.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 8 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 85
A 90 minutos da Série B

Sai esta noite o primeiro semifinalista da Série C de 2012 e novo participante da Série B para 2013. Tá tudo pronto para a vaga ser da Chapecoense, que marcou 3 x 0 em Santa Catarina sobre o Luverdense e, se marcar um gol, só será eliminada se levar quatro gols de diferença (neste caso, 5 x 1). Isto deixará Santa Catarina com cinco times entre os 40 principais do Brasil e com calendário cheio em todo o ano - restando saber se um na elite e quatro na Bêzona ou todos nesta, caso o Criciúma apronte a desagradável surpresa de não subir. Ah, mas e se o Luverdense conseguir a reversão, até por jogar em sua casa? Será fantástico. Mas acho que dá Verdão.

Quem enfrentará o São Paulo?

Nem teve graça acompanhar a jornada tricolor no Pacaembu, tão massacrada foi a Universidad do Chile a ponto do apitante, morrendo de pena dela, não conceder um só minuto de acréscimo em cada tempo. 1, 2, 3, 4, 5 a nada, e se pisassem no acelerador sairia mais. O grande destaque da noite com mais de 32 mil são-paulinos no Municipal de Sampa City foi o extraordinário gol de falta do Rafael Tolói, muito importante para reabilitá-lo após a trapalhada que resultou no gol do Fred no empate com o Fluminense.

Outros dois classificados serão definidos hoje, um deles de Universidad Católica x Independiente (2 x 2 na Argentina) e outro de Tigre x Cerro Porteño (1 x 0 para os paraguaios na ida). Se for pelo chaveamento original, o São Paulo enfrentará chilenos ou argentinos de Avellaneda. Mas apenas na quinta-feira da semana que vem ele saberá seu adversário, já que o Grêmio defenderá na Colômbia a vantagem de 1 x 0 ante o Millonarios - e, se os gaúchos passarem, eles é que pegarão os paulistas.

Copa do Brasil Sub-20

Mais uma quarta-de-final definida: Vasco, que ganhou do Corinthians após empate na ida, versus Atlético Mineiro, que empatou com o Internacional depois de batê-lo na ida. Também ontem, o Palmeiras ganhou por 2 x 1, mas está fora pois o Vitória se classificou pelos 4 x 0 no primeiro jogo.

Liga dos Campeões da UEFA

Passada a quarta de 6 rodadas dos outros grupos, eis a situação deles:

Grupo E - Chelsea e Shakhtar Donetsk 7, Juventus 6 e Nordsjaelland 1 (foi fundamental para os Blues ganharem dos ucranianos no último minuto pois, se assim não fosse, eles não dividiriam a liderança e sim ficariam em terceiro).

Grupo F - Valencia e Bayern de Munique 9, BATE Borisov 6 e Lille 0 (os franceses foram eliminados ao tomarem uma poderosa sova dos alemães de 6 nocautes, três só do Pizarro).

Grupo G - Barcelona 9, Celtic 7, Benfica 4 e Spartak Moscou 1 (os escoceses surpreenderam e venceram os espanhóis, que ainda diminuíram na troca do sinal amarelo para vermelho com Messi).

Grupo H - Manchester United 12, Cluj e Galatasaray 4, e Braga 3 (os ingleses estão na próxima fase após uma vitória maluca diante dos portugueses em partida que ficou 10 minutos parada por falta de luz e com uma virada de 1 x 0 para 1 x 3 iniciada apenas depois dos 35 minutos do segundo tempo).

Supercopa da Argentina

Deu Arsenal com 4 x 3 nos pênaltis sobre o Boca Juniors, em jogo único em campo neutro que acabou "oxado".

Curtinhas

*Dia duplamente importante para o Internacional: julgamento no STJD do pedido de anulação da vitória sobre o Palmeiras devido à suposta (para mim provável) interferência externa na anulação do escandaloso gol de mão do Barcos e primeiro turno da eleição presidencial no Conselho Deliberativo, que Giovanni Luigi espera ganhar já nesta noite pois a crença geral é que, se rolar segundo turno com os associados, a situação bailará.

*Desculpas daqui e dali à parte, a verdade é uma só: a redução de 11 mil para 4 mil ingressos destinados à torcida do Fluminense para domingo, em Presidente Prudente, é medo que bateu na direção do Palmeiras. Sentiram que a incomodação seria ainda maior do que já é temida hoje e procuraram salvar suas peles.

*Quatro jogos de suspensão para Marcelo Moreno pela expulsão diante do Fluminense. Vai cumprir apenas a metade (a automática já descontou um jogo). Certamente o Grêmio conseguirá uma redução de pena no Pleno.

