.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 28 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 105
Rescaldo final dos palpites da Série B

Feita a contabilidade final, vamos ver quem foi o bom de chute na Bêzona encerrada no sábado passado. Desde já, lembro que adotei o mesmo critério de pontuação de quando anunciei o rescaldo do primeiro turno: para cada acerto simples (o time que ganhou ou se deu empate), 1 ponto; e para cada acerto exato (o placar corretíssimo), 3 pontos. Mais justo e bacana, até pra valorizar os palpites máximos, tanto faz em quantas rodadas participou.

Antes de mais nada, informo o meu resultado final - lembrando que houve uma rodada em que me ausentei por problemas técnicos da Internet: fiz 222 pontos em 166 acertos (138 simples e 28 exatos).

Agora, o resultado final dos palpiteiros na Série B do Campeonato Brasileiro de 2012, contando as 38 rodadas:

1) Natanael Felipe Rhoden - 258 pontos em 182 acertos (144 simples e 38 exatos)
2) Alexandre Rodrigues Alves - 229 pontos em 173 acertos (145 simples e 28 exatos)
3) Carlos Eduardo Sampaio Queiroz - 223 pontos em 159 acertos (127 simples e 32 exatos)
4) Danilo Otoni - 194 pontos em 148 acertos (125 simples e 23 exatos)
5) Anderson Costa - 193 pontos em 153 acertos (133 simples e 20 exatos)
6) Fernando Clemente - 172 pontos em 130 acertos (109 simples e 21 exatos)
7) Carlos Rodrigues - 142 pontos em 106 acertos (88 simples e 18 exatos)
8) Charles Tavares - 133 pontos em 113 acertos (103 simples e 10 exatos)
9) Hugo Leonardo Souza Pinto - 114 pontos em 82 acertos (68 simples e 14 exatos)
10) Nelson Jorge - 82 pontos em 64 acertos (55 simples e 9 exatos)
11) Mateus Machado - 36 pontos em 24 acertos (20 simples e 4 exatos)
12) Filipe Matias Pinheiro - 21 pontos em 15 acertos (12 simples e 3 exatos)
13) Eduardo Pfals - 13 pontos em 9 acertos (7 simples e 2 exatos)
14) Marcel Faria - 12 pontos em 8 acertos (6 simples e 2 exatos)
15) Ademir Allysson - 11 pontos em 7 acertos (5 simples e 2 exatos)
16) Leandro Augusto Silva - 10 pontos em 6 acertos (4 simples e 2 exatos)
17) Michel Silveira dos Santos - 10 pontos em 8 acertos (7 simples e 1 exato)
18) Flaviano Nascimento - 6 pontos em 6 acertos (6 simples)
19) Ricardo Haertel e Victor Ferreira - 5 pontos em 3 acertos (2 simples e 1 exato)

Em 2013, tem mais! E na próxima semana, publicado aqui será o balanço final dos prognósticos da Série A.

E aí, Tricolor?

O São Paulo joga esta noite sua vida na Copa Sul-Americana ao receber a Universidad Católica, com quem ficou no 1 x 1 no Chile. A partida de ida denotou bem a superioridade do clube paulista, mas só isso não bastará. Não fossem os tantos erros nas oportunidades criadas e a classificação para a final poderia estar quase garantida. Agora é preciso ter atenção redobrada até para não dar chance da PUC chilena fazer gol em seu campo, o que trará mais incomodações. Mesmo com isso, ainda acredito que o São Paulo estará na decisão da Sul-A.

Agora é pelo título

Icasa e Oeste começam a decidir hoje à noite, no Cariri, a Série C do Campeonato Brasileiro.

Os cearenses chegam à finalíssima após um terceiro lugar no Grupo A, com 24 pontos conquistados em 7 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, traduzidos em 18 gols pró e 19 gols contra. Na quarta-de-final do acesso, o Verdão eliminou o Duque de Caxias ganhando por 2 x 1 em casa e empatando sem gols no Rio de Janeiro. Na semifinal, levou 3 x 2 do Paysandu no Pará e venceu por 2 x 1 em seu reduto, passando pelos 2 gols fora.

