.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 12 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 61
Quarteto à beira do precipício



Charge legal do Renato Peters, repórter de esportes da TV Globo de São Paulo. O moço da mineira Araguari pegou gosto pela arte do desenho e seguidamente publica elas, todas muito legais, em seu perfil no Twitter.

Alegria gremista e aflição palmeirense

Começo com a alegria do Grêmio, que não finalizou muitas vezes em gol, mas foi de precisão absoluta. No primeiro tempo, foram dois grandes momentos: uma batida de Leandro na saída de Magrão, que impediu o gol, e o primeiro tento da noite, de Anderson Pico no cantinho esquerdo. Por sua vez, a melhor chegada do Sport foi em tijolaço de Felipe Azevedo à esquerda do gol. No segundo tempo, o Leão até fez Marcelo Grohe praticar algumas defesas, mas as redes eram estufadas duas vezes mais pelo Tricolor, tanto com Leandro quanto com Marquinhos - isso em apenas 11 minutos. Tanto é que nem o autor Hugo e nem ninguém comemorou o gol dos pernambucanos, que estão em situação muito delicada. Por sua vez, os gaúchos chegaram à vice-liderança, empatando em pontos com o Atlético Mineiro, mas tendo uma vitória a mais (17 a 16).

A situação muito delicada do Sport está diretamente ligada à aflição do Palmeiras, pois o Coritiba causou um tsunami na realidade dos dois. Os dois alviverdes buscavam o gol pois era o que restava, empate deixaria eles sem pai e nem mãe. Dois gols foram anulados por impedimento, só que o do Obina foi correto pois ele estava adiantado, enquanto o do Deivid foi erradíssimo pois sua condição era muito legal. Entre estas duas intervenções dos bandeiras, os paranaenses acertaram a trave num cruzamento de Rafinha que Lincoln não conseguiu desviar. Mas o final tinha que ser cruel com algum dos lados. Cruel foi o final com os paulistas, quando Everton Ribeiro foi derrubado por Maurício Ramos na área e Deivid converteu o pênalti. Eram 43 minutos da metade final.

A grande consequência ao final destas duas pelejas e das de ontem também é que só uma calamidade com "CA" maiúsculo resultará em mudança dos quatro últimos. Empatados em 35 pontos, Coritiba, Flamengo e Bahia estão 8 pontos na frente do Sport. Ou seja: mesmo que nas próximas duas rodadas tenhamos derrotas de Coxa, Mengão e Tricolor, além de vitórias do Leão, nada mudará. O Palmeiras está a 9 pontos e o Figueirense a 10. Um que está rebaixado, faltando a confirmação matemática, é o Atlético Goianiense, distante 15 pontos (com 27 mais por disputar). Muito difícil o Verdão não jogar Libertadores e Série B no mesmo ano. Jesus...

Rescaldo dos palpites

Fui podre neste meio de semana: apenas dois acertos (Fluminense e Grêmio). E vocês, como se saíram?

6 acertos
Alexandre Rodrigues Alves (Fluminense, Cruzeiro, Figueirense, Corinthians, São Paulo e Internacional)
Wanderson Ferreira (Fluminense, Cruzeiro, Ponte Preta, Corinthians, Internacional e Grêmio)

5 acertos
João Arruda (2 exatos: 2 x 0 Fluminense, 3 x 1 Figueirense, Corinthians, Internacional e Grêmio)
Carlos Rodrigues (1 exato: 2 x 1 Ponte Preta, Fluminense, Figueirense, Corinthians e São Paulo)
Lucas Fernandes de Albuquerque Lira (1 exato: 1 x 0 Coritiba, Figueirense, Ponte Preta, Corinthians e Internacional)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 2 x 1 Ponte Preta, Fluminense, Cruzeiro, Figueirense e Corinthians)
Celso Luís Gallo (Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Grêmio)

4 acertos
Gabriel Aguiar (2 exatos: 2 x 0 Fluminense, 3 x 1 Grêmio, Corinthians e Internacional)
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 2 x 0 Fluminense, Ponte Preta, Corinthians e Grêmio)
Paulo Henrique de Oliveira Santana (Fluminense, Figueirense, Corinthians e Grêmio)