*A vitória sobre o ABC, em Natal, foi a terceira seguida do Avaí. Isso não acontecia desde agosto, quando foram quatro os triunfos consecutivos. Pena, para o Leão da Ilha, essa sequência numa hora que já não adianta mais.

*Olho vivo nesta quinta-feira. A FIFA soltará a tabela definitiva da Copa das Confederações de 2013.

*Contundidos, Adriano e Hulk estão fora de Brasil x Colômbia, quarta-feira da semana que vem, em Nova Jersey. A saber se substitutos serão convocados ou se Mano Menezes preferirá ficar com quem já estava na lista - o que a deixaria apenas com Fábio Santos na lateral esquerda, pois Marcelo não foi chamado por também estar dodói.

*Esta quinta-feira marca os 90 anos do nascimento de Ademir de Menezes, vice-campeão mundial de 1950 pela Seleção Brasileira, com a qual foi campeão sul-americano de 1949 e pan-americano de 1952. É dele o primeiro gol da Seleção no Maracanã, nos 4 x 0 contra o México, na estreia daquela Copa, na qual marcou 9 gols. Em clubes, ele foi tricampeão pernambucano pelo Sport (1939 a 1941) e cinco vezes campeão carioca, uma pelo Fluminense (1946) e quatro pelo Vasco (1945, 1950, 1952 e 1956), no qual foi campeão sul-americano de 1948.

*Tetracampeão do Mundial de Motovelocidade na categoria 250 cc, entre 1994 e 1997, além de campeão mundial de superbike neste ano, o italiano Max Biaggi anunciou sua aposentadoria aos 41 anos.

*Do jeito que 2012 está para o Sollys/Nestlé, nem passando o trator por cima delas atrapalhará o sucesso total. Título sul-americano, título mundial e, agora, título paulista de vôlei - e isso que Sheilla nem jogou contra o Vôlei Amil pois está machucada. Os 3 sets a 0 (25/18, 25/21 e 25/20) contra o Vôlei Amil de Campinas, além de encerrarem a decisão pelo caneco, aumentaram para 39 as partidas sem derrota do time de Osasco, que perdeu pela última vez em 28 de janeiro, ainda pela Superliga 2011/2012, para a Unilever.

*Pense numa pouca vergonha e chegarás nesta notícia do site ahe!: a Federação Internacional de Handebol anunciou a suspensão total do Brasil das competições internacionais - tanto seleções quanto árbitros e oficiais - pois a Confederação Brasileira de Handebol não pagou até dia 31 do mês passado uma dívida de R$ 4 milhões e 340 mil com a entidade por organizar no ano passado o Mundial Feminino. A punição tira nossas seleções tanto do Mundial Masculino de 2013 quanto até mesmo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Bah!!!

*Atualização das 10:25: informou no Twitter o jornalista Guilherme Costa, do blog Brasil no Rio, que a assessoria de imprensa da CBH avisou que o prazo para pagamento da dívida foi prorrogado até este mês e ela será quitada, garantindo a presença brasileira tanto no Mundial Masculino quanto na Olimpíada. Menos mal, mas mesmo assim era desnecessário passar por essa situação de ser exposto como suspenso por não pagar uma dívida.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de mais uma má nova dentre tantas más novas no jornalismo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Comunique-se que tem mais periódico fechando. Circula hoje pela última vez o Marca Brasil, do Grupo Ejesa, o mesmo que edita O Dia, Meia Hora e Brasil Econômico - que também deixará de ser publicado, mas via Diário de S.Paulo, pois segue circulando normalmente (uma manchete errada do Comunique-se me induziu ao erro). Mais uma perda que se junta à do Jornal da Tarde (do Grupo Estado) na semana passada - e, enquanto eu fechava as colunas de hoje, li no Portal Imprensa que o Portal Terra também entrará nisso de contenção de gastos e poderá demitir até 200 dos seus 700 funcionários no Brasil. Tá dando medo, muito medo, na boa.

*Leio no Flávio Ricco que, conforme informantes, o facão passado na Record News foi uma de outras medidas que a direção da Record tomará para enxugar seu orçamento pois o rombo está na casa dos 200 milhões de "dilmas", o que a emissora não confirma. A coisa está tão séria que consta que nem a grana paga pela Igreja Universal para os horários da madrugada está adiantando. Aponta o "guru" que, sempre econômica ao abrir poucos espaços para intervalos comerciais por apostar em programas por mais tempo no ar (dentro daquela neurose de que o telespectador sairá para outro canal na hora do intervalo), a Record terá que mudar a postura.

