.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 18 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 95
Brasil campeão mundial de futsal!

Foi lucraço para o Brasil chegar ao intervalo com 0 x 0, dada a superioridade da Espanha. Aí, Falcão entrou no time, que melhorou da água para o vinho. Neto deixou os brasileiros na frente. Nada estava decidido, mas aquilo ajudava bastante. Os espanhois viraram, a tensão chegou a níveis altíssimos. Aí, igual às quartas-de-final contra a Argentina, o empate providencial veio com Falcão, que com 50% ainda vale mais que 200% da maioria.

Prorrogação muito tensa, cheguei a pensar que teríamos pênaltis. Mas Neto marcou um golaço a 19 segundos do fim e deu ao Brasil seu sétimo título mundial, o quinto reconhecido pela FIFA. Uma decisão eletrizante e uma conquista brasileira sensacional. Viva Neto! Viva Falcão!

E se alguém conhecer um bom cardiologista, peça para ele chegar nos aposentos deste que vos tecla, sim?

O Tigre voltou!

Demorou, foi um pouco complicado na reta final, mas o Criciúma consolidou aquilo que estava escrito: seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, confirmado no "oxo" com o Atlético Paranaense e somado ao empate do São Caetano com o Goiás, que só não resultou em vitória dos donos da casa graças ao pênalti defendido por Harlei nos minutos finais. Muito justa a subida, já que o time catarinense está nos quatro primeiros desde a primeira rodada.

Aliás, uma coisa engraçada: o empate em SP permitiria ao Criciúma subir até se perdesse - e a vitória daria ao Atlético Paranaense também ontem mesmo o acesso. Mas a disputa das duas últimas vagas na divisão principal para 2013 ficou para a última rodada e tem Furacão, Azulão e Leão. O Vitória estava na frente com gol do William Batoré (que homenageou o falecido Alex Alves ao jogar capoeira na comemoração), mas cedeu a igualdade ao Joinville na troca do sinal amarelo para vermelho.

Para sábado que vem, temos duas situações, ambas muito simples de explicar. A primeira é do título: o Goiás tem 75 pontos e o Criciúma 72. O Tigre tem que ganhar e torcer por derrota goiana, o que renderia um empate em pontos e vantagem catarinense por uma vitória a mais. Qualquer outra combinação que não for esta tornará o Esmeraldino campeão. A outra é a do acesso: um empate basta para Atlético e Vitória, não importando que o São Caetano ganhe, pois paranaenses e baianos têm duas vitórias a mais que os paulistas. Para subir, o Azulão precisa vencer e torcer por derrota ou do Furacão ou do Leão.

Mais empolgante ainda está a parada contra o descenso. O Bragantino fez sua parte e ganhou do Ceará (que reza a todos os santos para 2013 chegar logo, tantos são os fracassos seguidos - mais precisamente 8), o mesmo feito pelo Guaratinguetá contra o já rebaixado Ipatinga. O que esquentou a chapa foi o CRB derrotar o Guarani na peleja de fim mais eletrizante da rodada. Até pertinho dos 40 minutos do segundo tempo, o Bugre estava na frente. Aí o Regateano empatou e, já nos acréscimos, em erro defensivo dos paulistas, conseguiu a virada que quase fez o Estádio Rei Pelé vir abaixo. Incrível!

Isto posto, meu nobre (Momento Abrilino Fernandes), temos quatro times contra duas vagas na Série C para a rodada final: Bragantino e Guarani com 41 pontos, Guaratinguetá com 40 e CRB com 39. A situação alagoana é a mais difícil, pois precisa ganhar para ir aos 42 pontos e torcer por um fracasso entre Massa Bruta e Bugre, além da Garça do Vale não vencer. Mas pelo menos há uma perspectiva de escapada, o que ontem por um tempão não existia pois em quase toda a partida a combinação de placares estava rebaixando o alvirrubro.

A penúltima rodada teve ainda três "amistosos preparatórios para 2013": a vitória do já rebaixado Barueri sobre o Avaí (tsc, tsc, tsc), o empate por 1 gol no "Superclássico dos Américas" (Natal versus Mineiro) e o empate sem gols entre Boa Esporte e ABC, que já era esperado pois livrou os dois de qualquer risco de rebaixamento.

Rescaldo dos palpites

O penúltimo desta Série B de 2012, no qual fui o que o filhote de Yankee Doodle Dandy chamaria de "fifty-fifty": 5 acertos (2 x 1 Bragantino, Guaratinguetá, CRB e empates em Criciúma e Varginha). Vejamos seus escores...

