.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 9 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 58
A hora da verdade

Três partidas abrem esta noite a semana da Série B, uma delas fundamental para o acesso: Joinville x São Caetano. Os catarinenses somam 48 pontos e os paulistas já têm 52. Até um empate ainda dá para considerar a parada em aberto, mas se o Azulão ganhar, serão 7 pontos de distância. Se na sexta-feira o Atlético Paranaense (por quem o JEC também jogará) perder pro ABC, a distância será de 6 pontos. Ficará dificílimo não dar Azulão.

E convenhamos: eu gosto de emoção máxima em todos os campeonatos. Então, por coerência, claro que vou torcer pro Joinville ganhar, pois assim a distância entre eles ficará em apenas 1 ponto - e, se o Furacão vencer na sexta-feira, haverá um empate. Além do mais, com todo o respeito ao São Caetano, mas destes três ele é o que menos gente chama. Futebol com torcedor no estádio é mais legal. E isso acontece pouco com o Azulão.

Ainda hoje, a ponta de baixo registrará um cotejo que deve ser deprimente: Barueri x Ipatinga, que dividem a lanterna com 18 pontos. Se empatarem, é o CRB ganhar do Avaí no sábado e separados os dois lanternas estarão dos alagoanos (últimos antes da turma do fundão) por 13 pontos. Será a sentença de rebaixamento deles. Os regateanos poderão livrar 7 pontos para o Guaratinguetá, caso este perca logo mais pro ASA.

Vamos aos palpites desta rodada: Joinville 3 x 2 São Caetano, Barueri 0 x 0 Ipatinga, ASA 2 x 1 Guaratinguetá, Guarani 1 x 1 Bragantino, ABC 1 x 2 Atlético Paranaense, Paraná 1 x 3 Vitória, América Mineiro 0 x 4 Goiás, Boa Esporte 0 x 2 Criciúma, Ceará 1 x 0 América de Natal e Avaí 1 x 0 CRB.

Curtinhas

*Lembram que teve um rojão em campo durante Atlético Goianiense x Flamengo? Pois cada clube teve retirado pelo STJD um mando de campo por conta disso. O dos goianos será cumprido contra o Sport e o dos cariocas contra o São Paulo, ambos no dia 21, um domingo.

*Em outra decisão do tribunal, Cáceres desfalcará o Flamengo em duas partidas pelo golpe no queixo e Réver, do Atlético Mineiro, foi suspenso por quatro jogos pela cotovelada naquela "troca de carícias" deles.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de dar não as caras, mas as vozes para tranquilizar seus apreciadores: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Há algum tempo, Joelmir Beting está ausente do "Jornal da Band" por estar internado em estado preocupante. Ainda bem que ele parece estar se recuperando pouco a pouco, tanto que nesta segunda-feira participou via telefone do "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes, do qual também não tem participado. A voz parecia ainda um pouco fraca comparada ao habitual, mas foi muito bom escutá-lo. Mauro Senior está com 75 anos.

*Deve ser recente isso pois não vi registros neste sentido nos fóruns de TV que frequento, mas a Bandeirantes agora aderiu aos cenários virtuais também no Rio de Janeiro. Isso pode ser atestado em dois vídeos (postados por gdbs1): este aqui, do "Brasil Urgente", com Fábio Barreto em cenário igual ao do nacional apresentado pelo José Luiz Datena; e este aqui, do "Jornal do Rio", com Thaís Dias em cenário igual ao do extinto - e também pelo Datena comandado - "SP Acontece", além de uma vinheta no padrão 2012 do "Band Cidade".

*Leio na Keila Jimenez que, poucos no primeiro turno, os debates entre os candidatos à prefeitura de Sampa City deverão ser muitos neste segundo turno. A TV Gazeta quer fazer um já na segunda-feira da semana que vem. A Bandeirantes já antes de sabermos se teríamos turno segundo ou não, confirmou o seu pro dia 18, uma quinta. No dia seguinte, quem fará debate é o SBT, no inusitado horário das 18h. A RedeTV! programa um debate para o dia 21, domingo. Uma noite depois, será a vez da Record e, por fim, o da Globo no dia 26. Ou seja: num espaço de 11 dias, 6 debates. Haja fôlego!

