.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 15 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 92
AAAIII!!!

Sim, amigos do Brasil, admito que disparei este berro além da meia-noite, um berro com gosto, daqueles de acordar a vizinhança toda (leitores de Porto Alegre sacarão bem a referência: berro de, daqui do Partenon, acordar todo mundo do Praia de Belas ao Porto Seco). É que me espantei com aquele que foi o pênalti mais inacreditavelmente tosquérrimo que já assisti em 55 anos de futebol - e isso que só tenho 31 de vida.

E que coisa cruel isso acontecer logo com Neymar, que é o principal jogador brasileiro há bastante tempo, mas piorou o que já tinha feito de ruim no Chile, naquele primeiro jogo da final da Recopa entre Universidad e Santos. Isto não foi um pênalti perdido. Foi um extra point que rendeu um field goal legítimo de futebol americano. A bola voou tanto que acertaria Felix Baumgartner bem na hora que ele saltasse da estratosfera. Algo inconcebível.

E que coisa cruel isso acontecer num dia tanto em que Neymar fez uma boa partida contra a Colômbia, achando boas oportunidades - incluindo aquela da defesaça do Ospina na etapa inicial - e marcando o gol de empate para compensar a buracama na quina canhota defensiva que permitiu a Cuadrado inaugurar os trabalhos, quanto em que seu golaço contra o Internacional nos 3 x 1 pela Copa Libertadores foi indicado ao Prêmio Puskas.

Por falar nisso, de todos os gols indicados, que estão disponíveis na página oficial da FIFA no YouTube, só vi três capazes de rivalizar com o do brasileiro pelo Peixe: o do Messi naquele Argentina x Brasil também nos States, um de Mealla para o Real Potosí contra o The Strongest, pelo Campeonato Boliviano, e um de Ben Arfa para o Newcastle diante do Blackburn, pela Copa da Inglaterra. A premiação precisa sair destes quatro tentos.

Mas verdade seja dita: é um pecado que as indicações não tenham esperado a Data-FIFA de ontem para esta também ser contabilizada. Aquela pintura extraordinariamente maravilhosíssima aprontada por Ibrahimovic no seu quarto gol para a Suécia contra a Inglaterra ganharia fácil, fácil a premiação. Um gol para ser lembrado daqui a 50 ou 60 anos, gol para render placa banhada em ouro, gol para ser imitado (e dificilmente igualado), enfim, épico!

Nos amistosos de ontem, chamou a atenção a Argentina "oxar" com a Arábia Saudita, a Espanha atropelar o Panamá, a França vencer a Itália, o Uruguai trincar a Polônia, a Alemanha "oxar" com a Holanda, Portugal igualar em dobras com o Gabão e o Chile perder o treinador Claudio Borghi após a baixa pra Sérvia, a quinta seguida.

Copa Sul-Americana

É hoje que saberemos qual será a semifinal: Grêmio x São Paulo e Universidad Católica x Tigre ou São Paulo x Universidad Católica e Millonarios x Tigre. Tudo depende dos gaúchos, em vantagem de 1 x 0 aqui em Porto Alegre e que jogam por vitória, empate ou derrota por um gol a partir de 2 x 1 para classificarem.

Copa do Brasil Sub-20

Bahia 1 x 1 Santos começou às 8 da noite, mas só acabou às 10 pras 11 pois uma hora foi o tempo da parada forçada no tempo inicial devido à falta de luz no estádio de São Francisco do Conde. Além disso, houve muita preocupação quando o beque santista Walace se chocou com um adversário, caiu desacordado no gramado e sofreu uma convulsão. Graças a Deus o atendimento foi rápido e ele foi transportado em pouco tempo pela ambulância até um hospital próximo, ali recuperando a consciência. Walace foi transferido para Salvador.

Mais luto no futebol

Ontem foi por Alex Alves, hoje é por Aldivan. O lateral-esquerdo de 36 anos, que defendeu Santa Inês, Sampaio Corrêa, Uniclinic, Ceará, Náutico, CRB, Fortaleza, Paysandu, Águia, Salgueiro, São Raimundo e Remo, tinha um tumor maligno no cérebro. No primeiro semestre, ele foi agredido por Alexandre Carioca, do Águia, com um tripé de ferro da câmera de um fotógrafo que cobria o jogo do Remo contra a equipe de Marabá, pelo Campeonato Paraense. Há cerca de um mês, Aldivan foi internado após sofrer uma convulsão. Hoje, infelizmente, morreu.

Curtinhas

*Atenção, palpiteiros da Série B: não é porque há três "amistosos" na penúltima rodada que aceitarei chutes apenas para as partidas que valerem algo. É palpitar nas 10 ou nada feito. Digo isso pois a rodada terá início amanhã, às 9 da noite, com o "amistoso" Paraná x ASA. Então, mandem os prognósticos até lá. Depois, não.

*Paraná, aliás, que está em greve pelos atrasos salariais - mas greve válida apenas para treinamentos, assegura o time. Não há risco de não sair jogo amanhã à noite, na Capanema. Mas vai que mudam de ideia na hora H...

