.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 31 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 77
Polêmica que ainda vai longe

Suspenso foi pelo STJD o resultado de Internacional 2 x 1 Palmeiras.

Fato: o gol do Barcos foi ilegal. Fato: não dá para apagar a suspeita de interferência externa, o que a regra não permite. Fato: Barcos merece ser punido pela ilegalidade cometida. Fato: o fato não diz tanto respeito ao Colorado pois, mesmo que confirmada sua vitória, dificilmente conseguirá alcançar uma das vagas à Libertadores por estar atrás dos concorrentes e por ser muito instável. Fato: o Verdão faz esse barulhão todo acima e sobretudo para encobrir mais uma atuação incompetente da equipe dentro das quatro linhas. Só quer um novo jogo para tentar vencê-lo pois é uma lástima ao longo de todo o campeonato.

É isso que parece que os clubes não se tocam: que o Campeonato Brasileiro não é decidido por um ou outro lance nas rodadas finais. Eles não perceberam ainda, inacreditáveis 10 edições depois, que a primeira rodada tem o mesmo valor da última. Isso quem sofreu foi o próprio Inter naquele polêmico ano de 2005. A briga contra as remarcações que favoreceram o Corinthians perdeu um pouco de força, no meu ponto de vista, quando conseguiu a proeza de, na última rodada, perder para um rebaixado Coritiba (e não importa que tenha sido no Major aquele jogo pois duelo entre um campeão em potencial e um rebaixado antecipado não pode ter vitória do rebaixado pois contraria a lógica do futebol - e sim, eu sei que o futebol não tem lógica, mas mesmo assim insisto nela).

A mesma coisa é agora com o Palmeiras. Pode até conseguir o novo jogo contra o Inter, pode até ganhar este novo jogo, mas não será uma manutenção dos 2 x 1 favoráveis aos gaúchos que mandará os paulistas para a Série B e sim a falta de bola no pé ao longo de meses a fio, reforçada neste próprio jogo do sábado passado com tantas chances perdidas. E é como falei anteontem: depois de tudo que aconteceu naquele emblemático Atlético Mineiro 3 x 2 Fluminense, agarrado ficarei para sempre na tese de que time bom supera tudo, até ocorrências do apito.

Rodada completada hoje

A rodada "eleitoral" do Brasileirão será completada por Atlético Mineiro x Flamengo. O Galo precisa ganhar para voltar a ficar a 6 pontos do Fluminense. Não acho que isso atrapalhe a conquista do Flu, que continua a mais provável neste momento, mas seguirá dando um gás a mais em termos de emoção. Agora, se o Mengão vencer ou der empate, aí sim o Tricolor será campeão. 8 a 9 pontos de distância, com 15 por jogar, não serão tirados.

Copa Sul-Americana

Vantagem mínima, mas vantagem. Assim, o Grêmio bateu o Millonarios - e sem levar gol, o que é importante. Se fizer um gol na Colômbia, dia 15, só será excluído se tomar dois ou mais gols de diferença. Gol fora é o que o São Paulo precisa fazer diante da Universidad de Chile para ficar numa boa pra partida da volta, quarta-feira da semana que vem, no Pacaembu (pois o Morumbi estará reservado para um show da Lady Gaga).

Brasileirão Série B

Quatrilho do Goiás sobre o Ipatinga e liderança retomada, agora o Esmeraldino na dependência do Criciúma contra o Joinville e do Vitória diante do Bragantino. Ontem ainda teve dois "amistosos" com os mandantes caindo diante dos visitantes, um deles o Paraná contra o ABC (com direito a Lúcio Flávio dando uma de Barcos e tendo seu gol de mão validado) e o outro o América Mineiro, que mandou Mauro Fernandes passear com a queda para o ASA.

Copa do Brasil Sub-20

Entre ontem e anteontem, metade da rodada de ida das oitavas-de-final já aconteceu, tendo Atlético Mineiro 3 x 0 Internacional, Boa Esporte 2 x 2 Bahia, Sport 1 x 2 Santos e Coritiba 0 x 1 Fluminense. A outra metade ocorre logo mais, com Barueri x Grêmio, Vitória x Palmeiras, Corinthians x Vasco e Cruzeiro x Flamengo.

O que mudou em cinco anos?

Há cinco anos ontem completados, em 30 de outubro de 2007, a FIFA anunciou que o Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014. Passado este tempo e a menos de um ano da Copa das Confederações, o que podemos dizer que mudou nas cidades que receberão tanto esta quanto a principal Copa? E não me refiro especificamente aos estádios pois Copa do Mundo não envolve apenas e tão somente isso, antes fosse pois muito mais fácil seria. Eventos assim envolvem a cidade inteira, seja na infraestrutura, seja na segurança reforçada, seja em rede de hospedagem, em turismo, enfim, é muitissíssimo maior do que exclusivamente as quatro linhas.

