.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 17 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 66
O penúltimo degrau para o título?

É o que o Fluminense pode subir esta noite, se ganhar do Grêmio no (pelo amor de Deus, que assim seja) entupido Engenhão e contar com derrota do Atlético Mineiro para o Santos na Caldeira do Urbano, o que deixaria o Tricolor com 12 pontos de distância, depois faltando 21 por jogar. Enfim, depois da última rodada ficou tão na cara que o Flu será campeão que a essas alturas o que mais importa é esperar a confirmação matemática disso.

Da mesma maneira, o Palmeiras pode descer hoje mais um degrau de volta à Série B. Se perder para o Bahia e der empate ou vitória do Flamengo contra a Portuguesa, terá 11 pontos de distância para o último a escapar. Bom, o cenário no Verdão é tão calamitoso que o coletivo desta terça-feira teve que recorrer ao assessor de imprensa Marcelo Cazavia para dois times serem completados pois alguns jogadores foram liberados para retornar a SP.

A noitada ainda traz o Coritiba buscando seu quinto triunfo seguido diante de um Náutico que perdeu 12 jogos fora do Recife, o Internacional sem os afastados D'Alessandro, Kléber e Dátolo contra um Figueirense que também tá pela hora da morte e, por fim, um Cruzeiro x Corinthians que não diz muita coisa comparado a outros tempos.

Eis os 10 palpites deste meio de semana: Fluminense 3 x 2 Grêmio, Bahia 2 x 1 Palmeiras, Internacional 1 x 0 Figueirense, Coritiba 4 x 1 Náutico, Portuguesa 2 x 1 Flamengo, Cruzeiro 1 x 1 Corinthians, Santos 2 x 2 Atlético Mineiro, São Paulo 3 x 0 Atlético Goianiense, Botafogo 1 x 2 Vasco e Sport 0 x 0 Ponte Preta.

Acessos encaminhados

Passadas 30 de 38 rodadas, já dá para cravar três dos quatro acessos da Série B de 2012 para a Série A de 2013. Uma rodada com três golaços determinou também que dois times brigarão pela última vaga na elite.

O primeiro golaço foi de Lucca, abrindo a dobra do líder Criciúma diante do ABC, mirando de fora da área e acertando o ângulo esquerdo para começar a 14ª vitória em 15 partidas no Heriberto Hulse. Com 64 pontos, o Tigre tem um a mais que o Vitória, que também dobrou ante o ASA em seus domínios, e três acima do Goiás, que teve Harlei comemorando 800 jogos pelo clube e atropelou por 1, 2, 3, 4, 5 a nada a um capenga Guarani.

Os outros dois golaços saíram na briga pela quarta posição. O de Marcone, chutando de fora da área no ângulo direito, completou a dobra do São Caetano contra o zerado Ceará, que o deixou com 56 pontos. Imediatamente atrás está o Atlético Paranaense, que foi aos 55 e pelo qual João Paulo também fez outro pelotaço no ângulo esquerdo nos 3 x 1 contra o Avaí. Do Joinville pra baixo, esqueça - ainda mais que o JEC parou em 49 pontos ao conseguir tomar 1 x 0 do lanternaço Ipatinga, com 37 corajosos pagantes de tíquetes. Meu Deus! Baaahhh!!!

Lá embaixo, com menos de 700 pagantes no Dario Rodrigues Leite, o Guaratinguetá desperdiçou uma ótima chance de continuar sobrevivendo ao perder pela quinta vez seguida tomando 2 x 1 do América Mineiro, que vinha de quatro derrotas e confirmou os 3 pontos aos 47 minutos do tempo segundo. O Bragantino até foi favorecido pelo "oxo" do CRB com o Boa Esporte, mas conseguiu a proeza de, atuando em casa e tendo dois gols de frente, conceder o empate pro Barueri nos 10 minutos finais. Isso mantém a distância de 2 pontos do CRB para o Braga.