Os paulistas estão na decisão a partir do quarto lugar no Grupo B, com 29 pontos obtidos em 8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, representados em 22 gols pró e 19 gols contra. Na quarta-de-final que valia a presença na próxima Série B, o Rubrão surpreendeu o Fortaleza com 1 x 1 em SP e vitória por 3 x 1 no Ceará. Na semifinal, passou pela Chapecoense ao se dar bem em SC por 1 x 0 e ficar no "ninguém é de ninguém" em Itápolis.

Itápolis, onde acontecerá na tarde do próximo sábado o cotejo de definição do campeão da Terceirona.

Ainda no Nordeste

Se o Ceará receberá um jogo valendo título, o Maranhão terá amistoso. O Moto Club recebe o Ceará no Castelão de São Luís na última jornada da carreira de Kléber Pereira, que pendura as chuteiras aos 37 anos.

Surgido no Moto - do qual saiu para Náutico e Sion, em seguida retornando -, não foi campeão por ele, mas chamou a atenção ao ser artilheiro da Série C de 1998, com 25 gols. Foi para o Atlético Paranaense e venceu o Brasileirão de 2001 e o tricampeonato paranaense (2000 a 2002). Foram 124 gols pelo Furacão. Depois, rodou por clubes mexicanos e ganhou o Clausura de 2005 e a ConcaChampions de 2006 pelo América.

Kléber Pereira voltou ao Brasil pelo Santos. Não foi campeão, mas teve uma passagem legal, sendo em 2008 um dos artilheiros do Brasileiro, com 21 gols (junto com Keirrison, do Coritiba, e Washington, do Fluminense). Veio pra aldeia pampeana, mas nem de longe foi sequer razoável no Internacional, ainda que participando do grupo vencedor da Taça Fábio Koff e da Libertadores de 2010. Neste mesmo ano, passou pelo Vitória e foi campeão da Copa do Nordeste, mas novamente foi apagadíssimo. Ano passado, Kléber voltou ao Moto Club.

(Atualização das 13:55: o jogo foi cancelado pois não pagaram ao Ceará pela realização da partida.)

Crença num amanhã melhor

É o que demonstra a torcida do Atlético Mineiro, que levou o expressivo público de mais de 12 mil fãs ontem à noite ao Independência para assistir a vitória sobre o Bahia, com o interessante marcador de 2 x 0, o que tirou o benefício do gol fora de casa dos baianos e permite aos alvinegros uma derrota por até 1 gol de diferença no Pituaçu para ser finalista e também assegurado na Copa Libertadores Sub-20. Se não veio por mais este ano a bendita conquista do Campeonato Brasileiro, quem sabe a Copa do Brasil dos juniores alegre o pessoal do Galo e ofereça a perspectiva de dias melhores com uma geração que possa trazer bons frutos.

A outra semifinal da Sub-20 começa hoje à noite e traz Vitória e Grêmio frente a frente no Barradão - e algo muito importante, que tinha fugido à minha cabeça por constar errado no site da CBF, mas que achei no site do próprio Tricolor: a volta aqui em Porto Alegre, semana que vem, não poderá ser no Olímpico por ele já estar em função do show da Madonna no dia 9. E como a Copa do Brasil Sub-20 tem transmissão pela TV, não dá para atuar em um palco mirradinho e pequenote, tipo estádio de 5 mil pessoas, campo suplementar ou coisa do gênero. No fim das contas acho que vão fazer essa peleja no Passo D'Areia, mas ele já anda ocupado pelo que destaco abaixo.

Meninada em ação

Começou ontem o Brasileiro Sub-17, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol.

