.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 22 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 99
Três do Superclássico

Primeiro: o jogo só passou a valer a pena a partir dos 10 minutos finais, quando a Argentina saiu na frente, o Brasil empatou, tomou o desempate e ganhou nos pênaltis.

Segundo: Montillo homenageou Neymar pelo que fez em Nova Jersey.

E terceiro: quem estava on-line no Twitter foi testemunha que eu disse antes das penalidades que, desta vez, Neymar não erraria. E não errou. De vez em quando a gente acerta umas que outras.

Rumo a um título inédito

É o São Paulo, que tenta chegar à final da Sul-Americana a partir de logo mais, quando visitar a Universidad Católica no Chile. Na sequência, o Tigre duelará contra o Millonarios. Chute: São Paulo x Tigre na final.

Quem vai para a final?

Icasa ou Paysandu? Sai hoje o primeiro finalista da Série C. O Papão joga por vitória, empate ou derrota por um gol a partir de 4 x 3. Já o Verdão do Cariri precisa de 1 x 0, 2 x 1 ou dois gols de diferença a partir de 4 x 2.

Histórico

É Ivan no Joinville. O goleiro se tornou o primeiro a marcar um gol pelo clube na história. Foi nos 1, 2, 3, 4, 5 a nada diante do Marcílio Dias, pela Copa Santa Catarina. O público na Arena até que foi legal: mais de 4 mil fãs. Colocou na roda muita partida de vários times na própria Série B do Brasileirão. Agora, JEC e Marinheiro voltarão a se enfrentar pela final do segundo torneio da FCF, que levará o campeão à Copa do Brasil de 2013.

Com ou sem Ba-Vi?

É a Copa do Brasil na semifinal, depois que já se sabia de Grêmio x Vitória e que ontem foi confirmado o triunfo do Atlético Mineiro com nova vitória sobre o Vasco e que o Bahia resistiu à pressão no fim, mas não tomou o gol de empate do Santos - o que levaria aos pênaltis - e avançou para a fase seguinte.

Boleiras arretadas

São as da Copa Libertadores Feminina, em Pernambuco, cuja fase de grupos acabou ontem à noite. Os três times brasileiros estarão na semifinal, dois deles frente a frente: São José versus Foz Cataratas. O "da casa", o Vitória de Santo Antão, pegará as chilenas do Colo-Colo. As semifinais acontecem nesta sexta-feira.

Outra vez mal na foto

É o Manchester City na Liga dos Campeões da UEFA, eliminado ao empatar com o Real Madrid, que classificou no Grupo D a uma rodada do fim, assim como o Borussia Dortmund, que quatrilhou o Ajax. Aliás, todos os grupos disputados nesta quarta-feira acabaram a uma rodada do fim, passando Porto e Paris Saint Germain no A, Schalke 04 e Arsenal no B e Málaga e Milan no C. A última rodada definirá as últimas três idas pras oitavas.

E depois da maravilha extraordinariamente fantástica que Mèxes fez na vitória do Milan sobre o Anderlecht, com a bicicleta da entrada da área no ângulo direito, a FIFA deveria encerrar o Prêmio Puskas lançado há poucos dias e fazer um novo com apenas dois concorrentes: este gol de ontem e o do Ibrahimovic em Suécia x Inglaterra.

Curtinhas

*Mais dois anos de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio, informaram ontem os noticiaristas gaúchos (mas, crédito a quem merece, já no domingo eu tinha lido isso no Twitter em postagem do Alexandre Praetzel). Termina o ano sem títulos, mas não parece haver tantas opções melhores na praça. Então, melhor mesmo mantê-lo.

*Domingo, contra o Cruzeiro, o Coritiba completará 76 jogos em 2012. Será o ano em que mais disputou jogos, superando os 74 de 1972 e de 2003.

*Quer dizer que o Ipatinga vai se mudar de cidade e ser renomeado para Betim Esporte Clube? Entendo...

*Saiu a tabela do Campeonato Goiano 2013. Começa nos dias 19 e 20 de janeiro com Goiás x Itumbiara, Goianésia x Atlético, Rio Verde x Vila Nova, CRAC x Grêmio Anápolis (ex-Inhumense) e Anápolis FC x Aparecidense. Os clássicos: Atlético x Goiás em 26 ou 27/1, Goiás x Vila Nova em 2 ou 3/2, Vila Nova x Atlético em 16 ou 17/2, Vila Nova x Goiás em 9 ou 10/3, Atlético x Vila Nova em 23 ou 24/2 e Goiás x Atlético em 6 ou 7/4.