3 acertos
Sandro Francischini (2 exatos: 2 x 0 Cruzeiro, 3 x 1 Grêmio e Figueirense)
Danilo Otoni (1 exato: 3 x 1 Figueirense, Internacional e Coritiba)

2 acertos
Clayton Moreira (1 exato: 2 x 0 Fluminense e Grêmio)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Figueirense e Internacional)

O que vem por aí

Eis as próximas 10 partidas para seus prognósticos: no sábado, Flamengo x Cruzeiro, Atlético Goianiense x Internacional e Portuguesa x Corinthians; e no domingo, Santos x Vasco, Náutico x Palmeiras, Atlético Mineiro x Sport, São Paulo x Figueirense, Coritiba x Bahia, Grêmio x Botafogo e Fluminense x Ponte Preta.

A Segunda na sexta

Dois jogos prosseguem a semana da Série B. Num deles, o intermediário Guarani recebe um Bragantino obrigado a vencer para chegar aos 28 pontos, ficar a apenas um do CRB e ser Avaí desde criancinha na noite deste sábado. No outro, o Atlético Paranaense é obrigado a ganhar do ABC mesmo em "Christmas" para ficar a apenas um ponto do São Caetano e lhe tornar vantajoso o empate dos paulistas com o Joinville na terça-feira.

Curtinhas

*Depois da derrota pro Corinthians, Liedson disse em entrevistas que o Flamengo está com salários atrasados, mas que de nada adiantaria reivindicá-los se faltasse bola no pé e resultados obtidos. Ontem, a direção prometeu acertar até hoje os vencimentos pendentes de agosto. Uma vez quitados, cuidemos a equipe dentro de campo.

*Por falar no Corinthians: o beque Wallace foi ontem ao treino usando uma camiseta do Chapolin. Legal! Eh, eh...

*São Marcos anunciou ontem seu jogo de despedida para 12 de dezembro, no Municipal de Sampa City (mas dá no mesmo chamar de Pacaembu), entre veteranos do Palmeiras de 1999 e do Brasil de 2002. O ex-goleiro não disputará um tempo por cada time pois o estatuto do Verdão proíbe bustos para atletas que enfrentaram o clube.

*Leio no "Painel FC" da Folha de S.Paulo que Ronaldo cobrou 6 milhas de "obamas" para participar do "Medida Certa" do "Fantástico", o que foi desmentido tanto pela Globo quanto pela assessoria de imprensa do ex-atleta. Porém, pessoas próximas do Nazário asseguram que, mesmo que ele seja generoso, não toparia se expor de graça da maneira como está aparecendo na TV. A meta é que ele baixe de 118 para 90 quilos.

*Durante homenagem aos 50 anos do título mundial conquistado contra o Benfica, em Portugal, alguns dos craques presentes no considerado maior jogo da história do Santos apelaram à FIFA para reconhecer como título mundial a Recopa de 1968, vencida pelo alvinegro praiano contra a Internazionale em junho de 1969.

*Quer dizer que a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol jura que vai impedir jogos da Copa do Mundo no Brasil à 1 da tarde? Tudo bem que o horário é absurdo, mas esse pessoal só diz isso para aparecer e ganhar manchetes na imprensa. Depois que a final de 1994 foi ao meio-dia local, não tem como impedir isso.

*Maicosuel queimou seu filme com a torcida da Udinese após aquele pênalti ridículo chutado contra o Braga, na última fase pré-grupos da Liga dos Campeões, mas ganhou pontos enquanto bom samaritano pois ele e o companheiro de time e compatriota Gabriel Silva socorreram um idoso encontrado inconsciente quando passavam por uma rua de Udine, chamaram o socorro a tempo e garantiram que o senhor vivesse. Excelente!

