.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 29 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 106
Descanse em paz, Joelmir Beting



Há dias que a gente sabe que chegarão, mas que a gente nunca espera que cheguem. O dia da morte de uma pessoa querida e vencedora na sua área de trabalho é um deles. Joelmir Beting é destas perdas que entristecem muito. Internado há alguns meses devido a uma doença autoimune nos rins, sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no último domingo. Ontem, os médicos consideraram irreversível seu estado de saúde.

A passagem de Joelmir para um plano superior não poderia ser anunciada a familiares, amigos e colegas por outra pessoa que não seu filho. Mauro Beting estava no ar na Rádio Bandeirantes, no pós-jogo "Terceiro Tempo", e analisava o empate do São Paulo com a Universidad Católica. Ele leu uma homenagem emocionante ao pai, de provocar lágrimas incontidas, mas se segurou firme e forte, mesmo com toda a dor que só quem perde alguém tão caro e tão fundamental pode sentir numa hora dessas. Passava da 1 da madrugada naquele momento.

Nascido em 21 de dezembro de 1936, na paulista Tambaú, foi encorajado pelo Padre Donizetti Tavares de Lima a militar no jornalismo. Começou na crônica esportiva, em 1957, cobrindo futebol nos jornais O Esporte e Diário Popular, além da Rádio Panamericana (atual Jovem Pan). Foi a partir dele que surgiu a ideia "gol de placa", em um tento extraordinário de Pelé em Fluminense 1 x 3 Santos, no Maracanã, em março de 1961. Não há registro em imagens deste gol, que está eternizado no para sempre maior estádio do mundo através de uma placa, que ali está por ideia de Joelmir. Em 1999, o jornalista é que ganhou uma placa por aquilo. Homenagem de Pelé.

Em 1962, após comemorar incontidamente um gol do Palmeiras em clássico contra o Corinthians no Pacaembu, Joelmir abandonou o jornalismo esportivo. A paixão pelo Palestra levou a isso. Então, ele começou a trabalhar com economia. Em 1966, lançou a editoria de automóveis na Folha de S.Paulo, onde passou a editar a seção de economia dois anos depois. A coluna diária de jornal surgiu em 1970, distribuída para mais de 50 publicações em todo o país. A coluna mudou em 1991 para O Estado de S.Paulo, do qual saiu em 2004.

Joelmir Beting também fez história nas mídias eletrônicas. Na televisão, trabalhou duas vezes na Band e ainda na Gazeta, na Record e na Globo, onde ficou de 1985 até 2003, trabalhando em tudo quanto era noticiário com comentários sobre o dia-a-dia da economia em uma linguagem mais acessível ao grande público, diferencial que lhe colocou um passo à frente dos demais. Em rádio, foi escutado na Excelsior e na CBN (antecessora e sucessora), além da Gazeta e da já citada Jovem Pan. Teve também duas passagens pela Bandeirantes.

Na Rádio Bandeirantes, Joelmir é fundador do "Jornal Gente", que estreou em 1978 para suprir o fim de "O Trabuco", impossível de continuar após a morte de seu líder Vicente Leporace - que havia morrido somente um dia antes, imagine você. Ele, José Paulo de Andrade e Salomão Ésper formaram o trio inicial, o trio mais clássico deste programa matutino, que novamente se uniu quando Joelmir retornou à casa, em 2004.

Na tela da Band, Joelmir Beting foi uma presença forte no mesmo período. Ele era comentarista de economia do "Jornal da Band", junto com Ricardo Boechat e Mariana Ferrão (posteriormente Ticiana Villas Boas), mas na real era o terceiro apresentador. Desde 2005, também apresentava aos domingos o "Canal Livre", no qual sucedeu outra grande figura que faz falta: Bira Valdez. Joelmir ainda apresentou de 2004 a 2010 o "Beting & Beting", junto com Mauro, no BandSports. Participei por telefone da penúltima edição. Infelizmente, Beting pai não estava lá.

Agora, Joelmir Beting está no céu. Ou, como postou ontem à tarde Mauro Beting em seu perfil "falso verdadeiro" no Twitter, foi encontrar o pai da bola Waldemar Fiume para saber onde quem está lá em cima torce pelo Palestra. O jornalismo brasileiro fica mais pobre e menos inteligente. Que Deus receba Joelmir muito bem e que Lucila, Mauro, Gianfranco, netos e demais familiares sejam muito fortes. Como sempre digo, a vida continua para os aqui permanecidos. E ele sempre estará por perto. Pode não ser mais de corpo presente, mas será espiritualmente, guiando todos nos caminhos corretos em busca da felicidade e do sucesso.

Descanse em paz, Joelmir Beting.

Homenagens

Seguem três que foram feitas entre esta madrugada e hoje pela manhã: esta aqui é do "Jornal da Noite", da Band, com um resumo da carreira de Joelmir; esta aqui é do "Primeira Hora", da Rádio Bandeirantes; e esta aqui é do "Bom Dia Brasil", da TV Globo.

Curtinhas

*São Paulo finalista da Copa Sul-Americana. Sobrou diante da Universidad Católica, perdeu muitos gols, mas empatou em 0 x 0, avançando pelo 1 x 1 no Chile. Hoje ele saberá quem enfrentará nas duas próximas quartas-feiras, se Millonarios ou Tigre (que empataram sem gols a ida na Argentina).

