.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 25 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 72
Aviso aos navegantes

Este PB não teve atualizações nos dois últimos dias devido a dois espichados problemas técnicos, um por 30 horas entre a tarde da segunda e o início da noite terça-feira e outro do fim da manhã até o começo da tarde desta quarta-feira, da minha ex-provedora de Internet e telefone fixo, a Oi. Ex-provedora pois, depois que na terça a Internet voltou, mas o telefone fixo ficou mudo sem mais e nem menos (até ontem ambos "capotarem"), decidimos aqui em casa trocar pro serviço da GVT, que já me permitiu algumas melhorias de navegação.

Para não ter que dar muitas explicações antes de voltar a publicar colunas inéditas, não acessei ainda o e-mail desde o início da tarde de segunda-feira e não sei quais mensagens recebi, de quem recebi e quando recebi pois não fui ainda até a caixa de entrada e nem ao Twitter e ao Facebook (exceção, nestes dois, a breves avisos deste problema que tive). Preferi primeiro explicar aqui mesmo, pelo site. Ao longo do dia, sim, acessarei as mensagens pendentes e recuperarei o tempo perdido, embora demore um pouco. Mais uma vez peço desculpas pelo infortúnio, mas mais uma vez ele aconteceu contra a minha vontade.

E então, sobraram dois na Sul-Americana

Dois brasileiros, claro. Um é o São Paulo, que conseguiu a proeza de "oxar" com a Liga de Loja no Morumbi e só classificar graças ao 1 x 1 no Equador. Agora, os paulistas vão enfrentar Universidad de Chile ou Emelec, que resolvem hoje sua situação após 2 x 2 também no Equador. O outro é o Grêmio, que começou perdendo para o Barcelona, mas contou com um gol contra para empatar e virou na finaleira em belo gol de falta do Zé Roberto. Vem por aí pros gaúchos o Millonarios, que tinha feito 3 x 0 no Palmeiras. Não teremos, então, o "revival" da semifinal da Copa do Brasil. Além disso, o Atlético Goianiense caiu por conta do gol fora de casa, não sendo de proveito os 3 x 1 sobre a Universidad Católica, beneficiada pelos 2 x 0 marcados no Chile.

Campeonato Brasileiro

Forlán devia uma bela atuação pelo Internacional. Ela veio na Colina ao marcar os dois gols da virada vitoriosa do Internacional sobre o Vasco, que perdeu as quatro últimas na competição e tá caindo mais que o maluco da estratosfera, agora com apenas 2 pontos a mais que o próprio Colorado e 3 acima do Botafogo, que não deu ao Figueirense a chance de continuar sobrevivendo por aparelhos a exemplo de Palmeiras e Sport. Bruno Mendes virou "o" cara do alvinegro carioca, só tem gol dele nas últimas partidas. Ah, se tivesse clones dele e do Seedorf!

Sem rescaldo dos palpites hoje

Conforme expliquei lá no início da coluna, ainda não acessei meus e-mails desde segunda-feira. Então, deixo para a próxima edição o resumo ainda do último fim de semana do Brasileirão, concluído somente ontem. Da mesma maneira, estou devendo o rescaldo da Série B na terça-feira, na qual não consegui palpitar, mas que de qualquer forma acredito que tenha recebido chutes de alguns dos leitores.

O que vem por aí na Série A

A nova rodada começa esta noite e também durará uma semana inteira. Eis os 10 palpites: Fluminense 1 x 0 Coritiba, Santos 1 x 1 Náutico (na Vila Belmiro, liberada após as reformas pós-incidente da ambulância), Ponte Preta 1 x 0 Cruzeiro, Corinthians 2 x 0 Vasco, Internacional 2 x 1 Palmeiras, Bahia 1 x 2 Grêmio, Botafogo 3 x 0 Atlético Goianiense, Sport 2 x 1 São Paulo, Figueirense 0 x 1 Portuguesa e Atlético Mineiro 2 x 1 Flamengo.

O que vem por aí na Série B

A agenda do fim de semana apresenta cinco jogos amanhã, o primeiro deles às 19h30, e outros cinco no sábado, incluindo um às 13h no horário do sol por ajuste com a TV aberta (se bem que, sem ela, a bola rolaria às 14h no horário do sol e não faria tanta diferença neste caso específico): amanhã, Vitória x São Caetano, ABC x Goiás, Barueri x América de Natal, Boa Esporte x Ceará e Avaí x Paraná; e depois de amanhã, Atlético Paranaense x Guaratinguetá, Guarani x Criciúma, Joinville x América Mineiro, Ipatinga x CRB e ASA x Bragantino.