*Rafa Benítez é considerado interino pelo Chelsea, que o anunciou ontem pro lugar do Roberto di Matteo. Só falta ele ser efetivado pelo Roman Abramovich se conseguir um milagre na Liga dos Campeões e for campeão mundial.

*Completa hoje 60 anos Jorge Fossati, técnico do Cerro Porteño. Goleiro 5 vezes campeão uruguaio no Peñarol e vencedor também em Olimpia, Rosario Central e Avaí, defendeu ainda o Coritiba. Como técnico, ganhou holofotes com a LDU campeã da Sul-Americana e da Recopa em 2009, além de ser demitido pelo Inter após as quartas da Libertadores de 2010. No Uruguai, foi 3° na Copa América de 2004 e não levou a seleção pra Copa de 2006.

*Também hoje, quem faz 45 anos é o alemão Boris Becker, grande tenista das décadas de 80 e 90, que foi o melhor do mundo em 1991. Dos quatro Grand Slam, ele só não ganhou Roland Garros. Venceu dois Abertos da Austrália, três Wimbledon e um Aberto dos EUA. Conquistou ainda três Tour Finals e, em duplas, foi medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

*No jogo 600 de Leandrinho na NBA, quem se deu bem foi Tiago Splitter. Enquanto o brasileiro da marca histórica só chegou a 4 pontos, 2 rebotes e 2 assistências, o compatriota fez 23 pontos, 3 rebotes e 1 assistência. No fim das contas, vitória do San Antonio Spurs de Tiago por 112 x 100 sobre o Boston Celtics de Leandrinho.

*Tristeza (parte 1): morte cerebral de Hector "Macho" Camacho, aos 50 anos, que tomou um tiro em um bar em Porto Rico. É mais um que fez a alegria de quem assistia às noitadas de boxe na Globo na década de 90.

*Tristeza (parte 2): coma irreversível de Nelson Prudêncio, medalhista olímpico no salto triplo com prata na Cidade do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972. Câncer de pulmão é a doença que ele tem.

*Enquanto as operações em São Paulo já começam hoje (embora os carros só treinem a partir de amanhã), há um falatório sobre a Fórmula 1 parar em Santa Catarina nos próximos anos. Ontem, chegou a sair uma matéria sobre isso no Estadão. Salvo engano meu, já há bastante tempo o Diário Catarinense falou algo neste sentido.

Bela do Dia: Elisângela Fabrini

Elisângela Fabrini, apresentadora da TV Tarobá de Cascavel. Bonita ela!

"Sintonia PB" (só uma hoje)

"Presença de Anita" reprisada pelo Viva a partir de hoje, às 23h15 e às 5h. O macharedo vai babar de novo pela Mel Lisboa de 11 anos atrás, mas tô só pela cena de sexo da Joanna Tristão com o Taiguara Nazareth. Neusa, ah, Neusa...

