.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 28 de setembro de 2012 - ANO 10, EDIÇÃO 48
A Segunda na sexta

Três partidas dão continuidade esta noite à rodada desta semana na Série B, todas elas envolvendo gente do G4. Em duas delas, baixando o Galvão Bueno em mim (pena que sem a conta bancária dele, hahaha), Paraná e Guaratinguetá serão "o Brasil" diante de São Caetano e Goiás, respectivamente, já que paulistas e goianos estão empatados em 49 pontos e tropeços dos dois ou pelo menos de um deles viriam a calhar para a turma de trás, casos de Joinville (47 pontos), que já jogou na terça, e Atlético Paranaense (46), que joga amanhã.

Além disso, a outra partida desta sexta-feira tem o Criciúma visitando o CRB. Quatro lados da mesma moeda - sim, "quatro" lados, forçando a amizade: no primeiro, o Tigre ficará a 2 pontos do Vitória se vencer; no segundo, haverá vice-liderança tripla se os catarinenses perderem e Goiás e São Caetano ganharem; no terceiro, lá no fundão, o CRB empatará em 28 pontos com o Guaratinguetá se somados derrota alagoana e triunfo paulista; e no quarto, os regateanos vencem e abrem 6 pontos de distância para a Garça do Vale, sendo esta derrotada.

Os horários da Copa de 2014

Foram informados ontem pelo Comitê Executivo da FIFA e ficaram assim: na fase de grupos, jogos às 13h, às 15h, às 17h, às 18h, às 19h e às 21h; nas oitavas e nas quartas de final, às 13h e às 17h; nas semifinais, às 17h; e na finalíssima, às 16h. O sorteio das chaves será em 6 de dezembro de 2013, na Costa do Sauípe.

Por cidades, os horários ficaram assim (*horários locais): em Belo Horizonte e Brasília, 13h e 17h; em Cuiabá*, 16h e 18h; em Curitiba e Rio de Janeiro, 13h, 16h, 17h e 19h; em Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, 13h, 16h e 17h; em Manaus*, 15h, 16h e 21h; em Natal, 13h e 19h; e no Recife, 13h, 17h e 19h.

Chamada da Seleção Brasileira

Foi para os jogos contra Iraque (dia 11, às 15h30, na Suécia) e Japão (dia 16, às 9h10, na Polônia). Temos isto: para o gol, Diego Alves, Jefferson e Victor; para as laterais, Adriano, Alex Sandro, Daniel Alves e Marcelo; para a zaga, David Luiz, Dedé, Leandro Castán e Thiago Silva; para o meio-campo, Fernando, Giuliano, Kaká, Lucas, Oscar, Paulinho, Ramires, Sandro e Thiago Neves; e para o ataque, Hulk, Leandro Damião e Neymar.

Primeira consideração: Kaká chamado dois anos após a última vez, ainda na Copa do Mundo na África do Sul. Não é um pouco de "solução mágica", já que ele não se enquadra no conceito de muitos de que "Seleção é momento"? E segunda consideração: Mano Menezes limitou um jogador por clube, mas concordo com quem diz que, no caso do Santos, ele chamou "meio time", que é o que representa Neymar no estado atual.

Curtinhas

*Outros dois jogadores chamados para as Eliminatórias Sul-Americanas, ambos da Argentina: Guiñazu (Internacional) e Barcos (Palmeiras). Junte eles aos chamados do Brasil e aos de outros países que mencionei na coluna de ontem e teremos um novo "prejuizão" em massa no Campeonato Brasileiro. Voltarei ao assunto.

*O Santos decidiu não entregar a Ganso a medalha de campeão da Recopa Sul-Americana, à qual tem direito por ter sido inscrito pro jogo da ida, no mês passado. Primeiro, a declaração do LAOR. Agora, isso. Do jeito que a coisa vai, não estranho que, se algum dia o Santos vier a fazer algum filme sobre esta geração atual e suas conquistas, tape o rosto do Paulo Henrique com um desenho animado ou rosto de boneco, sei lá.

