.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 3 de novembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 80
Os tempos do cinema de rua

A máxima imortal de Sargento Roger Murtaugh veio novamente ao meu pensamento nesta madrugada: "estou ficando velho demais para isso". Caiu a ficha para algo que eu não tinha percebido: que faz 25 anos que fui pela última vez a um cinema de rua. Quem de vocês frequentou ou frequentava um desses? Eles ainda existem nos dias atuais, mas são poucos, são escassos, são diminutos numericamente, enfim, são "raridade rara".

Minha última vez lembro direitinho como se fosse hoje: 1987, "Mestres do Universo", a versão carne e osso de He-Man. Assisti no cinema Capitólio, na esquina da Demétrio Ribeiro com Borges de Medeiros, no Centro daqui de Porto Alegre. O prédio do Capitólio continua ali onde sempre esteve, mas nunca mais recebeu pessoas para mostrar filmes. Não lembro de ter ido nele, mas o mesmo sentimento me vem à mente toda vez que passo pelo prédio onde tinha o cinema Avenida, na esquina da João Pessoa com Venâncio Aires, e um pouco quando passo pela Rua da Praia, que abrigava o cinema Imperial em prédio próximo ao que hoje tem o Rua da Praia Shopping.

Depois de "Mestres do Universo", não mais assisti filmes no cinema, somente pela televisão ou em vídeo-cassete. Quando assisti novamente um filme em tela grande, em 2007, foi em cinema de shopping, mais especificamente num do Shopping Total, numa promoção da Band/RS. Confortável, receptivo, mas a magia não era a mesma.

Lembrei disso tudo ao ver que este sábado marca os 55 anos do sueco Dolph Lundgren, que foi o He-Man do filme de 25 anos atrás e estrelou uma série de filmes de ação (a maioria de classe B pra baixo), mas que para muitas pessoas até hoje é lembrado pelo Ivan Drago, o boxeador soviético de "Rocky IV". Aliás, o filme que assisti no cinema de shopping foi justamente "Rocky Balboa", o sexto e último do Garanhão Italiano.

Brasileirão afunilando

Três jogos abrem neste sábado a rodada do Campeonato Brasileiro, apenas um deles tendo real sentido competitivo para um dos lados: Grêmio x Ponte Preta. Os gaúchos não perdem para os campineiros no Monumental desde 1986 (4 vitórias e 2 empates). É a última chance da Macaca triunfar no velho casarão gremista, o que ajudaria Atlético Mineiro e São Paulo. Mas mais provável mesmo é a vitória mandante.

Também hoje há dois "amistosos" preparatórios para 2013. Um deles é entre Cruzeiro e Santos, que beira a melancolia por serem dois meros cumpridores de tabela, o que deverá render momentos deveras entristecedores no Independência. O outro é o noturno entre Flamengo e Figueirense, em Volta Redonda, que é "amistoso" pois o Mengão ganhará e manterá um mínimo de 7 pontos de distância da zona de rebaixamento, na qual o Furacão do Estreito está consolidado. Ainda machucado, Felipe será substituído por Paulo Victor no gol carioca.

Amanhã, o maior dos "amistosaços" será em Brasília, quando o Atlético Goianiense terá confirmado seu retorno à Série B ao perder para o Corinthians, que apenas mata um tempinho enquanto não chega o Mundial. Outro "amistoso" é entre Náutico e Internacional, no qual o Timbu tentará a primeira vitória sobre o Colorado em seu próprio estádio pelo Nacional (5 empates e 5 derrotas). Os pernambucanos são intermediários e os gaúchos, mesmo que confirmados os 3 pontos da polêmica do gol de mão do Barcos, não irão para a Libertadores.

O bicho pegará mesmo nos outros cotejos. O Bahia é obrigado a ganhar da Portuguesa em SP para não ficar em maus lençóis e permanecer 4 pontos acima do Sport, que tem tudo para derrotar o Vasco, mesmo no RJ, devido à crise que tomou conta do time carioca nos últimos dias. Não nos esqueçamos, lógico, do Palmeiras em Araraquara contra o Botafogo. O Verdão aposta justamente no fator Barcos para se dar bem, pois ele marcou 4 vezes em três encontros. Já o Fogão volta a Araraquara pela vez primeira desde 1983, quando perdeu para a Ferroviária pela Taça de Ouro. Cariocas, que também são meros cumpridores de tabela nesta reta decisiva.