7 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 1 x 1 em Joinville, Paraná, Guaratinguetá, Bragantino, CRB e empates em Criciúma e Varginha)

5 acertos
Anderson Costa (3 exatos: 1 x 1 em São Caetano do Sul, 1 x 1 em Joinville, 1 x 1 em Goianinha, Paraná e empate em Criciúma)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (3 exatos: 2 x 1 CRB, 1 x 1 em Joinville, 0 x 0 em Varginha, Paraná e Guaratinguetá)
Carlos Rodrigues (3 exatos: 2 x 1 Bragantino, 1 x 1 em São Caetano do Sul, 0 x 0 em Varginha, Paraná e Guaratinguetá)

4 acertos
Hugo Leonardo Souza Pinto (2 exatos: 2 x 0 Paraná, 2 x 1 CRB e empates em Varginha e Goianinha)
Charles Tavares (1 exato: 2 x 1 Bragantino, Paraná, Guaratinguetá e empate em Goianinha)
Michel Santos (1 exato: 1 x 1 em São Caetano do Sul, Paraná, Guaratinguetá e CRB)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 1 x 1 em São Caetano do Sul, Paraná, Guaratinguetá e CRB)

2 acertos
Danilo Otoni (CRB e empate em Goianinha)

1 acerto
Fernando Clemente (Paraná)

O que vem por aí

Importante observar: tudo está marcado a princípio para sábado que vem, mas América Mineiro x Ipatinga e ABC x América de Natal nada valem para a classificação e, se a TV quiser, podem ser antecipadas sem grilo para sexta-feira. Me parece estar mais para o Goiás ser campeão, assim como mais para Atlético Paranaense e Vitória subirem pra Série A, enquanto o rebaixamento parece estar mais para receber Guarani e CRB. Aliás, Guarani x São Caetano promete ser o principal encontro por unir descenso versus acesso. Até é possível ambos se darem bem em seus objetivos, mas só se uma grande combinação acontecer: além da já destacada acima para o Azulão, o Bugre não cairá mesmo perdendo caso o Guaratinguetá seja derrotado e o CRB não ganhe.

Apressado come cru, diz o ditado, mas não será mal vindo quem já agora quiser palpitar para o epílogo desta Bêzona empolgante até o desfecho. Os últimos 10 confrontos da temporada são estes: Goiás x Joinville, Avaí x Criciúma, Atlético Paranaense x Paraná, Vitória x Ceará, Guarani x São Caetano, Bragantino x Boa Esporte, Guaratinguetá x Barueri, ASA x CRB, América Mineiro x Ipatinga e ABC x América de Natal.

E o Palmeiras, camarada?

Vive uma situação cruel: a de poder voltar para a Série B no mesmo fim de semana em que completou (ontem) 10 anos o rebaixamento naquela derrota para o Vitória em Salvador. Não é apenas ter que fazer sua parte diante do Flamengo na Cidade do Aço, é isso e também torcer para Portuguesa contra o Grêmio ou Bahia ante a Ponte Preta perderem - ou os dois, para mais gente seguir no bolo. 7 pontos separam o Verdão da Lusa e do Tricolor. Depois de hoje, faltarão 6 por disputar. Não tá morto quem peleia, diz o ditado gaúcho. Mas é muito difícil.

O drama contra a Série B dá o tom deste domingo que promete ter duas grandes festas: a do Fluminense contra o Cruzeiro, celebrando o título conquistado com quatro rodadas de antecipação - e o melhor, com taça original, volta olímpica e tudo a que tem direito -, e a do São Paulo contra o Náutico, com a estreia de Paulo Henrique Lima (também conhecido por Ganso) no decorrer da disputa. Paradas para casas cheias.

Semifinal da Série C

O Oeste conquistou uma vantagem boa para a volta em Itápolis ao derrotar a Chapecoense pela contagem mínima. Assim, o Rubrão jogará por vitória e empate diante de sua gente. Mas o Verdão do Oeste não está fora do páreo, pois vencer é o que há. Se for por 1 x 0, pênaltis decidirão quem duelará contra Paysandu ou Icasa. E se for por um de diferença a partir de 2 x 1, o critério do gol fora de casa será sempre favorável aos catarinenses.

Mundial de Clubes

O caminho completo até o título está quase fechado. A final da Liga dos Campeões da África foi vencida pelo Al-Ahly ao derrotar o Espérance na Tunísia, depois de empatar a ida no Egito. Campeão continental pela sétima vez, o Al-Ahly agora soma 15 conquistas oficiais internacionais e igualou o Real Madrid, perdendo somente para as 16 do Independiente e as 18 de Boca Juniors e Milan. Não é um número a ser desconsiderado. E aos supersticiosos, um lembrete: o time egípcio também esteve em outros dois Mundiais com brasileiros, ambos campeões. Não cruzou o caminho do São Paulo em 2005, mas encontrou o Internacional na semifinal de 2006 e foi vencido.

Agora falta somente definir o campeão do Japão, que entrará nas quartas-de-final. A duas rodadas do fim, está mais para Sanfrecce Hiroshima ou Vegalta Sendai, respectivamente líder (58 pontos) e vice-líder (57).

Demolidor catalão

É o Barcelona, que fez 3 x 1 no Zaragoza e, líder invicto após 11 rodadas, precisa ganhar de Levante e Athletic Bilbao para chegar a 13 vitórias nas 13 primeiras rodadas e estabelecer o melhor início de Campeonato Espanhol em todos os tempos. Atualmente, a marca é do Real Madrid de 1991/1992, com 12 vitórias e um empate.