*Leio no GloboEsporte.com que Marcelinho Paraíba não vai mais jogar a Série C pelo Paysandu. É que ele defenderia o terceiro time no mesmo ano, pois em 2012 já atuou por Sport e Barueri. Tá tri por baixo o moço.

*Quatro jogos por ofensa racial contra Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers, em jogo no ano passado. Foi a pena aplicada pela FA a John Terry. Uma pergunta que ocorre (li ontem no Twitter e achei pertinente): se o delito do zagueiro foi o mesmo que levou Suárez a uma punição por ofender Evra em um Liverpool x Manchester United, por que o inglês levou 4 jogos e o uruguaio foi punido em 8? Crime igual, pena igual. Ou me engano?

*Na coluna da segunda-feira, falei em "cara-de-pau" do Tite ao falar do impedimento no lance que originou o segundo gol do Corinthians sobre o Botafogo, já que isso não afeta em nada a participação do Timão no Brasileirão, pois nem será campeão e muito menos será rebaixado, e bom seria ver isso num jogo às ganhas.

*Lembro disso ao ler que Klose, da Lazio, marcou um gol com a mão e avisou a irregularidade ao árbitro, que não validou o lance. A Lazio levou 3 x 0 do Napoli e possivelmente este resultado faça diferença no fim do Italiano para o time romano, mas o bom exemplo do atacante alemão ficou marcado e espera-se que seja copiado.

*A propósito, já que falei em Campeonato Italiano: já que este ano o único canal esportivo a mostrá-lo é o Fox Sports e este o chama pelo nome oficial (Série A Tim), além de toda vez que ouço "A Tim" me vem à cabeça a palavra "atchim" e inconscientemente eu digo "saúde!" ao narrador daqui do outro lado da telinha, decidi que, a partir de hoje, esta "24 Horas" adotará o nome "Espirro Championship". Sim, lembrei de Atchim & Espirro.

*Saindo das palhaçadas e voltando aos assuntos muito sérios: nos últimos dias, Juca Kfouri está em cima do assunto dos roubos de documentos da Olimpíada de Londres por gente do Comitê dos Jogos do Rio. Nesta semana, ele informou que um caso igual aconteceu no Pan-Americano de 2007 e rendeu em uma demissão de funcionário (uma "cabeça entregue aos leões" para amenizar a situação). Carlos Arthur Nuzman disse "não lembrar" deste caso de 2006. Pois ontem, Juca publicou em seu blog o nome do verdadeiro culpado, segundo ele, tanto naquela situação quanto na de agora: Mário Cilenti, o "garoto de ouro" do presidente do COB.

*O Intelli/Orlândia está muito próximo de vencer a Liga Futsal após ganhar por 1 x 0 do Joinville, em território catarinense, na noite de ontem. Na próxima segunda, em São Sebastião do Paraíso, vitória ou empate dão ao time de Minas Gerais o título. Ao Joinville, resta vencer no tempo normal e na prorrogação. E importante: se o Joinville ganhar no tempo normal e der empate na prorrogação, Orlândia será campeão por ter melhor campanha. Foi justamente isso que favoreceu os catarinenses na semifinal contra a ACBF.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento de mais uma conterrânea deixar a terrinha para alçar voos mais altos em nível nacional: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tá no Coletiva o registro: esta sexta-feira é o último dia de Paula Valdez na RBS TV de Porto Alegre. Uma das prediletas deste que vos tecla está de mudança para São Paulo, onde será repórter da TV Bandeirantes. Aliás, um retorno a São Paulo, onde fez trabalhos de assessoria de imprensa e em agências de notícias no começo da carreira, após atuar em jornais de bairro daqui da capital gaúcha. Paula estava na RBS desde 2000, inicialmente como produtora e editora até chegar ao vídeo em 2002, como garota do tempo do "RBS Notícias", função na qual ficou até 2010. Um pouco antes começou a apresentar noticiários na TVCOM, o que chegou a fazer na emissora principal a partir da saída da previsão. Atualmente, ela estava na reportagem do "Jornal do Almoço".