A rodada teve ainda o América de Natal fazendo 2 x 1 no Paraná, em duelo atrasado 12 minutos devido a uma queda de energia elétrica no Nazarenão. Demorou, mas a luz não se curvou aos gritos de "caaaalada!".

Rescaldo dos palpites

Na média: 5 acertos (2 x 0 Vitória, Atlético Paranaense, São Caetano, Criciúma e empate em Maceió). E vocês?

7 acertos
Anderson Costa (1 exato: 2 x 1 América de Natal, Atlético Paranaense, Vitória, São Caetano, Goiás, Criciúma e empate em Maceió)
Carlos Rodrigues (Atlético Paranaense, Vitória, São Caetano, América de Natal, Goiás, Criciúma e empate em Maceió)

6 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (2 exatos: 2 x 0 Criciúma, 2 x 1 América Mineiro, Atlético Paranaense, Vitória, São Caetano e Goiás)
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 2 x 0 Vitória, 0 x 0 em Maceió, Atlético Paranaense, São Caetano, Goiás e Criciúma)

5 acertos
Fernando Clemente (1 exato: 2 x 0 Criciúma, Atlético Paranaense, Vitória, São Caetano e empate em Maceió)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Atlético Paranaense, Vitória, Goiás, América de Natal e Criciúma)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Atlético Paranaense, Vitória, São Caetano, Goiás e Criciúma)

4 acertos
Danilo Otoni (América de Natal, Goiás, América Mineiro e empate em Bragança Paulista)

O que vem por aí

Serão quatro jogos num dia e seis no outro. Querendo, já mandem chutes: na sexta, ASA x Ceará, Barueri x São Caetano, Ipatinga x América de Natal e Avaí x Goiás; e no sábado, Vitória x Atlético Paranaense, Paraná x Criciúma, Guarani x América Mineiro, Joinville x CRB, ABC x Bragantino e Boa Esporte x Guaratinguetá.

Copa do Brasil Sub-20

Seis jogos aconteceram nesta terça-feira, dois deles de ida. Um não terá volta pois classificou o Palmeiras após 3 x 1 no Atlético Goianiense. O outro terá volta pois acabou Portuguesa 2 x 2 Atlético Mineiro. No mais, o Santos classificou com "homicídio futebolístico" de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1 no Goiás, o Corinthians passeou com 4 x 0 no Avaí, o Vasco superou a Ponte Preta por 4 x 1 e o Fluminense excluiu o Náutico com 1 x 0.

Eliminatórias Sul-Americanas

Um bom resumo do primeiro tempo em Santiago: o Chile teve mais posse de bola e pressionou mais, mas a Argentina foi mais objetiva nas chegadas a menos que teve. Os chilenos tiveram 20 minutos muito intensos, mas Romero estava atento, que o diga uma defesaça em cabeceio de Mark Gonzalez. Aí entra a objetividade. Em 3 minutos, os argentinos encaixaram dois grandes lances e abriram a vantagem decisiva. O primeiro foi com Messi, mais do máximo, ao receber um bolão de Gago e cortar um marcador até colocar no canto canhoto. O outro foi de Higuain, lançado do meio de campo para envolver a marcação e disparar nas redes. Antes ainda do intervalo, Aguero não fez o terceiro. Baita pecado, pois ele chapelou um e passou por outro, mas parou na trave.

O segundo tempo teve poucos acontecimentos, os mais destacados depois dos 40 minutos: Barcos substituindo Aguero nos últimos minutos, quase marcando em um chute cruzado à esquerda e, apenas aos 46, o gol de Gutierrez para o Chile. Nada que impedisse a Argentina de encerrar a primeira metade da eliminatória na liderança, com 20 pontos, três a mais que o Equador, que empatou com a Venezuela fora de casa. A Colômbia soma 16.

Apesar da derrota, o Chile continua na zona de classificação nos critérios de desempate, empatado está em 12 pontos com Venezuela e Uruguai, contra 8 pontos de Bolívia e Peru, que perdeu para o Paraguai, que foi aos 7.