*Um longo casamento de Hollywood teve anunciado ontem seu fim: o de Danny DeVito e Rhea Perlman, que contracenaram juntos tanto no seriado "Taxi" (aqui exibido infelizmente somente em canais fechados) e no filme "Matilda", ele atualmente no seriado "It's Always Sunny in Philadelphia" e ela mais famosa pelos americanos pela série "Cheers" (outra que lamentavelmente o Brasil só viu na TV paga e nunca em canal aberto).

*A saideira: viram quem completa 20 anos nesta terça-feira? Tyler James Williams, o protagonista de "Todo Mundo Odeia o Chris", seriado que fez entre seus 14 e 17 anos. Atualmente, o eterno intérprete de Chris Rock na juventude está no elenco de "Go On", série estreada neste ano e que é estrelada por Matthew Perry.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Any Ortiz

Any Ortiz, advogada que foi eleita vereadora daqui de Porto Alegre no último domingo. Esta lindindona de marca maior, que tem 28 anos, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados há dois anos e não conseguiu. Agora, ela recebeu muitos votos de confiança do eleitorado. Eu não sei se ela será uma boa política. Tomara que sim, pois um bom trabalho dela significará boas consequências pra mim e pra toda a metrópole. Por enquanto, o que sei é que política mais bela do que ela duvido que exista aqui na aldeia.

Convivas

"Faltou referir que o veterano ex-jogador Vacaria, do Internacional, concorreu a vereador em São Leopoldo e não se elegeu." (Ademir Elias Lima)
Eu não sabia dele até essa tua menção, Ademir, mas tá registrado.

"Parece que jogar 'fora de casa' ajuda a Internazionale, formada mais para usar o contra-ataque. Depois da expulsão do Nagatomo, o time se fechou e conseguiu segurar o 1 x 0. Vamos ver se alguém consegue segurar a Juventus, que no Campeonato Italiano parece estar numa fase em que tudo dá certo. *** Infelizmente, para muita gente a eleição é uma grande piada - e isso existe em todo o lugar. É aí em Porto Alegre com a Ariska Mel e pior ainda com a 'fauna' grotesca de bizarrices de São Paulo. *** A ligação do Celso Russomanno com a Record é bem óbvia e isso tanto pesou para ele arrancar bem na campanha, como também contribuiu para não ir para o segundo turno. *** Escutei no domingo uma boa parte da cobertura eleitoral da Rádio CBN e foi muito bem feita, com informação de praticamente todos os estados. *** O que dizer mais sobre a obsessão policial da Record? Só falta colocarem um programa policial para combater a novela das 9 da Globo." (Alexandre Rodrigues Alves)
A Record conseguiu fazer ainda pior. Tá combatendo "Avenida Brasil" com filmes inéditos numa tentativa de "deslanchar" a novela "Balacobaco". Só que, esmagados pela novela das 9, eles poderão outra vez ser anunciados como "inéditos" na segunda exibição pois quase ninguém lembrará que teve uma primeira. Ontem, por exemplo, foi "queimada" a animação "Meu Malvado Favorito".

"Até 2012, o desfile do Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro tinha apenas 10 escolas e ocupava apenas um dia do sambódromo. Do nada, resolveram aumentar para 19 em 2013, inventando o pomposo título de 'Grupo Ouro' e incluindo no cardápio 'potências' com Unidos de Vila Santa Tereza e União do Parque Curicica. Está claro que isso foi ideia da Globo, que com isso ocupará tanto a sexta quanto o sábado com os desfiles cariocas e, assim, não precisará cometer a estranheza que seria passar pra cá somente o primeiro dia de São Paulo." (Clayton Moreira)

