.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 9 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 86
Chapecoense na Série B de 2013

Confirmado: cinco times de Santa Catarina entre os 40 principais do futebol brasileiro. A vaga do Verdão do Oeste não chegou propriamente a ser obtida ontem e sim na bacana partida de ida, na semana passada, quando fez 3 gols e não levou nenhum. Mesmo tomando uma sova no marcador, o Luverdense desempenhou bem melhor na Arena Condá do que no Passo das Emas, quando praticamente nada fez - e, quando fez, foi pisando na bola, que o diga Rômulo em gol feito perdido aos 20 minutos do tempo segundo. O pênalti convertido aos 42 não contou.

A Chapecoense, que joga a Série C desde 2010 ao ter sido um dos quatro que subiu na primeira edição da Série D, estabelece um momento único do futebol catarinense, que terá maior presença numérica nas duas principais divisões brasileiras em comparação a Paraná e Rio Grande do Sul - que, sim, tem os campeões mundiais Grêmio e Internacional, mas apenas eles pois seu interior está desassistido (para não dizer quase abandonado). A volta para casa está programada para o comecinho da manhã deste sábado. Grande emoção viverá Chapecó!

Agora, o Verdão do Oeste espera por Fortaleza ou Oeste na semifinal da Terceirona. Foi 1 x 1 no interior de SP e a volta é depois de amanhã, no CE. Enquanto isso, a outra semi começa a ser resolvida hoje à noite, quando o Icasa jogará por empate, vitória e derrota por um gol a partir de 3 x 2 para regressar à Bêzona, restando para o Duque de Caxias ganhar por dois ou mais de diferença ou por 1 x 0 para tanto. Daí, quem passar saberá neste sábado se terá pela frente Macaé ou Paysandu, com vantagem de 2 x 0 do Papão em Paragominas.

A antepenúltima rodada

Da Série B, que tem três jogos e um "amistoso" nesta noite. O "amistoso" é entre Avaí e Guarani, que deve ser desconsiderado. Volte atenções ao que realmente importa, que é o Bragantino na luta contra o descenso ao ter o Joinville pela frente no interior paulista e a briga pelo último acesso esquentando quando o São Caetano receber o Boa Esporte na "preliminar" e o Atlético Paranaense desafiar o ASA no "jogo de fundo".

Aos palpites deste fim de semana: Bragantino 2 x 1 Joinville, São Caetano 1 x 0 Boa Esporte, ASA 1 x 1 Atlético Paranaense, Avaí 0 x 0 Guarani, Goiás 6 x 1 Barueri, Guaratinguetá 1 x 2 Vitória, América de Natal 1 x 2 Criciúma, América Mineiro 0 x 1 ABC, Paraná 2 x 1 Ipatinga e Ceará 0 x 1 CRB.

Rumo às quartas-de-final

Da Copa do Brasil, após outro 1 x 0 para o Fluminense sobre o Coritiba e outro 2 x 0 para o Cruzeiro diante do Flamengo. Ficamos assim (time citado primeiro é o mandante da volta): uma semifinal sai de Vasco x Atlético Mineiro e Santos x Bahia, com a outra saindo de Grêmio x Fluminense e Cruzeiro x Vitória. Portanto, há chance dos clássicos Vasco x Fluminense, Atlético x Cruzeiro e Bahia x Vitória na finalíssima. Datas e horários ainda serão confirmados após feitas as vontades da ESPN Brasil e do SporTV.

Qual será a semifinal?

Da Copa Sul-Americana, após a Universidad Católica ganhar do Independiente após o empate na ida e o Tigre vencer o Cerro Porteño numa partida emocionante encerrada no começo da madrugada (vitória esta que leva o Tigre para a Libertadores de 2013, na qual estaria garantido o melhor argentino desta Sul-A). Apenas na quinta da semana que vem saberemos se será São Paulo x Universidad Católica e Tigre x Millonarios ou se - e espero que assim seja para o Brasil já estar na final - teremos São Paulo x Grêmio e Universidad Católica x Tigre.

Os donos da rede

Nos "oitocentos" jogos de ontem pela Liga Europa foram dois: Cavani, autor de todos do Napoli nos 4 x 2 sobre o Dnipro, de virada (1 x 0, 1 x 2 e 4 x 2), e Defoe, que fez todos do Tottenham nos 3 x 1 sobre o Maribor.

Curtinhas

*Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza na Copa das Confederações. Previsível.

*Além de sua torcida organizada ser suspensa dos estádios paulistas pela desordem que só não foi maior pois o empate com o Botafogo aos 45 do segundo evitou algo muito pior, o Palmeiras não conseguiu anular o jogo com o Internacional. Na briga entre abrir um precedente para possíveis interferências externas sem que a regra permita isso ou oferecer legalidade à ilegalidade de marcar um gol com a mão, esta última acabou falando mais alto.