*Paula Valdez, não custa nunca lembrar, é filha do saudoso Bira Valdez, que em vários momentos cheguei a pensar se não levaria ela um dia para a Rede Bandeirantes daqui mesmo de Porto Alegre, cujo reerguimento aconteceu com ele no comando. Agora, a filha vai trabalhar na mesma rede onde o pai encerrou sua carreira quando falecido em 2005. Em SP, Bira dirigiu o Canal 21 e apresentou o "Canal Livre", do qual Joelmir Beting assumiu a apresentação logo após sua partida. Não tenho a menor dúvida que Paulinha vai vencer muito neste novo momento profissional, competente e talentosa se mostrou nas reportagens e na apresentação nestes anos todos de RBS - sem contar o fato de ser linda e graciosa. A aldeia pampeana ficou pequena demais para ela.

*Assistem aqui (postados por jpradojor) trechos da estreia de Amaro Neto na apresentação do "Brasil Urgente" da Band Minas. Por um lado, o homem está igualzinho ao que já mostrava no "Balanço Geral" da TV Vitória (Record Espírito Santo), sobretudo nas zoeiras, nas tiradas de onda, nas danças, enfim. Por outro lado, agora fica para os mineiros um contraste enorme de estilos entre o do Amaro na versão local e o do José Luiz Datena na edição nacional, pois tanto o capixaba agora mineiro profissionalmente falando quanto outros apresentadores das versões regionais fazem um estilo mais próximo do padrão Record e nem tanto próximo do estilo do Datena - e quando for Márcio Campos substituindo ele, o que volta e meia acontece, a diferença ficará maior ainda.

*Quarta para quinta-feira, me chamou a atenção César Filho apresentar sozinho o "Jornal do SBT" (neste dia da semana, Carlos Nascimento se ausenta por fazer "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos"). Uma notícia do UOL no começo da tarde de ontem explicou tudo: Karyn Bravo e seu marido, o dentista André Loureiro, sofreram um sequestro-relâmpago na noite da quarta-feira ao rumarem para um evento no bairro Brooklin, em São Paulo. Eles ficaram por duas horas nas mãos de bandidos e só foram soltos por volta das 23h. Ontem, no Facebook, Karyn agradeceu a familiares e amigos pela preocupação manifestada e informou que está tudo bem com ela e André.

*Leio no Flávio Ricco que, a partir da próxima semana, Geraldo Luís voltará a apresentar o "Balanço Geral" da Record de São Paulo também ao meio-dia. Entendo...

*Interessante: a Rede Globo em si fará debates entre os candidatos a prefeito somente na quinta-feira da semana que vem, mas afiliadas buscam horários alternativos para outros debates. É o caso da EPTV, que promoverá às 9h deste sábado quatro debates em cidades das áreas de cobertura de suas quatro emissoras: Piracicaba na EPTV Campinas, Franca na EPTV Ribeirão (Preto), Araraquara na EPTV Central (São Carlos) e Poços de Caldas na EPTV Sul de Minas (Varginha). Deram uma de Band, que há várias semanas tem feito em São Paulo alguns debates entre candidatos de cidades da região metropolitana às 10h dos sábados - o de amanhã é de Barueri.

*Leio no Ricardo Feltrin que a Igreja Universal fechou contrato e terá horários na RedeTV!, não se sabendo ainda os horários e quanto foi pago, mas que 6 meses de grana já foram adiantados. Além disso, a IURD exigiu que seus programas sejam transmitidos em horários próximos aos de sua maior concorrente evangélica, a Igreja Mundial (veiculada de segunda a sexta das 5h às 8h30 e das 12h às 14h).