"Em 2004, já havia aqui no Rio de Janeiro essa divisão de cada cidade da região metropolitana em um canal. O prefeito da capital foi eleito no primeiro turno e nenhuma TV mostrou segundo turno das demais cidades. Isto tem uma justificativa: a legislação obriga a transmitir a propaganda da cidade sede da emissora, e aqui todas tem sede na capital. O que há é um acordo de cavalheiros com o TRE, que permite esta divisão. Como nenhuma TV tem a obrigação legal de transmitir segundo turno neste caso, não deve ter propaganda. No máximo, se houver acordo de cavalheiros - e não lembro como foi em 2004 neste aspecto -, vai ter aquelas inserções de 30 segundos nos intervalos. No entanto, o mesmo não vale pro rádio. A BandNews Fluminense FM tem sede em Niterói, da qual veicularam a propaganda no primeiro turno e onde tem segundo turno. A Bradesco Esportes tem sede em Petrópolis e lá também vai ter segundo turno. Então, vamos ter rádios com e sem propaganda aqui no Rio. Essas emissoras é que ficarão num baita prejuízo, pois duvido que alguém fique na propaganda eleitoral com outras opções." (João Arruda)

"Sua lista de 'famosos' esportistas não eleitos e eleitos me fez descobrir o paradeiro de Carlos Miguel e Pêu, que sumiram para o futebol e, agora, para a política. Despontaram para o anonimato." (João Domingos Custódio)
Carlos Miguel pendurou as chuteiras em 2007, pelo Corinthians Alagoano. Pêu é de geração anterior e deixou os campos em 1994, pelo CSA.

"Aqui na Baixada Santista a única cidade que terá segundo turno é o Guarujá, por isso a maioria das emissoras de TV está dispensada da transmissão obrigatória por ter concessão em Santos, São Vicente e Cubatão. Das emissoras de rádio, a Guarujá AM - afiliada da Jovem Pan - tem sede e concessão desta cidade, enquanto a Guarujá FM tem sede e concessão de Santos." (Reinaldo Barbosa)

"Do quê adianta contratar Alex e o Palmeiras cair para a Série B? Eles acham que o 'Soneca' vai jogar a Segundona? Em vez de pensar no Alex pra Libertadores, deveriam é achar um jeito de salvar o Verdão da degola. *** Por que Alex Ferguson não escala Van Persie e Rooney juntos no Manchester United? Um é segundo atacante e o outro é centroavante. Dá perfeitamente para fazer um grande ataque. Só basta o escocês querer. *** Maria Antonieta de Las Nieves foi eliminada do 'Mira Quién Baila'. Fazer o quê? *** 'Guerra dos Sexos', 'Carrossel', 'Gabriela', 'O Astro', 'Ti-Ti-Ti'... Nada se cria, tudo se copia. Assim vamos com as novelas do Brasil. *** Sugiro para 'Bela do Dia' Romana Remor, candidata à prefeitura de Criciúma." (Ricardo Haertel)
Só uma coisa, Ricardo: Romanna não foi eleita prefeita, diferentemente do que você disse no e-mail. Talvez você não tenha acompanhado tanto os noticiários no domingo (fui buscar alguns informes e me baseei em reportagem do "Estúdio SC", da RBS TV): Clésio Salvaro teve a esmagadora maioria dos votos, mas todos constam neste momento como anulados pois ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Porém, como entrou com recurso ainda com resultado a ser anunciado pela Justiça Eleitoral, a campanha pôde continuar. Não é descartada uma nova eleição para prefeito em Criciúma.

"Se este ano a Justiça Eleitoral decidir exibir a propaganda política do segundo turno na TV, vai acontecer uma nova divisão a partir da audiência de cada um, ficando a emissora de maior audiência com o maior município. No caso, a de São Gonçalo seria exibida na Globo, a Record com a de Duque de Caxias e assim por diante, com o pepino de Niterói na Sky ficando com a Band, se for este o critério. Das rádios, o pepino ficou com a Brasil AM, cuja outorga fica em Niterói." (Tiago Ribeiro)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 55 anos hoje o cantor jamaicano de reggae Ini Kamoze. Em 1994, ele lançou uma canção que esteve na trilha sonora de "Prêt-à-Porter", filme de Robert Altman, que é esta aqui: "Here Comes The Hotstepper".

Arremate

O quarentão Ramon Menezes não é mais jogador do Joinville. Ele foi pro Caxias, que continua vivo na Série C.

"24 Horas" volta antes do primeiro jogo do veteraníssimo meio-campista pelo Bepe!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.