Por falar no Uruguai: que atuação patética contra a Bolívia. Já aos 5 minutos, Saucedo abriu os trabalhos. Em dois lances, Muslera praticou três grandes defesas. Tá que o segundo não valeu pois tinha impedimento, mas não tira o valor das intervenções do goleiro. O primeiro disparo uruguaio veio apenas aos 15, com Suárez, barrado no baile por Galarza. Aos 26, Mojica deixou a Celeste mais ainda no caixão, com o perdão do trocadilho. Já com 35 minutos, Oscar Tabarez promoveu dois câmbios de ordem técnica, mandando ao campo Lodeiro e Cavani. Sim, senhoras e senhores. Cavani, que está muito bem no Napoli, começou na reserva. Aí é pra matar o vivente.

Isso parecia dar um gás novo ao Uruguai, que teve duas tentativas já na largada da etapa final. Do que adiantou? Em quatro minutos, Saucedo guardou mais duas vezes e decretou um quatrilho humilhante da Bolívia, que se reservou o direito de tirar o pé do acelerador - o que foi uma pena, pois um novo 6 x 1 igual a aquele feito contra a Argentina, em 2009, era perfeitamente possível. Para amenizar um pouquinho a pouca vergonha sobretudo do tempo primeiro, Suárez fez o de honra em falta aos 36. De total maneira, um triunfo maiúsculo dos bolivianos.

Ah: de folga na rodada desta terça-feira, a Colômbia tocou 3 x 0 nos Camarões em amistoso.

Eliminatórias Europeias

Na partida mais esperada do dia, a Espanha saiu na frente, perdeu um pênalti, mas tomou o empate da França aos 48 minutos do segundo tempo, interrompendo uma sequência de 24 vitórias somando Eurocopa e Eliminatórias da Copa do Mundo, além de Casillas sofrer seu primeiro gol após 818 minutos (ou 9 partidas).

No jogo mais maluco talvez no futebol mundial nesta terça-feira, 11 minutos da etapa final e a Alemanha tinha 4 x 0 contra a Suécia. Aí os nórdicos marcaram dois gols. Cochilo alemão, sem problemas. Só que veio o terceiro gol aos 31 minutos e, para deixar todos estupefatos e espantados, 4 x 4 aos 47 minutos. Jesus Maria José!

Outro destaque desta rodada foi negativo do lado de Portugal, que empatou por 1 x 1 com a Irlanda do Norte, em território português. Data-FIFA péssima esta para os portugueses, com uma derrota e um empate.

Curtinhas

*Um candidato a menos na eleição do Flamengo. Marcos Braz retirou sua chapa, alegando que muitos candidatos facilitariam uma reeleição da Patrícia Amorim. Porém, consta que ele será vice de futebol da Paty. Entendo...

*Com os dois gols marcados contra o Japão, Neymar chegou a 16 gols em 25 partidas pela Seleção Brasileira.

*O Programa de Proteção de Clubes, que a FIFA instituiu no mês passado, tem no Real Madrid um beneficiado. A contusão que tirou Marcelo dos gramados por três meses fará com que a entidade máxima do futebol mundial indenize os merengues espanhóis em 1,8 milhão de euros pelo tempo em que não poderá usar o jogador. Taí!

*Completa apenas 35 anos nesta quarta-feira o jovem treinador André Villas Boas, atualmente no Tottenham e que despontou à frente do Porto, vencendo a Supertaça de Portugal em 2010 e o Campeonato Português, a Liga Europa e a Taça de Portugal em 2011. Depois do Porto, André dirigiu o Chelsea, mas nele não foi feliz.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de lamentar mais um grande veículo prestes a encerrar suas atividades: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Informações do Meio & Mensagem e do Comunique-se dão conta do Jornal da Tarde estar por circular pela última vez no dia 2 de novembro, tanto conforme mensagens trocadas via e-mail por pessoas do departamento comercial quanto pelo fato de não ser mais possível assinar o periódico. O Grupo Estado desmente isso.