Breve panorama da Liga dos Campeões

Após metade da fase de grupos, apenas quatro times têm 100%: Porto no Grupo A, Málaga no C, Barcelona no G e Manchester United no H. Já outros dois têm 0%: Dínamo Zagreb no A e Lille no F. Há algumas curiosidades: Manchester City com apenas 1 ponto, mesmo que no "grupo da morte" (D) contra Ajax, Real Madrid e o líder Borussia Dortmund; Shakhtar Donetsk liderando com 7 pontos o mesmo Grupo E de Chelsea, que tem 4, e Juventus, com 3; e o empate triplo em 6 pontos do Grupo F entre Valencia, Bate Borisov e Bayern de Munique.

Curtinhas

*Tite renovou por mais um ano com o Corinthians. Teria como ser diferente após torná-lo campeão da América?

*Completa 35 anos nesta quinta-feira a ex-centroavante Birgit Prinz, que é a maior jogadora alemã de futebol em todos os tempos. Por seu país, foi campeã mundial em 2003 e 2007, cinco vezes campeã europeia e três vezes medalha de bronze em Jogos Olímpicos. Jogando pelo FFC Frankfurt, ganhou três Copas da UEFA, sete títulos alemães e sete Copas da Alemanha. Além disso, foi a melhor jogadora do mundo em 2003, 2004 e 2005.

*Anunciada para 2016 a Copa América Centenário, disputada nos EUA e que terá os 10 países sul-americanos, os norte-americanos e mais México e outros quatro times da Concacaf. Copa das Américas, portanto.

*Evander Holyfield resolveu rever a possibilidade de aposentadoria. Ah, mas é pra me enlouquecer!

*Banido do esporte, Lance Armstrong perdeu todos os títulos que ganhou no ciclismo, entre eles os sete na Volta da França. É um dos episódios mais tristes e vergonhosos da história do desporto mundial.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de interromper o trabalho em tempos de incertezas: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Portal Imprensa que os funcionários do Jornal da Tarde entraram em greve na terça-feira, já que há muitas especulações sobre um fim do periódico no dia 2 do mês que vem e eles estão insatisfeitos com a direção do Grupo Estado, que desmente a informação e diz ser incerto e em estudos o futuro do periódico. Ela tem prazo até hoje para se posicionar aos funcionários e ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo sobre o futuro do JT.

*Rádio de São Paulo: leio no Anderson Cheni que a Igreja Universal será a nova proprietária do prefixo até então pertencente à 89 FM, que deverá também transmitir programação religiosa a exemplo dos outros que possui (Rádio Record, Rede Aleluia e Rádio São Paulo). Mas não poderia ter uma só para jornalismo e entretenimento?

*Veem aqui (postado por tuliohd3d) o novo logotipo da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás e no Tocantins, adotado nesta semana em comemoração aos 49 anos completados ontem.

*Agora, sim, começou na segunda-feira a presença de Anelise de Oliveira na previsão do tempo do "SBT Brasil". Pena que não consegui assistir o noticiário nesta semana e nenhum vídeo dela foi publicado nem no site da emissora (que não disponibiliza o tempo, só as reportagens) e muito menos no YouTube.

*Também nesta semana, uma boa surpresa: Izabella Camargo fazendo a previsão do tempo do "Bom Dia Brasil". Primeira aparição nacional mais significativa da bonitona ex-Bandeirantes, BandNews e SBT. Eliana Marques segue de férias e Michelle Loreto voltou pro "Jornal Hoje". Acabou o turno duplo da Flávia Freire, unf... (eh, eh)

*No mesmo "Bom Dia" da segunda-feira, aconteceu esta gafe aqui (postada por Canal Três): entraria ao vivo Giovana Teles, mas a repórter estava fazendo "rrrr", testando a voz. Estava fora do ar, mas inadvertidamente entrou no ar. Faltou comunicação para a equipe do jornal, que rendeu um tropeção engraçado.

*Legal essa: Patrícia Maldonado apresentando o "Jornal da Band" desde segunda-feira. São três semanas dela neste noticiário pois li no Flávio Ricco que Ticiana Villas Boas tirou licença-casamento (vai matrimoniar com um endinheirado amanhã) até a segunda semana de novembro. Mas não é com Ricardo Boechat a dupla da Pati pois ele está com um problema de saúde, e sim com Boris Casoy.