*Eterno ídolo da Juventus, Del Piero disse a La Gazzetta dello Sport que não aceitou se transferir para o Liverpool na última janela europeia de transferências por conta da tragédia de Heysel, na final da Copa dos Campeões de 1985 entre os dois clubes, na qual as duas torcidas se confrontaram e 36 torcedores da Velha Senhora morreram quando derrubada a cerca que separava os dois lados. Nem sequer tentativas de reconciliação acertaram tudo.

*Ricardo Lombardi não precisa mais ficar no San Lorenzo por amizade aos jogadores. Agora, sim, ele pode ser demitido pra valer, já que o time de Almagro contratou Juan Antonio Pizzi para comandar a esquadra.

*Após marcar 2 sets a 1 no também suíço Stanislas Wawrinka pelo Masters de Xangai, Roger Federer completará 300 semanas como líder do ranking da ATP, ampliando ainda mais a marca que deixou para trás o recorde anterior de 286 semanas do ianque Pete Sampras. Federer é monstro, é mito, é mágico.

*Logo mais, às 2 da madrugada, acontece o treino oficial do Grande Prêmio da Coreia do Sul. Enquanto isso, os bastidores da Fórmula 1 continuam seus movimentos para 2013. Ontem à noite, o SporTV informou que Felipe Massa renovou com a Ferrari até o fim de 2013. Será que o segundão no Japão colaborou para isso?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento em que a mulher mais amada por esta coluna começa um novo passo profissional: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Não é necessário explicar, quando falo em mulher mais amada por esta coluna, que me refiro à eterna "musa-mor" Cristina Vieira. Ela se despediu nesta semana da TV TEM de Sorocaba pois agora trabalhará na TV Globo de São Paulo, inicialmente cobrindo licenças em diversas funções na equipe do "Globo Rural". Bem que nestas licenças a cobrir poderiam estar folgas e férias da Ana Paula Campos - que, neste feriado, foi substituída por Fábio Turci.

*Agora que chegou à co-líder da Rede Globo, ninguém mais segura a Cristie. Começa com "Globo Rural", daqui a pouco chega a previsão do tempo, depois a reportagem geral, aí as apresentações substitutas do "SPTV", depois vira titular de uma das edições, aí já entra nos plantões de sábado do "Jornal Hoje" ou até do "Jornal Nacional"...

*Eu não sei, mas algo me diz que a boa e velha paixonite de tempos idos voltou com força total (risos).

*Leio no Flávio Ricco que a boa surpresa no último domingo em termos de cobertura in loco da eleição presidencial na Venezuela - mesmo em um fim de semana de foco prioritário para as eleições municipais aqui no Brasil - foi o BandNews TV, com a repórter Veridiana Morais. Apenas uma observação: o "guru" colocou que também Globo e Globo News estavam lá. Faltou observar ainda o SBT, que enviou Patrícia Vasconcellos.

*Leio em O Fluminense que foi confirmado para a próxima segunda-feira o início do Horário Político do segundo turno em Niterói, que novamente será transmitido pela RedeTV! na televisão e por Jovem Pan FM, BandNews Fluminense FM, Manchete AM e Fluminense AM no rádio. Falta saber em relação às outras cidades, sobretudo São Gonçalo, já que transmitida no primeiro turno pela Record. A Globo é que deve estar curtindo tudo isso.

*Patrícia Kogut deu "nota 0" em sua coluna para um repórter do "Cidade Alerta", da Record Rio, que gritou "filhinho de papai!" para a imagem de um estudante de agronomia com cocaína saindo do camburão. Pena que ela não deu o nome do repórter, o que seria bom para melhor localizar e especificar a crítica. Também não sei quem é pois procurei os vídeos do jornal e não encontrei nenhum que fizesse referência ao tal estudante.

*Leio no Daniel Castro que a transmissão do Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro, que a Globo fará regionalmente na sexta e no sábado em que mandará normalmente para a rede nacional o desfile principal de São Paulo a partir de 2013, não terá a mesma equipe de microfone do Grupo Especial de domingo e segunda-feira e sim apresentadores próprios, comentaristas próprios e repórteres próprios. Trocando em miúdos: na sexta e no sábado, vai um pessoal da Globo pra Sapucaí; e no domingo e na segunda, vai outro pessoal. Além disso, o DC assegura que a Plim-Plim não vai trocar os narradores dos desfiles nem em Sampa e nem no Rio. E aí?

