.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 21 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 98
Por um fio e sem treinador

É o Chelsea na Liga dos Campeões da UEFA após tomar 3 da Juventus, somado à goleada que classificou o Shakhtar Donetsk ao virar sobre o Nordsjaelland. A partida em território dinamarquês foi marcada pela polêmica do primeiro gol de Luiz Adriano, reprovado por quase todos pelo tom desonesto ao tirar proveito de um lance do dito "fair play". Não há nada na regra que obrigue isso, mas é como se fosse um "acordo de cavalheiros". Se é aqui no Brasil, alguém duvida que daria pancadaria às ganhas? O sangue frio seria esquecido nessa hora.

À parte este episódio, a vitória dos ucranianos foi histórica pois representou o primeiro jogo da Champions League com cinco gols de jogadores brasileiros, sendo três do Luiz Adriano e dois do William. Enquanto isso, o Chelsea pode ser o primeiro campeão eliminado na fase de grupos. Dia 5, só há uma saída: ganhar em casa do Nordsjaelland e torcer pra Juventus perder pro Shakhtar na Ucrânia. Assim, teríamos 10 para os Blues e 9 pra Velha Senhora. Não adiantará os ingleses vencerem e os italianos caírem pois, mesmo que haja empate em 10 pontos, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto. E a Juve ganhou uma e empatou a outra.

A consequência disso veio no começo da manhã de hoje no nosso horário: a saída de Roberto di Matteo, que entrou interinamente na equipe londrina, conseguiu o por Roman Abramovich tão sonhado título europeu contra o Bayern de Munique, foi mantido para a atual temporada, mas não tem obtido sucesso. Além desta possibilidade de constrangimento que seria chegar ao Mundial fora da Liga dos Campeões, a trajetória no Inglês não está muito boa, com 24 pontos conquistados em 36 disputados, ainda que a apenas 4 do líder Manchester United.

Depois de ontem, já temos definidos sete times nas oitavas-de-final: o próprio Manchester United, Porto, Málaga e, nesta terça-feira, Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique, Valencia e Barcelona. O Grupo F é o primeiro resolvido antes da última rodada, com Valencia e Bayern classificados. No Grupo G, o Barça classificou ao derrotar o Spartak Moscou com dois gols do Messi e a segunda vaga está entre Celtic e Benfica, vencido e vencedor de ontem. Tá igual ao Grupo H, onde o Manchester United não teve prejuízo ao perder pro Galatasaray, que disputa o segundo lugar com o Cluj, que contou com três tentos de Rui Pedro para abater o Braga.

Nas oito pelejas desta quarta-feira, destaque absoluto para Manchester City x Real Madrid. Os ingleses, que só têm 2 pontos em 12 disputados, são "obrigatoriamente obrigadíssimos" a vencer para não serem eliminados por antecipação. Já os espanhóis terão José Mourinho completando 100 partidas pela Liga dos Campeões, entrando na turma de Alex Ferguson, Arsene Wenger, Carlo Ancelotti e Ottmar Hitzfeld.

Vale a pena?

Vale a pena este denominado Superclássico das Américas, que de "super" tem muito pouco? Não me refiro ao jogo desta noite especificamente e sim à ideia em si. Sendo as partidas realizadas fora das Datas-FIFA, não temos os jogadores dos clubes europeus e sim apenas do Brasil e da Argentina. Messi não participa e Neymar só está nessa por ainda atuar aqui. São só dois exemplos, mas a ideia em si não acho forte o suficiente.

Enfim, valioso ou sem valor prático, o clássico de seleções secundárias na Bombonera é o que temos para esta noite - e tomara que sem apagão igual a Resistencia. Vamos assistir e comentá-lo na coluna de amanhã.

Copa do Brasil Sub-20

A primeira semifinal foi confirmada com quem venceu na ida. O Grêmio quatrilhou o Fluminense no Olímpico e o Vitória trincou o Cruzeiro, chegando aos 5 gols no agregado. Quando os mineiros diminuíram duas vezes, foi já nos acréscimos, não fazendo mais nenhum diferença. Sul versus Nordeste em confronto, portanto.