*E mais: publicou o Feltrin que a RedeTV!, que tem deixado vários funcionários no pincel ao não pagá-los, agora tem sofrido calote da própria Igreja Mundial, que lhe deve entre 6 e 10 milhões de "dilmas" de aluguel. Cacilda...

*O que já se esperava "se confirmou-se": nesta quinta-feira, o SBT informou que recontratou Hebe Camargo. Ainda serão decididos formato, periodicidade e data de estreia de seu novo programa. Precisou uma temporada mal-sucedida na RedeTV! para Silvio Santos e Hebe retomarem a união vencedora de duas décadas e meia.

*Atenção, homens: leio no Flávio Ricco que vem aí uma versão cinematográfica de "Dona Beija", a mesma que rendeu uma famosa novela da Rede Manchete em 1986 (e que o SBT reprisou em 2009). Para a personagem imortalizada por Maitê Proença, uma escolha visualmente à altura dela: Thaís Pacholek, agora contratada da Record, na qual será vista a partir de quinta-feira da semana que vem na nova novela "Balacobaco". Gostei!

*Leio na Keila Jimenez que o Viva adiou para abril de 2013 a gravação dos episódios especiais de "Sai de Baixo", que serão exibidos em maio para coincidir com os 3 anos do canal. A equipe confirmada tem Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian e Márcia Cabrita atuando e Dennis Carvalho dirigindo.

*Vai ao ar hoje o último capítulo de "Cheias de Charme" na Globo. Tá chegando a refilmagem de "Guerra dos Sexos". E o que será das empreguetes ao final desta novela?

*Completa 40 anos nesta sexta-feira Guta Stresser, que desde 2001 é a Bebel de "A Grande Família".

*Leio em O Globo que as operadoras de TV paga via satélite (DTH) serão obrigadas a transmitir no mínimo as programações de 14 grupos de TV aberta - e de rigorosamente todos ou, em caso contrário, nenhum deles poderá ser veiculado. Os grupos listados pela Anatel a ser divulgados hoje no Diário Oficial da União são estes: MTV Brasil, Mix TV, Canção Nova, TV Aparecida, Globo, Band, CNT, Record, Rede Mulher (na verdade Record News), SBT, Rede Brasil (RBTV), Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Vida e RedeTV!. As operadoras deverão transmitir todos os 514 canais locais destes grupos, mas elas vão alegar não ter condições físicas de cumprir as exigências. Só apresentando pedidos com justificativas técnicas as operadoras terão chance de conseguir uma dispensa da obrigação. Esse pedido já foi apresentado por Sky e Claro TV. Compreendo...

*Madrugadores sem TV paga que curtem filmes das antigas terão mais um "Corujão" de sexta para sábado dos anos 80. Semana passada, foi "Tudo Por Uma Esmeralda". Na próxima madrugada, 3h30, tem "Duro de Matar", com Bruce Willis e a dublagem clássica da Herbert Richers. Programão que vale a pena em qualquer horário.

*Completa 45 anos hoje a atriz Mira Sorvino, Oscar de coadjuvante por "Poderosa Afrodite".

*Também hoje, chega aos 60 anos a atriz holandesa Sylvia Kristel, a eterna Emmanuelle. Há alguns meses foi reportado que ela estava muito mal de saúde por sofrer um AVC, mas nunca mais li nada a respeito disso.

*A má da vez no exterior: morreu ontem aos 95 anos, dormindo em sua casa, o ator Herbert Lom. Ele foi peça fundamental para o sucesso dos filmes do Inspetor Clouseau ao fazer o Comissário Dreyfus em todos da série "A Pantera Cor-de-Rosa" a partir do segundo, no qual estreou ("Um Tiro no Escuro", "A Volta", "A Nova Transa", "A Vingança", "Na Trilha", "A Maldição" e "O Filho da Pantera Cor-de-Rosa").

