio Grande do Sul a tentar impedir a inauguração da Arena do Grêmio, dia 8. Acho que reverterão isso.

*Leandro Campos, que este ano treinou ABC e Joinville, é o novo técnico do ASA, do qual sai Nedo Xavier.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de obter êxito em suas empreitadas: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha alguns "Ipobres" de programas locais da Record em Salvador: na quarta-feira da semana passada, pela manhã o "Balanço Geral" marcou 10 pontos, contra 11 da TV Bahia (Globo) e 2 da Aratu (SBT), enquanto no começo da tarde o "Se Liga Bocão" fez 11 pontos, contra 15 da TV Bahia e 4 da Aratu; e no dia seguinte, na hora do almoço o "Bahia no Ar" chegou aos 11 pontos, contra 17 da TV Bahia e 5 da Aratu, enquanto à noite o "Bahia Record" foi aos 7 pontos, contra 36 da TV Bahia e 3 da Aratu.

*"Separadas no nascimento"? Tô eu assistindo o "Estúdio i", da Globo News, no televisor com Sky. No ar estava Ana Horta, repórter em São Paulo. O televisor de antena comum eu deixava um pouco em cada canal. Naquele exato momento, estava na Globo, quando entra no "Jornal Hoje" a repórter especial de Salvador, Patrícia Nobre. Na hora, me ocorreram semelhanças entre Ana e Patrícia, tanto nos penteados quase iguais quanto nos rostos com traços parecidos. Como veem aqui, não são propriamente "gêmeas", mas passam numa boa como irmãs.

*Leio no Flávio Ricco que, em reunião dia desses no SBT, um diretor pediu a palavra e falou que o "Encontro com Fátima Bernardes" não dá certo pois a Globo só sabe fazer televisão para o Leblon, mas que em 2013 a TV do Patrão vai passar a concorrente. Não sei se tenho algum leitor no Leblon para emitir considerações sobre isso.

*Observação do "guru" Ricco: enquanto na teledramaturgia da Record é preciso autorização para uma atriz aparecer com as costas de fora nas novelas, o "Balanço Geral" de São Paulo ao meio-dia tem se especializado em mostrar mulheres quase nuas. Jornalístico não tem classificação indicativa e aí pode tudo. Mas não poderia.

*Informação surpreendente lançada ontem à noite pelo Daniel Castro e logo em seguida ampliada pelo Maurício Stycer: Rafael Cortez vai sair do "CQC" para provavelmente na próxima semana ser anunciado pela Record, que quer ele estreando em março ou abril a versão brasileira do "Got Talent", que substituirá "Ídolos". Consta que ele contou ontem para vários colegas que sairá da Bandeirantes ao final deste ano. Seria a terceira saída do elenco original do "Custe o Que Custar", após aquela controversa do Rafinha Bastos e a do agora apresentador de fim de noite Danilo Gentili - sem contar que Felipe Andreoli não é mais exclusivo, já que faz o esportivo "Deu Olé!".

*Uma hora tudo acaba e é preciso mesmo buscar novos rumos para continuar bem a carreira. São 5 anos do Rafael no "CQC", não dá para recriminá-lo se quiser algo diferente. Danilo quis isso quando saiu para apresentar o "Agora é Tarde". Demorou um pouquinho, mas ele consolidou seu programa, hoje dos principais da Band. Já Rafinha tentou o "Saturday Night Live" na RedeTV! e fracassou.

*Com o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, a Band volta a preencher suas tardes com a "Sessão Livre", hoje mostrando às 16h40 o oitentista "Karatê Kid II: a Hora da Verdade Continua". Foi neste filme que surgiu a grande canção solo de Peter Cetera, "The Glory of Love", que acabou marcando a série inteira, embora não seja trilha sonora do primeiro filme. É mais ou menos o mesmo que com "Eye of The Tiger", do Survivor, que virou o som oficial de todos os filmes "Rocky", ainda que fosse lançado apenas no terceiro filme.

*Já às 18h50, quando o "Terceiro Tempo" prosseguia apenas para São Paulo devido aos jornais locais em toda a rede, os paulistanos acompanharão o "Polícia 24h".

*A saideira: a Bandeirantes anunciou durante sua convenção anual em São Paulo algumas novidades para o ano que vem. Duas delas foram destacadas em reportagem no "Jornal da Band": uma é o seriado "The Walking Dead", no Brasil exibido pela Fox e atualmente na terceira temporada, e outra é o bom e velho "Os Simpsons", que entrará no ar na grade especial de verão, em janeiro. Será a terceira emissora aberta de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie. O Brasil passou a acompanhá-la em 1991, pela Globo, que depois parou de mostrá-la. Na metade dos anos 90 veio o SBT, aí há poucos anos a Globo voltou a transmiti-la e, agora, temos a Band.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriela Spanic

Gabriela Spanic, atriz venezuelana e protagonista da novela "A Usurpadora", que o SBT reprisará em breve. A linda e má Paola Bracho está voltando!

Convivas

Antes de atendê-los, pedirei sua compreensão por esta semana, onde fiquei com pouco tempo para tudo, não só pelas coisas aqui da Internet, mas principalmente por novidades particulares importantes acontecendo (boas, digo pro caso de alguém pensar que sejam ruins). Muita coisa tô empurrando para depois, mas com paciência e tranquilidade todo mundo será atendido e o que atrasado está, feito será. Obrigado e mil perdões desde já.