Continuo torcendo para tudo dar certo e as principais consequências serem melhorias que nosso país precisa há tempos e tempos, e que - parece - somente agora feitas serão para ajudar o Brasil a entregar uma imagem mais positiva para todo o mundo. Mas é inevitável, até pelo que acompanhamos dos noticiários e dos relatos de quem está mais a par (e ímpar) da situação, não manter uma desconfiança. Data boa esta para todos refletirmos.

É mais um assunto para vocês mandarem opiniões por e-mail, sobretudo quem morar nas cidades da Copa.

Curtinhas

*Diego Alves e Jefferson no gol; Daniel Alves, Adriano e Fábio Santos nas laterais; Thiago Silva, David Luiz, Leandro Castán e Réver na zaga; Arouca, Sandro, Paulinho, Oscar, Ramires, Giuliano, Thiago Neves, Kaká e Lucas no meio-campo; Neymar, Hulk e Leandro Damião no ataque. É basicamente isso mesmo, sem grandes novidades para o milésimo jogo da Seleção Brasileira, contra a Colômbia, em Nova Jersey.

*Aguero, Balotelli, Benzema, Buffon, Busquets, Casillas, Cristiano Ronaldo, Drogba, Falcao Garcia, Ibrahimovic, Iniesta, Messi, Neuer, Neymar, Ozil, Piqué, Pirlo, Rooney, Sergio Ramos, Van Persie, Xabi Alonso, Xavi e Yaya Touré. Ficou bem escolhido o pessoal que concorrerá à Bola de Ouro da FIFA ou faltou alguém?

*Faltar alguém achei que faltou na lista para melhor treinador de 2012: Tite. Antes que alguns convivas entrem em parafuso, esclareço que não estou dizendo que ele seria o vencedor, não é isso. Mas enquanto campeão da Copa Libertadores - comandante, portanto, do time que venceu o principal torneio da América do Sul -, será que ele não teria mais merecimento do que alguns dos incluídos? Vale para ele e para outros campeões da Libertadores.

*Enfim, o vencedor está entre Alex Ferguson, Cesare Prandelli, Joachim Low, Josep Guardiola, Jupp Heynckes, Jurgen Klopp, Roberto di Matteo, Roberto Mancini e Vicente del Bosque. Quem ganhará?

*Mantido o regulamento tradicional para 2013, o Campeonato Carioca aprovou duas novidades: o terceiro cartão amarelo não renderá mais suspensão e sim 500 "dilmas" pagos pelo clube do jogador punido (que, na verdade, é quem deveria pagar pelo cartão - e não apenas 500 "dilmas", mas uma porcentagem X em torno do seu salário para que ele pense duas vezes antes de fazer faltas violentas ou encher o saco do apitante a ponto de punido ser, já que tudo sempre dói mais no bolso dos caras); e não haverá mais pênaltis nos jogos eliminatórios, sendo adotados como critérios de desempate o número de vitórias, o saldo de gols e - aí mora o perigo - os cartões.

*Leio no UOL que, com quatro meses fixos no Rio de Janeiro, Seedorf recebeu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o título de Cidadão do Estado do RJ. A resolução foi sugerida por 14 deputados, um deles Wagner Montes. Cabe observar que, antes de defender o Botafogo, o holandês é casado com uma carioca e sempre passou suas férias no apartamento que tem em Ipanema. Desta vez, parece uma honraria mais apropriada.

*Após 3 vitórias, 9 derrotas e incrivelmente nenhum empate em menos de dois meses, Artur Neto deixou o comando técnico do Atlético Goianiense. Tudo errado, tudo ruim, tudo de pernas para o ar no Dragão.

*Outro que caiu fora é Paulo César Gusmão no Ceará, que sob sua direção obteve 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas entre Cearense, Copa do Brasil e Série B. Quatro derrotas consecutivas custaram tanto seu emprego quanto uma melhor sorte do Vozão. 12 pontos que fizeram diferença para tirá-lo da briga pelo acesso.

*Luciane Escouto, central que estava no Fluminense e é a conhecidíssima "A Mais Bela Gaúcha" do concurso promovido pela TV Pampa, vai jogar na Unilever. Tomara Bernardinho a faça ser uma grande e vencedora atleta.

*Agora vai? Kim Clijsters informou que enfrentará Venus Williams, dia 12 de dezembro, na Bélgica, em amistoso de despedida. Mas despedida pra valer? No duro? De outra vez ela se aposentou, mas depois regressou.

*Quem vive um 2012 legal demais no tênis é Bruno Soares, que domingo ganhou o torneio de duplas do ATP de Valencia junto com o austríaco Alexander Peya. Pra superar isso, só ganhando um Grand Slam simples.

