.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 16 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 65
Uma terça-feira capital (e interior também)

Chegamos a um momento capital na Série B com a rodada cheia desta noite - isto é: desta noite, mas iniciada à tarde com uma peleja fundamental. Se o Atlético Paranaense ganhar do Avaí, entrará no G4 e colocará pressão no São Caetano, que receberá o ainda sonhador Ceará. Aliás, bastará um empate para o Furacão pois empataria em pontos com os paulistas e o superaria nas vitórias. Só que tem uma coisa: lembremos que o Leão também é muito interessado no triunfo pois, se obtido, ficaria a 4 pontos do Azulão e, portanto, seria Vozão desde sempre. Em meio a tudo isso, não nos esqueçamos do Joinville, que visita o lanternaço Ipatinga. Agora vai, JEC?

Enquanto isso, visualiza que cenário deliciosíssimo poderemos ter: três líderes! "Bastaria" o Criciúma perder para o ABC, o Vitória empatar com o ASA e o Goiás vencer o Guarani. Isso deixaria Tigre, Leão e Esmeraldino todos com 61 pontos. Mas quer saber? Vai continuar é tudo como está pois os três são mandantes e vão vencer.

Lá embaixo, olho vivo no Bragantino, que provavelmente vai cravar 3 pontos em cima do Barueri e subir aos 30 pontos. A bronca ficará para o CRB, que soma 29 e terá que ganhar do Boa Esporte para seguir fora do fundão (pois, se der empate em pontos e vitórias entre paulistas e alagoanos, o saldo do Braga já é um pouco melhor). Além disso, o Guaratinguetá quer sobreviver mais um pouco e torce por quedas dos inimigos diretos, contanto que feita sua parte diante do América Mineiro em porfia que marca seu retorno ao Dario Rodrigues Leite.

Eis os 10 palpites desta rodada (o primeiro jogo já é às 3 da tarde): Atlético Paranaense 2 x 1 Avaí, Vitória 2 x 0 ASA, São Caetano 1 x 0 Ceará, América de Natal 0 x 1 Paraná, Goiás 3 x 0 Guarani, Bragantino 2 x 0 Barueri, Criciúma 1 x 0 ABC, Ipatinga 1 x 1 Joinville, CRB 1 x 1 Boa Esporte e Guaratinguetá 2 x 0 América Mineiro.

Destaque da Série C

A rodada do fim de semana pelo Grupo A terminou ontem com Guarany de Sobral 2 x 0 Treze. O Guarasol segue em último, com 13 pontos, mas agora a apenas 3 pontos do Galo da Borborema, último livre do descenso.

E a Seleção Brasileira?

Fez uma boa partida contra o Japão e construiu um sólido marcador de 4 x 0. Não virou a seleção mais maravilhosa do mundo da noite para o dia, mas especificamente nesta manhã cumpriu muito bem o seu papel. Paulinho deu uma trivela bonitaça no primeiro gol, Neymar faturou mais duas vezes (uma delas em pênalti inexistente) e Kaká completou a parada, as duas primeiras proezas no tempo primeiro e as outras duas no tempo segundo. Passada esta Data-FIFA dupla na Europa, o Brasil enfrentará a Colômbia no dia 14 do mês que vem, em Nova Jersey.

Curtinhas

*A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF afastou por tempo indeterminado os apitantes Nielson Nogueira Dias (de Fluminense x Ponte Preta) e Flávio Guerra (de Atlético Mineiro x Sport), além do bandeirinha Bruno Boschilia (de Flamengo x Cruzeiro). Nada mais natural, embora não repare os prejuízos causados nos jogos.

*Efeitos suspensivos concedidos e, próximo domingo, tanto o Flamengo pegará o São Paulo no Engenhão (e não mais em Volta Redonda) quanto o Atlético Goianiense duelará contra o Sport no Serra Dourada (e não mais em Taguatinga). Decisão que vale mesmo é só a do Pleno, não adianta. Se for antes dele, desconfie. Sempre.