*Mudando completamente de assunto: nesta quinta-feira, Brian May confirmou em seu site oficial o início das filmagens da cinebiografia de Freddie Mercury, que acontecerão na primavera da Europa. Tudo concluído, a obra deverá chegar às salas de cinema no começo de 2014. Sacha Baron Cohen interpretará o líder do Queen.

*Leio no Lauro Jardim que sabem quem estará no Brasil no final do mês que vem? A eterna Barbarella para quem é da geração dos anos 60 e a eterna "A Sogra" para quem é dos tempos mais recentes. Jane Fonda participará do VII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, em São Paulo, e lançará também "O Melhor Momento", um novo livro de autoajuda. Jane chegará ao Brasil a cerca de um mês de completar 75 anos.

*A saideira: na coluna do último dia 7 de setembro, você leu um tópico especial para os 90 anos do nascimento de Paulo Autran. A indicação é válida pois hoje completa 5 anos a morte deste grande ator brasileiro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Completa 20 anos nesta sexta-feira a morte de um dos maiores políticos brasileiros da história: Ulysses Guimarães, advogado nascido na paulista Rio Claro. Foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos e participou da luta pela redemocratização do Brasil e da Constituição de 1988. No ano seguinte, ele foi um dos tantos candidatos à presidência da república. Sua morte se deu em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis, no oeste do RJ. Seu corpo nunca foi encontrado, também por isso sua partida marcou demais.

Eis três registros sobre Ulysses Guimarães na televisão, todos eles verdadeiras relíquias:

Assista aqui (postado por fundacaoulysses) um "Roda Viva" de 1989, quando foi entrevistado por ser candidato a presidente do Brasil. O apresentador do programa era Jorge Escosteguy e, entre os jornalistas convidados pela TV Cultura, podemos notar Carlos Nascimento, que naquele ano trabalhou na Rede Record.

Veja aqui (postada por oberronet) uma entrevista concedida por Ulysses ao "Jô Soares Onze e Meia", do SBT, a três semanas de sua morte.

Por fim, eis aqui (postado por eniomarciovalle) o início do "Jornal da Noite", da Bandeirantes, registrando o acidente de helicóptero e inicialmente tratando Ulysses e os demais passageiros como desaparecidos e não falecidos. O apresentador é Sérgio Roberto e o repórter que informa via telefone é Sérgio Gabriel.

Vale ainda observar que Ulysses Guimarães foi atuante no Santos Futebol Clube na década de 40, a partir da qual se associou ao clube. Foi diretor-presidente da subsede do Peixe em São Paulo tanto em 1942 quanto em 1945, ano seguinte à eleição como vice-presidente na gestão de Antônio Ezequiel Feliciano da Silva.

Bela do Dia: Adriana Perroni

Adriana Perroni, apresentadora do "Jornal das 11" da CNT. Mesmo que as notícias não sejam as melhores, o bom sono do vivente está garantido pois esta moça as passou.

Convivas

"Essa de manter treinador por amizade é sinal de time que caminha a passos largos para a queda. Me lembra de 1996, do Renato Gaúcho assumindo o Fluminense, que não tinha nem como contratar treinador pois todos viam que ia cair. *** Soube dessa notícia do Alex Alves em rádios aqui de MG. Que ele possa sair dessa e se recuperar totalmente. *** A ideia de incentivar a subida de times para o NBB é boa e pode dar mais emoção ao campeonato e melhorar o nível dos times. Aqui no Brasil, o basquete ainda é muito corrido e precisa de mais qualidade e inteligência na defesa. *** Há alguns anos, a Bandeirantes criticou a entrada de grupos estrangeiros em mídia no Brasil. E agora com esse avanço do grupo do jornal Metro, será que eles continuarão críticos? *** Os anúncios do site de relacionamentos extraconjugais na Record acontecem para que, depois, a 'Escola do Amor' da filha do Edir Macedo possa novamente unir os 'pombinhos' (risos). *** Joan Cusack fez outro filme muito bom: 'O Suspeito da Rua Arlington'. Se você não viu, recomendo muito." (Alexandre Rodrigues Alves)
Não vi mesmo, mas desde o lançamento há muitos anos leio e escuto referenciais muito bons. Cuidarei.