*Seguem as trocas na Fórmula 1 para o ano que vem, a última delas a aquisição pela Sauber de Nico Hulkenberg, que sairá da Force India ao final da atual temporada.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de lastimar o fim de uma era: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Lamentavelmente, confirmou-se o que já estava no ar: o Grupo Estado vai encerrar o Jornal da Tarde, que pela última vez é publicado hoje. Segmento histórico da publicação de 46 anos de existência, o "Jornal do Carro" migrará para O Estado de S.Paulo. Um dia triste para o jornalismo brasileiro. Quem puder (e muito chateado digo que não será meu caso pois ele não é vendido aqui em Porto Alegre, ao menos até onde sei), adquira e guarde a última edição do JT, cuja capa conferem aqui. Relíquia histórica para ser guardada para sempre.

*Muita força para José Nello Marques, de luto pelo falecimento de sua mãe. Meus pêsames ao grande vozeirão da Super Rádio de São Paulo e que ela permaneça junto dele espiritualmente, torcendo pelo seu sucesso.

*Um destaque da aldeia pampeana: na nova programação lançada anteontem, o "Jornal TVCOM" foi reduzido na duração e agora vai das 23h15 às 23h30. Com isso, ele não tem mais reportagens e sim notícias resumidas em locuções da própria apresentadora Simone Lazzari, completadas por sonoras que compõem as matérias originais. Mas o importante é que ele permanece no fim da noite, desta maneira, a UHF/paga da RBS oferecendo alternativa de informação regional tanto nesta faixa quanto no horário nobre, com o ontem estreado "TVCOM 20 Horas", o que completa as várias opções locais das TVs VHF na manhã, no almoço e no início da noite.

*Ainda aqui de Porto Alegre: confirmada pela Band para a madrugada do próximo domingo para segunda-feira, após o "Canal Livre", a estreia de "Corcel 73", o programa de calouros apresentado por Everaldo Guilherme, o hilário personagem feito por Eron Dal Molin no "Na Geral", da Esportes FM e ex-Rádio Bandeirantes.

*Outra daqui, que é um triste registro: começou mais uma Feira do Livro. Não, não é este o triste registro e sim que novamente está firme e forte o estúdio da Bandeirantes, novamente está firme e forte o estúdio da RBS, novamente está firme e forte o estúdio da Pampa, enfim, novamente estão firmes e fortes os estúdios de outros veículos de comunicação... menos o da TV Record e Rádio Guaíba, que ficava em frente ao Banrisul. Quer dizer: a Record/RS conseguiu ficar de fora da Feira do Livro, e só pode ter sido por vontade própria pois todo mundo ali presente está, menos ela. Simplesmente vergonhoso, pois a Guaíba nunca deixou de marcar presença na Feira.

*Pegou mal uma ocorrência vista aqui, do "Jornal do Almoço" de ontem. A edição de Florianópolis noticiou a trágica morte da linda modelo Pâmela Baris, de apenas 27 anos, em uma cirurgia de lipoaspiração. O que chamou a atenção é que a imagem exibida no telão para ilustrar a notícia é uma que passou no "São Paulo no Ar", da Record. Curiosamente, o logo da Record e o letreiro exibido durante a matéria da emissora foram mantidos, mas o relógio com a hora certa foi apagado em efeito de Photoshop. Mesmo que a logomarca da Record fosse mantida na tela, causou estranheza a ausência de um crédito a ela pela imagem por parte da RBS.

*Informado anteontem que Fernando Vieira de Mello Filho não trabalha mais na TV Cultura, da qual pediu o boné pois agora será diretor de relações institucionais da Rede Globo. E assim permanece a carreira do Fernando, marcada por cargos diretivos nos anos 2000, além de atuações no vídeo (cinco anos à frente do "Primeiro Jornal" na TV) e em áudio (foi participante do "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes e, na década de 80, repórter paulista da Rádio Jornal do Brasil do Rio de Janeiro e da Jovem Pan, na qual o pai Fernando foi um histórico jornalista).

*Mudando completamente de assunto: leio no Maurício Stycer que, além de parecer uma reciclagem do "Manhã Maior" com a grande diferença sendo a ausência de Daniela "Medúsia Toddynho" Albuquerque (normal, se até o título foi reciclado da TV Manchete e da Rádio Globo), o primeiro "Se Liga Brasil" rendeu à RedeTV! uma média de 0,7 ponto e pico de 1,3 em São Paulo. Quer dizer: praticamente ninguém assistindo. Lamento muito pela Regina Volpato, que é muito boa e merecia algo muito melhor do que estes meses na atual casa.