*Leio no Ricardo Feltrin e na Keila Jimenez que o corte inicial em 40 pessoas da Record News ainda crescerá pois gente do jornalismo da TV Record e de programas como "Hoje em Dia", "Tudo é Possível" e "Programa do Gugu", que a surpresa na News foi tanta que já tinha apresentadoras escaladas para cobrir licença-maternidade de outras colegas, além de uma corrente de bispos da Universal defender mais espaços da igreja tanto na Rede Record quanto na totalidade da Record News - que, em linhas gerais, se converteria em IURD TV. E aí?

*Leio no Ricardo Feltrin que, conforme um especialista na área de TV ouvido por ele, a RedeTV! não deveria continuar atrasando salários dos funcionários pois, apenas com vendas de horários para igrejas, fatura de 10 a 15 milhões de "pacotes" mensais, perfeitamente suficiente para manter tudo em dia. É disso que eu falo!

*A primeira fase da ontem pelo Viva retornada "Renascer" oferece algo engraçado não da produção em si e sim de uma situação específica: a Globo de 20 anos atrás é a Record de hoje, já que três dos atores principais do momento inicial desta novela - que dura quatro capítulos - são Leonardo Vieira, Patrícia França e, notadamente, Leonardo Brício, que voltou recentemente a ser visto no repeteco de "Rei Davi", do qual é protagonista.

*Além disso, outra de "Renascer" que me toquei ao rever o primeiro capítulo nesta madrugada: é nesta produção que apareceu com forte presença a conterrânea Leila Lopes, que fazia a professorinha Lu e que, em recente gafe de Claudete Troiano na TV Gazeta de São Paulo, foi dada como "sumida" quando já morreu há algum tempo.

*Se por um lado acho legais estes dias da Bandeirantes com filmes, seriados e desenhos nas madrugadas após a saída da Igreja Mundial, por outro lado é brabo ver o cardápio fraco por ela oferecido em comparação às séries do SBT e mesmo às tapa-buraco da Globo. "Trabalho Sujo", "Popcorn TV", "Loucos ou Loucuras", "Aventuras de Jeff Corwin"... Bah!!! Bons tempos da Band com "Um Amor de Família", "Louco Por Você", "Alf, o ETeimoso", enfim... Nessa brincadeira toda, eu topava até "Punky, a Levada da Breca" com aquela péssima redublagem.

*Leio no Daniel Castro que a Disney pretende fazer uma "Hannah Montana" brasileira. Putz, era só o que me faltava: uma Miley Cyrus tupiniquim. Ainda bem que li isso às 5 da madrugada, com bastante tempo para um dia tão tenebrosamente iniciado assim, dar uma melhorada suficiente para acabar mais razoável (eh, eh, eh).

*Completa 45 anos hoje uma das loiras mais irresistivelmente sexy da televisão americana nos últimos 20 anos: Courtney Thorne Smith, que despontou entre 1992 e 1997 como a Allison de "Melrose", além de participar entre 1997 e 2002 como a Georgia de "Ally McBeal: Minha Vida de Solteira" e entre 2001 e 2009 como a Cheryl de "O Jim é Assim", em divertida dupla com James Belushi. Não bastasse Courtney ser uma loiraça de parar o trânsito, ficou ainda mais tentadora nas dublagens brasileiras ao ganhar a voz sensualíssima da Guilene Conte.

*A saideira é de saudade pois, nesta quinta-feira, completa 5 anos a morte de uma grande dubladora, nascida em Belo Horizonte e de carreira estabelecida nos estúdios paulistas: Helena Samara, que fez a Endora a partir da terceira temporada de "A Feiticeira", a Amanda Bellows de "Jeannie é um Gênio", a Tenente Uhura na dublagem original (e não mais veiculada) de "Jornada nas Estrelas", a Maureen Robinson de "Perdidos no Espaço", a Vovó Yetta de "Nanny", a Wilma de "Os Flintstones" e, mais do que qualquer outro trabalho, notadamente e sobretudo a Bruxa do 71... digo, a Dona Clotilde e tudo de Angelines Fernandez em "Chaves", "Chapolin" e "Chespirito", além da Bruxa no desenho do "Chaves", do qual só saiu por infelizmente falecer aos 74 anos. Saudades!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Anna Chlumsky

Anna Chlumsky, atriz. Creio que muitos lembrarão, ao menos de ouvir falar, de "Meu Primeiro Amor", um filme romântico estrelado por Macaulay Culkin em 1991. Pois o par dele tinha 11 anos à ocasião e aí está, já mulher com "MU" maiúsculo, que em breve quem tem TV paga poderá acompanhar em um dos episódios da anteontem para nós começada nova temporada de "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais" (no Universal). Bonita demais ela, não?