Deixei pro fim, claro, o Fluminense podendo subir mais um degrau para confirmar aquilo que se sabe desde a última quarta-feira: que é o campeão brasileiro de 2012. Mas não será bolinho a parada pois o São Paulo é o adversário, quero crer que em entupido Morumbi. Pedidaça o encontro de Luís Fabiano (15 gols) versus Fred (16). Elemento que torna este jogo importante: na edição deste ano, o Flu está invicto contra paulistas, tendo 8 vitórias e 2 empates. Por essas e outras - como não ter feito sua parte contra o Flamengo - que o confronto com o Coritiba não terá valor de título para o Atlético Mineiro e sim de confirmação da vaga direta na Libertadores.

Eis os palpites deste fim de semana: Cruzeiro 1 x 1 Santos, Grêmio 2 x 0 Ponte Preta, Flamengo 3 x 1 Figueirense, São Paulo 3 x 4 Fluminense, Palmeiras 1 x 0 Botafogo, Vasco 1 x 2 Sport, Atlético Goianiense 0 x 2 Corinthians, Coritiba 1 x 1 Atlético Mineiro, Portuguesa 2 x 1 Bahia e Náutico 0 x 1 Internacional.

Série B com tensão nível A

Assim ficou na turma do fundão depois dos resultados de ontem. O Guaratinguetá venceu de virada ao Guarani, que chegou às 11 partidas seguidas sem vitória, o que é uma pouca vergonha. Com isso, o Bugre parou nos 38 pontos e a Garça do Vale foi aos 34, contra 33 do CRB, que derrotou o Barueri com um pouco de sufoco no fim, e 32 do Bragantino, que hoje receberá o Vitória numa partida decisiva. Que hora pra se complicar, Guarani!

Além de Bragantino x Vitória, a tarde deste sábado tem outros dois programas igualmente muito atrativos. Um deles é o clássico catarinense Criciúma x Joinville, onde o Tigre tem tudo para ficar mais próximo ainda da divisão principal. O outro é candidatíssimo a "o jogo" desta temporada: São Caetano x Atlético Paranaense. 11 anos depois da final do Brasileirão, eles novamente estão frente a frente em uma parada decisivíssima. A chance do Azulão permanecerá se ganhar. Dando empate e, sobretudo, triunfo do Furacão, aí este é que deverá subir.

"Amistosos" também marcam a Bêzona, claro. No desta sexta-feira, o Avaí impôs ao Ceará sua quinta derrota seguida - e, pior, ao mesmo tempo o quinto jogo sem marcar um gol sequer. A última vez que o Vozão marcou foi em 13 de outubro, no quatrilho diante do América de Natal. Este, aliás, pegará logo mais o Boa Esporte.

Decisões na Série C

O Paysandu deu um passo importante para retornar à Série B em 2013 e ser semifinalista da Terceirona deste ano ao ganhar por 2 x 0 do Macaé, no campo neutro de Paragominas. Se fizer um gol no Moacyrzão, o Papão só será eliminado se tomar três ou mais gols de diferença (tipo 4 x 1). Este é o principal: o Paysandu, assim como a Chapecoense contra o Luverdense, venceu sem ser vazado. Isso é que mantém o Duque de Caxias vivo, mesmo tendo perdido ontem para o Icasa, que eliminado será com derrota pelo marcador mínimo.

A rodada de ida das quartas-de-final será completada esta tarde, quando Oeste e Fortaleza se enfrentarem.

Curtinhas

*O ex-goleiro Clemer continua acumulando títulos na base do Internacional. Depois da Copa FGF Sub-17 em 2011 e 2012, da Copa Santiago e da Copa Brasil Sub-17 neste ano, ontem foi conquistado o Gauchão Juvenil sem final, ganhador o Colorado foi dos dois turnos. O Juventude foi derrotado no término do segundo turno.

*Campeonato Inglês: muito aguardado, o reencontro de Van Persie com o Arsenal não passou em branco. Antes ainda dos 5 minutos de jogo, ele marcou o primeiro dos 2 x 1 do Manchester United, que se deu ao luxo de ver Rooney perdendo um pênalti e só foi vazado no último lance da partida.

