.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 6 de outubro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 55
Com o Tigre, o jogo só acaba quando termina

Atualmente, um dos programas de diversão mais garantida no futebol brasileiro é o jogo do Criciúma. Tanto faz contra quem for, onde for e quando for. De 28 partidas já realizadas, seguramente mais da metade teve gol ou gols a partir dos 40 minutos do segundo tempo. O legítimo exemplo do "o jogo só acaba quando termina". Quer aprimorar isso ainda mais? São nada mais, nada menos do que seis partidas que o Tigre resolveu após os 45 minutos do segundo tempo. Com esse time, uma parada raramente está definida por antecipação.

Eis os seis jogos resolvidos nos acréscimos: Criciúma 3 x 2 Ipatinga (7ª rodada, 23 de junho, Zé Carlos aos 49); Criciúma 2 x 0 CRB (8ª rodada, 30 de junho, André Gava aos 47); ABC 2 x 2 Criciúma (11ª rodada, 17 de julho, Zé Carlos aos 46); São Caetano 1 x 1 Criciúma (16ª rodada, 11 de agosto, Matheus Ferraz aos 46); Criciúma 4 x 3 América de Natal (17ª rodada, 14 de agosto, Gilmar aos 47); e Criciúma 2 x 1 Ceará, ontem à noite.

O Tigre atravessou uma fase complicada entre o fim do turno e o começo do returno, alternando uma sequência de 7 jogos que incluiu 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Depois, vieram 3 jogos sem triunfo, um empatado e os outros perdidos, incluindo o vexatório 4 x 0 sofrido diante do América Mineiro. Mas agora a equipe voltou às boas e já soma 4 vitórias consecutivas. São 12 pontos ganhos nos últimos 12 disputados. E numa hora fundamental.

Nesta sexta-feira, a parada contra o Ceará foi mais uma vez disputadíssima, assim como já tinha sido o 2 x 2 do Presidente Vargas no turno. Jogo muito brigado, com ótimas chances perdidas, fosse uma do Zé Carlos na cara do goleiro para os catarinenses e outra de Robert na cara do gol para os cearenses. Jogo com polêmica do apito, pois Itamar recebeu e chutou no alvo, mas um inexistente impedimento foi marcado. Os dois primeiros gols tiveram ares de Dupla Gre-Nal, pois o do Tigre foi do ex-gremista Ozéia e o do Vozão foi em golaço de falta do ex-colorado Juca, que já atuou no Criciúma e é sobrinho de Paulo César Carpegiani, técnico do Vitória.

Vitória, que o Criciúma ultrapassou para retomar a liderança com o enlouquecedor tento de Zé do Gol aos 48 minutos e 40 segundos na base do "insiste, persiste, não desiste". Zé Carlos está num momento extraordinário. São 22 gols só nesta Série B e 36 na temporada, apenas um a menos que Neymar, do Santos, e dois abaixo de Neto Baiano, que não atua mais no Leão baiano, e Lúcio Maranhão, do ASA. Dos seis jogos resolvidos depois dos 45 do segundo, metade teve sua marca. Zé do Gol vai merecer estátua no Heriberto Hulse desse jeito.

O Criciúma superou a perda do treinador Paulo Comelli ainda durante o primeiro tempo e buscou mais uma triunfo daqueles para consagrar e dar margem aos mais felizes sorrisos e mais sonhadores pensamentos. Pensamentos de jogos contra Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, Dupla Gre-Nal, enfim, jogos na Série A. Fica agora a expectativa se a liderança será mantida em caso de tropeço do Vitória contra o ABC.

Ao Ceará, resta como consolo a boa atuação do goleiro Dionantan, que substituiu o barrado Fernando Henrique. Ah, e só para ficar registrado: o gol mal anulado fez diferença, mas daria pro Vozão ter superado isso e tido um resultado melhor, dentro da coerência que procuro ter ao afirmar que time bom supera tudo, até erro dos árbitros.

Mais da Série B

O Joinville não tá querendo subir pra Série A. Não adianta ser forte no seu reduto se fora dele o desempenho não é repetido. Em porfia com 883 testemunhas e pouco mais de 3 mil "dilmas" de renda, o Tricolor conseguiu a proeza de apenas empatar em 1 gol com o co-lanterna Barueri. Tenho apenas uma palavra para isso: baaahhh!!! Quem agradeceu foi o São Caetano, quarto colocado e que termina a rodada 4 pontos acima dos catarinenses e saberá hoje se terá 6, 5 ou 3 pontos a mais que o Atlético Paranaense, que pega o América Mineiro no inusitado horário das 2 da tarde, em ajuste necessário para garantir a transmissão em TV aberta para todo o Brasil.