*Vindo para a aldeia pampeana, algo bem legal que li no Coletiva: exibido pela TVE às segundas, quartas e sextas, às 19h, o programa "Cidadania" agora tem um quadro feito por uma jornalista com deficiência visual, a mestre em letras Mariana Baierle, através da qual a acessibilidade também entrou na pauta. Vale ver.

*Leio no Coletiva que começa no dia 28 deste mês o novo programa de Túlio Milman na TVCOM do Rio Grande do Sul: "Mãos e Mentes", que terá entrevistas para apresentar ideias e discutir o futuro do estado. A atração terá duas temporadas por ano, cada uma de cinco meses, e será exibida de domingo a sexta-feira, às 23h. É este o programa que Túlio fará após deixar no fim de agosto o "Teledomingo", da RBS TV.

*Neste período de segundo turno, a Rede Globo está com grades diferentes no começo da noite: nas regiões com segundo turno (caso de São Paulo), "Malhação" às 17h30, "Lado a Lado" às 18h, jornal local às 19h, "Guerra dos Sexos" às 19h15, "Jornal Nacional" às 20h15, Horário Político às 20h30 e "JN" às 20h50; nas regiões de eleição já resolvida (caso do Rio de Janeiro e da minha Porto Alegre), "Malhação" às 17h45, "Lado" às 18h15, local às 19h15, "Guerra" às 19h30 e "JN" às 20h30. Qual será a mágica para o noticiário de William Bonner e, nesta semana, Renata Vasconcellos ser exibido às 20h15 para alguns lugares e às 20h30 para outros?

*Isso foi explicado no perfil do Facebook de Edivaldo Dondossola, repórter da RBS TV de Florianópolis (e ex-RIC/Record, TVBV/Band e Unisul TV). Primeiro de tudo: não há blocos gravados, o "Jornal Nacional" é todo ele ao vivo. Às 20h15, ele é aberto para São Paulo e emissoras em rede. Às 20h29, é chamado o intervalo para o Horário Político. Imediatamente, Bonner e Renata se preparam para, às 20h30, começar o noticiário para Rio de Janeiro e emissoras em rede - ou seja, eles fazem a primeira parte duas vezes ao vivo. Às 20h48, é chamado um intervalo comercial, que termina às 20h50, quando então todo o Brasil é reunido e assiste o restante do "JN". Que tal?

*A propósito disso, ontem tirei a teima sobre o que passa nas demais emissoras para as regiões sem segundo turno. Fica assim a programação: na Bandeirantes, "Jornal da Band" às 19h20, "Futurama" às 20h30 e "Show da Fé" às 20h50; no SBT, "SBT Brasil" às 19h25, bloco extra do jornal às 20h15 para regiões sem segundo turno e "Carrossel" às 20h15 onde tem segundo turno e às 20h30 onde não tem; na Record, "Jornal da Record" às 20h05 para todo o Brasil, das 20h30 às 20h50 seguindo nas regiões sem segundo turno (corte gravado às 20h29 para locais com segundo turno, corte este que atestei pelo canal 7 da Sky) e "Todo Mundo Odeia o Chris" às 21h10.

*Leio no Estadão que a Record deverá cancelar o debate entre José Haddad e Fernando Serra (ou inverti tudo?), no dia 22, pois os dois candidatos não concordaram com o horário proposto de 23h15 por achá-lo muito tarde e também não acharam correto o mediador perguntar aos candidatos. Então, três debates já estão acertados: o da Bandeirantes amanhã, às 22h30 (para todo o Brasil), o do SBT no dia 24 e o da Globo no dia 26.

*Leio no NaTelinha que, enquanto o não mais existente "Muito +" dava entre 1 e 2 pontos, a Bandeirantes já atinge 3 pontos em São Paulo com "Popeye" das 15h50 às 16h50. O que eu digo? Apenas isto: ah, ah, ah!!!