São 20 times divididos em quatro chaves: na A, em Alvorada, estão Botafogo, Corinthians, Figueirense, Internacional e Náutico; na B, em Gravataí, temos Cerâmica, Cruzeiro, Ponte Preta, Santos e Sport; na C, em Eldorado do Sul, aparecem Atlético Mineiro, Bahia, Fluminense, Grêmio e Portuguesa; e na D, aqui em Porto Alegre, jogam Coritiba, Flamengo, Novo Hamburgo, Palmeiras e São José.

Para quem ver pelo SporTV os jogos, cabe observar para evitar um estranhamento: cada tempo tem 40 minutos de duração. Percebi isso quando liguei no fim da vitória do Palmeiras sobre o Novo Hamburgo, vi o apitante trilar seu instrumento pela vez última aos 44 minutos e escutei que aquilo eram os acréscimos.

E um detalhe importante: entrada gratuita nos estádios. Acho que vou no Passo D'Areia esta tarde acompanhar a rodada dupla, então. Tem São José x Palmeiras às 3 e meia e Novo Hamburgo x Flamengo às 5 e meia.

Um jogo a menos

É o que Messi terá para superar Gerd Müller e quebrar o recorde de gols em jogos oficiais no mesmo ano. Ele é um dos sete poupados (junto com Valdés, Alba, Piqué, Busquets, Xavi e Iniesta) do Barcelona para a partida da Copa do Rei, contra o Alavés. No jogo de ida das "décimas sextas de final", o Barça fez 3 x 0 sem 5 titulares.

Curtinhas

*Barcos pensa em sair do Palmeiras pois acha que a Série B reduz suas possibilidades na seleção argentina. E o que diachos uma coisa tem a ver com a outra? Muitos torcedores alviverdes se chatearam com o Pirata.

*Autor do gol do título da Copa do Brasil, Betinho está fora do Verdão em 2013. Fora este tento, ele fará falta?

*Sob a alegação de contratação fora da janela de transferências do meio do ano, a FIFA vetou o volante Guilherme nos inscritos pelo Corinthians para o Mundial de Clubes. Se é comigo, eu fico frustradíssimo.

*Avalanche vetada pela Polícia Militar na Arena do Grêmio. Mais uma vitória das "cadeirices" do futebol moderno, que já tinha acabado - apenas dando um exemplo bem claro - com a famosa e popular geral do Maracanã.

*Wilson, Túlio, Júlio César e Fernandes de saída do Figueirense. Gostariam de algum deles no seu time?

*Contusão na coxa tira Souza do Bahia que jogará contra o Atlético Goianiense sua permanência na elite. Bah...

*Li no Tiago Medeiros: Paulo César Gusmão não é mais técnico do Vitória, que assumiu nas quatro rodadas finais da Série B. Saída partiu dele, que justificou um "período sabático" com a família no Rio para tanto. Ok.

*Andrés Sanchez disse ao UOL que ficará na direção de seleções da CBF para não deixar a entidade sem um representante no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, sábado. Mas tá tudo pronto para sua saída.

*Leio na Folha que, para abafar a briga pública com Andrés e também o cerco da Polícia Federal sobre Marco Polo Del Nero, a CBF pretende anunciar o novo técnico da Seleção já na terça que vem. Espertinhos eles.

*Vi essa pelo Rogério Bohlke: Luiz Felipe Scolari, que muitos bancam que retornará à Seleção, está com sua mãe internada em estado grave em Passo Fundo. Triste isso. Tomara que boas novas cheguem em breve.

*Enquanto isso, Mano Menezes foi confirmado como participante do Footecon (Fórum Internacional de Futebol), terça e quarta da semana que vem, no Rio de Janeiro. Todos em busca de declarações do homem.

*Completa hoje 10 anos a morte do promissor atacante Mahicon Librelato, que tinha 21 anos quando sofreu um acidente de carro em Florianópolis. Ele fazia sucesso no Internacional depois de ter ido muito bem no Criciúma.