*Enquanto isso, leio no Alan de Faria que o "Programa Silvio Santos" de domingo chegou a ter liderança de 13 pontos contra 12 da Globo, que exibia "Jogo Entre Ladrões" no "Domingo Maior". No mesmo período, o SBT tinha o "Jogo dos Pontinhos", melhor momento da atração do Patrão. Jogo por jogo, tinha mais homens sintonizados no de Helen Ganzarolli, Lívia Andrade e Patrícia Abravanel do que mulheres no do Antonio Banderas (risos).

*Detalhe observado pela Patrícia Kogut: Isaac Bardavid simultâneo no horário nobre. O grande dublador e também ator está no ar tanto na inédita "Salve Jorge" na Globo quanto na reprise de "Rei Davi" na Record. Para fechar o rol, só faltava algum canal aberto ou pago também exibir na faixa das 9 da noite alguma das dublagens fixas dele para desenhos ou seriados, tipo "A Super Máquina". Isaac Bardavid está com 81 anos.

*Leio no Daniel Castro que vem aí a primeira versão SD (standard definition) de um canal exclusivamente HD (high definition) da TV paga: o Globosat HD, que pretende atingir mais assinantes e veicula tanto atrações próprias - como os seriados "Spartacus" e "Downtown Abbey" - quanto versões em alta definição de programas dos vários canais Globosat, como GNT, Multishow, Globo News, SporTV, enfim. Isso exige da programadora a renegociação de direitos de algumas atrações estrangeiras que foram compradas somente nas versões HD, mas agora terão de ser compradas também nas versões SD. Interessante isso.

*Mudando completamente de assunto: se não tivesse falecido em 1995, completaria 80 anos nesta terça-feira o diretor francês Louis Malle, que fez vários filmes tanto em seu país (como "Os Amantes", com Jeanne Moreau) quanto nos Estados Unidos (como "Menina Bonita", com Brooke Shields, e "Perdas e Danos", com Juliette Binoche e Jeremy Irons). Louis era casado com a atriz Candice Bergen quando morreu.

*30 de outubro também foi data de nascimento de outro famoso cineasta francês, este ainda vivo: Claude Lelouch, que chega aos 75 anos. É dele "Um Homem, Uma Mulher", que levou o Oscar de filme estrangeiro em 1966.

*Não acompanhei nada de televisão ontem à noite, "capotado" estava eu após uma longa caminhada durante a tarde resolvendo assuntos daqui de casa, então não sei se a Record News já está exibindo ou ainda mostrará as edições do "Late Show" sem plateia. É uma de várias consequências também na televisão americana do Sandy, o furacão que virou tempestade. David Letterman segue fazendo seu programa, mas sem auditório.

*Essa é pro vivente sentar na cadeira e cuidar para não cair: ex-cantor do KLB, Bruno Scornavacca vai lutar MMA. Sério. Sua estreia será contra Diego Mercúrio (4 vitórias e 4 derrotas) no evento Fair Fight MMA, dia 16 de dezembro, em São Paulo. Bruno treina as artes marciais mistas há 8 anos. Terá ele boa sorte como lutador?

Bela do Dia: Alessandra de Castro

Alessandra de Castro, repórter do SBT em Brasília. Mais uma loira lindindinha na Capital Federal.

*A saideira: desta vez não foi falácia. Acabou a religião nas madrugadas da Bandeirantes. A Igreja Mundial não ocupa mais a faixa desde o fim do "Claquete" até o início do "Primeiro Jornal". Assim está desde a madrugada de segunda para terça-feira. O espaço agora é preenchido pelos seriados "Prison Break", "Família Soprano" e "A Escuta", por uma sessão de desenhos e, às 6 da manhã, por "Popeye". Agora não é mais Valdemiro Santiago que entrega o horário para Luciano Faccioli e sim Olívia Palito, Brutus, Dudu, Gugu e cia. Para quem depende apenas da TV aberta e é corujão, pelo menos é mais uma opção junto com Globo, SBT e Record News - mas claro que isso não em todo o Brasil e sim em apenas algumas cidades (minha Porto Alegre entre estas poucas).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Aviso aos navegantes

Publicarei amanhã os e-mails enviados ontem e anteontem. Os remetidos anteontem eu publicaria originalmente ontem, se um problema técnico solucionado apenas hoje pela manhã não tivesse atrapalhado tudo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 45 anos nesta quarta-feira Vanilla Ice. Quem é da geração noventista vai lembrar dele, que ficou famoso em 1990 com este rap aqui: "Ice Ice Baby", que usa a melodia-base de "Under Pressure", o clássico de Queen e David Bowie. O vídeo aí destacado é de quando Vanilla veio ao Brasil e esteve no "Viva a Noite", do SBT.

Arremate

4 x 0 pro Reading, 5 x 4 pro Arsenal, 5 x 5 e, por fim, 7 x 5 pro Arsenal. Que jogo lindo pela Copa da Liga Inglesa!

"24 Horas" volta antes, muito antes, de novamente termos um espetáculo extraordinário desses!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.