*A má da vez no Brasil é a saideira: morreu aos 72 anos, de trombose, Ted Boy Marino. Italiano de nascimento e mudado para a Argentina quando criança, ele chegou ao Brasil em 1965 e estourou nos programas de luta livre conhecidos por telecatch transmitidos pela TV Excelsior. Na mesma emissora e nos mesmos anos 60, Ted integrou "Os Adoráveis Trapalhões" com Renato Aragão, Ivon Cury e Wanderley Cardoso, que foi o embrião dos por todos nós popularmente conhecidos "Os Trapalhões". Também nestes Ted Boy atuou em vários esquetes na década de 80, além de pontas na "Escolinha do Professor Raimundo" nos anos 90 como o segurança da cantora Gardênia Alves, feita por Fafy Siqueira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Hilary Duff

Hilary Duff, cantora e atriz famosa a partir de produções da Disney. Não sei se ela atua bem pois não vi seus filmes e seriados. Não sei se ela canta bem pois não escutei suas músicas. Mas sei que ela é linda e gostosa, e por agora é o que basta para trazê-la no dia em que faz 25 anos - e, se jovem assim já é de parar o trânsito, imagina aos 30 e aos 40? Mamãe!

Convivas

"Que palhaçada aquela imitação de vuvuzela que querem fazer para a Copa de 2014. Mostra uma falta de criatividade imensa por parte do brasileiro - ou, pelo menos, dos brasileiros envolvidos nessas coisas feitas para a Copa. E a presença do Carlinhos 'Arroz de Festa' Brown no projeto traz ainda mais rejeição. *** A convocação do Kaká deixa claro que, na maioria das vezes, os treinadores não seguem tão fielmente aquela máxima de que futebol é momento e sim suas necessidades mais urgentes. Pelo futebol que tem, Kaká pode voltar à Seleção, sim, mas ele não vem atuando e a convocação acontece mais pelo que representa para um possível futuro. Leandro Castán jogou bem no Corinthians e não é uma convocação absurda, mas estranho chamá-lo só agora que foi vendido. Estranha mesmo é a chamada do Giuliano, que pouco apareceu depois que saiu do Inter. E os clubes merecem estes jogadores tirados no meio do Brasileiro por não mexerem no calendário. *** As punições aqui no Brasil variam conforme a conveniência. Deveria haver uma norma para cada infração de torcida para que, a partir daí, ela seja seguida e a punição seja a mesma para todos. *** Seria interessante Reinaldo Gottino voltar ao rádio em um estilo completamente diferente ao feito na TV. E só o lado financeiro explica Heródoto Barbeiro ter trocado o principal jornal da CBN para apresentar um obscuro jornal na Record News. *** Com esse adiamento do debate da Record, depois dizem que só a Globo é manipuladora para os candidatos de sua preferência. Talvez a solução fosse adotar aqui no Brasil o modelo que impera nos EUA e em parte da Europa, em que as empresas jornalísticas divulgam claramente quais candidatos apóiam para as eleições. Pelo menos é algo mais transparente. *** Belíssima a Marilisy Antonelli, musa do Grêmio muito bem escolhida." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: somente há pouco, no "Globo Esporte", eu vi isso que o Carlinhos aprontou. Não gostei mesmo. Segundo: se referindo aos apresentadores que a Estadão/ESPN queria, mas a Record não liberou. E terceiro: não daria certo essa admissão de apoio a esse ou aquele candidato. Ninguém toparia isso.