Convivas

"Se São Paulo ou Grêmio for campeão da Sul-Americana, quem jogará Copa do Brasil ou Sul-Americana no segundo semestre de 2013? Acredito que, neste caso, prevalecerá a Sul-Americana." (Adilson Roberto Vilas Boas)
A averiguar.

"O São Paulo fez uma grande partida e aproveitou-se da fragilidade defensiva de La U. Volantes mais bem postados deram mais proteção à defesa e melhoraram o rendimento do time. *** A tabela que falta ao Criciúma é complicada e o time parece meio perdido. O Goiás é favorito ao título e o São Caetano leva pequena vantagem pela quarta vaga. *** Pelo atual estágio do Celso Roth, ele pegará apenas uma Stock Car, no máximo a Fórmula Truck (risos). *** Queda até compreensível do Márcio Goiano, talvez o Figueirense já esteja planejando 2013. *** A saída do Marcelo Oliveira e a dispensa anterior do Cristóvão Borges mostram que o Vasco vai de mal a pior. *** Os Estaduais deveriam ser diminuídos para fortalecer o Brasileirão, dando mais espaço entre os torneios. A distribuição de vagas para a Copa do Brasil ainda não é a ideal, mas o ranking foi melhorado agora. *** O Borussia Dortmund poderia ter acreditado mais na chance de vencer o Real Madrid mesmo fora de casa, pois tinha mais organização em campo. *** Espaço exagerado para as eleições dos EUA. Tudo bem, é uma potência mundial, mas algumas TVs - Globo News, por exemplo - falaram mais disso do que acontece no Brasil. Mesmo assim, SBT, Record e Band não abrirem espaço ao vivo para divulgar ao vivo o resultado final ao vivo apenas mostra uma das razões para a Globo continuar líder folgada. *** Sei que as pesquisas pós-votação no Brasil são liberadas por lei, mas é bizarro e um contra-senso TVs e rádios usarem o nome 'Boca de Urna', já que, pela lei também, essa ação antes da votação é proibida. *** A Record News é muito tendenciosa e reciclada na maior parte. Evidentemente que 'mais jornalismo' é menos ruim do que o jogado no ar, mas temos de ver a qualidade desse jornalismo. Além disso, como vão manter o 'ótimo' programa da IURD no fim de noite, dá a impressão que nem ligam mais em disfarçar a influência dos bispos. *** Essa história de versões brasileiras de seriados estadunidenses que a Fox quer fazer não cheira bem. Lembra daquelas adaptações na Band para 'Quem é o Chefe?' e 'Um Amor de Família'? *** Bruna Essig é bonita, mas não lembra Regina Volpato. *** Ilaria D'Amico tem uma beleza mais clássica, estilo Monica Belucci, mas Simona Rolandi não fica atrás e também é lindíssima." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Concordo com o Leonardo Dantas quanto à dupla da transmissão do Acesso RJ. Além disso, Alex Escobar deve conhecer e gostar de Carnaval, que é o mais importante, pois inclusive concorreu na União da Ilha. O ruim é o inchaço com a divisão em duas noites e 19 escolas disputando apenas uma vaga para o Grupo Especial. Minha restrição a Cléber Machado, Luís Roberto, Glenda Kozlowski, Glória Maria, Maria Beltrão e outros que já narraram o Grupo Especial é que eles não gostam de Carnaval. Fazem por obrigação profissional e, por consequência, acontece aquela péssima transmissão da Globo. Quem é bom e gosta de Carnaval é o excelente Paulo Stein, das saudosas transmissões da Rede Manchete." (Altemir Cezar Alves)
E que, não custa observar, agora é funcionário da Globo por trabalhar no SporTV e no Premiere FC. Logo, se um dia quiserem usá-lo enquanto experientíssimo homem da passarela do samba que é... Fica a dica.