A outra semifinal sai hoje à noite. O Vasco joga em casa, mas a vantagem é do Atlético Mineiro por 1 x 0. Já Santos e Bahia se encontram depois de empatarem em 1 gol. Ou teremos quatro semifinalistas de quatro estados diferentes ou permanecerá em aberto a possibilidade de um Ba-Vi na finalíssima.

Curtinhas

*Abel Braga permanecerá no Fluminense até o fim do ano que vem. Deu certo em 2012? Mantém para 2013.

*Boicotes, indisciplinas, falta de honestidade... Terça-feira em chamas foi esta com a saída do Fernandão do comando técnico do Internacional. Não dava pra ser pior o fim de Campeonato Brasileiro para o Colorado.

*Ainda sobre o lero da Caixa patrocinar o Corinthians, o que revoltou torcedores de muitos clubes por ser um banco federal oferecendo sua marca a um time específico - ainda mais o Corinthians, que irrita muitos por causa do exagero midiático dos veículos nacionais sediados em São Paulo -, leio no Juca Kfouri que ela patrocinou em 2012 somente outros três clubes sem dívidas fiscais: Figueirense, Avaí e Atlético Paranaense.

*Foi divulgada ontem a tabela básica do Campeonato Paranaense de 2013, ainda com datas e horários a ser "abençoados" pela televisão. A rodada inicial, nos dias 19 e 20 de janeiro, terá Atlético x Rio Branco, Paraná x Nacional, Operário x Coritiba, Londrina x Toledo, Paranavaí x J. Malucelli e Cianorte x Arapongas.

*Os clássicos: Atlético x Paraná em 26 ou 27/1, Paraná x Coritiba em 2 ou 3/2, Coritiba x Atlético em 23 ou 24/2, Paraná x Atlético em 16 ou 17/3, Coritiba x Paraná em 23 ou 24/3 e Atlético x Coritiba em 20 ou 21/4.

*Boston Celtics x San Antonio Spurs marcará a partida de número 600 de Leandrinho Barbosa na NBA, na qual está desde 2003, quando chegou ao Phoenix Suns, do qual saiu em 2010. Depois, ele foi para o Toronto Raptors, na temporada passada se transferiu para o Indiana Pacers e, agora, chegou ao Boston Celtics.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de pagar a aposta: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Veiculado nas tardes da Rádio Bandeirantes das 3 às 6, o "Jornal em Três Tempos" é apresentado por Paulo Galvão e Thays Freitas. Ele (que também atua na Bradesco Esportes FM) torce para o São Paulo e ela para o Corinthians. Ano passado, rolou uma aposta: um dos times chegando na frente do outro no Campeonato Brasileiro, o vencido teria de pagar um mico. Galvão usou uma camisa baby look do campeão Timão.

*Este ano, já é certo que o Tricolor ficará na frente pois, mesmo que seja alcançado em pontos, ainda terá duas vitórias a mais. Portanto, Thays pagou no "Três Tempos" desta terça-feira a aposta ao cantar o hino são-paulino. O momento que fez a alegria de seu colega está aqui e foi filmado e postado pela produtora Fernanda Albino.

*Do conviva Natan Negreiros: a TV5 (Band) estreou nesta semana o "Acre Urgente", uma versão local do "Brasil Urgente" apresentada por Demóstenes Nascimento, mas não das 16h50 às 17h50, igual a praticamente todas as versões regionais, e sim das 18h50 às 19h20, no lugar do noticiário "TV5 Notícias" (horários sempre de Brasília).

*Leio no NaTelinha que, na quarta-feira da semana passada, o "Cidade 190" deu a liderança pra TV Cidade (Record) das 12h às 14h, com 12,2 pontos, contra 9,61 da Verdes Mares (Globo), que tem "CETV", "Globo Esporte", "Jornal Hoje" e "Vídeo Show", e 8,29 da Jangadeiro (Band), com "Barra Pesada" e outras atrações.

*Também leio no NT que o julgamento do Caso Bruno fez a alegria da Record em São Paulo anteontem. O "Cidade Alerta" marcou 8 pontos, contra 6 da Band com "Brasil Urgente" e "Jornal da Band", e 4 do SBT com "Casos de Família", "Chaves" e "SBT Brasil". Depois, o "Jornal da Record" foi aos 8, contra 11 de "Carrossel".