"Não vi o jogo pois passei a tarde inteira na rua, mas isso não me impede de meter a colher. Pode-se dizer, diante da goleada, que o Brasil está nos trilhos? Um jogo como o de ontem não prova absolutamente nada. Teria sido muito melhor ter chamado a Venezuela, que folga na rodada desta sexta-feira, ou mesmo a França, que folga na rodada europeia das eliminatórias. Mas cadê que o eterno freguês vai se expor assim aos perigos dos franceses? Seleção de araque! *** Não me surpreende a Record permitir reclames de um site extraconjugal. A Igreja Universal faz uso de trechos da Bíblia para justificar o aborto. Então, dá pra pensar que o conceito de moral por lá é muito relativo. *** Não foi do Lobão a música da abertura de 'Vira Lata' e sim 'Cachorro Vira-Lata', samba-choro de Alberto Ribeiro lançado por Carmem Miranda em 1936 e regravado por Baby Consuelo especialmente para a novela - que, aliás, era uma droga. Lembro que até gostava de 'A Queda', mas as informações à época eram mínimas e eu nem sabia o nome desta canção." (Clayton Moreira)

"Grande partida de Martinuccio pelo Cruzeiro. Ele entrou e mudou a história contra a Portuguesa. Estreia condizente com a história cruzeirense, pois contra o Inter não fez nada. *** O Atlético Mineiro pode desistir do sonho de campeão e lutar é para manter a vaga na Libertadores. Nem adianta reclamar da ausência do Ronaldinho pois o Internacional estava mais quebrado sem Leandro Damião, Forlán e mais cinco jogadores. Quem ganhou o jogo foi a categoria de base, além da entrada providencial de Dagoberto. O experiente Rafael Moura não fez absolutamente nada." (Fernando Clemente)
Tirando o cabeceio no primeiro tempo que resultaria em 1 x 0 não fosse a defesa do Giovanni, certo?

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia I

Completa 15 anos hoje a morte, em acidente aéreo aos 53 anos, do cantor John Denver, popular nas décadas de 70 e 80 com canções que tinham um tom country na sua voz. Algumas ficaram famosas no Brasil por estarem em trilhas sonoras de novelas. Uma foi "Sunshine On My Shoulders", de "O Amor é Nosso", novela das 7 da Globo em 1981. Outra foi "Perhaps Love", de "Ninho da Serpente", da Bandeirantes, de 1982 (este dueto com Placido Domingo voltou com força em 1994 por ilustrar um comercial dos 50 anos da Sadia). E a terceira esteve em "De Quina Pra Lua", novela das 6 da Globo em 1985: curta aqui "Don't Close Your Eyes Tonight".

Clipe do Dia II

Também nesta sexta-feira, completa 10 anos a morte de um instrumentista que sempre gostou do Brasil e que o Brasil sempre gostou, tanto que todos os anos se apresentava em nosso país até ser derrotado por um derrame cerebral a menos de um mês de completar 86 anos. Ray Conniff produziu som orquestrado de grande qualidade por quatro décadas e meia. Escutar as canções dos cantores e dos músicos liderados por ele é a certeza de escutar sons maravilhosos. Um deles está aqui: "Brazil", de apresentação em São Paulo no ano de 1991.

Arremate

Remarcaram Argentina x Brasil para 21 de novembro, na Bombonera? Pelo amor de Deus. Internem esse povo!!!

"24 Horas" volta antes que a Seleção faça 6 x 0 em outro fracote igual ao Iraque!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.