Em partida emocionante entre nordestinos, o América de Natal começou ganhando, mas o CRB empatou, virou e ampliou, todos os gols marcados por Denílson - que ganhou o direito de pedir música pro Sérgio Chapelin no "Globo Repórter" (risos). Porém, os potiguares arrancaram uma igualdade que amenizou o que seria um vexame em casa. Os alagoanos terminam a semana somente 4 pontos acima do Guaratinguetá, que abre o fundão.

Com uma greve de gandulas obrigando a direção mandante a buscar voluntários para fazer as vezes dos repositores das esferas redondas, Ipatinga e Guarani "oxaram" pois Bruno Batata não marcou para o Tigre pois perdeu um pênalti e Rodrigo Arroz não anotou para o Bugre pois a trave cortou seu barato. Os mineiros seguem na lanterna e os paulistas se limitam a uma campanha para garantir presença na Bêzona no ano que vem.

O mesmo vale pro Boa Esporte, que venceu o Paraná, outro também suficientemente distante da turma de risco.

Finalista na Série D

O grande objetivo era conquistar o acesso. Isso foi obtido por Sampaio Corrêa, Baraúnas, Mogi Mirim e Crac. Faltava resolver a formalidade da decisão entre os dois finalistas. Os goianos estão na final após ganharem em Catalão dos paulistas, depois de empate na partida no Sudeste. Falta saber qual nordestino estará na decisão. Maranhenses e potiguares resolverão sua situação somente na próxima quarta-feira. A ida acabou 1 x 1 no RN.

O domingo é já neste sábado

Iniciada na quinta-feira com três jogos, a rodada do fim de semana eleitoral do Campeonato Brasileiro terá os outros sete realizados neste sábado, um às 16h, três às 16h20 e outros três às 18h30.

O Fluminense faz um dos clássicos do dia ao enfrentar o Botafogo e tem uma excelente oportunidade de abrir uma frente de 9 pontos. Para tanto, tem que ganhar o Vovô e torcer por derrota do Atlético Mineiro em casa para o Figueirense. Por outro lado, na pior das hipóteses para os cariocas (e melhor pros mineiros), derrota do Flu e vitória do Galo encurtará para 3 pontos a distância. Porém, é muito difícil o Tricolor ser derrotado, se considerarmos o retrospecto de três vitórias e um empate em clássicos cariocas neste Brasileirão.

Na briga pela terceira posição, o Grêmio recebe um Cruzeiro meramente intermediário. Título ficou muito difícil para os gaúchos, então, a vaga na Libertadores é o que há. 3 pontos abaixo dele está o Vasco, que visita o lanterna Atlético Goianiense, que vem do fracasso diante da Universidad Católica no Chile. Torcendo por derrota do Imortal e tropeço do Cruzmaltino, o São Paulo quer ficar a 1 ponto da terceira posição ao ganhar do Palmeiras - que, por sua vez, é obrigado a vencer para não acabar a rodada a 6 pontos do Coritiba, último antes do fundão.

O sábado tem ainda outros dois prélios envolvendo paulistas. Um joga fora de casa: o Corinthians, que pega um Náutico que tem tudo para ficar tranquilo em termos de descenso em caso de vitória, que lhe deixaria 10 pontos acima da zona de rebaixamento. O outro atuará em seu estádio: o Santos, que tá na mesma situação do Timbu e duelará contra um Internacional que ainda sonha com a Libertadores e que nunca triunfou na Vila Belmiro.

Os atrativos de amanhã

Se o domingo não terá futebol no Brasil por conta das escolhas para prefeituras e câmaras de vereadores, boas atrações estão garantidas na Europa, mais precisamente quatro: Barcelona x Real Madrid (a.k.a. Messi versus Cristiano Ronaldo) na Espanha, Milan x Internazionale na Itália, Porto x Sporting em Portugal (Sporting com treinador interino pois Sá Pinto foi demitido) e Olympique de Marselha x Paris Saint Germain na França.