"Estranhezas dessa nova convocação da Seleção: Cássio, convocado na vez passada, não chegou a entrar em campo e não teve outra chance agora; a saber se ele não assinará um bom contrato na virada do ano. Outra: Mano Menezes convocou um jogador de linha do Fluminense, mas do Atlético Mineiro só requisitou o goleiro. Curioso, não? E o Vasco x São Paulo da mesma semana dos amistosos foi sensivelmente esvaziado com as chamadas de Dedé e Lucas. Tudo isso pra enfrentar Iraque e Japão! E quem se importa? *** Francisco Alves foi um notável cantor de valsas, canções e também de sambas de Sinhô, Noel Rosa e Ismael Silva, responsável por lançar clássicos eternos como 'Feitio de Oração', 'Aquarela do Brasil' e 'Esses Moços', emplacando no derradeiro ano de vida a marcha carnavalesca 'Confete' e a célebre 'Canção da Criança'. Ele não conheceu o ostracismo de seus contemporâneos Sílvio Caldas, Orlando Silva, Carlos Galhardo e Mário Reis. Como forma de homenagear aquele que certamente é um dos cinco maiores cantores que este país já teve, foi decretado que o Dia do Cantor passasse a ser celebrado no dia 27 de setembro, aniversário de sua morte. *** O quarto capítulo de 'Felicidade' novamente rodou uma narração de Luciano do Valle na Copa de 1982, no gol do Zico contra a Nova Zelândia. *** Não surpreende João Emanuel Carneiro utilizar referências de 'Da Cor do Pecado' em 'Avenida Brasil'. Todo autor escreve sempre a mesma novela. Vira e mexe eu confundo 'Insensato Coração' com 'Paraíso Tropical', 'Passione' com 'Belíssima' e 'Páginas da Vida' com 'Laços de Família'. Se for reparar bem, todas elas se parecem em quase tudo." (Clayton Moreira)

"Estranho Kaká ser convocado agora que não tem sido nem opção no banco e que ficou no Real Madrid, de onde tanto queria sair, mas sem achar algum clube disposto a pagar para levá-lo. Deve ser porque fez 3 gols no Millonarios. Mas é bom ser lembrado, porque o Iraque é fraco e talvez ele se dê bem com Neymar e Oscar, e possa ser lembrado mais vezes, pois a Seleção é muito inexperiente e precisa de jogadores rodados e que possam segurar o 'tranco'. Precisa de um camisa 10 como ele. Castán já merecia a convocação desde quando estava no Brasil. *** Bela partida de Amaral e Wellington Silva na quarta-feira. Acho que nunca tinham feito uma partida tão segura e eficiente. Léo Moura pode ir se acostumando com o meio, pois pra lateral não voltará, e Amaral conseguiu anular Ronaldinho pela segunda vez, a primeira sendo quando jogava no Nova Iguaçu. *** O Italiano está ainda mais fácil pra Juventus. Já tinha o melhor elenco do futebol italiano e foi o clube que mais gastou em contratações, sem contar que o Milan está fraco demais e a Internazionale fez uma baita reformulação e ainda está se encontrando, assim como a Roma, perdendo e ganhando jogadores, mas ainda não encontrando uma base confiavel. *** Sugiro Elizabeth Bell, Rayana Carvalho, Rayana Vidal, Marisol Ribeiro, Gabriela Alves, Adriana Ferreyr, Mayara Constantino, Leticia Lima e Clarice Falcão para 'Bela do Dia'." (Fernando Clemente)

"Na temporada passada, quando Kaká era a primeira opção para mudar o estilo de jogo do Real, ele entrava, jogava bem e não era convocado. Hoje, ele está 'enterrado' no banco de reservas e não fez um jogo oficial na temporada, mas é convocado. Totalmente incoerente isso, assim como desfalcar os times brasileiros em até 3 jogos contra os 'poderosos' Japão e Iraque. *** Indecente jogos às 13h no sol escaldante que temos no Brasil, mesmo que seja no inverno. Com o clima e o tempo instáveis brasileiros, as seleções européias são as que mais sofrerão com a grande diferença de temperatura. *** Lembro que você elogiou as matérias da Michelle Barros. Também gosto das suas pautas de variedades, em que ela costuma soltar sua tradicional risada. Quando cobre tragédias, como o incêndio no viaduto, a essência de suas reportagens é perdida. *** Existe uma reprise do 'Estúdio i' no espaço da Globo News da Globo da antena parabólica, às 6h30. *** Em quem você votaria na final do 'Musas da Band'? Eu votaria em Nadja Haddad ou Ticiana Villas Boas, ainda não decidi. Nadja é mais voluptuosa corporalmente falando e Ticiana tem aquele sotaque baiano e aquele ar de menina sapeca, além de ficar irresistível quando faz a previsão do tempo de saia ou vestido." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: mas eu não tenho antena parabólica, Hugo, então, não me adianta infelizmente essa tua dica - da qual eu já sabia, só para constar. E segundo: posso votar nas cinco finalistas? Se não der, então eu ficaria com a Paloma Tocci apenas e tão somente pelo critério "atuante no esporte".