*Algum desorientado deu as caras no SBT nesta terça-feira. Apenas isto explica o episódio dos barquinhos de papel do "Chaves" - a segunda versão, de 1976, com 20 minutos - ganhar o logo "ES" (episódio semelhante). O logo estampa é a versão original de 1973, com 10 minutos, mas nesta comunzérrima ficou muito estranho.

*Mudando completamente de assunto, um registro muito triste: com apenas 29 anos, de um câncer raro nos ossos diagnosticado em outubro do ano passado, morreu nesta terça-feira Thiago de Angelis, repórter do "TV Fama", da RedeTV!. Ele era conhecido por Linguarudo e fazia matérias brincalhonas com celebridades. Desde 2004, fazia nas TVs da Baixada Santista o programa "Quebrando a Rotina", que chegou a ser exibido para todo o Brasil por um curto período na TV JB (que transmitia pela CNT). Dentre muitos lamentos deixados pelas redes sociais esteve o de Neymar, que comentou ter falado com Thiago dois dias antes de sua morte e prometido marcar um gol para ele pela Seleção Brasileira, dedicando a ele os dois contra a Polônia. Muito triste mesmo!

*Outro registro póstumo de hoje é nostálgico: completa 10 anos nesta quarta-feira a morte da atriz Yara Côrtes, que participou de diversas novelas da Globo nas décadas de 70, 80 e 90. Ela fez a personagem-título de "Dona Xepa" e se despediu da televisão em "História de Amor", em 1995.

*E sabem quem comemora 65 anos hoje? Nuno Leal Maia. Além de um sem-número de filmes, ele também é muito presente na televisão. Com exceção de duas produções na Manchete, todas as outras foram feitas na Globo. Mas não é apenas isso. Lembremos do elo de Nuno Leal Maia no futebol. Torcedor do Santos, ele jogou nos juvenis do clube. Mas para muita gente, mais recordadas são suas investidas como treinador, precisamente quatro: Londrina, Matsubara, São Cristóvão e Botafogo de João Pessoa. Lembrando disso, dou risada por lembrar do "Na Geral", da Rádio Esportes FM daqui de Porto Alegre, pois todas as vezes que a Dupla Gre-Nal está sem treinador despertam uma "lista de sugestões" do programa, sempre com técnicos de segunda ou terceira linha ou com nomes pra lá de inusitados. O do Nuno é o mais presente.

*A saideira eu li na Keila Jimenez e é muito curiosa e interessante: a partir de novembro, todos os canais pagos do Grupo Fox (Fox, FX, Fox Sports, National Geographic, Bem Simples etc.) terão seus sinais duplicados. Cada canal terá um sinal para todo o Brasil e outro exclusivo para a Grande São Paulo. Causa, motivo, razão ou circunstância: conquistar anunciantes regionais paulistanos. Já pensou se a moda pega?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriela Cardoso

Gabriela Cardoso, repórter da Band do Rio de Janeiro. Eu já tinha notado essa moça bonita e muito simpática algumas vezes nos noticiários da Rede Bandeirantes, mas apenas hoje me ocorreu trazê-la ao passar uma reportagem sua no "Primeiro Jornal". É ver esta doçura de face e levantar seu astral lá nas alturas com um largo sorriso.