*Dizer o quê desse incidente violento no Ba-Vi sub-13, no Barradão? Nada. Apenas tudo a lamentar e a pensar até que ponto está chegando a demência humana. Futebol de pré-adolescentes, puxa vida! Não dá, não dá.

*Com mais de 30 fraturas causadas naquele acidente incrível no treino oficial de sábado para a etapa de Guaporé, pela Fórmula Truck, o piloto Diumar Bueno segue internado e deverá voltar a andar daqui a 6 meses.

*Galvão Bueno noticiou no final de Brasil x Japão, informado pelo próprio via torpedo (ah, as amizades dos locutores esportivos, êlaiá, eh, eh...): Felipe Massa assinou a renovação de contrato com a Ferrari para 2013. Confirmou-se, então, o noticiado na semana passada pelo Lito Cavalcanti no SporTV. A expectativa que fica, confirmado este acerto, é que Massa trate de ser o ano inteiro esse das duas últimas corridas. Melhor será para todo mundo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de ter o título eleitoral em mãos: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Não, não me refiro às "Votações de Fim de Ano" deste PB (que nem sei se farei neste ano, mas isto não vem ao caso). Falo de uma eleição verdadeiramente relevante: a do Prêmio Press, pela 13ª vez promovido pela Editora Press & Advertising para distinguir os melhores do jornalismo do Rio Grande do Sul no ano. Os votos tanto dos profissionais quanto dos ouvintes e dos telespectadores já estão liberados por aqui e, até o momento, duas parciais foram divulgadas. A votação vai até 11 de novembro e o prêmio será entregue em 3 de dezembro.

*Leio no Coletiva que Rosane Marchetti - a mesma que é repórter especial da RBS TV - terminou na quinta-feira da semana passada um ciclo de 27 anos como servidora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ela conciliava esta atividade com o trabalho na RBS), onde sua atividade era na TV Assembleia.

*A hora do deleite: duas semanas com dose dupla da deusa loira Flávia Freire na previsão do tempo da Globo, tanto no "Jornal Nacional" quanto no "Jornal Hoje". Michelle Loreto cobre férias da Eliana Marques na manhã.

*Leio no Flávio Ricco que, no ar, Silas Malafaia disse no último domingo que, se até o mês que vem não conseguir recursos, acabará com seu programa terceirizado na Bandeirantes. Segundo gente que cerca o pastor, não há sacola que resista ao preço cobrado por algumas emissoras. Considerações?

*Por falar na Band: era para o "Muito +" ter voltado ontem à programação da tarde. Mas ele não voltou ontem e nem voltará nunca mais. Na hora do almoço, Keila Jimenez e Flávio Ricco publicaram postagens extras sobre a extinção do programa da Adriane Galisteu (do qual eu, pelo menos, não sentirei nenhuma falta). A decisão do diretor artístico Diego Guebel foi tomada na madrugada de domingo para segunda-feira. Com isso, agora José Luiz Datena e os apresentadores regionais do "Brasil Urgente" serão antecedidos pelo bom e velho "Popeye", que foi exibido na semana passada com o pretexto de Especial da Semana das Crianças, mas agora é fixo.

*Nem falo da Galisteu pois a Band com certeza arrumará algo pra ela (já estão até gravando um novo programa para estrear em breve). Uma dúvida que me ocorre é: o que será da Rita Batista, que foi importada da TV Bandeirantes de Salvador, onde fazia o "Boa Tarde Bahia" na hora do almoço?

*A saideira é com mais uma manchete para a história publicada pelos sites de "celebridandos": "de calcinha e decotão, Sabrina Boing Boing se exibe em frente ao espelho". Vou te contar... eu não vou mais ler essas joças.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Marquezine

Bruna Marquezine, atriz, que assim aparecerá em "Salve Jorge", futura novela das 9 na Globo. Salve Bruna!