*Leio na Folha que, após perder a eleição de Sampa City, Celso Russomanno voltará à Record na segunda-feira que vem - mas, diferentemente do que se anunciava, não no "Balanço Geral SP" da manhã ou no "Hoje em Dia", mas sim no "Programa da Tarde". Como sempre, será aquilo da defesa dos direitos dos consumidores. Sei...

*Leio no Lauro Jardim que "Salve Jorge", sábado passado, conseguiu a proeza de marcar apenas 23 pontos. Mal comparando, mesmo considerando-se que aos sábados os índices sejam menores em comparação a segunda a sexta, mas novela das 9 na Globo fazer só 23 pontos seria o mesmo que o Santos do Pelé ganhar por um suado 1 x 0 do lanternaço do Campeonato Paulista e ainda tomar vaias da torcida mesmo assim.

*Enquanto isso, leio na Keila Jimenez que os três primeiros capítulos de "Renascer" deram ao Viva a liderança na TV fechada entre 7 e 9 de novembro. Imagino eu que a colunista se refira à exibição às 4 e meia da tarde.

*Ney Latorraca fora do CTI da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Tomara que só melhore mais e mais para em breve ele receber alta e se recuperar em casa.

*Mudando de assunto: leio na Keila Jimenez que a RedeTV! negocia com a Sony Pictures a compra de um pacote de seriados antigos por ela distribuídos. Sonho (sonho e não informação): que desse uma de Band dos anos 90, comprasse os clássicos "Um Amor de Família" e "Louco Por Você" e os exibisse no início da noite.

*Leio no NaTelinha que, a partir do próximo fim de semana, a Record terá filmes aos domingos, às 10 da noite. A "Tela Máxima" retornará com o inédito em canal aberto "Robin Hood", estrelado por Russell Crowe.

*Aliás, vê o que é o sujeito ser velho e desatualizado com filmes: até ver no site da emissora qual "Robin Hood" era, o ignóbil desregulado que vos tecla pensou que fosse reprise daquele dos anos 90, com Kevin Costner.

*A saideira: vem aí uma produção sobre Marvin Gaye, dirigida por Julien Temple (de "The Great Rock'n'Roll Swindle", documentário sobre os Sex Pistols). A lenda da Motown será interpretada por Lenny Kravitz. Que tal?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Adrianne Palicki

Adrianne Palicki, atriz. Ela faria uma nova versão da "Mulher Maravilha" na televisão norte-americana, mas a ABC não aceitou o seriado mesmo após filmado um piloto. Não teremos essa gatinha recriando a heroína imortalizada por Lynda Carter. Uma pena!