*Dois jogos da penúltima rodada da Série A foram antecipados para o sábado, dia 24: Corinthians x Santos e Vasco x Flamengo. Todos os outros permanecem no domingo, dia 25.

*Lamentável a interrupção de Independiente x Belgrano antes do começo do segundo tempo. A torcida do time da casa tocou bombas no gramado e quase acertou os jogadores visitantes. O Belgrano vencia por 1 x 0.

*Vôlei: na edição hoje lançada da IstoÉ Gente, a ponteira Mari afirma que foi injustiçada pelo treinador José Roberto Guimarães na seleção brasileira e que não tem mais relacionamento com ele e nem quer ter. Ihhh...

*Saem amanhã pela manhã os finalistas da Copa do Mundo de Futsal. O primeiro é de Itália x Espanha, às 8 horas, e depois vem Brasil x Colômbia, às 10 e meia. Terceiro lugar e finalíssima acontecerão no domingo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de deixar bem claro que eles são eles e nós somos nós: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Portal Imprensa que Heraldo Pereira discursou na noite de premiação do Prêmio Abdias de Nascimento, no Rio de Janeiro. Durante o evento que premia reportagens e fotos que abordam a questão racial no Brasil, o repórter político da TV Globo Brasília e apresentador substituto do "Jornal Nacional" disse ter se constrangido com a comoção dos brasileiros pela vitória de Barack Obama na eleição norte-americana e que podemos ficar maravilhados, mas não nos apropriarmos neste fato por não ser uma experiência nossa.

*Não sei se já teve outra e perdi (acredito que não, mas não custa deixar uma interrogação no ar), mas hoje enfim verei Paula Valdez na tela da TV Bandeirantes como nova repórter da matriz de São Paulo. É no "Jornal da Band" que acompanharei a filha do saudoso Bira, que há poucos dias saiu da RBS TV após uma década por lá.

*Mais uma saída na equipe de apresentadores da Record News: Fabiana Panachão. Mas uma ótima nova: não só ela permanece no grupo, como agora é repórter da TV Record. Seguiu, portanto, o mesmo caminho já trilhado há bastante tempo por outra ex-apresentadora e agora repórter, a igualmente bonitona Denise Odorissi.

*Leio no NaTelinha que, mesmo com investimentos fortes em atrações artísticas e de variedades, ainda é o jornalismo que dá à Record suas melhores audiências em São Paulo. Na última terça-feira, quatro informativos estiveram nos cinco programas mais vistos: "SP no Ar" e "Cidade Alerta" marcaram 9 pontos, o "Jornal da Record" fechou com 8 (igual à "Fazenda de Verão") e o "Fala Brasil" registrou 7. Observe-se: destes cinco programas, apenas dois no dito no horário nobre, enquanto dois são de manhã. E o público potencial da faixa matutina é bem menor que o da faixa nobre, quando quase todo o povo já voltou do trabalho ou dos estudos.

*Aliás, deve ter a ver com isso a mudança feita pela Record na programação de feriado desta quinta-feira, ao manter o "Cidade Alerta" normalmente no fim da tarde, enquanto no último o jornal policial foi cancelado para mais uma reprise de "Titanic" - e quem tirou bom proveito disso à ocasião foi o "Brasil Urgente", da Band.

*Descontrair é preciso: a sempre irresistível Mariana Ferrão, do "Bem Estar" da Globo, de camisa azul e calça amarela no programa de hoje. Homenagem à Suécia pelo estupendo golaço do Ibrahimovic?

*Mudando de assunto: um dos seriados exibidos pelo SBT nas madrugadas é "Os Dois Lados da Justiça", às 3h de quarta para quinta-feira. É produção de 2010 e durou apenas uma temporada de 13 episódios. Seus atores principais são Rob Morrow, eternamente lembrado pela dupla com Johnny Depp em "Férias do Barulho", e Maura Tierney, de "Newsradio", "Plantão Médico" e do filme "O Mentiroso". Pois ou são os meus olhos vendo coisas no meio da noite ou Maura, neste seriado e de cabelo curtinho, me lembra sabem quem? Elis Regina. Sério.

*A saideira: completa 30 anos hoje a primeira eleição direta desde o golpe militar de 1964 (e uma parcial no ano seguinte). Porém, não foi ainda em 15 de novembro de 1982 que os brasileiros puderam escolher o presidente e sim governadores, senadores e deputados. Naquele ano, foram eleitos governadores como Franco Montoro em SP, Leonel Brizola no RJ, Jair Soares aqui no RS e Tancredo Neves em MG. 15/11/82 caiu numa segunda-feira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Joana Calmon

Joana Calmon, repórter da Globo News em Paris. A capital da França já carrega todo um charme especial (ainda mais por conta da tal fantasia que tenho, de Paris ao luar junto com a "musa-mor", mas isso não vem ao caso neste momento). Tendo uma moça adorável e bonita dessas a informar os acontecimentos de lá, melhor ainda. A presença da Joana é outro elemento que me faz assistir o "Estúdio i".