*Zico não é mais técnico do Iraque. Consta que atrasos salariais levam a isso. E agora, o que fará o Galinho?

*Só um jogo de suspensão pro Luiz Adriano pelo gol do mau comportamento na vitória do Shakhtar Donetsk sobre o Nordsjaelland, pela Liga dos Campeões. Muito boazinha a UEFA quando não deveria ser.

*Depois de completar 600 jogos na NBA na semana passada, hoje Leandrinho Barbosa comemora seus 30 anos.

*A Superliga teve um jogo muito quente entre os dois principais treinadores do vôlei brasileiro. Bernardinho se deu melhor que José Roberto Guimarães. 3 x 1 da Unilever sobre o Vôlei Amil (25/23, 25/21, 20/25 e 25/15).

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de se prevenir para não se descuidar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Vejam aqui uma foto curiosa postada pelo blog Trilhos Urbanos. Nela aparece a repórter Sabina Simonato, da TV Globo, com uma fita crepe colando em suas pernas a saia que usava em um dia de vento em São Paulo ao fazer uma matéria no centro da cidade. Precavida ela, que assim não foi a "Marilyn Monroe morena".

*Um inegável atrativo do "Fala Brasil" é o elenco de jornalistas bonitonas que aparecem, seja Adriana Reid e Roberta Piza na bancada ou seja as repórteres por todo o Brasil. Mas há bastante tempo, Belém não entra ao vivo. Explicado foi no Facebook pela Márcia Dantas, apresentadora do "Fala Pará" e repórter destes vivos: é um problema na fibra de transmissão. Por isso que a Record Belém não entra ao vivo no matutino há dois meses.

*Leio no Flávio Ricco que o último "Domingo Espetacular" deu à Record a liderança em Brasília, com 18 pontos.

*Leio no NaTelinha a explicação para Geraldo Luís ter mandado no ar um abraço a André Marques (não o repórter de futebol da Rádio Globo e sim o Mocotó mesmo): foi onda tirada pelo bom resultado do "Balanço Geral" de São Paulo na segunda-feira, com 8 pontos e vitória sobre a Globo no confronto direto com o "Vídeo Show".

*Também no NT, leio que na mesma segunda-feira o segmento local do "Jornal do SBT: Manhã", agora feito das 7 às 8, marcou 4 pontos em São Paulo, contra 5 da versão de 100% da rede nacional das 6 às 7.

*Leio no Flávio Ricco que a Bandeirantes fará em 2013 uma versão brasileira do "Kitchen Nightmares", programa da TV americana onde o chef Gordon Ramsay, com seu estilo durão e cobrador, lidera a reformulação completa de um restaurante do fundo do poço para o sucesso total em um curtíssimo espaço de tempo. Já vi algumas vezes este programa, que passa no Fox Life. É legal, mas sua maior graça está justamente no chef Ramsay, na presença muito forte dele. Se a versão brasileira não tiver alguém tão impactante, não valerá a pena a ideia.

*Para homenagear o na semana passada falecido Larry Hagman, o Warner Channel reprisará hoje, a partir das 10 pras 11 da noite (Brasília), três episódios da primeira temporada da nova fase do seriado "Dallas". Saudade, JR.

*Completaria 45 anos nesta quarta-feira a modelo Anna Nicole Smith. Completaria, pois morreu em 2007. Ela ficou famosa nos Estados Unidos por causa da Playboy, sendo a Playmate do Ano em 1993. Nós do Brasil lembraremos melhor dela como a loira peitudérrima de "Corra Que a Polícia Vem Aí 33?".

*A saideira: quem está vivíssimo e chega hoje aos 50 anos é Marco Ricca. Sua estreia na televisão pode ser assistida pelo Viva, pois foi em "Renascer". Depois desta novela, ele fez três novelas entre SBT e Band, mas voltou em definitivo para a Globo em 1997, aparecendo em um caminhão de produções desde então - a melhor delas, chateando uma vez mais os viventes com tal menção (risos), como o Samir de "O Astro".