A indignação do Baixinho

"A CBF e o COB são as duas entidades mais desonestas do Brasil", postou no Twitter o congressista Romário, que prometeu colher assinaturas a partir da próxima semana para termos CPIs das duas entidades. Disse ainda que, em outro país, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero já estariam presos por corrupção.

Celebração ao tênis

Foi vivida no Maracanãzinho na noite deste sábado, quando Gustavo Kuerten ganhou por 7/6 (11/9) e 7/5 um amistoso contra o número 1 do mundo, Novak Djokovic. Brinde completo para quem estava lá: acompanhar in loco o sérvio bom de raquete. Brinde completo para quem estava lá e para quem viu pela TV: assistir, mesmo que em um amistoso, o encontro de dois cracaços cada um a seu tempo. A força da idolatria não acaba jamais.

Corrida para jamais esquecer

É o que tem tudo para ser este Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, caso Sebastian Vettel seja campeão. Elementos para tanto: o alemão pode ser o terceiro piloto a ganhar três vezes seguidas o Mundial de Pilotos, juntando-se ao argentino Juan Manuel Fangio e ao compatriota Michael Schumacher; Vettel completará exatamente hoje 100 GPs na principal categoria do automobilismo mundial; foi justamente na última prova nos States até aqui a estreia dele na F-1 (em 2007, substituindo Robert Kubica e chegando em oitavo lugar); e para nós do Brasil, tem ainda isso da Globo não mostrar a prova ao vivo. Que domingo poderemos ter. Que domingo!

Mas é claro que é preciso Vettel ter uma distância de 25 ou mais pontos para ser campeão. Fernando Alonso, que ainda pode conquistar o caneco, largará em oitavo neste domingo - foi nono na pista, mas subiu uma posição graças à punição a Romain Grosjean. Dos brasileiros, Felipe Massa é 6° e Bruno Senna começa em 11°.

Datas do domingo

Uma do cinema americano: completa hoje 10 anos a morte de James Coburn, ator de "Flint Contra o Gênio do Mal", filme de espionagem que parodiava James Bond. Ele, que ganhou em 1998 o Oscar de coadjuvante por "Temporada de Caça", tinha 74 anos quando faleceu.

A outra do jornalismo brasileiro: há exatos 15 anos morria Zózimo Barrozo do Amaral, histórico colunista do Jornal do Brasil, no qual ingressou em 1969, após 6 anos de colaboração para o espaço de Carlos Swann em O Globo - pro qual retornou em 1993 e ficou até sua morte, ocorrida aos 58 anos, em Miami. Seguem dois vídeos: este aqui traz a íntegra do "De Lá Pra Cá", apresentado no ano passado por Ancelmo Gois e Vera Barroso na TV Brasil, todo sobre ele; e este aqui traz Zózimo no vídeo em uma matéria sobre os bastidores da Maison Saint Laurent, em Paris, para o programa "Sexta-Feira", exibido pela TV Bandeirantes em maio de 1985 e apresentado pela publicadora do vídeo, a jornalista Belisa Ribeiro.

Bela do Dia: Anne Beckhauser

Anne Beckhauser, repórter da Record Belém, seguidamente vista nos noticiários nacionais. Quanto mais Beckhauser "back" ao vídeo, mais gostarei (e menos o povo gostará dos cada vez piores trocadilhos que faço, a exemplo deste).

Convivas

"Martin Scorsese só ganhou o Oscar por 'Os Infiltrados'." (Daniel F. Silva)
Já corrigi na coluna de ontem.

"Não é um feriadinho à toa que vai deixar o Papo de Bola sem assunto. Como consegues? Tirante o 'Arremate'... Não tinha nada melhor que Carla Perez?" (Ioneda Benevides Ellery)
Eu não tinha outro lugar para mencionar os 35 anos dela, hahaha...

"Dizem que Burgess Meredith não era querido em países como China, Cuba e na antiga União Soviética. Preciso explicar a piada?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Explique, pois vai que tem gente que não entende - e terá, eh, eh... Um nítido trocadilho com "burguês".

"Não seria interessante que os jogos que não valem mais nada no Brasileirão fossem disputados em outras cidades? Acho que os clubes poderiam lucrar mais. O Atlético Goianiense fez isso: mandou o jogo com o Santos aqui no DF e, creio, lucrou bem com Neymar." (Lucas Fernandes de Albuquerque Lira)
Algo a se pensar e concordar ou discordar. Acho que varia de caso a caso, não é algo a se uniformizar.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Som elegante, som excelente, som soul. Classicaço que ouço várias vezes com o mesmo prazer da primeira escutada. Ouvi esta manhã na Bradesco Esportes FM: de 1977, eis aqui o grande Lou Rawls com "Lady Love".

Arremate

Fujam para as colinas históricas! Com Romário anotando, o Vasco ganhou a primeira depois de sete rodadas.

"24 Horas" volta antes que Lincoln marque outro golaço que nem o da derrota do Coritiba!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.