Convivas

"Lúcio Netto: o árbitro que não deu a falta no Guilherme contra o Cruzeiro é o mesmo que dois minutos antes não havia dado pênalti contra o Atlético. E se estão prejudicando tanto o Atlético em prol do Fluminense, o que explica no jogo mais decisivo até o momento, contra o próprio Fluminense, o Atlético ter sido claramente beneficiado? O que explica o Atlético ter sido ajudado contra São Paulo, Bahia, Sport etc.? No mais, acho absolutamente normal essa revolta do torcida do Atlético Mineiro. É muito tempo sem título de expressão e a grande maioria nunca gritou 'é campeão!' propriamente dito." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Afastar juiz depois dos erros mais comentados do fim de semana é bom no aspecto punitivo, mas não agrega nada no aspecto técnico. Os caras são punidos, ficam uma ou duas semanas fora e depois voltam quando a maioria já esqueceu do ocorrido. Nada muda de fato. Os critérios da nossa arbitragem não tem padrão nenhum e a qualidade dos 'sopradores do apito' anda baixa ultimamente, com uma renovação fraca. Em alguns momentos também penso como o Adilson Roberto Vilas Boas sobre o fim da interpretação em lance de bola no braço ou na mão, mas temos de lembrar que, muitas vezes, acontece algo completamente acidental e você não pode punir o defensor por isso. *** Espero que Felipe Massa não fique mais um ano na Ferrari apenas para esquentar lugar para outro, apesar de tudo indicar isso. O estranho, caso se confirme Sebastian Vettel em 2014, é imaginar Fernando Alonso disputando com alguém que pode lhe fazer sombra, coisa que Massa não faz. *** Até que demorou para Rubens Barrichello correr a Stock Car. Não será surpresa se ficar mais tempo por lá. *** Essa coisa de igrejas na TV está indiscriminada e sem controle. Duvido que Silas Malafaia não tenha condições de manter seus horários na Bandeirantes, que faz a bizarrice de abrir seu horário nobre ao R.R.Soares faz tempo. *** Demorou para o 'Muito +' acabar. Não precisaria nem ter existido, ainda que Rita Batista tenha futuro em um programa menos ruim do que aquilo. Dica para 'Bela do Dia' também. *** Também sugiro a Tia Aléssia como 'Bela do Dia'. Agora fiquei curioso em vê-la. *** Por que pensa em não fazer as votações de fim de ano? Da minha parte, espero que as faça." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: eh, eh, eh... Só eu dando uma pesquisada nos meus alfarrábios para encontrar fotos da minha professora. E segundo: não sei... Sei lá, tem me ocorrido isso, simplesmente.

"A Record é muito comédia mesmo. Aproveitar o espaço deixado por aquela pseudonovela 'Rebelde' exibindo 'Todo Mundo Odeia o Chris' na última semana da novela da Globo é algo completamente tosco. *** A Band fez muito bem em acabar com a cópia diurna do 'TV Fama'." (Charles Tavares)

"Messi liquidou o Chile e impediu que o Uruguai virasse o ano fora do G-5 das Eliminatórias. Mas parece que a Celeste pede pra levar ferro! Já imaginou ela fora da Copa? Seria esquisito uma Copa sem Uruguai, Chile e Paraguai, mas com Colômbia, Equador e Venezuela. Maior cara de Série B! *** O empate garantia EUA x Guatemala. Quem aventou a hipótese de jogo de compadres se esqueceu que de um dos lados estava a nação mais poderosa do mundo, que - Vietnãs à parte - não entra pra perder nem em jogo de chapinha. *** Feriado nacional na sexta-feira e um monte de peladinhas sem-vergonha pelas Eliminatórias na TV. Dia útil nesta terça, tive que sair pra ganhar o pão e não pude assistir ao vivo a um monte de jogos bacanas, sobretudo Alemanha x Suécia. O mundo é injusto! Pelo menos sobrou Polônia x Inglaterra para hoje. *** Pergunto a sério: haverá Série B na sexta-feira à noite, concorrendo com o último capítulo de 'Avenida Brasil'? Até a presidente Dilma vai adiar um comício na Bahia para o dia seguinte, e a CBF vai insistir com joguinhos literalmente 'de segunda'? Depois reclamam que os estádios andam vazios. *** Nada contra Bruna Marquezine, que disse a que veio em 'Aquele Beijo', mas o visual ostentado na foto da 'Bela do Dia' me é um corta-tesão. Pode ser o resquício de uma mentalidade até certo ponto retrógrada, falo sempre que sou antigo, mas não se pode ficar imune a certos preconceitos e o recato feminino tem o dom de me fazer subir pelas paredes. *** No fim de semana, ocorreu um crime bárbaro na Baixada Fluminense, no qual um bebê morreu estuprado pelo padrasto. Os metidos a valentes que batem pontos em programas policiais - e mesmo alguns radialistas, como Clóvis Monteiro na manhã desta terça - têm numa hora dessas uma grande chance de dar um show de bravatarias no ar, que são demagogia e promoção da barbárie. Na contramão disso, Ana Paula Araújo mencionou o fato numa pequena nota sem imagens no 'RJTV' e senti que ela, que tem uma filha pequena, ficou a um passo de chorar ao vivo, com sua voz meio embargada ao dar a notícia. Por essas e outras é que, quando quero me informar sobre as coisas do Rio, ignoro solenemente Wagner Montes e suas bravatas demagogísticas e dou preferência à Ana Paula, que numa hora dessas identifica-se com seu público ao demonstrar uma emoção absolutamente genuína." (Clayton Moreira)