*A Federação Internacional de Vôlei confirmou que o Brasil receberá a primeira edição da Copa do Mundo de Vôlei de Praia, que apontará o país vencedor da Copa Continental, realizada em todos os continentes entre 2010 e 2012. Tanto a competição deles quanto a delas terá 10 países. Ainda não definiram as cidades do certame.

*Depois dos 4 x 1 sobre o Japão, a participação do Brasil na Copa do Mundo de Futsal continuará amanhã, ao meio-dia (Brasília), contra a Líbia, que na mesma quinta-feira da estreia brasileira levou 5 x 1 de Portugal.

*Uma hora antes, terá início a prova noturna dos Emirados Árabes. Lewis Hamilton é o pole, seguido de Mark Webber e Sebastian Vettel na terceira posição. Fernando Alonso larga em sétimo, Felipe Massa é o nono e Bruno Senna é o décimo quinto. Vettel mais próximo do título da Fórmula 1 já em Abu Dhabi? (Atualização das 16:50: não necessariamente, pois o alemão foi excluído do treino oficial por ter menos combustível na caranga que o exigido pelo regulamento, o que lhe coloca na última posição no grid e sobe em uma posição quem estava atrás dele. Portanto, Alonso em sexto, Massa em oitavo e Bruno em décimo quarto.)

*Cancelada a Maratona de Nova York, que até ontem à noite estava marcada para este domingo e só teve a alteração confirmada devido à pressão da opinião pública. Demoraram bastante para confirmar o óbvio.

Datas do sábado

Uma nacional: completa 60 anos Reinaldo, do Casseta & Planeta. Ele foi criador do Planeta Diário em 1984, junto com Hubert e Cláudio Paiva, e marcou especialmente dois personagens no "Casseta e Planeta Urgente": Devagar Franco, sátira do presidente Itamar, e Ótima Bernardes, paródia da Fátima.

Outra americana: completa 10 anos a morte de Jonathan Harris, o Dr. Smith do famoso seriado sessentista "Perdidos no Espaço", que tinha 87 anos quando desencarnou. Ele veio ao Brasil algumas vezes, a principal delas em 1969, quando do auge de "Perdidos". Nela, conheceu sua voz brasileira, Borges de Barros.

Bela do Dia: Dani Vieira

Dani Vieira, musa da Viradouro e "peladona do posto", como ficou conhecida quando foi flagrada trocando de roupa em um posto de gasolina. "Flagrada"? Sei... Mas não se negue que ela é uma loirona... pra lá de imponente.

Convivas

"Renata Leite, primeira mulher a apitar um jogo de Copa do Mundo de Futsal, merece muito ter alcançado esse patamar. É dona de uma extrema competência. E pensar que já trabalhei na cobertura de jogos apitados por ela no Campeonato Amador de Futsal aqui de Valinhos. Se o Brasil não chegar na final, não duvidaria vê-la apitando a decisão." (Carlos Rodrigues)

"O site da CBF está de cara nova, mas prefiria como estava antes. Agora ele está meio confuso, não aparece todas as notícias." (Fernando Henrique França Gemignani)
Lá vou eu sofrer com mais essa bomba na web...

"Entendo perfeitamente sua crítica em dizer que os clubes não se tocam que o Campeonato Brasileiro não é decidido por um ou outro lance nas rodadas finais. Além dos 9 jogos do Atlético em que só venceu duas, não venceu o lanterna Atlético Goianiense no primeiro turno e não conseguiu vencer Bahia e Flamengo, dois times que ficaram o tempo todo na parte de baixo da tabela. Talvez daí viessem 6 pontos que diminuiriam a vantagem do Fluminense. *** Carlos Eduardo Sampaio Queiroz, só citei Juca Kfouri porque só havia lido a coluna dele antes de enviar o e-mail ao site." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

No "abre", mencionei "Rocky IV" no derradeiro parágrafo. Tirando o fato de ser uma propaganda nada disfarçada pró-EUA e anti-URSS nos tempos de Guerra Fria, é considerado por muitos fãs o melhor filme da saga depois do original de 1976. Um elemento decisivo para "Rocky IV" é a sensacional trilha sonora, que inclui temas como este aqui, dos mesmos autores da classicaça "Eye of The Tiger": com Survivor, "Burning Heart".

Arremate

Na semana em que completou 115 anos, a Juventus faz contra a Internazionale o clássico da rodada italiana.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que terá acontecido em Turim!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.