*A propósito: confirmadíssimo está o rescaldo daquela rodada correspondente, palpiteiros de plantão deste site.

*Faltaram sete votos para 75 mil associados escolherem o presidente do Internacional. 28 conselheiros ausentes do primeiro turno fizeram muita diferença, que permitiu a Giovanni Luigi ser reeleito para mais dois anos com 166 votos, contra 80 de Luiz Antônio Lopes (que precisava de 87) e 64 de Sandro Farias. Assim, a eleição do dia 15 de dezembro ficará restrita à renovação de 50% do Conselho Deliberativo. Hora dos insatisfeitos falarem alto.

*Tem Marcelo Moreno no Grêmio x São Paulo deste domingo. Mais rápido do que eu previa o efeito suspensivo.

*São Paulo, que confirmou na manhã desta sexta-feira a renovação de contrato do Rogério Ceni por mais um ano.

*Liberado após absolvição no STJD pela expulsão diante do Grêmio, Neymar terá nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro a chance de ser o maior goleador do Santos em um só ano desde que Pelé saiu do time, em 1974. Até aqui são 41 gols, quatro a menos que Serginho Chulapa. Aposto em marca superada na maior.

*Enquanto isso, já pensando no ano que vem, o Peixe contratou por dois anos o beque Neto, do Guarani.

*Também com vistas a 2013 foram confirmados dois novos treinadores em Santa Catarina: Adílson Batista no Figueirense (Jesus Maria José) e Arthur Neto no Joinville (pelo qual foi bicampeão estadual em 2000 e 2001). Na reta final do atual Brasileiro, o comando é dos respectivos interinos Fernando Gil e Marcelo Serrano.

*Boleiras: Cristiane voltou ao São José, reestreando na noite passada - sem faturar - em amistoso vencido por 2 x 0 sobre o Juventus/São Caetano. Mesmo com acesso gratuito, o Martins Pereira levou pouca gente pois ao mesmo tempo o São José Basquete aplicou 100 x 88 sobre o Bauru no ginásio Panela de Pressão (que nome sensacional!) para concretizar uma revanche na decisão do Paulista Masculino diante do Pinheiros.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de reviver os tempos de outrora ao navegar pela rede mundial de computadores: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Ouvintes do rádio FM musical paulistano têm a chance de reviver pela Internet um pouco dos anos 70, 80 e 90. Começou aqui a WebRádio Good Times Revival, liderada por Sérgio Bocca, comunicador ex-Antena 1, Globo FM, Líder FM, Manchete FM, Record FM, Transamérica, Metropolitana e American Sat, além de Bandeirantes, Tupi e Cidade. Bocca é paulista de Assis e especializou-se na apresentação de programas musicais românticos.

*Observação do Flávio Ricco: as emissoras de TV de São Paulo não têm tido com seus jornalistas que cobrem operações policiais um cuidado básico que as estações do Rio de Janeiro têm tido, que é oferecer colete à prova de bala para eles. Somente uma jornalista do SBT teve este cuidado, mas todos os outros aparecem de peito aberto. Se eu não estiver enganado, a repórter referida pelo "guru" é minha conterrânea Carolina Aguaidas.

*Recorte e guarde essa do Ricco: em reunião com os chefes de redação Clóvis Rabelo e Leandro Cipoloni, o vice-presidente de jornalismo Douglas Tavolaro assegurou que a Record suspendeu as demissões. Tomara.

*Por falar na Record, um reconhecimento justo deve ser feito - e há horas estou para fazê-lo por assistir pelo canal 7 da Sky e sempre esqueço: vivo observando neste tópico as boas audiências obtidas pelo noticiário "SP no Ar", às vezes sendo as maiores de toda a grade da emissora. Colabora para isso a apresentação do William Travassos, que sempre aparece simpático e sem apelar para exageros inflamados. Apresenta e comenta sem fazer firulas.

*E hoje é o último dia da Patrícia Maldonado no "Jornal da Band", na segunda-feira ela voltando ao "Primeiro Jornal" pois Ticiana Villas-Boas regressará da licença-casamento. Ganharei em dobro, portanto.

*Começa às 10 da noite o Teleton, maratona beneficente do SBT, que neste ano completa 15 anos e vai até no mínimo meia-noite de sábado para domingo. Teleton especial por ser o primeiro sem Hebe Camargo, falecida há poucos meses, e sem Daniel, que a Globo não liberou pois não quis ele no ar sem ser no "The Voice Brasil".