*Marco ainda fez vários filmes, o mais notável deles "O Casamento de Romeu e Julieta" devido ao caráter futebolístico: enquanto na trama ele é um corintiano que romanceia uma palmeirense, na vida real ele torce para a, como diria Luciano do Valle, representação verde e branca de Palestra Itália. Some a isso a palmeirense do filme ser Luana Piovani, que torce pro São Paulo, e pergunto: cadê os corintianos de fato nesta obra? (risos)

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Ellen Hoog

Ellen Hoog, holandesa duas vezes campeã olímpica do hóquei na grama. Ela foi eleita a esportista mais sexy do mundo em uma lista do site Bleacher Report. Mas não é nem aqui e nem na Conchinchina. Pelo menos é bonita o suficiente para comparecer à seção.

Convivas

"O 'Domingo Espetacular' é uma cópia mal xerocada do 'Fantástico' mais antigo misturado com reportagens ligadas à Igreja Universal e sensacionalismo com algum artista em evidência, mas entendo a audiência pela falta de outra opção jornalística no horário. *** Não seria mais lógico a Rede TV! colocar as duas estreias em dias distintos? Ah, lógica não é muito a praia da rede de TV que mais crescia no Brasil. *** Hugo Leonardo Souza Pinto, concordo que as imitações do Carioca são muito boas, mas discordo que isso da Sabrina Sato arrumar namorado seja bom. A iniciativa já causa suspeitas de que isso não é sério, pois sabemos que esses programas de namoro não são muito confiáveis em sua sinceridade, além desse tipo de atração matar o humor de um programa que, em teoria, pretende fazer rir. Outro erro do 'Pânico na Band' é colocar produtor e agregados como participantes, pessoas sem a mínima graça. Usar pessoas que não são artistas pode acontecer de vez em quando, pelo inusitado da situação, mas as atrações principais devem ser com os humoristas. *** Ótima aquisição do Canal Rural a linda Pryscilla Paiva. Não tenho visto Desirrée Brandt, por lá. Ela estava grávida. Será que ainda está na licença-maternidade? *** Leandro Vuaden parecia promissor, mas mudou muito seu estilo de arbitragem, talvez pelas críticas que sofreu por 'deixar o jogo correr demais'. Esse erro em Pelotas, ainda que pudesse acontecer com qualquer um, foi bizarro. *** A coisa complicou de vez para o Sport ao não ganhar do Fluminense, pois o Náutico teoricamente vai querer rebaixar seu rival e não vejo a Ponte Preta com tanta qualidade e vontade para vencer a Portuguesa no Canindé. Por incrível que pareça, acho que o Bahia, mesmo jogando melhor fora do que dentro de casa o campeonato inteiro, corre mais risco, pois o Atlético Goianiense vem bem nas últimas rodadas e pode, recebendo ainda uma ajuda financeira extra, tentar ganhar. *** O perfil do Fábio Costa que você fez tem um equívoco. Que eu me lembre ele não passou no Bahia, nem no Cruzeiro e nem no PSV Eindhoven." (Alexandre Rodrigues Alves)
Não foi no profissional e sim nas categorias de base destes clubes.

"Discordo do Hugo Leonardo Souza Pinto. Zé Roberto pode ter jogado mais, mas Lucas jogou bem em vários jogos e poderia sim estar na Premiação do Brasileirão, além de Zé ter bastante nome." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Chego em casa à noite, abro a Internet e dou de cara com Cumpade Washington planejando uma volta do É o Tchan. Promessa ou ameaça? Se nem os Beatles voltaram, por que é que esses caras que pensam que são artistas têm que voltar com aquele sacolejo vulgar e aquele monte de dancinhas? Que mal fiz eu aos deuses todos? *** Essa pérola brilhante que é Camila Bomfim apareceu direto do estúdio no 'Jornal da Globo' desta madrugada e teve uma hora em que ficou quase que totalmente de costas para o telespectador. Benza-te Deus, mas que retaguarda tem essa moça, Cristo! Longa vida e saúde a tão majestoso derrière!" (Clayton Moreira)
Assanhado. (risos)