Convivas

"Passou da hora da FIFA acabar com esse lance de mão ser interpretativo. Mão e braço não fazem parte do futebol. Tirou proveito disso, é falta. Simples assim. Qualquer bola que está indo em uma direção muda de direção ao encostar em braço ou mão. Que se marque falta. Com esta regra de intenção, é simplesmente impossível saber o que passou na cabeça do jogador. Cabe ao juiz julgar e à gente analisar. Você mesmo foi incoerente ao analisar os lances do final de semana. Na minha opinião, não houve intenção do Vagner Love ao ajeitar a bola para o Liedson, mas nitidamente tirou proveito do braço, que não faz parte do jogo. Nos dois lances de pênalti, de Fluminense e Atlético Mineiro, também não houve intenção, mas houve aumento da extensão do braço e desvio da bola. Pra mim, ambos foram pênaltis." (Adilson Roberto Vilas Boas)
Mas às vezes certos toques na mão e no braço não acontecem por vontade do jogador e sim por acaso completo, eu acho que isso deve ser relevado. Por isso que não houve incoerência da minha parte. Primeiro: achei que o Love ajeitou intencionalmente a bola no braço, ele quis fazê-lo e o apitante fez vista grossa. Segundo: não tenho certeza se a bola tocou no braço do Carlos César, fiquei com a impressão dela bater no quadril e a ilusão de ótica criada pelas câmeras dar a sensação de braço. E terceiro: nitidamente não houve qualquer intenção do Luan em cometer a falta, o que entra no acaso do qual falo.

"Será que o Santa Cruz não subirá esse ano para a Série B? Vi um pouco do jogo contra o Fortaleza e o time se descontrolou depois das expulsões. *** Pelo que li em O Tempo, como a Taça Minas Gerais é regional, Marcelinho Paraíba poderá jogar pelo Boa Esporte, já que a regra que impede três times diferentes no ano vale para disputas nacionais. *** Será que José Mourinho está feliz com a CBF e seus 'grandes' amistosos ao ver seu lateral-esquerdo titular, Marcelo, contundido e sem jogar até o ano que vem? *** Concordo plenamente com o Clayton Moreira sobre essa forçada de barra para o MMA ser popular. Mostra o quanto estamos atrasados em termos de sociedade. Para muitos, herói é aquele que dá joelhadas, socos e outras agressões em outro ser humano. Além do mais, só temos esses 'heróis' no Brasil pois estão vencendo essas lutas. Se a maioria perdesse, não seriam tratados assim. E algumas dessas vitórias me deixam com o pé atrás sobre a lisura do evento, já que é interessante para quem organiza o evento um novo mercado como o Brasil. Será que trariam o circo todo para cá com chance de algum brasileiro, principalmente dentre os mais conhecidos, perder sua luta? *** Pergunto a quem reside no RJ: Wagner Montes teria alguma chance de vitória na disputa pelo governo estadual? O discurso policialesco dele teria eco na população, mesmo na era das UPPs? *** Entre sua professora Aléssia e Lívia Andrade, qual das duas é mais bonita? *** Achei que, como vídeo em homenagem ao Byafra, você iria colocar aquele do parapente que se chocou com ele (risos). Parece que ele ficou ainda mais conhecido por isso." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: Lívia é gostosona com "GO" maiúsculo, mas a doçura lindindonérrima da Tia Aléssia é imbatível. E segundo: eu pensei nisso também, eh, eh, eh... Mas preferi o clipe original de "Sonho de Ícaro" por mais raro.

"Acho errado a CBF acatar o pedido do Grêmio de puxar os jogos contra Coritiba para sábado e Fluminense para quarta por causa da sua eleição para presidente. O que é que o Campeonato Brasileiro tem a ver com essas eleições? O Grêmio que fizesse sua eleição em outro dia." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Dito e feito! Plena segunda-feira, 8 e meia da noite, e apenas a líder Globo e a absolutamente irrelevante CNT seguiram com a programação normal aqui no Rio de Janeiro - se o que passa na CNT pode ser chamado de normal. A alta cúpula da Record, já prevendo o estrago na audiência, deve estar maldizendo a hora em que Marcelo Crivella, sobrinho do Edir Macedo, resolveu não sair candidato. Marcelo Freixo disse que faltou justamente um terceiro candidato forte para que a capital tivesse segundo turno." (Clayton Moreira)
E o que valeu em eleições anteriores, de não ter Horário Político no segundo turno para não haver esta situação de uns canais sem e outros com, desta vez não se repetiu...