*"Oxo" também em Juazeiro do Norte na primeira decisiva da Série C, entre Icasa e Oeste. Sábado, em Itápolis, o time paulista só será campeão nos 90 se ganhar, enquanto os cearenses jogam por vitória e todos os empates com gol. Um novo 0 x 0 ocasionará a disputa de pênaltis.

*6 jogos sem vitória. É o Chelsea no Campeonato Inglês após empatar sem gols com o Fulham e ir aos 26 pontos. O líder é o Manchester United, com 33, seguido do Manchester City, com 32. A dupla da "Sorocaba britânica" venceu nesta quarta-feira, respectivamente, a West Ham e Wigan.

*Luiz Felipe Scolari treinando e Carlos Alberto Parreira coordenando. É a aposta da CBF na experiência dos dois últimos treinadores campeões mundiais para tentar a sexta conquista da Seleção Brasileira. Ou, como bem disse Tino Marcos, os comandantes do tetra e do penta a serviço do hexa. Sou otimista. Dou crédito a eles.

*Andrés Sanchez fora da futuramente extinta direção de seleções da CBF. Sinceramente, não fará falta.

*Ronaldinho Gaúcho renovado até 2013. Golaço do Atlético Mineiro, que mostrou o melhor R49 dos últimos anos.

*Barcos vai ficar no Palmeiras. Não sei se percebeu que falou bobagem ou se reconsiderou sua opinião, mas o importante é que mostrou muita identificação com o clube neste ano e será peça importante em 2013.

*Um ginásio do Flamengo sofreu um incêndio de grandes proporções nesta manhã de quinta-feira. Felizmente, consta que não há feridos. O incêndio foi em um dos ginásios de ginástica do clube.

*Lateral direito do Brasil na Copa do Mundo de 1966, Fidélis morreu aos 68 anos, de câncer no estômago. Ele foi campeão carioca de 1970 e brasileiro de 1974 pelo Vasco. Mais uma triste perda para o futebol brasileiro.

*Matías Almeyda não é mais técnico do River Plate. Domingo, contra o Lanús, ele dirigirá o time pela última vez.

*Técnico de diversos times e várias seleções, Guus Hiddink vai encerrar sua carreira no fim da atual temporada. Ele dirige o Anzhi, que é vice-líder do Campeonato Russo, e foi campeão europeu de 1988 pelo PSV Eindhoven.

*Anunciados hoje os finalistas da Bola de Ouro da FIFA de 2012: Cristiano Ronaldo, Iniesta e Messi.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de grandes figuras estarem no comando das ações: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Soube pelo José Luiz Prévidi que o Prêmio Press, que na próxima segunda-feira homenageará os melhores do jornalismo gaúcho em 2012, terá como apresentadores este ano Maria do Carmo Bueno, apresentadora da Rádio Guaíba e uma das figuras mais carismáticas da TV do Rio Grande do Sul (desde quando fazia o "Jornal do Almoço" na RBS), e Nilton Fernando, apresentador da Rádio Pampa e uma das grandes vozes do estado.

*Leio no Coletiva que, a partir da próxima segunda-feira, o "Conexão Guaíba" será reformulado pela Rádio Guaíba e conduzido por Lila Vieira, das 23h à 1h, sendo predominantemente musical e com momentos noticiosos.

*Leio no Flávio Ricco que Analice Nicolau não tem feito o "Jornal do SBT: Manhã" devido a uma crise de labirintite. Somente na próxima semana ela voltará ao trabalho. Melhoras para a bonitona das madrugadas.

*Também no Ricco, leio que a disputa na hora do almoço entre SBT e Record está forte no Rio de Janeiro. Em novembro, até ontem, o "SBT Rio" tinha 7,2 pontos, contra 7 do "Balanço Geral".

*A saideira seria meu tema de abertura de hoje, evidentemente derrubado por razões óbvias, mas nem por isso menos importante. Foi surreal o que aconteceu no fim da tarde de ontem, com José Luiz Datena fazendo o papel de negociador para convencer um homem que fazia a família refém a libertá-la e não matá-la. O final foi feliz, o homem se rendeu e, se dizendo tenso demais, o apresentador da Band deixou o "Brasil Urgente" antes do fim. Voltarei ao assunto nas próximas edições pois ele merece bons debates e análises. Mas hoje não.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Josiane Pimentel

Josiane Pimentel, cinegrafista da RBS TV de Uruguaiana na sucursal de São Borja. Não há belas só na frente das câmeras. Cuidando delas também.

Aviso aos navegantes

Hoje excepcionalmente deixo de atendê-los. Continuem escrevendo que amanhã publicarei suas mensagens.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

A música de hoje também homenageia Joelmir Beting. É a escolhida por ele para encerrar uma entrevista ao quadro "Sofá Bandeirantes", apresentado por Paulo Galvão na Rádio Bandeirantes, em 2008 (que publicarei ainda hoje num dos meus canais no YouTube). A canção lhe faz lembrar dos pais e da cidade onde nasceu, em Tambaú. Aqui está "Serra da Boa Esperança", composição de Lamartine Babo, na voz de Altemar Dutra.

Arremate

Joelmir Beting será homenageado pelo Palmeiras com uma camisa antes do clássico contra o Santos.

"24 Horas" volta esperando que as boas lições ensinadas por Joelmir deixem muitos herdeiros.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.