"Ipatinga x Joinville com 37 pagantes. Temos um novo recorde negativo em 2012?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Daqueles difíceis de um jogo mesmo de Série C ou até a D superar.

"Tudo bem que Diumar Bueno perdeu o freio do caminhão, mas um autódromo em que o veículo arrebenta o guard-rail e cai de uma altura de cerca de 20 metros em uma avenida, como o de Guaporé, não pode ter corrida nem de carrinho de controle remoto, quanto mais de Fórmula Truck. *** Só completos idiotas caem nessa conversa do Silas Malafaia. Todo ano é a mesma coisa nessa época, seja com qual religioso for. Isso é só para tentar tocar o coração dos seus seguidores para que doem ainda mais dinheiro para suas igrejas e fiquem ainda mais milionários. Ano passado, na mesma Band, Malafaia estava lançando uma campanha de arrecadação com os mesmos choramingos. Por que nenhum deles faz uma campanha para arrecadar dinheiro para alguma instituição de caridade, para arrecadar cestas básicas para uma comunidade pobre ou brinquedos para crianças espalhadas em vários orfanatos Brasil afora? E quando o governo vai proibir emissoras de venderem espaços em suas grades para igrejas e esses malditos infomerciais? Se tais emissoras não conseguem se manter só com o dinheiro dos anunciantes, que fechem as portas pois canal de TV é concessão pública, serve para levar informação e entretenimento às pessoas e não para deixar dono de TV milionário. Ah, tenha santa paciência!" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Pra quem acha o Japão fraco, lembre-se que este mesmo Japão venceu França e Argentina. Time de mediano pra bom. *** José Mourinho vai enlouquecer com tantas lesões na Data-FIFA, mas elas podem abrir o espaço que tanto Galvão Bueno pede para Kaká, nem que seja de lateral-esquerdo, he, he, he... *** Silas Malafaia perder o horário por falta de doadores é mais do que óbvio. O 'Fala Malafaia' não é de temática gospel e isso afasta alguns evangélicos. Atrair pessoas não evangélicas para um 'programa secular' seria fácil, isso se Malafaia não fosse uma pessoa sem freio na boca e que atrai antipatia de variados segmentos da sociedade, inclusive entre os próprios evangélicos. *** Segunda-feira assisti quase todo o 'Globo Esporte' e só depois me lembrei da propaganda eleitoral que passa, no meu caso, no SBT. Esse negócio de canal sem propaganda aqui no Rio de Janeiro é estranho!" (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 40 anos nesta quarta-feira o rapper e produtor musical haitiano Wyclef Jean, que fez com Shakira um dueto em "Hips Don't Lie". Mas destaco aqui seu dueto com Daniela Mercury em 2009: "This Life Is Beautiful".

Arremate

Evander Holyfield, 50 anos, disse à Sports Illustrated que vai se aposentar. Demorou essa hora extra dele.

"24 Horas" volta antes que outro lutador invente de prorrogar desnecessariamente sua retirada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.