Curtinhas

*Duas convocações de "brasileiros" para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo: na Argentina, Martínez (Corinthians) está no grupo que enfrentará Uruguai e Chile; e no Paraguai, Cáceres (Flamengo) é um dos chamados para os embates diante de Colômbia e Peru.

*Deu no site: "livro sobre os bastidores do Barça revela flagra de Ronaldo fazendo 'ménage' no Camp Nou". Eita!

*Antonio Conte, técnico da Juventus, teve reduzida de 10 para 4 meses sua suspensão por "se envolver-se" no escândalo de resultados combinados no futebol italiano. Ele voltará a comandar a Juve em dezembro.

*Foi informada a tabela oficial da Superliga de Vôlei 2012/2013. A primeira rodada feminina será em 23/11, com SESI x Pinheiros, Praia Clube x São Bernardo, Unilever x São Caetano, Minas x Rio do Sul e Sollys/Nestlé x Vôlei Amil. Pela competição masculina, o dia 24/11 aponta São Bernardo Vôlei x SESI, Funvic x Volta Redonda, UFJF x RJX, Canoas x Super Imperatriz Vôlei e Minas x Cruzeiro, além de Brasil Vôlei x Vôlei Futuro em 25/11.

*O Brasil estreou no Sul-Americano de Futsal, realizado no Distrito Federal, marcando 6 x 2 no Uruguai. O quadrangular teve ainda Argentina 2 x 0 Chile nesta primeira rodada.

*Na Fórmula 1, Sebastian Vettel é o pole position do Grande Prêmio do Japão, com Mark Webber fechando uma primeira fila só de Red Bull. Fernando Alonso larga apenas em sexto, Jenson Button em sétimo, Kimi Raikkonen em oitavo e Lewis Hamilton em nono. Felipe Massa começa em décimo e Bruno Senna em 16°. Já Michael Schumacher, na semana em que anunciou sua segunda aposentadoria, largará em penúltimo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de atender incontáveis requisitos para cobrir um evento com a presença da pessoa que comanda o nosso país: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Coletiva publicou algo muito interessante: os requisitos para credenciamento da cobertura da passagem da presida Dilma Rousseff aqui por Porto Alegre, onde votará neste domingo. Saca só o ritual: prazo encerrado às 5 da tarde desta quinta-feira; solicitações feitas à Secretaria de Imprensa da Presidência da República em papel timbrado da empresa, assinadas pela chefia imediata e enviadas via fax ou e-mail; elas tinham de conter nome completo, função, número do registro profissional, livro, folha, DRT, número da carteira de identidade, órgão expedidor, telefone, fax e e-mail da empresa para contato (pois a secretaria poderia enviar antecipadamente algum material sobre o evento); e os pedidos por e-mail só seriam aceitos se feitos via e-mail da empresa.

*Além disso, emissoras de TV poderiam credenciar até um repórter, um cinegrafista e um auxiliar, enquanto as rádios tinham direito a um repórter e as agências noticiosas e os veículos impressos a um repórter e um fotógrafo. Ou seja: diante de um caminho tão rigoroso a ser seguido, é muito mais fácil Flávia Alessandra se divorciar do Otaviano Costa e pegar o primeiro jumbo rumo à aldeia pampeana só para me pedir em casório por achar que sou o verdadeiro homem de sua vida do que este Papo de Bola cobrir uma função presidencial.

*Mas quer saber? Eu também não fazia questão mesmo (risos). Não da presidente, pois da Flávia sim (eh, eh).

*Vem aí turno duplo de Marcos Maracanã na Record Minas. Além de nesta semana ele ter estreado o "Balanço Geral: Manhã", que substituiu o "Direto da Redação", vem aí depois de amanhã o "Cidade Alerta Minas", às 17h30, cuja primeira chamada pode ser vista aqui (postada por thericksouza).

*Leio na Patrícia Kogut que o último debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro rendeu à Globo 15 pontos de média e 35% de participação no obsceno horário das 23h10 à 1h. Foram quase 4 vezes mais que o debate da segunda-feira na Record, veiculado praticamente no mesmo horário. Considerações?

*Recebi a dica do conviva Daniel F. Silva no Twitter e esqueci de registrar ontem: sabe lá Deus desde e até quando, mas a Globo News está aberta no canal 36 UHF do Rio de Janeiro, com imagem perfeita e tudo mais.