"Além da Melodia e da recém-inaugurada Bradesco Esportes, a 107,1 é outra rádio que também transmite a propaganda eleitoral de Petrópolis. *** Além dos comunicadores Francisco Barbosa e Clóvis Monteiro, que também trabalham em campanhas de rádio e TV em outras cidades, alguns componentes do elenco de radio-teatro da Super Rádio Tupi estão trabalhando na propaganda do atual prefeito do Rio de Janeiro." (Wanderson Ferreira)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

O grande soulman da música brasileira completaria 70 anos nesta sexta-feira se não tivesse abreviada sua partida já em 1998. Tim Maia, ainda hoje, é "o" cara pela voz única, que dá um tom especial a todas as músicas que cantou. Foi difícil separar apenas umas poucas canções para este tópico por tantas dele que gosto, mas a amostra ficará bem representada, assim espero. Ah: e tem brinde antes do "Arremate".

Começo aqui com uma raridade excelente: um pout-pourri de 1974, com "Réu Confesso", "Primavera", "Azul da Cor do Mar" e "Imunização Racional (Que Beleza!)".

Continuo aqui e vou para 1978, com "Acenda o Farol" em playback no programa de Carlos Imperial na TV Tupi.

Prossigo aqui com o áudio da versão original de "Vale Tudo", de 1983, com Sandra de Sá. Esta música é muito lembrada por quem assistia a fase "Canal do Esporte" da Bandeirantes pois era o tema do "Valle Tudo", programa de variedades apresentado pelo Luciano do Valle nas viradas de sábado para domingo.

Avanço aqui para a virada de 1995 para 1996, com "O Descobridor dos Sete Mares" em apresentação ao vivo na mesma TV Band.

Chego aqui a uma canção muito bonita, das minhas prediletas particulares de Tim, do álbum "Sufocante", de 1984: "Bons Momentos".

Por fim, dois hinos de clubes do Rio de Janeiro em interpretações únicas de Tim: este aqui é o do América e este aqui é o do Flamengo.

Momento Raridade Rara

Mais Tim Maia, agora em três memórias dele na televisão.

Começo com duas reportagens sobre sua morte, em 1998 (ambas postadas por supermemotv): esta aqui é do "Jornal Nacional" da Globo, com William Bonner e Carlos Nascimento, feita por Lília Teles; e esta aqui é do "Jornal do SBT / CBS Telenotícias", com Eliakim Araújo, feita por Giuliana Morrone.

Continuo aqui (postado por leindeckerps) com um "Arquivo Record" de 2008, na Record News, apresentado por Emerson Ramos. O programa inclui alguns depoimentos do jornalista Nelson Motta.

E termino aqui (postado por 22jan51) voltando a 1986, quando Tim recebeu de Silvio Santos o Troféu Imprensa de melhor cantor de 1985.

Antes do Arremate...

...digo que ainda bem que dá para recuperar na Internet muita coisa que é exibida na televisão. Ainda bem que certamente daqui a pouco alguém publicará no YouTube a cena que só peguei no finalzinho, de Fernando Rocha e Mariana Ferrão dançando "Gangnam Style" no "Bem Estar", da Globo. Ê, meu Deus, eh, eh... Arrematemos.

Arremate

Lewis Hamilton na Mercedes a partir de 2013. Sergio Perez na McLaren a partir de 2013. Fórmula 1 sacudida.

"24 Horas" volta antes que Michael Schumacher confirme sua especulada aposentadoria!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.