"Por que você chama Douglas, do Corinthians, de Tufão? Você acha ele parecido com Murilo Benicio?" (Fernando Clemente)
Não. É porque Douglas andou fora de forma esses tempos, aí algumas pessoas no Twitter fizeram esse trocadilho pelo corpanzil dele lembrar um pouco o do Tufão da novela e achei que fez sentido. Apenas isso.

"O árbitro que tirou dois pontos do Atlético contra o Cruzeiro ao não marcar falta do Montillo em cima do Guilherme é o mesmo que deu 3 pontos para o Fluminense contra a Ponte Preta. Coincidência muito estranha e suspeita. O árbitro que deixou de dar o pênalti do Gum em cima do Kim em Fluminense x Náutico é carioca. Isso também é muito estranho e suspeito." (Lúcio Netto)

"Muita gente de mentalidade miúda acredita em teoria da conspiração e que erros de arbitragem são intencionais, mesmo ninguém provando tal má intenção. A arbitragem brasileira há algum tempo vem decepcionando muito, prejudicando muitos times e beneficiando outros, mas tudo por pura incompetência - a menos que algum indivíduo prove que, de fato, exista lado tendencioso em suas marcações. Às vezes, as críticas aos árbitros são exageradas, tendo em vista a dificuldade de apitar, o pouquíssimo tempo em decidir as jogadas e, sobretudo, alguns impedimentos milimétricos não perdoados e lances interpretativos. Um dos maiores problemas da arbitragem brasileira é faltar padronização nos critérios. A profissionalização ajudaria? Certamente. Porém, as federações estaduais não tem feito bons trabalhos no intuito de reciclar a arbitragem com cursos e que tais. O Fluminense tem sido ajudado, mas também foi prejudicado. Assim segue a vida. Quem apitou o último jogo do Tricolor foi Nielson Nogueira Dias, e quem conhece este fraquíssimo apitador sabe que seus erros são motivados pela sua enorme incompetência e pela incapacidade em ver os lances. Este sujeito, além do alagoano Francisco Carlos do Nascimento, são exemplos de péssimos condutores de jogos de futebol. A situação está complicada e cada vez mais veremos jogos sendo veementemente influenciados pelos árbitros, lamentavelmente." (Romário Henderson)

"Ontem na hora do almoço, aqui no Rio de Janeiro, Mix TV, MTV, RIT e Rede Brasil estavam com aviso de Horário Político na tela, a Rede Gospel estava com o HP de São Paulo, o Futura em UHF com o de Niterói, a TV da Igreja Mundial com o de São Gonçalo e a CNT com um infomercial da Polishop. *** A Globo está reprisando 'Os Caras de Pau' nas cidades com 2º turno?" (Victor Faria)
Não sei dizer.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia I

Baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea completa 50 anos nesta terça-feira. Do Rock in Rio 3, realizado em 2001, curta aqui o "Flea Solo".

Clipe do Dia II

Há exatos 40 anos, a gravadora Fantasy Records anunciou o fim do Creedence Clearwater Revival, grande banda de rock'n'roll que, trazendo a voz arranhada de John Fogerty à frente, trouxe joias como esta aqui: "Proud Mary".

Clipe do Dia III

Outra das minhas esperanças na boa qualidade da música dos dias atuais, John Mayer completa hoje 35 anos. Cantor com voz fácil de reconhecer e belas melodias, fez uma delas nesta aqui: "Heartbreak Warfare".

Arremate

Então, quer dizer que Rubens Barrichello vai estrear na Stock Car no próximo domingo, em Curitiba? Entendo...

"24 Horas" volta antes que deem a bandeirada inicial para a primeira corrida do homem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.