*Um raro sábado com futebol de privilégio ao "TV Xuxa", que será exibido às 14h45, quando normalmente é antecipado o "Caldeirão do Huck", hoje cancelado. Assim é, por exemplo, em todas as praças que recebem sábado após sábado as transmissões regionalizadas da Série B (que hoje não acontecerão, a propósito).

*Leio na Patrícia Kogut e no Flávio Ricco que "Salve Jorge", futura nova novela das 9 na Globo, terá uma canção inédita na voz de Cazuza: "Sorte ou Azar", composta por Roberto Frejat, que comporia o primeiro álbum do Barão Vermelho, mas foi descartada pelo produtor Ezequiel Neves por causa da palavra "azar". A Som Livre encontrou a gravação nos seus arquivos, a remasterizou e, em breve, ela será escutada todas as noites na Plim-Plim.

*Vai ser sempre assim? Assim como foi na quinta-feira com "A Era do Gelo", ontem a Record novamente exibiu um filme entre "Rebelde" e "Balacobaco", neste caso, "Babe: o Porquinho Atrapalhado". Aliás, parece que a Record tem somente uns 10 ou 15 para exibir, pois exibe poucos e tá sempre repetindo os mesmos.

*Leio no Flávio Ricco que, esses dias, o "Programa da Tarde" fez uma brincadeira em que um telespectador via telefone tinha que acertar os nomes de artistas que apareciam na tela em um espaço de 5 segundos. Porém, como observou o "guru", há o porém do atraso de tempo dependendo da maneira que o sujeito assiste à Record. Imagina quem vê por uma operadora digital de TV paga, que tem atraso em todos os canais? A Record na Sky, então, é absolutamente inviável pois são 8 - eu disse oito! - segundos de diferença para o tempo absolutamente real em VHF. Por isso mesmo, uma senhora tentou participar, não conseguiu e reclamou disso no ar. Ai, ai, ai...

*Durante a próxima semana, a Bandeirantes não mostrará o "Muito +" das 15h50 às 16h50 e sim "Popeye". Sim, o desenho clássico. Pelas imagens que mostraram em divulgação no "Vídeo News" de ontem à noite, a série que será exibida é a produzida pela Hanna-Barbera na década de 80, que há muitos anos quem exibiu foi a Globo e que recentemente passaram pouco na Record, à qual pertence a fase mais famosa aqui no Brasil, que é a dos curtas produzidos nos anos 60 pela King Features. Estes curtas atualmente passam no canal fechado Gloob.

*Mais Band: com quase toda a programação esportiva veiculada já neste sábado devido à antecipação do Brasileirão, parte da tarde deste domingo será preenchida com a "Sessão Livre", que começa às 14h40 e terá "Hook: a Volta do Capitão Gancho", de Steven Spielberg, com Robin Williams, Dustin Hoffmann e Julia Roberts.

*Neste sábado, completa 20 anos a morte do ator britânico Denholm Elliott, que concorreu 6 vezes ao Oscar de coadjuvante e é mais lembrado por filmes como "Os Caçadores da Arca Perdida" e "Trocando as Bolas".

Bela do Dia: Josie Pessoa

Josie Pessoa, atriz, que deu entrevista nesta madrugada para o "Programa do Jô". Uma gatinha muito cativante.

*A saideira: a coluna fofoqueira "Retratos da Vida", do Extra, dá conta de César Cielo não mais namorar a ex-Miss Brasil e conterrânea pampeana Priscila Machado. Eu acho que o Senhor das Águas não aguentou aquele novo penteado que ela mostrou no evento do sábado passado, que tirou boa parte da graça dela.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Aviso aos navegantes


Atendida a clientela será na edição deste domingo. Não, não tirarei folga amanhã. Meu chefe (eu mesmo) mandou eu atualizar normalmente o site.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Logo mais, às 22h30, o Multishow mostrará ao vivo um show de comemoração aos 30 anos dos Titãs, uma das grandes bandas de rock do Brasil em todos os tempos - e não só da última, mas de todas as semanas. Então, pego três temas deles para este tópico: começo aqui com "Flores", no vocal de Branco Mello; prossigo aqui com "Comida", no vocal de Arnaldo Antunes; e termino aqui com "Os Cegos do Castelo", no vocal de Nando Reis.

Arremate

Carlos Arthur Nuzman reeleito para mais 4 anos no Comitê Olímpico Brasileiro. Algum dia a dinastia terminará?

"24 Horas" volta antes que alguém tenha saco roxo para peitar Nuzman e derrubá-lo do COB!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.