"O Tigre é bem armado e experiente. A final da Sul-Americana não será mais fácil para o São Paulo. Todo cuidado é pouco com o bom meia-atacante Botta. Ridículo o gol fora de casa - regra da qual nem sou o maior fã - mudar para a final, assim como acontece na Libertadores. Se uma competição começa de uma maneira, deve ser assim até o final. *** O 'melhor' da coletiva do Felipão foi José Maria Marin apresentando 'Antônio Carlos Parreira' para a comissão técnica do Brasil, além do discurso a la ditadura que ele fez, em busca pelo apoio à nossa pátria. Tudo bem querer apoiar, valorizar quem é daqui, mas essa forçada de barra nunca é legal. *** Lamentável a ação do José Luiz Datena na 'mediação' do sequestro. Mas era esperado, pois esse tipo de programa possibilita esse tipo de sensacionalismo, além de não apresentar solução prática para o problema da violência no país. O que vale é ganhar Ibope com os crimes cometidos e, para quem faz esse tipo de atração, deve ser até bom mais crimes acontecerem para poder ter assunto. O risco é mais bandidos e desequilibrados quererem a intervenção da imprensa em casos assim e, por isso, a polícia não pode ser sentimental e também querer participar de um show de TV, devendo ter inteligência e capacidade de resolver os problemas por ela mesma. *** A Record vai dar cartaz para o diretor da Xuxa só porque ele criticou os fãs do 'Pica-Pau'? Falta de assunto é complicado... Essa mania de querer ser, falar e espezinhar a Globo já passou todos os limites do tolerável. Não seria melhor ela cuidar de sua programação e tentar melhorá-la? *** Com o fim do constrangedor 'As Aventuras do Didi', a Globo não poderia reprisar os episódios antigos dos Trapalhões no lugar? *** Muito bem eleita Júlia Gama, belíssima conterrânea sua. A TV Pampa consegue boa audiência com esse concurso de beleza gaúcha?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Para seus padrões, sim, pois é veiculada no horário do famoso e inacreditável "Studio Pampa", sua atração mais vista, que rende audiências bem razoáveis no começo da madrugada.

"Esse 'Domingo Espetacular' não é sério. Vão ocupar espaço pra pichar um cara que a grande maioria do público não deve fazer a mais vaga ideia de quem seja. Eu mesmo até o início da semana não sabia quem era Mário Meirelles. Jornalismo na Record não dá pra levar a sério, pois anão moral lá é mato! *** Estamos ficando mais pudicos, pois duvido que uma minissérie como 'Presença de Anita' passaria hoje às 11 da noite na TV aberta, como foi em 2001. Essa pudicícia toda é um retrocesso. Exibiram na quinta-feira a cena de sexo com Taiguara Nazareth e da Joanna Tristão - que, aliás, sumiram. Não vi nada demais nela, mas achei graça na atuação da Vera Holtz, que espiava os dois da janela. Sua personagem é uma racista intransigente, mas não para de secar o negão desde que ele chegou à fazenda. A mulher só faltava babar e depois teve que tomar uma ducha fria pois já não se aguentava mais dentro dos tamancos. Creio que só filmaram a cena como pretexto para a reação da Vera, cujo personagem está mais que claro que é uma hipócrita." (Clayton Moreira)
E você nem prestou atenção na gostosa de marca maior que a Joanna era há 11 anos. (risos)

"As dispensas de Henrique do Palmeiras e Maldonado do Flamengo podem representar reforços para o Cruzeiro? E a dispensa do Obina, ele pode reforçar o Atlético?" (Ramon Vitor Diniz)
Não sei dizer. De rumores, meu conhecimento é zero. Aliás, bom pretexto para lembrar que tá quase na hora desta "24 Horas" retomar seu tópico fixo de todo fim de ano "Só Fatos, Sem Boatos".

"Carlos Alberto Parreira terá a mesma função de Zagalo em 1994 e Zico em 1998 ou será um segundo técnico? *** Li que Luiz Felipe Scolari não acertou com a CBF em 2010 porque Ricardo Teixeira não quis contratar o Parreira. Por que o técnico de 2002 tem tanta fixação pelo técnico de 1994? *** A CBF deve ser a primeira confederação que demite um técnico depois de um título, não? *** Jean Chera sequer estreou profissional e já passou pelas bases de Santos, Europa e, agora, Flamengo. Vamos ver quem vai querer contratá-lo e levar de brinde seu pai chato." (Ricardo Haertel)

"Se o São Paulo não conquistar a Sul-Americana, o 3º colocado do Brasileiro terá vaga direta na fase de grupos da Libertadores? Só agora me liguei que este ano o Brasileiro não dá vaga para a Sul-Americana." (Victor Faria)
Depois de mais essa do São Paulo fora da Copa do Brasil, já não sei mais nada de nada, eh, eh...

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Ainda na carona dos 30 anos do lançamento de "Thriller", fabuloso disco de Michael Jackson, destaco aqui mais uma das históricas belezinhas contidas nele: a sacolejante "Beat It".

Antes do Arremate...

...digo que já preparo desde ontem a coluna deste domingo, que terá a despedida do Olímpico como destaque.

Arremate

Clássicos no Brasil, clássico na Espanha. Às 7 da noite deste sábado, Madrid viverá mais um Real x Atlético.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem terá vencido! Se é que não empatarão...

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.