*Agora, sim, dá pra dizer que Patrícia praticamente girou por todos os setores da TV Bandeirantes: fez variedades no "Dia Dia" com Lorena Calábria e Daniel Bork, foi apresentadora do "Band Esporte Clube" por alguns meses, chegou a substituir Renata Fan no "Jogo Aberto" uma que outra vez, apresentou o programa de entretenimento "É o Amor", há algum tempo ingressou no "Primeiro Jornal" e, agora, chegou ao "Jornal da Band". O melhor de tudo: ela desempenha bem em qualquer função. Por essas e outras que curto muito esta moça desde que era repórter e apresentadora do SporTV e, depois, do formato original do "Tudo a Ver" na Record.

*Mais Band: leio no Flávio Ricco que terei de assistir volta e meia o "Dia Dia", apesar do Daniel Bork. É que a Bandeirantes escalou Mônica Apor (que fazia o extinto "Muito +") para dividir a apresentação com ele. Ó...

*Rafinha Bastos fora do "Saturday Night Live" após o fim da primeira temporada, no mês que vem. Desde o início estava escrito que essa história dele com a RedeTV! não daria liga (com o perdão do trocadilho).

*Leio na Keila Jimenez que a Record marcou 6 pontos em São Paulo com o começo da reprise de "Rei Davi" na faixa das 21h, o dobro em relação ao final de "Rebelde" (a Globo marcou 35 com "Salve Jorge"). Eh, eh, eh, eh!!!

*A propósito disso: exageraria muito este que vos tecla ao dizer que Rodrigo Lombardi trocar Flávia Alessandra por Nanda Costa é igual a trocar a Liga dos Campeões da UEFA por um campeonato estadual ou tem nexo?

*Karen Kounrouzan, do "Caldeirão do Huck", em novembro, e Carol Narizinho e Thaís Bianca, do "Pânico na Band", em dezembro. São as últimas capas da Playboy em 2012. Sei não, mas essa revista já foi melhor. Atualmente, só alguns ensaios realmente mobilizam o cidadão, mas não quase todos, como em outros tempos.

*Mudando de assunto para algo triste: a atriz Regina Dourado está internada em Salvador com um quadro dado como irreversível por seu irmão, Oscar, em entrevista ao jornal A Tarde. Ela, que tem 59 anos, sofre de câncer de mama desde 2003 e entrou no Hospital Português, em Salvador, no último sábado. A maioria das novelas que Regina fez são da Globo, mas as mais recentes foram feitas na Record, a última delas "Caminhos do Coração", em 2007. Atualmente, pode ser vista no canal Viva em "Felicidade", de 1991.

*Completou 65 anos nesta quarta-feira o ator Kevin Kline, ganhador do Oscar de coadjuvante em 1989 por "Um Peixe Chamado Wanda". Entre comédias e dramas, ele pode ser visto em filmes como "O Reencontro", "Silverado", "Um Grito de Liberdade", "Te Amarei Até Te Matar", "Presidente Por Um Dia", "Surpresas do Coração", "Será Que Ele É?", "As Loucas Aventuras de James West" e "A Pantera Cor-de-Rosa" (a refilmagem).

*A saideira: leio na Cristina Padiglione que, a partir de 2013, todos os canais da HBO não terão mais intervalos comerciais durante os filmes por eles exibidos, ficando como exceção o Cinemax, componente dos pacotes básicos das operadoras. Assim foi por anos a fio nos canais Telecine, hoje também adeptos dos intervalos. O TCM também não veicula intervalos nos filmes de algumas faixas, como a da tarde, mas sim nos de noite.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Especial: morre Tatata Pimentel

Tô eu escutando Vasco x Internacional pela Rádio Gaúcha quando surpreso sou por uma notícia informada pelo plantonista Cléber Grabauska: a morte aos 74 anos, de infarto, de Tatata Pimentel. Nascido em Santa Maria, Tatata (apelido que Roberto Valfredo Bicca Pimentel ganhou na infância) foi e sempre será um dos grandes comunicadores da televisão do Rio Grande do Sul em todos os tempos, tanto pelo seu jeito todo solto e descontraído, de presença marcante, quanto pela enorme bagagem cultural que carregava, o que foi demonstrado também por muitos anos como professor, atividade que exerceu até 2000, quando ficou exclusivo da telinha.