"Tomara que o STJD faça o correto e absolva Neymar e não anule Internacional x Palmeiras. *** Acho mais fácil o Fluminense golear do que o Palmeiras vencer. *** Acho que Neymar vai fazer mais 10 gols neste Brasileiro e pelo menos quatro nas duas próximas rodadas, já que pega as piores defesas do Brasileiro. *** Acho que Messi e Neymar chegarão aos mil gols na carreira, mas Cristiano Ronaldo não pois dois anos a mais que Messi faz muita diferença." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Como o direito de dar com a cara na parede é amplo, geral e irrestrito, darei um voto de confiança ao Alex Escobar nessa sua empreitada carnavalesca, torcendo apenas para que ele esteja bem preparado para a saraivada de críticas que certamente virão. *** A confirmação da vitória de Barack Obama veio por volta das 2 da manhã, mas a primeira edição de O Globo já chegou às bancas irremediavelmente passada, pois simplesmente não trazia isso na capa. A segunda edição finalmente a trouxe, mas aí quem iria se interessar por uma notícia já velha por volta do meio-dia? *** A cobertura da Globo tinha nítido tratamento eufórico de uma 'Copa do Mundo entre Obama, o bem, e Romney, o mal'. Não é esse o papel de uma imprensa que se quer séria e responsável. *** Lamento pelos profissionais, mas quem um dia achou de pôr no ar uma emissora sem qualquer identidade merece mais salva de vaias. Diferentemente do SBT, que assume ser brega, e da Band, que segue a linha de esporte e notícia - duas emissoras que têm assinatura própria e merecem nosso respeito -, a Record sempre resultou patética nessa sua tentativa de copiar a Globo, e a Record News foi mais uma óbvia tentativa nesse sentido. Agora, quando parece que o dízimo já não dá mais tanto lucro assim, a canoa dos bispos parece fazer água. Bem feito pra eles! *** Com o desaparecimento a médio prazo dos cinemas de rua, perde-se a magia de assistir a um filme na tela grande, o que assumia ares de um programa quase secreto. Minha vez primeira na sala de projeção se deu em 2002, na Estação Botafogo, para assistir 'Madame Satã'. Entrei na sala já quando passavam aqueles anúncios de filme que precedem a atração principal e lembro que fiquei uns 10 minutos em pé, absolutamente fascinado com toda a atmosfera do lugar. Num shopping, a sensação certamente não é a mesma. *** O Flamengo bem que poderia ter passado sem essa do Adriano! Zinho, que se mostra tão preocupado com o 'Entornador' mais até do que o próprio, talvez devesse se afastar do clube para assumir as funções de babá do Adriano, um barbado velho com 30 anos nos cornos que se recusa a virar homem e assumir as responsabilidades de seus próprios atos, e que, enquanto continuar encontrando pessoas dispostas a lhe passar a mão pela cabeça, nunca se emendará. Acredito firmemente que algumas pessoas simplesmente não têm conserto! *** Só eu achei estranhíssima essa história do sequestro da irmã do Hulk?" (Clayton Moreira)

"Pra quem em 2005 dizia que estava 'rumo à liderança', não fechar as portas já será um bom negócio. Agora, é só esperar a Record encontrar mais um bode expiatório para por a culpa em sua decadência e detoná-lo no 'Domingo Espetacular'. É, Record, acho que agora nem o dinheirinho dos dízimos te salva mais." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Gosto de ler o Estado de Minas, que acho bem completo. Do Hoje em Dia, só leio a coluna do Paulo Vinícius Coelho toda segunda-feira. Mas não foi só o jornal impresso que teve que mudar com a disseminação da notícia através do avanço da Internet e sim também os jornais televisivos, que usam a Internet e as redes sociais como ferramentas para transmissão das notícias. *** Consta que a má fase do Adriano na Europa começou após a morte de seu pai. Como dizem que ele sofre de problemas psicólogos, talvez seu pai fosse a segurança, a confiança e a motivação não encontradas hoje. *** Surpreendi com minha liderança dos palpites, empatado, mas com um resultado exato. Falando nisso: se só tivemos um conviva com 10 acertos, quantos já não acertaram nenhum resultado? *** Zapendo pela TV, parei no 'Programa do Ratinho' e vi Débora Vilalba atuando em um clipe de Bruno e Marrone." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: neste ano, somente Danilo Otoni - o mesmo dos 10 acertos - e Fernando Melotti Constancio. E segundo: esse clipe já é antigão, o povo sabe da existência dele desde ainda quando ela apresentava esportes, só não lembro agora se ainda no "Globo Esporte" de SP ou já na Rede Record.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

As rádios FM estilo light tocam direto este belo som aqui: "Loving You", cantada em 1975 por Minnie Riperton, cujos 65 anos de nascimento são completados hoje. Ela morreu em 1979, aos 31 anos, de câncer.

Arremate

Após menos de um ano, René Simões não é mais comandante das categorias da base do São Paulo.

"24 Horas" volta antes ou depois de sabermos o novo destino futebolístico do René!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.