Convivas

"Concorda que o Mineiro tem a melhor fórmula de todos os estaduais do Brasil? Utilizam 15 datas das 23 disponíveis pela CBF. 15 eu ainda acho muito pra esses torneios de verão, também chamados de estaduais. Só para comparar: o outro estadual citado na coluna de ontem, o Potiguar, com as mesmas 23 datas disponíveis e mesmo período, sabe-se lá como terá 34 datas. E antes que cite a Copa do Nordeste: após o torneio regional, serão 11 datas disponíveis. O Potiguar encaixará 20 rodadas nestas 11. Mais uma: se achou ruim a fórmula do Catarinense, dê uma olhada no Pernambucano." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Acredito que o público de São Paulo x Náutico seja por essa faixa de 50 mil pessoas para a estreia do Ganso. Com ele, imagino que Ney Franco teste o time com ou sem Osvaldo, saindo Jadson. Sem ele, o time jogaria com dois meias, o que pode ser uma opção para o ano que vem. *** Incrível como toda e qualquer lista ou contagem no Brasil gera discussão e normalmente está errada ou com quatro ou cinco versões diferentes, como agora é o caso dos 1000 (ou mais) jogos da Seleção Brasileira. *** Falta total de direcionamento por parte da diretoria do Vasco. Se Ricardo Gomes será diretor técnico, por que não uma volta de Cristóvão Borges ao invés de ficar com um treinador que sempre foi interino, caso do Gaúcho? *** Ridículo a CBF não permitir que o Fluminense desfile com a taça no jogo contra o Cruzeiro. Tira um pouco da alegria da partida e da própria torcida, que queria viver essa alegria no campo. *** Anderson Varejão com 35 pontos numa partida? Mais uma para a série 'estamos próximos do fim do mundo!' *** 'Kilos' é mais um estrangeirismo, pois o correto é quilos. O problema é que muitos se confundem com a sigla kg, um prefixo do sistema internacional de unidades que indica que a unidade padrão foi multiplicada por mil. Erro comum e perdoável esse da barra de notícias da Record News. *** O desfile de escolas de samba de São Paulo vai ser exibido para todo o país? É muito desfile sendo exibido, quatro dias direto. Isso cansa um pouco quem só assiste pela TV, o que talvez explique a baixa audiência registrada nos últimos anos." (Alexandre Rodrigues Alves)
Sim, desfile de São Paulo firme e forte para todo o Brasil pela Globo, menos as regiões que tiverem carnaval local - nas quais se incluirá agora o Rio de Janeiro com o Acesso.

"Sorte que Cuadrado não fez dois gols, pois aí deveria ser declarada a vitória da Colômbia. Afinal, 2 'ao Cuadrado' valeria 4... *** O que é que os integrantes das escolas de samba paulistanas têm a ver com o que o Rio vai assistir na sexta e no sábado de carnaval? Eles que fiquem lá com os folguedos deles, pois os cariocas devem saber o que é melhor para as suas vidas. Mesmo quando passava o desfile paulista, o povo daqui já não via mesmo! Eu, hein? Essa preocupação excessiva com o que os outros estão achando só denota que eles mesmos já se colocam numa posição inferior. Caipirice no pior sentido!" (Clayton Moreira)

"Mano Menezes estava de brincadeira ontem. Convoca dois laterais, um machuca. Naturalmente, entraria o outro. Mas não. Ele coloca o lento Leandro Castán improvisado e oferece à Colômbia uma avenida para o veloz Cuadrado. Thiago Neves de titular também foi de forçar a barra. Bom jogador, mas nesta temporada discretíssimo. A melhor opção seria entrar com Lucas. *** O jogo foi muito movimentado e foi relativamente bom em relação a outras babas que a Seleção enfrentava. Thiago Silva foi muito bem ao anular Falcao Garcia e gostei de Neymar e Kaká, mas o melhor do jogo foi Ospina. *** Alex Alves não chegou a ser um craque, mas foi um bom jogador. *** Muito difícil assistir o 'Fala Brasil'. As duas primeiras partes são boas, com entradas ao vivo e informações de todo o Brasil, mas depois disso apresentam uma reportagem e, logo após, um intervalo. O pior é que anunciam três matérias para depois do intervalo e mostram só uma, incrível. O que salva é a beleza das apresentadoras. *** Ontem vi um pedaço do 'Jornal da Record News' e, atrás dele, a redação com apenas uma pessoa. Muito diferente de 'Jornal Hoje', 'Jornal da Globo' e 'Jornal da Globo News', em que vemos a redação sempre lotada." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Fui ouvinte da Rádio Cultura AM e acho lamentável a atitude de acabar com a programação popular e ceder lugar pra programação religiosa, pois há poucas emissoras AM na Baixada Santista e a maioria tem programação religiosa. Como vão comportar os profissionais que estarão desempregados? E a equipe esportiva, pra onde vai?Mais de 6 décadas jogadas no lixo." (Reinaldo Barbosa Silva)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Vem de 1965 e está aqui: "Downtown", com Petula Clark, cantora que hoje completa 80 anos de vida.

Arremate

Amistoso de seleções, futebol entre clubes e partida de seleções de futsal. É a trilogia Brasil versus Colômbia.

"24 Horas" volta quando estivermos para saber como será seu desfecho!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.