Seu início na TV foi em 1972, como jurado do programa "Puxa, é a Gaúcha", apresentado por Hélio Wolfrid na TV Gaúcha (atual RBS TV), a convite de José Antônio Daudt. Dois anos depois ele foi contratado pela TV Difusora (atual Bandeirantes), na qual despontou em um quadro diário no "Porto Visão", programa de informação na hora do almoço que fez grande concorrência com o "Jornal do Almoço" na década de 70. Tatata entrou para falar de política em substituição a José Fogaça, pois já falava sobre o assunto na Rádio Difusora (atual Bandeirantes AM). Ele ficou na Band por quase 20 anos e ainda fez programas como "Domingo Alegre" e "TV Mulher", entre outros. Em meio a este período, chegou a ser assessor de Daudt na direção executiva da TVE em 1980.

Depois de trabalhar na TV Guaíba com o programa "Champanhe", ele voltou para a RBS em 1996, estreando a atração definitiva de sua carreira: o "Gente da Noite", na TVCOM, onde cobria eventos e fazia reportagens de variedades. Em 2008, o programa passou a ser chamado apenas de "Gente", saindo da grade diária do canal em dezembro de 2010. Tatata permaneceu participando do "Café TVCOM", bate-papo semanal com comunicadores da casa e outras personalidades sobre cultura e comportamento. Ele saiu da RBS no final do ano passado. Ontem, foi encontrado sem vida em sua cama por volta das 8 da noite, quando seu sobrinho Thiago Pimentel de Souza (com quem morava desde 2000) chegou em casa, no bairro Santana, estranhou a falta de movimento - como não ser pego o jornal na porta, primeira coisa que o tio fazia ao acordar -, o chamou pelo nome e não foi atendido. O enterro do comunicador acontece hoje, às 5 da tarde, no Cemitério São Miguel e Almas.

Eis dois vídeos para recordar de Tatata Pimentel: este aqui (postado por pamelafspoa) é de 2009 e traz uma matéria dele para o "Gente" feita no Camelódromo, no Centro daqui de Porto Alegre; e este aqui (postado por fabiosidrack) traz a despedida dele do vídeo, em seu último "Café TVCOM", que também representou uma semi-despedida da amiga e colega de décadas Tânia Carvalho - que também saiu do vídeo -, ambos ao lado de Thedy Corrêa, Cláudia Laitano, José Antônio Pinheiro Machado, David Coimbra e Túlio Milman. Um resumo com outros momentos dele na UHF/paga da RBS foi exibido hoje no "Bom Dia Rio Grande" e pode ser visto aqui.

Bela do Dia: Clarice Zeitel

Clarice Zeitel, auxiliar da 5ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude no Ministério Público do RJ e ex-dançarina do "Caldeirão do Huck". As voltas que a vida dá... Que ela seja feliz na nova atividade.

Sem convivas hoje

Motivo explicado lá no início da coluna.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia I

Completa 10 anos hoje a morte do ator irlandês Richard Harris, famoso por filmes como "Um Homem Chamado Cavalo", "A Bíblia", "Camelot", "Terra da Discórdia" e "Os Imperdoáveis", mas para a geração mais recente recordado pelo Professor Dumbledore nos dois primeiros filmes de Harry Potter. Mas além disso, ele também foi cantor de um sucesso só. E que sucesso: de 1968, eis aqui sua interpretação de "MacArthur Park".

Clipe do Dia II

O compositor, produtor musical e cantor Roberto Menescal completa hoje 75 anos. Um dos fundadores da Bossa Nova, é autor de canções especiais da MPB. O tópico traz três momentos com ele se apresentando: este aqui traz "Eu Gosto Mais do Rio", com Nara Leão; neste aqui, Menescal canta "Só Danço Samba" com Danilo Caymmi e Paulo Jobim; e termino aqui com a clássica "O Barquinho", cantada por ele e Wanda Sá.

Antes do Arremate...

...digo que, como ontem não pude fazê-lo, deixei para a próxima domingueira um especial dos 80 anos de Ziraldo, completados nesta quarta-feira. Atrasada, mas merecida homenagem. E vamos encerrar, por gentileza.

Arremate

Deu no site: "Larissa Riquelme afirma que não posa mais nua". Ela nem tem mais o que mostrar mesmo...

"24 Horas" volta antes que mais alguma peladona constante resolva não mais expor o corpanzil!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.