Convivas

"Muito legal sua presença no evento das telenovelas. Tudo que preserva a história tem meu respeito, ainda mais quando parece ser bem feito, pelo seu relato. Gostei das lindas Regina Lima e Vanessa Felippe, e realmente é algo marcante conhecer uma atriz tão renomada como a Eva Wilma. *** Não deu para entender o Inter inventar Fernandão como treinador sem nenhuma experiência prévia. Quando disseram que ele estava 'garantido', era o sinal claro de que não duraria muito no cargo. *** Não culpo o Corinthians pelo patrocínio da Caixa. A Eletrobras patrocina o Vasco desde 2009, sem falar da Petrobras patrocinando o Flamengo por 'séculos'. Os times estão na deles ao aceitar essa situação. Quem tem de ser questionado é o governo federal, que permite que entidades vinculadas com dinheiro público façam essa escolha de se envolver no futebol. *** Também acho que Coritiba e Náutico ainda não estão livres e têm de se cuidar para não pegar a última vaga do rebaixamento. Depois de levar o empate em casa do jeito que levou, a Portuguesa deve entrar no desespero na última rodada se não ganhar do Inter, pois seu viés de queda é bem evidente. *** Fernando Henrique França Gemignani, não condeno a Ferrari pela troca de câmbio do Felipe Massa nos EUA. A Fórmula 1 sempre teve esse privilégio ao primeiro piloto, sem contar que lá não é o melhor exemplo de pura esportividade por vários casos ainda mais escabrosos. A escuderia só escancara a situação, ainda mais com a anuência do Massa, que aceitou isso renovando até 2013. Se a situação acontecesse com as nacionalidades trocadas, é bem possível que a gritaria não acontecesse por aqui. Se o jogo de equipe foi meio que 'liberado' pela FIA, isso não me espanta tanto assim. *** Com todo respeito para quem gosta, mas beisebol é muito, muito chato! Esse nem jogando deve ser bom - e, para ser sincero, nunca tentei. O mais próximo que já cheguei dele foi jogando 'taco' ou 'bets', aquele jogo de rua onde se usa uma bola de borracha para jogá-la o mais longe possível e fazer a outra dupla ter de ir buscá-la. Claro que tem seu público e deve ter uma luta para a transmissão do Mundial com a presença brasileira, mas não prestigiarei. *** Depois de comentarista de arbitragem, agora temos o comentarista de tribunal, 'grande' invenção da Record. Boa sorte para quem aguentar fazer o acompanhamento dos acontecimentos de Contagem..." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Há algumas semanas, a TV Vanguarda está utilizando um novo sistema de entradas ao vivo denominado Mochilink, que nada mais é que a a tecnologia LiveU, que utiliza-se do sinal 3G para a transmissão dos dados de áudio e vídeo. Eles tem explorado bastante esse recurso e realizado entradas de regiões que anteriormente o caminhão de link não conseguia fazer por não estabelecer o sinal. A qualidade é muito satisfatória, inclusive no HD. Achei muito interessante o 'Link Vanguarda' utilizar esta tecnologia para uma entrada ao vivo desde Bauru, onde acontecem os Jogos Abertos do Interior. Bruno Pelegrine ficou perto de 3 minutos no ar repassando resultados e realizou até uma entrevista com um atleta do vôlei de praia sem qualquer interrupção de sinal. O único ponto negativo é um enorme delay na interação do estúdio com o repórter, mas considero este um grande avanço pra mobilidade televisiva, aproximando cada vem mais esse meio de comunicação da reconhecida agilidade do rádio, transpondo barreiras geográficas e tudo mais." (Matheus Marcon de Andrade)

"Por mais que a Libertadores seja importante, ainda mais com as presenças de São Paulo e Corinthians, a prioridade do Palmeiras tem que ser a Série B. Não há condição para contratar jogadores só para uma competição e correr o risco de perdê-los ao final dela. O primeiro semestre deve ser usado para montar um time capaz de ficar entre os quatro da Série B, usando Libertadores e Campeonato Paulista como preparatórios para ver quem pode ou não pode jogar a Segundona, além de ver uns garotos na Copa São Paulo e na Taça BH para incorporar ao elenco. De nada adiantará ganhar a Libertadores e ficar na Série B, assim como de nada adiantará fazer um time forte na Libertadores e jogar os moleques na Série B. Tem preparar os garotos desde janeiro para o que vem e não colocá-los na fogueira." (Ricardo Haertel)

"O 'Pânico na Band' não tem conseguido a mesma audiência da época na RedeTV!?" (Victor Faria)
Só conseguiu uma que outra vez, mas longe da constância de outros tempos.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Orgulho de São Luís, Alcione faz a alegria dos apreciadores do samba no Maranhão e em todo o Brasil. Hoje, a Marrom completa 65 anos. Ela está com dois novos projetos, que celebram 40 anos de carreira: "Jam Session" e "Ao Vivo na Mangueira". Peguei a minha predileta dela, de 1979: aqui está a embalada "Gostoso Veneno".

Antes do Arremate...

...mais essa: o julgamento do Bruno ficou para janeiro de 2013. Primeiro era dia 14, depois dia 21 e, quando escrevo, ouvi na Record que será dia 23. Bom, um dia ele será julgado... ou não. Vamos fechar a coluna?

Arremate

Belchior encontrado em Porto Alegre. Veio para treinar o Inter ou para cantar na despedida do Olímpico?

"24 Horas" volta antes que o rapaz latino-americano pague a dívida com o hotel no Uruguai!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.