"O Diego Souza que foi mencionado pelo Ricardo Haertel é um menino da base, que é tido como promessa e enfrentou o Atlético Goianiense. Não tem nada a ver com o Diego Souza que passou pelo Verdão e está no Oriente Médio." (Denis Luiz Corrêa e Douglas F. Gonçalves)
Entendido, gurizada, não sabia mesmo. Mal acompanhei os gols dessa partida e, como o Ricardo não especificou que se referia a jovens da base, pensei que ele se referisse a aquele mais conhecido.

"Concordo com o Renato Resende sobre Guardiola treinar a Seleção e que bom seria se Fernando Alonso fosse brasileiro, pra termos um piloto de verdade na Fórmula 1 e não meros participantes, como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Bruno Senna, etc." (Flávio C. Thiago)

"É uma vergonha o árbitro estar de frente para o lance e não ter marcado nada, como nesse da Copa Hélio Dourado. Isso que andei lendo que Leandro Vuaden pode ser o árbitro brasileiro na Copa de 2014. Erros de arbitragem existem em todos os lugares do mundo, mas aqui no Brasil eles extrapolam os limites do tolerável. Não seria caso de haver uma 'reciclagem' geral da arbitragem no país? Será que a profissionalização da função de árbitro seria uma solução? Mas confesso que não sei o que esperar de uma CBF em que 'Zé das Medalhas' é o dirigente máximo e que tem um candidato ao cargo em 2014 investigado pela Polícia Federal. Falta um bom tempo até as eleições na CBF, mas será que as federações estaduais terão coragem de tentar colocar outra pessoa no cargo ou irão dizer 'amém' ao que o 'Zé' indicar como candidato?" (João Carlos Guerin Lima)

"Rapaz, eu via sempre Márcio de Castro na tela da Band e não sabia que ele foi jogador de futebol e que é tão velho assim. Está conservado, hein?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
risos... Se referindo ao tópico da coluna de ontem, onde falei dos 85 anos do Atlético 9 x 2 Cruzeiro (maior goleada da história do clássico mineiro) e de um dos jogadores autor de três gols ter o mesmo nome do ex-repórter esportivo da TV Bandeirantes e atual coordenador do núcleo olímpico no esporte da Record.

"Bruno Uvini e Juan formaram a dupla de zaga mais assustadora da Seleção nos últimos tempos. Neste último jogo, Juan falhou jogando pela Internazionale. Se Bruno Uvini estivesse jogando pelo meu Napoli, creio que a Juventus lideraria o Italiano com folga. *** Como ficarão os contos gaudérios se o Internacional, com um dos times mais fracos da história recente, vencer o último Gre-Nal do Olímpico e o primeiro da Arena? Aliás, quando será o primeiro GreNal da Arena?" (Wanderson Ferreira)
Só no Gauchão e só se Inter e Grêmio se encontrarem nas fases finais. O clássico da fase de grupos terá mando colorado e, devido às reformas no Beira-Rio, será disputado em Erechim.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 80 anos nesta quarta-feira o saxofonista argentino Gato Barbieri. Leio o nome dele e associo com um filme que passou há muitos e muitos anos na TV Cultura, "Um Sonho em Manhattan", de Amir Naderi. Não vi este filme, mas lembrei da chamada, que é ilustrada pela música de Gato e o destaca especialmente. Então, aqui está Gato Barbieri com o tema final de "Manhattan by Numbers" (título original do filme de 1993).

Arremate

Pastor Maldonado e o finlandês Valtteri Bottas confirmados pela Williams para 2013. Bruno Senna está fora.

"24 Horas" volta antes que o brasileiro encontre outro calçado, digo, outra escuderia na Fórmula 1!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.