Convivas

"Que grande 'planejamento' do Chelsea. Se não confiavam no Di Matteo, deveriam tê-lo mandado embora no fim da Champions passada! Perdem o melhor jogador do time (Drogba), jogam com um zagueiro estabanado que adora sair jogando e entregar para o ataque adversário (David Luiz) e possuem um time rejuvenescido, que pode levar tempo para se entrosar 100%. Mesmo nessa situação meio enrolada, não acho que o time inglês seja carta fora do baralho para o Mundial, muito pelo contrário. *** Ridículo o lance do Luiz Adriano, que deveria ter seguido a boa educação e o critério do árbitro, já que ele tinha decidido aplicar o jogo limpo. William tinha até devolvido a bola e os dinamarqueses, inocentes, deixaram o lance seguir. *** Essa nomenclatura de 'superclássico' para Brasil B x Argentina C mostra que vivemos uma época em que algumas palavras ou expressões são banalizadas totalmente. Exemplo semelhante acontece com 'craque' no futebol. Claro que é sempre bom ver um jogo entre duas seleções de valor, mas o momento na temporada e muitos dos jogadores envolvidos não fazer o jogo merecer a alcunha de 'super'. *** Parece piada isso do julgamento do Bruno ser adiado para o ano que vem. Parece que muita gente ali gosta de holofotes e por isso o 'show' deve continuar, infelizmente. Mas também, com programas com os singelos nomes de 'Cidade 190' e 'Barra Pesada', não dá para esperar muito mais da nossa imprensa 'especializada' em crimes. *** Quando comecei a ler a notícia sobre o pagamento da aposta da Thays Freitas com Paulo Galvão, achei que fosse ela a usar um baby look. Acho que erraram nos termos do pagamento das 'prendas' (risos). *** Procedem os comentários de que 'Salve Jorge' nada mais é que várias colagens de outras obras da Glória Perez ou a novela é ruim mesmo? Ou é ruim justamente por parecer com outras novelas da Glória? 'Renascer' foi uma das últimas novelas que vi mais capítulos e me lembro que era muito boa. *** Nesse possível acordo com a Sony para exibir seriados antigos, a RedeTV! não poderia tentar comprar 'Seinfeld' também?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Bem lembrado. "Seinfeld" poderia voltar à TV aberta, na qual já passou na Record e na Rede 21.

"Que diferença faz quando se tem uma boa história para se contar! É o caso de 'Renascer', cujos quatro primeiros capítulos merecem fazer parte de qualquer antologia da TV brasileira que se faça. Fotografia a cargo de Walter Carvalho, trilha sonora incidental, tudo impecável! Não só prestigiei como também fiz questão de ver de novo nas madrugadas, para pescar um que outro detalhinho de ordem técnica que me fugira antes. E a forte impressão que em 1993 me haviam causado esses quatro primeiros capítulos ficou ainda mais sólida: quando a Globo quer, capricha! Pena que não é sempre. *** Quase não dá para crer que 'Presença de Anita' é de Manoel Carlos, pois em nada lembra aquela coisinha aguada que são suas novelas ambientadas no Leblon. *** 'Salve Jorge' tá muito longe de poder ser comparada com o Santos de Pelé. Creio ser mais apropriada uma analogia com o Internacional: bom elenco, uma ótima estrutura e um tremendo potencial, mas mesmo assim ambos acabam se enrolando nas próprias pernas." (Clayton Moreira)
Mas eu jamais me referi à atual novela e sim à histórica instituição novela das 8, seja qual for. Pensei que isso tivesse ficado bem claro na referência que fiz, mas parece que não.

"O Chelsea tem tentado jogar um futebol totalmente diferente da temporada passada, quando apenas e tão somente limitava-se a defender, às vezes em demasia, em detrimento de um futebol bem vistoso. As contratações para esta temporada fizeram com que Roberto Di Matteo possuísse um material humano de qualidade suficiente para se impor e tomar as rédeas do jogo. Portanto, o time passava por uma transição, com uma nova formação e o encaixe de novas peças, o que leva certo tempo para que haja entrosamento e conjunto. É claro que Di Matteo pecou em algumas coisas, mas mais uma vez Roman Abramovich, de forma extremamente precipitada, demite um treinador e mostra ter o mesmo perfil de um cartola brasileiro: exigente e impaciente." (Romário Henderson)

"Nunca mais a Globo News ficou descodificada no canal 36 UHF do Rio de Janeiro." (Victor Faria)
Globo News: nunca liga. Não resisti ao trocadilho infame.

"Celso Roth é o 'Joel Santana do Rio Grande do Sul'. Eterna opção para treinador da dupla Gre-Nal. De onde vem essa fixação com cautela? Ele chegou a usar essa palavra em uma entrevista ou algo do tipo? *** Depois desse subclássico das Américas, domingo terá o superclássico da Série B." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

15 anos sem Michael Hutchence, vocalista do INXS, cujo suicídio praticamente acabou com a banda - que segue na ativa, mas sem ele não é a mesma coisa. Trago aqui uma das minhas prediletas do INXS: "By My Side".

Arremate

Luís Adriano pode ser suspenso disciplinarmente pela UEFA pelo que fez na Dinamarca. Não seria errado, não.

"24 Horas" volta antes que decidam algo contra o brasileiro! Ou não...

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.