*Outra do SBT: leio no Flávio Ricco que "A Praça é Nossa" terá exibidos em janeiro quatro programas especiais com quadros escolhidos pela audiência em votação no site da emissora - e quadros que abrangem os 25 anos do programa, ou seja, o sujeito poderá tanto escolher os personagens atuais quanto os já saudosos clássicos.

*A saideira: eu já não curtia couve-flor. Depois dela ser falada como foi por causa da Geisy Arruda, fugi de vez.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Brisa Albuquerque

Brisa Albuquerque, repórter da TV Band Vale (do Paraíba), que vi pela primeira vez nesta semana numa matéria nacional, não lembro agora se no "Primeiro Jornal", no "Jornal da Band" ou no "Jornal da Noite". Brisa é o clima que sempre digo ser meu favorito em termos climáticos. Clima refrescante, portanto. Assim como refrescante é a boniteza mostrada por esta moça, a primeira chamada Brisa à qual sou apresentado. Prazer em conhecê-la.

Convivas

"Meio mal contada a saída do René Simões do São Paulo. Muitas vezes as coisas na base são envoltas em mistério. Se ele tem outras ambições, não dá só para culpar o clube no primeiro momento. *** Incrível a sorte do Manchester United contra o Braga. Vinha mal, tomou um gol e, depois do apagão, com Van Persie saindo do banco, virou a partida, contando também com a falha do goleiro português. O United tem chance de ir bem na Champions, mas precisa ser mais consistente com sua formação principal, com Rooney e Van Persie mais perto da área. *** Poderia haver uma lei para regulamentar o número de ingressos para visitantes, com tantos ingressos para campos com capacidade tal. Além disso, uma segurança bem feita para quem chega de outro local para ver as partidas ajudaria em situações como essa de Palmeiras x Fluminense. *** Se a Record News for mesmo passar mais programas da IURD em sua grade, espero que tenha ao menos a sensatez de mudar de nome. Continuar com o 'notícias' em seu título seria quase um escárnio. *** E esse dinheiro de igrejas na TV virou a farra do boi. Record e RedeTV! loteiam boa parte de suas programações e ainda passam por esses problemas financeiros. *** Courtney Thorne-Smith também participa do 'Dois Homens e Meio' como Lyndsay, namorada do Alan a partir da sétima temporada. É bem linda mesmo." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Parabéns para a Chapecoense. Com um futebol bonito, mereceu muito a classificação." (Brian Edward Henschel)

"Altemir Cezar, valeu por compartilhar a opinião. Só me permita discordar num ponto: mesmo tendo dito que não é fã de Carnaval, acho que Cléber Machado é fera. Tanto no Rio - onde sinto falta gigantesca dele - quanto em SP, se mostrou preparado, bem informado e com o jogo de cintura que o evento merece. Pra mim, ele nunca fez a transmissão ser ruim, ainda mais quando formou dupla com Maria Beltrão - que, pelo que vejo no 'Estúdio i', gosta sim do tema. Ambos foram elogiados várias vezes por jornais do Rio pelas transmissões. Queria muito que ele voltasse pro Rio! Luís Roberto e Glenda Kozlowski são bons, mas precisam de mais alguma coisa. E acho que já foi a época do Paulo Stein. A linguagem hoje é mais descontraída e ele não me parece estar tão afinado com o público que vê Carnaval hoje em dia, sem contar que, se parece desligadíssimo nos 5 minutos de intervalo em que aparece no SporTV, imagine nas 8 horas em que o Carnaval fica no ar. Mas concordo quanto ao inchaço do Acesso. 19 escolas é demais. Péssima essa junção!" (Leonardo Dantas)

"Não se pode fazer um campeonato mundial de futsal com 24 seleções pois não existe no mundo esse número de seleções em condições de disputá-lo. Poderia ser com 12 times - e olhe lá. O nível deste ano é tão baixo que, em Ilhas Salomão 3 x 2 Guatemala (a seleção asiática havia perdido de 16 x 0 para a Rússia e 11 x 3 para a Colômbia), a Guatemala classificaria se tivesse empatado. E pensar que o futsal pode ir para as Olimpíadas. Até pode ir, mas com no máximo 8 seleções." (Lúcio Netto)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Neste dia que promete ser quente aqui em Porto Alegre (mais de 20 graus já às 9 da "madrugada"), um som para aquecer os corações apaixonados: eis aqui a união devastadoramente romântica de Michael Bublé e Laura Pausini na releitura de "You'll Never Find Another Love Like Mine", classicaço setentista de Lou Rawls.

Arremate

Deu no site: "dinheiro público responde por 89% dos R$ 6,7 bi gastos com estádios da Copa até agora". Triste.

"24 Horas" volta antes que mais alguma aprontada dos organizadores do Mundial seja detectada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.